sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Uma pergunta indispensável a Bruno de Carvalho e o que ele ainda não percebeu


Uma pergunta indispensável a Bruno de Carvalho
As noticias sobre a situação no Sporting sucedem-se em catadupa, em forma de hemorragia. Algumas delas a virem do interior do próprio Sporting, e a ocuparem as primeiras páginas dos jornais. A cláusula do contrato de Marco Silva, que prevê o despedimento com justa causa em determinadas circunstâncias, é apenas mais um de muitos outros tristes episódios. A aposta no desgaste e na precarização da posição do treinador é indiscutível, no que mais uma inqualificável aparição de José Eduardo ontem na RTPi é o mais recente. 

De tal forma que se torna legitimo e inevitável fazer a pergunta:

O presidente do Sporting quer que o treinador Marco Silva ganhe o próximo jogo com o Estoril?

 Ou dava-lhe mais jeito que o Sporting perdesse e assim fosse mais fácil despedir o treinador?

O que é que Bruno de Carvalho ainda não percebeu? 
A pergunta anterior é legítima face aos acontecimentos, mas a sua colocação é fatal para Bruno de Carvalho. Ele parece não ter percebido uma série de questões que a actual situação levanta. Uma das mais importantes é percepção pública de que há responsabilidade sua na situação criada, quer pela sua acção directa no eclodir da crise, quer agora pela sua inacção e alheamento perante o ruído instalado. Mas também e sobretudo pela inevitável associação e até uso do seu nome por "cavaleiros de triste figura" como José Eduardo.

Mas, mais importante do que não perceber que o arrastar desta situação descredibiliza a sua liderança, é não perceber o mal que o actual "laissez faire laissez passer" faz ao clube. Cada hora que passa em silêncio é mais uma hora a alimentar a fornalha em que o clube se consome. Muitas vezes e infelizmente nem sempre com a melhor abordagem. 

A questão não pode ser escolher entre um presidente e um treinador, porque um clube forte e ganhador não pode dispensar nem um nem outro. Fica a dúvida se Bruno de Carvalho também percepciona a questão dessa forma, ou o arrastar da actual situação é vista como um concurso de popularidade.

41 comentários:

  1. Só sei que tudo sei
    https://ficheirossecretosdealvalade.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  2. É inqualificável o espectáculo de ontem e destas semanas. Mandatar um sócio para falar com o treinador?! Ontem ver o vaidoso do Zé foi ridiculo (a cara do tovar e do outro diziam tudo, enquanto que até o pouco fluente jorge Andrade conseguiu por o dedo na ferida). Temi que bdc lançasse uma série de mentiras para juastidicar isto. Confirma-se. Mentiras e o mal supremo de o treinador não ser sportinguista desde menino e não chorar as derrotas. Por amor de Deus. Temo que qq treinador medianamente competente não aceite treinar o scp. Se eu fosse o vp por ex não aceitava.

    ResponderEliminar
  3. Costumo frequentar o blog mas nem tanto comentar.

    Apesar de gostar/admirar a forma como escreve, discordo da maior parte das suas opiniões.

    Infelizmente o texto de hoje é uma excepção. Para o Sporting, bem entendido.

    Bom ano e SL

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo.
    Ver ontem JE fazer determinadas afirmações foi surreal...

    ResponderEliminar
  5. Talvez não. Pense assim:
    - no final, se o sporting não melhorar, BdC dirá "eu bem avisei"
    - se pelo contrário o sporting melhorar muito, BdC dirá "eu já sabia, mas era preciso maior pressão e foi exatamente isso que eu fiz"
    Ou seja, aconteça o que acontecer, BdC já tem o seu discurso preparado para o cenário que ocorrer.

    ResponderEliminar
  6. Mas será que ainda não perceberam que esta estória é para lançar a escada para o Bruno se pisgar? Pensem bem. Ou o tipo é maluco e entrou numa de se auto destruir e ao clube deitando a época para o lixo, ou então esta escolha que ele quer impor aos sócios - ou ele ou o treinador -, um dilema que não faz sentido porque qualquer presidente tem legitimidade para despedir um funcionário ainda para mais se houver motivo para justa causa, serve para ele se despedir vitimizando-se. A agência de comunicação já começou a preparar esse cenário. Então não vêm que o Bruno está muito desgastado, que é atacado de todos os lados (e não procurou essas guerras?), que os sportinguistas não o merecem porque só ele é que luta pelo clube? O Bruno quer sair porque não tem mais condições para continuar, mas quer sair de forma a não se tornar um pária, e logo ele que gosta tanto de ter seguidores. E não sabemos se há algumas trafulhices que o ponham a contas com a justiça.

