quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Liga dos Campeões: alta voltagem com o tradicional apagão

Demonstração de superioridade sobre o adversário, deixando clara a diferença que separa as equipas, foi aquilo que o Sporting fez ante o Maribor. Um jogo de alta voltagem da parte de Nani, mas que não deixou de ficar marcado por um apagão, que resultou num golo muito consentido. Este haveria de fazer abanar a equipa, até esta repor novamente a distância de conforto de dois golos.

Muita dessa superioridade ficou logo vincada nos momentos iniciais do jogo, redundando num golo relativamente madrugador. Muita agressividade e pressão sobre o adversário, garantiam a posse de bola para lançar ataques constantes. Esta pressão foi quase constante durante o primeiro tempo, mas a parceria esloveno-brasileira no golo final da primeira parte, fez regressar um Sporting algo hesitante e que, talvez pela demora do apagão, parece ter esquecido os papéis que cabiam a cada um desempenhar. A equipa desagregou-se, perdendo agressividade e facilitando nas coberturas, o que permitiu ao Maribor ver mais vezes a camisola vermelha do Patrício.

Não foram muitas as vezes, mas porém as suficientes para criar perigo, que o Maribor explorou muito bem o espaço ao centro, nas costas dos nossos médios, fazendo surgir diante dos defesas jogadores com a bola controlada sem  contudo lhes dar a melhor sequência. Algo que nós ainda não fazemos mas devíamos começar a pensar incluir no cardápio porque as arrancadas de Nani poderiam ganhar uma dimensão ainda mais letal. E Slimani não estaria tanto tempo ausente ou invisível para os colegas com bola, ou então apenas ao alcance de um aleatório centro desde a linha lateral.

Desta vez, como nem sempre ocorre no futebol, a verdade veio ao de cima, sendo precisamente Slimani a repo-la, pelo menos de forma parcial. Com outra eficácia e não sei se o avião do Maribor não teria dificuldades em levantar voo, por excesso de carga.

Dos mais três preciosos pontos conquistados resulta o apuramento para fase seguinte da Liga Europa, o que assegura a importante permanência nas competições europeias. O bolo e a cereja no respectivo topo pode ainda ser alcançado, com o apuramento para a fase a eliminar da Liga dos Campeões. Que podia ter ontem já ter sido carimbado não fosse esta fase de apuramento ter-se assemelhado a um estranho "Campeonato das Abébias", no que o golo de Jefferson ontem constituiu a última jornada. 

Estranhamente parece que, quando se fala de falhas comprometedoras, parece agora só haver registo do erro grave do árbitro russo, quando o jogo na Alemanha foi preenchido por erros individuais de palmatória e sobretudo a recepção na Eslovénia ter sido brindada por um dos mais patéticos golos sofridos ultimamente. Só neste lance mandamos dois pontos para o éter.

O que é que isto é importante agora? É que não percebendo as nossas próprias limitações dificilmente cresceremos. E, como o jogo de ontem mais uma vez deixou evidente, felizmente sem grandes consequências, a falta de qualidade individual na defesa é um dos nossos algozes mais severos na época a decorrer. Apesar do apuramento para Liga Europa conter os danos, tal não deve iludir que, nos actuais moldes, os nossos interesses estão muito longe de estar acautelados.

19 comentários:

  1. Tu é que devias ter noção das tuas limitações até num dia em que fizemos um grande jogo és capaz de criticar a direcção.

    ResponderEliminar
  2. ULTIMA HORA: CM sabe que Nani ontem na jogada do 2º golo mostrou toda a insatisfação com BdC, adiando sempre o remate à baliza. Segundo o que o CM apurou, foi ao fim do 8º toque na bola e do 4º gajo no chão que Marco Silva gritou, garantindo que BdC iria ficar à porta do balneário. BdC estaria tb aos berros, gritando que, ou o jogador rematava ou lhe punha um processo disciplinar. Assim, Nani embora contrariado lá rematou e fez golo, que mt o deixou insatisfeito pq sendo a sua vontade regressar a Manchester já em Janeiro deixa o atual clube numa competição europeia…

    SL

    ResponderEliminar
  3. Talvez uma palavrinha para mais alguns dificilmente explicáveis erros da arbitragem? Sem desculpar as nossas limitações....

    ResponderEliminar
  4. HY,
    dei a minha opinião "registo do erro grave do árbitro russo". Quem quiser tem a caixa de comentários para dar a sua. Sobre o jogo de ontem houve alguns momentos em que o árbitro parecia ter alguma má vontade contra nós mas não faria disso um caso.

