sábado, 1 de setembro de 2012

O mercado fechou a dúvida ficou

À medida que correram os dias para o fecho do mercado foi-se percebendo que o Sporting não iria contratar ninguém para o lugar que a generalidade dos comentadores e adeptos identificam como de maior fragilidade no nosso plantel: o de ponta-de-lança. Fica-se sem saber se tratou de um acto voluntário ou ditado por falta de recursos, como é moda dizer-se sempre que a conversa envolve o Sporting. Ou até um misto de ambos: dos jogadores que poderíamos adquirir nenhum acrescentaria o valor desejado. Se esta última foi a razão principal só podemos ficar agradecidos, negócios como o de Pongolle demorarão muitos anos a esquecer e a pagar.

Não me parece de todo correcto dizer-se que Luís Duque, Carlos Freitas e Sá Pinto se esqueceram da importância do lugar 9 no sucesso da equipa uma vez que o Sporting gastou 4 milhões de euros na aquisição de Viola. A questão é que poucos são os que conhecem o seu valor, adensado pelo facto de existirem muitas dúvidas se o argentino faz essa posição. Por outro lado, ao prescindir da aquisição de mais um elemento para a posição os responsáveis deixam espaço para a afirmação de Rúbio e do próprio Viola, o que constitui desde logo uma mensagem de confiança para ambos. 

Se se trata de uma decisão voluntária parece-me senão um erro estratégico (o futuro se encarregará de confirmar ou desmentir) pelo menos elevar de forma pouco prudente o factor risco. Se se trata de uma decisão ditada pelas circunstâncias talvez as decisões de aquisições e dispensas devessem ter sido melhor ponderadas.

Ao contrário de muitos confio nas qualidades de Wolfswinkel, a falta de golos é mais provável vir a verificar-se por questões relacionadas com a produção colectiva que dele próprio. Mas diz o bom senso que entre tudo o que pode acontecer durante uma época, o holandês não jogará sempre ao seu melhor nível. 

Deveria o Sporting confiar apenas na qualidade e juventude de Viola e Rúbio para fazer o que Ricky não poder? 

Sinceramente não me parece, nem vejo, em equipas com as aspirações do Sporting, quem o faça. E, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, duvido muito que ao atribuir-lhes tais responsabilidades, o Sporting lhes esteja a fazer o favor das suas vidas. 

A menos que tudo corra pelo melhor, o mais natural é que sobre eles recaia, (Wolfswinkel incluído, como o próprio já percebeu, ao comemorar de forma contida os golos que anteriormente fazia de forma esfuziante e partilhada com a bancada) o mesmo anátema que têm que carregar ainda Pereirinha e Carriço por falta de vitórias cuja ausência radica mais en falhas colectivas (do clube como instituição, até) do que individuais. A muito custo e por mérito muito pessoal só Patricio conseguiu permanecer e superar tendo outros procurar fora (Moutinho, Nani) o que não lhes era oferecido em casa.

Goste-se ou não é esta a actual realidade do Sporting, e das intrincadas relações internas entre a equipa, os responsáveis directivos, técnicos, e as diversas sensibilidades da bancada. Cenário este que é agravado por um inicio de época pouco convincente. A dúvida é a pior aquisição deste inicio de época.

Notas adicionais sobre os últimos movimentos no plantel:

Bojinov e Onyewu não contavam para Sá Pinto e por isso sairam. Sem certeza de que o búlgaro não pudesse ser útil pelo que foi dito acima. E com pena por ver um jogador carismático como o americano partir, embora reconhecendo que se trata, do ponto de vista técnico, de um jogador muito limitado. Quem viu o passe de Boulharouz para Wolfswinkel na quinta-feira, percebe que aquilo não era possível em Onyewu...

Pongolle foi um alivio e, ao contrário do que muito se disse, está longe de ser um caso singular, até ao nível dos clubes portugueses. O problema não foi despachá-lo, foi ter ido buscá-lo. Quando se fizer a história completa desses dias e se se souber os jogadores que foram recusados por ele e por outros... Enfim...

Thuram foi dispensado para a Turquia. Mesmo considerando as suas origens é, como noutros casos semelhantes no passado (Adrien, Pereirinha) uma decisão dificil de entender. Quem fará a avaliação da sua actuação durante a época?

12 comentários:

  1. o Viola E extremo, Segundo Avancado, ele o propio diz

    SL

    ResponderEliminar
  2. O Viola não é extremo. É um falso 10, um 11, como o Derlei.

    ResponderEliminar
  3. Esta insistência desmedida num ponta de lança tem sido duma pressão maléfica para o Ricky e para os restantes avançados do Sporting.

