segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As entrevistas de GL e Jesualdo

Notas ligeiras sobre a entrevista ontem de Godinho Lopes e Jesualdo hoje ao "O Jogo"

A entrevista ontem de Godinho Lopes à RTPi
Provavelmente hoje o único facto que hoje será objecto de acordo entre os Sportinguistas, relativamente à entrevista de Godinho Lopes, ontem à RTPi é que nela foi confirmado o ingresso de Jesualdo Ferreira no cargo de manager para o futebol do Sporting. O resto cada um ouviu o que quis e do pouco do que foi dito  nada de muito novo foi acrescentado.

Nesse sentido a entrevista seria sempre inútil, porque este é o momento mais baixo de GL com graves danos na sua imagem e credibilidade. Para uns esse é um estado já sem remissão, outros guardam os seus veredictos para ajuizarem do acerto das últimas medidas tendentes a reorganizar o departamento de futebol e o impacto dessas medidas na situação económico-social.

A entrevista, como forma de dar uma explicação aos Sportinguistas sobre o que pretende para o que resta do mandato era no entanto obrigatória, tinha-o dito já aqui. GL esteve bem preparado, tirando alguns coelhos da cartola como o aconselhamento de Aurélio Pereira, a comunicação a uma só voz num registo que mudou muito para melhor em relação às primeiras aparições.

Como entendo o futebol como a mola real do clube foram as alterações a realizar já em Janeiro que retiveram o melhor da minha atenção. E, neste momento muito particular, preocupa-me os efeitos que possa vir a ter no plantel saber-se que há já guias de marcha assinadas sem se saber muito bem quem são. Assim como saber-se que o Sporting está vendedor e os efeitos que isso tem no mercado e na cabeça dos jogadores. O mercado sabe-se que penaliza sempre a necessidade e para quase todos os jogadores sair do clube era não só um alivio como uma possibilidade de relançar a carreira, bem ao contrário do que promete a permanência. Atendendo a que precisamos dos jogadores focados na melhoria da equipa e não com um pé dentro e outro fora...

Neste âmbito fiquei sem perceber o critério usado para chegar a Vercauteren. O "era necessário um estrangeiro" já de si é digno de discussão, e o porquê deste em particular não menos.

A entrevista e (a contratação) de Jesualdo
Há poucos dias dizia aqui que Jesualdo, dentro dos treinadores portugueses disponíveis, seria o treinador indicado para iniciarmos a recuperação há muito ansiada. Para já não será ele o treinador mas, como manager,  e actuando junto com Vercauteren, poderá ser muito mais útil que qualquer treinador adjunto acabado de chegar à Portela, vindo da Bélgica. 

É uma decisão feliz e crucial, especialmente num departamento onde o conhecimento técnico do futebol do futebol não abunda. Jesualdo tem do seu lado uma imagem - e também o proveito - de um profissional rigoroso e competente com passagens bem sucedidas pelos diversos escalões de formação até ao topo, com passagens notórias pelos nossos rivais FCP e SLB, especialmente pelo primeiro. Foi também crucial na subida de nível do Sporting de Braga, que o agora tão incensado presidente governava com um treinador por trimestre. 

Jesualdo adquiriu recentemente uma competência que lhe poderá ser muito útil, juntando aos seus muitos anos de futebol. A sua passagem por um clube - Panathiniakos - e um país - Grécia - em desagregação tornam-no num profissional especialmente habilitado para trabalhar no actual Sporting.

Claro que não faltarão dúvidas relativamente às suas competências ou até à sua origem clubista. Começando pela segunda, esse não foi um problema para Pinto da Costa ao ir buscá-lo, como não parece ter sido para Vieira ao contratar o sportinguista JJ. Depois há que considerar que, no universo Sporting não há quem esteja tão bem habilitado como Jesualdo. Quanto à primeira, e lembrando o que dizia aqui há tempos, ninguém serve para o actual Sporting.

A entrevista de Jesualdo hoje ao jornal "O Jogo" será colocada aqui até ao final da manhã


105 comentários:

  1. O Godinho Lopes não foi entrevistado no Trio D'Ataque. Aquilo foi uma verdadeira manobra de diversão, uma tentativa populista e mentirosa uma verdadeiro atirar areia para os olhos. Como se pode dizer que alguém é determinado e corajoso em vir a um programa assim, quando fugiu aos assuntos que realmente interessam, fez umas contradições brutais ("O Sporting não é uma empresa" (passado 5 minutos) "Numa empresa, quando está mal, certas coisas têm de mudar") e raramente respondeu às perguntas colocadas?

    E o pior é que há pessoas que acreditam neste tipo de declarações. Não tenho dúvidas que aqueles Sportinguistas de sofá, mal informados e que não usam as redes sociais para perceber os meandros do nosso clube devem ter aplaudido esta entrevista. Tem de haver uma forma eficaz de chegar a estes Sportinguistas e acordá-los, de uma vez por todas.

    E fica sempre bem voltar a rever, ao contrário do que Godinho Lopes quer, o passado. Porque apesar deste ter dito vezes sem conta que não olha para o passado, mas sim para o futuro, está a esquecer-se do presente. Um presente que em nada orgulha o que já foi o Sporting Clube Portugal. E porque ele foi um dos principais contribuidores para que o passado seja o culpado do presente, e será o culpado do futuro. E se nada mudar, do Sporting Sem Futuro.

    https://www.youtube.com/watch?v=XClMwJvuuE4

    ResponderEliminar
  2. A escolha de Jesualdo é correcta. Ao invés de Godnho Lopes, tem conhecimentos e perfil de liderança.
    O Sporting necessita de tranquilidade, Godinho Lopes tem que parar com as experiências e com as constantes mudanças de rumo.
    PC

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Uma entrevista que constitui a primeira intervenção lúcida e objectiva de GL desde que assumiu a presidência. Estava muito bem preparado.

    Desportivamente sublinha-se, e bem, Jesualdo Ferreira. Uma excelente escolha para um cargo que tinha de ser preenchido atendendo à incapacidade futebolística de GL e à insuficiência de Vercauteren.

    Em Janeiro teremos mudanças sendo que isso é tão lógico quão uma necessidade. Seria uma irresponsabilidade não alterar o plantel tendo em conta o que temos. Nesse sentido espera-se que se faça o início da preparação da próxima temporada. Essa preparação terá a marca Jesualdo e isso é bom pois é uma marca competente e experiente.

    Quanto a Vercauteren deverá se confirmar o que esperava: não tem capacidade e sairá no final da época ou antes. É normal, Jesualdo quererá escolher alguém de sua confiança e, provavelmente, português (isto se não for o próprio Jesualdo...).

    De resto pouco há a dizer, apenas gostaria de assinalar que considero que as notas de GL quanto à situação do SCP devem ser levadas a sério. Já sei que agora vão dizer que é tudo para enganar e coisas que tais, a mim cabe-me esperar que se conseguirem o que querem tenham razão e seja mesmo para enganar...

    No que depender de mim e da minha condição de sócio: não assino petições para AG e muito menos votarei a favor de eleições se não houver uma solução para os custos correntes.

    Se o acima se verificar, sou favorável a eleições.

    ResponderEliminar
  5. Assino por baixo JMM.
    Caso haja um candidato com fundo de maneio para a gestão corrente, igualmente, acho que devemos ir para eleições.
    Caso contrário, apesar das evidentes dificuldades e insuficiências do nosso presidente, temos que aguentar.

    ResponderEliminar
  6. Nuno Espírito Santo tem 5 meses e meio para crescer e ser o próximo treinador do Sporting (caso este último se mantenha na 1ª Liga).

    A melhor entrevista dos últimos presidentes do Sporting.

    (embora avisar que se vai vender e comprar é um erro ENORME)

    ResponderEliminar
  7. Jesualdo, não me diz nada, reconheço obviamente que é "um homem do futebol", mas não lhe vejo nada que o identifique com o Sporting enquanto projecto desportivo. Talvez seja isso que seja necessário...

    A única coisa boa, para mim, no meio de isto tudo é que foi uma decisão/opção demorada, não foi feita em cima do joelho ou de ânimo leve. Que tenha a capacidade necessária para vir a ter sorte.

    ResponderEliminar
  8. "Perguntas sobre o passado? Gosto é de falar do futuro. Perguntas sobre o futuro? Em Janeiro veremos"; "Evitei ligar directamente ao Presidente do Benfica para não levar o ´não´, mas enviei uma mensagem"; "Não falo dos problemas económicos do Sporting"; "Todos os meses temos imensas dificuldades em arranjar dinheiro para ordenados".
    E mais algumas.
    É isto uma entrevista bem preparada? A mim parece-me um rol de incoerências.
    Quanto a Jesualdo, não podia estar mais em desacordo. É mais um que irá engrossar a lista de assalariados estando fora do clube.
    Godinho, como presidente a prazo que é, nesta altura devia limitar a sua acção à gestão administrativa.

    ResponderEliminar
  9. Visigordo,

    Houve algum presidente do Sporting que não estivesse a prazo?

    ResponderEliminar
  10. Não compreendo como é que alguém pode ver algo de positivo no triste espectaculo de ontem.

    ResponderEliminar
  11. http://itsprstupid.blogspot.pt/2012/12/a-entrevista-de-godinho-lopes-e-jesualdo.html

    ResponderEliminar
  12. Brilhante entrevista. GL é o meu presidente e se houver eleições desta vez voto nele.
    Ninguém fala do presidente de outro clube que esteve na cabine no intervá-lo??
    Ninguém apresenta soluções de mudança, só querem a mudança pela mudança? Que rumo diferente? quem se chega à frente com o dinheiro para pagar as dívidas do clube?

