quarta-feira, 27 de abril de 2016

As contas que Jorge Jesus não fez ("Em oito meses já paguei o meu contrato de três anos")

A vitória sobre a União da Madeira no passado fim-de-semana representa muito mais do que a conquista dos três pontos respectivos e continuidade na luta pelo campeonato. Representa assegurar a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o que não só é prestigiante como permite um retorno financeiro importante para o clube. Mas assegura também a possibilidade de um planeamento racional da próxima época, quer no que diz respeito ao agendamento dos estágios, jogos de preparação/exibição, recomposição atempada do plantel, etc. 

Se a participação na Liga dos Campeões seria sempre importante, na próxima época será ainda mais, porque durante o defeso do campeonato suceder-se-ão uma série de competições internacionais de selecções cuja actividade se refletirá necessariamente no rendimento e disponibilidade dos jogadores, com  possíveis consequências na prestação competitiva da equipa. Por isso a importância do que agora foi alcançado é muito maior do que neste momento "a vista pode alcançar".

Jorge Jesus aproveitou a última conferência de imprensa para dar conta desse facto e dessa forma dar razão ao vultuoso investimento que o Sporting faz ao tê-lo como líder do futebol. E fê-lo num jeito que lhe é peculiar e que por vezes se torna desagradável para muitos que o ouvem. Mas o que disse é uma verdade incontestável: o prémio a obter pela participação na próxima Liga dos Campeões paga o seu contrato de três anos.

Mas, se do ponto de vista aritmético, o que Jesus disse é incontestável também é verdade que a sua afirmação expõe o seu carácter egocêntrico. Não tenho dúvidas dos méritos do treinador na campanha que o Sporting está a fazer, várias vezes aqui o tenho afirmado. Mas é bom lembrar-lhe que há quem tenha feito o mesmo, sentado na cadeira que agora ocupa, de forma mais barata e com muitos menos meios. Para não ir muito mais longe, Marco Silva recolocou o Sporting na senda dos triunfos e Leonardo Jardim, na sequência de um "annus horribilis", "ofereceu-nos o mesmo que Jesus acaba de alcançar.

"Ah, mas Jesus ainda pode ser campeão", o que marcará toda a diferença, estarão a pensar depois de ler o parágrafo anterior. É um facto e oxalá aconteça. Se tal suceder o nome de Jorge Jesus ficará definitivamente inscrito na história do clube de uma forma muito particular, atendendo às suas origens e às ligações familiares ao clube. 

Mas a conquista de um titulo esporádico foi algo que já vários treinadores conseguiram no Sporting e mesmo noutros clubes. Isso até o Jaime Pacheco conseguiu no Boavista e o mesmo o Rui Vitória parece estar a um passo de conseguir sem perceber muito bem como. Já vencer de forma regular e sustentada e marcar um tempo na história de um clube - como por exemplo Jesus conseguiu no seu SLB - está ao alcance de muito poucos. Essa é porém a sombra da bananeira que o Sporting precisa e não apenas a que Jesus diz agora ter alcançado para o clube. O sucesso de um treinador e de um clube mede-se por aí e Jesus sabe-o bem.

27 comentários:

  1. "Para não ir muito mais longe, Marco Silva recolocou o Sporting na senda dos triunfos e Leonardo Jardim, na sequência de um "annus horribilis", "ofereceu-nos o mesmo que Jesus acaba de alcançar."

    Caro LdA,

    Leonardo Jardim conseguiu isso em ano de Paulo Fonseca no FCP e Marco Silva conseguiu o mesmo que Carlos Queiroz, Paulo Bento, ou seja lutar por competições minoritárias. Acredite quando lhe que digo que nem LJ nem MS, estariam neste momento a lutar para o titulo, caso fossem eles os treinadores principais da equipa sénior do Sporting Clube de Portugal!