    O mais sério disto tudo é que muita gente se vai sentir enganada e muito desiludida com o clube, mas o Sporting, os seus atletas e funcionários não têm culpa nenhuma de os sócios não saberem o que fazem. Por isso espero que quem venha a seguir seja uma candidatura muito forte, e não outro Couceiro, para congregar esforços e moralizar os sportinguistas, porque senão temo seriamente pelo futuro do Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Na minha óptica, esta novela demonstra 3 factos que ultrapassam e muito a questão da continuidade do Marco Silva (que obviamente não pode continuar depois de se ter tornado num foco de instabilidade no clube).

    1. Autonomia - o Bruno de Carvalho pretende despedir o Marco Silva. É clara a razão pela qual não o fez: não tem capacidade de arranjar os 2 milhões de euros da indemnização (mais o que exigiriam os seus adjuntos). Se tivesse, esta novela já teria acabado há muito, mais não fosse para limitar os estragos que são irremediáveis. E não é a 1ª vez que verificamos esta falta de autonomia, pudemos vê-la também aquando do despedimento do Abel e da justificação dada para a contratação tardia do João de Deus: a inexistência de cabimento orçamental.

    Isto demonstra que em questões de gestão corrente, o Bruno de Carvalho encontra-se profundamente limitado. Isto é consequência da reestruturação financeira e da sua incapacidade de encontrar novas receitas, os prometidos novos investidores e da sua rejeição de outros tipos de financiamentos (venda de passes de jogadores, parcerias com fundos, etc.).

    E isto também põe em perspectiva o "mérito" estratégico do Bruno de Carvalho na redução orçamental realizada, deixando a nu a sua verdadeira natureza: ou Bruno de Carvalho reduzia o orçamento para o valor que tinha acordado com os credores, ou o Bruno de Carvalho ia à viola. Ele bem tenta vender a sua solução como a "única" e o que é engraçado é ser uma solução que lhe é imposta pelas suas próprias limitações.

    2. Valores - desde a primeira hora - quando pediu a marcação da AG extraordinária - que o Bruno de Carvalho pretende colocar a questão em termos de "ou ele, ou eu" e "ou eu ou o caos", tão reminiscentes de outros tempos. Como se viu perante uma reacção adversa daqueles com que pensava contar, não hesitou em partir para o assassinato de carácter daquele que (ainda) se senta na banco de suplentes do Sporting. Um assassinato de carácter que, para ser ainda mais revelador do mau carácter do seu instigador, foi realizado através de interposta pessoa, enquanto se vedava ao alvo a possibilidade de se pronunciar publicamente sobre todas as acusações sobre ele vertidas.

    Acresce que, em momento algum, Marco Silva, comentadores ou sportinguistas, resolveram presentear o Bruno de Carvalho com os mesmos encómios que este indirectamente dedicou ao Marco Silva - pô-lo ao serviço de não sei quem, pintá-lo como um diabo com cara de anjo, sugerir que pretende levar a cabo um golpe de poder, etc. Ou seja, mesmo perante um dos mais reles ataques à reputação de que há memória, os alvos não desceram ao nível atingido pelo Bruno de Carvalho e demais pandilha avençada. O que não deixa de ser curioso é que um mitómano se arrogue em defensor dos superiores interesses do Sporting e na defesa da verdade (qual seja).

    3. Estabilidade - ficou também demonstrado que uma importante fatia de sportinguistas não quer AGs, eleições, ou "inimigos internos" e quer antes a estabilidade para aqueles que trabalham. Diria que uma importante fatia dos sportinguistas pretende falar apenas de futebol, das modalidades, dos adversários e do jogo jogado, pois afinal é pela paixão do desporto que se tornaram sportinguistas.