    ResponderEliminar
  13. PLF, todos os que não vêm que à sua volta a casa está a ruir e quando existem vagas de fundo que não lhes permitem terminar mandatos.
    Um presidente eleito para cumprir um mandato não é um presidente a prazo.
    Um presidente que sofra a contestação que este está a sofrer, que já não tenha consigo quaisquer trunfos que o elegeram e navegue à vista, parece-me a mim que terá os dias contados.

    ResponderEliminar
  14. Visigordo,

    Enquanto o clube for dos sócios, todos os presidentes têm os dias contados.

    ResponderEliminar
  15. Do passado não quer falar, do futuro é fazer futurologia.

    Entretanto lamenta-se que tem que arranjar 5 milhões todos os meses como se tivesse acabado de chegar à presidência.

    A "solução", é abrir a porta do gabinete e esperar... esperar que lhe apresentem soluções para resolver a situação. Ah é também convém levar dinheirinho.

    Bela gestão!!

    ResponderEliminar

  16. Apenas uma nota, na primeira entrevista como manager do SCP, Jesualdo diz uma frase que aqueles jogador há muito que não devem ouvir: "há um jogo para vencer"

    Vencer é a palavra que TEM que estar na ponta da lingua de todos. Presidentes, directores, treinadores, jogadores. É simples: Vencer.

    Clubes menores resignam-se com empates e com o "ponto a ponto". Isso não é vida para o SCP. Aqui é vitória e tudo o que for fora disso não é aceitável.

    É importante que os jogadores percebam, todos os domingos "há um jogo para vencer"

    na taça da liga, "há um jogo para vencer"

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi postado no pots do Projecto de Godinho Lopes, mas acho que também se enquadra aqui.

    Há sportinguistas que estão tão inculcados nas suas próprias ideias, que por mais que lhes tentemos explicar as coisas, não vele mesmo a pena...

    Os projectos eram todos fracos, alguns dos 5 candidatos tinham mesmo projectos fraquinhos.
    Agora o que não se pode apregoar é o seguinte:
    - Havia um candidato; BdC, que tinham um projecto muito bom e muito válido.
    - Depois veio outro candidato; Godinho Lopes, e copiou parte desse projecto.

    Conclusão: Afinal o Godinho Lopes até tinha projecto, mesmo que fosse copiado do melhor de todos.

    Não sejamos masoquistas!
    O Projecto existia e está em andamento.
    Os 100M foram injectados no Clube como muito bem ficou explicado.
    60M para pagar dividas + 40M para investir na equipa.
    Se o Sporting gasta 5M/ mês e não gera metade dessa receita donde vem o dinheiro?
    Era obvio na altura como o é hoje que é necessário entrar dinheiro de empréstimos todos os meses.

    O projecto do Godinho Lopes existe e tem várias vertentes:

    - Dinamização dos Núcleos
    - Revisão estatuária.
    - Incremento das Modalidades.
    - Criação de Academias: Atletismo, Futsal, Andebol, etc.
    - Criação de Casas das Modalidades: Loures, Odivelas, Lisboa (Pista Mario Moniz Pereira).
    - Expansão das Academias de Futebol: Canadá, EUA, Angola, China, África do Sul, Singapura, Índia, etc.
    - Aumentar a média de espectadores no estádio
    - Aumentar o número de sócios
    - Criação da equipa B
    - Reestruturação de toda a formação do Sporting (afinal parece que é mentira a saída de todos os treinadores da Academia?).
    - Reestruturação Financeira
    - Inauguração de uma Sala de Sócios.
    - Fecho do fosso
    - Melhoramente estético do Estádio
    - Criação de uma equipa de futebol capaz de ganhar um campeonato no 1º mandato.
    - Pavilhão Multiusos.

    E muitas mais medidas faltam aqui.

    A maioria delas foi implementada e com resultados visíveis.

    As mais complicadas e importantes não foram; ainda, cabalmente cumpridas.

    - Falta uma equipa de futebol ganhadora
    - Falta a reestruturação financeira
    - Falta Pavilhão Multiusos

    Quanto ao Pavilhão não sei em que estado está.
    Se alguém tiver informações que me forneça.

    Quanto á equipa houve um enorme equívoco e estamos a recomeçar quase do zero.
    Este objectivo tem de ser redefinido e espero que haja coragem de dizer a verdade. Só lutaremos para o campeonato daqui a 3 ou 4 anos.

    Quanto á reestruturação financeira espera-se que seja feita com um mínimo de garantia.


    ResponderEliminar
  18. Boa entrevista de GL.Pareceu-me bem preparado.
    Duas notas:

    1)O Futebol

    -Finalmente um passo no bom caminho.Jesualdo Ferreira é um excelente profissional.Tem uma função técnica logo o não ser "sportinguista desde pequenino" não deveria ser um obstáculo.

    -O mercado de Janeiro:vamos alterar.É uma necessidade.Vamos ter entradas e saídas.A ver vamos.

    2)Área Financeira

    -Grupo Sporting a ser constituído por 2 entidades apenas:SCP e Sporting SAD.
    -Reestruturação da dívida
    -Entrada de investidor (muito relacionado com reorganização da Sporting SAD,certamente).
    -Continuar a expansão internacional da marca Sporting,nomeadamente através da sua academia.

    Credível?Cada um pensará o que quiser,mas é um apresentar de soluções.

    Por último direi que como já pensava antes, não deve haver haver destituição da direcção sem antes se apresentar uma candidatura que dê garantias a quem de direito que continuaremos a honrar os nossos compromissos.

    Não podemos destituir a direcção,no contexto do Sporting e de Portugal,sem uma alternativa.
    O contrário é um aventureirismo que poderá ter consequências muito graves para nós.
    A não ser que estes jovens tenham os milhões necessários.
    Comigo não contam para isso.

    ResponderEliminar
  19. Como se pode ver pelo meu comentário, estou de acordo com o MF.


    Quanto à entrevista de Jesualdo, nada que ver com o Sporting excepção feita a uma pequeno à parte.
    Admito que fico muito mais descansado por saber que JF tem plenos poderes no futebol

    ResponderEliminar
  20. Quanto a Jesualdo só lhe reconheço competência como treinador, pois como "Manager" ou Director Desportivo está ainda por provar.
    Isto não quer dizer que não aprove a escolha.
    Espero sinceramente que desta seja de vez...

    Quanto á entrevista de GL não disse muito mais do que seria de esperar.
    Confirmo o que todos já sabiamos:
    - Vai haver mexidas na equipa em Jeneiro
    O Sporting não necessita de um planetel não tão caro para lutar em duas frentes e tentar atingir o minimo dos minimos: qualificação para a Liga Europa.
    - A reestruturação Financeira está complicada e este eterno clima pré-eleitoral não ajuda nada.
    - Provocar eleições antes da reestruturação financeira pode ser um revés fatal para o clube.
    Provocá-las para afastar Godinho Lopes, sem haver quem conheça minimamente o estado financeiro do clube é irresponsável.



    ResponderEliminar
  21. Analisando apenas alguns dos pontos do que foi dito ontem, ficam aqui algumas questões:

    - Quanto tempo acreditam que este modelo de treinador dos treinadores vá durar?

    Qual será a reacção de Vercauteren a esta decisão que claramente o coloca por baixo de Jesualdo em matéria de decisões estratégicas para o plantel?
    Com que espirito teremos Vercauteren nos próximos jogos?

    Eu diria que em muito pouco tempo teremos Jesualdo como treinador principal.


    2 - Que dizer da alteração completa de objectivos quanto à classificação deste e do próximo campeonato?

    Neste campeonato ambiciona-se apenas um lugar europeu (eu ficaria muito contente se lá chegássemos).
    No próximo campeonato ambiciona-se apenas o pódio.

    Mas afinal o objectivo não era fazer do Sporting campeão em 3 anos?


    3 - O passivo vai crescer muito para lá dos prometidos 10M de euros.
    A culpa é da crise segundo GL.
    Pareceu-me ainda perceber que vai haver mais dinheiro e uma vassoura para correr com mais alguns elementos do plantel, ams agora com uma alteração, estes jogadores foram contratados por GL.


    Onde vai parar o passivo do Sporting depois de GL abandonar o Sporting coemça a ser realmente uma incógnita mas por este caminho não deve demorar muito até termos um valor idêntico ao do Benfica...mas sem activos de jeito.


    Se alguém vê a luz ao fundo do túnel nesta entrevista, eu fracamente nada vejo...

    ResponderEliminar
  22. Visigordo,

    Uma coisa é a preparação de uma entrevista outra é como ela decorre. Atendendo ao perfil de GL até acho que não correu mal. Mas que ela foi bem preparada mantenho.

    Exemplos aleatórios :

    O aconselhamento com Aurélio Pereira

    O facto de neste momento ser ele, GL, a dar a cara de acordo com a ideia de um "modelo presidencialista" rebatendo assim também as criticas de quem diz que, por ser ele só a falar, está sozinho.

    A presença de Vieira nos balneários sem qualquer celeuma por comparação com a rábula de Moreira de Cónegos.

    ResponderEliminar
  23. Sporting até morrer,

    É irrelevante o tempo que durará o modelo em causa. SE queres que te diga, acho que Vercauteren acabará por sair ou a curto prazo ou no final da época. Sairá porque não tem capacidade para dar a volta à situação.

    Se aguenta ou não o modelo também não releva. O normal é Jesualdo querer um treinador seu, uma escolha pessoal. Nesse sentido, Vercauteren dificilmente terá futuro no clube.

    Quanto a Jesualdo a treinador, é uma possibilidade. Eu pessoalmente preferia que houvesse um treinador português e Jesualdo mas o plano pode não ser esse.

