terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Back to black ou é só poeira (radioactiva)

No que à comunicação diz respeito o Sporting parece ter entrado numa fase de "cada cavadela, cada minhoca". Agora recorre-se novamente a essa figura de estilo "pintodacosteana", o blackout, tentando alijar as culpas próprias a terceiros, quando tem sido o próprio Sporting, em particular o seu presidente, a fornecer munições de elevado calibre que, ao fim e ao cabo, têm representado tiros nos próprios pés. 

Contudo o silêncio auto-imposto, apesar da aproximação aos piores exemplos da história recente do futebol português, se for respeitado, tem pelo menos o mérito de parar a hemorragia, a agitação. Quem sabe as rabanadas e os licores não introduzam agora a calma e o discernimento que tem faltado.

Como dizia ontem, como sócio e adepto do clube, acho este espectáculo deprimente. O discurso de Bruno de Carvalho foi-o, em particular a parte em que coloca publicamente em causa o trabalho do treinador sem que, ficamos a saber depois, o tenha feita em privado sequer. Alguns pormenores do discurso assemelham-se a letras pequeninas numa futura carta de despedimento. 

Não há no Sporting, dentro dos que lhes são mais próximos, quem o chame à terra, ou é tudo parecido com aqueles cãezinhos de trazer atrás nos automóveis, sempre a abanar a cabeça?

Compreendo o incómodo de Marco Silva e, como se costuma dizer, quem não se sente não é filho de boa gente. Mas não posso deixar de questionar o facto de ter feito exactamente o mesmo que o que tanto justificadamente lhe doeu: dizer em público o que lhe competia dizer na cara do presidente mas no recato de um gabinete. 

A ambos o ego inflamado roubou o discernimento, esquecendo-se que por trás deles está um nome e uma bandeira muito maior do que eles. Esquecem-se que cá fora há milhares de pessoas que sofrem  se agitam sempre que o nome do Sporting está em causa, não menos nem mais do que se tratasse de um assunto de família. 

De nada serve virem contarem-nos histórias da carochinha, dizendo que "é só poeira". Pois talvez seja, mas ao que se vai vendo, é radioactiva e deixará sequelas. Despedir um treinador com 4 anos de contrato ao fim de cinco meses é o maior atestado de incompetência que uma direcção pode passar a si mesma.

19 comentários:

  1. Bombas a prazo deixadas por Bruno de Carvalho:

    - Saída do Marco Silva e mais uma indemnização a pagar;
    - Jogadores que não aceitam renovar;
    - A sentença do caso Doyen;
    - A quebra brutal na receita dos direitos de transmissão televisivos;
    - A incapacidade de encontrar um patrocinador à altura do patrocínio que se recebia da PT (e quando soubermos o que os nossos rivais vão apresentar maior ainda será o contraste com a nossa situação);
    - And last, but not least, onde é que anda o investidor do Bruno de Carvalho? Cadê o dinhêro, gentchi?

    ResponderEliminar
  2. Calma... estaremos a falar de medidas a adoptar pelo Bruno de Carvalho, o mesmo que é hoje reconhecido no plano internacional pela capacidade de gestão, uma reputação que apenas pede meças àquela que tem a formação de um clube que formou vários dos melhores jogadores do Mundo?

    http://abola.pt/euro2012/ver.aspx?id=518630

    Eu sei que foi o próprio Bruno a referir o reconhecimento internacional da sua gestão, mas não duvido que alguém lho tenha referido insistentemente.

    O grande gestor que colocou o Sporting no epicentro de todos os "ataques", resolveu fazer um blackout. Seguramente mais uma fenomenal medida de gestão, fenomenalmente contrária à sua capacidade de alimentar diariamente os jornais com as suas declarações, ou brilhantemente contrária à forma como gostou de ir minando o trabalho dos seus antecessores.

