sexta-feira, 29 de abril de 2016

Don Quixote de Carvalho, o cavaleiro das tristes figuras

Bruno de Carvalho calado era um poeta. O que vem conseguindo fazer no pouco tempo que está no Sporting falaria por ele. Mesmo que a métrica não fosse perfeita, as estrofes acabariam por rimar. Para haver poesia tem que haver mais do que meras rimas, mas tem que se começar por algum lado e, como todos bem sabemos, havia (e continua a haver) muitos lados para recomeçar no Sporting.

Cedo se foi percebendo que ser assertivo, oportuno, discreto ou sóbrio não estavam na sua natureza. Aos poucos, e à medida que o apoio  que foi granjeando ia crescendo, muito dele sem grande escrutínio, foi-se revelando exactamente o oposto. Aos poucos, e perdendo bastas vezes a compostura, foi revelando um carácter belicoso e sem noção do excesso e do que representa, confundindo o ser mordaz com ser brejeiro, incisivo com enfadonho e vigoroso com inoportuno. 
É nessas figuras que se oferece a tudo o que é câmaras, flashes e rotativas de jornais, ou sentado permanentemente à frente de uma sessão do Facebook no seu inominável perfil de "Presidente do Sporting". Ora quem muito fala pouco acerta e o muito que por ali vai "produzindo" é frequentemente motivo de chacota para os nossos adversários e de vergonha para um clube centenário e respectivos sócios e adeptos.  

A sua postura assemelha-se cada vez mais à de um "loose cannon". É capaz de disparar em qualquer altura e direcção, mas cada vez se percebe menos quer a utilidade quer a precisão de tanto disparo. A excepção vem da sua legião de rocinantes amestrados, cujas rédeas vai puxando. Não são particularmente exigentes com a palha que se lhes serve, estando sempre prontos a aduzir mais uns disparos. Os pobres sanchos pança que o vão confrontando com a verdade são deixados pelo caminho. 
rocinantes
Esta semana é fértil em exemplos infelizes:

- O seu post contra o Miguel Guedes (quem é o Miguel Guedes) recebeu resposta inteligente e elegante que mais se assemelhou a uma ridícula pega de cernelha, com várias voltas ao redondel.

- Achincalha Carrillo pela sua opção de não jogar, "quando podia ser campeão no Leicester", quando ainda há pouco tempo ele mesmo gozava com o palmarés do clube e o que tinha dito sobe a possibilidade de transferência lança muitas duvidas que ela pudesse ter tido lugar.

- É publicamente desmentido relativamente à possibilidade da existência de um tribunal arbitral, cuja realização apresentou com ares de magnanimidade na pretérita A.G.

- A sua atenção e especialização em "assuntos SLB" é confrangedora para um Sportinguista.

- A enxurrada de processos são, na generalidade, fugas para a frente. Neste particular, os motivos invocados para propalada intenção de processar Rui Gomes da Silva e Jaime Antunes, são uma sentença contra as suas próprias declarações sobre a situação económica do SLB e para o processo intentado por estes por causa do caso dos vouchers.

- A teoria das almofadas colide com realidade.

- Pior mesmo, a última (?) reflexão deixada, que mais não é que uma misturadora onde depositou assuntos tão dispares como interesses comerciais, económicos e políticos, ultrapassando definitivamente uma fronteira que está vedada a quem deveria representar o Sporting e ficando no limiar do desrespeito dos artigos iniciais dos estatutos do clube.

No que noticias sobre o Sporting diz respeito, esta está a ser uma semana horrível, o que só pode surpreender quem aterrou hoje pela primeira vez no futebol português. Ao contrário do que muitos parecem pretender, não há nada de novo no fogo cerrado com que o Sporting é visado na comunicação social em momento de decisão. Há é dois factos marcantes, um novo e outro que, não sendo, vinha sendo raro.

Começo pelo facto raro e que se prende com o facto de o Sporting estar a disputar o campeonato até ao fim. Que melhor trunfo poderia ter uma liderança para exibir perante os seus adversários, funcionando de forma auto-explicativa para a barragem de noticias pretensamente desestabilizadoras? Que melhor motivo de mobilização dos adeptos em torno da sua liderança e da equipa que vai jogar no Dragão poderia ser agitado? 

Ao invés, qual general no seu labiríntico cubículo, é confrangedor olhar para um líder que não o sabe ser e insiste em regurgitar sempre as mesmas suspeições, agitando os mesmos fantasmas, repisando as mesmas injúrias, promovendo a protagonistas figuras secundárias à sua custa e do nome do Sporting. 

O facto realmente novo é serem muitas as frentes de batalha. O Sporting, como resultado directo da acção dos últimos anos da verborreia do seu presidente, encontra-se completamente flanqueado por adversários e muitos inimigos. O Sporting, visto outrora como "simpático", aquiescente e muitas vezes "dócil" é agora olhado com antipatia por muitos e tido como inimigo de estimação pelas muitas onças do mato do futebol que o presidente andou cutucar. Não gosto de nenhuma das versões, podemos e devemos ser muito, muito melhores. Esperar que todos aqueles que andamos a provocar retribuíssem agora com bonomia e ainda por cima protestar, não é ingenuidade, é mesmo candura bacoca.

Não sei qual vai ser o resultado final deste campeonato, mas continuo a acalentar a esperança de voltarmos a ser campeões nacionais. Não o conseguindo, restará uma profunda tristeza cuja dimensão só não será maior porque, desde o dérby para cá, houve tempo para ir lidando com ela. Mas haverá também um enorme orgulho no notável trabalho feito, partindo em desvantagem, e a esperança fundada que este seja a semente de futuras conquistas. 

Vergonha apenas da boçalidade, da sobranceria e empáfia dedicada aos adversários quando liderávamos e que serviram de cimento às pedras do castelo adversário, quando tudo indicava que a sua ruína era iminente. Eles foram o maná que os adversários guardaram para se alimentar. Se não ganharmos serão o meu único embaraço porque o Sporting foi bom e competente dentro de campo.