    A redefinição de objectivos mais do que parte do desporto é parte da vida. Sporting não conseguiu jogar para os objectivos que tinha e, por isso, hoje tem que os mudar. É uma atitude responsável. Neste ponto GL seria criticado se dissesse que o objectivo se mantinha, ser criticado por mudar face a este contexto é pura irracionalidade.

    Nunca se falou em nova vassourada.

    Quanto à luz no fundo do tunel, a entrevista denunciou um rumo claro e um conjunto de objectivos. Foi uma entrevista segura e de uma pessoa que sabe o que quer. Gostando ou não de GL isso só pode deixar as pessoas contentes, pelo menos os sportinguistas

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Parece-me q independentemente do que diga ou faça, GL sofrerá sp contestação. A equipa joga uma miséria e não há ambiente para o escutar qt mais para reflectir sobre o q ele diz...

    José:

    1 - Boas noticias. Para quem afirma q Verauteren não presta...

    2 - Se o homem dissesse q o SCP ainda lutava pelo título o que é q escreverias? Provavelmente quer seria um alucinado... E com td a razão...

    3 - O passivo não vai crescer, já cresceu. Mas há um ano qt se fazia esse investimento na aquisição de jogadores andava td eufórico!... Contenção / redução de despesas com o plantel, já a partir de Janeiro faz td o sentido, uma vez que já não se luta por títulos... E não é a malta td q anda a apregoar aos sete ventos para dispensar / vender quem está e substituir pelos miúdos da equipa B?

    Mas afinal o q é q vcs querem? Já sei: GL na Rua. E com isso está o problema do SCP resolvido... Alguém a credita nisto?

    ResponderEliminar
  26. LdA:

    Não li a entrevista de JF. Fica para logo à noite q agora é hora de 'trabucar'.

    Abç

    ResponderEliminar
  27. Bom Acho interessante as análises se vocês:
    O clube está no Caos, GL não tem nada para apresentar, esperar que Jesualdo Ferreira vá fazer algo como Manager, surpreende o quão baixo poderá ir o intelecto de alguns sócios. Pregar ao mundo que por ora GL é a unica solução, só porque não existe alternativas, bem amigos isso é no mínimo ridículo! Eu digo a vocês porque o clube está assim, porque ainda existe gente como vocês que contribui para para que a inépcia e o medo paralise a massa adepta. Felizmente são cada vez menos e os dias dele (GL) estão contados. Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  28. E sublinho uma outra coisa, não sei o que é mais estranho: se ver Sportinguistas a desejar derrotas do clube para levar a cabo a sua agenda se Sportinguistas que acham que um melhoramento exibicional e pontual não implica necessariamente o terminus dessa sua agenda.

    ResponderEliminar
  29. Jesualdo é a melhor notícia do nosso futebol sénior de há muitos meses para cá. GL sabe que está numa situação difícil, mas parece ter sido capaz de se aconselhar sobre futebol e de escolher quem possa ajudar a melhorar as coisas. O resto são tretas. Quem não o reconhece pode ser sportinguista, mas não percebe um caracol de futebol, e certamente deve ser dos que haja que o Capel é o próximo Maradona!

    O RvW falhou um penalty: Godinho rua! O Jesualdo é lampião: Godinho rua! O Izmailov é um problema, o Jéffren está outra vez lesionado: Godinho rua! O Duque fez asneira da grossa: Godinho rua! Tábua rasa e queremos o brunete-mor. É por se gerir assim com olhos na sublime inteligência que emana das bancadas (veja-se o desastre Sá Pinto) que chegámos aqui ... Quem o diz pode ser sportinguista, mas parou no tempo da 1ª república, ou então não sabe o que de bom de lá saíu.

    GL continua, por portas e travessas e apesar dos erros, a tentar cumprir o delineado. Investiu num plantel que quer estabilizar para poder integrar a muita juventude de grande qualidade que temos a evoluir. Está muito difícil aguentar a pressão, mas se o futebol sénior estabilizar e melhorar, se calhar ainda vai haver por aí muita madalena arrependida a loar-lhe as vitórias. É o que mais desejo! Quem o não deseja e confunde nomes com projectos, ou é mal intencionado, ou não merece ser sportinguista.

    SL, MTP

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Estamos a voltar atrás no tempo ou será que alguma vez saimos do passado.
    Estamos a voltar aos piores tempos da blogosfera leonina, em que valia quase tudo menos arrancar olhos.

    Será que dois sportinguistas com visões diferentes do Sporting não podem debater ideias sem serem logo apelidados de tudo e mais qulquer coisa?

    Mas será que não podem haver sportinguistas que conseguem vislumbrar algumas coisas positivas.
    Será que é tudo negativo?

    Será que o mesmo Presidente que preside ao futebol, não é o mesmo que Preside ao Futsal?
    Não será porventura o mesmo Presidente???

    ResponderEliminar
  32. Gostei da entrevista, e necessario tempo para consolidar o projecto.!
    Benfica e Braga melhoraram não foi por mudarem de presidente de ano e meio em ano e meio.

    ResponderEliminar
  33. Eu gostava de saber como é que uma demonstração de demagogia pura pode ser elogiada como uma boa entrevista? Estava bem preparado? Só para mentir de novo aos sócios...

    Vejo muita gente preocupada com as eleições antecipadas, vi aqui comentários sobre os dois "miúdos" do "Dar um rumo ao Sporting", foram "rasgados" de cima abaixo. Principalmente por não apresentarem ideias ou um projecto.

    Dá me vontade de rir, quando há aqui adeptos e sócios que votaram em JEB e depois GL e ainda fazem juras de "amor" a este ultimo quando tanto uma como a outra foi a eleição do não projecto!!! Temos até um comentador a soldo reactivado que vai buscar o programa eleitoral de GL!!! Leio aqui, mesmo depois da incompetencia pura que foi a construção deste plantel que voltariam a apostar em Freitas e Duque. Meus caros o Sporting merece-vos e vcs merecem este Sporting!!

    Jesualdo é mais um assalariado para ter que mandar embora mais mês menos mês quando cair este mentiroso que elegeram como presidente do Sporting clube de Portugal. Como Jesualdo , está o clube cheio de gente igual. Nem sequer são do SCP e andam lá apenas para se encher. Não tendo qualquer tipo de paixão pela causa que deviam abraçar.

    Dar tempo a GL é retirar o mesmo ao Sporting...

    SL

    ResponderEliminar
  34. Começamos a entrar numa espiral de esquizofrenia que raia o ridiculo.

    Ora queremos assim, ora queremos assdo.
    Ora gostamos, ora já não gostamos.
    Ora é bom, ora é mau.

    Os que querem a mudança que parem para pensar?
    Será que depois da mudança efectuada iremos melhorar?
    Não poderemos piorar?

    É que muitos disseram que JEB foi o pior, mas agora já dizem que Godinho é ainda muito pior.
    Será que depois não vão apelidar o hipotético próximo de ainda muito, muito, muito pior...

    ResponderEliminar
  35. A unica espiral que vejo é a de incompetencia.

    Quanto a GL ser pior que Jeb...tb achei impossivel mas infelizmente demonstra que é uma realidade.

    Depois há os esquizofrénicos que apenas sabem defender. Fizeram-no com Jeb e fazem-no agora com GL. Sendo que se dizem Sportinguistas e mais ainda dos que estão contra este presidente (nunca contra o clube) pergunto se não será já um sindroma de estocolmo.....

    SL

    ResponderEliminar
  36. Cuidado com as incurias?
    O SCP não pode andar sempre num eterno turbilhão.
    Há que medir bem os nossos actos e tentar descortinar se estamos a medir bem as consequências.
    Felizmente parece-me que uma esmagadora maioria de sócios do SCP já perceberam que eleições nesta altura é altamente lesivo e contraproducente.
    Um bem haja a quem ainda consegue raciocinar, no meio deste turbilhão!

    ResponderEliminar
  37. Tenho muitas dúvidas sobre o actual rumo mas se o Miguel Damas- esse modelo de coerência e de racionalidade - é contra, algum mérito terão as mais recentes medidas.

    JPM

    ResponderEliminar
  38. Mas se o Sporting anda neste turbilhão é porque há quem perpetue a incompetencia...

    Mas para esses a culpa é sempre dos outros. Para esses há sempre uma minoria de bloqueio. Para esses o desastre é sempre por terceiros mas nunca por aqueles que elegeram.

    Verde CDV
    O teu discurso é igual as defesas e juras de amor a JEB. Consegues ter a cara de pau de regressar ao activo e fazer o mesmo trabalho de sapador quando já devias andar a fazer o rescaldo... Topo-te a distancia....

    ResponderEliminar
  39. Vejo aqui muitos sportinguistas; que como eu não estão contentes, mas conseguem vislumbrar muito para além da floresta.

    Sportinguistas que noutras alturas não comungavam das mesmas ideias, mas que hoje com parcimonia conseguem perceber coisas, que a outros escapa.

    Porque, tal como eu, não podem estar satisfeitos com esta equipa de futebol e com esta classificação.
    Mas, tal como eu, não acreditam que algum dia o SCP desça de divisão e que lastimam as palavras de alguns nesse mesmo sentido.

    Porque, tal como eu, querem o melhor para o SCP e querem um clube mais pujante.

    ResponderEliminar
  40. JPM

    Obrigado pelo reconhecimento mas agradecia que pensasse apenas pela sua cabeça. É a minha leitura há vários anos. Infelizmente o SCP não sai da cepa torta. Mas não será de certeza por causa do Miguel Damas. Mas se prefere despejar a sua fustração na minha pessoa e acreditar que tudo se resume por minha culpa está completamente a vontade....

    SL

    ResponderEliminar
  41. Miguel Damas,

    "Dá me vontade de rir, quando há aqui adeptos e sócios que votaram em JEB e depois GL"

    Eu votei em JEB e depoi BdC. E agora? Em que escalão de Sportinguismo fico eu?

