|
Foto MaisFutebol |
Viveu-se ontem em Guimarães uma jornada fantástica na senda da recolocação do Sporting no patamar que merece. Ninguém duvida que nada está ganho mas ninguém duvida também que o Sporting do passado recente teria soçobrado perante as dificuldades dos últimos jogos. Basta ter presente, por exemplo, o sucedido o ano passado frente ao Glasgow Rangers, e a forma como a equipa foi desacreditando em si própria até ao golo fatal para perceber que este é um Sporting diferente.
Mas um Sporting assim parece deixar muita gente incomodada. Não se sabe muito bem quem, porque no futebol português nada nem ninguém é o que parece. Não se sabe quem são os mandantes mas sabe-se quem são os executores. E para se chegar aos primeiros há que começar por estes. Falo obviamente do árbitros que, desde a primeira jornada e passando por um BOIcote absurdo, tudo tem feito para nos subjugar a uma "sorte" que rejeitamos. É impossível pensar de outra forma quando se acumulam erros atrás de erros, em todos os jogos, sempre contra nós, e que nos retiraram pontos suficientes para podermos estar na liderança do campeonato.
O Sporting não pode ficar impassível, quedo e mudo. Essa é a estratégia conveniente a quem tem algo a temer, o que não é nosso caso. E isso é fácil de perceber quando vemos quem se levanta para defender os árbitros, chamando-lhes heróis, ou que se calam convenientemente porque a água corre abundante para o seu moinho.
Se o Sporting oferece o seu silêncio em troca de uma qualquer estratégia subjacente à disputa de cadeiras que o processo eleitoral federativo representa parece-me que faz mal. E digo parece-me porque obviamente há muita coisa que me escapa para poder ser conclusivo. Pessoalmente pouco espero de Fernando Gomes e muito menos de Vitor Pereira e sus muchachos. Todos têm um passado comprometido com os anos da fruta e das meias de leite, foram coniventes ou participantes activos processo que transformou o futebol português num local muito mal frequentado e onde a suspeição corroí. Não serão estes, com toda a certeza, que regenerarão o futebol português da mesma forma que nenhum tumor se extingue por si só.
Ontem correu bem em Guimarães porque os nossos atletas foram, mais uma vez, inexcedíveis e porque o adversário vive um processo de transição na orientação técnica que ainda não lhes permite usar de todo o seu potencial, e porque não houve nenhum lance fortuito, daqueles em que o futebol muitas vezes é fértil. Mas quantas vezes conseguiremos ganhar assim? E se fosse num jogo entre os nossos rivais? E, já agora, se o lance de Rinaudo fosse com um jogador desses dois clubes alguém acha que seria sancionado da mesma forma?
Mas o que não nos mata torna-nos mais fortes. Se os "arranjinhos" dos jogos com o Olhanense, Marítimo (os mais óbvios) nos mataram os 3 pontos, ontem o melhor que foi conseguido com a expulsão de Rinaudo foi uma enorme manifestação de Paixão Leonina. Há muitos anos que não se via tanto leão (e leoas) em Guimarães e há muito tempo que não se via disto que o vídeo relata, sem precisar de comentários (peço desculpa pela qualidade da peça mas o momento não dava para muito mais). Não duvido que é por isto que têm medo deste Sporting:
Não duvides, Leão de Alvalade. É mesmo disto que eles têm medo.
ResponderEliminarOlho para este (arrepiante) apoio e relembro a força que domou o país na época 1999/2000, logo após a vitória sobre o Porto (2-0). Só que aí faltavam 7 jogos até ao final. Agora ainda só fizemos 7 jogos no campeonato.
O ambiente é fantástico, a crença e a garra são ilimitadas.
Mas, tal como tu dizes, isso nem sempre vai chegar. Os últimos 30 anos demonstram que não basta haver garra, qualidade, trabalho e dedicação para ser Campeão. Infelizmente é preciso ter algo mais. Mas não queremos esse extra, só queremos que não nos tramem com isso.
Veremos quantos jogadores Paixão irá expulsar tal como expulsou Rinaudo (bem, ontem deixou o Teles e o Assis em situações idênticas).
Veremos quantos jogos apanhará Rinaudo (James só foi 1 porque era demasiado óbvio se tivesse sido só uma multa ou 45 minutos de castigo; consequências? ontem foi o melhor em Coimbra!)
Veremos que imagem passará para os outros árbitros de Rinaudo e quantas fitas vamos assistir por parte dos adversários para o "expulsarem".
Não nos podemos calar só porque ganhamos.
Sporting Sempre!
