quinta-feira, 23 de junho de 2016

Na senda de dirigentes que interferem no trabalho dos treinadores e no trabalho das equipas. A ditadura do capricho.

Nota curta antes do «post»: o blogue retomará a sua normal actividade assim que o Leão de Alvalade tenha disponibilidade para o efeito. A bem do Sporting e do blogue, o mais rapidamente possível.

Uma vez que a aprendizagem com os erros é pré-requisito de sucesso, valeria sempre a pena retomar a discussão Carrillo. Não o farei nesta ocasião. Afirmo no entanto que embora consiga facilmente qualificar a decisão que o afastou dos trabalhos da equipa, não posso quantificar os danos desportivos pela decisão causados. Negar a existência dos danos e recusar a causalidade entre a decisão tomada e a qualidade objectiva do futebol do Sporting é no entanto impossível. Muitos, sem sucesso, tentaram fazê-lo. Não por acharem que a qualidade de Carrillo pudesse ver-se dispensada ou substituída, nem por acharem que os jogadores devem ver-se «castigados», mas apenas por ter sido essa a decisão do presidente do Sporting. Seria tempo de deixarmos cair palavrões como estrutura. No Sporting, em respeito às grandes decisões, não existe qualquer estrutura. Existe a vontade de um indivíduo (substitua vontade por caprichos se assim desejar). Com evidentes prejuízos para os méritos das verdade, honestidade, liberdade intelectual e espírito crítico, qualquer que fosse a decisão tomada no caso Carrillo esta colheria apoio. Foi assim com Eric Dier e foi assim com Ilori. Sê-lo-á para qualquer caso semelhante. Trata-se afinal de uma entre mais perversas características deste estado-novismo ou brunocracia que se instalou em Alvalade. “Curiosamente” (entre aspas porque de curioso tem muito pouco), relativamente às dinâmicas entre poder instituído e massa adepta, há muito que o Benfica vive uma situação semelhante. Entre-portas, sócios e adeptos do Sporting, falando exclusivamente pela minha pessoa, o que serve a quase todos não serve contudo a todos - realidade à qual muitos fundamentalistas terão de acostumar-se.

Exibição pouco conseguida em Barcelos na prova europeia terá irritado presidente. Uma semana depois de ter perdido a meia-final da Taça CERS com o Vilanova, o Sporting foi a Vale de Cambra disputar um jogo do campeonato sem Luís Viana, Cacau, Tiago Losna e o capitão Ricardo Figueira. A exibição pouco conseguida em Barcelos na prova europeia terá irritado Bruno de Carvalho que não gostou da alegada falta de empenho daqueles jogadores, exigindo assim o seu afastamento da equipa. Nunca mais voltaram a vestir a camisola do Sporting e passaram a treinar-se à parte dos restantes companheiros.

Afirma-nos o coordenador geral do hóquei do Sporting, José Trindade, que a decisão tomada não partiu de uma pessoa em particular. Foi uma decisão do Sporting que tivemos de implementar. Foi tomada por todas as pessoas intervenientes de forma coletiva. Adivinhando a posição ingrata à qual José Trindade se viu sujeito, ficámos a saber tratar-se duma ordem que sem apelo nem agravo tivemos de acatar. Uma ordem sobre a qual não tivemos qualquer palavra a dizer. Uma ordem, portanto, tomada de forma colectiva.

Medite bem sobre as transformações em curso no clube.

23 comentários:

  1. "...vão ter que se habituar." ???

    O MM & cia. é que parecem que não convivem bem com a vontade da maioria embora anteriormente se valessem desse principio. Alem disso, o MM & cia. também vão ter que se habituar a que a maioria não aceite os desejos de restauração do "estado de saque" no Sporting, encapuçado pelo (falso) espírito da necessidade de 'ideias diferentes' que se funda nos interesses pessoais de meia-dúzia de gente que ainda não encaixou bem a perca de certos 'privilégios' ou a impossibilidade de-os atingir no contexto actual.


    Ainda bem que fala (embora não precise) em fundamentalismo, afinal o MM é uma autoridade nesse tópico. Basta olhar para o conteúdo dos posts que escreve, a regularidade e a pertinência com que os faz. Não parece é ser capaz de assumir as razões e motivações por detrás do seu fundamentalismo anti-BdC. Mas também não precisa porque são fáceis de perceber.


