terça-feira, 19 de julho de 2016

Comunicar com rigor, Nuno Saraiva exemplifica

No mais recente texto publicado no facebook, escrevendo sobre futebol, em pseudo-resposta a alguém do Benfica que terá dito uma coisa qualquer, Nuno Saraiva consegue produzir suficientes disparates que evidenciam a sua falta de conhecimento e alguma sensibilidade para a função que desempenha - comunicar em nome do Sporting. Pretendendo passar imagens de universalidade e desportivismo, num texto que tresanda a clubite, numa mensagem confusa, descoordenada e mal redigida, o director de comunicação dum grande clube português de futebol consegue afirmar:

Figo, o primeiro português a ganhar a Bola de Ouro para melhor jogador do Mundo.

Aurélios, uma selecção pragmática, coesa e objectiva, capitaneada com excelência reconhecida pelo melhor jogador de sempre, Cristiano Ronaldo.

Com relação à «Bola de Ouro», será difícil acertar (pelo menos) nos factos? A mensagem pode ler-se aqui.

56 comentários:

  1. O MM estás 2Autenticamente" apto para escrever num blog ao género do Novo Geração Benfica, não num (qualquer) blog alusivo ao Sporting Clube de Portugal, seja ele pró, anti ou neutro em relação à Direcção que o preside.

    De si, que prepotentemente até caracteriza adeptos como "deficientes" só se lêem verdadeiras baboseiras, umas a seguir a outras, sistemática e sintomaticamente.

    Que me perdoe o LdA, de cuja opinião sou tantas vezes discordante, mas este Senhor não é minimamente condigno de escrever num blog tão reconhecido quanto este.

    Qualquer dia estão a escrever para vocês mesmos - o que (não duvido) é o único objectivo deste "MM"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não desejaria que se visse falado, deveria (NS) ter tido cuidado ao escrevê-lo. Não seria difícil. No mais, discuta neste contexto a direcção do Sporting com o "J.". Este «post» fala no texto escrito pelo director de comunicação do Sporting. Nada mais.


      Não se curem que não precisam.

      Eliminar
    2. "Não se curem que não é preciso". Fala o pretensioso moralista que responde na mesma ou pior moeda. Continue. Já eu de si, tenho pena, não mais. Nunca se deve abusar de casos patológicos como o seu...

      Eliminar
  2. Cursa aqui alguma má vontade. Por um lado, aceitando que o Português não será o mais elegante, devo ressalvar que entre isso e afirmar que se trata de um texto "mal redigido" firma-se um hiato difícil de preencher. Por outro lado, embora a afirmação sobre o Figo seja, no plano formal, incorrecta, substantivamente ela é exacta. Figo foi, com efeito, o primeiro futebolista português a ser eleito o melhor jogador do futebol europeu, incluindo, na compita, não-europeus. Neste contexto, realçar a distinção como "melhor do mundo" é suficientemente rigorosa; em qualquer caso, muito mais do que titular o vencedor da NBA de "Champion of the World."

    Nota: não sou entusiasta da actual Direcção do Sporting Clube de Portugal ou do seu Director de Comunicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhuma má vontade. Nem sequer tenho opinião formada sobre Nuno Saraiva - não faço ideia quem seja. Desgosto à partida que escreva no facebook (não sei explicar-lhe porquê) e acho muito estranho que um director de comunicação de um clube de futebol escreva uma coisa daquelas. Se não estivesse na primeira página do 'Record' nem saberia que tinha sido escrita.

      A informação de rigorosa não tem nada. Quando Figo venceu o Ballon D'Or somente os jogadores a actuar na Europa se candidatavam ao troféu. Serve tanto para efeitos de "melhor do mundo" quanto todos os troféus atribuídos antes de 1995. Se foi nesse espírito parolo que a informação foi dada então ainda pior. Prefiro pensar que foi ignorância.

      Eliminar
    2. O Sr. MM, para se safar depois da patetice que escreveu, já foi ao Wikipedia pesquisar por Bola de Ouro para desta forma parecer mais culto e informado. Mas o mal está feito, Sr. MM.