    Jesus é juntamente com mais 2 o 3 treinadores portugueses o treinador que consegue deixar trabalho e estrutura para se ser campeão várias vezes. Veremos quando sair do SCP....e esperemos que seja daqui a muitos anos.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG,

      o que aqui tenho escrito sobre JJ deixa-me à vontade e que vai de encontro ao que está escrito no último parágrafo do comentário deixado. Depois de o ter desejado agora que cá está também espero que continue por muitos anos.

      Creio que isso não invalida o que é dito no texto a propósito da referia conferência de imprensa e da recente entrevista à "EFE". Cabe a JJ decidir como quer ser lembrado na história do Sporting.

      Eliminar
    2. Em 2 das 4 épocas que orientou o SCP, Paulo Bento lutou, até ao final, pela vitória na Liga - para lá de ter ganho 2 taças e 2 supertaças. Aliás, tirando a presente e a de Peseiro (mas com um rendimento pontual muito inferior), essas foram as únicas 2 épocas em que o SCP efectivamente lutou pelo título até final, desde que o venceu em 2002. Memofante? SL! JPT

      Eliminar
    3. Caro JPT,

      Na realidade a 3 jornadas do fim. Paulo Bento apenas estava na luta no ano da mão de Ronny...e se por acaso se lembrar tinha uma equipa já estruturada de 2/3 anos, sendo também verdade que nunca esteve 1 jornada em 1º. Veremos quantos títulos terá JJ na 2 ou 3ª época para melhor se fazer essa comparação. Para já tem 1 Supertaça!

      LdA,

      O carácter egocêntrico de JJ é conhecido e conhecendo eu bem o seu trabalho, devo dizer que é aceitável. Por onde passou demonstrou mais do que outros que passaram antes e depois e tirando Mourinho, foi o único a conseguir 2 finais europeias com o mesmo clube no últimos 30 anos. Reconheço-lhe uma falha, e o próprio admitiu isso na entrevista à EFE, é um pouco mais frio na relação com os jogadores.

      Eliminar
  2. Jorge Jesus é um egocêntrico da pior espécie e vocês sportinguistas mais cedo que tarde o vão odiar...

    Se o Benfica se sagrar tricampeão este ano, vocês vão ver o que Jorge Jesus vale...

    Vai fugir de Alvalade o mais depressa que puder, inclusivamente até com um contrato inferior se for preciso...

    Jorge Jesus teve sempre um plano bem definido: entrar no Sporting, aproveitar a eventual fraqueza de Benfica e Porto, sagrar-se campeão no Sporting e logo sair para o FCP, para então tentar sagrar-se campeão nos três grandes portugueses.

    Jorge Jesus nunca equacionou ficar três anos no Sporting, tal como está contractualizado.
    O seu plano foi sempre chegar ver e vencer, aproveitando dois fracos treinadores nos rivais (o flop Lopetegui e o "não treinador" Rui Vitória).

    Só que o plano está prestes a sair furado, e não haverá hipótese de se considerar que esta tenha sido uma época de sucesso com uma simples Supertaça, que embora importante, não é nunca o objectivo que salve a época de um clube como o Sporting.

    Leonardo Jardim ganhava muito menos, teve um plantel com muito menos reforços, e com tabelas salariais mais baixas para os jogadores, tendo ainda ajudado a afirmar alguns dos jogadores do actual plantel... foi à Champions directamente e acabou a apenas sete pontos do Benfica.
    Tenham em atenção que Leonardo Jardim herdou um Sporting cheio de problemas, sem dinheiro, vindo de períodos conturbados, tendo ficado em sétimo lugar na época anterior.

    Por seu turno, Jorge Jesus herdou um Sporting com dois anos de bom trabalho anterior, com Leonardo Jardim e Marco Silva, um tendo conquistado acesso à Champions e outro vencido uma Taça de Portugal.