    Outra coisa, agora já não há vontade em falar no Marco Silva que era visto como um símbolo da resistência ao "eu sou Deus"? Parece que afinal, no espaço de um ano é o segundo clube de onde sai por motivos de insubordinação. Continua a ter mentalidade de Estoril e a provar que clubes grandes não são para ele.


    Votos de rápidas melhoras ao LeãoDeAlvalade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um caso de melhoras - só mesmo falta de disponibilidade. A nota serve para justificar o elevado nº de «posts» nos últimos dias publicados que não são da autoria do LdA.

      Eliminar
    2. Da parte que me toca só posso agradecer ao MM a sua participação no blogue que assim sai enriquecido pela diversidade e pela qualidade das suas intervenções. Foi a pensar nisso que o convidei pelo que só posso dar-me por satisfeito.

      Eliminar
  2. Realmente, é estranho e devemos estar muito preocupados. Há jogadores que envergonham a camisola do Sporting Clube de Portugal e são castigados. Este Presidente malandro que só olha aos interesses dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita coisa que nos últimos 25 ou mais anos vem, e existem muitos que nos últimos 25 ou mais anos vêm atrofiando o Sporting Clube de Portugal. Garanto-lhe que ao contrário do cabeça-de-vento, a avassaladora maioria dos atletas que nos representam não fazem parte desse grupo.

      Eliminar
    2. Por isso é que tem sido uma vendaval de títulos em todas as modalidades. É pela "dedicação, esforço e devoção" dos atletas nos últimos anos. Então no ano do 7º lugar era um mimo vê-los a comer a relva!

      Eliminar
  3. http://www.sporting.pt/pt/noticias/modalidades/hoquei-em-patins/2016-06-23/comunicado-alteracoes-no-hoquei-em-patins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo «link» para o comunicado, texto que é mais uma mostra da maravilhosa capacidade de defender e patrocinar qualquer ideia ou solução e o seu contrário. Nada de novo. Foi assim com o modelo de financiamento da nossa principal actividade (fundos para o futebol), foi assim com a garantia que o SCP nunca perderá a posição maioritária na SAD (realidade que daqui a uns anos nos entrará pelos olhos dentro, mas que por ora convém ignorar), é assim com a gestão do futebol para decisões que fariam supor uma política desportiva coerente, ou incoerente - que obviamente não existe, tudo o que se faz obedece a impulsos momentâneos -, e é assim para tudo. Não há aqui nenhum mistério porque organizações sujeitas aos caprichos de um indivíduo ou grupo de indivíduos caracterizam-se justamente pela ausência de padrões, normas ou regras claras de funcionamento.

      Isto traduz-se numa coisa muito simples: os atletas, técnicos, estruturas directivas afectas às mais diversas modalidades, parceiros, sócios e adeptos do Sporting, nunca saberão aquilo com que contar, já que não só nunca existirão regras de funcionamento como nunca existirá coerência naquilo que se propõe como solução.

      Concretamente para o hóquei: passa-se uma borracha por cima do que os próprios conceberam e validaram há 1 ano, ordena-se o afastamento de atletas muito recentemente convidados (pelos mesmos que agora os afastam) a representar o Sporting, e tomam-se estas decisões por capricho a meia dúzia de jornadas do fim do campeonato.

      Comunicados a anunciar paradigmas são nestas circunstâncias o mesmo que comunicados a anunciar coisa nenhuma.

      Eliminar
    2. Pela sua visão, estou a ver que brevemente o Sporting estará á beira da morte.

      A significativa melhoria do clube em todas as modalidades, e até em termos de gestão e valorização dos ativos é tudo fogo de vista. Estaremos a caminhar para o fundo do abismo portanto

      Deus nos ajude, não sei como iremos sobreviver...

      Green Oasis

      Eliminar
    3. Terá de levar essa questão a Bruno de Carvalho ou demais profetas do caos. Ou aos soldadinhos da terra queimada, exército junto do qual poderá alistar-se olhando ao vocabulário e expressões que utiliza. Poderá inclusivamente perguntar-lhes em que estado está o projecto de refundação do Sporting. Eu e a esmagadora maioria dos sportinguistas não se importaria de saber.

      Siga em paz beira da morte, abismo, fogo de vista, deus nos ajude, oásis verde. Não tropece à saída.