    Ficou também demonstrado que, para o Bruno de Carvalho, a estabilidade apenas é um valor se se traduzir numa apologia do seu comportamento ou da sua pessoa, que está dependente dos seus estados de alma e que este não hesitará em fazer referendos plebiscitários para validar as suas acções. Ficou também demonstrado que para o Bruno de Carvalho tudo o que seja contrário à sua vontade põe em causa a estabilidade ("Marco Silva está a fazer campanha para destituir o presidente") e que, o que é mais importante, a retórica da "destruição do clube pelas forças do mal" está sempre presente no discurso.

    E o Sporting tornou-se um campo fértil de ódios, perseguições, conspirações, esquemas, expedientes e do culto da personalidade.

    ResponderEliminar
  8. Eu temo mais os comentarios anonimos como este ultimo.

    ResponderEliminar
  9. O assunto é sério mas não é nada que nos surpreenda.
    Adoro o coro de críticas ao "cozinheiro" José Eduardo, esquecendo (ou querendo omitir) que este é, somente, a voz de um Presidente que não assume as suas responsabilidades (para as quais foi legitimamente eleito) e respectivas consequências dos seus actos.

    O mais irónico é que, 2 anos depois, desta vez Bruno Carvalho quer perder a "batalha" (leia-se jogo) para José Couceiro.

    Têm a palavra os Jogadores e (alguma?) equipa Técnica.

    E Alvalade, como se vai comportar?

    ResponderEliminar
  10. Ei-lo a furar o black-out:

    "Bruno Gimenez (ou será Marioni?)
    2 Janeiro, 2015 at 12:03"

    A mensagem é demasiado longa para colocar aqui. Procurem-na.

    Que vergonha! Que aldrabão!

    Ó Bruno, se o treinador é assim tão mau, o que esperas para o despedir? Anda lá "presidente sem medo"!

    ResponderEliminar
  11. É verdade, Cantinho. Que ironia do caraças, isto tudo a acontecer na véspera de um jogo com o ex-clube do (ainda) treinador do Sporting, actualmente treinado pelo candidato derrotado por Bruno de Carvalho nas últimas eleições do Sporting.

    Poucas vezes este clube foi enxovalhado assim, e ainda para mais por quem o devia liderar. Os sócios que pensem, PENSEM c******, pensem se isto é normal! Não é pelo Marco Silva, podia ser com outro treinador qualquer que estivesse no Sporting. O Marco Silva é o "pateta útil" que serve para o Bruno de Carvalho focalizar o ódio e desviar as atenções. Já um treinador de 37 anos tinha tanto "poder" para, imagine-se, um presidente do Sporting. Absurdo!

    Chega de canalhices, chega de incompetência, chega de aldrabices! O Sporting Clube de Portugal NÃO MERECE ISTO!!

    ResponderEliminar
  12. Cantinho,

    Mas acredita mesmo que as declarações do José Eduardo estão em total sintonia com os desejos do Presidente? É que é qualquer coisa de aberrante.

    Como é se se pode garantir que o Presidente quer perder a batalha com o Estoril?

    Baseado no quê?

    ResponderEliminar
  13. Está o baile armado. O Bruno já passou a mensagem e amanhã os seus "soldadinhos" têm ordem para vaiar o Marco Silva, fazendo-lhe a vida negra para que ele se demita e o Sporting não tenha de pagar nada. Têm a palavra os sócios, se deixam passar isto consentem e merecem o traste que elegeram.

    ResponderEliminar
  14. Eu só gostava de perceber uma coisa, quem era o presidente o ano passado? Era o mesmo. E o treinador? Era outro. Ok, então e não ficámos em 2? Não fomos à champions? O que se passa para acharem que o homem só faz merda e que o Marco só faz bem?
    Contatações erradas são mais que muitas mas com custos muito mais baixos do que as contratações do Pongolle ou do que os ordenados do Pranjic ou Boularrouz. Obvio que não faz tudo bem mas para quando um post a elogiar?
    Pensem antes de escrever.

    ResponderEliminar
  15. Toda esta situação é lamentável. Estou completamente de acordo com os últimos posts LdA.

    Nesta teoria do MS ser um diabo eu acho um argumento fabuloso:
    - a que não dá oportunidade aos jovens da formação.

    Eu só faço as seguintes perguntas:
    - Quem é que foi buscar 30 reforços em 2 anos?
    - Falam agora no Tobias mas quem é que foi buscar os seguintes centrais: Mauricio, Paulo Oliveira, Saar, Rabia, Hugo Sousa, Sambinha e Matias Perez?