    ResponderEliminar
  42. é simples, quem quiser eleiçoes é melhor chegar a ag com um cheque para ir pagando salarios, porque já se percebeu que existe um acordo com os credores, que enquanto decorrer a renegociaçao financeira, nao fecham a torneira, mas se esta parar por queda da direcçao, acaba-se os €

    ResponderEliminar
  43. Se queres um clube mais pujante não o deixas na mão de um incompentente. Eu tb não acredito que o SCP desça de divisão. No entanto estamos 2 pontos acima da linha de agua com 12 jornadas. Nunca nos meus 41 anos de idade e assistindo regularmente o Sporting desde os meus 12 tinha visto. Há até quem diga que esta não é a pior época. E mesmo não acreditando nem numa palavra neste presidente em altura alguma quero que o SCP perca ou empate.

    ResponderEliminar
  44. mik

    e e quem nao votava nem no godinho nem no bruno carvalho, qual será o nivel?

    ResponderEliminar
  45. Vamos ver se nos entendemos de uma vez por todas.
    Existem eleições livres e os sócios decidem.
    Até hoje acho que foi tudo feito dentro da legalidade. Não houve nenhum Presidente empossado ilegalmente.

    Se desde há anos ganha o Presidente que nunca tem um Projecto, a maioria dos que neles votaram só podem ser tolos, segundo a minoria.

    Em Alvalade há anos que é assim. Temos pena que o que têm sempre o melhor Projecto nunca ganhe.
    Talvez não consiga passar a sua mensagem correctamente.
    Talvez os seus apoiantes fiquem sempre do lado que errado.
    É facto que há anos que assim acontece.
    Talvez sejam eles que estão correctos e não os outros.

    O que eu gostava era de ver um Presidente do Sporting fazer 2 mandatos seguidos.
    Mas no Sporting é coisa impensavel, porque existe sempre que veja um grão de areia na engrenagem...

    ResponderEliminar
  46. Mike Portugal

    Eu não tenho problemas nos sentidos de voto. Tenho sim com a incapacidade de assumir o erro de casting.

    Eu votei PPC e depois Dias Ferreira. Se calhar teria cometido algum erro tb. Mas seria capaz de o assumir. E por ultimo não meço o Sportinguismo de cada um. Apenas por vezes as motivações. Eu acatei os resultados eleitorais. Não me afastei do clube. Acompanhei todo o primeiro ano de mandato de GL sempre dando margem de erro porque eram muitos jogadores novos e alguns (ex) novos dirigentes. Só me revoltei a partir da final da taça de Portugal. Essa revolta foi crescendo. Eu até daria de barato que GL queira mudar o rumo. Mas falhou em toda a linha. Porque razão devia agora acreditar nele? Mesmo assim não renego o meu apoio ao clube.

    SL

    ResponderEliminar
  47. "O que eu gostava era de ver um Presidente do Sporting fazer 2 mandatos seguidos.
    Mas no Sporting é coisa impensavel, porque existe sempre que veja um grão de areia na engrenagem..."

    É uma questão de afinação.....resumir todo este ano e meio de mandato a um grão de areia na engrenagem.....

    SL

    ResponderEliminar
  48. JMM e Virgilio,

    Vercauteren acabará por sair, sem dúvida.
    Até lá teremos um treinador a prazo, jogadores a prazo, etc.
    Que incentivo moral é dado ao actual treinador e ao plantel com esta entrevista?
    Parece-me mais um passo rumo à pior classificação de sempre.


    A redefinição de objectivos é o assumir de mais um falhanço no projecto de Godinho Lopes.
    O projecto era tornar o Sporting campeão em 3 anos.
    Neste momento é tentar chegar à champions no ano que vem.
    O que critico é uma das principais bandeiras deste projecto ter mais uma vez sido abandonado, tal como o foram:
    - Domingos Paciência para 3 anos;
    - Encurtar de distâncias para Porto e Benfica;
    - Redução de passivo e um Sporting a dar lucro dentro do período de mandato;
    etc, etc.

    E não Virgilio, nunca estive eufórico com as contratações efectuadas.
    Há alguns bons jogadores neste plantel, todos contratados na época passada (os desta ainda não consegui ver valor em nenhum...).

    E sim Virgilio, defendo a saída de GL:
    - Pelo que já enunciei acima (falhanços ao longo de 20 meses);
    - Pelo que ainda está em jogo esta época e porque este senhor claramente não tem capacidade para nos tirar do buraco em que nos meteu;
    - Mas sobretudo pela época de 2013/14 a qual será hipotecada mais uma vez sob a liderança de GL.

    Por mim, há muito que devia estar fora mas isso cabe à futura AGE decidir já que o homem não quer sair pelo seu pé.


    JMM, o que tu vês em GL e nesta entrevista, definitivamente não consigo ver.
    Esta conversa sobre o futuro e redefinições de objectivos tem sido uma constante de GL no seu mandato de "apenas" 20 meses.
    Se ficas contente com isto, eu não.

    ResponderEliminar
  49. Se calhar a culpa de o SCP não carburar é minha e de outros? Comecei a comentar na blogoesfera no dia seguinte ao SCP-Newcastle. Nem sempre fui critico e altura houve em que pensei que o caminho seria aquele. Acreditei no primeiro ano e meio de Bento como um treinador para uma "vida". Julgo que todos nós achamos que estavamos perante o treinador ideal para Alvalade.

    Fui enchendo com o mau futebol e o definhar das opções tacticas de Bento e o estagnar de várias pérolas leoninas. Sou demasiado critico? Queria ver o SCP lá no alto. Não exigo titulos mas sim um bom trabalho. Há anos que não temos um rumo para o futebol e é acima de tudo isso que critico. Infelizmente não vejo maneira de o SCP encarrilar. Talvez seja eu o culpado....por esta paixão que me vai consumindo e entrar em guerra com supostos ALiados dessa mesma paixão....

    SL

    ResponderEliminar
  50. Riga,

    Estou um bocado farto do argumento de merda que quem quiser destituir esta direcção tem que trazer um cheque para pagar ordenados.

    Mais uma vez tem que ser GL ou então é o caos...~

    São só esses os argumentos que há contra a AG?

    ResponderEliminar
  51. Miguel Damas,

    Até que enfim, um comentário quase 100% lúcido.
    Sendo assim, eu respondo:
    - GL falhou e está a tentar corrigir;
    - se as correções e a equipa não mostrar melhoras até Março, serei o primeiro a pedir eleições antecipadas (mas não votarei em Bruno de Carvalho de novo, nem em Dias Ferreira, nem em Miguel Baltazar);
    - se a equipa começar a subir na classificação e terminarmos a época em 3º lugar eu darei o benefício da dúvida e não apoiarei eleições antecipadas;
    - aqui não há falhas de projecto de GL, há apenas o facto da equipa sénior de futebol não jogar a ponta dum chavelho. O resto do projecto está todo lá e está bem feito;

    ResponderEliminar
  52. Não sejamos ingénuos e não nós façamos de parvos.
    Mas há alguém que vá concorrer a Presidente do SCP e que queira ganhar as eleições que tenha a coragem de dizer:

    Caros consócios eu se for para Presidente prometo que o clube não pode ser campeão nestes próximos 4 ou 5 anos, mas vou endireitar as contas.

    Mas alguém que diga isto ganga eleições?
    Mas há algum sócio do SCP que queira ouvir que vamos ficar mais 4 ou 5 anos sem ser campeões?

    Por este andar de mudanças sucessivas á velocidade do vento e se cair no gosto esta coisa de AGE, sempre que não se goste de alguém, estamos conversados e nem seremos campeões nestes 20 anos mais próximos.

    ResponderEliminar
  53. Não tem que trazer um cheque, mas tem que ter crédito junto da banca...

    ResponderEliminar
  54. Mike Portugal

    Vamos ver. Eu não tenho medo de eleições antecipadas e participarei na AG para ouvir aquilo que os socios têm a dizer. Não gosto de GL mas nunca desejarei derrotas apenas e só para o homem cair.

    Papagaio CDV

    É bom que tenhas regressado, a sério. Foste incapaz de prevalecer da outra vez. Fugiste com a derrota e com a guerra pessoal que compras-te. Continuas a não querer debater mas apenas denegrir aquilo que eu escrevo. Cura-te

    SL

    ResponderEliminar
  55. sporting até morrer


    a piada é achares que eu estou contra essa ag, a questao é simples:

    está a decorrer até ao fim desta temporada uma retuturaçao financeira com renegociaçao da divida. neste momento precisas de 5milhoes/mes para dispesas correntes aka pagar salarios e pelo que percebi ontem existe um acordo com os credores, que eles financiam a coisa enquanto deocrrerem as negociaçoes, mas se estas forem interrompidas( com queda da direcçao) fecham a torneira e o clube entra em incumprimento. com o espaço normal que foi da ultima vez( pouco mais de 2 meses) podes chegar ao dia das eleiçoes com a cx do correio cheia de cartinhas de rescisao de contrato por justa causa.

    o que está em causa é ter dinheiro para as contas correntes: se alguem chegar á ag, quiser mandar abaixo a direcçao, e dizer tenho o dinheiro para pagar os salarios, podem deitar a direcçao abaixo que nao ficamos em incumprimento.

    outra coisa é que existem investidores interessados, mas as negociaçoes estão em stand by por 2 motivos:

    1- eles tambem sabem ler jornais e ir á net e sabem o que se diz, e não vao meter dinheiro num clube que esta com criticas constantes á direcçao e a querer deita-la abaixo.