    ResponderEliminar
  5. Todos os jogadores cometem erros. Os melhores do mundo também falham golos cantados e dão abébias na defesa. Vejam ontem, os casos de Höwedes e Boateng. São campeões do mundo e fartaram-se de dar abébias.
    Na Eslovénia Maurício e Sarr falharam, tal como Mané falhou um golo feito na pequena área, que na altura daria o 0-2.
    Mas apesar das "abébias da defesa" (volto a frisar que todos os jogadores erram, porque são humanos e não máquinas), se não fosse aquele penalty incrível assinalado pelo árbitro russo em Gelsenkirchen, teríamos 8 pontos e o Scalke teria 3 pontos, logo estávamos apurados.
    Mas apesar de tudo (abébias e erros de arbitragem) vamos a Stanford Bridge discutir o apuramento dependendo apenas de nós mesmos. E isso é de louvar.

    SL

    ResponderEliminar
  6. QUE TRISTEZA DE POST!!

    Deixei de ler o Camarote Leonino, agora este atestado de atrasadice mental que me querem passar, faz-me despedir sem pena deste blog!!

    SIM!! Devo ser seguidista e Brunista...

    ResponderEliminar
  7. Leão do Indico,
    Grande estreia a comentar. O atestado está passado pelo comentário aqui deixado. É um alivio perder leitores destes.

    ResponderEliminar
  8. Concordando que a nossa defesa tem pouca qualidade(está a vista de todos), gostava de relembrar a pouca "experiência de champions" que têm os jogadores do nosso plantel, que tem a equipa técnica, que tem a direcção, e que infelizmente tem o clube neste momento. Não sei se isto para si conta, mas para mim conta.

    Chegar a ultima jornada a depender só de nós para passar aos oitavos, é muito positivo. Se me vendessem esta ideia em Setembro, comprava-a logo.

    O que se podia exigir na minha opinião, está cumprido. Era o que se podia exigir no inicio atendendo a qualidade do plantel, e aos recurso que temos.

    Hoje podemos olhar para trás e dizer...se não fosse a burrice do Mauricio contra o Maribor, ou a burrice do Mauricio contra o Shalke, ou o arbitro, já estávamos apurados. Em Setembro ninguém diria que tínhamos sequer hipóteses de estar como estamos agora.

    Se calhar estamos a ser um pouco exigentes de mais tendo em conta o orçamento que temos para estas andanças.

    ResponderEliminar
  9. Referia-me ao jogo de ontem. Não marcar o penalty sobre o Jefferson e não dar vermelho aquela entrada sobre o Nani é pelo menos má-vontade. Estas coisas contam, sobretudo com jogadores com pouca experiência deste tipo de competições...

    Verdade que não justifica os nossos erros, mas quantos erros dão 4 autogolos em tão poucos jogos? Parece-me o post excessivamente negativo, de facto, mas isso são contradições no seio do povo, como se dizia noutros tempos. :-)

    ResponderEliminar
  10. Não percebo onde é que andava esta exigência por parte de certos adeptos no tempo de outros mandatos, nomeadamente no de Bettencourt e no de Godinho, nem sequer falando do aspecto financeiro, onde exceptuando uma meia final da uefa e uma final da taça de Portugal, foi um martírio para qualquer Sportinguista, porque estávamos practicamente fora do campeonato no Natal.
    Sendo assim vou fazer um copiar/colar do que escrevi num outro post publicado neste blog para relembrar o Leão de Alvalade do que é preciso fazer para mudar o rumo do clube para o que ele pensa ser melhor:

    1 - Ser sócio do Sporting Clube de Portugal
    2 - Reunir um certo número de assinaturas (não sei bem quantas) e convocar uma assembleia para destituir os corpos sociais (coisa fácil, visto que este presidente o mais incompetente que passou pelo SCP, toda a gente vê isso).
    3 - Mandares a tua candidatura como Leão de Alvalade, ou o teu nome verdadeiro.
    4 - Ganhares as eleições
    5 - ?????
    6 - Glória para todos os Sportinguistas a partir daí.

    ResponderEliminar
  11. o título é excelente e a imagem foi bem escolhida. É simbólico o quanto este Sporting se centra (e depende) de Nani.

    Acho que fizemos um jogo muito bom.