    (O Tobias, o Esgaio, o Wallyson, o Iuri...já deviam estar na A!!)

    Agora é que se lembraram de dar oportunidades aos novos jogadores da cantera? Quando se dizia que os reforços tinham de ser cirúrgicos porque havia (há) jogadores com bastante qualidade na B ninguém ligou!

    Não mandem areia para os olhos sff.

    Espero que BC e MS se entendam. O Sporting precisa de estabilidade!!

    ResponderEliminar
  16. Subscrevo anónimo, quem diz que o José Eduardo está errado.

    ResponderEliminar
  17. Amigos sportinguistas, na minha opinião bdc está encurralado.
    Se despede o treinador, perde os adeptos.
    Se mantém o treinador sem desmentido, perde autoridade.
    Se mantém o treinador e desmente Zé Eduardo, ganha os adeptos, mantém alguma autoridade e ganha um inimigo com uma página à sua disposição no jornal. Um inimigo que pelos vistos está muito por dentro e provavelmente sabe demais.
    Está enredado na teia que criou

    ResponderEliminar
  18. Só agora tive a possibilidade de ver a entrevista que ontem o Zédu deu na rtpi... E do que vi só me apetece dizer duas coisas:

    Que a suposta "campanha" orquestrada por MS com o objectivo de levar à demissão de BdC da presidência do SCP estava a ser tão eficaz que o único sócio que deu por ela foi o fazedor de croquetes...

    E a segunda é que nunca antes o famoso ditado que afirma "diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és" fez tanto sentido como esta parceria estratégica entre BdC e o Zédu... Realmente eles merecem-se um ao outro.

    Esta aldrabice é tão escandalosa, tão insustentável e tão ridícula, que o BdC teve que arregimentar o Zédu para a apresentar publicamente. O vendedor de croquetes foi claro: neste assunto está em sintonia com o presidente e a verdade é que BdC não só não o desmentiu, como, pasme-se, o elogiou!!

    ResponderEliminar
  19. Segundo a CS, BC não deve querer apenas perder este jogo, mas sim os proximos 3 para ter a certeza que os lampiões ficam a 15 pontos

    Acho incrivel os jornais passaram essa mensagem e alguns Sportinguistas ainda irem atrás dessa gente

    Se o Sporting perder 3 jogos para que lugar vai ? 8º, 9º 10º ? Imagino os indices de popularidade de BC ao rubro depois disso

    Depois - o que é que o presidente pode fazer para a equipa perder ? figas ??

    ResponderEliminar
  20. Jorge Alemão,

    Mas faz sentido acusar o homem de desejar as derrotas do clube ao mesmo tempo que o acusam de populista que só quer se perpetuar no poder?

    Então o homem faz isto de propósito para por um treinador na rua? E depois no dia seguinte?

    Mas isto tem lógica?

    ResponderEliminar
  21. "Depois - o que é que o presidente pode fazer para a equipa perder ? figas ??"

    Jorge... Basta manter a sua actual posição 'digna' de poncio pilatos... Isto é inadmissível.

    Ou desmente categoricamente o Zédu (no que já vai bem tarde...), ou demite e PAGA a indemnização a um treinador que é elogiado naquilo que realmente interessa e todos vemos: competência técnica, até pelo aldrabilhas que serve croquetes há mais de uma década no Estádio, que o difamou na sua honorabilidade!

    Se não tomar uma destas duas atitudes, a mensagem que fica é a de que quer despedir sem indemnizar o "seu" treinador, contratado por 4 (QUATRO) épocas, e para tal existe a tal clausula de rescisão que alguém plantou na CS. Não vejo em que é MS beneficiaria desta noticia, daí que... Ora, para se cumprir esse requisito o SCP terá que perder mais 5 pontos nas próximas 3 Jornadas!!! Realmente se não está, parece que akguém anda a fazer figas para que tal possa suceder e assim evitar gastar uns carcanhois...

    Isto, que estamos a assistir, é um comportamento miserável! E mais não digo por respeito ao SCP!

    ResponderEliminar
  22. Virgílio.
    Se ao fim da 1ª volta o Marco for despedido por estar a 15 pontos, depois de toda a gente saber da tal clausula, o presidente não durará muito mais. Ainda por cima, é grande a probabilidade de a distância aumentar com outro treinador (João de Deus?!?!)