      Eliminar
    3. O problema é que o Saraiva só surge no Sporting para ir substituindo as ‘paroladas’ do Bruno - mais que gasto - no Facebook. Director de Comunicação não passa de um eufemismo. E como agora, quando já parecia impossível alguém ultrapassar o Simões… Inclusive com as limitações académicas da época, que também se lhe reconhecem.

      Eliminar
    4. Peço desculpa por teimar. Quando o Figo foi eleito, nenhum dos grandes jogadores mundiais (incluindo pois não-europeus) jogava fora da Europa. Nesse sentido, pode-se dizer, como disse o Nuno Saraiva, que o Figo foi, em 2000, coroado "o melhor jogador do mundo." Não se poderia tecer com a mesma desenvoltura juízo similar para o período prévio a 1995. Por duas razões: 1) o processo de concentração europeia do capital futebolístico ainda não tinha culminado; 2) o prémio correspondente formalmente excluía do rol dos elegíveis os futebolistas não-europeus.

      Nada disto obsta à tese de que alguma parolice perfeitamente dispensável voga no texto do Luís Saraiva.

      Eliminar
  3. Que "blunder" inacreditável não saber que Eusébio foi(em 1965) o primeiro Português a vencer o Ballon D'Or. E só a perdeu para Sir Bobby Charlton em 1966 por 1 ponto alegadamente porque um jornalista da BOLA votou em Charlton. Isto aconteceu uma década antes de eu nascer e isto são conhecimentos básicos de cultura futebolística geral.

    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ACF,

      Ainda bem que mais alguém se sentiu incomodado. Não me interessa minimamente o que Simões diz ou deixa de dizer. Mas já interessa o que um representante do nosso clube comunica em seu (Sporting) nome. Bastar-lhe-ia ter aberto uma página da internet para evitar a asneira.

      (Além de que Eusébio e Ronaldo achados numa discussão dos "melhores de sempre" é demasiado pateta em si mesmo. Não resisto comentar também esse bocadinho.)

      Enfim.

      Eliminar
    2. Em 1965 quando apenas jogadores europeus eram elegíveis. Foi neste contexto que Nuno Saraiva fala valorizando com naturalidade a Bola de Ouro ganha pelo Figo. Informe-se e aprenda a interpretar o contexto em que as coisas são ditas para assim evitar escrever disparates.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. O ACF tem então que rever o conceito de básico,que o âmbito da actual Bola de Ouro é diferente daquela que Eusébio ganhou. É óbvia a intenção de Saraiva ou ter colocado as coisas nos termos que colocou. É uma interpretação "básica".

      Quanto ao MM, a opinião de Saraiva é no mínimo tão legítima como a sua. Mas certamente que a de Saraiva representa bem mais os Sportinguistas e não é pelo papel que este representa no clube.

      Eliminar
    5. Mas tem algo contra as novas tecnologias? Até o anterior Presidente da República, Cavaco Silva, fazia comunicados no Facebook.

      Saia da caverna, sr. MM. Evolua.

      Eliminar
  4. A diarreia é mesmo assim. Quando pensamos que já saiu tudo... sai sempre mais. Resta pensar que ainda há algum tipo de hidratação possível para o SCP.

    ResponderEliminar
  5. Qual foi o erro factual do Nuno Saraiva? Rigor e gramática é que parecem faltar aqui neste blogue. Se calhar, a Morte de Alvalade traduzia com mais rigor o estado de alma deste escriba...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morte de Alvalade, eu não teria dito melhor! Realmente é o rumo que este blogue está levar. Subscrevo.

      SL

      Eliminar
  6. Luis figo foi efectivamente o primeiro português a vencer a bola de ouro na sua versão moderna que consagra o vencedor como melhor jogador do mundo, a bola de ouro que Eusébio venceu consagrava na altura o melhor jogador europeu... é essa de resto a razão.para jogadores com Pelé ou maradona nunca terem vencido qualquer bola de ouro.

    Com relação á bola de ouro que factos não foram respeitados? É que mais uma vez a unica coisa que se vê neste post é uma farpa rasca a direção do SCP sem qualquer razão de ser.

