Inesperadamente Pereirinha seguirá juntamente com o restante plantel para o estágio que amanhã se inicia na Holanda. Irá substituir o azarado João Gonçalves, a conta com “dores no joelho”. Tendo sido já dado como emprestado ao Olhanense o jogador vê-se subitamente confrontado com a possibilidade de “mostrar serviço” a Domingos Paciência que, ao que se disse, queria contar ele no Sporting de Braga na época passada.
Que significado atribuir a esta chamada? É de facto uma porta que se abre a um jogador que já deu provas de talento, mesmo que não de forma consistente ao ponto de ainda não se ter afirmado? Ou é mais um passo a concorrer para o adiamento da sua afirmação, e, atendendo ao tempo que lhe resta de contrato, o entreabrir da porta de saída de Alvalade?
Antes de mais é necessário contextualizar a chamada tardia do jogador. Vem para substituir um colega lesionado que teria que disputar o lugar de defesa direito com João Pereira. Isto é Pereirinha chega como terceira opção e para um lugar ao qual foi adaptado, lugar esse que, na minha opinião, nem é o que melhor desempenha.* Acresce ainda a indefinição quanto à chamada: depende da evolução da situação de João Gonçalves que, a ser favorável, significará o bilhete de regresso a Olhão ou é definitivo? Não sabendo o que sabe o jogador, convenhamos que não é propriamente um cenário promissor para o atleta.
Acontece que, tal como afirmei acima, este é um ano importante para Pereirinha. Com apenas mais um ano de contrato, poder passar a época à sombra de João Pereira que, com justiça face às disponibilidades, se viu promovido a titular da selecção nacional, não é propriamente o cenário ideal. Passar mais um ano sem jogar significará o recrudescer das análises rudimentares em que o futebol é fértil: se não joga não presta. A sua ida para Olhão, trabalhando com um treinador como Faquirá, e num plantel que lhe permitiria brilhar, parecia-me uma oportunidade interessante, mesmo que em contradição com o que penso sobre o valor do atleta que, com uma melhor gestão da sua carreira por parte do clube, já poderia estar do lado dos valores seguros.
Aparentemente este regresso inesperado a casa tem tudo para ser um retrocesso para Pereirinha, agravado pela forma errática com que o clube gere a ligação mútua. Há contudo um lado favorável nesta conjuntura que é o da resposta do atleta. Olhando a ocasião pelo lado da oportunidade, Pereirinha pode contrariar o destino pouco auspicioso. O futebol está cheio de acasos como este que acabaram por redundar em sucessos inesperados contra as poucas probabilidades de sucesso.
*
A propósito das qualidades de Pereirinha
E isto:
Aqui está um razoável suplente de izmailov a extremo direito. Precisa de trabalhar mais porque nestes dois ultimos anos o seu desenvolvimento como jogador parou. Pereirinha precisa de ser emprestado ao olhanense. Precisamos de o observar em Portugal e aí tomamos uma decisao
ResponderEliminarQue grande golo. 70% do Pereirinha. E o cruzamento de pé esquerdo não foi fácil. E depois daquela correria o gajo teve discernimento para tirar aquilo mais ou menos bem.
ResponderEliminarRelembro um golo semelhante (uma assistência para golo) frente ao FCP. O gajo nesses jogos transcendia-se realmente.
Quanto ao resto, independentemente do que o Pereirinha mostre agora ao Domingos já vai mesmo emprestado para Olhão e não há volta a dar não é?
Marado. Não deve ser muito motivador.
Não considero que Pereirinha tenha capacidade para jogar a ala direito ou 10 numa equipa como o Sporting.
ResponderEliminarJá a defesa direito,com características semelhantes às de JPereira, ou Coentrão, Pereirinha podia ter mostrado outras capacidades - o exemplo de Miguel é óbvio.
Mas o erro maior de Pereirinha esteve no empréstimo ao Vitória. O Vitória jogava com Alex a defesa, e não procurava um DD com as características de Pereirinha. O jovem jogador devia ter ido para um clube da 2ªdivisão em que pudesse jogar para subir (na posição de defesa direito!), ou então num clube de 1ª que jogasse de forma ofensiva, ou com laterais ofensivos, que não era o caso do Vitória, nem mais ou menos...
Independentemente da situação, esta oportunidade é provavelmente a última da vida de Pereirinha. Caberlhe-á a ele mostrar o que merece no futuro.
Ser um retrocesso ou uma excelente oportunidade dependerá sempre do Pereirinha. E ele é um ala puro.
ResponderEliminarPara mim falta-lhe apenas uma coisa: AMBIÇÃO.
Tem de ser menos humilde e comedido e como demonstra esta jogada, no 1x1, não ter medo de errar. Com a sua velocidade e poder de finta, será bem sucedido na maior parte das vezes.
