quarta-feira, 2 de março de 2016

Lixo televisivo na Sporting TV

Aquando do anúncio da entrada em funcionamento da Sporting TV a  minha reacção dividiu-se entre o regozijo e o receio. Regozijo pelo facto de aquela poder ser uma ferramenta importante na aproximação do clube aos adeptos, em particular dos muitos que, como eu, vivem afastados de Lisboa. Receio pelo facto das conhecidas restrições orçamentais poderem condicionar a qualidade do projecto. 

No tempo que já leva de emissão, o meu grau de tolerância e compreensão relativamente ao canal do clube não podia ser maior. Valha a verdade que, passado o impacto inicial, o recurso ao canal acabou por se resumir às transmissões televisivas dos eventos desportivos, uma vez que era reduzido o interesse pessoal pela generalidade da programação habitualmente difundida. Apesar disso percebia a importância na divulgação do universo Sportinguista e no papel que o canal deve ter na criação do necessário espírito de corpo.

A minha tolerância porém  não é ilimitada e extinguiu-se rapidamente quando se começou a dar carta branca à boçalidade da qual o Carlos Dolbeth é o expoente máximo. Há um par de dias foi agora a vez de um tal Milhafre Orlando ganhar tempo de antena, colocando, pela confrangedora peça "humorística"  o canal do clube abaixo do rating de lixo televisivo. Pior ainda, a  Sporting TV ameaça transformar-se num ápice numa emissão satélite da Benfica TV, tantas são as vezes que o seu nome e os seus símbolos são aí invocados e até exibidos. 

Não tenho uma visão elitista para o canal do clube, nem sequer me oponho a que os clubes rivais sejam nele particularmente visados, sempre que tal se justifique. E isso tanto pode ser feito de forma oficial, oficiosa ou com recurso ao humor. Porém, qualquer que seja o meio ou a forma escolhida há padrões mínimos de qualidade e até de urbanidade de manutenção obrigatória a ser mantidos. Se por acaso estivesse num local público a assistir qualquer uma destas rubricas é muito provável que sentisse vergonha pelo que estava a ser exibido.

Se estes valores mínimos não são devidos a quem está do outro lado da barricada, ele são obrigatórios manter por aquilo que é a imagem institucional do Sporting e que demorou mais de um século e muitas gerações a construir. A exibição de argumentos que esquecem o combate de ideias e a racionalidade nos argumentos para os trocar pela arruaça, berros e o achincalhamento, atacando-se os defeitos físicos dos oponentes, é a sua negação e o seu aviltamento.

É sabido de todos que a contratação de Jorge Jesus ainda não está digerida do outro lado da estrada. E que, desde que tal sucedeu, o Sporting ficou debaixo de fogo, sendo esse ataque constante e em todos os meios ao alcance do rival: comunicação social, instituições ligadas ao futebol, etc. Infelizmente a reacção deste lado nem sempre tem sido a melhor.

Se o recrudescimento da rivalidade entre adeptos é compreensível e até desejável - pelo menos como sinal de que estamos a incomodar - do ponto de vista institucional a reacção tem deixado muito a desejar e os piores exemplos têm vindo de cima. A afirmação das ideias e do nome do clube não pode transformar-se numa luta na lama, ao ponto de os rivais até se sentirem no direito de nos dar lições de moral.

42 comentários:

  1. O sketch do Milhafre Orlando é genial. Se o meu caro amigo não tem sentido de humor, paciência!
    Nada agrada a todos. Nem o facto de estarmos em primeiro lugar, pelos vistos, agrada a todos os Sportinguistas. Tal como no mundo dos blogs, na internet, nem todos podem concordar que este seja um bom blog. Contudo não deixa de por vezes colocar conteúdos que fazem rir qualquer um (mas neste caso não pelo humor, pela estupidez)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo,
      grande salgalhada, esse comentário. O que é que o texto tem a ver com o facto de estarmos ou não em primeiro lugar e isso me agradar ou não? Pelos visto o meu caro é alguém muito autorizado em estupidez.

      Eliminar
    2. "Genial"?

      Sabe lá você o que é genial. Aquilo é brega.
      Faça o exercício de imaginar aquilo na Tv do adversário: "porcos, camelos.." mas não há alguém com um pingo de senso na Sporting Tv?!