    Jorge Jesus, que se diz apaixonado pelo Sporting, tentou e está a usar o Sporting para saltar para o Porto, e por isso referiu já várias vezes este ano que poderá treinar o Porto no futuro.
    Porque há-de declarar isto se tem contrato de três anos com o Sporting? Qual a necessidade? Que ânimo dá aos adeptos e aos seus jogadores?


    Em breve será odiado... entrou no Sporting, mamou 5 milhões, andou a cagar arrogância, perdeu a vantagem para o Benfica, saiu a fugir para outro clube qualquer (nem que seja o Valência que em tempos disse não ter a grandeza que ele merece...), precisamente porque não é um homem de compromisso, não é um homem corajoso, não é um verdadeiro sportinguista (tem outras ideia$).

    Se fosse sportinguista a sério, a ganhar 5M€ anuais, ficava no Sporting três anos, havendo mais ou menos dinheiro para contratações, e tentaria estabilizar o Sporting e ganhar títulos.

    Ofendam-me agora... daqui a dois meses dão-me razão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carvão, carvão e mais carvão...

      Fica lá com o Rui, que nós ficamos com o Jorge. Ele daqui não sai, nos próximos tempos. Muito menos para um FCP em chamas.

      O teu treinador, seja ou não campeão, para o ano vai empadeirado para a China. E não, não é por se prever que os chineses fiquem de olhos em bico com a sua qualidade, é mesmo porque o Vieira não quer voltar a ter que trabalhar tanto fora de campo. Mas repito, faço votos para que isso não aconteça. Que o Rui fique no vosso banco, por muitos e bons anos também.

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Sem duvida que o JJ tem um discurso muitas vezes exagerado e egocêntrico. É óbvio que o SCP o contratou não para ficarmos em segundo mas para ser campeão e, espero, voltar aos bons resultados na Europa.

    Da presente época houve uma aposta total no campeonato e como tal perdemos todas as outras competições. Estou em crer que o Jesus tinha a plena convicção que íamos ser campeões (ainda podemos, na verdade) e que ia alcançar a fasquia dos 83/84 pontos necessários para tal. O que correu mal e que estava, de certeza, fora dos planos do Jesus é que o benfica do vitoria conseguisse 23 vitórias nos últimos 24 jogos do campeonato. Sinceramente não me lembro de nenhum outro registo ígual na nossa liga mesmo com os super campeonatos de Mourinho, avb ou até Vítor Pereira. É o que é. Certo é que mesmo com o benfica a fazer mais de uma volta inteira a ganhar sem parar estamos a dois pontos o que diz muito da nossa grande época. Mais pontos, mais vitórias na liga...infelizmente parece que este record do clube não chega para conseguir ser campeão...

    ResponderEliminar
  4. Atenção que essa ideia do retorno financeiro por sermos apurados para a champions pode não ser bem assim! Se essas receitas forem para pagar a dívida á Doyen (15 milhões mais juros) nem para pagar os 3 anos de contrato do Jesus chega. E o próprio Jesus, antes de vir com a habitual bazófia (ele que é o treinador mais bem pago em Portugal vir com esta conversa enquanto outros que recebem bem menos e se calhar vão conquistar troféus mantém-se humildes...) era bom que pensasse nisto. O mais certo é as receitas da liga dos campeões nem sequer entrarem em Alvalade!
    "Mas é bom lembrar-lhe que há quem tenha feito o mesmo, sentado na cadeira que agora ocupa, de forma mais barata e com muitos menos meios." - e com algum nível, coisa que Jesus jamais conseguirá. Mas infelizmente ninguém o lembra disso e ele vai-se julgando o maior do mundo...
    "mesmo o Rui Vitória parece estar a um passo de conseguir sem perceber muito bem como." - peço desculpa mas isto parece-me um comentário de um brunista, e não de um sportinguista. Sem saber bem como? Perguntem como ao Bruno de Carvalho, ao Inácio, ao Octávio, etc, que com as suas conversas de complexados conseguiram unir os rivais e levantá-los, numa altura que se andavam a arrastar. E óbviamente que sempre vi este blogue como sendo de (e para) sportinguistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,

      este blogue é para Sportinguistas em primeiro lugar e para quem mais cá quiser passar com o intuito de expressar a sua opinião livremente e eventualmente debater.

