terça-feira, 23 de setembro de 2025

Sporting 3 - Moreirense 0: O ketchup chegou no fim


Futebol também é isto: é possível jogar bem, muito bem até, como aconteceu ontem, e acabar por ter um jogo muito dificil, que apenas fica decidido nos instantes finais. Neste sentido a equipa do Sporting acabou por dar uma lição para a bancada, lutando sempre até ao  final pelo melhor resultado possível, sem se dar mostras de grande perturbação com a marcha dos ponteiros do relógio. Se alguma coisa há a lamentar será "apenas" a falta de eficácia no último remate para a baliza.

Este jogo de certa forma traz a confirmação do que os jogos anteriores já havia deixado a entender: esta versão do Sporting de Rui Borges está várias notas acima do que foi a versão anterior, herdada em circunstâncias muito difíceis, sabidas de todos, que ainda assim conseguiu levar a bom termo. A versão actual da autoria de Rui Borges é muito mais rica e criativa, com uma produção ofensiva muito mais dificil de prever e seja qual for a forma como o adversário defende. Falta fechar com chave de ouro esta evolução qualitativa, e que já aqui foi assinalado acima: ser mais eficaz para não deixar para a sorte a decisão sobre o resultado final.

 Notas individuais para o momento de forma de Francisco Trincão, cuja acção endiabrada obrigou os adevrsários a cometer os erros que acabaram por estar ligados ao ketchup servido já perto do final. Para a estreia de Ioanidis a marcar e pela forma poderosa como irrompeu sobre os centrais, após passe cheio de mel de Alisson, bem como para o grande jogo de Suárez que contudo não foi feliz na finalização. 

 

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Modalidades: revista da semana


Os leões do andebol começaram na quarta-feira a sua participação na EHF Champions League indo até à Roménia vencer o Dínamo de Bucareste por 33-30, com um empate a 15 golos ao intervalo. Foi um excelente começo na competição vingando a derrota que tinham sofrido perante este adversário na visita na época passada. Também no passado mês de Agosto já se tinham defrontado estas equipas na Final do Torneio Interpontes, em Pontevedra, tendo empatado o desafio, mas onde os romenos venceram no desempate por livres de 7 metros. Neste jogo começaram melhor os homens da casa, muito duros a defender, adiantando-se para 1-3 com cinco minutos jogados, mas a sua dureza era tal que viram um seu jogador ser expulso nesta altura. A partir desta altura o jogo seguiu com golos alternados até que aos 10 minutos de jogo, com o marcador em 3-5, Salvador foi suspenso por 2 minutos, o que fez os visitados aumentarem o marcador para 4-7. Com a equipa novamente completa e com algumas boas defesas de André Kristensen os leões reagiram e empataram a 7, o que obrigou Paulo Pereira, o seleccionador português que é o treinador dos romenos, a pedir um desconto de tempo, mas que não teve resultados imediatos pois os leões ainda puseram o marcador em 9-7, mas nesta altura, com 15 minutos de jogo, uma conversa com um dos árbitros originou a saída de Edy Silva por 2 minutos e os romenos fazerem o 9-8. Recuperaram os leões e passaram o marcador para 11-8 e 13-10. Melhoraram os nossos adversários chegando ao empate a 13, tendo-se seguido depois empates até aos 15 que era o resultado ao intervalo. Como na 1ª parte, começaram melhor os romenos na 2ª parte chegando aos 15-17, mas os leões reagiram e passaram para 18-17, conseguindo aumentar a vantagem para 21-19 e 22-20 com 12 minutos jogados, quando Martim Costa é suspenso por 2 minutos, mas com pouca diferença na marcha do marcador, porque os leões conseguem alargar para 24-21, com 15 minutos jogados. Nesta altura o treinador adversário pede novo time-out e conseguem reduzir para 24-22. Desta paragem o Dínamo regressa com um sistema defensivo diferente, ao qual os nossos jogadores estavam a sentir dificuldades no ataque o que obrigou Ricardo Costa um minuto depois a pedir novo desconto de tempo conseguindo os leões alargar a vantagem para quatro golos aos 27-23 e 28-24 e 31-27. Reduziram os romenos para 31-29, mas os leões responderam para 33-29, e já dentro do último minuto conseguiram os adversários obter um golo que fez o resultado final. Neste jogo temos de salientar a exibição de Mohamed Ali, que jogou toda a 2ª parte e se André Kristensen que jogou toda a 1ª parte esteve bem, Mohamed foi brilhante fazendo defesas importantíssimas. Nos jogadores de campo estiveram todos muito bem, mas temos de salientar os principais marcadores de golos que foram Kiko Costa, com 8 golos e Martim Costa e Orri Porkelsson ambos com 7 golos. 

