Antes da análise breve ao jogo permitam-me uma nota pessoal. Voltei a ver um jogo do Sporting com o nervosismo de outros tempos e ao contrário dos últimos anos, em que me sentava no sofá meio resignado com o que o jogo desse. E esse nervosismo deve-se ao facto de acreditar nesta equipa e por perceber que as incidências dos jogos anteriores iriam condicionar a actuação nesta partida.
Dificilmente encontraremos uma partida que fique tão bem condensada no que sucedeu nos primeiros dez minutos de jogo. Domínio sufocante da parte do Sporting, pontuado por deficiente capacidade de concretização mas que começa com um descuido que tornaria a tarefa obrigatória de passar a eliminatória num suplicio. Foi assim que seria disputado praticamente todo o jogo, acabando o resultado por ser injusto face ao volume e à qualidade de jogo produzido.
Não posso terminar sem mencionar os grandes derrotados da noite, os profissionais do assobio que estiveram em Alvalade. Infelizmente todas as famílias têm os seus elementos menos dotados intelectualmente e o Sporting não é excepção. Se se entende que Dajló é mau acham que assobiando ele joga melhor? E logo hoje que foi dos avançados mais produtivos? O mesmo serve para os que assobiaram Patrício nas reposições de bola. Só quem tem uma visão redutora do futebol pensa que o pontapé de baliza é apenas para mandar a bola para frente.
Apesar de a produção ter melhorado muito não se pense que os dias de cão ficaram para trás. Quem vos diz isto é alguém que acredita no valor desta equipa. Domingo há mais.
Em frente Sporting!
Ficha do jogo:
Jogo no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Sporting – Nordsjaelland, 2-1.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
1-0, André Santos, 77 minutos.
2-0, Evaldo, 82.
2-1, Andreas Laudrup, 90+3.
Equipas:
- Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Anderson Polga, Daniel Carriço, Evaldo, André Santos, Schaars (Rinaudo, 70), Izmailov (Carrillo, 85), Yannick (Bojinov, 62), Hélder Postiga e Diego Capel.
(Suplentes: Marcelo Boeck, Onyewu, Bojinov, Van Wolfswinkel, Carrillo, Rinaudo e Diego Rubio).
- Nordsjaelland: Jesper Hansen, Kildentoft, Okore, Bjelland, Gundelach, Stokholm, Parkhurst, Lawan (Andreas Laudrup, 66), Christensen (Nichlas Rohde, 83), Beckmann (Mikkelsen, 62) e Granskov.
(Suplentes: David Jensen, Mtiliga, Mikkelsen, Matti Lund, Andreas Laudrup, Mathias Nielsen e Nichlas Rohde).
Árbitro: Ovidiu Alin Hategan (Roménia).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Bojinov (76), Okore (86), Stokholm (90) e Rinaudo (90+1).
Assistência: 24.028 espetadores.
Caro LdA,
ResponderEliminarEsta cena com o Yannick é muito triste. Fico a achar que se deve à sua suposta não-vontade em renovar. Seja como for, hoje foi dos melhores em campo. Merece ser relevado.
Adams,
ResponderEliminarInfelizmente não é apenas isso.
Abraço
Foi uma vergonha a atitude que alguns Sportinguistas tiveram para com Yannick. Não é deste modo que ajudam o clube e em particular o ou os jogadores assobiados. Curiosamente o D'jaló até foi dos mais inconformados,para quem é assobiado ainda antes do jogo ter começado, muito boas decisões teve o jogador durante o período que esteve no relvado.
ResponderEliminarSobre o jogo, notou-se que a equipa esteve sempre muito ansiosa, a ter dificuldades em decidir bem as jogadas, mas a criar oportunidades mais do que suficientes para golear.
"Não posso terminar sem mencionar os grandes derrotados da noite, os profissionais do assobio que estiveram em Alvalade. Infelizmente todas as famílias têm os seus elementos menos dotados intelectualmente e o Sporting não é excepção. Se se entende que Dajló é mau acham que assobiando ele joga melhor? E logo hoje que foi dos avançados mais produtivos? O mesmo serve para os que assobiaram Patrício nas reposições de bola. Só quem tem uma visão redutora do futebol pensa que o pontapé de baliza é apenas para mandar a bola para frente."
ResponderEliminarSó quero dizer que concordo a 100% com o que escreveste.
Uma equipa que dominou o jogo que criou oportunidades atrás de oportunidades não merece ser assobiada.
Eu pergunto será que o Sporting merece adeptos destes?
