segunda-feira, 16 de maio de 2016

Muita competência, pouca virtude e para o ano há mais.

Apesar de ainda disputarmos títulos nalgumas modalidades, ninguém levará a mal que se ordenem um par de reflexões sobre a época de futebol que (para o Sporting) ontem terminou, congratulando e destacando desde logo a enorme competência exibida pela sua equipa ao longo da temporada. Passeando classe por estádios tradicionalmente tão difíceis quanto os da Luz, Dragão ou Braga, o Sporting demonstrou em nº de pontos somados mas também em confronto directo ter sido factualmente a melhor equipa de futebol em 2015/16, mérito integralmente imputável aos seus treinadores (Jorge Jesus e demais equipa técnica) e jogadores (mais ou menos titulares todos decerto contribuidores). Em virtude dos resultados e porque um dos objectivos da competição é premiar um vencedor, os méritos do Sporting vêem-se nesta altura ofuscados pela glória do tri-campeonato conquistado pelo Benfica - rival que importa parabenizar. Ainda assim, méritos que não perdem os seus intrínsecos valor e verdade: o Sporting foi factualmente a melhor equipa de futebol em 2015/16. Em resultado duma evidente superioridade, ao invés da conquista de um 2º lugar o Sporting perde por culpa própria um campeonato que esteve ao seu alcance. Não obstante os tradicionais e inconsequentes não-argumentos que remetem para a arbitragem, evidencia-se uma vez mais a natureza estritamente desportiva daquelas que são as principais causas de sucesso em futebol: treinadores e jogadores. Tudo o mais existe mas para efeitos de futebol é secundário. Tudo o mais pode contribuir ou desajudar mas é secundário.

Tudo o mais como dirigentes. Tal como os treinadores são o principal motor duma equipa de futebol mas vêem a sua influência esgotar-se quase por inteiro no apito inicial, importaria que os dirigentes percebessem que a partir do momento em que as suas escolhas estão feitas (normalmente exercidas na pré-temporada), para o bem e para o mal os principais intervenientes passam a ser outros. Por entre as qualidades de João Mário, Bryan Ruiz, Jorge Jesus, Slimani, Mitroglou, Jonas, Sanches ou Lindelöf, sobressaiu infelizmente a falta de virtude noutros não-intervenientes. 2015/16 demonstrou-nos novamente que o principal problema do futebol português e dos clubes portugueses não são meios (em falta) mas pessoas (em excesso). João Gabriel, Bruno de Carvalho, Pedro Guerra e outros revelaram ao longo da época numa cadência quase diária como os egos de alguns indivíduos atingem severamente os clubes que servem. Não se choque com a proposição porque ainda que um seja presidente e outros outras coisas quaisquer, a matéria de que são feitos é a mesma. De que forma separamos as instituições destas pessoas que supostamente deveriam servi-las? Não separamos. Copiando os piores tiques a que o Benfica nos habituou nos últimos 10 ou mais anos, tanto Sporting como Benfica (embora no seu caso sinta naturalmente menos pena) viram-se arrastados por jogos onde normalmente não se disputa mais do que protagonismo e vaidade. Neste caso, por se tratarem de clubes com muita exposição, as figuras tristes não se ficam por quem as pratica.

Parabéns ao Benfica pelo título. Parabéns ao Sporting por ter sido a melhor equipa. Esgotando-se a influência de um trabalho de 6 anos, podemos com segurança presumir que para o ano só um dos clubes estará em condições de repetir os pontos somados nesta temporada. As perspectivas de sucesso são por isso muito reais.

28 comentários:

  1. Dizer que a equipa com menos pontos que o campeão, com mais vitórias por 1-0 e vitórias arrancadas a ferro é "fatualmente a melhor equipa de futebol" é uma piada enorme. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que ao Benfica concerne as piadas, ou desafios (prefiro), estão reservados para os anos vindouros. Até lá no lugar de me agradecer pode (e deve) agradecer a Jorge Jesus, principal obreiro do tri-campeonato que agora celebra.

      Outro facto que felizmente para si supera a piada.

      Eliminar
    2. Outro facto é que o próprio Jorge Jesus demonstrou desconhecer o Benfica ao decidir que o Benfica iria perder o campeopnato. Agora que o grande treinador, JJ, não ganhou absolutamente nada e e o Benfica se arrisca a ganhar dois troféus, como é que se pode dizer que este tem dedo na equipa? Quando a equipa está completamente transformada do que ele tinha construído? Quando esta equipa fez algo que Jesus nunca fez e lutou de peito a peito contra um dos maiores da Europa?