      Eliminar
    3. Foi o "Nós somos um clube politicamente correcto" que nos levou ao 7o lugar. Deixem-se de criticar o que está bem só para ter tempo de antena.

      Eliminar
  2. Há muito tempo que não assisto à SportingTV... Por falta de tempo e de interesse (mt por causa da propaganda, já chega a que me vejo obrigado a consumir via outros canais de comunicação...).

    Não conheço e nc vi / ouvi esse senhor Carlos Dolbeth. O 'Milhafre Orlando' sigo no FB, é uma palhaçada pegada, um gajo umas vezes acha piada, outras nem por isso... Mas ter o privilégio de chegar à estação televisiva do clube é apenas e só um absurdo. Serve como página de FB e para bate boca contra adeptos rivais (qs exclusivamente benfiquistas...), mas para chegar à tv do clube?... Nc imaginei q fosse possível. :-o

    Abç e SL!


    Virgílio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dizer que aquela coisa é genial,diz muito sobre o seu QI...

      Eliminar
  3. Parabéns pela Urbanidade do seu Post,e verifico que ainda faz parte daqueles adeptos que não se vergam.

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. Este programa novo tem muito pouca qualidade.

    ResponderEliminar
  5. Um canal de televisão de um clube é isso mesmo: um canal de televisão de um clube.

    Não é suposto ser (nem ninguém está à espera que seja) isento, imparcial ou que se dedique a conteúdos de elevados padrões culturais.

    Pelo contrário, serve para elevar o sportinguismo e levar a cultura sportinguista a todo o mundo.

    Neste sentido, é verdadeiramente suposto que o canal seja propagandístico.

    E não sejamos hipócritas: não desporto sem rivais, sem discussão, sem bicadas nos outros clubes.

    Neste contexto, não vejo que um skecth humorista que visa dar bicadas nos rivais possa ser tido como telelixo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jô,

      No meu texto creio que deixo isso tudo (a propaganda, os padrões, etc, a rivalidade, etc) bem claro. Agora há que 2 coisas que não gosto: a excessiva atenção sobre o SLB e isto é precisamente o oposto do "elevar o sportinguismo e levar a cultura sportinguista a todo o mundo."

      A este propósito recomendo o comentário do Bruno Martins.

      Eliminar
    2. Caro JÔ,

      Só uma nota: não confundir propaganda ao SCP com propaganda ao seu presidente...

      SL!

      Virgílio.

      Eliminar
  6. Totalmente de acordo. Uma coisa é uma página no facebook, privada, com total liberdade para fazer o que entende. Outra coisa é um programa na televisão oficial do Clube, um dos órgãos de comunicacão oficial do Clube, Clube este que nos sugere que não compremos jornais nem assistamos a programas desportivos, e que nos cinjamos aos órgãos oficiais do Clube. Ter este programa na Sporting TV é mais uma instância do anti-benfiquismo alienante que grassa por Alvalade.

    Mas relembro que este anti-benfiquismo populista já tinha sido instrumentalizado muitas vezes antes, nomeadamente por Costinha, que, mal se tornou director desportivo, deu uma entrevista ao Expresso que teve a seguinte manchete "Odeio o Benfica".

    Enfim, coisas muito pequenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coisas muito pequenas ou muito grandes, mas no mesmo registo das do adversário. Isto nunca foi um concurso de boa educação... isso querem agora os garrafões! pelo menos dizem ...

      Eliminar
    2. Conana?

      Nc um nome e respectivo comentário "casaram" tão bem...

      Virgílio.

      Eliminar
  7. nem é preciso falar no milhafre orlando, que piada pouca terá.

    carlos dolbeth ultrapassa todos os limites. é revoltante. faz o pedro guerra parecer um tipo educado.

    e dar atenção ao hugo gil e ao simões? pelo amor da santa.

    ResponderEliminar
  8. Entre o lixo televisivo e o lixo do facebook vão-se entretendo Vascos. A Sporting TV produz ou difunde os conteúdos que os seus responsáveis elegem como importantes, responsáveis esses por sua vez instruídos pelos dirigentes do Sporting. Com papas e bolos se enganam os tolos e a Sporting TV deverá ser (presumo) uma coisa idêntica à Benfica TV.

    Da mesma forma que há benfiquistas que não se revêem naquilo há felizmente sportinguistas que não se revêem nisto.