Não sei de onde vem este tipo de comportamento, mas se ouvirmos alguns órgãos de comunicação social são ditas as maiores asneiras sobre os jogadores e sobre o jogo.
O caminho é apoiar esta equipa porque há potencial para fazer uma boa época.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLdA,
ResponderEliminarAs escolhas de Domingos têm um lado irónico. Com ele jogam todos os "patinhos feios" dos adeptos do assobio futebol clube.
Polga, tendo um treinador na equipa parece outro a jogar, os níveis de confiança estão bem lá em cima.
Evaldo é um excelente atleta que tenta colmatar as dificuldades técnicas no domínio de bola em esforço. Parece-me que também ele tem vindo a melhorar.
Quanto a Yannick, eu confesso que não morro de amores pelo rapaz, mas acho absurdamente estúpidos e incompreensíveis os assobios de que é alvo (até antes do jogo!). O homem não é um artista do toque de bola, isso já todos sabemos, mas é um dos nossos, da nossa formação, um excelente profissional, luta e trabalha como poucos para tentar desequilibrar as defesas. Ele (tal como Rui Patrício) tem de ser fortíssimo psicologicamente, pois aguentar aquela parvoíce em todos os jogos é demais. Será que ninguém percebe que ao atacar um jogador atacam a própria equipa, porque como é evidente o que todos eles pensam é que se hoje calha àquele, amanhã pode-me calhar a mim.
Se queremos que esta equipa traduza um "fresh start", também o devemos encarar como tal para os jogadores que ficaram do ano passado, pois ou bem que confiamos em quem os seleccionou e quem os vê diariamente a trabalhar, ou tudo isto não faz qualquer sentido.
Uma nota para Capel: o homem faz mesmo lembrar o Futre a jogar. Já tinha saudades de ver o Sporting a jogar com extremos.
O futebol tem Porras!
ResponderEliminarO primeiro golo não surgia nem por nada deste ou doutro mundo, tal era o bruxedo que o mago das balizas dinamarquesas esconjurou. Finalmente, surgiu num remate rasteiro de André Santos que passou por baixo da cueca de um adversário... mais uns milímetros para a esquerda ou para a direita e... mais uma vez, nicles. Depois, o segundo, já entrou apenas seis minutos volvidos e de qlq maneira, até de joelho. Acabou por ser um joelho (de um dos meninos bonitos) a salvar o SCP, tendo em conta o costumeiro golo sofrido no último minuto (outra esconjura europeia?). Não gramo o Evaldo (acho-o fraquinho, fraquinho, chega a ser irritante), mas jamais conseguirei apupar ou assobiar um jogador do SCP. É quase como assobiasse o meu filho a cada erro que ele faça, e, traquina como é, faz muitos. A minha casa, transformar-se-ia num Alvalade II. Não gosto e como na minha casa ainda mando eu, quem se atreve a assobiar (nem q seja baixinho) leva logo um calduço, que é para aprender, ora Porra!
O que não consigo perceber é que ao assobiarem de forma monstra o Yannick (ou outro qlq jogador leonino) não afectam apenas o visado, mas TODA a equipa. TODA. Será que isto é assim tão difícil de entender, Porra?!
O futebol tem porras II:
Hj no café onde vou ver os jogos do SCP qd são transmitido pela sportoliveirinha, sentei-me no lugar que tenho habitualmente ocupado. Nada de superstição, apenas coincidência. Já na segunda parte, depois de ter dado murros na mesa, pontapés na cadeira, insultado o árbitro, rir de desespero com os falhanços (Carriço??? Bojinov???), enfim, depois de tanto estrebuchar resolvi mudar de lugar. Levantei-me, calmamente, puxei de um banco de pé alto, encostei-o ao balcão, sentei-me nele, puxei conversa com o dono, o Sr. António, outro sportinguista atormentado, e cinco minutos depois, pimba, lá estava eu feito louco aos pulos. A partir de hoje vai ser sempre assim:
Entrar no café, encostar o banco de pé alto ao balcão, sentar-me nele, puxar conversa com o Sr. António e festejar golos do SCP. Ora Porra, Porra e mais Porra!
'Booooooooooooora Sporting!
nao é por ser assobiado ou nao q o Yannick vai começar a ser um grande jogador, impossivel isso acontecer!!..mas é certo q nao se deve assobiar e deviam importar se em apoiar os jogadores!
ResponderEliminarEstou a gostar de imaginar dois alas espanhois em forma e juntos!
LdA,
ResponderEliminarDe acordo. A minha dúvida é se não terá sido isso a despoletar ódios antigos.