      Continue a dizer que "a melhor equipa perdeu". Pode ser que alguém acredite. O campeão é o melhor e isso, sim, é fatual.

      Eliminar
    3. My friend with no name, está errado quando diz que o Sporting não ganhou nenhum troféu, que eu me lembre a Supertaça Candido de Oliveira ainda é um troféu oficial... Quanto á melhor equipa ao ter sido campeã, tenho que dar razão ao MM, até porque se viu no confronto directo com os rivais. O campeonato foi perdido em Alvalade, não porque a equipa que lá ganhou fosse melhor, apenas teve a sorte de marcar um golo caído do céu e O Sporting não estar assertivo nesse dia, porque teve mais que 2 ou 3 oportunidade de baliza aberta! De qualquer maneira parabéns ao campeão, conseguiu recuperar, se bem que com alguma sorte e ajuda á mistura, a sorte faz parte, já a ajuda...

      Eliminar
  2. Essa patetice de dizer que o SCP foi a melhor equipa não fica só mal ao treinador. Fica mal a qualquer um que não compreenda a maratona de 34 jornadas que faz um campeonato. E chegar ao fim desse campeonato com mais pontos (um recorde de pontos), mais golos e com o melhor marcador só mostra o tamanho dessa patetice. Ou acham que devíamos receber uma medalha por causa disso? Preocupa-me esta quase festa pelo 2º lugar... o grau de exigência está assim?! Imaginam no outro lado da 2ª circular o que seria se ficassem em 2º? Eram recepções como aquela que ontem houve em Alvalade, mas seria para correr com treinador, presidente e jogadores! Isto diz muito da diferença do grau de exigência que existe e do que isto significa.
    Agora a verdade factual que muitos parece quererem ignorar: em 3 anos de presidência de Bruno de Carvalho o SLB foi 3 vezes campeão conseguindo um tri que já não conseguiam desde 1977. Vamos ver na próxima época (ou se calhar nos próximos dias) se ele aprendeu que andar todos os dias a atacar, insinuar e a não conseguir disfarçar os complexos levam a este desfecho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vicente,

      Feio seria instrumentalizar a vitória do Benfica. Patetice (termo seu) é atribuir a Bruno de Carvalho méritos no tri-campeonato alcançado pelo Benfica.

      Eliminar
    2. MM,

      feio (termo seu) é andarmos a festejar segundos lugares, ou andarmos a festejar a "equipa que melhor futebol pratica". Não atribuir a Bruno de Carvalho méritos no tri-campeonato alcançado pelo Benfica é ingenuidade.

      Eliminar
    3. Jorge Vicente,

      Não é ingenuidade. Creia que é mesmo patetice.
      Quanto ao festejar 2ºs lugares ou festejar "a equipa que melhor futebol pratica" remeto-o para um comentário deixado no «post» imediatamente anterior, escrito antes dos jogos de domingo porque creia ser mesmo de mau gosto tentar instrumentalizar a vitória do Benfica.


      "Além disso, temo que as faltas de ambição e brio exibidos na Liga Europa façam 2015/16 resvalar para lugares pouco influentes embora comuns da nossa história. Para efeitos domésticos o Sporting já colecciona muitos 2ºs lugares, coleccionando infelizmente um nº ainda maior de 3ºs lugares. É esta uma realidade à qual não podemos fugir e sobre a qual não deveremos esboçar festejos".

      Mais clarinho é impossível, Jorge.

      Eliminar
  3. Quer dizer que se fossem 3 campeonatos seguidos para o Porto, já não haveria problema?

    E depois ainda falam de complexos com o Benfica, tá certo!

    ResponderEliminar
  4. MM,

    De facto fomos a melhor equipa nos confrontos directos com os melhores, mesmo até nesse jogo fatidico em que perdemos o campeonato, no dérby. Mas no que diz à totalidade do campeonato a melhor equipa é a que ganha e não apenas a que joga melhor futebol. Isto, claro, é a minha opinião. Quanto ao resto, bom post.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leão de Alvalade,

      Percebo e não discordo. Os méritos do Benfica - em particular dos seus jogadores - são inegáveis daí os parabéns não se resumirem a formalidade, méritos aliás que não se esgotam na liga portuguesa porque a sua campanha Europeia foi digna de louvor. Agora quando o futebol do Benfica for um reflexo exclusivo das ideias e do trabalho de Rui Vitória, os pontos somados traduzi-lo-ão.

