Quantos campeonatos tem o Sporting?
A história dos campeonatos é simples. Até 1935, havia uma única competição principal, o Campeonato de Portugal, que funcionava por eliminatórias. Era esta competição que era a mais importante e que destacava uma equipa por ano, sendo essa a campeã, como relatavam jornais.
Por 1935, querendo atualizar o modelo competitivo, porque Portugal havia perdido em seleções contra Espanha com uma cabazada, pensou-se em aumentar o número de jogos, em sistema todos contra todos. Mas havia uma grande incerteza se as equipas tinham recursos para isto.
Avançou-se e criou-se a Liga Experimental para ver se funcionava. A primeira edição não teve grande sucesso. O FC Porto ganhou mas nem troféu teve porque continuava a ser algo experimental. O Campeonato de Portugal era ainda a competição a que se dava toda a atenção.
A Liga Experimental era uma prova subalterna do Campeonato de Portugal. Um pouco como a Taça da Liga hoje. Aliás, a participação na Liga Experimental permitia qualificar para o Campeonato de Portugal, que continuava a ser a principal competição.
A Liga Experimental foi ganhando sucesso e teve mais três edições, até 1938. Os adeptos passaram a apreciar haver confrontos mais frequentes entre os clubes e concluiu-se que afinal as viagens constantes por um país sem grandes vias de comunicação eram possíveis.
Daí que a FPF tenha reformulado o quadro competitivo em 1938, fazendo o que se impunha. Degradou o Campeonato de Portugal para ser oficialmente a segunda prova e determinou que a Liga Experimental deixava de ser Experimental, inaugurando os campeonatos como os conhecemos.
Esta decisão da FPF é central porque demonstra a necessidade de fazer da Liga Experimental a principal competição. Sem esta decisão, o Campeonato de Portugal continuava a ser a principal competição e a coroar o campeão.
Portanto, a partir de 1939 não há quaisquer dúvidas sobre quem é o campeão, que é quem ganha a Liga, e sobre o que é a Taça de Portugal, uma segunda prova no quadro competitivo, que deixa de coroar campeões.
Resta saber o que fazer às provas anteriores. Porventura, o entendimento mais correto seria só considerar que havia campeões quando o quadro competitivo estabilizou e foi considerado o sistema todos contra todos a competição principal. E só a partir de 1939 haveria campeões.
Mas tal seria injusto para a história do futebol português desde 1922, que, basta folhear jornais da época, tinha claros vencedores todos os anos, os vencedores do Campeonato de Portugal.
Não há dúvidas sobre quem foram os campeões do povo de 1922 a 1938: foram sempre os vencedores do Campeonato de Portugal. A Liga Experimental só passou a coroar o campeão a partir de 1939, por decisão da própria FPF.
Qualquer outro entendimento, que aliás não tem tração histórica, pois a Liga Experimental só passou a ser considerada prova mais importante que o Campeonato de Portugal nos últimos 20 anos, atraiçoa a memória. E sobretudo desrespeita a decisão da FPF de 1938.
*Por Pedro Almeida Cabral