    ResponderEliminar
  7. O sr. MM é realmente uma pessoa carente de atenção e escreve estes artigos para provocar a indignação dos leitores e assim se poder vangloriar com um post de 50 comentários.

    O Sr. MM deve desconhecer que em 1965 o Eusébio vence o troféu atribuído pela França Football numa altura em aos APENAS jogadores europeus eram elegíveis. Figo já vence a Bola de Ouro numa altura em que jogadores de qualquer nacionalidade que actuassem na europa podiam vencer. Já Ronaldo vence nos moldes actuais em que o troféu premeia o melhor jogador do mundo. Certamente que foi neste contexto que o Nuno Saraiva escreveu, dando naturalmente mais mérito à Bola de Ouro ganha por Luís Figo. É assim tão anormal elogiar os nossos?

    "(...) Aurélios, uma selecção pragmática, coesa e objectiva, capitaneada com excelência reconhecida pelo melhor jogador de sempre, Cristiano Ronaldo."

    Diga lá sinceramente, sr. MM, o senhor é realmente sportinguista? É estranho que coloque em causa a questão do Ronaldo já ser, há muito, o melhor jogador português de todos os tempos. Pelos enormes clubes que representou, pelo "anormal" número de golos que marcou e continua a marcar, pelos inúmeros recordes que já bateu e continua a bater, pelos troféus que venceu e até pelo recente Europeu que conquistou pela Selecção (algo que Eusébio nunca venceu). É óbvio que é, repito, o melhor jogador português de sempre.

    Sr. MM, ninguém o quer condicionar e de facto vivemos num país democrático mas, por favor, não se envergonhe mais e não arraste consigo este (outrora) bom blogue na sua cruzada de destruição massiva.

    Primeiro premiou-nos com a palermice do post lampião sobre o seu ídolo Sanches; de seguida, e sem nos deixar recuperar o fôlego, presenteia-nos com mais esta pérola. E eu ainda aguardo (deitado) serenamente pelo artigo sobre o Daniel Podence...

    ResponderEliminar
  8. Vamos lá a ver se nos entendemos porque para quem fala em confusão, maior confusão vai na cabecinha de quem o escreve:

    1- Eusébio venceu distinção para melhor jogador europeu, uma vez que na altura nem sequer existiam não europeus no futebol do velho continente.

    2- Figo venceu um troféu que embora sendo para jogadores na Europa, incluía há altura alguns não europeus, como Rivaldo, Batistuta,entre outro. Parece-me a mim que este troféu ganho por Luís Figo é um troféu Mundial e não Europeu e distinto do que venceu Eusébio da Silva Ferreira. Mas isto sou eu, que me estou cagando para encontrar pontinha repletas de nada para tentar implicar com o quer que seja.

    ResponderEliminar
  9. Meu caro antes de publicar pare um pouco respire fundo e medite bem no porque do que escreve ... criticar por criticar é comum diga-se, mas é algo que eu pessoalmente não estou habituado a ler no "A Norte de Alvalade".

    SL.

    ResponderEliminar
  10. MM,

    O que o Simões disse do Ronaldo pareceu-me execrável. Mas não deixa de ser a opinião dele. A mim pareceu-me sobretudo alguém à procura de atenção. Há quem ache que há ali mais um derby. Posso estar a ser ingénuo, mas parece-me rebuscado.

    A outra questão é se o assunto deveria merecer atenção por parte do Sporting, nomeadamente de forma institucional, por parte do seu director de comunicação. Não me parece de todo. Porque o Ronaldo não precisa que o defendam de tão infeliz que foi o senhor.

    Mas a fazê-lo seguramente que deveria ser mais objectivo, rigoroso e melhor redigido, de forma a não constituir mais um embaraço para o clube. Era suposto ser o contrário o trabalho de um director de comunicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que o Simões necessite de atenção. Pelo contrário, tem sido ele que se tem afastado dos programas de opinião da TV. Foi apenas uma opinião pessoal que nem andará muito longe da verdade. Qualquer pessoa que tenha estudado alguma coisa sobre o assunto sabe bem do que falo.
      Quanto à resposta do director de comunicação do Sporting estou de acordo com o post.