      O meu comentário sobre o RV nem sequer lhe retira o mérito do que tem feito. Na minha opinião houve um momento da época em que só faltou desligar-lhe a máquina, especialmente entre os adeptos e responsáveis do clube do outro lado. Isso ainda aumenta o mérito do treinador cujo trabalho, no entanto, tem tanta importância como o facto de ter os melhores executantes do campeonato na linha da frente.

      Para fazer uma comparação sobre o que penso dos treinadores o Lopetegui poderia ser campeão no SLB, com o plantel deste. Poderia até ser campeão no FCP, embora me pareça que o plantel estava muito desequilibrado nos extremos (defesa e ataque. Jesus poderia ser campeão com qualquer um dos plantéis e RV se for campeão só o poderia ser no SLB e nas circunstâncias em que o Sporting lhe oferece o campeonato.

      Eliminar
    2. Com todas essas facilidades, faça o favor de explicar os resultados absolutamente fantásticos do Benfica na Champions League e o fracasso colossal do Jorge Jesus. Parece-me claramente que se está a deixar toldar pelos confrontos diretos entre Vitória e Jesus, que não decidem campeonatos.

      Eliminar
    3. Eu explico os resultados na Champions meu caro....

      Explicam-se com: Galatasaray, Astana e Zenit! Que como todos sabemos são colossos mundiais.

      Como fracasso do JJ, refere-se ás 2 finais europeias ( coisa que o SLB não sabia o que era em 30 anos ) ou por também ter chegado aos quartos de final da CL em 2011/2012 vencendo o grupo onde estava o finalista vencido da edição anterior da CL, eliminando o mesmo Zenit nos oitavos e perdendo para o vencedor da edição nos quartos?

      Eliminar
    4. Caro RG
      Os resultados da Champions "Explicam-se com: Galatasaray, Astana e Zenit! Que como todos sabemos são colossos mundiais"

      Lol só pode estar a brincar, não querendo aqui andar naquela velha história de "medição de pilas", você conhece o plantel do Galatasaray, é que não sendo uma equipa de TOPO europeu tem uma equipa muito bem organizada e com jogadores de topo, em Portugal este Gala jogava para o primeiro lugar, e atenção o Benfica na fase de grupos o Benfica joga ainda com o Atlético de Madrid, com quem perde em casa mas antes tinha lhes ganho Madrid, coisa que em 3 anos paras as competições europeias só houve um clube que o conseguiu....o Benfica...
      O Astana não sendo sequer uma equipa mediana tinha a vantagem nos jogos em casa....pois era o estádio mais distante de todos os participantes na Champions em relação a Lisboa... de resto o Benfica teve uma fase de grupos até sem calafrios 6 jogos 3 vitórias 2 derrotas 1 empate, bastante bom para uma equipa sem "pré época"