    2- que tem socios que estao prontos para bloquear qualquer tipo de tentativa de ficar com a maioria da sad( ninguem mete dinheiro em clubes para nao mandar nada)

    ResponderEliminar
  56. O mais engraçado é que a propria afirmação que tem que ter crédito na banca para ser aceite demonstra o quanto incompetente tem sido esta gestão. Estamos a gastar aquilo que não temos. Compramos um camião de jogadores que depois fatiamos para fazer face aos problemas de tesouraria e agora com os mesmos desvalorizados queremos vender em janeiro.... Que dinheiro faremos? Se é que faremos algum!!! E chamam a isso gestão? É um rol de problemas..

    SL

    ResponderEliminar
  57. e concordo com que falou em ter 2 mandatos ducessivos, alia eu diria ter como nos outros lados no minimo 7 ou 8 anos para poder trabalhar como deve ser

    ResponderEliminar
  58. O PC está há mais de 30.
    O LFV vai a caminho de 14.
    O Salvador há 10.

    Quem quiser que tire conclusões?

    ResponderEliminar
  59. Parei de ler os comentários quando chegou o Damas com o argumento supremo que o Jesualdo não é do Sporting. Se calhar nem o Aurélio. Obrigado a todos os sportinguistas que continuam a defender o clube contra tudo e contra todos, às vezes até contra quem também se diz do Sporting.

    ResponderEliminar
  60. Há quem tenha sempre certezas e que nunca se engana:
    Infelizmente muitos sportinguistas são faliveis e até se enganam.
    Vá lá que desta vez o Godinho não é como o FSF que queria depauperar o SCP em proveito próprio.

    PS: Um bem haja a FSF que nunca desceu a esse nível.

    ResponderEliminar
  61. MF, mencionaste a "Reestruturação da dívida". Depreendo que estejas a falar de renegociar prazos de pagamento e/ou valor dos juros. Se assim for, em que momento da entrevista de ontem é que Godinho falou nisso? Não me lembro. Se não for isto, o que queres dizer então com "Reestruturação da dívida"?

    "Credível?Cada um pensará o que quiser,mas é um apresentar de soluções."

    MF, para mim credível seria conseguir cumprir o programa delineado para o mandato. Até ao momento, não consigo atribuir nenhuma credibilidade a Godinho. Já mentiras (ou vá lá inversões de discurso para não ser demasiado agressivo na linguagem e ferir algumas susceptibilidades) consigo identificar algumas...

    "Por último direi que como já pensava antes, não deve haver haver destituição da direcção sem antes se apresentar uma candidatura que dê garantias a quem de direito que continuaremos a honrar os nossos compromissos."

    MF, mas que garantias estás à espera que o Sporting dê aos bancos que um presidente do clube eleito não possa dar? Por acaso Godinho anda a meter dinheiro do bolso dele no Sporting? Por acaso Godinho já arranjou algum investidor ou vai arranjar algum investidor que só aceite injectar dinheiro na SAD se Godinho for o presidente? Se sabes alguma coisa partilha aqui com a malta...

    ResponderEliminar
  62. Alguém me sabe dizer quando foi a última vez que um Presidente do Sporting foi autónomo quando chega o fim do mês?

    Cada direcção tem herdado uma situação cada vez mais dificil da anterior, faz muitas décadas, um pequeno resumo:

    PAVILHÃO EXPROPRIADO
    Sob a presidência de João Rocha, a Metro de Lisboa avançou com a expropriação do antigo Pavilhão do clube de Alvalade para se construir a actual estação de Campo Grande. O Sporting não concordou com os valores oferecidos e as obras estiveram paradas durante largo período. Mais tarde seria alcançado um acordo.
    VENDA REGULARIZADA
    Com Jorge Gonçalves na presidência foi efectuada a venda de um terreno na Rua Cipriano Dourado. Contudo, não foram consultados o Conselho Fiscal e nem a AG. A venda só seria regularizada com Sousa Cintra, após consulta aos dois órgãos e depois de uma comissão de peritos avaliar o terreno pelo dobro do valor inicialmente oferecido (1,5 milhões de euros)
    NOVO ESTÁDIO E ACADEMIA
    Com José Roquette nasce a ideia de construir o novo estádio e a Academia. Os dois projectos seriam concluídos já com Dias da Cunha na presidência. O espaço para construir a Academia foi disponibilizado pela Câmara Municipal de Alcochete. Os terrenos onde nasce o novo Estádio José Alvalade já pertenciam ao Sporting
    ALIENAÇÃO DISCUTIDA EM ASSEMBLEIA
    O quarto grande momento é o actual. Na próxima sexta-feira, no Pavilhão Atlântico, os sócio do Sporting vão votar a proposta para a venda de quatro estruturas não desportivas: Alvaláxia, Edifício Visconde de Alvalade, Health Club e Clínica CUF. O presidente Soares Franco ameaça sair caso a proposta não seja aprovada

    ResponderEliminar
  63. Nas décadas de 40 e 50 - certamente o melhor período da História do Sporting em títulos conquistados - tvemos apenas e só 9 Presidentes.

    9 em 20 anos.

    ResponderEliminar
  64. fcs

    mas nessa altura isso era normal, na altual o unico sitio que isso é normal é no sporting

    ResponderEliminar
  65. Mas a culpa deles estarem lá pouco tempo será mesmo dos sócios ou da incompetência?

    O ultimo presidente com quase uma década de longevidade foi Sousa Cintra. Recuperou o clube. Cometeu erros sim mas recuperou-o. Foi "obrigado" a afastar-se por esta troika que se perpetuou em Alvalade. Santana Lopes foi o primeiro. Inconstante e inconsequente. Saiu para regressar ao PSD. Roquete avançou até ser tombado por Duque. Avançou Dias Da Cunha até ser armadilhado por Franco. Saiu Franco depois de conseguir vender ao desbarato o restante património leonino. Entrou de seguida esse gestor/mentor de um Sporting superior chamado Jeb e por fim temos GL. Serão mesmo os adeptos ou a própria incompetência dos presidentes e sobretudo das lapas que os acompanham?

    Mas se o grão de areia na engrenagem sou eu....vou ali ja volto ok?

    SL

    ResponderEliminar
  66. É interessante falar-se em restruturação financeira bem encaminhada sem procurar estar informado acerca do que se vai passando.

    Aconselho a consulta do R&C mais recente, referente ao período de 01/07 a 30/09/'12: http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT42469.pdf

    Por exemplo, página 28: diminuímos 7M€ em passivo de longo prazo em factoring BES/BCP... mas aumentámos em 7M€ com um crédito por livrança com o BES (deve ser o tal que tem garantias do próprio Luiz Lopes). Terá sido para obter condições mais vantajosas? De juros não terá sido de certeza, porque passámos de juros de 4,99% para 7,40%. Génios da alta finança!

    E isto apenas em relação a um só item da rúbrica passivo. Em termos globais, o passivo não corrente (tendencialmente mais barato) diminuiu 7M€, enquanto que o passivo corrente (tendencialmente mais caro) aumentou... em 20M€!

    E continuam a cantar-se loas aos aspectos não desportivos deste mandato! Aos excelsos restruturadores Lopes e Guedes!!

    Continuam-se a deglutir pedaços de esterco como "o meu objectivo é a sustentabilidade do clube e da SAD" seguido logo no mesmo fôlego por "é difícil encontrar 5M€/mês para tesouraria e se eu cair fecha-se a torneira".

    Ou vamos continuar à espera que a venda de roupa e merchandising e aluguer de instalações para festas e batizados dêem 70M€/ano, mesmo apesar de Luiz Lopes afirmar que as receitas têm vindo a descer?

    Leão Informado

    ResponderEliminar
  67. Se me dissessem que esta lista eleita era toda ela composta por gente que nos ultimos 20 anos não tinham passado pelo Sporting até dava de barato. Inclusive o actual presidente frisou na campanha eleitoral que o período mais vencedor do SCP depois de João Rocha tinha sido aquando a sua passagem por Alvalade. Até tem com ele essa nobre figura chamada Guedes que é o iluminado dos iluminados artista financeiros mesmo que seja engenheiro químico....mas a culpa é da minoria.

    SL

    ResponderEliminar
  68. riga,

    O que é normal?

    Nessa época noutros lados também houve grandes consulados. Assim de repente lembro-me do Borges Coutinho ou o Santiago Barnabeu, muitos outros haverá.

    Mas vamos por exemplo ao LVF... e imeditamente antes dele quantos houve? Quanto tempo se aguentaram lá?

    Porque será que ele se tem aguentado?

    Talvez alguma coisa relacionada com alguma boa gestão e resultados?

    Relativamente ao Salvador, enfim não falo, qualquer dia também estamos a falar do presidente do Paços de Ferreira.

    ResponderEliminar
  69. Anónimo das 16:59,

    Não vou alimentar mais esta polémica até porque fui muito claro.

    GL falou da reestruturação da dívida.É ver a entrevista.
    Há várias formas de o fazer,não há só essa, mas ele não pormenorizou,portanto não vou especular mas parece-me óbvio que esse tem que ser um dos caminhos.

    A questão da credibilidade está claramente exposta,não vou acrescentar nada.

    A questão das garantias é simples:O Sporting tem compromissos assumidos que tem que cumprir e se esta direcção cair alguém tem que os assumir no seu lugar.Não posso ser mais claro.

    Isto sem entrar na essência da forma como os compromissos estão assumidos até porque o desconheço,como penso ser também o seu caso.

    Falou em presidente eleito
    É que não há ninguém e se assim continuar não altero nada ao que disse.
    Comigo não contam.

    ResponderEliminar
  70. FCS, percebo o que queres dizer. O facto de termos o mesmo presidente durante muitos anos não conduz necessariamente a bons resultados, porque o factor determinante é a competência. O tempo apenas pode ajudar alguém competente, nunca um incompetente!