    ResponderEliminar
  23. Rukka,

    O que o BdC queria era livrar-se de MS de alguma forma... Dps disso, logo inventava outra aldrabice qlq... teria é que ser melhor estruturada que esta foi... para ver se, na altura, pegaria...

    Uma coisa é certa: BdC não quer MS. Este tb não prescinde da indemnização a que tem direito. E onde fica o SCP no meio disto? O SCP não pode continuar neste impasse...

    A única solução que eu vejo é a seguinte: BdC engolir o seu orgulho, recuar, desmentir JE e manter MS, mesmo a contragosto. Mas está difícil... com arrogância e o ego que tem...

    ResponderEliminar
  24. Virgílio, já estamos para além disso. O BdC deu ordens à sua jagunçada para intimidar o Marco Silva para este se demitir. Amanhã já vamos ver isso no estádio. Esta gente joga muito sujo. Vocês continuam a falar em coisas que não estão em cima da mesa sequer, porque o Bruno de Carvalho NÃO PRESTA como pessoa. Nem sequer é inteligente, como se vê pelas trapalhadas em que se mete e ao Sporting. É uma pelintrice pegada.

    ResponderEliminar
  25. Virgilio

    Estás a confudir as coisas

    BC teria obrigação (ainda vai a tempo acho) de dizer alguma coisa sobre as declarações lastimaveis de jé eduardo, mas náo é por causa disso que vamos perder os jogos

    Depois uma coisa que ninguem pode confirmar é se existe mesmo essa clausula e se tem alguma legalidade juridica (essa parte admito que para BC, não seja muito relevante)

    Não vês como MS pode beneficiar dessa historia da clausula, mas aí está o focus da questão:

    apesar de tudo MS e BC estão do mesmo lado da barricada - estas noticias têm o objectivo de desgastar ambos e consequentemente enfraquecer o Sporting

    POr isso eu acho que BC terá de tomar rapidamente uma decisão, custe o que custar, porque cada dia que passa é o Sporting que está a perder

    ResponderEliminar
  26. Perante esta polémica interna sobressai um elemento externo... José Eduardo.
    Hoje no nosso estádio leiam António Diamantino escreve as 10 razões porque José Eduardo devia ter ficado calado.
    http://olhosnabola.com/2015/01/02/dez-razoes-para-jose-eduardo-ter-ficado-calado/

    ResponderEliminar
  27. Diz-me só se achas que isto faz sentido?
    Este comentário vem da Tasca do Cerba e quem escreveu foi um user chamado Bruno Gimenez (ou será Marioni?)

    Aqui vai:

    Eu posso ficar lixado com o que o José Eduardo diz, mas infelizmente fico igualmente lixado semanalmente por ver o ROC, o Pedro Sousa, o Manel Fernandes e outros paineleiros sportinguistas. Mas não lhes dedico demasiado tempo, nem lhes dou demasiada importância. E depois fico ainda mais lixado cada vez que ouço o Dias da Cunha, o Carlos Barbosa, o Rogério Alves (sim, esse, mesmo, o bem falante e equilibrado que era o homem da Assembleia Geral na lista do Godinho), e outros da corja que geriram o Sporting nos 17 anos anteriores.
    O JE parece a versão calções-verdes desta estação, aquela cor de calção que punha em causa a nossa história, a nossa cultura, a nossa força, o nosso sportinguismo. Mais ou menos, aquele efeito que ia matando o nosso clube no dia em que um nosso dirigente, há 80 ou 90 anos, decidiu trocar a stromp (usada desde a fundação) pelas listadas, que trouxe de Inglaterra, salvo erro. (e esta alteração para verdes ainda por cima deve ser momentânea). Melhor comentário que ouvi na altura: “se não percebes o problema do calção verde é porque não percebes nada da alma sportinguista”. Claro que não. Ninguém me tira da cabeça que ter uma das piores entradas no Campeonato dos últimos anos, com tão poucas vitórias em casa, um quinto lugar, e golos sofridos de canto a torto e a direito, só pode ser obra de uma e só uma única coisa: falta de calção preto. Isso, e não ter o central, que tanto jeito nos daria contra a Académica, o Paços, o Belenenses e Moreirense, em casa. Já sei, foi azar. Rematámos muito, nalguns jogos. Mais ou menos o mesmo azar que tivémos no jogo com o Arouca e com o Moreirense, em que ganhámos no último minuto, num caso, e empatámos no último minuto, no outro caso.
    Sobre o JE, têm de se decidir, para, como diz o Cherba de quando em vez, não se porem com o pito aos saltos. Isto porque:
    1. Ou ele é um anormal e só está a fazer o seu jogo, e sempre andou lá a mamar estes anos todos, e tudo o que diz é mentira, tendo outros interesses escondidos
    2. Ou ele está alinhado com a Direcção, e grande parte do que diz é verdade
    Para não sermos acusados de bipolaridade, não dá é para dizer que ele só diz coisas encomendadas pela Direção, e tudo o que diz é uma metira pegada. Não dá. Escolham uma das teorias.
    Do que sei do JE:
    1. Era até há 10 dias uma figura consensual no Universo sportinguista
    2. Sempre foi tido como um gajo equilibrado
    3. Segue uma agenda própria, acima de tudo
    4. Pensa que tem mais importância do que tem
    5. É bem informado e é próximo da Direcção
    6. Teve tomates para apoiar Bruno de Carvalho na eleição, quando era compadre e amigo de José Couceiro
    7. Viu Bruno de Carvalho prescindir de grande parte dos seus serviços, quando foi eleito, reduzindo parte do catering no Estádio, seguindo a linha da redução de custos operada em todo o Clube (ou seja, nesse sentido, tinha beneficiado mais se José Couceiro lá estivesse, eventualmente)