      JJ no Benfica, na 1ª época é despachado pelo liverpool, leva 4 nos 1/4 final da LE, na época seguinte é despachado nas meias da mesma LE pelo Braga, num jogo onde Jesus teimou em ser casmurro vendo perfeitamente que havia jogadores em deficit fisico e ainda assim a espreme-los até ao fim, resultado eliminado pelo Braga e termina o campeonato em 2º a 21 pontos do 1º.....péssimo, depois na época a seguir lá vem o prémio....os tais 1/4 da Champions que ele tanto glorifica, depois de uma fase grupos assustadora onde é apurado por golos num grupo ainda mais fraco que o desta época onde apenas o adversário mais fraco não era tão fraco como o Astana ainda assim , é apurado à tira, depois Zenit LOL, é que esse Zenit para o deste ano nada tem a haver, é que nessa altura o Zenit era uma equipa "bem mais Russa" que a actual onde todos os jogadores estão perfeitamente bem mais identificados com o Benfica porque alguns jogaram no clube e outros jogaram na Liga, mas voltando...o Benfica ganha ao Zenit apanha o Chelsea e surpresa....ou nem por isso....JJ começa o jogo acagaçado e remete a equipa para a defesa, só quando vê que o Chelsea não era assim grande espingarda é que solta as amarras à equipa, quando as solta já o Chelsea estava por cima do jogo.
      Na duas carreiras da LE que culminaram com as finais.....JJ começa ambas muito bem mas acagaça-se novamente, com o Chelsea e com a equipa empatada e a 5 minutos do final do jogo, manda a equipa guardar o empate, resultado um canto para o Chelsea e um golo sofrido TOP...aliás nessa época cada vez que o JJ mandava a equipa recuar as linhas aconteceu sempre o mesmo ......sofreu golos e perdeu o jogo, na época seguinte contra o Sevilla, teve que jogar com a equipa remendada, mas no entanto houve sempre uma sensação que a equipa não podia correr riscos, Sulejmani lesionasse, o fantástico JJ com Cavaleiro no banco manda entrar Almeida para lateral e faz Maxi avançar para médio, resultado estrangulou a equipa completamente, já quase no fim do jogo mete o Cavaleiro a cerca de 10 minutos do fim do jogo....perde nos penaltys, quando teve o jogo perfeitamente ao seu alcance.
      Na época passada a equipa demasiado remendada, com algumas fraquezas na óptica do seu treinador, não só fez uma Champions humilhante tendo sido eliminado das competições europeias e apenas em Portugal fez algo de interessante.

      Eliminar
    5. Vitória sem tempo nem pré época, pega no mesmo Benfica de JJ trabalhou com dificuldades e com muita desconfiança desde inicio, mas a verdade é que a equipa foi sempre crescendo aos poucos, sai eliminado da Champions nos 1/4 final pelo Bayern de Munique (não confundir com o Leverkusen por favor) com quem apenas perde na Alemanha pela margem minima e empata em casa, Bayern esse que discute o acesso à final com o Atlético Madrid, equipa que perdeu e ganhou ao Benfica mas que elimina sem dó nem piedade o Barça...


      Realmente sejamos honestos a época que o Benfica está a fazer é uma época habitualissima para uma equipa Portuguesa, aliás as equipas Portuguesas são presença assidua nos 1/4 da champions....quantas vezes esteve o Sporting lá mesmo no ultimos 30 anos???


      "...coisa que o SLB não sabia o que era em 30 anos..."
      Tem toda a razão, mas se falarmos nos ultimos 35 anos....contamos 2 finais da Champions, 1 final da Taça Uefa (a velhinha), e ainda umas meias finais tb da Champions.....realmente coisinha pouca..
      Isto de desvalorizar o trabalho de Vitórial, para de certa forma ressalvar o trabalho de JJ é demais.....já agora tirando o Jardim que não me lembro se a equipa esteve na europa (acho que não), o Marco Silva com bem menos dinheiro e jogadores, conseguiu andar na Europa até mais tarde que o JJ, e ainda conseguiu dividir o campeonato enquanto a equipa teve pulmão, algo que deu de si em Fevereiro, ainda assim não perdeu nenhum jogo para o campeonato e em casa ganhou quase sempre...
      Não vejo assim grandes diferenças do atual Sporting para o da época passada, jogam um pouco mais de futebol....sim.....no entanto estão mais dependentes de alguns jogadores do que na época passada, tirando o Adrien e o João Mário a esta equipa , o Sporting fica em dificuldades



      Eliminar
    6. Mas admito que para o circo não há treinador melhor que JJ. Aliás é JJ a treinar e o falências como presidente do SCP no facebook. E está a tenda montada.

