Modalidades: revista da semana
E continuam as vitórias nas modalidades. Depois da Supertaça do Andebol, perante o FC Porto desta vez foi o Futsal que venceu a Supertaça ganhando ao Benfica. Foi em Gondomar que se disputou a Supertaça de Futsal tendo os leões conquistado a sua 12ª Supertaça vencendo o Benfica por 6-1, com 4-0 ao intervalo. Foi um jogo com uma arbitragem altamente rigorosa e com quatro minutos jogados já os leões tinham dois jogadores amarelados, um deles no banco. Num jogo equilibrado com sete minutos jogados Pauleta fez um excelente remate que esbarrou no poste, mas aos oito minutos e meio Merlim, na transformação de um livre, abriu o marcador. Aos 10 minutos de jogo é assinalada a quinta falta aos nossos adversários, o que leva o seu treinador a pedir um desconto de tempo, mas a agressividade dos seus jogadores manteve-se e nem um minuto depois é mostrado um cartão vermelho a um seu jogador. No livre directo respectivo Merlim não conseguiu bater o guarda-redes adversário. Quase de seguida também Nuno Dias pediu um time-out e não sabemos se derivado das suas palavras vinte segundos depois Diogo Santos termina uma excelente jogada colectiva fazendo o 2-0. A cinco minutos do intervalo, consequência da sua excessiva agressividade é assinalada nova falta aos nossos oponentes, e no livre directo respectivo Tomás Paçó faz o 3-0, para, já no último minuto da 1ª parte, em outro livre directo, fazer o 4-0 que se verificava ao intervalo. A 2ª parte continuou equilibrada mas com as melhores oportunidades a pertencerem aos leões que tiveram duas vezes a bola nos postes da baliza, uma por Rocha e outra por Wesley mas pelo meio Taynan fez o 5-0. Nos cinco minutos finais o Benfica passou a jogar com o guarda-redes avançado. A 4 minutos do fim foi marcada a quinta falta aos leões, o que fez Nuno Dias pedir novo desconto de tempo, mas a pouco mais de um minuto do fim é assinalada nova falta, que fez que no respectivo livre directo os adversários conseguissem o seu golo de honra, mas que não deu para que a diferença de cinco golos fosse diminuída porque, já no último minuto, Bernardo Paçó aproveitou a baliza adversária deserta para fazer o 6-1 final. Grande entrega e grande companheirismo destes excelentes jogadores originaram mais uma importante vitória. O próximo jogo dos leões do futsal será na próxima segunda-feira 8 indo até Torres Vedras defrontar o Torreense no jogo da 1ª jornada da Liga Placard.
Também as leoas do futsal feminino já começaram a sua época tendo disputado o primeiro jogo de preparação na Póvoa de Santa Iria, na casa do Povoense com quem perderam por 0-2. O segundo jogo, já mais a sério, foi a recepção no PJR ao GDU Caxienses para disputa do Trofeu Stromp tendo vencido por 9-0. No passado fim-de-semana foram até ao Norte para efectuarem mais três jogos de preparação. Em Pinhel defrontaram e venceram o Oliveira do Bairro SC, por 2-1, e Os Pinhelenses por 1-0. No domingo em Vila do Conde defrontaram o GD Árvore com quem empataram 2-2. O próximo jogo será a recepção ao Torreense no sábado 6, no PJR, e referente à 1ª jornada da 1ª Fase / Série Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, onde as leoas do futsal estão incluídas nesta época.
No domingo disputou-se em Matosinhos a Final da Supertaça Ibérica de andebol onde os leões defrontaram o Barcelona tendo perdido no desempate por livres de 7 metros por 3-4 depois de um empate 31-31 no tempo regulamentar. A marcha do marcador mostra bem o equilíbrio com que se disputou o jogo. E houve empates até aos 6-6, e dos 8 aos 10, quando a nossa equipa conseguiu fazer 13-10, a maior diferença de todo o encontro, chegando ao intervalo com 15-13. A 2ª parte começou mantendo a diferença de 2/3 golos até aos 19-16, altura em que os catalães recuperaram até empatarem aos 19, mantendo-se empates sucessivos até aos 23, quando os nossos adversários conseguiram 23-25, mas os leões recuperaram para se seguirem empates até aos 29, e saltarem para 31-29 a dois minutos do fim. Mas o Barcelona conseguiu empatar a 20 segundos do fim. Ricardo Costa pediu um desconto de tempo para delinear a última jogada leonina mas o guarda-redes catalão conseguiu defender o remate de Martim Costa mas que sofreu falta, que os árbitros assinalaram. Kiko Costa apanhou a bola e marcou o livre rapidamente mas tinha um adversário a menos de dois metros que cortou o remate. Essa posição implicava a sua exclusão e a marcação de um livre de 7 metros. Mas a dupla portuguesa de arbitragem, continuando o seu comportamento ao longo de todo o encontro, mais parecendo ao que estamos habituados nos jogos particulares em Espanha arbitrados por locais, não querendo cumprir as regras foi ao vídeo inventar que Kiko tinha levantado o pé quando marcou o livre. Já tinham conseguido expulsar Mamadou Gassamá quando aos 19 minutos desta 2ª parte o nosso jogador, perante uma entrada do ponta adversário, se afastava para evitar o contacto e evitar um possível livre de sete metros, e o opositor atinge com o seu pé o pé do Gassamá que se ia a afastar. Também a cinco minutos do final ordenaram a exclusão por dois minutos de Salvador, sem ninguém perceber porquê. E durante todo o jogo situações rigorosamente iguais eram decididas consoante a cor das camisolas sempre a favor dos forasteiros. Com esta decisão foram as equipas para o desempate através da marcação de livres de 7 metros. Nos primeiros livres ambas as equipas falharam, sendo o nosso rematado por Orri Porkelsson, depois os espanhóis não falharam mais nenhum e, depois de Salvador, Kiko e Jan Gurri terem convertido os seus, Carlos Alvarez não conseguiu converter o seu. Durante o desafio Kiko Costa e Orri Porkelsson ambos com 6 golos e Victor Romero com 4 foram os melhores marcadores leoninos.