    Não precisamos de mais nenhum ponta de lança. Precisamos é de avançados e extremos que também marquem golos (Carrillo está ser um exemplo).

    Ronaldo, Messi, Hulk e outros que tais não são ponta de lanças puros e marcam que se farta.

    Deixemos as coisas correr normalmente e motivemos todos os nososs avançados.

    ResponderEliminar
  4. "Deveria o Sporting confiar apenas na qualidade e juventude de Viola e Rúbio para fazer o que Ricky não poder?"

    Até Dezembro, pelo menos, teremos tempo para ir respondendo a esta pergunta.

    Também preferia que se tivesse reforçado o sector mas nao acho que se possa falar à partida de erro estratégico decisivo, tendo em conta que há uma alternativa directa ao RvW e Rubio, que tem na B a plataforma de regularidade que lhe permitirao certamente entrar confiante nalgum jogo da equipa A.

    Por outro lado, nao sabemos se a equipa técnica nao tem previsto algum sistema alternativo (e nao falo necessariamente de táctica) para quando o RvW nao estiver disponível.

    Enfim, se nao houvesse uma ou duas opçoes claras (com algumas dúvidas em relaçao a Viola, insisto, mas sem esquecer que já jogou na frente de ataque na Argentina) seria grave. Assim e até ver, parece-me um mal menor, até tendo em conta que nao é a última oportunidade para corrigir algum possível erro ao longo da época.

    Já o Turan, se nao agarrou o lugar contra o Mica, melhor que jogue noutro lado.

    saudaçoes leoninas,
    tiago

    ResponderEliminar
  5. Illuminator
    Ao ricky ainda faltam 28 golos mas penso que os outros têm de faze-los especialmente os médios(remates de meia distância) e os defesas(bolas paradas)

    ResponderEliminar
  6. Sobre equipas que lutam pelos títulos que só disponham de um ponta de lança no plantel pergunto: Quantos n.º9 tem o Barcelona? Com quantos joga habitualmente? Que eu saiba só tem o Villa e este está habitualmente no banco.
    Existir ou não mais um n.º9 no plantel depende, sobretudo, da ideia de jogo que tem a equipa técnica. A qual considerou mais importante a aquisição de Viola que faz todas as posições de ataque.
    Na equipa B há pelo menos 5 jogadores que podem jogar a n.º9. Se poderão estar à altura de jogar na equipa principal já é ouutra questão. Mas também não me parece que possam fazer pior do que aquilo que fizeram Pongolle, Purovic, Bojinov ou mesmo o que foi este ano foi para o Monaco (nem me lembro o nome).
    Por isso creio que comprar só para ter mais um no plantel não interessa. Se faz falta ou não, é outra questão, mas aqui, certamente, teve a sua opinião a equipa técnica.
    Mesmo para quem questiona a necessidade de ter um avançado alto para os cruzamentos quanto a equipa está em dificuldades, se é só pela altura o SCP deixou o Baldé ir para Guimarães e ainda tem um nigeriano com essas características emprestado na Bélgica... Por isso não foi por falta de dinheiro que não vieram mas por opção técnica (nenhum é pior que o Purovic para essa função).
    Quanto ao Wolf e os seus golos ou falta deles, é preciso que a equipa crie oportuniades para que ele concretize e, certamente, não se pode exigir que as concretize todas, pois isso nenhum, repito, nenhum avançado consegue fazer.
    SL
    Nano

    ResponderEliminar
  7. LdA,
    Algumas reflexões:

    "...dos jogadores que poderíamos adquirir nenhum acrescentaria o valor desejado..." - eu tenho a quase certeza de que a situação foi essa, sem dinheiro para falcões, não vale a pena comprar pardais, no entanto, custa-me a perceber o empréstimo de Bojinov, mesmo sabendo que não é um moço fácil de ter no banco.

    "...os responsáveis deixam espaço para a afirmação de Rúbio e do próprio Viola, o que constitui desde logo uma mensagem de confiança para ambos" - eu também acho que a ideia é essa, abrir portas para um grupo de cabeça limpa, sólido e de futuro, cabe-nos apoiar estes jovens jogadores, dar-lhes o clima de confiança que todos precisamos nos ofícios que temos, para ultrapassarem os obstáculos que surjam.

    "A menos que tudo corra pelo melhor, o mais natural é que sobre eles recaia, (Wolfswinkel incluído, como o próprio já percebeu, ao comemorar de forma contida os golos que anteriormente fazia de forma esfuziante e partilhada com a bancada) o mesmo anátema que têm que carregar ainda Pereirinha e Carriço por falta de vitórias cuja ausência radica mais en falhas colectivas (do clube como instituição, até) do que individuais." - A nítida má-vontade de muitos para com Pereirinha e Carriço é verdadeiramente patológica e para mim incompreensível, não consigo perceber a lógica nem a virtude do "saco de pancada", não é uma forma de apoio e não ajuda nada nem ninguém, bem pelo contrário.