Regressaram os leões do andebol ao PJR no sábado para defrontarem o Benfica no jogo da 2ª jornada do Campeonato Placard a quem venceram, e bem, por 42-32, com 20-13 ao intervalo. Foi um jogo que começou equilibrado, mas sempre com o Sporting na frente, e aumentando a vantagem com o marcador a passar por 4-2, 7-4, 11-6, 14-8 para chegar aos 20-12, com os adversários a conseguirem um golo para reduzirem no resultado ao intervalo. Começaram bem os leões na 2ª parte, aumentando para 22-13 e 26-17. A partir desta altura os senhores do apito tentaram dar uma volta no marcador e depois de validarem um golo dos visitantes com a bola a ser ganha com os pés, excluíram por 2 minutos Kiko com o argumento que ele tinha recuperado a bola usando os pés, quando todo o pavilhão tinha visto que o corte tinha sido feito com as mãos. Pouco depois excluem Gassamá e o guarda-redes visitante por se travarem de razões, mas se algum culpado havia, teria de ser o visitante pois a discussão foi no canto do ataque leonino, em cima dos 9 metros, logo não seria Gassamá que tinha ido provocar o guarda-redes. Mas nada conseguiram os apitadores pois apesar de Ricardo Costa ter posto todos os jogadores a rodar a nossa equipa foi aumentando a vantagem até aos 37-25, para terminar o desafio com 10 golos de vantagem. Kiko Costa com 9 golos, Salvador com 8 e Orri Porkelsson e Jan Gurri ambos com 5 golos cada foram os principais marcadores leoninos, mas não podemos deixar de salientar as exibições dos nossos guarda-redes porque quer Mohamed Ali, que jogou toda a 1ª parte e parte da 2ª, quer André Kristensen que jogou na parte final do desafio tiveram excelentes intervenções, sendo muito importantes nas vantagens leoninas. Compreendemos a rotação dos jogadores, feita por Ricardo Costa, pois na quinta-feira 18 e no domingo 21 a equipa tem dois jogos importantes, e difíceis, recebendo no PJR os polacos do KSI Kielce na 2ª jornada da EHF Champions League e indo a Braga defrontar o ABC, para a 3ª jornada do Campeonato Placard.


Os leões do futsal, depois da vitória de 6-1 sobre o Benfica na Supertaça, começaram na passada segunda-feira a disputa da sua Liga Placard indo até Torres Vedras vencer o Torreense por 5-4, com 3-1 ao intervalo. Sem vários jogadores importantes, muito especialmente Alex Merlim, por castigo devido a um cartão amarelo no último jogo da Liga da época passada, e Zicky Té devido a não estar em perfeitas condições físicas a nossa equipa começou bem num jogo considerado difícil. Após várias tentativas somente aos 10 minutos conseguiram os leões o primeiro golo numa jogada começada em Bernardo Paçó, que pôs a bola em Diogo Santos que a colocou em Bruno Pinto que com um potente remate bateu o guarda- redes local, que em todo o jogo realizou imensas defesas, cotando-se com uma grande exibição. Aos 14 minutos, na marcação de um canto mal defendido pelos leões, conseguiu o Torreense empatar o jogo. Mas dois minutos depois Wesley fez o 2-1 com um fortíssimo remate a terminar uma boa jogada leonina. E já no último minuto da 1ª parte Nuno Dias pediu o seu habitual desconto de tempo para os últimos momentos de jogo e, como consequência das suas instruções, na marcação de um lançamento lateral por Wesley a bola é passada para Taynan, que dentro da área e com um pontapé em rotação faz o 3-1, resultado ao intervalo. A 2ª parte começou com os leões a fazerem o 4-1, novamente com um passe de Wesley na marcação de um lançamento lateral, mas desta vez para a cabeça de Diogo Santos, que não perdoou. Reagiram os torrienses que logo de seguida, com 2 minutos e meio jogados, beneficiaram de um penalti que transformaram reduzindo para 4-2. Com 10 minutos jogados, numa recuperação de bola em falta não assinalada, os locais reduziram para 4-3. No minuto seguinte num contra-ataque Wesley rematou, a bola foi defendida mas ressaltou para fora da área onde Wesley foi ao seu encontro e aplicou um potente remate fazendo o 5-3. Aos 14 minutos quando a nossa equipa controlava o jogo o nosso último jogador escorregou e deixou a bola disponível para o seu adversário directo que apareceu isolado, com a bola bem dominada, a frente de Bernardo Paçó e não perdoou fazendo o 5-4. A 3 minutos do fim o técnico adversário pediu um desconto de tempo e pôs a sua equipa a jogar com o guarda-redes avançado. Não conseguiram grandes vantagens mas beneficiaram de um canto no último segundo de jogo, e mais uma vez a nossa defesa não esteve bem, e conseguiram introduzir a bola na nossa baliza, só que desta vez a bola demorou mais de um segundo a entrar pelo que o golo não valeu, terminando o jogo com a vitória dos leões, na 1ª jornada da Liga.