      Eliminar
    4. É sócio do Sporting???Se é existem assembleias gerais onde temas como a reestruturação e refundação podem ser discutidos, aliás em Janeiro de 2016 o tema foi abordado, marque presença e questione que é o que a esmagadora maioria dos Sportinguistas que se interessam faz e acredite que fazem...Se não é sócio do Sporting, a liberdade para criticar ou elogiar é um direito que lhe assiste, mas faça o favor de não falar do que não sabe, para bem da credibilidade do vosso blog.

      Relativamente ás suas provocações de soldadinhos disto e daquilo, não passam de palavras que um ignorante usa quando não tem argumentos.

      Green Oasis

      Eliminar
    5. Senhor agente, sem que possa oferecer garantias sobre os primeiros 4 ou 5, sou inequivocamente adepto do Sporting desde há sensivelmente 30 anos. E sou sócio do Sporting desde há sensivelmente 20. Sou portanto as duas coisas. Entre ambas qual a certidão que procura?

      O tema refundação viu-se portanto discutido na AG de Janeiro de 2016. Obrigado senhor agente pelo atestado de palerma que passa em nome próprio.

      Veja também a que clube pertence e certifique-se de que não anda confundido, se afirma que as AG são o local atendido pela "esmagadora maioria dos sportinguistas que se interessam". Esse clube a que pertence não deve ter aí mais do que 200 ou 300 adeptos, em dias bons.

      "Se não é sócio do Sporting, a liberdade para criticar ou elogiar é um direito que lhe assiste, mas faça o favor de não falar do que não sabe".

      Obrigado senhor agente. Os milhões de sportinguistas em Portugal e espalhados pelo mundo que não são sócios do clube agradecem o direito que acaba de lhes conceder. Ficamos todos muito aliviados e não regateiam a norma que os proíbe de falar do que não sabem, prerrogativa de sócios como Vossa Excelência que claramente fala(m) do que sabe(m) ...

      Eliminar
  4. Não nos esqueçamos do volte face do salário. De empresário da construção / materiais de construção e alguém que previu a crise no sector e no mercado e abandonou a actividade com suficientes meios para garantir a sua independência financeira (informação no livro de candidatura apresentado em 2011 e 2013), alguém que garantiu nunca seria remunerado no clube, começou por auferir 5000 Euros para logo depois mais do que duplicar para os 10 500 Euros aprovados em reunião magna dos sócios. Aqui não são relevantes os valores mas a mentalidade desonesta que a contradição indicia.

    Vale-nos que tem as prioridades bem definidas:

    O presidente do Sporting já tinha confirmado que nos últimos meses tinha recorrido a uma dieta rigorosa tendo perdido cerca de 25 quilos. No entanto, decidiu fazer uma lipoaspiração para eliminar as últimas gorduras e tonificar o corpo.
    A intervenção, levada a cabo pelo cirurgião plástico Ângelo Rebelo, decorreu na clínica Milénio, em Lisboa, durante as férias do presidente leonino.

    “É normal que, quando se perde peso muito rapidamente, se fique com a pele mais descaída e não com o aspeto tonificado que se pretende. Foi o que aconteceu com o Bruno que acabou por recorrer à cirurgia para se sentir melhor com a sua imagem".

    Devido aos bons resultados da cirurgia, a mulher de Bruno está a pensar submeter-se à mesma intervenção.

    “A Cláudia foi mãe há um ano e não tem sido fácil recuperar a forma. Também fez dieta, na clínica do médico José Maria Tallon, mas a verdade é que não está satisfeita. Quer ficar com a silhueta mais afinada”.

    Flashvidas, JN, sapo, CM, ionline e VIP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A. Teixeira, presumo que não dê grande importância (eu também não dou, além de que existem desenhos animados bem mais entretidos) mas Bruno de Carvalho afirmou hoje no Expresso que a lipoaspiração foi feita por motivos de saúde. Pena é que as banhas que lhe aspiraram não fossem as que vendeu / vende diariamente - confirmado pela leitura da mesma entrevista.

      Há coisa de 2 anos li um comentário dum benfiquista que descrevia o Bruno de Carvalho como "aqueles meninos queques com a mania que são maus". Para efeitos da sociopatia funcional da qual Bruno de Carvalho notoriamente sofre, essa descrição é das melhores que vi até hoje.

      Eliminar
  5. Ainda bem que se rege por boatos.