Espero que tenha sido a primeira de muitas vitórias.
ResponderEliminar"Será que ninguém percebe que ao atacar um jogador atacam a própria equipa, porque como é evidente o que todos eles pensam é que se hoje calha àquele, amanhã pode-me calhar a mim."
ResponderEliminar10A:
Haja mais alguém que me acompanha nisto. Tb tinha acabado de, entre outras coisas isso, escrever isso, mas o comentário tinha tanto erro (falta de letras nas palavras) queresolvi reformular).
Qt ao Capel, estou de acordo em parte. Parece o msm o Futre, é veloz, esquerdino, procura com coragem o 1 x 1 ou x 2 ou x 3 contra o(s) defesa(s) que apanha pela frente. Faz recordar o Futre, sim... mas, nem sp essas iniciativas individuais são as melhores ( e mais proficuas para a equipa). Dei por mim a gritar-lhe (para o monitor, feito parvinho, bem se vê) para passar a bola. é o único defeito que lhe aponto.
Abraço.
Achei nojentos os assobios que ouvi no estádio ao Djaló, tanto quando o 11 titular foi anunciado como aquando da substituição.
ResponderEliminarNão sou fã do Djaló / Tilt, como sabem, interrogo-me como é que ele faz parte do plantel do SCP mas fazerem-lhe o que hoje lhe fizeram, não. É uma estupidez e hoje foi injusto.
Grande jogo do Polga e do Capel. O André Santos também esteve bem mas num plano inferior a estes dois.
O que é que se passou hoje com o Izmailov? Tanto decisão errada!
O Evaldo marcou mas tem que jogar muito mais do que fez hoje. E o Postiga é exasperante!! Não acertou uma. É demasiado erro para continuar a ser titular.
Cumprimos a nossa obrigação, se bem que preferia não ter sofrido tanto. Venha a fase de grupos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJVL:
ResponderEliminarPor acaso exasperei-me bem mais com o falhanço (incrível) do Carriço, na primeira parte, e do Bojinov, na segunda. Os remates do Postiga, que me lembre foram defendidos (gdes defesas) pelo GR. Uma cabeçada do Yannick q me fez pular em vão, foi, igualmente, uma defesa do outro mundo... Hj apesar de tanto desperdício, gostei de ver o SCP. Foram bravos. Espero que esta vitória aumente os índices de confiança e reduza substancialmente a ansiedade, principalmente na altura da finalização. Nota-se perfeitamente em tds os jogadores essa ansiedade na altura do remate. O golo andava de costas voltadas para eles.
Abraço.
10A:
ResponderEliminarLOL. Afinal tb me acompanhas nisso... falar (duplamente) pró boneco!... if you know what I ment...
Abraço.
Virgílio,
ResponderEliminarA analogia da empresa que fizeste um ou dois posts abaixo retrata perfeitamente os aspectos negativos do absurdo que é termos adeptos que apupam os atletas da sua equipa (será mesmo?).
Concertar apupos aos jogadores da própria equipa é tão absurdo que eu nem sei o que dizer. Eu que por regra não comento comentários de colegas de bancada, já me vi obrigado a demonstrar a alguns a incongruência daquelas atitudes.
No que diz respeito ao Capel, jogadores como ele (e Jeffren) às vezes não sabem quando parar e jogar p'rá equipa. Nestes casos a televisão ou o monitor também me ouvem bastante, mas o alcance é curto :)
Virgílio,
ResponderEliminarFalhanço do Bojinov...? Referes-te ao cabeceamento à base do poste? Era absolutamente indefensável. Entre isso e aquelas bolas direitinhas à figura do GR…
FCS
Tive de corrigir o "protuguês", mas é isso mesmo Virgíio!
ResponderEliminarUm Abraço de Leão
1oA:
ResponderEliminarAgora até me fizeste passar por bruxo... Ao comentar antes de surgir o teu comentário! LOL!
SL
PS: Voltei a gritar como há muito tempo não acontecia.
ResponderEliminarVirgílio,
Não foram só os remates do Postiga e nem todos foram defendidos pelo GK. Há um que veio para a bancada quando deveria ter feito bem melhor.
É o passar a bola quando não deve, é o rematar quando deveria passar, etc.
LdA
ResponderEliminarA relevar principalmente o facto que o
Sporting agora domina os jogos, empurra os adversário (embora fracos) para trás e cria oportunidades. Fá-lo de forma consistente ao longo de todo o jogo e não apenas episodicamente. Estamos já muito longe do ano passado em que nem com os mais fracos o faziamos.