No domingo os leões do futsal regressaram ao PJR para receberem o SC Braga em jogo da 2ª jornada da Liga Placard tendo vencido por 5-2, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado, com os leões a sofrerem um golo logo no 2º minuto de jogo, seguindo-se outro remate de longe, e com Bernardo Paçó fora da baliza, foi Merlim com um corte dificílimo que evitou o 0-2. Tinham de reagir os leões, e reagiram, pois logo no 4º minuto Tomás Paçó na sequencia de um livre marcado por Taynan conseguiu restabelecer o empate, para com 6 minutos e meio jogados Rocha virar o resultado, quando recebendo a bola junto à lateral, com ela bem dominada, rodou e na zona central disparou para o 2-1. Continuou o jogo a ser muito disputado, com vários remates perigosos de ambos os lados, mas a maior oportunidade pertenceu a 2 minutos do intervalo a Pauleta, que com a baliza deserta não conseguiu acertar na baliza com um remate de meio campo. A 2ª parte continuou muito equilibrada e disputada e com 3 minutos jogados Rocha, isolado frente a frente com o guardião bracarense, não conseguiu marcar, depois de Bernardo Paçó também já ter feito duas ou três grandes defesas. Aos 6 minutos de jogo conseguiu o Sporting aumentar para 3-1, por Bruno Pinto que conseguiu recuperar uma bola e depois de tabelar com Diogo Santos rematou com êxito. Mas menos de dois minutos depois conseguiram os visitantes pôr de novo a diferença mínima na marcação de um livre em que a bola sofre dois desvios para bater Bernardo. Continuou um jogo equilibrado com ambas as equipas a fazerem pontaria à madeira das balizas, com os leões a acertarem mais duas vezes e o Braga uma. Mas a 9 minutos do fim Bruno Pinto bisou fazendo o 4-2 na sequência de mais um livre novamente marcado por Taynan. Continuou o jogo com as mesmas características de tal modo que mais uma vez Merlim acertou na trave até que a 3 minutos do fim o treinador visitante pede um desconto de tempo e põe a sua equipa a jogar com guarda-redes avançado. Como habitualmente a nossa equipa defende bem esta situação, e desta vez não foi diferente. Recuperámos algumas bolas e se Merlim voltou a acertar no poste e Wesley atirou a rasar a baliza, Tomás Paçó não errou e a 10 segundos do fim bisou e fez o resultado final. Vitória muito importante, perante um adversário difícil, que deixa a equipa com os seis pontos respeitantes às duas jornadas disputadas antes da paragem para os jogos da selecção. O próximo jogo dos leões do futsal será no domingo 28 em casa do Rio Ave.

 Também as leoas do futsal iniciaram a disputa do seu Campeonato Nacional, a Zona Sul da 2ª divisão, tendo recebido na 1ª jornada a equipa do Torreense com quem perderam por 1-2, com 1-1 ao intervalo, sendo o golo leonino obtido por Diana Silva. No sábado foram as leoas até ao Parchal, defrontar a União Parchalense, no jogo da 2ª jornada, vencendo por 8-1, com 4-1 ao intervalo, tendo Diana Silva obtido 4 golos, sendo os restantes por Beatriz Crespo, Edna Peralta e Margarida Silva e havendo ainda um autogolo de uma adversária. O próximo jogo destas leoas será no sábado 20, no PJR, recebendo o União Povoense.

Neste fim-de-semana os leões do basquetebol venceram o III Torneio Internacional de Lisboa, numa organização da Associação de Basquetebol de Lisboa, vencendo na Final o Benfica por 80-76, com 37-40 ao intervalo. Foi um jogo equilibrado onde no fim do 1º quarto estavam os leões na frente por 2 pontos com 19-17 no marcador. No 2º quarto foram melhores os adversários que recuperaram cinco pontos chegando ao intervalo a vencerem por 3 pontos com um parcial de 18-23. Começaram melhor os nossos opositores na 2ª parte, que com oito pontos seguidos atingiram a maior distância de toda a partida, com 11 pontos de vantagem, mas recuperaram os leões que rapidamente reduziram para uma diferença de quatro pontos, tendo chegado o fim do quarto a uma distância de cinco pontos em 55-60, dando um parcial do quarto de 18-20. O quarto final começou equilibrado mas com o marcador em 60-64, os leões dispararam com 11 pontos seguidos e a menos de quatro minutos do fim já ganhavam por sete com 71-64 no marcador. Os adversários pressionaram tentando a reviravolta, ainda conseguiram reduzir para os quatro pontos finais, mas tirarem a vitória aos leões não conseguiram, com o parcial do quarto a ser 25-16. Malik Morgan foi o leão que mais se evidenciou com 26 pontos e 9 assistências, bem acompanhado por Malik Bowman e Stephan Swenson ambos com 13 pontos cada.

Para disputarem a final os leões tiveram que defrontar na sexta-feira os ingleses do Surrey 89ers a quem venceram por 87-65, com 41-32 ao intervalo. Começaram bem os leões que atingiram 13-8 e 19-8, reduzindo os britânicos para 20-15 no fim do período. No 2º quarto continuou a nossa equipa a controlar o jogo aumentando a vantagem com um parcial de 21-17. O 3º quarto foi o disparar da vantagem leonina que chegou ao fim do quarto em 69-48, o que dá o parcial do quarto de 28-16. No 4º quarto Luís Magalhães fez uma rotação de todos os jogadores, chegando a ter uma vantagem de 27 pontos (87-60), terminando com um parcial de 18-17. Malik Morgan fez um excelente jogo obtendo 26 pontos e 6 assistências, tendo obtido uma percentagem de 100% em lançamentos de 3 pontos com 7 convertidos em 7 tentados. Também Brandon Johns com 12 pontos e 8 ressaltos e Harden-Hayes com 12 pontos e 2 lançamentos de 3 pontos convertidos em 3 tentados se salientaram.