      Eliminar
  5. Não gosto de algumas coisas no JJ. Mas essas coisas fazem parte do pacote, e não dá para dissociar isso do JJ. E eu adoro o pacote (não retirar daqui segundas intenções sff).

    Enquanto ele não pisar a linha, como pisou algumas vezes no lado de lá, está tudo bem para mim. Que fique cá muitos e bons anos. Não podíamos ter um melhor treinador, ele é o rei do Tugão. Ninguém treina como ele cá, venham os Guardiolas, os Mourinhos ou os Klopps. Para treinar em Portugal, não há igual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernardo Carvalho,

      Eu gosto do JJ e do respectivo trabalho desde o Estrela da Amadora. Por isso estou à vontade para dizer o que penso dele.

      Quanto a mim já pisou o risco e até o ultrapassou nos mind games do inicio de época com RV. Se não ganhar o campeonato levará com tudo o que disse então e em que se pôs a jeito.

      E concordo com a opinião que aqui deixei expressa neste post

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2016/04/a-decisao-do-campeonato-provavelmente.html

      em que a actuação pouco sensata dele e de BdC pode muito bem ter sido o desfribilhador de RV e do SLB.

      Eliminar
  6. fala um benfiquista. a parte do discurso dele, sim, é meio tonto e às vezes chateia, mas é secundário. o que importa é o que ele consegue fazer relativamente a dar à sua equipa condições para ir atrás do objetivos.

    jorge jesus é, sem espinhas, o melhor treinador português nos últimos 4 anos. e de certa forma é verdade que pagou o contrato. há ali jogadores que agora podem ser vendidos quase pelo dobro que valiam antes de ele chegar. o caso extremo é o slimani. mas há outros.

    lembro: jesus herdou um plantel, pouco dinheiro teve para o reforçar e ainda ficou sem nani e carrillo, os seus dois maiores desiquilibradores. e mesmo assim, a 3 jornadas do fim já superou a pontuação do marco silva.

    o resto é novela. sem ele no scp, o Benfica já era campeão, assim... vamos ver. vai ser até á última jornada.

    ResponderEliminar
  7. Caro SPORTINGUISTA Leão de Alvalade, sou do BENFICA, estou muito grato a JJ pelo que fez no meu clube apesar de me fazer passar por momentos que nunca cheguei a pensar passar em 56 anos de BENFIQUISMO, para mim é o melhor treinador em Portugal e um dos melhores do Mundo e não mudo a minha opinião só porque está no vosso clube, mas dizer no seu texto, "...no seu SLB", desculpe mas não está correcto, ele não foi sempre sportinguista? o vosso BABALOU não o disse na apresentação? Saudações Desportivas

    ResponderEliminar
  8. Jorge Jesus mantem o mesmo discurso, que teve sempre. Nao fecha a porta a ninguem.

    Vi por ai um comentario que afirma, em parte, uma ideia que sempre tive. Jesus esta no Sporting para ser campeao, e depois seguir para o Porto para fazer o mesmo. Nao saira do Sporting enquanto nao o conseguir. Sera este o legado dele no futebol portugues. O sonho dele era poder disputar a champions com hipoteses. Nao o podendo fazer, na minha opiniao o objectivo è ser por ca campeao pelos 3.

    Nada contra, desde que tenha respeito pelo clube onde esta. Penso que o tem tido.

    Quanto as declaracoes em causa, vir buscar os milhoes da doyen etc, nao tem nada a haver. È uma despesa, e se nao houvessem os milhoes da champions, tinham de se pagar na mesma. Vir buscar este assunto para a discussao è treta.