Muitos perguntarão porque escrevo desta forma sobre o Sporting. É simples. Não é sobre o Sporting, mas sobre a imagem que Bruno de Carvalho projecta do Sporting. E, ou deixo de gostar do clube ou sublimo as diferenças que nos separam com o que escrevo. A primeira hipótese é demasiado penalizadora para mim.

64 comentários:

  1. meu caro, e pelo meio disto, tu que gostas de futebol e eu, adepto do teu rival e que gosto de futebol vemos ser desprezados os verdadeiros heróis e o próprio jogo. e verás como a maioria, se o scp for campeão, em vez de exaltar a qualidade de João Mário ou JJ, vai idolatrar este badameco que é uma vergonha para o nobre cargo que ocupa.

    qualquer que venha a ser o vencedor terá sido um grande vencedor. mas isso fica esmagado sob a ditadura dos BdC (e equivalentes) alimentada pelas redes sociais e pelos inenarráveis programas de comentário, diários, com 3 caramelos a regurgitar insultos ao desporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente o futebol dentro das 4 linhas é muito mal tratado em Portugal .
      Lamentavelmente os jornais e televisões dão mais valor a este tipo de lixo do que aos verdadeiros artistas .
      Começando no presidente do Sporting mas com muito forte concorrencia de uma ENORME maqui a de propaganda e mal decência instalada pelo benfica em tudo o que é televisão, e jornal !!!!
      Façam como eu , limito-me a ver os jogos e ponto final .

      Eliminar
  2. Brilhante!!! Parabéns!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Um comentário ao comentário deixado aqui pelo Valdemar Iglésias, que removi para spam por ser injurioso. Em nenhum momento admito que ponham em causa a minha qualidade de Sportinguista, muito menos por causa de diferenças de opinião sobre uma terceira pessoa, que, apesar das diferenças que me separam, não coloco em causa se é ou não Sportinguista.

    Além disso não és ninguém para o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem, é um zero à esquerda que tem a mania que é intelectual da bola! Só sabe escrever com insultos (que nem velados são, ele pensa que sim, mas nem isso sabe fazer) e com a arrogância e nariz empinado que facilmente chegaria à estratosfera!

      Eliminar
    2. "Em nenhum momento admito que ponham em causa a minha qualidade de Sportinguista". O intocável e iluminado não está sujeito à critica, queres ver?

      Eliminar
    3. A injúria que identificou é a de insinuar que está a torcer pelo Porto no clássico?

      Ahahah!

      E depois aprova ali um do Sebastião.

      Fico à espera de um post a criticar a falta de postura democrática do Bruno de Carvalho.

      Ahahah!

      Eliminar
    4. Valdemar Iglésias,
      não me insulta um qualquer sebastião quando discorre sobre a minha qualidade, ou falta dela, como escriba. Insulta-me que um Sportinguista, como tu o fizeste, coloque em causa a minha qualidade de Sportinguista, por causa da minha opinião sobre uma terceira pessoa.

      Eliminar
    5. Quem se junta ao coro de São Gabriel, corre o risco de ser confundido.

      Aqui entre nós, não concordo com todas as acções do Bruno de Carvalho.

      Mas saberei quando lançar as minhas opiniões, no momento em que estas não sirvam os interesses de:

      a) rivais

      b) inimigos externos

      c) inimigos internos

      Eliminar
    6. Posto isto, 2 considerações:

      agradecer o "Sportinguista" com letra grande com que me qualifica. Não sou mais que qualquer outro.

      O tratamento por tu. Creio que não nos conhecemos nem a existência de alguma nossa amizade o justifica.

      Um forte abraço.

      Eliminar
    7. Não, de sportinguista tens muito pouco, considero-te mesmo ao nível de um qualquer escriba do Camarote, gente que desde março de 2013 torce para que o clube perca, seja dentro ou fora de campo, para poderem expelir cá para fora tudo aquilo que sentem em relação à actual Direcção e ao homem que a lidera.

      És uma merda simplesmente...

      Eliminar
  4. Este escriba julga-se um iluminado. Acusa BdC de ter um discurso ofensivo e passa todo o post a ofender (com imagens e palavras) o mesmo BdC e quem defende a sua presidência. Portanto, o senhor é o Sancho Pança, o que confronta com a verdade, os outros são rocinantes amestrados... Que classe para quem se julga mais sportinguista que os restantes.

    Amigo, não tenha a presunção de achar que fala pelos sportinguistas nem que é um deles com maiúscula como quer deixar entender quando diz "é confrangedora para um Sportinguista". Pode ser para si, não é para mim e eu sou sportinguista. Parece o Correio da Manhã a dizer que o cumprimento de JJ a Carrillo incomodou os leões. Ganhe juízo.

    Está à espera do regresso de um qualquer Godinho Lopes para ver se lhe dão tacho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes membros da seita Brunista são de uma baixaria gritante! Seguem fielmente o modus operandi do chefe de fila e ntão, já não supreendem!
      Tal como o Leão de Alvalade, não admito que ninguém duvide do meu sportinguismo, só porque abomino o 'brunismo'.E fiquem sabendo de que este repúdio é potenciado pelo que leio de gentalha que o apoia cegamente, que nem sequer pára para reflectir.
      É preciso não se ter classe e princípios sólidos, para se apreciar uma pessoa que mostra bem o que é!
      José Duarte, o que vem de baixo, não pode afectar...! Continue na sua caminhada. o que para mim e muitos mais, é de um enorme sportinguista. Deixe a seita berrar à vontade.
      Esta divisão deve-se a quem??
      Não fosse o amor que tenho pelo nosso querido SCP, teria desistido, a selvajaria é mais que muita e a ordinarice então, nem se fala!