      Eliminar
    2. LdA,

      Quem sabe quais terão sido as razões? Pode ser que tenha alguma coisa a ver com a FPF. Pode ser que tenha a ver com Fernando Santos. Simões poderá estar ressentido com alguém por alguma coisa. Ou poderá simplesmente ter emitido a sua opinião.

      Ronaldo não perderá o sono por declarações de A. Simões (não perderá o sono por nada, nem que as declarações pertencessem a José Mourinho). E nem não sou adepto do estilo de liderança de Ronaldo, diga-se.

      "A outra questão é se o assunto deveria merecer atenção por parte do Sporting, nomeadamente de forma institucional, por parte do seu director de comunicação. Não me parece de todo. Porque o Ronaldo não precisa que o defendam de tão infeliz que foi o senhor.
      Mas a fazê-lo seguramente que deveria ser mais objectivo, rigoroso e melhor redigido, de forma a não constituir mais um embaraço para o clube. Era suposto ser o contrário o trabalho de um director de comunicação."

      Completamente de acordo. Palavra por palavra.

      Eliminar
    3. Leão de Alvalade,

      Mas onde é que o homem embaraçou o clube? Realmente não estou a perceber. Elogiar os nossos é embaraçar o clube? Falar dos 5 violinos e dos magriços é embaraçar o clube? Referir-se ao Ronaldo como o melhor jogador português de sempre (algo que sem margem para dúvidas já o é há muito tempo) é embaraçar o clube? Dar mais mérito à Bola de Ouro ganha pelo Luís Figo que, no fundo, acaba por ser um troféu mundial comparado ao que ganhou Eusébio, é embaraçar o clube?

      Percebo que queira defender a sua "dama" visto que é uma aposta sua para o blogue, mas neste caso em concreto é apenas mais uma palermice do sr. MM sem defesa possível. É criticar por criticar, piorando ainda mais o clima bélico que se vive neste blogue desde que esse senhor anda por aqui a redigir patetices diárias.

      Eliminar
    4. Bruno Nogueira,

      O comunicado, pelo seu conteúdo, oportunidade e forma, é um embaraço. Passamos os últimos tempos a dar visibilidade a qualquer bicho careta como se as respectivas declarações beliscassem o nome do clube de alguma forma. E vemos guerras em todo o canto e esquinas.

      Quanto ao mérito dos troféus ganhos por cada um dos jogadores ele é intocável e não está relacionado com a noção de valor que tenhamos de cada um deles.

      Para mim o Eusébio será sempre um jogador extraordinário e para o constatar não preciso de diminuir ou aumentar o valor do Figo ou do Ronaldo.

      Esta sanha de ver em todo o lado ataques ao clube ou até aos jogadores que formou parece-me resultar de um embaraçoso complexo de inferioridade inexplicável. O Sporting é grande independentemente do valor que os seus adversários lhe atribuam.

      Quanto ao MM e sua ideia de o querer defender é um tiro ao lado. Tenho a maior consideração pessoal por ele e isso está acima das concordâncias e discordâncias ou diferentes visões que temos pontualmente sobre o clube.

      Quanto ao clima bélico ele só é notório na caixa de comentários.

      Eliminar
    5. LdA,

      É capaz de ter mesmo a ver com Fernando Santos. Eles são amigos e pode ser que o Simões tivesse em mente algumas pessoas que viram a acção de Ronaldo como uma intromisssão na área do treinador. Especulo, nada mais.

      Mas como dizes e subscrevo, palavras que nada têm a ver com o Sporting e (acrescento) palavras que no Ronaldo entram a 100 e saem a 200. Lembras-te do que ele disse sobre Benitez ou o que não disse sobre José Mourinho quando o português o "comparou" ao Ronaldo brasileiro ou a Zlatan? O mais certo é Ronaldo estar-se nas tintas para isso. O Sporting reagiu porque procura constantemente colar-se ao sucesso de Ronaldo. Se bem ou mal, não o discutirei. Neste caso, o texto de N. Saraiva é despropositado e carece inteligência, em virtude do conteúdo e forma como está escrito.

