sábado, 27 de setembro de 2014

A arte de jogar e oferecer foi um clássico dentro do clássico

A confiança e optimismo com que encarava o jogo havia sido confirmada na boa exibição de Barcelos e o que nos foi dado observar na primeira parte acabou por revelar que ambos - a confiança e o optimismo - não apenas eram justificados como até estavam abaixo do que a equipa é capaz de realizar. Uma primeira parte de nos deixar a pensar onde andou esta equipa nos pontos em que já perdeu. O decorrer do jogo acabou por explicar algumas dessas dúvidas. A essa análise não deve ser retirado o momento especial que é um clássico e o que isso representa para a motivação extra de um jogador.

Mais uma vez a eficácia
Nos primeiros quarenta e cinco minutos o Sporting não apenas controlou como em muitos momentos dominou completamente o antagonista. Isto muito por força de uma equipa muito concentrada e pressionante, não tendo consentido muito mais que um par de transições sem grande perigo. Na frente construiu oportunidades suficientes para assegurar o resultado antes de voltar às cabines. Particularmente Nani, que, nas condições que dispôs, não falhará muitas vezes. Neste período o Sporting deu uma demonstração de classe na produção de jogo atacante, variando o seu jogo de forma pouco previsível, deixando o FCP à mercê de um K.O. técnico iminente.

Mais uma vez a generosidade defensiva
A segunda parte não traria um Sporting tão dominante e superior. Isso aliás seria muito difícil de suceder porque já se suponha que o FCP iria reagir ao resultado adverso e manter a pressão do primeiro tempo teria custos físicos elevados. O Sporting tinha a ganhar se agora, em situação vantajosa, alternasse a procura assumida do golo com a espera do erro do adversário, gerindo com mais inteligência e menos "sangue" os ritmos do jogo. Como aliás todas a boas equipas têm necessidade de fazer.

Acontece que para isso o Sporting precisaria de ter o que não tem e dificilmente terá com as opções de Marco Silva para o centro da defesa: uma defesa que permita aguentar resultados. Não vou rebater o tema aqui tantas vezes abordado já este ano, ou sequer explorar o azar de Sarr, que podia acontecer a qualquer um. Mas as entradas de Oliver e Telo deixaram bem claro, para quem ainda tenha dúvidas, que o perigo e as situações de golo na nossa baliza serão sempre possíveis enquanto a bola rolar no relvado e para isso nem é preciso uma acção muito assertiva dos adversários. Contabilizem-se as ofertas desde o inicio de época para se perceberem algumas das principais razões para contarmos, neste momento, com apenas duas vitórias.

Breve análise individual

Patrício - Enorme é pouco, muito pouco.

Mauricio / Sarr - Não são centrais para uma equipa que quer ser campeã, os dois juntos muito menos. Em relação ao segundo, se era para aprender já cá estavam vários e ele é pior do que eles.

Cedric - Seguro, sem grandes rasgos a atacar mas sem comprometer a defender.

Jonathan - confirmou a boa impressão deixada em Barcelos com a felicidade e saber de estar no sitio certo para marcar. Sentiu dificuldades na segunda parte com o crescimento do adversário, mas não esteve pior do que já vínhamos vendo em Jefferson.

João Mário - Está a justificar a chamada. O eclipse da segunda parte explica-se pelo esforço gasto na primeira e pelo menor espaço que dispôs para pensar o jogo. Quando o teve mostrou a qualidade que se lhe reconhece.

William - Aos poucos vai regressando aos lugares onde foi feliz o ano passado.

Adrien - Há muita responsabilidade sua no melhor período do Sporting e isso foi ainda mais notório quando foi ficando esgotado e o meio-campo perdendo consistência.

Carrillo / Nani - Pode parecer um sacrilégio que os dois melhores jogadores de campo (Patricio tem que estar incluído nos melhores) não tenham destaque individual. Mas se Nani é Nani e está acima das nuvens da nossa equipa e até da Liga, o Carrillo de ontem mostrou que o futuro que sempre se lhe augurou está cada vez mais perto de ser uma realidade.

Slimani - Confirmou o que disse no jogo anterior. Marco Silva está aqui com as ideias invertidas. Quando andamos a bombear bolas para a área jogou Montero, com os resultados que se sabem. Agora com a bola a ser melhor tratada joga Slimani, que mais não consegue do que ser um apêndice de reduzida utilidade. E se não é Montero, muito menos será Tanaka.

Capel - Aquele tiro à barra teria sido o golo de uma carreira e emprestado ao resultado alguma justiça. Ambas as equipas dividiram alguns períodos de superioridade a do Sporting foi mais duradoura e inequívoca.

14 comentários:

  1. LdA,
    A nossa fragilidade defensiva é *o* erro na construção deste plantel: um central de 'topo' e poderíamos contar com vitórias todos os jogos desta época, pelo que fizemos em cada um deles, exceptuando, talvez, o da luz.