      Saudações leoninas aos bons sportinguistas e um especial abraço para si José Duarte.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno Nogueira,

      Eu não tenho que apresentar alternativas. Eu não votei BdC ou GL mas conformei-me com a decisão democrática dos meus consócios, como me teria conformado se fosse outra. Agora não me peça ou me negue o direito de escrutinar quem foi eleito.

      Eliminar
    2. Acontece que o LdA não escrutina o Presidente, escrutina o carácter da pessoa. Aqui, não admite a ninguém que faça o mesmo de si. Ele há coisas...

      A menção dele a um post seu na AG não lhe caiu lá muito bem, admita. Vai daí, kaboom!...

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  6. Apenas gostaria de perceber uma coisa. O Sporting é o único clube cujo nome não se limita a uma cidade ou a uma região, ou seja, Sporting Clube de Portugal. Então porque motivo se apresenta como "José Duarte, um leão a Norte, onde se é leão por convicção."? Acho que diz muito daquilo que não sabe acerca de ser Sportinguista.

    Gostaria apenas de colocar então uma questão, entre Godinho Lopes e Bruno de Carvalho qual preferia para Presidente do Sporting Clube de Portugal? A resposta é simples.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma diferença entre simples e simplista. Eu gosto da primeira.

      Eliminar
    2. Claro que existe diferenças entre simples e simplista. Também entre o coelho e a lebre, e por isso há quem prefira lebre e outros coelho. Mas não me respondeu à questão q eu coloquei e muito me conseguiu elucidar sobre porque motivo se apresenta como "José Duarte, um leão a Norte, onde se é leão por convicção." Está no seu direito em não o fazer. Pode ignorar.

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. "O que vem conseguindo fazer no pouco tempo que está no Sporting falaria por ele."

    Sera que se ele fala-se menos, consegueria fazer tanto como ja fez?

    Eis a questão.

    Tirando alguns exageros pontuais, acho que nao. As aguas precisavam de ser agitadas. O barco ja tinha muito "verdete", de tantos anos que ja tinha de andar a deriva.

    Assim tambem acham os muitos milhares de adeptos que acreditam o suficiente, para se fazerem socios, ou voltarem a se-lo, e para contribuirem para a missao pavilhao, ou para irem enchendo os estadios.

    Mesmo que nao concordem com tudo, mesmo que nao achem tudo bem, como è normal porque nem toda a gente è perfeita, muito menos Bruno de Carvalho, e nem toda a gente è igual na forma de pensar, a grande maioria das pessoas sabe pesar as coisas boas e as coisas mas, dando o valor justo que cada uma delas tem. E chega rapidamente a conclusao de que estamos melhor hoje, do que estavamos em 2013, com mais facebook ou menos facebook.

    Depois ha o grupo daqueles, que como o senhor, nunca gramaram Bruno de Carvalho. Ainda nem ele estava no poiso, e ja nao gostavam dele. Que resumem as coisas boas a um simples "O que vem conseguindo fazer no pouco tempo que está no Sporting falaria por ele.", e depois dedicam varias linhas, posts, a atacar o seu caracter. Isto tudo porque ele nao deixou morrer o passado como desejavam, enterrando assim os anos de incompetencia e as caras que a protagonizaram. È esse o pecado capital de Bruno de Carvalho, para algumas pessoas.

    Nao gosto de tudo o que o Bruno de Carvalho faz, ou diz. Mas ele tem a maioria dos numeros do lado dele.
    E enquanto assim for, ou nao aparecer melhor, tera o meu apoio, ou pelo menos justiça na minha avaliacao. Que è coisa que voces aqui nao têm, quando falam sobre ele.


    ResponderEliminar
  8. É publicamente desmentido em relação a tudo.

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,

    Não quero de modo algum que leve a mal o que lhe vou perguntar, desejo apenas ver esclarecida umas questões.

    Sou sócio do Sporting e adepto sincero de BdC. Votei nele, não me arrependo e voltaria A fazê-lo. O homem revitalizou financeiramente um clube tecnicamente falido, recolocou o Sporting na rota dos títulos e no top 5 dos clubes com mais sócios do mundo. Sempre teve dedo para escolher treinadores mas este ano excedeu-se e num autêntico golpe palaciano trouxe o JJ. Com JJ vieram os estádios cheios e o melhor futebol em Portugal que elevou a fasquia do clube que hoje ainda luta pelo título que, sem saberem muito bem como e com muita sorte à mistura, até é provável que fique para o nosso rival. Mas isso não tira o mérito do JJ, da direcção e dos jogadores. Por isto agradeço a BdC.

    Para não o aborrecer mais, vamos às questões: já percebi que este blogue não gosta de BdC mas tem alguma alternativa igualmente credível e que ofereça resultados semelhantes? Acha que nomes como Godinho Lopes ou Bettencourt deveriam ter ficado mais tempo em Alvalade? Apreciava a seca de títulos dessa altura e o futebol desprezível que chegado a Dezembro já estava arredado do título? Acha que o José Peyroteo Couceiro deveria ter vencido as eleições? Onde estaríamos agora sem a audácia de BdC em combater o sistema instalado no futebol português?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faças perguntas dificeis. Aqui neste blogue, venera-se 40 anos-3 campeonatos, venera-se paulo bentos, croquetes, 7 lugares, falencia tecnica ha 3 anos, contratos milionarios para jogadores a labyads, bojinovs, etc, vendas de jogadores ao porto, vendas de % passes de jogadores para pagar a conta da agua, lambe botas aos rivais, ouvir faz falta um sporting forte ou nao gozo com aquele clube porque tenho pena, socios abaixo dos 100000 com apenas 30000 pagantes, estadios vazios, futebol miseravel, etc. é inacreditavel que nao consiga entender como estava o clube ha 3 anos e onde chegamos.