    E deste o exemplo das décadas douradas do Sporting. Havia de facto competência e basta ir ler sobre essa época para se perceber como os nossos dirigentes na altura sabiam fazer as coisas e não se deixavam ultrapassar pelos rivais directos. No entanto, os tempos eram outros e hoje em dia a exigência é maior. A profissionalização do futebol assim o obriga.

    Mas concordo com o princípio fundamental: por si só o tempo não trará resultados, é preciso competência.

    ResponderEliminar
  71. Concordo com o anónimo das 17.43

    Acima de tudo preocupa-me o historial do ultimo ano e meio. Não o presente ou aquilo que se promete agora.

    SL

    ResponderEliminar
  72. Siga pra BINGO: venham Eleiçoes e atras dessas outras mais.

    ResponderEliminar
  73. Andas preocupado ha muitos anos. LOL.

    ResponderEliminar
  74. Não há dúvidas, está no nosso sangue...

    http://www.youtube.com/watch?v=BYuBxZQH6Ho

    ResponderEliminar
  75. Godinho ontem utilizou mais uma vez a velha táctica do "se eu cair, o Sporting entra no caos, não haverá dinheiro para salários, ...". E parece que essa táctica resultou num determinado espectro da família sportinguista. Temos que ter cuidado com eleições por causa dos compromissos assumidos, dizem alguns. E sem candidatos certos, o clube pode entrar num vazio, dizem outros.

    Pois bem, essa ideia não podia ser mais contrariada pela realidade. Basta recuar ao período em que JEB se demitiu. Não foi assim há tanto tempo. O clube estava a viver nessa altura um momento desportivo e financeiro muito difícil, com a equipa a ficar longe do título e com sucessivos R&C com saldo negativo. Veio-se a saber pouco tempo depois que o passivo consolidado rondava os 380 milhões. Era portanto um período de grande preocupação quanto ao futuro. Tal como agora (eu sei, agora é pior ainda...). No entanto, JEB demitiu-se provocando eleições antecipadas. Por acaso ficaram salários por pagar ou outros compromissos por atender nessa altura? Não tenho conhecimento disso! Por acaso o clube entrou no caos? Mais do que já estava, também penso que não! Por acaso houve ausência de candidatos nas eleições? Longe disso! Até há quem ache que houve demasiados (o próprio Godinho ainda ontem admitiu isso). Portanto, o que leva certas pessoas a crer que agora será diferente? Sinceramente não sei. Deixo uma sugestão: porque não exigem essas pessoas, caso haja eleições, que Godinho se recandidate? Se de facto ele tem a solução e acredita nela, então terá a obrigação de se recandidatar em nome daquilo que defende.

    Este último ponto leva-me a outra questão que se prende com a legitimidade da actual direcção ou a falta dela. Não vale a pena estar aqui a mencionar as razões que me levam a afirmar que perante os sócios esta direcção já não tem legitimidade. Nada do que foi sufragado se mantém aos dias de hoje. Pessoas, ideias, objectivos? Nada! Portanto, por uma questão ética e moral o próprio presidente deveria adoptar a via da demissão com recandidatura. Os valores do clube que representa assim o exigem!

    ResponderEliminar
  76. O Jesualdo devia era ser o treinador principal. Era uma excelente aposta! Esta dupla Vercanteren e Oceano é muito fraca.

    João Couto

    ResponderEliminar
  77. Sobre a entrevista de GL na RTPi não acrescento mais nada. Qlq pensamento que eu pudesse acrescentar ñ produziria qlq efeito nem em quem deixou de acreditar em GL, nem em quem ainda acredita que poderá dar a volta a isto. Só qd o futebol da equipa melhorar e os espíritos acalmarem é q haverá ambiente para se pensar com mais calma. E só vejo 2 formas de se obter uma relativa 'acalmia' no curto prazo. GL sair ou a equipa de futebol começar a jogar futebol e a ganhar... Para bem do SCP desejo que prevaleça a segunda hipótese... E é aqui que se abre "nova janela de esperança" com a entrada de Jesualdo Ferreira (JF).

    Ponto prévio: sp antipatizei com JF. Não pq foi figura de rivais, primeiro slb e dps fcp, mas pq sp me pareceu ser um tipo assim pró antipático, carrancudo, e especialmente corrosivo para com o SCP. Uma opinião pessoal sem nenhum valor pq mt baseada em impressões subjectivas. Mais importante será acrescentar que tb nc apreciei especialmente o tipo de futebol que as equipas dele praticavam. Mesmo no fcp. De qlq forma se o espectáculo não era de encher o olho, já a organização e a coesão (principalmente defensiva) faziam-se notar.

    Dito isto e após ler a parte da entrevista em q JF já sabia que viria para o SCP, o ponto (positivo) a reter tem a ver com o cargo de relevo na estrutura da SAD que vai ocupar e a forma como o vai exercer:

    "Manager com plenos poderes". Ainda bem. Pq aquela SAD ficou (ainda mais) coxa desde a saída de CF e LD. A minha opinião sobre os dois já é conhecida. Essencialmente reconhecia em CF conhecimentos de mercado (teve falhas e acertos). Já LD, o homem q supostamente controlaria bastidores e principal responsável pela gestão da SAD, delegado por GL, falhou estrepitosamente em td. JF vem colmatar a lacuna q existia, nomeadamente de conhecimentos técnicos, a mais necessária tendo em vista o caos q a equipa de futebol hj vem apresentando e que FV parece não conseguir resolver. JF é um treinador mt experimentado e conhecedor das singularidades do futebol tuga, pelo que poderá ajudar a Equipa técnica no diagnóstico e (mais importante) na implementação de soluções. Oxalá tal possa acontecer.

    Seria estranho que JF aceitasse vir para uma SAD carente e sujeitar-se a ser 'comandado' por dirigentes novatos e sem conhecimentos técnicos como os que ele possui. É lógico que assim seja. Agora, os olhos (de dentro e fora da SAD) vão-se virar para ele. Do resto da entrevista não notei mais nada de especial relevo nem para o bem, nem para o mal.

    ResponderEliminar
  78. Este Miguel Damas é um Abutre e tem a mania que é dono da verdade. Parvalhão.

    ResponderEliminar
  79. Sou mais um condor....principalmente na alma.....com dor aqui e ali. Quanto ao insulto não vou baixar o nível....

    SL

    ResponderEliminar
  80. "Não sejamos ingénuos e não nós façamos de parvos.
    Mas há alguém que vá concorrer a Presidente do SCP e que queira ganhar as eleições que tenha a coragem de dizer:

    Caros consócios eu se for para Presidente prometo que o clube não pode ser campeão nestes próximos 4 ou 5 anos, mas vou endireitar as contas."

    Verde CDV, e se alguém disser que não promete campeonatos mas promete endireitar o futebol do clube nesse período? Achas que não haverá ninguém que assuma isto? Estarei a ser demasiado ingénuo?

    "Mas há algum sócio do SCP que queira ouvir que vamos ficar mais 4 ou 5 anos sem ser campeões?"

    Verde CDV, e haverá algum sócio que queira ouvir que vamos ganhar 2 campeonatos em 3 anos e depois entramos numa espiral descendente que parecerá não ter fim?

    "Por este andar de mudanças sucessivas á velocidade do vento e se cair no gosto esta coisa de AGE, sempre que não se goste de alguém, estamos conversados e nem seremos campeões nestes 20 anos mais próximos."

    Verde CDV, a história das últimas décadas tem sido marcada por sucessivas AGEs, óbvio... e por isso é que temos ganho tão pouco... os dirigentes em nada contribuíram para isso, pois claro...

    "Não tem que trazer um cheque, mas tem que ter crédito junto da banca..."

    Verde CDV, define o que é ter crédito junto da banca? É ter duas consoantes seguidas no nome? É ter já sido arguido? É ter já trabalhado na banca ou ter muitos contactos no seio da mesma?

    "O PC está há mais de 30.
    O LFV vai a caminho de 14.
    O Salvador há 10.

    Quem quiser que tire conclusões?"

    Verde CDV, posso tirar as minhas? Então aqui vai. Competente. Competente. E competente (atenção, não confundas o som desta última parte da conclusão com incompetente).

    ResponderEliminar
  81. Querer que Godinho Lopes fique tanto tempo no cargo do Sporting como os restantes corruptos estão nos deles, é querer atirar o Sporting para as distritais.

    Sinceramente só consigo ver uma coisa nestes "Verdes" encapotados que defendem o GL até ao fim: devem ter muito croquete pago domingo após domingo.

    Ver algo de positivo naquela "entrevista" em que GL apenas mostrou o quão senil está é de loucos.

    E os que querem eleições não são pró Bruno nem pró coisa nenhuma, simplesmente não querem este merdas incompetente a gerir (?) o Sporting Clube de Portugal.

    ACABOU-SE A PACIÊNCIA, NÃO ATURO MAIS INCOMPETÊNCIA.

    ResponderEliminar
  82. Por enquanto e para o bem do SCP ainda há mais sócios fartos dos Alexandres Oliveiras. Com o novo manager a chegar, desde há muito a decisão mais elogiada pela grande generalidade da CS e por vários agentes desportivos e ainda há quem pense que ainda é tempo de continuar a falar em eleições. O SCP não precisa de adversários nem de inimigos, bastam os Alexandres Oliveiras.

    ResponderEliminar
  83. Por causa de sócios como vossa excelência, que preferem passar o dia na internet a medir as pilinhas para ver quem é mais sportinguista que o outro, é que o clube definha a cada dia que passa.

    E realmente não precisamos de inimigos, bastam os anónimos, serviçais do costume.