No anterior fim-de-semana os basquetebolistas já tinham feito mais um jogo de preparação, novamente em Espanha desta vez com o Cáceres Basket, tendo vencido por 87-67, com 54-24 ao intervalo, tendo os parciais dos quartos os valores de 27-11, 27-13, 19-23 e 14-20.

Os leões do hóquei patins foram até Paços de Ferreira disputar o Torneio António Augusto Matos tendo vencido o torneio, como resultado das três vitórias nos jogos realizados. Na sexta-feira feira no primeiro jogo defrontaram a Oliveirense e venceram por 3-1, com 2 golos de Danilo Rampulla e um de Facundo Navarro. No segundo jogo, no sábado, o adversário foi a Juventude Pacense que foi batida por 4-0, com os golos a serem marcados por Danilo Rampulla, Verona, Nolito e Rafa Bessa. No domingo disputou-se o terceiro jogo perante a Juventude de Viana que foi batida por 3-0, com 2 golos de Nolito e um de Rafa Bessa.

Post da autoria do 8 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Análise ao Relatório & Contas 2024/2025


A Sporting CP SAD apresentou o seu Relatório e Contas de 2024/2025, o mais recente, com os seguintes resultados e conclusões:

Principais Conclusões

O exercício de 2024/2025 ficou marcado por um Resultado Líquido positivo de 20 milhões de euros, representando um crescimento de 66% face à época anterior. Este é o quarto resultado líquido positivo consecutivo da Sporting SAD, totalizando um resultado líquido acumulado de 82,3 milhões de euros nos últimos quatro exercícios, um feito inédito na história da SAD.

Houve também recordes de vendas em linhas de negócio operacionais, com o Merchandising a atingir 17,3 milhões de euros (um aumento de 14% face ao período homólogo e um crescimento de 17 vezes em 10 anos) e a venda de Gamebox a registar 8 milhões de euros. A nova oferta de Lion Seats, lançada em Março de 2025, esgotou em menos de 4 meses, com um volume de vendas de 14,9 milhões de euros, que será contabilizado a partir da época 2025/2026.

Pela primeira vez na história da Sporting SAD, o valor de mercado do plantel ultrapassou os 500 milhões de euros, colocando-o como o 19º plantel mais valioso da Europa e líder nacional neste indicador pelo segundo ano consecutivo. A SAD também conta com 5 dos 10 jogadores que mais valorizaram e 6 dos 11 atletas mais valiosos da Liga nacional, incluindo o jogador mais valioso do campeonato, o que reflete um forte investimento na estratégia de valorização sustentada.

A Sporting SAD reafirmou a sua visão estratégica focada no talento e desenvolvimento individual. A empresa superou a média de 500 colaboradores na época de 2024/25 e publicará informações adicionais sobre Sustentabilidade Ambiental e Responsabilidade Social. Foram implementadas iniciativas de sustentabilidade, como um novo sistema de drenagem de água para o relvado e um processo de tratamento e reciclagem da relva. A marca Sporting CP e a Sporting SAD foram distinguidas em Prémios Lusófonos da Criatividade.

O Conselho de Administração expressa a convicção de que as medidas e decisões dos últimos anos permitirão à Sporting SAD criar valor, gerar lucros e sair da situação de perda de metade do capital social em que se encontra.

Activo e Passivo

As demonstrações financeiras de 30 de Junho de 2025 foram elaboradas de acordo com as normas contabilísticas aplicáveis, apresentando uma imagem verdadeira e apropriada do ativo e do passivo.
No que concerne ao passivo, após a reestruturação financeira ocorrida em Dezembro de 2023, a Sporting SAD extinguiu a dívida de empréstimos bancários, e todos os financiamentos obtidos a 30 de Junho de 2025 estão expostos a taxa de juro fixa, com exceção do leasing da Academia Cristiano Ronaldo que possui uma taxa de juro variável. A Sporting SAD detinha 20 ações próprias a 30 de Junho de 2025.

Em Setembro de 2025, está previsto o registo definitivo de uma cisão-fusão, pela qual a Sporting SAD destacará parte do seu património para a Sporting Entertainment. Este património inclui operações e atividades das unidades de negócio como Bilheteira, Publicidade e Patrocínios, Merchandising, exploração do Museu SCP e Eventos, juntamente com os ativos e passivos a elas relacionados.

Resultados Líquidos e Operacionais


Conforme mencionado, a Sporting SAD registou um Resultado Líquido de 20 milhões de euros no exercício de 2024/2025, o que representa um aumento de 66% em comparação com a época anterior. Este resultado contribui para um acumulado de 82,3 milhões de euros nos últimos quatro exercícios, assinalando quatro anos consecutivos de lucros, um marco histórico para a SAD. O resultado líquido do exercício de 2025 foi de 20.023 milhares de euros, com um saldo acumulado de 40.928 milhares de euros em 30 de Junho de 2025.

A política de remunerações variável está condicionada a um resultado líquido anual positivo, o que, dado o lucro de €20M, permite a atribuição dessa retribuição no exercício de 2024/2025.

Transferências de Jogadores da Sporting CP SAD (compras e vendas)


Na época de 2024/2025, o valor das vendas de jogadores foi de 116,2 milhões de euros, um ligeiro decréscimo de 11% face ao período homólogo.