      Eliminar
  10. Leão de Alvalade,nas próximas eleições, candidate-se e terá o meu voto. Agora vejo tudo e todos (incluindo Sportinguistas) a criticar tudo o que se faz. Já alguma vez teve um cargo de liderança? Lidera alguma coisa? Como se comportaria se fosse presidente de alguma instituição?

    ResponderEliminar
  11. Caro LdA,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e apesar de não concordar com muita coisa que escreve, vejo que é uma voz critica mas construtiva em alguns momentos e isso é de saudar.

    Em segundo, relativamente ao post, há muita coisa que concordo, o excesso de exposição do presidente, as respostas dadas a cada badameco, falar do rival em demasia, etc, tudo isto é muito verdade.

    No entanto, há uma coisa que tenho dificuldade em entender, o meu caro, bem como outros que seguem a mesma linha de pensamento, mas sem a mesma elegância, falam em confrontar o presidente com a verdade?? questiono qual a verdade a que se referem?? estaremos assim tão mal?? em vésperas de um Clássico que pode decidir um campeonato, o que se vê são "Sportinguistas" que se dizem "Sanchos Panças" a maldizer do presidente, da instituição e dos adeptos, acha isto Sportinguismo? não seria mais pertinente fazer este tipo de reparos ou críticas após o terminus do campeonato?

    Carissimo, respeito imenso a sua opinião e posição, mas acho que não tem necessidade de chamar "carneirada" a quem está a defender o seu presidente, assim como quem defende o presidente não tem necessidade de o ofender a si ou a outros só porque têm uma opinião discordante.

    Uma coisa é inegável, goste-se ou não, com BdC o Sporting está muito melhor do que estava quando tinha direcções que não geravam tanta polémica, que não falavam dos rivais e a quem todos diziam que "faz falta um Sporting forte"...pois quando aparece um Sporting forte, toda a gente o quer ver na mó de baixo, arranja-se polémicas por tudo e por nada, recuperam-se noticias com 3 meses escrevendo-as de maneira diferente para parecer novidade, etc...agora que enquanto presidente BdC tem muito que melhorar, sem dúvida que tem.

    Isto é a opinião de um "carneiro" como nos chama, não preciso de comer palha para perceber que esta semana, todas as noticias que saíram têm o único intuito de prejudicar o NOSSO Sporting, porque há todo o interesse em fazer do clube da luz já campeão, não vá acontecer algum azar...agora tenho é cabecinha para pensar não para comer gelados.

    Para terminar queria apenas fazer uma observação, relativa ao post do anónimo das 16:10, apesar de apreciar o desportivismo (fazem falta mais benfiquistas como ele), quando um adversário está de acordo com as criticas a este Sporting, tenho cada vez mais a convicção de que estamos no caminho certo. Para quem não acha, tem toda a legitimidade de em 2017 escolher outro caminho.

    Caro José Duarte, continuação de um óptimo trabalho no blog e espero que o nosso Sporting traga os 3 pontos do Dragão.

    Cumprimentos

    Green Oasis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Green Oasis,
      a imagem do carneiro é dedicada não ao adepto em geral que apoia o presidente e que estou convencido que são a maioria mas aqueles que lhe servem de braço armado nas redes sociais e que frequentemente deixam uma péssima imagem do clube, pegando nas palavras do presidente para lhe darem uma expressão que só deixa ficar mal o clube.

      Eliminar
    2. Caro Green Oasis, quem chamou Carneiros aos sportinguistas foi o BdC no seu facebook de dia 7 de Março e que aqui reproduzo:
      " Ao contrário de outros eu gosto e faço parte da "carneirada" que QUER O SPORTING CP CAMPEÃO!
      Gosto de ver os sportinguistas exigentes e confiantes!
      Gosto que mostrem a sua paixão e apoio ao Clube!
      Gosto que sejam o 12 jogador que qualquer equipa desejava!
      Não quero euforias nem depressões, mas agrada-me ver que já ficamos tristes quando perdemos! Essa é uma mudança de mentalidade que assusta os nossos rivais e os falsos sportinguistas.
      Eu, Jorge Jesus, os atletas, restantes órgãos sociais, staff/colaboradores e a "carneirada" ainda vamos ser muito felizes e iremos ter muitas razões para festejar.
      Aos sportinguistas hipócritas e falsos moralistas restará nessas alturas dar pulinhos fingidos e escrever: eu sempre disse que íamos ganhar...
      Somos 3.5 milhões unidos, focados, confiantes e apaixonados! Depois existem meia dúzia de "gatilhos rápidos", que disparam em cada momento menos bom, que estam cada vez mais identificados e isolados pelos restantes sportinguistas! E não estou a falar só de antigos dirigentes que se desdobram em almoços com dirigentes rivais...
      Faltam 9 jornadas e sinto que uns estão a fazer a festa cedo demais e outros estão a gastar balas que lhes vão fazer falta para tentarem a sua sobrevivência neste Sporting CP!"

      Abraço

      MG

      Eliminar
    3. E as pessoas nao perbem ironia?? Jesus...

      Eliminar
  12. E o SCP não lhe vai servir para sempre de escudo.

