quinta-feira, 10 de novembro de 2011

The next little thing e o jogo em Angola

Está prestes a terminar o jogo da selecção sub-21 onde, entre outros, actua André Martins, jovem formado em Alcochete. A sua preponderância nesta equipa é  tal  que se pode dizer que houve 1 jogo com e sem André Martins. Enquanto me deliciava a vê-lo jogar retinia-me na memória o post ainda recente de JorgeD, do Centro de Jogo, cujo excerto transcrevo abaixo, com o valor acrescentado de se tratar de uma visão independente. Por ora Martins só não deve ser apelidado de "next big thing" devido ao seu tamanho...

Domingos dá uma oportunidade ao miúdo

É vê-lo organizar atrás, no meio ou nos corredores. A progredir com o jogo, a fazer progredir o jogo ou a pedir acções aos colegas (é daqueles génios que quando faz um passe mostra o que o colega deve fazer, ou seja, o passe leva sugestões de decisão, pela força, pela direcção, pela representação motora que insere em cada acção). Deixa-se ficar em cobertura quando percebe desequilíbrio táctico (em prol da equipa, e não do sucesso da sua acção, onde poderia assumir outro protagonismo se pensasse só em si…ele até o faz, mas pensa em si numa perspectiva colectiva, por muito difícil que isto possa parecer!). Pressiona sempre a bola da devida forma, no tempo e espaço certo, percebe a pressão como “um meio” (recuperar e voltar a ter jogo) não como um “fim” (recuperar e finalizar o seu momento defensivo), actua em fases de compensação, enfim, com ou sem bola, é um luxo ver jogar este menino.

Mas como em tantos outros casos, a minha pergunta é só uma… porque está sem competir?

Na minha opinião, tem todas as condições para actualmente jogar no SCP, mas, não sendo opção, resta uma solução, emprestá-lo e oferecer a Portugal um novo jogador de Selecção A.


- // -

Quanto ao jogo disputado há pouco com a selecção de Angola não há como escamotear que o resultado é tudo menos prestigiante para o Sporting. No entanto, não me sendo agradável ver o Sporting perder a 4-0 em qualquer circunstância recuso-me a desatar aos gritos por causa disso. Não me parece que para derrota tenha contribuído uma menor aplicação dos jogadores. Há que ter em conta que, além das os atletas foram sujeitos a  uma desgastante viagem transcontinental de cerca de 7 horas, acrescida da disputa de um jogo em condições (temperatura e humidade) muito diferentes a que o físico está ambientado. As festas e o cumprimento de protocolos raras vezes são aliados da prática desportiva de índole profissional. 

Quanto ao jogo, do ponto de vista colectivo foi um desastre. Só assim se explica que uma equipa como a selecção angolana com muito menos talento individual que a nossa nos tenha batido em toda a linha. Mas não é por isso que não foi possível ver que alguns dos que foram chamados a jogo poderão vir a ser úteis e até importantes no futuro próximo, quer a curto prazo quer a médio prazo. Parece-me também justo assinalar que esta selecção de Angola me parece mais evoluída da que tinha visto jogar no último CAN, na altura comandada por Manuel José.

10 comentários:

  1. Um dia tinha de acontecer. Quem vai falar mal hoje sou eu. Dizes que não desatas aos gritos com o resultado de hoje em Angola, pois eu te digo que ao primeiro golo deles desatei eu aos gritos aqui em casa, a adivinhar goleada e a maldizer a altura escolhida para ir a Angola fazer esta operação de charme. Se a ideia era cativar adeptos em Angola, acho que o resultado terá sido precisamente o oposto. Desastroso o que aconteceu hoje. Desastroso.

    ResponderEliminar
  2. Ana,
    discordo em absoluto. O jogo e o resultado eram muito menos importantes que tudo o resto. Perdemos o jogo com um resultado desagradável mas espero que os objectivos da viagem e que foram abordados no post anterior se mantenham, Não vejo porque não.

    ResponderEliminar
  3. LdE


    Juntando os dois temas num só: olhando para o desempenho da nossa juventude hoje em Luanda, não devemos relativizar o desempenho de André Martins “entre pares”?

    Os jovens que nos enchem de orgulho, na Next Generation, hoje pareciam uns medíocres, só porque estavam a jogar com gente já com muita experiência, outros ritmos e saberes.

    Não terá André Martins brilhado porque estava a jogar entre meninos (sub-21) como ele, e que quando jogar com homens com outro ritmo e poder, desaparece?

    Quanto ao jogo de Luanda teve aspectos positivos, como o encaixe financeiro e tudo o que conseguiram fazer no aspecto social e propagandistico, mas um clube desportivo tem de pensar que o 1º objectivo é ganhar e mesmo a feijões tem de defender a sua imagem. Com o resultado de hoje quantos potenciais adeptos Sportinguistas angolanos perdemos?

    ResponderEliminar
  4. 8,

    Ler a tua última frase deu-me que pensar. Acho que se fosse o mesmo sportinguista que sou e vivesse em Angola acharia que, pior que a derrota, só mesmo a possibilidade de haver companheiros sportinguistas a pôr em causa o meu clubismo por causa do resultado.

    Quando o Sporting perdia nas Antas ou quando perde no estágio da Holanda, por exemplo, entramos em paranóia pela possibilidade de perder "sportinguistas" do Grande Porto ou da Benelux? Acho que é um paternalismo escusado e que nao partilho.