    cont...

    ResponderEliminar
  28. ...cont

    Do que estou a ver agora:
    1. A estratégia de vitamização de Marco Silva é clarissima. As declarações dele no final do jogo de Guimarães causaram-me vergonha alheia. Vir dar graxa aos adeptos, quando obrigatoriamente tinha era que destacar a formação do Sporting, o trabalho que se fez, os putos novos que chegaram este ano e que tinham dado boa resposta. Ouviram alguma coisa? ZERO. Vocês não se questionam sobre isto? Não acham isso no minimo estranho? Não cola isto com a teoria de que o Marco Silva está a cagar-se nos objetivos do Sporting e da sua Direção? E só fala dele próprio, do apoio dos adeptos? Dos seus tempos difíceis?
    2. As capas dos jornais andam a ser feitas por Marco Silva e Carlos Gonçalves, daí serem-lhes tão favoráveis. “Plantel unido em volta de Marco Silva…”. Foi estranho ter lido isto, e nao ter visto nenhum jogador ir abraçá-lo num dos golos, em Guimarães (um hi-five do heldon não conta como abraço, ok?). Estava à espera de um apoio massivo em volta dele; já pensaram porque é que o ano passado não saia nada para os jornais sobre a vida interna do Sporting, e agora voltou a estar cá tudo fora? Podem puxar pela cabeça e pensarem o que é que mudou no entretanto?
    3. Depois de terem ganho em Guimarães, já os putos estão hoje todos lixados, porque já foram devolvidos à sua procedência, e espera-lhes as mesmas oportunidades, ou seja, quase nenhumas, mesmos depois de terem ganho por 2, onde outros perderam por 3
    4. E a quantidade de vezes que os capitães (sim esses mesmos, Rui, Adrien, e outros) se vieram queixar ao presidente pelo ambiente que se vive entre os jogadores, e pela falta de liderança que existe (perguntem ao Marco, quantas vezes é que com ele presente já ouve desacatos no balneário; estranho esta informação não ter saído nos jornais, não foi? é tão facil identificar a fonte…)
    5. Não acredito que Marco Silva fosse mandatado pelo Carlos Gonçalves para ir para o Sporting apenas com uma perpetiva de negócio. Essa teoria não faz sentido nenhum. Ele foi porque era bom para a sua carreira. E o Carlos Gonçalves, antes do affair Rojo/Doyen/Marco até era visto como alguém proximo do presidente
    6. Mas acredito que agora ele esteja aconselhado pelo seu empresário para forçar o seu despedimento e receber a massa. Só assim se explica o actual comportamento. É chamado pelo presidente para reunião…e vai para lá insolente, contar os minutos para que a reunião acabe…Falta a reuniões marcadas pelas diretor desportivo, quando se tinha comprometido a ir
    7. E quais são os apoios do Marco: jogadores e redes sociais. pelo menos é o que faz passar para os jornais, através de Carlos Gonçalves. E sabendo que há muita gente que gosta do BC e preferia que se entendessem e fosse BC + MS nos próximos anos, a corja do antigamente está sempre pronta a instigar tudo contra o actual presidente, de que é disso exemplo a quantidade de cogumelos que por aqui pulula, mal exista algum tema mais polémico
    8. O Leonardo desmentiu muito do que a comunicação social disse sobre o presidente do Sporting, na sua última entrevista. Retive: feitio dificil, nem sempre tivemos de acordo, mas sempre nos respeitamos. questão do banco nem se coloca. Pois é Leonardo, eu também tive muita pena quando te foste embora. Imaginem quantos golos sofridos de canto nao tinhamos sofrido e quantos pontos em casa não teríamos agora.
    Talvez não ter recusado os 3 milhoes do Monaco tenha sido o grande erro deste mandato até agora.
    Bom ano para todos!