    Os factos sao o que sao. Para alem da championa directa, que nao è nenhum feito do outro mundo mas sim o minimo que se podia exigir, estamos na luta pelo titulo, como foi prometido. A grande maioria dos jogadores, a equipa no geral, esta muito mais valorizada do que estava no inicio da epoca. Alias atrevo me a dizer, que muitos estao no limite daquilo que podem render, tanto desportiva como financeiramente. Tudo isto conta no deve e haver do que vale ou nao vale Jesus.

    Para mim vale o que pede. Mesmo com o defeito, o seu grande defeito, que provavelmente o vai impedir de ser campeao este ano com as nossas cores. Falar de mais. Este ano, como em outros, correu-lhe mal. Se mudar, como mudou em outros anos, vamos voltar a ganhar.

    È um treinador vencedor, e um potenciador de jogadores nato.

    Vou ficar muito desiludido se nao for-mos campeoes. A dada altura pensei que nao nos escapava. Mas o futebol è isto mesmo. Nao nos podemos esquecer, que no primeiro ano no rival, onde ele foi logo campeao, apanhou uma super equipa, os 2 principais rivais em baixo, o sistema ja meio controlado, e so o Braga como competicao. Depois teve 3 anos sem ganhar nada, ate estabilizar, e ajudar o clube anterior a atingir o patamar em que esta, a beira de se sagrar tri campeao. Fora finais europeias, etc.

    Por isso aguardo, com expectativa, o ano que vem. Apesar de ainda ter alguma esperanca neste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No 1º ano que foi campeão apanhou foi dois túneis. E o sistema não estava meio controlado mas no auge. E depois ficou a 20 pts do Villa-Boas. E vinte pontos é muita fruta até com cultura de campeão. Que só voltou quando o Porto caiu com Paulo Fonseca e como está à vista de todos, nunca mais se levantou. Este é que é o registo do mais melhor bom no auge do sistema encarnado - 3 campeonatos em 6. Aliás, só foi corrido do SLB porque o Orelhas já estava de ser campeão. Era campeonatos e milhões. Do Mendes mas esse continua.

      Eliminar
    2. Não sou de desvalorizar o trabalho das pessoas, so porque estao noutro clube. Assim como nao sou de valorizar o trabalho de alguem, so porque esta no meu.

      As coisas sao como sao. Este ressurgimento do Benfica, tem dedo de Jesus. O que a equipa jogava em campo, a potenciacao de jogadores e respectivos lucros com isso. Etc. Nao sao obra do acaso.

      Os mesmos que hoje negam isto, sao os mesmos que antes lhe lambiam o rabo.

      Antes de Jesus entrar no Benfica, o que tinham ganho eles nos ultimos anos?

      Deixemos nos de merdas. O que nunca devia de ter acontecido, era ele la ter entrado para começar.
      Mas infelizmente, à epoca, duvido que se tivesse vindo para o Sporting, tivesse mudado alguma coisa do nosso destino.

      Vamos ver se agora, as coisas serao diferentes. Para ja nao comecou mal. Estamos na luta, como nao estavamos aos anos, os jogadores na maioria, hoje valem muito mais do que valiam o verao passado. Vamos a ver quanto a titulos, mas tenho esperança. Muito mais do que com paulos sergios.

      Eliminar
    3. O maior feito de JJ no futebol português foi fazer de Vitor Pereira um grande treinador. Numa fase do futebol português só com dois clubes com condições reais para lutar pelo título foi 2-0. Porque outra coisa que JJ nunca refere é a diferença de orçamentos na LPFP. Muito maior que na Champions que ele tanto teme e onde nunca apanhou nenhum adversário com um orçamento 10 x superior. Já para não falar do SLB passar a contratar no Real e no Barcelona com JJ. Enfim, um treinador poupadinho para o que ganha. E depois até o Rui Vitória faz mais com menos na 1ª época de SLB.