Deixem-me ver se eu percebo o reciocínio:
ResponderEliminarQuando foi emprestado, houve críticas porque devia ter ficado e disputado o lugar o João Pereira.
Agora que foi respescado para disputar o lugar com o João Pereira isso já é considerado um retrocesso.
Haverá alguma forma desta malta ficar contente?
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarteria sido a minha 1ª escolha para integrar o plantel, conforme referi noutras paragens. Percebo as dúvidas manifestadas acerca da sua integração, que imagino que se prendam com a própria dúvida acerca da disponibilidade do João Gonçalves a curto/médio prazo.
Não encontro outra explicação, porque tanto o Edgar Ié como o Ricardo Esgaio têm muita rotina de defesa direito, pelo que se o objectivo fosse apenas "preencher" durante um curto período de tempo, o Pereirinha não teria sido chamado.
Sou também da opinião que as suas características, sobretudo a forma como procura o espaço, o critério que empresta à equipa e a velocidade com que pode explorar os corredores, mais do que merecem esta "oportunidade", ainda que muito bem lhe fizesse jogar 90min sobre 90min.
A sua escolha acaba também por encaixar na necessidade de contratar um extremo, o que permitirá explorar as duas soluções...
Enfim, talento não lhe falta. Faltou-lhe, durante muito tempo, um enquadramento colectivo em que ele pudesse explorar as suas capacidades - em vez de carregar a cruz de entrar para "mudar alguma coisa no jogo", o que para a generalidade das pessoas significa jogadores fortes no 1x1 e com capacidade de resolver.
Aquele nó no Sidnei é inesquecivel...
ResponderEliminarhttp://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/sera-manha-o-farnerud-do-comentario.html
Assino por baixo o que o Ed disse: o problema do pereirinha é que isto de procurar o 1 para 1 eatacar a linha de fundo deve ser um exclusivo deste lance com o benfica, não me lembro de ele ter feito isso qualquer outra vez. Falta-lhe garra, ousadia, coragem. É demasiado comedido e nem no Guimarães aguentou mais do que alguns meses. Considero que esta chamada é um acaso feliz que lhe dá a últimna oportunidade para singrar no clube, mas pessoalmente acho que ele vai fazer carreira em clubes de pouca expressão por falta de mentalidade vencedora - à semelhança do hugo viana que vem caíndo a pique apesar de lhe reconhecer qualidades inatas bem superiores às do pereirinha.
ResponderEliminarRui Coelho,
ResponderEliminar"à semelhança do hugo viana que vem caíndo a pique"
Não vimos a mesma época o ano passado...
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarO Rui Coelho tem alguma razão no comentário dele, porque o Hugo Viana, tal como o Maniche, embora não saibam jogar mal e deem bom seguimento às bolas que lhes chegam, são jogadores que não aguentam os 90m em campo, forçando assim, uma substituição cada vez que jogam.
Lda,
ResponderEliminarPara mim o Pereririnha trata-se de um caso claro de EXPLOSÃO ou EXPULSÃO.
Não creio que volte a ter uma tão boa oportunidade para se revelar e agarrar de vez a chance de jogar no SCP.
Espero que Domingos consiga sacar o melhor dele pois valor não lhe falta, mas aquele espírito de sacrifício, aquela confiança e aquele querer que distinguem os jogadores banais dos simples jogadores é algo que Pereirinha tem de mostrar ter de uma vez por todas, senão...kaput.
SL
Leão de Alvalade, acabei de ouvir no Bola Branca o presidente do Olhanense dizer que o Pereirinha vai ficar no Sporting. O que significa que terá mais tempo que apenas o estágio para mostrar o que vale. Eu tenho esperança que ele tenha crescido e aumentado os seus níveis de confiança, e tal como tu, acredito que tem qualidade para ganhar o seu espaço no plantel do Sporting.
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminaré possível que não.
Eu cá vi um Hugo Viana metade da época no banco e a só ser importante no Braga a partir do momento em que o luis aguiar saiu de cena na reabertura do mercado. Fez uma ponta final de época interessante mas nem por isso suscita o interesse de alguma equipa. Entre aquilo que prometia há dez anos no Sporting, logo transferido para o Newcastle, e o que hoje apresenta em Braga acho que não ando longe da precisão se disser que a carreira dele tem sido uma desilusão. Por algum motivo o domingos pediu o uruguaio e não um jogador que é da casa. Pelos mesmos motivos (falta de atitude competititva, raça, ambição) acho que o pereirinha fará um trajecto sempre a descer, embora dele nunca tenha esperado muito. Tem agora uma oportunidade de ouro para provar o contrário.