Como evento subsequente, a Sporting SAD destaca a realização da maior transferência da sua história no mercado de Verão de 2025/2026: a venda de Viktor Gyökeres por 65,8 milhões de euros fixos (sem comissão de venda), acrescidos de 10,3 milhões de euros variáveis. Este valor não foi integrado no exercício económico de 2024/2025, mas é um facto relevante para o futuro. Foram também mencionadas outras movimentações de atletas para a época 2025/2026, como Rafael Pontelo, Geovany Quenda, Koba Koindredi, entre outros.

Os valores a pagar pela aquisição de jogadores e treinadores a agentes ascenderam a 58.054 milhares de euros em 30 de Junho de 2025, um aumento face aos 43.721 milhares de euros registados em 30 de Junho de 2024.

Situação Financeira da Sporting SAD

A situação financeira da Sporting SAD é descrita como controlada, com o Conselho de Administração a acreditar que as medidas e decisões tomadas permitirão à Sociedade criar valor, gerar lucros e sair da situação de perda de metade do capital social em que se encontra. A participação na UEFA Champions League na época 2025/2026 é um fator que se espera que consolide o caminho financeiro da SAD.

Os principais riscos que podem afetar os resultados, fluxos de caixa e posição financeira da Sporting SAD incluem o risco desportivo, risco de mercado, risco regulatório, risco de taxa de juro, risco de crédito e risco de liquidez. No entanto, após a reestruturação financeira de Dezembro de 2023, a Sporting SAD não está exposta a financiamentos de taxa variável, com todos os financiamentos obtidos a taxa de juro fixa a 30 de Junho de 2025, exceto o leasing da Academia Cristiano Ronaldo. Os valores a receber de clubes que participam em competições europeias possuem uma garantia implícita devido aos critérios de sustentabilidade financeira da FIFA e UEFA.

A Sporting SAD está a elaborar um Relatório de Sustentabilidade para os exercícios de 2023/2024 e 2024/2025, com publicação esperada nos próximos meses."

Nota importanteesta é uma a analise feita com recurso à AI realizada pelo meu amigo @bancadadeleao (Pedro Varela) a quem desde já agradeço a permissão para publicação. 

domingo, 14 de setembro de 2025

Missão comprida em Famalicão


Tal como esperado não foi uma tarefa fácil sair de Famalicão com três pontos. Acabou por ser fundamental o Sporting não se ter desequilibrado emocionalmente no muito tempo em que o resultado não lhe convinha e sabido controlar quando alcançou a vantagem. 

Tal como Rui Borges reconheceu, o adversário foi uma equipa bastante física e pressionante ao que o Sporting nem sempre respondeu com o grau de intensidade adequado quando chamado a disputar os duelos. Tal foi conferindo alguma confiança aos da casa, mais ainda depois de ter conseguido chegar ao golo. Isto depois de Quenda ter falhado de forma quase escandalosa a possibilidade de inaugurar o marcador. Algumas dessas dificuldades começaram pelo menor acerto na hora de defender de Kosharshvili e o maior cuidado que Hjulmand teve que ter por ter sido amarelado numa fase muito precoce do jogo.

Apesar de ter sentido algumas dificuldades em chegar ao último terço por não conseguir que o trio Trincão, Pote e Suarez ligassem entre si, a verdade é que o Sporting foi sempre a equipa mais perigosa e a que dispôs de mais e melhores oportunidades de chegar ao golo quer na primeira parte quer no segundo tempo. Acaba por isso por chegar com naturalidade  à vitória, apesar da sorte nos ressaltos que fizeram chegar a bola a Pote para que este assistisse Suarez. Este fez o que compete a um ponta-de-lança: não precisou de muitas oportunidades para acrescentar mais um golo ao seu pecúlio.

O jogo pôde proporcionar algumas novidades, umas por opção de Rui Borges outra forçadas por lesões. Desde logo a começar pela estreia forçada de Virgínia, que esteve seguro e pouco mais poderia fazer no lance do golo sofrido. Toda a ala direita foi recauchutada por obrigação da lesão de Catamo e a boas indicações deixadas por Vagianidis nos minutos em que jogou. Este a defender não foi tão eficaz como tem sido Fresneda e o facto de ter jogado a meio da semana talvez tivesse recomendado a troca com o espanhol. Kosho continua a deixar algumas interrogações e não seria de todo estranho que João Simões venha a ter mais do que os parcos minutos que ainda regista. Ioanidis estreou-se deixando impressão de ter uma óptima relação com a bola mas, tal como Suárez, não foi servido como seria de esperar para mostrar qualidades, sendo evidente uma compleição física impressionante.  Quaresma, "castigado" pela mudança operada na defesa, teve finalmente os seus primeiros minutos, ainda que escassos.

Foi assim "comprida" a missão primordial desta deslocação ao coração do Minho: demorou a arrecadar mas estes três preciosos pontos são vitais para seguir na perseguição do regresso o mais rapidamente ao primeiro lugar do pódio. 

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Sete anos que mudaram o Sporting


Assinalaram-se ontem os sete anos da eleição de Frederico Varandas, sucedendo a Bruno de Carvalho num momento especialmente conturbado para o clube. Não foram fáceis os primeiros anos e ninguém em 2020, quando junta Rúben Amorim a Hugo Viana, que na época seguinte estaria a celebrar o titulo de campeão nacional. Quem olha para o clube de então encontra poucas mais semelhanças do que o equipamento e o leão no símbolo. Até o estádio já não é bem o mesmo. 