    Sinceramente, mais que o dinheiro, que é importante, e obviamente muito mais que o resultado e exibiçao, foi estreitar laços com uma comunidade de várias geraçoes que nunca tinham visto o Sporting ao vivo e também estrear jovens na primeira equipa contra um adversário muito forte para o seu nível.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  5. 8,

    há que distinguir as coisas porque não me parecem que mereçam o mesmo tratamento.

    O Sporting jogou com diversos jogadores juniores de 1º ano, sub-18 portanto, que julgo não serem a dupla titular dos júniores, porque falta pelo menos o Ilori. É natural que, como se viu, no confronto físico, saíssem a perder. No entanto acho que perdemos por um rotundo falhanço colectivo e não por causa deste ou daquele jogador em particular. E gostei de ver alguns jogadores dos miúdos que jogaram, embora me fosse difícil identificar alguns deles porque não os conheço e a transmissão também não ajudou muito.

    O caso de André Martins é diferente. É um jogador com talento que merece oportunidades ao mais alto nível para que a breve trecho possa competir no escalão superior da mesma forma que o faz nos sub-21. Tem tudo para o conseguir.

    Creio que o jogo só ganha importância pelo resultado desnivelado mas não impede que o Sporting venha a ganhar muito mais com este regresso a Angola no futuro do que o que perdeu ontem.

    Não creio que alguém deixe de ser do Sporting por causa de uma derrota e julgo que, fazendo as coisas como deve ser, e que de que falei no jogo anterior, o Sporting vai dar como bem empregue o tempo e o esforço despendido.

    ResponderEliminar
  6. 8, se lá para Março o Sporting estiver na liderança do campeonato ou a lutar efectivamente por ela, quero dizer a lutar por cada vitória, por cada ponto, à sombra, ao sol, com chuva, num batatal ou num campo imaculado, a marcar golos a lançar miúdos (Arias, Carrillo, Martins, Ilory, etc.) estamos a fazer mais pelo Sportinguismo em Angola que num jogo de celebração aproveitando uma paragem de campeonato por compromissos das selecções.

    Ana, diz-se algumas vezes que alguns problemas dos casais se resolvem na cama, no caso do futebol resolvem-se em campo. Desastroso num desporto pode ser algo tão fugaz como o tempo que separa um jogo do outro, ou uma época de outra.

    Este pontapé de saída no ressurgir das digressões a África, não correu bem, venha o próximo, se possível por nossa iniciativa para melhor controlar tudo o que pretendemos desta relação.

    Sobre o jogo, gostei dos putos todos, até dos atrapalhados centrais, não gostei dos seniores, excepção feita a Wolfs e Capel. O resultado foi pesado e de novo ganha especial importância o próximo jogo, a eliminar e contra uma equipa competitiva onde brilha o génio de Hugo Viana.

    ResponderEliminar
  7. Eu não disse que os adeptos angolanos do Sporting deixariam de o ser, mas sim que com certeza não teremos angariado novos para as nossas cores.

    LMGM, a haver nova digressão, e acho muito bem que as hajam, que o timing escolhido seja bem melhor. Um clube grande não pode fazer este tipo de iniciativas em pausas de campeonato devido a jogos de selecções e a gerir a utilização dos não seleccionáveis a pensar no próximo jogo do campeonato ou da taça... a pré ou a pós-época são, a meu ver, as melhores alturas...

    ResponderEliminar
  8. Só vi parte da segunda-parte... Mas do que vi, fixei um nome: Chabi. Não engana. Mt futebol naqueles pés e tb naquela cabeça... O miúdo que entrou lá para a frente, o Yuri, também teve um ou dois lances que me chamaram a atenção, Não marcou num remate super espontâneo, por mt pc.

    Qt à derrota: nada de dramatismos. Os(actuais e futuros) sportinguistas angolanos não são parvos, sabem bem que jogamos com juniores e reservas. Titulares só Carrillo, Capel e Wofswinkel e por alguns minutos...

    Os dois centrais pareceram-me mt, vá lá, ingénuos...

    André Martins. Outro que não engana. Desde a pré-época que o venho dizendo. Dêem-lhe as oportunidades que deram ao João Moutinho, por exemplo, e veremos se tenho ou não razão.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Ana, de acordo. Feito aquilo que normalmente é o mais difícil (o pontapé de saída) temos que trabalhar bem a continuidade.

    ResponderEliminar
  10. Tiago, LdA, LMGM

    Devo-me ter expressado mal, ou vocês não entenderam, e aproveito as palavras da Ana para frisar o que quis dizer:

    “Eu não disse que os adeptos angolanos do Sporting deixariam de o ser, mas sim que com certeza não teremos angariado novos para as nossas cores”

    Como disse no comentário, espero que nos aspectos sociais e de propaganda tenhamos conseguido angariar novos Sportinguistas.

    Deslocações a todos os países do mundo são bem vindas e importantes para ganhar adeptos (e dinheiro), mas têm de ser cuidadas, e de modo a que se crie uma onda de grande entusiasmo nas populações locais.

    O Sporting terá que rapidamente voltar a Angola com a sua melhor equipa, anunciando todas as nossas vedetas e encarar o jogo com muito profissionalismo de modo a que possa ser de tal maneira galvanizante para quem vê, que os entusiasme a ser do Sporting. E mesmo os que já não queiram ser dos nossos vejam o Sporting com inveja e admiração.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)