      E também não se avizinhava uma tarefa nada fácil levantar o seu ex-clube este início de época. Se calhar esta última ideia do Burroso é capaz de não ser descabida de todo com a participação que a bazófia de JJ acaba por ter no título. Talvez um caneco para JJ e umas bifanas para os sócios. Para reeditar outra grande efeméride que nunca chegou a ver a luz do dia. E que faz do SCP hoje e sem dúvida nenhuma, o clube mais animado em Portugal. Mais animado e mais desvalorizado, sempre a falar do velho rival.

      Eliminar
    4. Errata: "Aliás, só foi corrido do SLB porque o Orelhas já estava farto de ser campeão. Era campeonatos e milhões. Do Mendes mas esse continua."

      Eliminar
  9. Jorge Jesus a ser Jorge Jesus.

    O homem que não manda dizer as coisas por ninguém, que não tem papas na língua e diz tudo o que pensa.

    É arrogante e diz coisas pouco inteligentes, mas é também uma lufada de ar fresco neste nosso futebol de discursos programados e monocordicos.

    ResponderEliminar
  10. Caro Pedro,

    Você ou é parvo ou é estupido...um dos dois será! Que certamente é uma das qualidades de quem fala do que não sabe!


    E como não lhe pretendo responder, seria chegar ao nivel do idiota e isso não quero, vou apenas deixar uma nota referente a isto:

    "Lol só pode estar a brincar, não querendo aqui andar naquela velha história de "medição de pilas", você conhece o plantel do Galatasaray, é que não sendo uma equipa de TOPO europeu tem uma equipa muito bem organizada e com jogadores de topo, em Portugal este Gala jogava para o primeiro lugar, e atenção o Benfica na fase de grupos o Benfica joga ainda com o Atlético de Madrid, com quem perde em casa mas antes tinha lhes ganho Madrid, coisa que em 3 anos paras as competições europeias só houve um clube que o conseguiu....o Benfica..."

    Beşiktaş 31 23 4 4 70 32 +38 73
    Fenerbahçe 31 21 7 3 55 22 +33 70
    Konyaspor 31 17 8 6 39 31 +8 59
    İstanbul Başak… 31 13 11 7 49 34 +15
    Osmanlıspor 30 13 8 9 46 29 +17 47
    Galatasaray 31 11 12 8 61 47 +14 45

    Assumimos então que de acordo com a "tareia" que Besiktas e Fenerbahce levaram de SCP e Braga, o ideal é o Salvador começar a tratar da mudança do Braga para a Turquia para se tornar hegemónico.

    O meu caro troca-se todo...é que o passado no presente vale zero! Galatasaray foi um cronico campeão no passado. No presente, se soubesse do que fala saberia porquê, é apenas mais um no campeonato, com 2 ou 3 jogadores em fim de carreira, longe do melhor que podem dar e com ordenados principescos.

    Sim ganhar ao Atlético fora, com a maior vaca do mundo é motivo de orgulho! No entanto ver que JJ aviou PSG, Man Utd, Leverkusen durante alguns anos....

    Como não quero perder mais tempo, que é precioso, com divagações ridículas da sua parte, agradeço a sua participação na conversa comigo.

    SL

    ResponderEliminar
  11. PS: Não deixa de ser interessante que na época a seguir à primeira, chega os quartos da Champions, onde é eliminado pelo vencedor da competição, e o senhor viu-o a ser eliminado pelo Braga.....interessante no minimo!

    ResponderEliminar
  12. PSS:"depois na época a seguir lá vem o prémio....os tais 1/4 da Champions que ele tanto glorifica, depois de uma fase grupos assustadora onde é apurado por golos num grupo ainda mais fraco que o desta época"

    Grupo:
    Benfica 6 12
    FC Basel 6 11
    Manchester United 6 9
    FC Otelul 6 0

    Claramento mais fraco ( campeão suiço, romeno e campeão inglês / vice campeão europeia na época anterior ).

    Percebe agora porque é que não lhe dou conversa e porque lhe disse que era parvo ou estúpido? Nem sequer sabe do que fala....

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)