A relevar, ainda, que este tem sido o figurino em todos os jogos, excepção feita ao jogo na Dinamarca o que demonstra que não se trata de um acaso.
A melhorar, a finalização! A entrada do Bojinov trouxe algo de novo e confirma aquilo que me parece óbvio, com este esquema - 2 alas/extremos altamente produtivos precisamos de referências na área, que com o Dajló e o Postiga não temos.
A melhorar, e muito, os lances de bola parada. Então os cantos são uma dó.
Finalmente o Djaló. Pessoalmente acho que não tem capacidade para ser titular, mas reconheço que hoje não esteve mal e fiquei surpreendido com a sua saída. Não sou dos que assobiam os nossos jogadores, mas por vezes reconheço que fico desesperado com as prestações do Djaló.
Acho que estamos no bom caminho. Se ganahrmos Domingo tal comecemos a encarrilhar.
Ab
António
PS; Finalmente o Domingos explicou o porquê do Djaló. Disse aquilo que podia dizer
O
Amigos, e uma salva de palmas para o Birmigham, não?
ResponderEliminarFCS:
ResponderEliminarPelo menos um deles ainda acerta na baliza e obriga o redes adversário a trabalhar...
Eh pá, nem vale a pena, pq tds já conhecem a minha opinião e eu estou concentrado noutra guerra, got it? Queres malhar no Postiga, tás à vontade, não contes cmg para apoiar esse teu esforço.
Abraço.
Ninguém fala do cumprimento que Postiga mandou para bancada?
ResponderEliminarEstou de acordo com post. Mas sublinho o pormenor que foca, relativamente às assobiadelas constantes a Rui Patrício nas reposições, que normalmente passam despercebidas.
CPTS A TODOS
http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/sporting-com-futuro-nulidades-e-ma.html
LdA:
ResponderEliminarhehehe...
Cá vai: Hurra! Hurra! Hurra!
Três vezes... para ser coerente com o resultado do jogo... :)
Virgílio,
ResponderEliminarDesculpa lá mas eu não sou propriamente de malhar só pq sim... agora malhar noutros para aliviar o Postiga, também não me parece o mais apropriado.
FCS
A melhorar, e muito, os lances de bola parada. Então os cantos são uma dó.
ResponderEliminarAMendes:
Mas, olha que foi dum canto que resultou o segundo golo... Marcado pelo Capel e não pelo Schaars? Tb é verdade...
SL
FCS:
ResponderEliminarMalhar noutros? Eu? Onde?
Virgílio,
ResponderEliminarDeixa lá.
FCS
10A,
ResponderEliminar"As escolhas de Domingos têm um lado irónico. Com ele jogam todos os "patinhos feios" dos adeptos do assobio futebol clube. "
Só posso ver nisso um bom sinal. Pensa pela cabeça dele, afinal é ela que está no cepo.
Abraço
LdA:
ResponderEliminarGanda som... A Florência e a sua Máquina. Qlq dia, dps dos dias de cão terminarem, será mais o Paciência e a sua máquina infernal (espero que para os adversários...)
;P
Chamo à atenção para os nossos leitores para o post que será colocado neste espaço (e julgo que em alguns outros) logo pela manhã.
ResponderEliminarFCS:
ResponderEliminarpois. exacto. bem me parecia. Ou, já que se fala em ganda som: Nevermind! Qs vinte anos depois. Quase tantos como os que levamos de assobianços...
nao concordo com as assobiadelas mas o Djalo nao merece ser titular nunca!!!!! o Bojinov esteve bem axo que faria grande dupla com o Ricky o evaldo?melhorar nunca esta pior se nao fosse o golo que marcou iria ser 1a das piores unidades em campo o DP so meteu 2 jogadores a titulares e 1 absurdo porque quando for 1 jogo mais dificil como o do Maritimo e que vamos ver o polga a ser testado!!!! mas 1 bom jogo e 1 excelente jogo do nosso grande amor mas urgente precisa-se de 1 goleador
ResponderEliminarSL
Virgílio:
ResponderEliminarJá que insistes e como não percebo mais essa alusão aos assobianços.
Foste tu que tiveste necessidade de evidenciar O falhanço do bojinov, estamos a falar de 1 falhanço, se assim insistires em dizer em oposição aos inumeros de outro jogador.
Mas ok, eu por mim em relação ao bojinov prefiro destacar a forma rápida e limpa como solta a bola para o André Santos.