    Grande Bruno! É isso mesmo camarada. Os funcionários só servem enquanto se adequarem aos superiores interesses dos sócios do Sporting, conforme corporizados pela vontade de Carvalho. Siga mais uma reunião do soviete... euuhh... da AG, para validar os actos da RP de Carvalho. E que tal pôr o Movimento B*sta a manifestar-se na sede dos OCS? Ou abrir de novo o palanque no Estádio de Alvalade para mais uma sessão de terapia colectiva? O céu é o limite!!!

    ResponderEliminar
  3. O Bruno de Carvalho anda a tentar manter as "tropas" na linha n'A tasca do Cherba. Mas que espécie de presidente é este que escreve em blogues? Isto é SURREAL!!! Mas porque é que acontece tudo ao Sporting? Como é que este indivíduo pôde chegar a presidente, mesmo com a merda que os outros fizeram?

    Somos a chacota do país. O único clube ainda presente em todas competições, que vai despedir o treinador e abrir uma crise interna. Mas a razão de fundo é que a realidade impõe-se sempre, e com o passar do tempo viria sempre ao de cima o que Bruno de Carvalho na realidade é.

    ResponderEliminar
  4. "Não há no Sporting, dentro dos que lhes são mais próximos, quem o chame à terra, ou é tudo parecido com aqueles cãezinhos de trazer atrás nos automóveis, sempre a abanar a cabeça?"

    LdA,

    Há qt tempo venho eu (e mts outros) repetindo essa questão?

    Para mim está mais que visto que não há! Se houvesse alguém que conseguisse meter juízo na cabeça egocentrica do BdC, já o teria feito por esta altura... Ou então o caso não tem mesmo solução: BdC não ouve ninguém, não passa cartuxo nem a quem tem mais próximo... Julga que já sabe tudo e que é dono da razão e, assim sendo, estamos conversados... Seja uma ou outra a situação (culpa de quem o rodeia ou exclisivamente do BdC), são ambas extremamente graves e, parece-me que só qd se precipitar com estrondo contra qlq um dos obstaculos que vai criando a ele próprio e em consquência ao SCP, é que BdC tomará consciência do prejuizo que o seu “feitio” estará a provocar.

    Repito: existe uma regra básica de gestão de recursos humanos que passa por elogiar os seus colaboradores em publico e criticar em privado. Isto é apenas senso comum e aplica-se em qlq actividade profissional. É este o B A BA que BdC, enquanto auto-proclamado gestor bem sucedido, parece não dominar…

    Sobre a reação de MS, apesar de aceitar a critica que lhe fazes, parece-me que é compreensível esta reação mais radical… É dificil ver-se acusado publicamente por diversas vezes e calar sempre. Mais ainda qd, pelos vistos, não terá oportunidade de falar “cara a cara” com quem o acusa… A poeira tem sido sucessivamente sido levantada por BdC. MS, desta vez, não a deixou assentar o que poderá indiciar desgaste da sua parte e auto-preservação da sua própria condição de treinador. Enfim, tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado… sportinguista.

    Aproveitar para desejar um Bom Natal a todos os leitores do “Anorte”.

    SL

    ResponderEliminar
  5. OS jornais de hoje apresentam noticias um pouco contraditorias

    Abola apresenta a saida de MS como bastante provavel o Record salienta que apesar da reunião de ontem ter decorrido de em clima tenso, não está em causa a continuação do treinador

    Ao menos falaram cara a cara - vamos ver no que isto dá, mas quem sofre somos sempre nós

    ResponderEliminar
  6. O Marco Silva só respondeu a uma questão do jornalista. Digamos que sem essa pergunta, a coisa tinha passado até esfriar a emoção criada pelos disparates que o BdC diariamente planta nos jornais.
    Provavelmente já há muito desgaste. O Carvalho em vez de reduzir as tensões do futebol profissional, amplifica-as e não há quem o ature nos seus delírios narcisísticos.
    Jardim só o suportou porque os resultados estavam acima das expectativas. Era visível a falta de empatia entre ambos.
    Carvalho não tem estaleca para presidente do Sporting. Isso era mais que notório antes de ser eleito e agora, depois de eleito, é iniludível.
    Mentiu. Não tem um tostão e é um elefante numa loja de loiças. Vai deixar estrago.

