Por menos fizemos mais!
Tive o prazer de conhecer pessoalmente Carlos Pinto Coelho, fui convidado de um dos seus programas, não por nenhuma actividade meritória da minha pessoa mas em representação do imenso trabalho e actividade cultural que a Associação Académica de Coimbra e os seus Organismos Autónomos produz diariamente, o encontro ficou famoso por um pequeno arrufo entre mim e o eminente jornalista.
Nos momentos anteriores ao inicio do programa “Acontece”, Carlos Pinto Coelho fez questão de nos vir cumprimentar e dar as indicações necessárias sobre o alinhamento que iríamos cumprir, no final do seu discurso tinha “engatada” uma pequena graça particularmente dirigida à rivalidade entre as Faculdades de Direito da Universidade de Coimbra e da sua congénere de Lisboa.
Não deverá ter dimensionado o espírito de corpo que atravessa a Universidade de Coimbra, ao ouvir as suas palavras, apesar de não se tratar da minha Faculdade, respondi-lhe de imediato e à letra avisando-o para contar com resposta do mesmo nível se fizesse brincadeiras daquelas em directo.
Criou-se um silêncio pesado, um miúdo de capa e batina e um monstro do jornalismo nacional a olharem um para o outro no meio de um dos mais belos palcos nacionais, a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, em jeito de duelo ao luar.
Foi o já falecido Dr. Aníbal Pinto de Castro, com o seu imenso e refinado humor que quebrou o silêncio com algumas palavras de ocasião e um enorme sorriso dirigido para mim. No final do programa Carlos Pinto Coelho vem ter comigo e pergunta, “Portei-me bem?”, respondi simplesmente, “Como um grande profissional!”, sorrimos, cumprimentámo-nos e despedimo-nos.
Soube do seu falecimento por um SMS de um amigo que dizia, “Morreu aquele que tu calaste.”, que pena tenho eu que a sua voz, o seu profissionalismo e competência não sejam eternos.
No dia em que um jornalista de um canal de televisão dá uma prova do mais reles, baixo, imbecil e escabroso profissionalismo ofendendo gratuitamente o Sporting Clube de Portugal, lamento profundamente tanto como o desaparecimento de uma referência, a machada que deram à ética e ao mais básico respeito que se deve às instituições nacionais.
Na fotografia que escolhi para ilustrar este post ponho Carlos Pinto Correia em boa companhia, e pergunto, alguém imagina Fernando Correia no exercício da sua profissão a ter o menor deslize de lisura para com qualquer outro clube diferente daquele que ele ama e por quem sofre?
Desejo que este caso seja levado às últimas consequências para com o canal de televisão e respectivo jornalista, e que todo e qualquer valor eventualmente recolhido por via de indemnização compensatória seja entregue na totalidade aos Leões de Portugal, como acto simbólico daquilo que o Sporting Clube de Portugal representa.
Estás a falar do jornalista da SIC Noticias que disse "....falou o treinador dos lagartos", quando estava a falar do Paulo Sergio, certo?
ResponderEliminarTambém achei isso muito mal. Não sei se devamos levar isso para tribunal, acho que não ganhamos nada com isso. Eu aceitaria um pedido de desculpas oficial da SIC.
Enquanto esse jornalista não for despedido, a SIC deve ser proibida de entrar em Alvalade!
ResponderEliminarSL
LMGM,
ResponderEliminarExcelente post. Se em outros sectores houve melhorias com o passar dos anos, no que toca à Comunicação Social e ao respeito que deveriam ter por instituições como o SCP, assiste-se ao contrário.
As minhas condolências à família de Carlos Pinto Coelho.
LMGM:
ResponderEliminarAs desculpas institucionais já foram apresentadas mas o jornalista ficou calado.
O que eu gostaria de saber é se tratou de um "lapsus linguae" ou se foi intencional para que a reacção do clube, e já agora a nossa ser, a devidamente proporcionada.
Já agora o Fernando Correia é um grande jornalista e eu creio que a isso não é alheio o facto de ser Sportinguista. Isso muitas vezes faz toda a diferença, não é?
LdA, imagino que a conversa anterior ao directo deva ter sido ... ehhh instrutiva, e o badameco pensou que ainda estava no bancão da tasca.
ResponderEliminarNão acho que seja suficiente um pedido de desculpas "patronal", como disse nem que fosse a nivel simbolico, uma indeminização de 1 euro a ser paga pelo próprio aos Leões de Portugal.
P.S.- Não acho que tenha existido intenção de ofender... mas ofendeu.
LMGM:
ResponderEliminarCorroboro a opinião do JVL: Excelente post!
SL
Reparem na hesitação, no ligeiro arquear de sobrancelhas, e no sorrisinho discreto a mostrar os dentinhos ao dizer "lagartos". Isto é premeditado e é o que merece quem não se dá ao respeito. Humilhados a torto e a direito.
ResponderEliminar