Se dúvidas houvesse sobre a grande mudança operada no clube quem melhor para o certificar que os nossos rivais: Para eles o Sporting deixou de ser olhado pelos  como o "grande que precisamos que seja mais forte" para passar a ser o alvo a abater e quer quer por um outro como o clube que tudo controla. Ao ponto de este ano terem apostado a cave com o intuito de regressarem aos títulos. 

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Modalidades: revista da semana

E continuam as vitórias nas modalidades. Depois da Supertaça do Andebol, perante o FC Porto desta vez foi o Futsal que venceu a Supertaça ganhando ao Benfica. Foi em Gondomar que se disputou a Supertaça de Futsal tendo os leões conquistado a sua 12ª Supertaça vencendo o Benfica por 6-1, com 4-0 ao intervalo. Foi um jogo com uma arbitragem altamente rigorosa e com quatro minutos jogados já os leões tinham dois jogadores amarelados, um deles no banco. Num jogo equilibrado com sete minutos jogados Pauleta fez um excelente remate que esbarrou no poste, mas aos oito minutos e meio Merlim, na transformação de um livre, abriu o marcador. Aos 10 minutos de jogo é assinalada a quinta falta aos nossos adversários, o que leva o seu treinador a pedir um desconto de tempo, mas a agressividade dos seus jogadores manteve-se e nem um minuto depois é mostrado um cartão vermelho a um seu jogador. No livre directo respectivo Merlim não conseguiu bater o guarda-redes adversário. Quase de seguida também Nuno Dias pediu um time-out e não sabemos se derivado das suas palavras vinte segundos depois Diogo Santos termina uma excelente jogada colectiva fazendo o 2-0. A cinco minutos do intervalo, consequência da sua excessiva agressividade é assinalada nova falta aos nossos oponentes, e no livre directo respectivo Tomás Paçó faz o 3-0, para, já no último minuto da 1ª parte, em outro livre directo, fazer o 4-0 que se verificava ao intervalo. A 2ª parte continuou equilibrada mas com as melhores oportunidades a pertencerem aos leões que tiveram duas vezes a bola nos postes da baliza, uma por Rocha e outra por Wesley mas pelo meio Taynan fez o 5-0. Nos cinco minutos finais o Benfica passou a jogar com o guarda-redes avançado. A 4 minutos do fim foi marcada a quinta falta aos leões, o que fez Nuno Dias pedir novo desconto de tempo, mas a pouco mais de um minuto do fim é assinalada nova falta, que fez que no respectivo livre directo os adversários conseguissem o seu golo de honra, mas que não deu para que a diferença de cinco golos fosse diminuída porque, já no último minuto, Bernardo Paçó aproveitou a baliza adversária deserta para fazer o 6-1 final. Grande entrega e grande companheirismo destes excelentes jogadores originaram mais uma importante vitória. O próximo jogo dos leões do futsal será na próxima segunda-feira 8 indo até Torres Vedras defrontar o Torreense no jogo da 1ª jornada da Liga Placard. 

Também as leoas do futsal feminino já começaram a sua época tendo disputado o primeiro jogo de preparação na Póvoa de Santa Iria, na casa do Povoense com quem perderam por 0-2. O segundo jogo, já mais a sério, foi a recepção no PJR ao GDU Caxienses para disputa do Trofeu Stromp tendo vencido por 9-0. No passado fim-de-semana foram até ao Norte para efectuarem mais três jogos de preparação. Em Pinhel defrontaram e venceram o Oliveira do Bairro SC, por 2-1, e Os Pinhelenses por 1-0. No domingo em Vila do Conde defrontaram o GD Árvore com quem empataram 2-2. O próximo jogo será a recepção ao Torreense no sábado 6, no PJR, e referente à 1ª jornada da 1ª Fase / Série Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, onde as leoas do futsal estão incluídas nesta época. 