    Ainda assim, fica um sabor agridoce, uma primeira parte verdadeiramente de luxo, os melhores 45 mnts de há muito tempo, foi um verdadeiro regalo apreciar a equipa.

    Acima de tudo, creio que o 'pormaior' que falta agora será ganhar inércia de vitórias. Há alturas em que se vence só porque sim, porque já é hábito e isso simplesmente facilita o gerir do jogo. Pode parecer estúpido, mas estou convencido que se tivéssemos alguns títulos ganhos nos últimos tempos, pelo menos mais uma daquelas bolas da 1a parte tinha entrado e íamos para o intervalo com uma vantagem maior. Falta o "killer instinct" final, mas esse precisa de vitórias consecutivas para se alimentar.

    Abraço e viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Nao percebo a insistencia no Montero.... é um mono, sem vontade. Parece aquelas gajas, que se acham muito boas e se fazem de dificeis. No fundo, nao interessam a ninguem. Tinhamos muito mais a ganhar em lançar o Tanaka. Tem bons pés, garra e bom tiro. E, sobretudo, muito mais vontade do que Montero. Se querem um gajo para tabelar vao buscar o Postiga. Um avançado serve para marcar golos e, no minimo, para meter a adversaria em sobressalto. Nao é para andar por lá a passear.

    ResponderEliminar
  3. Concordo no essencial. Também acho que o Sporting ganharia em jogar com Montero de inicio e apostar em Slimani no final quando bombear bklas parece ser o ultimo recurso. Uma análise que gostaria de ver feita era a do grau de participação de Slimani na produção ofensiva na primeira parte do jogo. Continuo com a expectativa de ver Montero com Nani, com João Mário com Adrien e com este Carrilho a jogar de inicio.

    ResponderEliminar
  4. Tenho de me conformar que mesmo tendo Patrício, William, Adrien, João Mário, Nani e este Carrillo (Cédric e Jonathan também estiveram bem), o Sporting estará sempre mais perto de não vencer do que vencer. Em 6 jogos, 2 vitórias. 5 golos sofridos/oferecidos.

    Se dos centrais já nem vale a pena falar, a insistência em Slimani é algo que me ultrapassa (vejam bem onde começa a jogada que isola Jackson). Mas uma coisa também é certa, conseguiu-se "matar" o Montero. Primeiro foi a CS, depois foi o Sporting (Jardim, adeptos, Alvalade e Marco Silva). É um jogador sem confiança, sem garra e sem tempo para demonstrar que é, realmente, muito melhor (e mais útil, ainda mais com Nani, Carrillo e J. Mário) que o argelino.

    Corre-se o risco de perder um ano com grandes jogadores mas sem se conseguir o mais importante, Vencer.

    ResponderEliminar
  5. Concordo! Nani e Carrillo, claramente os melhores do SCP... Confesso que quando entrou Capel não entendi a substituição, mas segundos depois bateu-me.... Jonathan estava a sentir grandes dificuldades em parar o lado esquerdo do Porto, dada a menor ajuda do extremo (umas vezes Carrillo e outras vezes Nani). Capel ajudou mais e a equipa re-equilibrou-se um pouco melhor...

    Mas eu lembro-me de ter pensado durante a 1ª parte que o Sporting não conseguiria aguentar aquele ritmo o jogo todo (ninguém consegue)... e a segunda parte do Porto acho que foi em grande parte devido a esse facto... Pena foi que não tivessemos feito mais um golito na 1ª parte... Tinhamos acabado com o jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Marco Silva vai-nos deixar à seca durante uns anos será que vai valer a pena?

    ResponderEliminar
  7. Cantinho,

    O que diz sobre o Montero até pode ser tudo verdade, agora o próprio tem que fazer por ele.

    ResponderEliminar
  8. Cédric é uma verdadeira nódoa , é só o que tenho a dizer , ele não defende , ele fica a andar para trás quando os extremos avançam para cima dele até ser fintado , não sabe nem de perto o que é ser um lateral direito , é muito fraco mesmo.

    Toda a defesa do Sporting é fraca , e o Jonathan pese embora o golo e a boa exibição na primeira parte , na segunda mostrou falhas técnicas fruto de algum nervosismo , como as recepções de bola por exemplo, mas sinceramente estou tão desgastado com o Jefferson , que quero ver este jogador que vem bem referenciado a ter oportunidade de vingar em Alvalade.

    O Sporting ou deixa o Miguel Lopes entrar nas contas , ou em Janeiro tem de comprar um lateral direito.

    Adrien confirma apenas o que os seus críticos dizem dele , é um jogador sobrevalorizado , tecnicamente banal , luta muito e corre muito , mas com falhas de posicionamento incompreensíveis , e depois tem pouco gás , no ano passado parecia ter ultrapassado o problema da molenguice , mas parece que ela voltou. Tem estilo e boa imagem , mas não é o que o SCP precisa a este nível, só porque mostra os dentes e grita.