    ResponderEliminar
  9. o albino Carlos Dolbeth é simplesmente um escarro. Vomita ódio a tudo e todos mas, ao que consta, por incumbência do presidente. Tem carta branca e até incentivo para insultar indiscriminadamente da forma mais rasca possível. Ele diz que é sportinguista: desde quando? Quando vivia no musseque ninguém sabia que ele era do Sporting.

    ResponderEliminar
  10. "Não tenho uma visão elitista para o canal do clube..."
    Peço desculpa, mas tem...

    Noddy

    ResponderEliminar
  11. Caro LdA, apesar de não partilhar as tuas cores (nem nenhumas dos clubes ditos grandes) gosto particularmente do teu blog no que diz respeito ao vosso clube e por isso aprecio os teus posts, a tua elevação e mesmo a tua lógica, sempre imbuída de valores que também defendo.

    Posta esta introdução, escrevo não tanto sobre o conteúdo do vosso canal - que nem vejo - mas mais sobre os colaboradores escolhidos.

    Se em blogues de outras cores critiquei a escolha daquele "Sr." Guerra, não posso deixar de fazer o mesmo em relação ao "Sr." Dolberth.
    E acima de tudo critico por não haver (será?) uma análise prévia às personalidades de quem escolhemos para representar - ainda que pontualmente - um clube, um canal.

    É que, nem sabendo que o dito "Sr." era sportinguista, já eu o ouvia a fanfarronar no restaurante onde vai regularmente - bem como eu próprio, claro - só que, na altura, rasgando todos os clubes e todos os dirigentes de alto a baixo. Quem o ouvisse - e ele parece fazer questão de ser ouvido por todos os outros comensais daquele espaço e mesmo os que estão à porta ou na esplanada a fumar um cigarro - iria pensar que o homem nem tinha clube. E impropério daqui, impropério dali, inconfidência daqui - quo vadis sigilo profissional - inconfidência dali, tudo valia para mostrar muito saber, ou melhor, tudo saber e sobre tudo ter A razão.

    Será que quem faz a selecção dos colaboradores não sabia que o dito "Sr." tem comportamentos pouco éticos, pouco civilizados, pouco condizentes com os valores de um clube que vocês alegam ter?

    Agora é vê-lo "no sítio do costume" a rasgar os outros clubes, os outros dirigentes, fazendo uma inconfidência aqui (sabem como é que o Jesus me chama?), uma inconfidência ali, etc, etc.

    Nada tenho contra a fanfarronice - a não ser não gostar dela, não a tolerar, não a praticar e não a permitir entre os meus - mas caramba, quem escolhe sabe o que está a fazer????

    Cumprimentos desportivos

    Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel,
      antes de mais obrigado. Sobre o cerne da questão
      "quem escolhe sabe o que está a fazer?"
      A resposta é muito clara, se tivesse havido engano o erra já teria sido corrigido. Como não foi só pode ser intencional.

      Eliminar
    2. Vou deixar o politicamente correcto de parte, tão do agrado, aliás, de BdC, para afirmar o seguinte: Pela descrição desse tal Dolbeth, fico convicto de que não há erro nenhum de casting. Foi escolhido desde o início precisamente para desempenhar o papel a que se apresta, até pq se assemelha em tudo ao estilo presidencial...

      Eliminar
    3. O comentário supra é meu: Virgílio.

      Eliminar
  12. Estabelecendo o seu post como 100% assertivo, há uma pergunta a fazer: a que conteúdos/programas se devia prestar a Sporting TV?

    É que transmitir jogos das modalidades e formação é pouco e, em tudo o que não é isso se torna difícil criar conteúdos novos e/ou inovadores sem que se aflua em temas que não dizem respeito directamente ao Clube. Diria, aliás, que é impossível, já que competimos juntos pelos mesmos objectivos...

    Duma coisa tenho eu a certeza, também não seria com "Virgílios" ou "Ricardo Leões" que a coisa se acertava.

    Quanto ao programa do Milhafre, é um mero sketch (aquilo tem quê, 5 minutos?) de escárnio. Noutros tempos, os teatros enchiam-se com isto, agora se as tv's optam por tal passou a ser um ultraje! Não acho muita piada, devo dizer, ao estilo humorístico (havia um programa parecido salvo erro na SIC Radical a que também nunca achei grande piada), mas é uma consideração pessoal. Como eu tenho a minha, muitos outros terão outra diferente...