    "Quando se fizer a história completa desses dias..." - é melhor nem fazer - a época de 2009/2010 foi talvez uma das épocas mais negras da história do Sporting. Dinheiro deitado ao lixo nas contratações e salários de Angulo, Caicedo, Mexer e Pongolle, a rábula AVB, a forma ignóbil como Carvalhal foi apresentado e tratado e o completo desnorte na estrutura.

    ResponderEliminar
  8. No futebol são os resultados que ditam as leis.
    Se o Sporting for ganhando ninguém se vai lembrar que só tem o Wolf como avançado.
    Agora quando se perde tudo serve para justificação.
    Não se deve esquecer que o Sporting tem no plantel muitos jovens que precisam de tempo e paciência para aparecerem.
    Para que serve uma equipa B se não for para trazer soluções para as emergências?
    O inicio de época não tem sido famoso, mas vamos muito a tempo de melhorar precisamos é de começar a ganhar e já no próximo jogo da Liga.

    ResponderEliminar
  9. Focou aí um ponto ineteressante que parece que só acontece connosco. Barretes. Balboa no Benfica e Rodriguez no Porto, só para citar dois que me vieram à cabeça. Faz parte do futebol. Lembram-se de Kmet, Hanuch, e Giménez? Não foi a primeira vez nem será a última. Acontece a todos no futebol

    Um abraço

    http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/09/so-sa-pinto-pode-desativar-bomba-relogio.html

    ResponderEliminar
  10. A dispensa do Thuran ainda é mais difícil de entender, sabendo que fica 1 único lateral esquerdo de raiz na equipa B e que nos juniores apenas há adaptações.

    ResponderEliminar
  11. Eu peço desculpa, mas já estou cheio de ouvir essa conversa do PL. Faz falta um PL? Para os sócios e adeptos? Mas afinal quem é o treinador? O Sá Pinto diz que está satisfeito. Os sócios e adeptos querem um PL contra tudo e contra todos. O Sporting sem um (outro)PL já não vai a lado nenhum? O Presidente tem de ir para a rua? Já é tudo má gestão? Perdoem-me mas acho que o problema do clube não é PL nenhum..., eu que não percebo nada de bola conto 3 (TRÊS). Era o que faltava agora a Direcção do clube esbanjar dinheiro a comprar jogadores sem que o treinador os peça só para satisfazer treinadores de bancada e sofá. O(s) problema(s) são outros, são adeptos que ao terem desejos, assumem que quem está à frente do clube tem a obrigação de os satisfazer, e outros que ainda estão ressaibiados com situações que já passaram há bué. A Direcção do clube existe para fazer tudo o que lhes for possível em benefício do Sporting, (não sei se tentaram comprar ou não o PL salvador, não estou nem aí)e os adeptos devem fazer exactamente o mesmo. Estamos todos no mesmo barco porra! Se estão tão preocupados tivessem feito uma colecta para ajudar o clube a comprar o tal PL que tanta falta dizem que faz. Deixem-se de conversa da treta e apoiem mas é o clube que só assim é que conseguimos levar o barco. Inimigos já nós temos de sobra e não precisamos de ser nós a envenenar o clube. Erros toda a gente comete mas nós temos é de ajudar o clube. Eu quero é que o Sporting ganhe e para isso está virada a minha atenção e esforço. No apoio à equipa! SL

    ResponderEliminar
  12. 10A,

    Parece-me que, por quererem " abrir portas para um grupo de cabeça limpa, sólido e de futuro", é que emprestaram Bojinov, "sabendo que não é um moço fácil de ter no banco"...

    "...os responsáveis deixam espaço para a afirmação de Rúbio e do próprio Viola, o que constitui desde logo uma mensagem de confiança para ambos" , eu diria que deixam espaço até para Wolfs pois muitos adeptos já o acham sem valor, dispensável, um verdadeiro cepo..

    Na minha opinião, apesar de parecer que seria desejável ter mais soluções naquela posição, preocupa-me muito mais as fragilidades da equipa, que não me mostra solidez nem capacidade ofensiva colectivamente. Fizemos dois maus jogos na Liga contra adversários que deveríamos ter ganho bem e depois goleámos uma equipa fraquíssima sem história nem grandes virtudes. Preocupa-me muito mais este desacerto e a passividade da equipa e do próprio treinador do que o plantel..Mesmo com mais uma solução, a jogar assim, com esta produção de jogo ofensiva e defensiva, nada iria melhorar só por ter mais um jogador para a posição 9..

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (7) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (4) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (23) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)