    ResponderEliminar
  29. Bruno de Carvalho já percebeu há muito o que se passa..Há certos sportinguistas que não...
    Não entendo certos comentários de sportinguistas (?)…Bruno de Carvalho está a fazer um excelente trabalho à frente do nosso Clube. Financeiramente recuperou as finanças do SCP. Claro que tem cometido erros..Quem não os comete?
    Parece ....é que têm saudades dos tempos de Soares Franco (que queria um clube sem sócios….), de Dias da Cunha, Bettencourt ou de um Godinho Lopes onde já não havia dinheiro para pagar despesas correntes do dia a dia….Há gente ingrata mesmo. Em vez de ouvirem a voz do presidente, não, ouvem sim uma comunicação social consertada e afeta aos slb e fcp que apostam no desaparecimento do SCP….Enfim…Umas vergonha de gente.
    Em frente Bruno de Carvalho!!!

    ResponderEliminar
  30. Mesmo no limite admitindo que o BdC esteve mal em todo este processo. De um lado está o primeiro Presidente capaz em 15 ou 20 anos e do outro está um treinador com 5 meses de Sporting.

    ResponderEliminar
  31. O Diogo Marques possibilita-nos a leitura do interessantíssimo comentário de “Bruno Gimenez (ou será Marioni?)” em A Tasca do Cherba. Sabe-se que “Bruno Gimenez (ou será Marioni?)” é um nick name de Bruno de Carvalho. Conclui-se pela leitura que, afinal, José Eduardo conta apenas parte da “estória”, que é muito mais comprida e apresenta outras nuances.
    Há uma estratégia comunicacional planeada e preparada numa perspectiva temporal, com vários actores. O JE é um testa de ferro que avançou porque era o seu momento. Atrás dessa estratégia comunicacional está José Quintela. José Quintela, director-geral da Quintela&Reis Consultores, empresa especializada em comunicação, também vogal do Conselho Directivo com os pelouros da Comunicação, Marca e Reputação e, ainda, o novo director do jornal Sporting. A agência de comunicação Young Network preside à execução propriamente dita.
    O mesmo Quintela que, referindo-se a sócios do nosso clube, escreveu esta jóia no jornal do Sporting: “Podemos vê-los como pseudo-sócios e adeptos, comentadores, mais ou menos ligados a outros grupos de interesse. Há para todos os gostos, tendo todos, em comum, uma agenda própria, geralmente oculta, onde os interesses supremos do Sporting são, quase sempre, ignorados.”
    Nesta estratégia comunicacional prevalece o princípio de que “o importante é a versão, não o facto”. Assim, para espalhar uma versão dos acontecimentos é necessário divulgar a versão confundindo a veracidade dos factos. Esta estratégia é favorecida pela poeira que se vai instalando com o tempo: esbate-se a cronologia da sucessão apocalíptica dos factos, o que permite a sua manipulação temporal e protegê-los com uma máscara favorável. Uma vez estabelecida a versão é extremamente difícil retificá-la.
    A importância e a disseminação das redes sociais implicaram a adequação do princípio de Joseph Goebbels: “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”

    Percebe-se que a jogada é de alto risco, própria de jogadores experimentados. Mas, se considerar que este affaire Marco Silva é apenas uma cortina de fumo para preparar condições para o que vem aí, ou seja, eleições antecipadas para relegitimar o poder de BdC. E esta relegitimação apenas se compreende porque há receios em duas áreas sensíveis: a desportiva e a financeira.