    O Leão de Alvalade tem, mais uma vez, o mérito e a lucidez de nos devolver "à Terra" e relembrar as nossas fraquezas.

    um abraço

    ResponderEliminar
  12. É incrível a perseguição feita actualmente ao blogue e ao LdA, escreva ele o que escreva. É que já li e reli o post e não encontro razões para tanta indignação. Alguns comentários roçam mesmo o patético. Enfim, um sinal destes "tempos novos" no Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Também não percebo este clima envenenado que anda por aqui. Eu acho que estamos a jogar o melhor futebol em anos e que estamos no bom caminho para recuperar o nosso lugar no topo do futebol português. Mas isso não me impede de pensar que falta ainda muita estrada para lá chegar ou constatar que há fragilidades gritantes na equipa.

    No início da época passada, ninguém esperava nada da equipa que não fosse evitar as humilhações das épocas precedentes. Agora, o patamar de exigência subiu - e isso é bom. Ou acha-se que, por se ter conseguido um mero 2º lugar, já não é preciso fazer mais nada?

    E não só se espera mais da equipa, como se está a exigir mais dos jogadores - e bem. Marco Silva está a trabalhar sobre base deixada pelo Leonardo Jardim e a tentar levar-nos para o patamar de qualidade seguinte, com um futebol mais apoiado e mais ofensivo.

    Tudo isto é bom e ainda bem que está a ser feito, se quisermos voltar a ser candidatos consistentes e não apenas equipa simpática que de vez em quando se intromete entre Benfica e Porto. Mas exige mais dos jogadores - e se há uns que estão a corresponder muito bem, como Carrillo, outros não - Maurício é o caso mais flagrante, mas mesmo William está a sentir mais dificuldades agora que se lhe pede que lance ataques e não apenas recuperar e passar a bola ao colega mais próximo.

    O resultado é bem visível. O futebol é mais agradável, marcamos mais. Mas o número de falhas defensivas cresce exponencialmente, e é isso que é preciso trabalhar. Anteontem, mais uma vez, oferecemos um golo, com uma perda de bola infantil. Com isso, transformámos um jogo que estava a ser um passeio num sofrimento desnecessário (pelo menos até ao terceiro golo).

    O que espero é que a equipa continue a melhorar. Porque o crescimento de uma equipa de futebol faz de duas coisas: jogadores a evoluírem e a conseguirem fazer mais do que faziam antes; e, quando não conseguem, a serem substituídos por outros melhores.

    ResponderEliminar
  14. As críticas por aqui são sempre duras, e muitas vezes injustas.
    E mais uma vez se alinha na mesma música.
    E óbvio que o Sporting não vai ganhar a champions. E óbvio que ainda temos fragilidades. Claro que sim! Aquela defesa, excepto o Paulo Oliveira, não dá realmente grande confiança. tanto Maurício como Sarr tremem de mais.
    Esta a vista de todos que William não é o mesmo da época passada.
    Mas....e o resto? Alguém reparou que estamos a um empate de continuarmos na champions? Alguém reparou que a jogar com 10 o Sporting fez um jogão na Alemanha? Alguém se apercebeu que contra o todo poderoso chelsea, nos mostramos imensa qualidade, e que até podíamos ter ganho o jogo?
    Será que só eu vejo que o futebol do Sporting é sempre virado para o ataque? Marco Silva está a fazer um excelente trabalho, mas nem sempre tem tido sorte no resultado.
    Da a impressão que vocês estão sempre a espera que algo corra mal para libertarem o veneno em cima do presidente.

    Eu sou o primeiro a dizer que ainda está muita coisa mal. Mas vejo gente com amor ao clube, na linha da frente para o defender. Que luta, da a cara, e sem papas na língua se defende dos ataques terroristas que os jornalistas fazem.

    ResponderEliminar
  15. apostasqueganhas?

    Criticas? Quais criticas? Que criticas duras?

    Estas:

    "a falta de qualidade individual na defesa é um dos nossos algozes mais severos na época a decorrer."

    Ou estas:

    "Aquela defesa, excepto o Paulo Oliveira, não dá realmente grande confiança. tanto Maurício como Sarr tremem de mais."

    O que te leva a pensar que tens mais direito do que eu de dizer a mesma coisa ou pior?

    O que te leva a pensar que os teus elogios

    "será que só eu vejo que o futebol do Sporting é sempre virado para o ataque? Marco Silva está a fazer um excelente trabalho, mas nem sempre tem tido sorte no resultado."

    são melhores que os meus:

    "Demonstração de superioridade sobre o adversário, deixando clara a diferença que separa as equipas, foi aquilo que o Sporting fez ante o Maribor."