      Um abraço.

      Eliminar
    6. Leão de Alvalade,

      Não me oponho de maneira alguma a que o clube se manifeste, no Facebook ou em qualquer outro local, quando esta em causa a defesa intransigente do clube. Daí que continuo sem perceber o porquê de rotular o comunicado de embaraçoso. Devemos ter pontos de vista muito diferentes porque eu, enquanto sportinguista, não me sinto nada embaraçado com este comunicado.

      A questão aqui é que, nos dias que correm, qualquer comunicado (seja qual for o seu conteúdo e destinatário) é alvo de crítica do sr. MM e sempre com o apoio de quem escreve e/ou toma decisões no blogue, e isso é algo que não consigo entender. É compreensível que a entrada de Nuno Saraiva na estrutura seja precisamente para resguardar o presidente, para que os excessos da época passada não aconteçam. Mas mesmo assim, parece não agradar a alguns. Então mas afinal o clube não deve comunicar? É o tal criticar por criticar?

      O tempo do Sporting da subserviência, do clube "simpático e caladinho" já lá vai, meus caros.

      Eliminar
    7. Bruno Nogueira,

      Não só não me oponho como sempre me bati para que o clube usasse melhor todas as plataformas ao seu alcance para comunicar com o seu publico alvo e com todos.

      Outra coisa bem diferente é fazê-lo por tudo e por nada e sem rigor e objectividade. E nisto, meu caro, é matéria de opinião. Se, apesar do que foi já dito e justificado, o meu caro continua a não ver matéria para discordar ou mesmo censurar, é um direito que lhe assiste. O mesmo terá que ocorrer em relação às opiniões discordantes porque gozamos do mesmo direito. Sinceramente não vejo que tal resulte em grande polémica.

      Eliminar
    8. Bruno Nogueira se o comentário do Simões, bem ou mal, é dirigido a Cristiano Ronaldo, porque carga d'água é o Sporting a responder???
      Porque não respondeu o Real Madrid??
      Porque não respondeu a Federação Portuguesa de Futebol??

      Não, nada ....o Sporting é que se sentiu lesado com o comunicado do Simões e resolveu defender-se a si enquanto clube formador do Ronaldo......tipo....isto faz sentido na tua cabeça??

      Fazendo um curto exercicio....deve um professor da faculdade responder perante as asneiras que um seu ex formando fez, ou até mesmo defender um seu ex formando que foi alvo de criticas???


      Claro que não...isto foi o Saraiva a querer espicaçar as coisas....foi para isto que ele entrou no Sporting, fazer aquilo que o Gabriel fazia no Benfica e que outrora era Bruno Carvalho a fazer...



      "O tempo do Sporting da subserviência, do clube "simpático e caladinho" já lá vai, meus caros"

      Não considero que a Federação Portuguesa de Futebol ou até mesmo o Real Madrid sejam subservientes ou simpáticos e caladinhos, porque ficaram calados num assunto que dita opinião de uma pessoa a respeito de outra pessoa, e quanto a este assunto só 3 pessoas poderiam falar, a 1ª o Simões que foi quem emitiu a opinião, o Ronaldo o Alvo da critica e Fernando Santos que se viu arrastado para a conversa com o papel de Vitima.....ou seja, não vejo aqui nada dirigido ao Sporting, nada mesmo...


      Lá está vocês começam a época como acabaram, com a comunicação virada para o ataque em todas as frentes sem mesmo hesitarem em dar 3 ou 4 tiros nos pés.......bom já vi que a época vai ser longa e pesarosa novamente.......vamos a ver quem será o "velho" da equipa este ano....


      Sinceramente
      Nem Sportinguista tu sabes ser oh Bruno

      Eliminar
    9. Leão de Alvalade,

      Subscrevo. Como já o disse algumas vezes é pela forma lúcida, agregadora e elegante com que o Leão de Alvalade escreve que me faz vir a este espaço. Não concordo sempre consigo, como é o caso, mas longe de mim que isto resulte em polémicas.