    ResponderEliminar
  13. Certo que o BdC fala demais mais pelo menos nunca foi condenado por roubos a camiões ou muito menos envolvido em fruta a árbitros como alguns já o foram. Sou sócio e votei BdC e volto a votar o Sporting andou anos e anos a arrastar-se em direção á falência com presidentes incompetentes que até já se vendiam aos rivais, basta ver o que era a nossa relação com o Porto, que até se dava ao luxo de levar os nossos melhores jogadores e mandar para lá o refugo que não queriam e nós ainda pagávamos e tudo. O Sporting era sempre o coitadinho que não fazia mal a ninguém e ninguém respeitava éramos o gozo nacional. Nunca mais quero voltar a esses tempos. O BdC trouxe um espírito de vencedor e de luta que não se via em Alvalade desde dos os tempos do João Rocha, não é coincedencia que o Sporting este ano pela primeira vez em mais de 10 anos está a lutar pelo título até ao fim, e até está à beira de bater o seu recorde pessoal de pontos num campeonato, os nossos jogadores já não saiem por 5 tostões, fomos buscar o melhor treinador português, joga-se um futebol de encher o olho, o estádio está quase sempre cheio, os sócios aumentaram e continuam a crescer, e os nossos adeptos em geral voltaram a ter orgulho em ser Sporting ! Ok, são talvez processos a mais que nenhum de nós quer ver o bom nome do Sporting envolvido, mas alguns são mesmo inevitáveis, isto é uma guerra, estamos a ser atacados de todos os ângulos, e isso não tem nada a ver com o BdC mas sim com o facto de Sporting estar vivo e bem vivo, e isso não convém a muita gente e torna-se chato para aqueles que estão habituados a um campeonato a dois, três complica mais as contas, temos pena.
    Por fim evidente que não estou á espera que todos os adeptos gostem do BdC, afinal estamos numa democracia e cada um tem o direito de apoiar quem quer, e eu pelo menos tenho a certeza que vc é um grande sportinguista e nunca punha isso em causa, nem pensar, o que posso dizer é que basta ler os comentários e ver que aqueles que concordam 100% com o seu texto, são quase todos Lampioēs., coincedência ou impressão minha.
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca foi condenado por coisas grandes e é condenado por não pagar o estacionamento.
      Que é na mesma uma condenação acrescida de vergonha.
      Como a gaja que roubou um batom no Continente, mas dos rascas.
      Sobre JJ que tanto preza que fez mais do que o Jardim, ou do M Silva. Não sabe eu digo-lhe.
      Ganhou para ele, como publicamente já se gabou.
      Ja nem apetece malhar em vocês. Sinceramente, e como desancar um doente em estado terminal

      Eliminar
  14. Leão de Alvalade, peço desculpa pelo double post. Pensei que o primeiro não tinha entrado, perdi o texto e tive de o fazer novamente. Não precisa de publicar este comentário.

    ResponderEliminar
  15. Os ataques ao BdC deste blog parecem as notícias do Record sobre a contratação do renato sanches pelo Manchester.

    Todos os dias sai uma.

    E todos os dias, a notícia que sai pouco acrescenta ao foi dito na anterior.

    Não está em causa o seu direito a não gostar do presidente ou a escrever o que bem entende no blog que é seu, mas acho que já todos perceberam o ponto.

    Porquê alimentar este clima de guerrilha?

    O Sporting é muito mais do que isto e é muito mais do que o seu presidente.

    Este fim-de-semana temos um jogo grande no dragão e nas modalidades temos a hipótese de conquistar um título europeu no hóquei.

    E tudo isto "a Norte de Alvalade", onde o foco deve estar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito a critica. De facto não gosto da imagem que o presidente projecta do clube nem da forma publica como se apresenta. Infelizmente cada vez mais, pela sua acção, o clube é visto quer dentro quer fora como se começasse e acabasse nele. Para mim a questão da identidade é decisiva porque é por ela que sou Sportinguista e não porque alguém quis que eu fosse. Como costumo dizer entre amigos BdC é o seu maior inimigo, pelo exagero e pelo ego desmedido.

      Eliminar
  16. Apesar de tudo, prefiro ter um Presidente que fala de mais (e às vezes mal) do que um Presidente que fala quando lhe apaetece. O Sporting tem inimigos?
    Bom, isso é porque agora conta para o totobola. Quando não contava, ninguém passava cartão ao Sporting e aos seus Presidentes. Mas respeito a opinião. O Sporting também é isso.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, o Sporting conta para o totobola porque ganha agora muito mais pontos que ganhava. É impossível dissossiar o presidente desse facto, eu não o faço.
      Mas ora vai ver o que o presidente tem andado a escrever estes dias no facebook e diz-me o que é isso tem a ver com o que acontece em campo e se tudo aquilo é não apenas desnecessário como muito infeliz, para ser simpático.

      Eliminar
    2. Desnecessário não é. Mas talvez deva ser dito por outras pessoas do clube, que não o Presidente. Mas os ataques muitas vezes são pessoais e quando assim é...
      A tirada mais infeliz foi a do Olhem para nós, que estamos em primeiro. Mas não foi por ele, nem por Jesus, que não seremos campeões. Deixaram tudo feito para isso, era só encostar. Mas o bryan falhou.
      Miguel

      Eliminar
    3. Então corta-se já a cabeça ao Ruiz.

      Eliminar
  17. 3 constatações muito breves:

    1. BdC é um, senão o, do(s) responsável(is) por estarmos, a 3 jornadas do fim, a lutar pelo título;

    2. Goste-se ou não do estilo, quem poderá provar que não existe uma relação directa com a constatação anterior? Se quiserem fazer este julgamento, convém recordar as últimas 13 épocas, bem como as respetivas direções;

    3. As assistências em Alvalade, os que como eu, acompanham de forma sistemática e consistente as equipas do clube a Norte de Lisboa (onda verde). A qualidade das equipas de futebol e futsal, o regresso do hóquei ao convívio dos grandes, o ainda que trémulo desenvolvimento do andebol, o apoio aos nossos atletas olímpicos, os títulos nas diversas modalidades amadoras... O reequilibrio económico, a recuperação da credibilidade financeira, a valorização dos ativos e o aumento do número de sócios.