No domingo disputou-se em Matosinhos a Final da Supertaça Ibérica de andebol onde os leões defrontaram o Barcelona tendo perdido no desempate por livres de 7 metros por 3-4 depois de um empate 31-31 no tempo regulamentar. A marcha do marcador mostra bem o equilíbrio com que se disputou o jogo. E houve empates até aos 6-6, e dos 8 aos 10, quando a nossa equipa conseguiu fazer 13-10, a maior diferença de todo o encontro, chegando ao intervalo com 15-13. A 2ª parte começou mantendo a diferença de 2/3 golos até aos 19-16, altura em que os catalães recuperaram até empatarem aos 19, mantendo-se empates sucessivos até aos 23, quando os nossos adversários conseguiram 23-25, mas os leões recuperaram para se seguirem empates até aos 29, e saltarem para 31-29 a dois minutos do fim. Mas o Barcelona conseguiu empatar a 20 segundos do fim. Ricardo Costa pediu um desconto de tempo para delinear a última jogada leonina mas o guarda-redes catalão conseguiu defender o remate de Martim Costa mas que sofreu falta, que os árbitros assinalaram. Kiko Costa apanhou a bola e marcou o livre rapidamente mas tinha um adversário a menos de dois metros que cortou o remate. Essa posição implicava a sua exclusão e a marcação de um livre de 7 metros. Mas a dupla portuguesa de arbitragem, continuando o seu comportamento ao longo de todo o encontro, mais parecendo ao que estamos habituados nos jogos particulares em Espanha arbitrados por locais, não querendo cumprir as regras foi ao vídeo inventar que Kiko tinha levantado o pé quando marcou o livre. Já tinham conseguido expulsar Mamadou Gassamá quando aos 19 minutos desta 2ª parte o nosso jogador, perante uma entrada do ponta adversário, se afastava para evitar o contacto e evitar um possível livre de sete metros, e o opositor atinge com o seu pé o pé do Gassamá que se ia a afastar. Também a cinco minutos do final ordenaram a exclusão por dois minutos de Salvador, sem ninguém perceber porquê. E durante todo o jogo situações rigorosamente iguais eram decididas consoante a cor das camisolas sempre a favor dos forasteiros. Com esta decisão foram as equipas para o desempate através da marcação de livres de 7 metros. Nos primeiros livres ambas as equipas falharam, sendo o nosso rematado por Orri Porkelsson, depois os espanhóis não falharam mais nenhum e, depois de Salvador, Kiko e Jan Gurri terem convertido os seus, Carlos Alvarez não conseguiu converter o seu. Durante o desafio Kiko Costa e Orri Porkelsson ambos com 6 golos e Victor Romero com 4 foram os melhores marcadores leoninos. 

No sábado os leões tinham disputado a meia-final com o CB Ademar Leon a quem venceram por 42-27, com 18-13 ao intervalo. O desafio começou equilibrado com golo-cá-golo-lá até ao 3-3, altura em que os leões saltaram para 6-3 e foram aumentando a vantagem que passou por 10-6, quando o treinador forasteiro se viu abrigado a pedir um time-out mas que pouco resultou atingindo o marcador 15-9, 17-11 momento em que os espanhóis reduziram para 17-13, quando Ricardo Costa pediu o seu habitual desconto de tempo preparando a jogada final do período, terminando a 1ª parte com 18-13, e com os árbitros a excluírem por 2 minutos Victor Romero, no último segundo. Na jogada inicial da 2ª parte no ataque do Ademar mais um leão excluído por 2 minutos, desta vez Moga, que obrigou a nossa equipa a defender apenas com quatro jogadores de campo. Mas mesmo nesta inferioridade de jogadores de campo os leões conseguiram aumentar a vantagem para 20-14. Continuaram os leões a controlar o jogo e a aumentar a vantagem chegando aos 23-16, obrigando o treinador espanhol a pedir um desconto de tempo, pondo a equipa a jogar 7x6, mas que não deu qualquer resultado continuando o marcador a alargar passando por 27-18, 30-20 e quando chegou aos 33-23, novo desconto de tempo para voltar a jogar com guarda-redes. Continuou a nossa equipa a controlar o encontro, a rodar todos os jogadores e a dilatar a vantagem que passou por 39-25 para terminar nos 42-27 finais. Carlo Alvarez com 7 e Kiko com 6 foram os leões que mais golos marcaram neste desafio.

Nesta quarta-feira voltaram os leões do andebol a jogar indo até ao Funchal defrontar o Marítimo no jogo da 1ª jornada do Campeonato Placard, regressando com uma vitória por 36-29, com 18-15 ao intervalo. Foi um jogo em que tirando os minutos iniciais com o Marítimo a chegar ao 1-3, rapidamente os nossos jogadores recuperaram empatando aos 3-3, ao que se seguiram empates até aos 6-6, quando os leões começaram a ganhar avanço chegando aos 8-6, que passaram para 11-8 e 16-11, tendo os madeirenses recuperado até 16-14, terminando a 1ª parte com 18-15. Na 2ª parte o Marítimo, que jogou todo o jogo em 7x6, continuou a arriscar que a cada golo obtido rapidamente sofresse a resposta, e o marcador continuou a aumentar a nosso favor, passando por 21-17, 23-18, 26-20, 32-24 até aos sete golos de diferença final. Kiko com 10 golos foi o melhor marcador leonino, seguido por Salvador com 7, sendo que a maioria foi resultante da reposição da bola em jogo após golo sofrido, e por Martim Costa com 6 golos.O próximo jogo dos leões do andebol será na próxima quarta-feira 10 na Roménia onde vão defrontar o Dínamo Bucareste na 1ª jornada da EHF Champions League.

Também o basquetebol fez outro jogo de preparação desta vez em Palencia, onde foi apadrinhar a estreia nesta época do Super Agropal Palencia, equipa da 1ª FEB, antiga Liga Ouro, 2ª divisão espanhola, saindo derrotado por 97-109, com 56-51 ao intervalo e os parciais de 33-28, 23-23, 21-33 e 20-25. Neste desafio verificou-se o regresso do nosso antigo jogador João Fernandes. Esta equipa tem anunciado para sábado 6 novo jogo em Espanha, desta vez em Cáceres com a equipa local.  

Autor. 8 

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Como fazer um mercado em três prestações: tarde, nunca e a más horas.