      Eliminar
    10. Pedro

      O Sporting entendeu que devia defender o actual capitão da selecção nacional que conquistou um feito extraordinário para o futebol nacional, liderando uma equipa que apresentou na final, 10 jogadores em 14, por si formados.

      Não o fez desrespeitando vivalma, acrescento.

      Eliminar
    11. Sr. Pedro,

      Não me vou alongar muito na resposta que lhe vou dar pois já fui suficientemente claro naquilo que é a minha opinião sobre este assunto. Está perfeitamente expressa nos comentários acima. O Sr. Pedro só tem de ter a capacidade de aceitar outras opiniões que, naturalmente, diferem da sua. Não caia no ridículo de colocar em causa o sportinguismo de pessoas que não conhece de lado nenhum - pois desta forma tenho dificuldade em respeitá-lo - ou de aplicar expressões do género "oh Bruno" como se tivessemos o hábito de beber umas imperiais no café junto à sua casa.


      SL e tenha calma daqui para frente, tome um calmante se necessário, e seja mais elegante a falar sobretudo com pessoas que não conhece.

      Eliminar
    12. Nuno

      Só acho que que se era o Sporting que queria defender, que fosse o Sporting a comunicar essa defesa...não o director de comunicação através do facebook ainda por cima através do seu canal pessoal...

      Ainda assim considero legitimo que "o Sporting" queira defender a posição do capitão das quinas, não compreendo é essa defesa através do seu director de comunicação no seu canal pessoal.
      Mas mesmo assim mantenho a minha...não acho que haja necessidade em ninguem defender ninguem, quanto muito se o Ronaldo achar que se deve defender que ele próprio o faça...

      cumprimentos

      Eliminar
    13. Caro Bruno Nogueira

      Tenho lido os seus comentários, por isso quando fala em elegância......rio-me.....

      Mas tudo bem se lhe agrada que a si lhe tratem por Sr., Dr., Marquês ou Arquiduque, ok aceito....hábitos são hábitos, mas duvido que tais palavras venham no seu C.Unico como nome próprio...
      Eu como usualmente comento em vários Blogs em nome próprio, não me choca que me tratem pelo nome próprio ou por "TU", mas pronto isto sou eu....É A MINHA OPINIÃO....ok.

      O Respeito é uma palavra cara para se usar assim ao desbarato, e já reli o meu comentário, e acho que até mesmo os próprio moderadores o fizeram, e não consigo descortinar qualquer sentido ofensivo nas minhas palavra que o possa levar a pensar que estava a faltar ao respeito....

      "Sinceramente
      Nem Sportinguista tu sabes ser oh Bruno"

      Eu não sendo um Sportinguista, convivo com muitos, aliás fui criado por um, mas lá está como tenho opinião própria e gostos próprios optei pelo pelo o outro lado da 2ª circular..
      Todavia fui criado por Sportinguista que incutia o respeito pela forma como se apresentava e pela forma como defendia a sua opinião mesmo aceitando a de todos os outros, por uma pessoa que achava que cada qual sabe de si e Deus sabe de todos, por uma pessoa honrada que nunca empurrou para cima de ninguem os problemas da sua casa nem agiu da mesma forma do que aqueles que ele achava incorretos de postura...

      Pois bem caro Bruno (pode ser assim??) para mim quem passou uma época inteira a criticar os Guerras os Gabrieis e os etc e tal desta vida quantos estes se limitavam a defender o Benfica, os seus jogadores e etc(não incluo aqui as trocas de picardias tontas e vazias entre Director de Comunicação do Benfica e Presidente do Sporting que mais parecia dos comadres chateadas), causa me um pouco de estranheza virem agora defender alguem que está a fazer o mesmo que fazia , por exemplo o Gabriel.....a sério que causa-me um bocado de confusão...será a história do "não consegues fazer melhor que eles?....então imita-os?"