      Os desafios do Benfica permanecem os mesmos - justamente por serem uma equipa inferior relativamente ao Sporting, e aquilo que não tiveram de rectificar este ano porque os resultados como sempre desculpam tudo, terão de rectificar já para o ano. Ou poderão viver iludidos. Também é uma hipótese claro.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Vamos acreditar que o Benfica foi campeão graças ao Jesus (admito que é um esforço um pouco grande...) Se a equipa no inicio de época estava tão mal e chegou a estar com 8 pontos de atraso, como é que se explica a melhoria apartir de meio da época? Não seria de esperar que fosse o contrário? Inicio de época bom, face ao trabalho que vinha de trás e um piorar ao longo do tempo?
      Só para acrescentar uma coisa, o Sporting tem tido bons treinadores e o treinador actual também colheu alguns benefícios disso.

      Eliminar
  5. Se não fossem as arbitragens, o V. Pereira e os vouchers, nós seríamos campeões.

    Se não fossem os truques usados para garantir vitórias antes de entrarem em campo, onde o Belém é o caso mais flagrante, teríamos sido campeões.

    Com esses dois factores contra nós, estivemos a um deslize de distância. Quando assim é torna-se difícil olhar para dentro. Eu quando olho para dentro, só tenho um desejo: que a próxima época seja igual. Óbvio que há muitos aspectos a melhorar, a perfeição não existe e é inevitável cometer erros numa época destas. Mas acredito que se perguntarem à esmagadora maioria dos nossos adeptos se ficariam satisfeitos com um percurso na próxima época igual ao desta, a resposta seria um imediato e sonoro "sim!".

    Fora das 4 linhas, há que lutar com tudo contra o que se tem passado, e acredito que é nesse sentido que se tem trabalhado. Bastava um dos factores atrás mencionados não ter ocorrido, e o título estaria nas nossas mãos. É aqui que reside grande parte da nossa chave para o sucesso. Temos que esvaziar o poder vermelho, implementar mais regras também, de modo a que eles não possam encontrar brechas na lei, como eles tanto gostam. O problema é que se for preciso eles também atropelam a lei. Mas mais cedo ou mais tarde, espero que mais cedo que tarde, eles vão ter que ser mais recatados, pelo menos. O descaramento que foi esta época, na 1ª e na 2ª liga, não é sustentável, e nem um clube que goze da impunidade que os vermelhos gozam se consegue manter tanto tempo impune com tanto descaramento.

    Para o ano continuamos cá, com a resiliência de sempre. O futuro? É Sporting! Sempre!

    ResponderEliminar
  6. O mais justo seria ambas as equipas terminarem o campeonato com o mesmo número de pontos, e ganhava o Sporting, porque efectivamente, foi melhor no confronto directo.
    Mas mesmo assim não fomos campeões por culpa própria...

    ResponderEliminar
  7. Dar os parabéns a quem ganhou da maneira que ganhou? Jamais! É estar a compactuar com a mentira. Jamais.

    Se não conseguem ver grandes diferenças entre o Presidente e o Gabriel e o Guerra... Se não gostam do estilo do Presidente... Seria de bom tom reconhecer que defendem causas distintas, enquanto uns deitam a mão a todos os meios para conseguir os seus fins, fazendo da trapaça e da desonestidade o seu modus operandi, o outro defende um futebol mais limpo, com menos batota. E não é só paleio, as suas acções e iniciativas falam por si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Se não conseguem ver grandes diferenças entre o Presidente e o Gabriel e o Guerra (...) enquanto uns deitam a mão a todos os meios para conseguir os seus fins, fazendo da trapaça e da desonestidade o seu modus operandi ..."

      É isso. Não é só isso mas também é isso. E por favor não confunda falta de qualidade, falta de honestidade, falta de carácter, vaidade, demagogia e manipulação com estilo.

      Eliminar
    2. Incrível... O ódio que vocês nutrem pelo homem já ultrapassou todos os limites. Isso não faz bem nenhum nem a vocês nem ao SCP. Mas com o vosso mal posso eu bem. Quanto ao SCP preocupo-me um pouco mais, não considero o vosso ódio verdadeiramente prejudicial, porque para efeitos práticos... Lá está, não existem efeitos práticos visíveis de tanto ódio. Mas que é uma pedra no sapato, isso é inegável. Mas também já perdi a esperança que a pedra algum dia saia do sapato, se depois de tudo o que foi feito o ódio persiste já nada o irá mudar. Tenho pena de vocês, palavra.

      Eliminar
    3. Os ódios são por norma irracionais, presentes naqueles que normalmente não sabem nem conseguem entender o porquê de senti-los (ódios). Tantas vezes repetido o termo e imputado a terceiros, o anónimo parece entendido em ódio.