    Desculpe-me o proprietário do blog, mas são melhorias a mais para os defeitos que tanta celeuma lhe fazem. Tenho quase 40 anos, acompanho o SCP há mais ou menos 35 e não me lembro doutro que tenha feito tanto, em tão pouco tempo e com tão poucos recursos. Convido o @leaodealvalade a fazer um exercício... Projetar o que será BdC com o apoio, o "autismo" na defesa dos interesses desportivos do nosso SCP e a couraça protetora que os homólogos dos rivais têm e tiveram em relação a tudo. Eu ajudo... "Não haveria pai".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordamos. As melhorias são incontestáveis, os "defeitos" são desnecessários e geralmente a expressão de um ego descontrolado que frequentemente nos envergonha. Desnecessário porque nem produzem efeitos favoráveis e frequentemente funcionam contra nós. Uma coisa é denunciar as jogadas de bastidores outra é escrever baboseiras que ninguém percebe e geralmente de gosto duvidoso.

      Eliminar
  18. É difícil a luta e tu não tens tomates para ela e preferes criticar o presidente que defender o Sporting como ninguém defendeu... é preciso uns óculos para veres que está tudo manipulado? Imprensa Liga Empresários tudo contra o Sporting.. mas tu preferes estar atras de um blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para te responder tens a imagem principal do post. É certo que a máquina benfiquista tem muito poder e isso é visível de muitas formas. Mas noticias como a condenação em tribunal nos processos Carlos Freitas e Doyen são um exemplo dos ventos que se andaram a semear. Ou os tribunais também estão controlados.

      Eliminar
  19. Lamento que tantos sportinguistas sejam incapazes de aceitar a opinião de quem não pensa como eles e partam para a agressão verbal e que coloquem em causa o amor ao clube. Um clube que se quer vivo precisa de massa crítica e não só de quem diz amén a tudo como se estar em contradição fosse um crime de lesa majestade. Não fui apoiante de BdC e não me sinto menos sportinguista por isso nem admito que outros me considerem como tal. A democracia não se aplica só à política. Lamento que tantos "Anónimos" venham atacar em vez de discutir os temas abordados, isso sim seria prestar um bom serviço ao Sporting.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo Dina, mas que grande leoa!
      Também não aprecio o senhor Bruno de Carvalho, nem como pessoa nem como presidente.
      Terá algumas qualidades claro, mas como é tão beligerante, estraga tudo!
      A seita brunista vem logo em bloco dizer sempre a mesma cartilha: ah, porque é que não se candidata; ah porque é que não vai reclamar nas AG´s; ah isto e ah aquilo.
      Eu respondo: ahhh porque é tantos sábios não actuaram em tempo útil contra os ex-presidentes, já que foram todos uns 'bandidos'?!?
      Foi preciso o senhor BC vir repetir constantemente que eles foram todos maus, para abrirem os olhos? Quem que os elegeu? Não duvido que tenham tido gestões incompetentes, mas caramba, nem i milhão de Bruninhos me vão convencer de que o SCP só existe desde que ele foi eleito presidente.
      Mudou um bocado de discurso ultimamente, apenas por um motivo: campanha a ver se não perde o tacho! Há quem agite águas, mas sem demagogias, narcisismos, ordinarices e arrogâncias.
      Um pessoa com classe consegue tudo isso, sem descer a níveis lamentáveis, vergonhosos até!

      Esse senhor não fala por mim enquanto sportinguista, não lhe dou esse direito!
      E a meu ver, ninguém faz tantos milagres sem haver grandes 'almofadas' por detrás...mas com a transparência é tanta, nem se sabe bem a proveniência. Pela lógica, existem!!
      O aumento substancial de presentes no estádio deve-se aos bons resultados, portanto aos jogadores e ao JJ, que com muitos defeitos como pessoa, alguns absolutamente irritantes, vai mostrando serviço como treinador. Não se deve ao Bruno, por amor da santa!!
      O Benfica tem comparência até superiores e deve-se a quem?? Ao Luis Filipe Vieira ou a quem está no campo??
      Fico por aqui por agora!
      SL

      Eliminar
  20. Não sou anónimo nenhum, mas face aos resultados objectivos do trabalho desta direcção (que estão muito bem descritos lá mais em cima), quem, na véspera do clássico do Dragão, anda a dar corda a lampiões (pois só lampiões é que me chateiam com os "posts" do Presidente do SCP), até pode escrever mil vezes que é Sportinguista, e até acredito que seja, mas gosta muito mais do seu umbigo e dos seus "gostos" e "embirrações" do que do Sporting Clube de Portugal. Nada de novo, claro, porque o mesmo sucedia no tempo de Soares Franco/Paulo Bento, quando também tivemos finanças saneadas, taças ganhas, apuramentos para a Champions e lutámos pelo título, e houve quem se dissesse Sportinguista (e acredito que fosse) e desejasse e festejasse o 1-12 com o Bayern. Não deixa de ser tão triste agora, como foi triste na altura. Aliás, é bem mais triste agora, porque mesmo os jumentos evitam fazer a mesma asneira duas vezes. JPT SL! PS: Bruno de Carvalho, no Facebook, claramente representa-se a si próprio. Certamente não me representa a mim. O que lá escreve, é lá com ele. Se o acalma responder a toda a gente que diz mal dele, por mim, está à vontade. Se calhar, no lugar dele fazia a mesma coisa, pelo que não vou atirar pedras. Nada mais ridículo (e perigoso) do que querer que toda a gente goste de nós.

    ResponderEliminar
  21. Nota-se bem a aflição da carneirada.

    ResponderEliminar
  22. JPT,

    Isso do Soares Franco merecia mais umas linhas mas não vou voltar tão atrás. Conhece Sportinguistas esquisitos, eu tenho a felicidade de não conhecer ninguém que festejasse tal acontecimento. Este, só por desonestidade intelectual pode ser aqui invocado à laia de comparação.

    Daí que não me sinta tocado pela qualificação de jumento que, mais do que outra coisa, diz muito de quem a profere. Mas sempre lhe digo que assim procedendo fica sem autoridade para chamar burro a quem quer que seja. É que não estou a ver em que é o meu post possa interferir no jogo por ser colocado na véspera. Fosse assim tão exigente com o que anda fazer o presidente neste mesmo tempo...