    Ali o Sporting precisa de um médio de alta rotação , que podia na minha opinião ir a base buscar , falo do Mallmann. Tem acima de 1,80m , tem choque , tem boa intensidade , e chega lá a frente com qualidade.

    Um dos problemas do Sporting é falta de consistência dos 2 médios centros , Adrien e Martins (antes) , que não jogadores para uma equipa que deseje o titulo.

    Sei que esta opinião choca muita gente , pois Adrien (ate para mim) é visto como o símbolo do Sporting em campo.

    Quanto aos centrais , juntos são de facto um problema.

    William está a voltar ao seu melhor , João Mário está a subir de intensidade e a mostrar que só precisava de jogar. Nani e Carrillo excelentes.

    Slimani ? É um cepo lutador , eu acho que já chega de lutadores , temos de ter uma equipa de artistas. O Slimani certamente em Janeiro terá um substituto , já que vai para a CAN.
    Espero que se contrate um matador à altura da grandeza do clube , como disse o Aguas do Benfica.

    Quanto aos que falam do Montero , bem , é um jogador que é sempre apoiado pelos adeptos , eu nunca ouvi em Alvalade assobios para o Montero , e há muito que o merece.
    Montero não tem capacidade mental para ser jogador de futebol a este nível , e isso é fácil ver , até mesmo quando marcava golos , se via que era fraco mentalmente e a nível de atitude, como se via na cara de desanimo que metia em cada golo falhado.
    O Tanaka já merecia o seu lugar no banco , pois este Montero quando entra , não luta não faz nada , está ali parece um traumatizado.

    ResponderEliminar
  9. "Quanto aos que falam do Montero , bem , é um jogador que é sempre apoiado pelos adeptos , eu nunca ouvi em Alvalade assobios para o Montero , e há muito que o merece."

    Até gostava de saber quais são os critérios para um jogador do Sporting merecer assobios da sua massa adepta.

    ResponderEliminar
  10. É muito simples , o tribunal de Alvalade já castigou outros por muito menos , mas como se diz mais vale cair em graça do que ser engraçado , o Montero entra sem garra , sem atitude , parece que está quase apatico em campo , arrasta-se , e o publico apoia quase como se fosse um bebé chorão.

    Tem um bom toque de bola , tem técnica , mas é muito débil para jogar num clube como o Sporting. Em Janeiro deve ser dispensado , porque duvido que alguém pague alguma coisa por ele , nem uma grande de cervejas.

    ResponderEliminar
  11. Os comentários do m1950 são, simplesmente, surreais.

    Aliás são, só, cómicos.
    Alguém que menciona Miguel Lopes como opção credível não pode ser levado a sério.

    ResponderEliminar
  12. Octavio , obrigado pelo reconhecimento , Miguel Lopes pode não ser grande coisa , mas mais fraco que Cédric não pode ser. Não acredito que Lyon , Tottenham e etc queiram um lateral pior que o Cédric.

    ResponderEliminar
  13. "Não acredito que Lyon , Tottenham e etc queiram um lateral pior que o Cédric."

    Claro. Por isso é que ele está na Equipa B do Sporting.

    ResponderEliminar
  14. É quase um sacrilégio não ter ganho um jogo que durante a primeira parte não me lembro de ver tão desequilibrado entre Sporting e Porto...

    Desequilibrado está tb o SCP. É demasiado notória a diferença de qualidade que a equipa apresenta entre sectores. Diz-se que são as defesas que ganham campeonatos.... E este SCP tem sido o paradigma mais fiel dessa famosa frase feita. Quatro empates. Desse quatro, tivemos três jogos em que fomos nitidamente superiores e que perdemos pontos for falhas defensivas individuais e/ ou colectivas gritantes. Azar? Qd os azares se repetem, não pode ser só azar...

    Dito isto, vale a pena continuar a bater no ceginho? Vale... Pq eu, no meu optimismo, acredito que nos aguentemos até Janeiro, para tentar remediar a situação... Se acredito que esta equipa dificilmente irá para de sofrer golos parvos, mais acredito, a ter em conta a espantosa exibição da primeira parte de sexta-feira á noite, que passará a marcar mais que a maioria dos adversário que terá para enfrentar a nível interno.

    É verdadeiramente ingrato e castigador que a politica de contratação "cirúrgica" da SAD, não tenha passado pelos centrais... Jonathan Silva é o exemplo do que é um contratação cirúrgica: bastou um jogador para fortalecer uma posição onde estávamos nitidamente carenciados... em contraponto ao que se passou para os centrais... A diferença esteve no dinheiro gasto. Estes 2,5M€ estão a ser muito mais baratos que o dinheiro que se despendeu na contratação e despenderá no pagamento de salários em centrais que não estão preparados para serem titulares, no imediato, num clube com a ambição do SCP.

    Amanhã é um jogo diferente... Ambicionamos a vitória, como sempre, mas dado o poderio do adversário e com o jogo por disputar, não me importava somar mais um empate a um golo...

    Força, rapazes. Força SCP!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)