    ResponderEliminar
  84. Decorre pois do comentário das 20:42 que o caro Alexandre Oliveira que apesar de uma pila mais pequena é que está coberto de razão e quem se atrever a discordar para além de uma pila maior não passa de um serviçal. Ainda mais esclarecido.

    ResponderEliminar
  85. Ando triste, desanimado; sem paciência nem vontade de comentar blogs que tem o mesmo Amor que eu, porque o amam ou mimam de uma forma paradoxal à minha e...no entanto, não me conformo, não consigo claudicar a defesa do meu grande Amor, especialmente em tempos desesperados e negros como estes.

    Trilho um trilho algo estratificado, escorregadio; não é caminho fácil como cedo confirmei ao o iniciar; porém, curiosamente ou não, nesta neblina que nos envolve, sei, sinto este trilho mais sólido que os outros (que são os mesmos de há milhas atrás); curiosamente porque antes da partida-largada-fugida cheguei a ter fé noutro trilho e hoje sinto com convicção que por esse trilho não caminho - por mais bela e eloquente seja a buzina do farol encostado a costas sem carta marítima - desse trilho não me aproximo.

    Subscrevo, porque me revejo neste comentário do Verde CDV.

    "Vejo aqui muitos sportinguistas; que como eu não estão contentes, mas conseguem vislumbrar muito para além da floresta.

    Sportinguistas que noutras alturas não comungavam das mesmas ideias, mas que hoje com parcimonia conseguem perceber coisas, que a outros escapa.

    Porque, tal como eu, não podem estar satisfeitos com esta equipa de futebol e com esta classificação.
    Mas, tal como eu, não acreditam que algum dia o SCP desça de divisão e que lastimam as palavras de alguns nesse mesmo sentido.

    Porque, tal como eu, querem o melhor para o SCP e querem um clube mais pujante."

    Fiquem bem, especialmente o comentador mencionado, o LDA, o Virgilio e o PLF.

    David

    ResponderEliminar
  86. Ui, mas um a elogiar um Pinto da Costa...

    Obrigado Sporting por manteres um espião sempre vivo em Alvalade.

    ABRAM OS OLHOS!

    ResponderEliminar
  87. Leão de Alvalade,

    Falas na passagem do benfiquista Jesualdo pelo Porto e do sportinguista Jesus pelo Benfica.

    Achas mesmo que podes por tão inocentemente a questão assim?

    Será que a capacidade de manobrar na sombra e de conhecer e controlar o futebol português é igual??

    Basta ver o que diz o tal Marinho Neves. Sim é benfiquista mas não disse grandes verdades?

    ResponderEliminar
  88. E não é que agora o Eduardo Barroso disse uma grande verdade.

    "isto é só mais uma distracção"

    ResponderEliminar
  89. Riga

    "...pelo que percebi ontem existe um acordo com os credores, que eles financiam a coisa enquanto deocrrerem as negociaçoes, mas se estas forem interrompidas( com queda da direcçao) fecham a torneira e o clube entra em incumprimento."

    Percebeste ontem?

    Ouviste da boca do GL isso e de imediato é algo credível?

    GL diz que é ele ou o caos e tu acenas com a cabeça a dizer que é verdade.

    Além do GL ter cada vez mais tiques de lunático como prova a entrevista de ontem, quem o apoia também tem sempre esta necessidade de justificar a manutenção no poder desta figura?

    E ainda dizes que és a favor da AG?

    Se eu não te lesse há muito tempo por essa blogosfera fora, até poderia acreditar...

    ResponderEliminar
  90. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  91. E já lá vão 177 minutos
    http://www.oantilampiao.blogspot.pt/2012/12/177-minutos-em-superioridade-numerica.html

    ResponderEliminar
  92. FCS,

    Os Sportinguistas têm uma facilidade muito grande de ouvir determinadas "verdades" quando lhes dá jeito desde que lhes dê jeito para compor o discurso.

    O que o Marinho Neves diz é tudo verdade, o que outros Sportinguistas podem dizer que contrarie esse mesmo discurso nunca é avaliado pelo mesmo padrão.

    Acontece que o Marinho Neves trabalhou com o Dias da Cunha que ainda hoje não suporta o LD e CF pela forma como foi substituído. O Marinho Neves é jornalista assim como o CF também foi.

    Esta gente usa a "cegueira" de alguns de nós para fazer os seus ajustes de contas pessoais, parece que há Sportinguistas que não se importam de fazer capachos.

    O mesmo se aplica ao Barroso. Como é possível que alguém possa de alguma forma corroborar as afirmações imbecis que ontem proferiu?

    A partir do momento em que Jesualdo é nosso funcionário o mínimo que podemos fazer é torcer pelo seu sucesso, que será obviamente também o nosso. Ser o PMAG, que nos devia representar a todos, precisamente o primeiro a remar contra é um sintoma da doença que nos rói já os ossos.

    ResponderEliminar
  93. Ja agora gostaria de saber como iremos remar contra o assunto das vmocs.....

    SL

    ResponderEliminar
  94. Lda,

    Seja agora o Jesualdo, amanhã outro qualquer, é o senhor que se segue e depois será apenas mais um nome, uma cabeça para cortar quando fizer falta.

    Temos o clube arruinado, uma "equipa" com resultados deploraveis e a culpa é de todos menos de quem decide.

    Realmente só podemos concordar em relação à cegueira.

    ResponderEliminar
  95. LdA, então elucida lá a forma como Dias da Cunha e Marinho Neves foram substituídos e que os leva a dizer mentiras para ajustar contas pessoais? Se não concretizas aquilo que aqui escreves, sou levado a concluir que tu estás a tentar fazer ouvir as tuas "verdades" apenas para "compor o discurso"...

    ResponderEliminar
  96. Miguel, fácil, não vamos. Excepto se um sócio qualquer, carregado de dinheiro quiser ser o accionista principal do Sporting. Esse alguém, além de carregado de dinheiro também devia ter a caracteristica de ser louco.

    ResponderEliminar
  97. Os parasitas estão todos em terreiro: O badocha do dr Barroso, NÃO SE CALA!!! O mais vergonhoso presidente da AG que alguma vez tivemos!!!! Está na TVI24, cospe, envenena, bota abaixo, ...patético! O Manel Serrão berra que quer que o Sporting acabe, e o palerma fica-se, contribui e diz uns salamaleques!!! É o Inácio a cuspir. Este *** estúpido a orquestrar, e os cães de fila à pedrada!!!!!!!! Isto está tudo doido!!! ABUTRES!!!

    ResponderEliminar
  98. FCS,

    Essas afirmações que fazes não correspondem em nada àquilo que é a minha opinião e que pode ser consultada aqui no que escrevo.

    Temos posições diferentes mas isso não devia ser impeditivo de trocarmos opiniões de forma honesta e quando assim é qualquer diálogo é uma perda de tempo.

    Passa bem.

    ResponderEliminar
  99. Esta é para o damas...Sr. Dr. Eduardo Barroso, o Sr. tem a responsabilidade de unir os Sportinguista, não de os dividir. Eu não votei no Engº. Godinho Lopes, e está fora da minha cabeça votar no candidato do damas. Mas a partir do momento que o Engº. Godinho Lopes ganhou as eleições, passou a ser o Presidente do Sporting. A partir daí´o seu candidato só fez guerrilha, não deixando a Direcção trabalhar.Por isso o damas que pense primeiro na guerrilha diária feita pelo seu candidato ao presidente do Sporting desde o dia seguinte a ele ter ganho..

    ResponderEliminar
  100. Caro anónimo essa de certeza que não é para o Damas. Não votei BdC , não é meu (possivel) candidato nem nunca pensei em votar nele. Aquilo que escrevo ou digo , penso pela minha cabeça e também concordo que Eduardo Barroso calado era um poeta. Até pela incoerência que demonstra. Por isso essa sua bela prosa passa-me completamente ao lado.

    SL

    ResponderEliminar
  101. Anónimo das 19:24

    "Não sejamos ingénuos e não nós façamos de parvos.
    Mas há alguém que vá concorrer a Presidente do SCP e que queira ganhar as eleições que tenha a coragem de dizer:

    Caros consócios eu se for para Presidente prometo que o clube não pode ser campeão nestes próximos 4 ou 5 anos, mas vou endireitar as contas."

    Verde CDV, e se alguém disser que não promete campeonatos mas promete endireitar o futebol do clube nesse período? Achas que não haverá ninguém que assuma isto? Estarei a ser demasiado ingénuo?

    Então não está subentendido que ao dizer-se que não se vai ganhar durante 4 ou 5 anos um campeonato é para se reorganizar o futebol?
    Para reorganizar o futebol e de caminho as contas.



    "Mas há algum sócio do SCP que queira ouvir que vamos ficar mais 4 ou 5 anos sem ser campeões?"

    Verde CDV, e haverá algum sócio que queira ouvir que vamos ganhar 2 campeonatos em 3 anos e depois entramos numa espiral descendente que parecerá não ter fim?

    Não foi isso que se disse. O que se disse foi que no último ano de mandato ou seja época 2013/2014 se ia lutar para ganhar esse campeonato. Eu acho que não se devia ter dito isso, mas sim que neste 1ºmandato não há condições para se ser campeão. Tal como não devia ter exigido ao Vercauteren a Liga dos campeões, foi colocar pressão desnecessária. Eu sei que temos de pensar alto, mas temos de medir bem os tempos.

    "Por este andar de mudanças sucessivas á velocidade do vento e se cair no gosto esta coisa de AGE, sempre que não se goste de alguém, estamos conversados e nem seremos campeões nestes 20 anos mais próximos."

    Verde CDV, a história das últimas décadas tem sido marcada por sucessivas AGEs, óbvio... e por isso é que temos ganho tão pouco... os dirigentes em nada contribuíram para isso, pois claro...