    "Desta vez, como nem sempre ocorre no futebol, a verdade veio ao de cima, sendo precisamente Slimani a repo-la, pelo menos de forma parcial. Com outra eficácia e não sei se o avião do Maribor não teria dificuldades em levantar voo, por excesso de carga."

    E que veneno que se liberta aqui sobre o presidente? A das contratações de Sarr e Mauricio? Não estamos afinal de acordo que não têm valor para jogar no Sporting?

    Sou levado a pensar que mais uma vez não leste o que escrevi ou então não o interpretaste devidamente. Mais curioso é permaneceres neste registo de me acusares de parcialidade nas criticas quando tu fazes ainda pior.

    E pronto, já dei mais do que os 5 cêntimos que o teu comentário merecia.

    ResponderEliminar
  16. Se a memória é curta Eu ajudo.
    Não vou copiar o que escreveste, porque se não tinhas um poste do tamanho do campo do estádio, mas vai lá ver o que por aqui se escreveu no dia 12, 13 e 20 por exemplo ( podia ir mais atrás, mas nem vale a pena).
    Vocês aqui andam sempre a "cascar " nos mesmos. injustamente!
    É que até no dia em que o Sporting te dá 75 minutos de grande futebol, fazes um título onde destacam logo que até o golo de Slimani, o maribor foi subindo ( mesmo que não tenha criado ocasiões, tu fazes "capa" disso!)

    ResponderEliminar
  17. apostasqueganhas?

    Apesar da demonstração feita insistes.

    tens um problema de percepção e de educação. Não percebeste o título, não percebeste o conteúdo do post e não toleras quem tenha uma opinião diferente da tua.

    Sobre à minha apreciação ao jogo ela coincide com o que li noutros locais e considero de referência. O que é muito mais importante para mim que a forma como distorces o que escrevo para te auxiliar o discurso que te interessa. Daí que reforce o que te disse então, que faz cada vez mais sentido:


    ""Nunca discuta com um idiota, ele te rebaixa ao nível dele e vence pela experiência."

    ou então:

    "discutir com gente idiota é como jogar xadrez com um pombo. Ele caga no tabuleiro, derruba tudo e sai voando como se tivesse ganhado."

    ResponderEliminar
  18. Já lhe disse que conheço um ditado melhor ainda,
    "aos olhos da inveja todo o sucesso é crime ".
    Se ler o livro do Carlos Severino, vai perceber que nos últimos 20 anos o Sporting tem sido minado, por terroristas, que estão dentro do clube, ou próximo de alguém da direcção, que tem contribuído em grande escala para a situação a que se chegou hoje.
    Você é este blogue, fazem parte desses terroristas! Vocês são gente que faz oposição interna, desnecessária, injusta e sobretudo perigosa. Por inveja ou outros interesses não sei. Mas um dos dois é de certeza!
    Você é mal educado, e esconde a verdadeira identidade atrás de um nick name, sendo muito mais fácil críticar assim. Ainda por cima faz censura porque bem sei que não vai publicar este poste.
    Os seus comentários são sempre corrosivos em direcção a direcção, a bruno de carvalho é a tudo o que ele faz.
    Não é capaz de admitir que depois de dias da Cunha ( eu até ia mais atrás, mas assim será mais consensual) o Sporting foi dirigido por gente sem escrúpulos, que se serviram do Sporting, sem servir o Sporting. E quem leva com as culpas, e um presidente que está a tentar modificar o péssimo modelo que foi seguido nos últimos 10 anos por pessoas que os "sportinguistas"como você ajudaram a eleger!
    Aqui para um elogio, vem 10 críticas. Critiquem o que for justo críticar.
    Eu não vejo ninguém dizer que a champions esta perfeitamente ao nosso alcance. Não vejo ninguém defender o bom futebol que a equipa pratica, os 8 portugueses em campo, os 7 miúdos da casa, o Paulo Oliveira que tem muito futebol, o João Mário que foi lançado definitivamente agora, o William resgatado, a recompra dos passes, a missão pavilhão, o Slimani e Montero que está direcção comprou, o entusiasmo que leva sempre mais de 30 mil a Alvalade, o aumento de número de sócio..... Etc etc
    Parem la de se preocupar com a falta de energia, com o electricista que foi despedido e com as fracas respostas que o presidente deu ao director do Record e da bola, porque isso é conversa de lampionagem

    ResponderEliminar
  19. Apostasqueganhas convém tomar a medicação antes de vir aqui comentar.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)