    A única coisa com a qual concordarei a 3000% é que Guerras (Pedros ou Fernandos), Dolbeths, Ricardos Leão, Hugos Gil, Antónios Figueiredos, Gaspares Ramos, Inácios, Octávios e outros que tais não fazem bem a nada - repito: a nada!. Mas também é preciso ter memória, saber de onde tudo isto começou e porquê. "Dar a outra face" é muito bonito, mas a verdade é que dando a outra face em vez de se levar um murro leva-se dois. E, neste futebolzinho, não pode ser...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela atenção. É sp compensador saber que dão importâncias ao que escrevo. SL!

      Eliminar
    2. Por acaso (mas mesmo só por acaso), referia-me ao Virgílio, que assina Virgílio mas escreve sob o nickname Unknown. A menos que um seja o alter-ego do outro, não era para si...

      Eliminar
    3. It's the same person... Agradecido. Cps.

      Eliminar
  13. Eu aqui concordo consigo José. Acho que a nossa tv devia incluir programação mais de acordo com os seus ideais para o clube. Por exemplo:

    - O clube de chá: talk show onde rui barreiro, luís duque e nobre guedes dão as suas opiniões semanais sobre as várias temáticas da actualidade do clube, com ênfase na vertente financeira.

    - parler français avec les croquettez: Transmitido em diferido da herdade do esporão, moderado por josé roquette, onde ele convida ilustres conhecidos da sociedade francesa para uma conversa informal -totalmente falado em francês- sobre as mais diversas temáticas da actualidade europeia desportiva.

    São duas das minhas ideias para o canal.


    Agora a sério, eu percebo a opinião, mas onde é que a comédia é para ser consensual? Nem o lenny bruce ou o george carlin, os 2 maiores de sempre conseguiram agradar a toda a gente, como é que uma rubrica de 5 minutos semanais e talvez abaixo de "low-cost", com um gajo que se calhar nem sequer é pago, iria agradar? Não gostas, não vês, fácil.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-te tratar que rapaz.

      Eliminar
    2. Diogo Marques,

      temos uma coisa em comum, que é gostarmos do mesmo clube. Do resto parece-me que a compreensão da sua grandeza, do seu estatuto e da responsabilidade do seu legado vai uma distância como daqui a à galáxia mais próxima.

      Depois tu tens um problema, ou não leste o que escrevi ou não o compreendeste. Seja como for ainda assim vieste comentar. Se eu quisesse incorrer no mesmo erro que tem caído a nossa televisão, ao descer ao nivel do Guerra e do Gil, e no mesmo que o teu dizia-te já para final de conversa "não gostas, não venhas aqui comentar".

      Ora o teu comentário é um exemplo que me dá algum gozo, por ser o exemplo acabado da postura binária que se instalou no Sporting. Ou "isto" (dolbeth e quejandos) ou chás de caridade. Ou, se quiseres um exemplo prático: o Rui Barreiro. Era um senhor quando decidiu apoiar a lista do actual presidente, agora que discorda é um vendido.

      Já sobre o Luis Duque ou Nobre Guedes andarias tu entretido com os berlindes e carrinhos e já eu escrevia aqui sobre eles. Posso dizer que não foi com o meu voto que chegaram onde chegaram, não sei se poderás dizer o mesmo.

      Quanto à comédia não sei a que referes pois do que aqui falo só consigo ver tragicomédia no Dolbeth. Quanto ao Milhafre Orlando parece-me que aquilo resulta na página mas não numa «TV

      Eliminar
    3. Grande post pela coragem de ir contra a estupidez que se vai instalando e esta é também uma grande resposta a um dos comentários emblemáticos dessa mesma estupidez seguidista. Bem hajas LdA!

      Eliminar
  14. O grunho Dolberth, recadeiro do presidente, orienta-se pelos mesmos princípios deste, ou seja, nada. Como é que é possível ter ali na tv um tipo que parece nem sequer tomar banho. O Sporting não é isto. O Sporting é uma Instituição que exige respeito, dignidade e urbanidade. Parabéns ao blogue por tratar deste assunto sem rodeios. Haja alguém com coragem para chamar os bodes pelos nomes.