    Que me lembre nunca houve uma AGE para destituir algum Presidente. Posso estar a ter um grande lapso de memória, mas não me lembro. Ora uma AGE para discutir VMOC's , venda de património e outras coisas do género, não é bem a mesma coisa que fazer uma AGE para destituir um Presidente. No meu ponto de vista podemos estar a abrir a Caixa de Pandora. Oxalá assim não venha a acontecer. Mas se esta AGE se realizar e tiver os efeitos pretendidos, acho que todos os próximos Presidentes têm o cargo a prazo.

    ResponderEliminar
  102. "Não tem que trazer um cheque, mas tem que ter crédito junto da banca..."

    Verde CDV, define o que é ter crédito junto da banca? É ter duas consoantes seguidas no nome? É ter já sido arguido? É ter já trabalhado na banca ou ter muitos contactos no seio da mesma?

    Essa tua fina ironia não te fica nada bem. Ter duas consoantes no nome deriva de apelidos familiares, nada que seja por nós imposto.
    Ser arguido já muitos milhares de portugueses foram. O que não quer dizer que se venha a ser julgado e muito menos culpado.
    Ter trabalhado na Banca até pode ajudar na situação em que o Sporting se encontra.
    Ter crédito é tão simplesmente ter capacidade negocial com os bancos que emprestaram ou emprestam dinheiro ao Sporting. Se fosse eu não teria essa capacidade; pois não tenho nada de valioso para oferecer em troca. Pelo que se fala o Eng. Godinho Lopes já teve de avançar algum do seu em favor de avais.

    "O PC está há mais de 30.
    O LFV vai a caminho de 14.
    O Salvador há 10.

    Quem quiser que tire conclusões?"

    Verde CDV, posso tirar as minhas? Então aqui vai. Competente. Competente. E competente (atenção, não confundas o som desta última parte da conclusão com incompetente).

    Agora todos eles podem ser designados de competentes, mas será que nos primeiros anos de presidência também o seriam?
    Não será obvio que todos eles cometeram erros de principiante ou haverá ou já havia há 30 anos algum curso intensivo para se ser Presidente de um clube; que tem o futebol como actividade principal?
    Hoje em dia até existem ferramentas dadas por algumas Universidades que podem ajudar a formar um dirigente desportivo.
    Será que o PC, o LFV, o Salvador não cometeram erros e alguns bastante graves no seu percurso.
    Para o Eng. Godinho Lopes o SCP não lhe é desconhecido, mas nunca como Presidente e isso faz toda a diferençam; sobretudo na área mais sensível o futebol.
    Infelizmente todos os que escolheu até hoje para essa área vital, não o ajudaram muito...

    ResponderEliminar
  103. "Então não está subentendido que ao dizer-se que não se vai ganhar durante 4 ou 5 anos um campeonato é para se reorganizar o futebol?
    Para reorganizar o futebol e de caminho as contas."

    Verde CDV, dizer que se promete não ganhar é bem diferente de se dizer que não se promete ganhar. Pode parecer insignificante a diferença, mas não é. A diferença está na atitude que quem está no Sporting deve ter. Não se pode dizer à partida que não se vai ganhar porque tal acarreta o risco do clube se acomodar. Era esta a questão que queria ressalvar neste ponto. E os sócios aceitam um candidato que não prometa campeonatos. Já um que diga que promete não ganhar é difícil de aceitar. Eu percebi a questão de endireitar as contas ou endireitar o futebol. Embora endireitar o futebol compreenda algo mais, percebi o sentido que deste a essa parte e é idêntico ao que penso.

    A questão de ganhar 2 campeonatos em 3 anos e da espiral descendente, foi mais como uma alusão ao passado recente (bom, não tão recente infelizmente) das épocas 99/00 e 01/02 em que fomos campeões mas não aprendemos a ganhar de forma consistente e não construímos as bases para que tal sucedesse. E penso que actualmente os sócios preferem alguém que lhes diga que primeiro é preciso construir essa base antes de se exigir campeonatos.

    "Que me lembre nunca houve uma AGE para destituir algum Presidente."

    Nesta parte estava a ser irónico. Não me parece que se vá cair no vício de andar a convocar AGEs ou que as mesmas promovam a ausência de títulos. Podem ser e devem ser uma consequência de algo que não está bem no clube. E esse mal não estará nos sócios seguramente.

    "Essa tua fina ironia não te fica nada bem. Ter duas consoantes no nome deriva de apelidos familiares, nada que seja por nós imposto."

    Ironia, sem dúvida. Mas apenas por achar que alguns adeptos dão demasiada importância a pormenores que não têm importância nenhuma. Daí ter perguntado o que para ti é ter crédito.

    "Ser arguido já muitos milhares de portugueses foram. O que não quer dizer que se venha a ser julgado e muito menos culpado."

    De acordo. Mas por vezes, demasiadas vezes até, há gente que tendo sido arguida esquece-se desse princípio e atira pedras quando têm telhados de vidro. Houve campanhas na comunicação social em que se tentou denegrir certo candidato com base em falsidades. E afinal quem foi eleito foi um ex-arguido. Daí ter perguntado o que para ti é ter crédito.

    "Ter trabalhado na Banca até pode ajudar na situação em que o Sporting se encontra."

    A realidade mostra o contrário.

    "Ter crédito é tão simplesmente ter capacidade negocial com os bancos que emprestaram ou emprestam dinheiro ao Sporting."

    De acordo.

    "Se fosse eu não teria essa capacidade; pois não tenho nada de valioso para oferecer em troca."

    Terias pelo menos as receitas que o Sporting gera, o potencial de receitas que pode vir a gerar e o nome Sporting que ainda significa muito! Mas concordo que quanto mais contactos no mundo dos negócios houver, melhor preparado estará essa pessoa para dirigir o Sporting. E não precisa de ser necessariamente na banca.

    "Agora todos eles podem ser designados de competentes, mas será que nos primeiros anos de presidência também o seriam?"

    A competência não se mede só pelas conquistas, sobretudo nos primeiros anos. A tal base de que falei mais atrás é crucial nessa fase. Vês alguma base a ser construída por Godinho?

    "Infelizmente todos os que escolheu até hoje para essa área vital, não o ajudaram muito..."

    Saber delegar tarefas é uma das competências mais importantes de um líder!

    ResponderEliminar
  104. "...parece que ainda há pessoas que á minima nota seguem alegremente o flautista até ao rio, tal como na historia....parece que ainda á pessoas que continuam no limbo, no espaço fronteiriço entre a razão/realidade e o sonho/devaneio. parece que ainda há pessoas para quem o tempo nao urge nem tao pouco é iminente e atrasada a acção de se fazer algo para salvar o que resta do Sporting.
    A conversa estafada, o ponto de honra em afirmar e consequentemente bater no peito as palavras "ah e tal eu ate votei em BC..ha e tal eu até sou da oposiçao, ah e tal eu sou anti sistema..." nao sao desculpa para absolutamente nada...alias sao um acto covarde tipico de quem nao sabe para onde vai e muito menos para onde quer ir....uma especie de maria vai com as outras....tal e qual uma rameira que vive entre a porta da igreja e a casa da luz vermelha.

    O tempo de indecisao acabou. o tempo da moderaçao acabou. o tempo da elegancia, do saber estar do respeito acabou....nao ha mais meio termo nesta guerra. Foi precisamente essa terra de ninguem do nao saber, do nao querer acreditar , o de nao responsabilizar, o motivo pelo qual somos hoje um clube degenerado , quebrado e á beira da morte.

    Quem ainda e ao fim do 17 anos de banditismo roquetteiro acredita na mais infima das virgulas de uma cartilha que ecoou nos ouvidos dos Sportinguistas durante todo esse tempo e com as consequencias que se sabem.....ou é burro, ou é mal intencionado.
    E por favor nao venham com a conversa do respeito por opinioes diferentes, nao venham com a conversa de saber aceitar quem pensa diferente porque tudo isso terminou. Todo esse prazo de snobismo e de leviandade com que lentamente foram adormecendo as qualidade do Verdadeiro e Indomavel Sportinguismo outrora invejado, em prol de gente que nao fez mais do que destruir o clube....Acabou.

    Nao ha mais meio termo. Ou sao a favor do Sportinguismo ou sao a favor desta gentalha que nos assola.
    Esta é uma guerra sim...uma guerra em prol da salvaçao do Sporting e linha divisoria esta definida....entre todas as victimas há os que morrem de pé e os que vivem miseravelmente na fronteira da conveniencia com as maos manchadas de sangue.....

    AO NOSSO LADO OU CONTRA NÓS !"

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (8) 40anosdisto (4) 8 (89) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (52) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (6) andebol 24/25 (1) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) aquisições 2024/25 (2) arbitragem (113) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (13) basquetebol 22/23 (2) basquetebol 24/25 (1) Bastidores (85) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeões europeus (1) campeões nacionais 23/24 (4) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (9) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (3) clássicos (12) Coates (6) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (8) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) Debast (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (102) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (7) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (9) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) eterno capitão (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (11) futebol de praia (1) futebol feminino (7) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futsal 23/24 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (32) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (11) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (21) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hóquei em Patins 23/24 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (7) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (7) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kovacevic (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (26) Liga 24/25 (9) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões 2024/25 (4) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (3) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (10) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Martim Costa (1) Martinez (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) mercado 24/25 (1) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (127) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) Neto (1) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (10) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (8) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (9) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (4) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quenda (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (50) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (25) Rúben Amorim (3) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (45) seleccionador nacional (12) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça 2024 (1) Supertaça Feminina (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (14) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (5) Taça de Portugal 24/25 (1) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tetra futsal (1) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (5) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (15) VAR (5) Varandas (30) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (6) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)