    E sim, falemos de Carrillo. Pela milionésima vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos falar de Eric Dier, Tiago Ilori, A. Carrillo, F. Montero e André Martins. Também podemos falar de Sarr, Shikabala, Slavchev, Rosell, Tanaka, Gutiérrez, Barcos e tantos outros. Ou podemos falar de Mitroglou ou de Cervi. Ou podemos falar de Ryan Gauld. Ou podemos falar das duas dezenas ou mais de jogadores contratados para a equipa B nos últimos 3 anos.

      Podemos falar sobre muita coisa. André Martins por exemplo estando ao que tudo indica de saída do clube (já que o seu contrato não será renovado) mereceria bastante atenção. Desejo muito que essa atenção seja prestada por outros grandes clubes, portugueses ou estrangeiros. André Martins não terá qualquer dificuldade em retribuir quem o valorize.

      Eliminar
    2. Falemos de Alberto Rodriguez, Jeffren, Luis Aguiar, Arias, Schaars, Zapater, de Pranjic, Bouhlarouz, de Purovic, Vuckcevic, Izmailov, Miguel Lopes, falemos da venda ao desbarato de Liedson ou Matias Fernandez, falemos de Moutinho, falemos das percentagens de passes de jovens da formação vendidos para pagar água e luz, jogadores como William ou João Mario que só muito recentemente recuperámos os passes, aliás do João Mário recuperámos "só" temos 80% do seu passe.

      Depois de falarmos destes todos e analisarmos o que perdemos nestas contratações, então sim vamos falar do Dier, do Ilori, do Montero, do Rosell, do Slavchev ou do Carrillo, mas até lá vamos avaliar os negócios do Sporting nos últimos 10 anos para vermos quais as direções que mais gastaram e pior rendimento tiveram.

      Eliminar
    3. Em vez de analisarmos-mos os últimos 3 anos, para termos uma visão geral do problema "contratações falhadas", analisemos os últimos 10 anos.

      Analisemos Alberto Rodriguez, Jeffren, Luis Aguiar, Labyad, Pranjic, Boulharouz, Bojinov, Purovic, Joãozinho, Gelson fernandes, Angulo, Pongolle,Bueno, Farnerud, Ronny...Entre muitos outros.

      Falemos ainda das vendas aos desbarato de Arias, Schaars, Matias Fernandez, Liedson, podemos falar também na venda de Moutinho, do negócio Izmailov / Miguel Lopes, do Nuno André Coelho e do Ventura, e falar também já agora das percentagens de passes de jovens da formação que foram vendidos para pagar despesas correntes de luz e água.

      Vamos por ordem cronológica e falemos de todos estes actos de gestão e só depois vamos "cascar" no Carvalho que também merece.

      Tenha a coragem de publicar este comentário, já que me censurou outro de igual teor, a menos que lhe faltem argumentações o que pode ser compreensível...

      Eliminar
    4. O seu apontamento não faz sentido. Faz sentido olharmos para o que é feito por estes (e não outros) dirigentes já que o Sporting vê-se governado por estes (e não outros) dirigentes.

      Caso pretenda conhecer o que foi escrito sobre contratações levadas a cabo por outros dirigentes na altura em que esses outros dirigentes exerciam funções em Alvalade, percorra o histórico deste ou outros blogues. Se assim desejar.

      Eliminar
    5. Não faz sentido olhar para os últimos 10 anos em contratações falhadas porque?? O Sporting esteve quase para ser extinto também por culpa destas contratações falhadas e vendas que nos trouxeram mais prejuízo do que lucro, fomos forçados a fazer uma reestruturação profunda a nível financeiro e desportivo que durante os próximos 10 anos pelo menos continuaremos a sentir na "pele", portanto, se todos os actos dos últimos 10 anos se fazem sentir na gestão de hoje, porque não haveria de fazer sentido falar do trabalho das anteriores direcções??

      Eliminar
  6. Quando fiz o serviço militar contava-se uma história passada numa cerimónia de juramento de bandeira no Regimento de Lanceiros de Lisboa.
    Aquando do desfile das tropas em parada, num dos pelotões marchava um mancebo com o passo trocado. Na assistência, a sua orgulhosa mãe não resiste e faz o seu comentário:
    -Olhem bem para isto. Todos com o passo trocado e o só o meu filho com o passo certo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)