    ResponderEliminar
  15. e dizem-se voces sportinguistas! Se calhar alguns dos calhaus até estarão a torcer pelo benfica no sabado a ver se o bruno carvalho cai em desgraça o mais cedo possivel! Felizmente a esmagadora maioria dos socios e adeptos estao com a direcçao, que nos tirou da rota do abismo e nos colocou novamente na luta pelos titulos, e se em Maio tiverem vergonha na cara, evitem sair à rua para festejarem, ficar-vos-ia muito mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pirata,
      pelos vistos o único olho que não tens vendado também não vê muito bem.

      Eliminar
  16. "Pior ainda, a Sporting TV ameaça transformar-se num ápice numa emissão satélite da Benfica TV, tantas são as vezes que o seu nome e os seus símbolos são aí invocados e até exibidos." - Pois, mas isto é o resultado de termos um presidente obcecado e complexado em relação ao SLB. E o pior é ver a quantidade de sportinguistas que também eles não conseguem esconder os mesmos complexos. Aqui há uns dias saiu uma notícia onde era dito que jogadores e treinadores pediram contenção ao presidente. E não é que o homem fala todos os dias? TODOS OS DIAS?!? Isto não é um presidente, isto é um blogguer a brincar aos presidentes e que está a fazer do Sporting Clube de Portugal o seu recreio.

    ResponderEliminar
  17. O problema desta raça Dolbeth costumam ser as vacinas. E o problema da SportingTV é que não é digna do adn leonino. Tão simples como isto!

    Evidentemente que não precisamos de nos referir a ninguém como Camelo só porque não concordamos com ele. Como aliás a generalidade da intervenção do clube hoje na sociedade. E isto nunca quis dizer que o SCP não deve contribuir para um futebol melhor. Sempre com a elevação que caracterizou o clube em mais de cem anos. E para percebermos como é que o Sporting chegou ao ponto a que chegou hoje devíamos estar atentos às explicações que chegam do outro lado do Atlântico referentes ao fenómeno Trump. Também ele consequência da frustração colectiva de um povo. Como infelizmente outros fenómenos perigosos ao longo da história.

    ResponderEliminar
  18. É um programa de humor, 5 minutos semanais. Não passa disto.

    Há diferentes tipos de humor, ou se gosta ou não se gosta. Eu gosto.

    O argumento de devermos gastar esse tempo a dar visibilidade a modalidades amadoras, por exemplo, não colhe. Não só temos repetições a dar (o orçamento não dá para tudo), como isto são só 5 minutos semanais. Humor é humor, e se os outros se sentem melindrados, melhor ainda. Se os nosso se sentem melindrados... É uma pena, porque não é suposto, há que perder os complexos. Isto é humor, e direccionado a quem nos ataca de um modo vil em todos os jornais e programas de TV. Os outros não dão lições de moral a ninguém quando têm programas de debate em que um gajo deseja a morte a um Presidente rival.

    Riam-se, ou então não vejam. Sem dramas.

    ResponderEliminar
  19. Não concordo nada com essa tua cruzada de valores e mais valores utilizando um programa humorístico de 5 minutinhos apenas.
    Quanto ao Dolbeth é diferente mas, por comparação com os outros dois clubes, até estamos em desvantagem se somarmos todos os fanáticos facciosos. Assim sendo até é bom que existam alguns para equilibrar o barco.
    Valores impolutos, não obrigado. Não existem em lado algum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelu,

      Queres ver a diferença entre o que dizes e o que chamas a minha cruzada de valores:

      "Assim sendo até é bom que existam alguns para equilibrar o barco."

      Assim sendo precisamos de ter um presidente preso e outro a caminho, mais um director desportivo indiciado e um ex-director acusado de tráfico de droga.

      Eliminar
  20. DEPOIS DE VER ESSA PERSONAGEM AFIRMAR QUE A EQUIPA DE HÓQUEI ERA CANDIDATA AO TÍTULO NACIONAL, E ASSISTIR AO "TOUREIO" DA EQUIPA DO O. C. BARCELOS, FARTEI-ME DE RIR.
    AFINAL ESSA PERSONAGEM FARTA-SE DE "VOMITAR" PRA CIMA E NINGUÉM LHE DIZ NADA???
    QUE FIGURINHA MAIS TRISTE...

    ResponderEliminar
  21. E só falta aparecer nesse canal o Bernardo Ribeiro do pseudo jornal Record, ex Juve Leo...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)