Modalidades: revista da semana
Este fim-de-semana das modalidades teve como principal momento a conquista do Campeonato Nacional de Andebol, chamado de campeonato Placard, quando no sábado, no Pavilhão João Rocha, os leões do andebol venceram o FC Porto por 35-33. Esta conquista foi o corolário do valor da melhor equipa do andebol português, pois uma equipa que vence 27 dos seus 28 jogos do campeonato, só pode ser a melhor. Foi um jogo difícil, perante um adversário que faz todo o seu jogo baseado num poder físico, levado muitas vezes ao exagero com a complacência dos árbitros. O jogo começou com empates sucessivos até aos 4-4, sempre com os visitantes na frente, e nesta altura, com 7 minutos e meio jogados, o nosso jogador Porkelsson, quando cruza a defensiva portista, leva duas cotoveladas, uma nos pescoço e outra na face, ficando no chão, tendo sido assistido pela fisioterapeuta da equipa. Os árbitros foram ver ao vídeo e, surpresa das surpresas, quando regressaram puniram o nosso jogador com dois minutos de suspensão por simulação. Falta assinalar que os nossos adversários estavam a defender de tal modo que logo no quinto minuto de jogo tiveram um jogador expulso. No período em que os leões estiveram a jogar com menos um os portistas conseguiram passar a liderar por dois golos, mas por pouco tempo, porque os leões conseguiram empatar aos 7 e aos 8 para com 16 minutos jogados passarmos pela primeira vez para a frente aos 9-8. Ainda houve empate aos 9 mas a partir daí foi o arranque leonino para 12-9, 15-11, 17-12 chegando ao intervalo com 18-13. No início da 2ª parte ainda os leões conseguiram chegar aos 21-14, quando com quatro golos seguidos os visitantes conseguiram reduzir para 21-18. Reagiram os leões que voltaram a ter seis golos de diferença aos 29-23, e 31-25 quando estavam decorridos 19 minutos nesta parte. A partir daqui começaram a fazer-se sentir os efeitos da dureza da defesa portista, com Salvador e Martim a ficarem impossibilitados, com a diferença a ser reduzida para 31-28, 32-30 e 34-33, mas a 16 segundos do final os leões fizeram o 35-33 final. Depois deste golo assistimos, mais uma vez, a um comportamento sem classificação de alguns jogadores adversários, infelizmente comportamentos que já são normais nos representantes desse clube. O guarda-redes achava que a bola não tinha entrado, e teve um comportamento sobre os árbitros que só não se compreende porque não foi expulso. No meio de todo aquele histerismo resta enaltecer o comportamento de dois ou três internacionais portistas que aceitaram a derrota tristes, até com algum choro, mas com um comportamento correcto. Salvador com 9 golos e Martim com 7 foram os nossos melhores marcadores. Esta equipa inicia no sábado 1, no Pavilhão Multiusos de Viseu, a Final Four da Taça de Portugal defrontando o Belenenses, e caso vença defronta na Final, no domingo o vencedor do outro jogo entre o FC Porto e o Povoa.
O fim-de-semana das modalidades começou com os leões do hóquei que na quinta-feira foram a Tomar vencer o SC Tomar, no 2º jogo dos quartos-de-final, por 5-1, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo bem diferente do 1º jogo que se tinha disputado no PJR e tinha sido emocionante até aos últimos segundos. Desta vez Tony Pérez quando estavam passados 6 minutos e meio fez o 1-0, para à passagem do minuto 19 Rafael Bessa conseguir o 2-0. Temos estado a falar dos marcadores dos golos, mas não podemos esquecer ngelo Girão, que durante todo o jogo fez defesas que valeram como muitos golos. Na 2ª parte com o Sporting a gerir a sua posse de bola, obrigou os tomarenses a arriscarem mais o que acabou por facilitar a obtenção de mais golos, tendo com menos de cinco minutos jogados Henrique Magalhães feito o 3-0, e a meio da 2ª parte Facundo Bridge obteve o nosso quarto golo. A sete minutos do fim os tomarenses ainda reduziram para 4-1, mas minuto e meio depois Henrique Magalhães bisou e fez o resultado final. Com esta vitória os nossos hoquistas apuraram-se para a meia-final do Campeonato Placard, onde defrontaremos o FC Porto, à melhor de cinco jogos, e cujo 1º jogo já está marcado para quinta-feira 30 no Dragão.
Os leões do futsal foram no sábado até ao Pavilhão dos Lombos para disputarem com os Leões de Porto Salvo o 1º jogo das meias-finais da Liga Placard, tendo vencido por 5-1, com 0-0 ao intervalo. Foi um jogo muito difícil, em que graças à exibição do guarda-redes dos nossos adversários, se chegou sem golos ao intervalo. E se bem não estava ao intervalo, pior ficou quando aos 7 minutos da 2ª parte já perdíamos por 0-2. A reacção dos leões não se fez esperar e em pouco mais de quatro minutos, conseguimos 4 golos, sendo o primeiro por Zicky, o segundo um auto golo, o terceiro por Alex Merlim e o quarto por Tomás Paçó. Os nossos adversários ainda reduziram para 4-3 mas já no último minuto do desafio. O jogo da 2ª mão será no PJR na quinta-feira 30, e uma vitória nossa apura a nossa equipa para a Final, onde defrontaremos o vencedor da outra meia-final Braga /Benfica.
As leoas do basquetebol, depois de terem ganho o jogo da 1ª mão da Final da Zona Sul foram no sábado ao Pavilhão Acácio Rosa disputar o jogo da 2ª mão com o Belenenses voltando a vencer, desta vez por 60-55, com 31-27 ao intervalo. Cláudia Almeida com 12 pontos e Mariana Pires com 10 foram as nossas melhores marcadoras. O próximo jogo das meninas do basquetebol será a Final do CN2 no sábado 1 no Pavilhão D Leonor, nas Caldas da Rainha.
autor:8