    ResponderEliminar
  32. O melhor presidente dos últimos 20 anos qqe não tem nem obra nem títulos na modalidade mais representativa. Muitas das opções tomadas são mais do que discutíveis e o impacto só será conhecido mais adiante.

    Quando ganhar alguma coisa será o melhor de sempre, o melhor do mundo, quiçá mesmo do país e talvez da Europa.

    ResponderEliminar
  33. Diogo Marques,

    Esse user é o próprio Bruno de Carvalho. Por aí se pode perceber o seu pensamento e carácter duvidoso.

    ResponderEliminar
  34. a opinião desse Bruno Gimenez é tao valida como outra qqr desta blogosfera...

    No entanto concordo com ele que se MS esta a fazer 1 trabalho tao bom e estamos na posição em que estamos imagino o que seria dito se estivéssemos como estávamos com LJ no ano passado nesta altura do campeonato. Desportivamente esta metade da época foi salva pela eliminação no Dragao e pela vitoria contra o S04 em casa tudo o resto ou foi mediano ou francamente mau.

    ResponderEliminar
  35. Zargo

    Há provas disso ?

    tipo IP's e essas coisas

    è que uma coisa é dizer que se pensa que é - outra é dizer que é mesmo

    Olha que está frase tua vale para ambos os lados: “De tanto se repetir uma mentira, ela acaba se transformando em verdade.”


    E já agora, para quê uma re-legitimação ?? Se as coisas correrem mal, uma direcção tanto cai aos 2 anos e meio, como aos 6 meses de um segundo mandato, por isso também não me parece que é seja por aí

    ResponderEliminar
  36. Ganhamos três zero ao estoril numa exibição convicente , bem defensivamente e com boas jogadas ofensivas. O resto que se discute neste blogue e palhaçada , vão a AG e digam o que tem a dizer. Zé Eduardo e idiota

    ResponderEliminar
  37. Jorge Alemão
    Que Bruno Gimenez é um nick de Bruno de Carvalho utilizado para comentar no blogue A Tasca do Cherba é algo que é sabido há algum tempo na blogosfera: no referido blogue alguns dos participantes mais próximos do Cherba e do Jusko sabem-no de ciência certa. Aliás, em comentários a comentários do Bruno Gimenez esse aspecto é referido e salientado.
    Nos meios ligados à informação/comunicação é conhecimento que não surpreende quase ninguém.
    O Bruno Gimenez escreveu bastante na Tasca até 22 ou 23 de Dezembro. Depois creio que desapareceu, reaparecendo no em 2 de janeiro.

    Tens razão quanto à necessidade de relegitimação do Bruno de Carvalho pois está em pleno exercício de funções para que foi eleito pelos sócios. Ele é que foi buscar a coisa durante a célebre comunicação sobre a Ass. Geral.
    Mas, dá que pensar porque é que ele entende necessitar dessa relegitimação que só passou pela cabeça dele. Falei com alguns sportinguistas, analisámos o contexto sportinguista e concluímos (alguns) que se aproxima borrasca e BdC pretende sentir-se mais "seguro".
    Aceita um abraço leonino

    ResponderEliminar
  38. Os brunecos descaíram-se e parece que foi encontrada uma solução à Leonardo Jardim para Marco Silva, sendo transferido no final da época. Ou seja, mais um treinador que já se sabe que só fica uma época, e ainda esta vai a meio. O que vale é que temos um "projecto", imagine-se se não tivéssemos!

    ResponderEliminar
  39. E não sei se repararam nos aplausos que o treinador teve. Pela primeira vez o Bruno de Cavalho foi desautorizado pelos SÓCIOS, que se aperceberam que o Sporting estava à beira de mais um ciclo auto-destrutivo, desta vez devido à mitomania do presidente. E quanto à conversa sobre se os jogadores estão com o treinador ou não, pelo menos respeitam-no, porque se assim não fosse tinha sido fácil terem-lhe feito a cama na Madeira ou hoje com o Estoril.

    ResponderEliminar
  40. Já sigo a tasca do Cherba há uns anos e isso do Gimenez é uma tanga pegada.

    ResponderEliminar
  41. bom dia!
    que calmaria que para aqui vai

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)