No sábado os leões tinham disputado a meia-final com o CB Ademar Leon a quem venceram por 42-27, com 18-13 ao intervalo. O desafio começou equilibrado com golo-cá-golo-lá até ao 3-3, altura em que os leões saltaram para 6-3 e foram aumentando a vantagem que passou por 10-6, quando o treinador forasteiro se viu abrigado a pedir um time-out mas que pouco resultou atingindo o marcador 15-9, 17-11 momento em que os espanhóis reduziram para 17-13, quando Ricardo Costa pediu o seu habitual desconto de tempo preparando a jogada final do período, terminando a 1ª parte com 18-13, e com os árbitros a excluírem por 2 minutos Victor Romero, no último segundo. Na jogada inicial da 2ª parte no ataque do Ademar mais um leão excluído por 2 minutos, desta vez Moga, que obrigou a nossa equipa a defender apenas com quatro jogadores de campo. Mas mesmo nesta inferioridade de jogadores de campo os leões conseguiram aumentar a vantagem para 20-14. Continuaram os leões a controlar o jogo e a aumentar a vantagem chegando aos 23-16, obrigando o treinador espanhol a pedir um desconto de tempo, pondo a equipa a jogar 7x6, mas que não deu qualquer resultado continuando o marcador a alargar passando por 27-18, 30-20 e quando chegou aos 33-23, novo desconto de tempo para voltar a jogar com guarda-redes. Continuou a nossa equipa a controlar o encontro, a rodar todos os jogadores e a dilatar a vantagem que passou por 39-25 para terminar nos 42-27 finais. Carlo Alvarez com 7 e Kiko com 6 foram os leões que mais golos marcaram neste desafio.
Nesta quarta-feira voltaram os leões do andebol a jogar indo até ao Funchal defrontar o Marítimo no jogo da 1ª jornada do Campeonato Placard, regressando com uma vitória por 36-29, com 18-15 ao intervalo. Foi um jogo em que tirando os minutos iniciais com o Marítimo a chegar ao 1-3, rapidamente os nossos jogadores recuperaram empatando aos 3-3, ao que se seguiram empates até aos 6-6, quando os leões começaram a ganhar avanço chegando aos 8-6, que passaram para 11-8 e 16-11, tendo os madeirenses recuperado até 16-14, terminando a 1ª parte com 18-15. Na 2ª parte o Marítimo, que jogou todo o jogo em 7x6, continuou a arriscar que a cada golo obtido rapidamente sofresse a resposta, e o marcador continuou a aumentar a nosso favor, passando por 21-17, 23-18, 26-20, 32-24 até aos sete golos de diferença final. Kiko com 10 golos foi o melhor marcador leonino, seguido por Salvador com 7, sendo que a maioria foi resultante da reposição da bola em jogo após golo sofrido, e por Martim Costa com 6 golos.O próximo jogo dos leões do andebol será na próxima quarta-feira 10 na Roménia onde vão defrontar o Dínamo Bucareste na 1ª jornada da EHF Champions League.
Também o basquetebol fez outro jogo de preparação desta vez em Palencia, onde foi apadrinhar a estreia nesta época do Super Agropal Palencia, equipa da 1ª FEB, antiga Liga Ouro, 2ª divisão espanhola, saindo derrotado por 97-109, com 56-51 ao intervalo e os parciais de 33-28, 23-23, 21-33 e 20-25. Neste desafio verificou-se o regresso do nosso antigo jogador João Fernandes. Esta equipa tem anunciado para sábado 6 novo jogo em Espanha, desta vez em Cáceres com a equipa local.
Autor. 8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.