    ResponderEliminar
  7. "Vai deixar estrago."

    Resta saber a extensão. É que quem vier a seguir vai apanhar o clube numa data de guerras e sem um tostão furado. O caso dos direitos de transmissão é gravíssimo pelo que significa de marginalização e depauperação do Sporting.

    O plantel deve estar em polvorosa. É que os tipos defenderam o treinador, ainda por cima. O comunicado na sexta-feira foi para deitar a escada para despedir o Marco Silva, pois estava toda a gente à espera que o Sporting não ganhasse na Choupana, como é hábito. Só que o Sporting não só ganhou, como os jogadores lutaram muito. Nunca vi o Carrillo fazer um jogo de sacrifício como aquele. Fartou-se de correr cima abaixo, defendeu, prendeu a bola; até parecia que estava a lutar pela vida!

    Daí a dificuldade do BdC. Agora está no blogue da Tasca a virar os apaniguados contra o treinador. Mas ainda falta arranjar o dinheiro para a rescisão, e aí é que a banca lhe pode puxar o tapete...

    ResponderEliminar
  8. soubessem vocês o que se passa no SCP. Em qq uma das 3 equipas profissionais (ou semi profissionais)... o líder parece um puto de 15 anos maravilhado por dirigir o seu grande amor, mas sem qualquer habilidade ou competência para o fazer... vai tudo cair e com estrondo...

    ResponderEliminar
  9. Anonimos da hora de almoço (se não for a mesma pessoa)

    Estavamos tão bem até o sacana do Carvalho chegar, não é ?

    ResponderEliminar
  10. "Estavamos tão bem até o sacana do Carvalho chegar, não é ?"

    Esse é o melhor argumento que consegues? E não, não é a mesma pessoa. Nem todos os blogues são como os do Bruno.

    ResponderEliminar
  11. Achar que um treinador que nunca foi respeitado ainda tem que ser o bode expiatório de uma gestão desportiva de merda e caladinho... Não há palavras. Isto já deixou de ter remédio há muito tempo. Agora tenta-se fugir à indemnização.

    ResponderEliminar
  12. Jorge Alemão,

    Li hj no café um artigo do Nuno Santos no ‘Rascord’ que acenta que nem uma luva à recente gestão de BdC...

    Até quem elogiava com regularidade a gestão de BdC, como é (era) o caso de NS, é incapaz de evitar notar a derrapagem ruidosa de BdC nesta época... Parece que qt mais barulho BdC faz, de forma a atingir o unanimismo à sua volta, mais ele afasta as pessoas… Neste momento só msm os radicais, os irredutíveis, o séquito de tasqueiros e afins estão 100% com ele… A base de apoio estreita-se, a vdd é essa…

    Neste momento, não tenho qlq dúvida de que a maioria dos sportinguistas está com MS nesta espécie de braço de ferro que BdC promoveu.

    ResponderEliminar
  13. Agora o Bruno de Carvalho anda a dizer que o Marco Silva está feito com a Doyen! LOL

    O (ainda) treinador do Sporting ainda vai ser acusado de estar feito com os "croquettes". Vale tudo!

    ResponderEliminar
  14. Virgilio

    Já o disse aqui, acho que BC tem estado mal em alimentar ou criar este comflito na praça publica

    A culpa desta instabilidade é (não tendo eu acesso a mais informações) toda dele e é ele que tem de corrigir a trapalhada que fez

    Essa é a minha opinião, apesar de concordar com o LDA que MS fez precisamente o mesmo a seguir ao jogo - e pelo que leio é a opinião da maior parte dos Sportinguistas o que atira logo por terra a maxima que eramos todos os vendidos ou membros de uma seita.