FCS
JVL, eh pá não vi o teu último comentário, catano. Não quero que te deites sem uma resposta q eu não ignoro os meus amigos, hehehe...
ResponderEliminarOlha, apenas constato factos. Mas fiquei curioso: diz lá quais é que foram, na tua opinião, as oportunidades mais flagrantes desperdiçadas e quem as protagonizou neste jogo? Oportunidade mais flagrante desperdiçada = a maior desespero e incredulidade. Simples, caro amigo franciú dum raio.
;P
FCS: Tive necessidade de evidenciar? Não. Apenas refiro aquilo que senti e aquilo que os meus olhos viram dentro do campo. mais nada. repito: na 1.ª parte o Carriço falhou um golo onde bastava empurrar. Na segunda o Boji9 a mesma coisa. A diferença é que um foi com o pé direito e o outro com a cabeça.
ResponderEliminarParafraseando o PLF, os campeonatos ganham-se ou perdem-se com os jogos do presente e do futuro, e não com os do passado. Neste momento analiso o jogo desta noite.
Eu, por mim, prefiro destacar o bom trabalho realizado pelo Postiga na primeira parte. O falhanço do Carriço, por exemplo, teve origem num passe dele. Como vês á coisas boas (ou más) para evidenciar em tds os jogadores do SVP. Hj até o Evaldo foi decisivo! Vê lá tu. Enfim, é como eu digo:
O futebol, tem porras!
Até amanhã a tds.
E VIVA O SCP!
Agora deu na moda...
ResponderEliminarYannick e Postiga..
ao assobiar estes dois,a equipa fica completamente destabilizada. vamos ter calma e dar-lhes confiança..
Mal de mim quando chego ao meio do ano e um aluno lê quase correctamente
e outro tenta,tenta e não avança quase nada.
Se eu desse 4 berros e o deixa-se à margem, os pais não deviam gostar...
Eu tenho que a este, apoiar mais, até ele ter confiança...
Isto não é filosofia é a verdade.
Vamos fazer de conta que gostamos deles...
deixem-nos jogar sem medos.
só assim teremos SPORTING para vencer.
Recordemmm
Fizeram o mesmo ao NANI
Fizeram o mesmo ao Paulo Bento
e a tantos outros..
apenas para pensar
beijos verdes
Caros Sportinguistas,
ResponderEliminarvi o jogo no estádio, tal como tinha feito na época passada. Curiosamente, o resultado foi o mesmo 2-1, mas apenas o resultado foi igual.
Para os que não se lembram na época passada o Nord_qualquer_coisa dominou a 2ª parte e só não chegou ao 1-2 por milagre, tendo o SCP marcado o 2-1 já perto do final. A exibição do ana passado foi paupérrima. A de hoje nada teve a ver com isso.
O que eu vi foi um SCP a fazer pressão alta, com muita vontade de dominar o jogo e ganhar.
Concordo que existiu muito desperdício, mas depois de entrar o Bojinov e com a equipa a jogar com 2 avançados, as situações de perigo e o domínio tornaram-se tão evidentes que cheirava a golos. Felizmente, eles apareceram.
Concordo que neste jogo as críticas ao Yannick são injustas. Continuo a defender que é um jogador mais indicado para jogar com espaço.
Acho que o Postiga no sistema com apenas um avançado produz muito pouco. Penso que é muito mais útil como segundo avançado no sistema com 2 avançados.
Acho que o "patinho feio" Evaldo está a melhorar e talvez o golo e a grande penalidade clara que sofreu o motivem.
No geral, Schaars continua a desapontar-me, penso que neste momento o André Santos é melhor solução. Bojinov parece ter futebol e "calo" para definir bem os lances, como foi o caso do passe para o golo do André Santos. Capel é um grande ala. Conjuntamente com Jeffren poderão dar-nos muitas alegrias.
Concordo com o Domingos quando ele diz que existe muita gente a tentar mostrar serviço, o que por um lado é bom mas por outro provoca algumas falhas infantis como a do Capel numa situação de 4x1.
Resumindo, a vitória e os dois golos podem servir para moralizar, pena o golo sofrido no último minuto. Agora é só estabilizar o sistema de jogo, o onze principal e os jogadores terem mais calma na definição dos lances. Hoje assisti à criação de muitas situações de potencial perigo que foram desperdiçadas, não só na parte da finalização, como também na parte final da construção com temporizações excessivas e maus timings de entrega de bola.
O resultado foi magro, mas a vitória foi justissima. Que se sigam muitas outras.
Saudações Leoninas,
João Leal