    Já quanto à representatividade é mais um tiro transviado. Mesmo que BdC escrevesse em nome pessoal a sua comunicação seria sempre colada ao clube. Sendo efectuada no perfil de "presidente do Sporting" essa questão nem se pôs.

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  24. E ainda há quem se admire que nos chamem o clube da comédia em Portugal? Vascos à parte sempre. E o que é que nós chamaríamos a um clube com um palhaço que depois da basófia : "Aos nossos rivais... Costumo falar neles, sim. Já me disseram que não o devo fazer mas é um costume meu. Estamos em 1.º e quero desejar-lhes boa sorte e que vão olhando bem para nós porque não vamos sair do 1.º lugar".

    Agora deu-lhe para relatar os jogos do velho rival ao minuto?!?!?!? Deve ser para ver se o Ferrari continua a andar. "Como não o qualifico como treinador, logo não sou mau colega. Para ser treinador ele tem de ser muito mais. Fi-lo sair da toca, que era o que eu queria. Ele tem de se assumir. Para treinar o Benfica tem de se assumir. Para conduzir um Ferrari é preciso ter andamento para ele."

    Com artistas deste calibre comédia é pouco.

    ResponderEliminar
  25. Eu acho que se o Benfica for campeão o Bruno deve processá-los. Ou melhor, o Sporting deve processar o Benfica. Como nas centenas de processos do Bruno. E o estatuto de utilidade pública do SCP ainda põe os contribuintes do Benfica a pagar as custas. Brilhante não é? O pior é quando alguém começa a pedir alguns milhões ao cidadão Bruno por difamação. Sem SCP para se esconder. Quem é que paga a conta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o "árbitro". Quem é que havia de ser. E o JJ ainda há duas semanas estava apaixonado.

      Eliminar
  26. Mas que ENORME post!! E o que aborrece os "brunistas" que por aqui andam é que tudo o que escreveste é indesmentível!
    "quem muito fala pouco acerta e o muito que por ali vai "produzindo" é frequentemente motivo de chacota para os nossos adversários e de vergonha para um clube centenário e respectivos sócios e adeptos." - a sério que os sportinguistas não percebem isto? Acham mesmo que andar a responder a musicos, ou a comentadores desportivos (entre muitos outros) é a postura que um presidente do Sporting Clube de Portugal deve ter?!?
    Acham mesmo que andar diariamente com insinuações ridículas e vazias é defender o Sporting Clube de Portugal?
    "- A sua atenção e especialização em "assuntos SLB" é confrangedora para um Sportinguista." - mas a "carneirada" não percebe que estes indisfarçáveis e flagrantes complexos são pura e simplesmente tristes?
    Mas talvez estes adeptos expliquem porque o SCP não é campeão há tantos anos... em vez de se envergonharem e repudiarem esta figura ridícula de presidente, não, ainda o apoiam e veneram. Quando acordarem já será tarde demais...

    ResponderEliminar
  27. Só digo isto porque em dia de clássico estou concentrado nos rapazes que entram dentro do relvado e me deixam orgulhoso de ser sportinguista (e tb pq estou fartinho de ver tanta gente iludida ou pio: mal criada):

    FIAT LUX, SPORTING!

    LdA: contra factos não há argumentos...Esta onda de ofensas que tens de aturar, demonstra o qt perdidos andam aqueles que passaram os ultimas três anos a desculpar tudo a um demagogo popularucho afeiteiro e trafulha. A máscara caiu e está à vista a verdadeira face do aldrabilhas-mor, mas apenas para quem para quem queira ver, claro. Haja é tomates para isso...


    NOTA final - a aldrabice é de tal monta que o próprio BdC tropeça nas tretas & tangas que usa para enganar papalvos: o episódio "almofada" é qlq coisa de inacreditável: Consta que o SCP contratou um Revisor Oficial de Contas (ROC) que vem negar a existência de almofadas, de modo que ou o SCP está a pagar a um ROC para nos aldrabar a todos, ou o aldrabão é outro… das duas umas, é escolher a que melhor aprouver...

    SL

    ResponderEliminar
  28. Excelente post, da redacção, da objectividade até às ilustrações. Genial! Parabéns por não desistir.

    ResponderEliminar
  29. inacreditável. como o escriba não gosta de BdC e tem a ousadia de pensar livremente, quem o ataca associa-o aos godinhos e soares francos.

    como se uma coisa implicasse a outra.

    quer dizer, como o godinho era mau, o BdC é o supra-sumo?

    ou não se pode desejar melhor?

    ResponderEliminar
  30. Eu sei que és um gajo inteligente. Sei que és pela maneira como escreves. Da para perceber.
    Por isso, muito mais me admiro ao ver textos como este.
    Tu, e todos os gajos mais ou menos inteligentes que partilham a tua opinião, tem de se convencer que isto que está a acontecer é obrigatório !
    Tens de passar por aqui ! O poder está de tal maneira instalado e confortável nas mãos de Vieira é da sua tropa, que só assim lá vais!
    Só com acções terroristas, acções a que ninguém estava habituado, contornando meios de comunicação, atacar as bases obscuras do adversário etc etc.
    Tu lembraste do inicio do mandato de Vieira ? Do tudo o que ele fez ? Da guerra com o FCP ? Onde invadia estúdios de televisão ? Onde ia buscar braços armados do FCP como aquele empresário de quem não me recordo o nome ? Um gajo que até era dirigente se uma casa do FCP no Luxemburgo ! Isto foi o início de mandato do vieira, na sua luta para recuperar o poder ! E muitas mais ! Ora a diferença, é que viera tinha gente influente do seu lado. Empresários e fundos sempre se movimentaram de mãos dadas ao presidente deles. Já o bruno de carvalho, vai a guerra mais sozinho.
    E o pinto da costa, queres que te lembre como foi ? Ou chegas lá sozinho ? Até os fiscais das finanças foram ameaçados em plena assembleia geral. O seu discurso corrosivo, cheio de ironia. Mandou bater em jornalistas. Em políticos. E não vejo ninguém preocupado com isso.
    Foi assim que eles chegaram ao topo e toda a gente sabe que foi. Não vejo portistas nem benfiquistas chateados com isso.
    E nos ? Ficamos muito chateados porque o nosso presidente diz palavrões na TV e porque escreve no Facebook. ....
    E pá, tem juízo. Ele faz o que tem de ser feito, porque nenhum jornalista deste país, tem tomates para o fazer !
    Queres um grande clube, como os maiores da Europa ? Bruno de carvalho.
    Queres um clube simpático ? Outro qualquer, de preferência com um passado ligado ao roquetismo