    Outra coisa é aproveitar este momento menos bom da direcção (veremos como será daqui para a frente) para lançar farpas guardadas há 2 anos e para se queixar imagine-se de como eventualmente BC deixará o clube quando sair, quando para certas pessoas, falar de como GL deixou o Sporting, é apenas uma desculpa para incapacidade da actual direcção

    Não sei o futuro proximo de BC, mas sei que se ele sair amanhã, quem vier a seguir apanha o clube numa situação bastante melhor do que estava quando ele entrou - quer em termos financeiro, quer nos resultados desportivos, nem no valor do plantel

    ResponderEliminar
  15. Caro Jorge,

    Apenas queria partilhar ctg um artigo de jornal em que me revejo, dado que falaste na imprensa, nomeadamente o Rascord, deduzindo que tb terás lido.

    Sobre o estado do SCP, nos seus múltiplos aspectos, não serei tão peremptório como tu... a elogiar, mas tb não vou defender que o clube está um caos... Limito-me a analisar mais um episódio lamentável na gestão do futebol (profissional) do SCP e com os mais que evidentes prejuizos no imediato que acarreta tal decisão presidencial.

    SL e Boas Festas para ti e família.

    ResponderEliminar
  16. Caro Virgilio

    Não digo que estamos muito bem, apenas melhor que ha dois anos - muito tem de ser feito e preocupa.me que o feitio de BC desvie o Sporting de um rumo que na minha opinião tem sido de modo geral acertado

    Eu li o artigo, mas não tenho o Nuno Santos como alguem que costuma elogiar BC, antes pelo contrario e salvo erro é até lampião

    Boas Festas para tí e para os teus

    ResponderEliminar
  17. Erraste. o NS é sportinguista confesso. :)

    Abç

    ResponderEliminar
  18. meios de comunicação oficiais do clube, site, tv e jornal proprios portanto estão a comentar o quê? Pseudo noticias. Comentem quando e se acontecer alguma coisa enquanto não se passa nada não alimentem. Falam da comunicação do presidente e já viram a vossa que vêm para aqui post atras de post criticar tudo. Façam black out se têm respeito pelos demais sportinguistas ou comentem só noticias confirmadas ou dos meios de comunicação oficiais do clube. Voçês devem comprar os jornais deportivos diariamente que não fazem mais que atacar o nosso clube, dos escandalos deste fim de semana não falam, do Orelhas 600 milhões tambem não. Voçês são sportinguistas?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das17:10 Exactamente por sermos sportinguistas(alguns sócios há muitos e longos anos com quotas pagas) e sentirmos o clube e todas as suas vicissitudes em demasia é que nos preocupamos com o que se está a passar AQUI e AGORA no Sporting ,e não em casa dos outros como sugere!Preocupação essa que vem da desconfiança já antes manifestada, á medida que a era roquetista foi definhando cada vez mais o nosso clube,perante os cada vez piores "gestores de élite" que nos calhavam em "sorte".Talvez por isso muitos,onde me incluo eu e a minha família) resolverem ter dado o protagonismo a uma "cara" que nada nos dizia,mas que nos livraria da dita dinastia.Pensávamos nós que nada poderia ser pior do que o existente,mas não calhou logo! O engano foi no entanto suficiente para dar popularidade a quem tem enganado muita e boa gente,e que infelizmente arregimentou um bando de miúdos irresponsáveis por nem sequer conhecerem a realidade da vida,quanto mais a complexidade de governar o maior e melhor clube de Portugal.Àqueles que sentem e pensam Sporting pela sua cabeça já não caíram no engano de neles votarem na 2ª vez.,porque os sintômas de narcisismo e egocêntrismo eram por demais evidentes.O resultado está agora bem evidente e à vista de todos:o Sporting é dele e de mais ninguém,com a política do quem não é por mim é um falso sportinguista,um lambuças e outras coisas que tais.O divisionismo não foi instigado pelos sócios que vêem que o clube está ,e sempre estará acima de todo e qualquer presidente! Ai de quem pensar o contrário,pois estará a viver numa verdadeira utopia.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)