ResponderEliminarAté arrepia !!
ResponderEliminarLindo! É isto que os paixões e cia. querem parar. Eles sabem bem onde isto leva, se deixarem a bola de neve crescer. O campeonato este ano está cada vez mais parecido com o de Jozic, em que nos queimaram de todas as formas e feitios. Resta-nos ser fortes dentro do campo, nas bancadas e na opinião pública, não deixar passar em claro os Manhas e cia, a quem não interessa, claramente, um Sporting forte. É nestes jogos, em que se é roubado e ainda assim se ganha que se deve protestar, para que não volte a acontecer com tanta frequência.
ResponderEliminarInfelizmente, todos sabemos que isto vai ser assim até ao fim deste campeonato, como é desde há muitos campeonatos atrás, mas não é por ser sempre assim que devemos ficar calados como se não houvesse solução. Há, mas envolve uma luta forte, prolongada e sem quartel contra o nojo que é o futebol português.
Pelos vistos existem jornalistas que não sabem nada de Bola: http://www.abola.pt/jogodirecto/ficha.aspx?id=131681
ResponderEliminarver nos comentários o lance do cartão vermelho
Socio 7149
"Bom golo do Sporting. Diego Capel parte em velocidade para cima de Freira, que não teve andamento para acompanhar o jogador dos leões"
ResponderEliminarAté a descrição do golo é uma asneira brutal, parecendo que Schaars nem esteve na jogada. Mas enfim, são os "profissionais" da Bola!
LdA:
ResponderEliminarNão confundir eventual silêncio com inacção.
A berraria já nos trouxe muitos dissabores. Preferível é a acção e essa não se vê. Pratica-se. Mas levará o seu tempo até a verdade desportiva imperar. Até lá, lutaremos como bravos leões que somos.
Quanto ao vídeo, que mostra acontecimentos que vivi em pleno local embora do lado da bancada central, só tenho uma palavra, que descreve o que senti no momento: arrepiante!
Chamo a atenção para uma parte final do vídeo em que a bancada central de Guimarães tem o público voltado para trás: esse era o momento em nós nos defendíamos de uma chuva de moedas. Só tenho uma explicação: como gostaram do espectáculo, decidiram pagar-nos o jantar.
Foi lindo!!!
A presença valiosa e em elevados números Sportinguista em Guimarães deve encher o adepto leonino de motivação e, muito mais vital, orgulho.
ResponderEliminarGrande abraço!
A euforia não deve ter lugar, por enquanto, mas é-me impossível não assim me sentir. Sinto-me feliz, muito, todas as horas, ao ver um Sporting digno, forte, bem representado.
SPORTING SEMPRE!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarLdA:
ResponderEliminarO video é arrepiante! Lindo, lindo, lindo... Pude aperceber-me que o Gooch, o Polga e... até o Paulinho (sempre o Paulinho) se encontravam entre os mais entusiasmados durante aqueles momentos de pura partilha no fim do jogo. E não há como nós para inventar cânticos tão marcantes...
"lalalalalalalala lalalalalalalááááá
Sporting tu és a minha vida...
Sem ti, eu não sei como viver!"
É Brutal! Muito... 'ultra'... LOL!
Qt ao post e respondendo tb ao JPS. É bom que a acção se proceda e espero (esperamos todos) que esteja a ser bem feita. Tb todos sabemos que não se altera o estado actual de podridão do futebol em pouco tempo e que os resultados dessa acção (msm se bem feita) só farão efeito no médio / longo prazo. Mas tb é preciso fazer algo com efeitos imediatos e para isso há que meter a boca no trombone… O SCP ao permanecer calado perante tantos ataques passa uma imagem de fraqueza para os adeptos leoninos e para a restante sociedade. E, com isso, os ataques tendem a incrementar-se. Não defendo que se entra na tal 'berraria', mas é insustentável mantermos o silêncio perante este permanente ataque… Há que saber defender perante a opinião pública a razão (temos carradas dela) do SCP. E ter a inteligência para saber escolher o modo e o tempo certo de o fazer.
SL!
Pois eu acho que não nos podemos calar e não nos calarão. Se os dirigentes não podem falar porque optaram por outra estratégia quem vê os jogos como nós pode opinar. Somos livres de o fazer e isso dá força a quem tem de jogar de outra forma. Na minha perspectiva sempre com respeito pela verdade desportiva e pelo adversário em campo, mas nunca escondendo a nossa opinião. Obviamente aquele vermelho foi mandado e propositado não só para esse jogo como para os dois próximos. Mas não nos vão parar ! O video arrepia!
ResponderEliminar