    MLV

    ResponderEliminar
  31. Este JJ é a maior anedota do futebol português. Quando ganhava o campeão era sempre o melhor. Este ano como está negro já não é bem assim. Aliás é preciso dizer à carneirada todos os dias que o SCP é a melhor equipa. Antes que a coisa dê para o torto.

    E depois vêm os jornalistas com aquela conversa da superioridade numérica no meio campo: - "Vocês não percebem nada disto, isto não é por números é por dinâmicas. Mas como o senhor disse o Sporting ganhou vantagem numérica no meio-campo." Palavras para quê é um artista português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um artista que acha que somos mesmo todos carneiros. Agora já foi campeão muitas vezes ou seja três para ser mais exacto. Portanto uma montanha delas e já agora em Portugal e no Benfica. Mas nunca foi campeão com 80 pts diz ele agora. Até porque a camioneta de areia diz que com 80 pts tem que se ser campeão em Portugal. Tal é o trauma... E basta lembrar os 85 pts da época passada do Benfica. Ou os 82 pts do Porto. Numa fase da vida de JJ em que quem ia à frente era sempre o melhor. Vale tudo.

      Eliminar
  32. Grande presidente, este presidente é talvez o melhor presidente após João Rocha e isso diz tudo.
    No passado eramos os coitadinhos a levar porrada de todos os lados e caladinhos para nao chatear, agora temos voz activa, defendemo-nos, gritamos, lutamos, e parece que isso assusta não só os de carnide, como os do norte, mas, o que me faz uma certa confusão é estas conversas vindas de sportinguistas, ter o clube a lutar por titulos, ter o clube aparentemente estabilizado, jogadores valorizados, modalidades competitivas, um treinadador ao nivel do melhor que há na europa, uma equipa a jogar bem, um grupo fantastico, um presidente que dá corpo ás balas e fala-se mal??? será preferivel os Godinhos Lopes, os Dias da Cunha, os Bettencourt's??? o silencio??? o ser politicamente correcto quando estamos a ser errabados pelos outros???
    falar de maças podres e deixar sair um capitao de equipa para um clube rival???
    é disso que têm saudades??? é isso que querem???

    O bruno é o melhor, o Sporting voltou a ser grande e assusta.

    ResponderEliminar
  33. Caríssimo dono do blogue,

    É rarissimo perder tempo a ver blogues. No fundo são opiniões pessoais. Mas de vez em quando dou uma vista de olhos por seis ou sete blogueiros, digamos que para medir o pulso à opinião sportinguista sobre tudo o que envolve o clube.

    Mas vamos ao que interessa. No seu caso, tenho constatado que nada nem ninguém tem sido ao seu gosto. Estranho, mas respeito opinião. Agora reflita! Qual é o interesse em colocar farpas constantes sobre o BdC? Ganha algo com isso? O homem foi eleito para administrar mal ou bem o nosso clube (pelo menos este é o meu!). Está a fazer bem, a fazer mal? Abstraia-se. Tem oportunidade de votar contra daqui a 1 ano. Sabe isso. Deve respeitar. Pense melhor. Já viu se fosse você o eleito e tivesse desafiadores a roer e minar o seu trabalho só porque não gosta do estilo ou da estratégia? Pois...devia ser um drama de blogueiro... Tem medo que o homem faça desaparecer o Sporting? Deixe-me rir um pouco...isso é desejo de benfiquista meu caro. Então se os anteriores ainda deixaram o Sporting viver, que mais quer que lhe diga? Não tenha medo. Não esgravate. Não persista. Vote apenas! É aquilo que nos acomete poder. Se quiser candidate-se. Pode ser que alguém vote em si.

    Esqueça o Sporting e o Presidente. Deixe respirar. Pense no benfica, porto e companhia, estes sim são para combater.

    Viva a vida e seja verde amigo.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «É rarissimo perder tempo a ver blogues.»

      Continue a não perder tempo, para não fazer com que pessoas que opinem livremente percam tempo consigo!

      Eliminar
  34. ...isto é que o verdadeiro sportinguista..vir para um blogue falar mal de um presidente que, para todos os efeitos, representa o nosso clube. se deveria abster-se de fazer alguns comentários? Sim. Se deveria controlar-se em algumas situações? Claro. Que eu saiba - podem esclarecer-me se estou errada - ninguém é perfeito. Todos cometemos erros. O principal erro do nosso Presidente é ter uma devoção e um amor total ao nosso clube. Se deveria ser mais ponderado? Claro. Se deveria ser mais calmo? Claro.

    Mas graças a Deus que é ele o nosso Presidente.
    Há quantos tempo não tínhamos estádios cheios?
    Há quanto tempo não víamos a união sportinguista? a vontade de ir ao estádio? a dedicação? a devoção e apoio que são o lema do nosso clube? Bruno de Carvalho foi um dos grandes protagonistas. Vive-se uma nova era no Sporting e só mesmo um casmurro e frustrado é que não consegue reconhecer isso.
    Todos erramos. Todos temos falhas. É assim que se aprende.
    Estes "posts" só permitem dar mais adubo às máquinas de propaganda dos rivais.
    O Sporting precisa de união.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)