Foi um verdadeiro anticlímax o fecho de mercado de verão. É muito difícil de aceitar que depois dos tristemente célebres casos ocorridos com Rjkard (1988) e Adrien (2017) o nome do Sporting volte a estar associado a um rotundo falhanço na inscrição de um jogador. Depois de tantos meses pela frente (pelo menos desde maio) para o clube atacar o mercado de forma a consolidar a sua posição dominante, acaba por dar uma fraca imagem como organização e falhar com estrondo o fecho do reforço do plantel. Era isto que se pedia depois da dobradinha e sobretudo do bi-campeonato, mexer pouco, mas mexer bem. Com um plantel quase todo a transitar da época anterior e sabendo-se antecipadamente da saída de Gyokeres, pedia-se sobretudo minucia, havia tempo e dinheiro.

Reforçar tarde 
Ora o primeiro mau sinal ficou dado com o tempo despendido na substituição do sueco. O Sporting apresentou-se na disputa da Supertaça apenas com Harder na frente e Suárz acabado de aterrar. Sem surpresa, a equipa denotou estar curta apenas com o dinamarquês, que entretanto já nem cá mora, estando agora no seu lugar essa espécie de D. Sebastião Grego de seu nome Ioanidis. 


Reforçar nunca
É também muito difícil de aceitar que o Sporting vá para a segunda época com uma lacuna por preencher, a de um elemento para a esquerda do ataque e alguém que deixe o Pote de vez em  a embalar as suas meninas. Foi uma verdadeira novela a viagem que começou no Yeremai e acabou na não vinda nem de Kevin nem de ninguém. Compreende-se as escolhas, qualquer um dos jogadores mencionados fariam o Sporting dar o salto qualitativo que se procurava. Já não se compreende que tudo tenha ficado para os derradeiros momentos, sem acautelar o que viria a suceder e que é sempre possível de acontecer em qualquer negociação.

Reforçar a más horas  
Não é muito difícil de imaginar o que aconteceu com a pretensa aquisição de Jota. O jogador estava disponível, mas o Sporting deve ter entendido, e quanto mim bem, que o perfil dos jogadores do parágrafo acima era o mais adequado às necessidades do clube. Com o ruir do negócio com Kevin / Shaktar o Sporting vai para o último recurso já em posição de grande fragilidade, mais ainda por se saber da personalidade de Marinakis, o dono do Nottingham. A falta de um simples email ficará registada no anedotário das transferências. Pena foi que não tenha acontecido o mesmo quando fomos buscar o “pinheiro” Tahles ou até mesmo o Biel no passado inverno.

Conclusão 
O plantel do Sporting tem qualidade suficiente para lutar pelo título. No entanto, ficou a sensação de que era preciso subir a fasquia. Investir para criar condições reais de conquistar o tricampeonato, sem depender apenas da sorte. Porem este mercado foi realizado sem grande direção, sem reforços que representem verdadeiros upgrades e sem visão estratégica. Ficou a sensação de que, estando reunidas as condições ideais para dar um salto de qualidade e aumentar as soluções disponíveis, o clube acabou por não aproveitar plenamente a oportunidade. Aguarda-se por uma explicação do clube, a fonte pode ser Comic Sans, mas de preferência sem o 
Every_Day Be Better

Quem tem razões de sobra para não se dar por satisfeito é o treinador Rui Borges. Pelo segundo mercado consecutivo a dita estrutura deixa-o de com uma mão à frente e outra atrás.Veremos o que acontece até dezembro.  

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (8) 40anosdisto (4) 8 (122) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (2) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (53) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (6) andebol 24/25 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (9) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) aquisições 2024/25 (2) arbitragem (117) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) Aurelio Pereira (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (13) basquetebol 22/23 (2) basquetebol 24/25 (1) Bastidores (86) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) Bicampeão (1) Bicampeonato (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeões europeus (1) campeões nacionais 23/24 (4) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (9) castigo máximo (1) Catamo (3) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (3) clássicos (12) Coates (6) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (9) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (5) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) Debast (2) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (48) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (19) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (133) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) EHF Champions League (1) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (7) época 24/25 (2) época 25/26 (2) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) Essugo (1) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (5) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (9) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) eterno capitão (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (32) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (2) Formação (95) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (11) futebol de praia (1) futebol feminino (7) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (45) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futsal 23/24 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (33) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (3) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (16) Hacking (1) Harder (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (5) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (21) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hóquei em Patins 23/24 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (9) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Ioanidis (2) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (10) João Pina (3) João Rocha (3) João Simões (1) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kovacevic (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (26) Liga 24/25 (22) Liga 25/26 (6) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões 2024/25 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (3) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Mangas (1) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (11) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Martim Costa (1) Martinez (2) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (50) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) mercado 24/25 (3) mercado 25/26 (2) mercado inverno 24/25 (1) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (161) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) Neto (1) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (10) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (8) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (9) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (4) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) plantel 25/26 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (2) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (6) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (3) Quenda (3) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (17) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (83) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (26) Rúben Amorim (4) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Borges (7) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (47) seleccionador nacional (14) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Suárez (2) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça 2024 (1) Supertaça Feminina (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (49) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (14) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (5) Taça de Portugal 24/25 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tetra futsal (1) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (8) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (15) VAR (5) Varandas (34) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (10) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (6) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)