      Desejo que seja só parecença ...

      Eliminar
    4. Concordo que os ódios são muitas vezes irracionais, e fica por aí a minha concordância.

      E sim, também tenho os meus ódios... Uns mais racionais que outros. Faz parte, se bem que com o passar dos anos tenho deixado cair os mais irracionais.

      Eliminar
  8. Não posso dar os parabéns a uma equipa que não sofreu expulsões e pênaltis durante o campeonato.
    A uma equipa que não sofreu golos mal anulados como o do Slimani no Bessa. Ou que simplesmente perdeu os jogos contra as equipas mais fortes, porque...é mais fraca. Campeão sim, mas dos pequenitos.
    Miguel

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos,

    Concordo com quase tudo do que está escrito, no entanto basta ver que quando o JJ estava no Benfica a equipa em Fevereiro e Março decaia de produção.
    Vão ver onde é que o Sporting perde o campeonato e depois confiram com o que digo/escrevo.

    Gostaria de louvar o Sporting Clube de Portugal e os seus adeptos, mas desculpem puxar a brasa à minha sardinha o Benfica até perdeu o melhor jogo que fez Porto na Luz.

    Saudações benfiquistas e se se sentirem ofendidos, substituam benfiquistas por desportivas

    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luís,

      Ninguém se ofende e devolvo as saudações. Respeito a sua opinião mas discordo da noção de que a produção das equipas de Jesus ou de outro treinador qualquer cresçam ou decresçam por decreto em certos meses do calendário.

      Eliminar
  10. Golo de Jonas na 2a jornada contra o Arouca?
    Não estava em fora de jogo e foi anulado.

    ResponderEliminar
  11. Lançamentos dentro do campo que dão golos, não conta como golos irregulares? E cotoveladas dentro de área não dá direito a penaltis?
    Não vale a pena... eles merecem o presidente que têm, porque são iguais a ele... E isso só me alegra, porque uma equipa que efectivamente joga dentro de campo e apenas se preocupa em olhar para fora dele, mais tarde ou mais cedo não tem nem uma coisa, nem outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lunáticos, vocês são lunáticos.

      Digo isto porque acho que pessoas que dizem o que acabou de dizer acreditam mesmo no que dizem. São os produtos da propaganda vermelha, e é como digo aos meus amigos desse clube... A culpa não é deles, eles só comem o que lhe põem à frente. E o que lhes põem à frente parece-lhes bem, por isso depois repetem tudo até à exaustão. Não dou muito valor aos lunáticos, acima de tudo falta-lhes sentido crítico e nobreza de carácter. Mas antes isso que a total baixeza de carácter, característica dos desonestos assumidos que são outra classe dominante no SLB.

      É aí que se enquadram os Pedros Guerras, que dizem o que dizem por uma questão de defesa do seu clube, mesmo que a maneira como o fazem rebaixe o seu clube. Mas também quão mais baixo pode o SLB ser rebaixado? Neste momento o vale tudo impera para aqueles lados, e a prática da desonestidade e da corrupção já não afectam a imagem deles. É o mesmo que dizer que a reputação do Bibi desceu depois de o apanharem outra vez em actos de pedofilia.

      De qualquer maneira, o último parágrafo não era em resposta a si. É só uma opinião, para complementar a resposta. A sua categoria é a dos lunáticos, parece-me.

      Eliminar
  12. Aquilo a que chamam futebol é uma competição entre instituições e como é óbvio não conta só o que se passa dentro das quatro linhas. Quando é que vão perceber isso? Um clube para ser campeão tem de mostrar superioridade tanto dentro como fora das quatro linhas. E por isso o Sport LISBOA & Benfica é campeão. Se o Sporting quer ser campeão um dia então tem de ser melhor tanto dentro como fora dos 90 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava que explicasse melhor essa do ser melhor fora das 4 linhas. Penso que poderia ser interessante saber.


      MLV

      Eliminar
    2. Melhor fora das 4 linhas:1- Tornar a instituição algo respeitável e até causadora de admiração por parte de quem pode influenciar um resultado.(árbitros, Liga e adversários)Quanto mais adversidade criarmos em relação aos nossos adversários mais estamos a contribuir para o aumento da motivação para nos contrariar. 2. Subornos(desde que não sejam descobertos são uma optima forma de se conseguir o que se quer) 3. Influencia mediática para proteger o que se diz de uma instituição podendo também ser aproveitada para denegrir outros adversários. Tudo isto conta. Não acham por acaso estranho que a sede do organismo Liga Portuguesa não esteja na capital e esteja no Porto?

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)