      P.S.: sempre achei que se dava demasiado tempo de antena a estes Guerras e Gabrieis e outros como eles, nunca concordei nem gosto deste tipo de "picardias bacocas" e acho que só fazem mal ao futebol, isto é tb válido para os representantes do SCP e do FCP....
      Mas está a mão dos adeptos lutarem pelo fim disto, mas se ao criticarem um e a seguir vão defender alguem que faz a mesma coisa, ai não ajudam nem o futebol nem o clube nem ninguem....so servem para continuar a alimentar este ciclo envenenado em que caiu o futebol Portugues...


      Um Bem Haja....refresque as ideias , nem tudo deve ser interpretado por ataque...não o conhece mas se quiseres não terei problemas em te convidar para um pires de tremoços e umas minis ou imperiais, mesmo que te tratando por tu ou por você, mesmo que sejas um Sr. Professor Doutor ou até mesmo um calceteiro da Câmara de Loulé.....para mim uma pessoa é uma pessoa, um individuo uma identidade........não vejo clubes estampadas na cara das pessoas, nem lhes reconheço a cor quando chega a hora de pagar.....para mim o que conta em quem lá está o resto é conversa, lamento é que haja ainda muita gente a quem ser Sportinguista ou Benfiquista lhes altera a forma como interagem como o mundo e a sociedade


      Cumprimentos

      Eliminar
    14. Pedro,

      excelente comentário, é esse o espírito. Excelente o trabalho e o legado do "criador" que muitas razões tem de se orgulhar.

      De alguma forma partilhamos desse paradoxo de termos convivido de perto com "os antípodas" e termos escolhido o oposto.

      No meu caso tinha mesmo que ser Sportinguista tendo em conta que ter crescido a ouvir relatos do melhor SLB sempre (Eusébio, Coluna, etc) e não ter sido "contagiado"...

      Eliminar
    15. Pedro, maravilha de comentário.

      O meu irmão mais velho é benfiquista. Nós somos de Lisboa e morávamos no bairro da Ajuda, tradicionalmente Belenense, e entre os 5 e os 10 anos de idade frequentei dezenas de vezes o antigo estádio da Luz. Para o meu irmão era uma alegria enorme ir lá mas para mim também o era. Alegria contida ou envergonhada porque íamos na companhia de alguns familiares adultos com quem não privávamos muito. Eles eram dos Olivais (primos maternos, todos benfiquistas) e recordo o meu pai dizer-me, anos mais tarde, que eles levavam-me por quererem que eu também fosse benfiquista. Tenho memórias vívidas dessas idas porque naquele tempo (que não foi há tanto quanto isso), a Luz enchia e explodia em qualquer altura, ambiente que causava muito impacto (era criança). Por volta dos 8 ou 9 anos, foi necessário que um irmão da minha mãe viesse de Macau para que eu conhecesse pela primeira vez o antigo estádio José Alvalade.

      Eu era sportinguista, ou era do Sporting, melhor dito (aquilo que dizemos quando somos crianças, "sou do Sporting"), embora não tivesse tido até aquele dia rigorosamente contacto nenhum com o Sporting. O meu meio era belenense e benfiquista. Foi num Sporting VS Vasco da Gama e foi a primeira vez que toquei no meu clube. No clube a que pertenço. Não o meu clube. Não sei onde quero chegar com isto mas qualquer coisa do género: o Benfica não mete medo ao Sporting. Nem o Sporting mete medo ao Benfica. Recordo há muito tempo, anos julgo, ter lido aqui o Leão de Alvalade afirmar que ser sportinguista numa região portista (A norte de Alvalade), era difícil. Se coisas tão grandes como o portismo nunca o condicionaram e não o condicionam, e se uma coisa tão grande como o benfiquismo nunca me condicionou, alguém achará que será o Bruno Nogueira ou o Bruno de Carvalho a fazê-lo?

      Um abraço.

      Eliminar
    16. Sr. Pedro. Lê os meus comentários? Fico lisonjeado. Então diga-me em que parte eu sou pouco elegante e, pelo caminho, reveja também alguns dos comentários publicados por autores do blogue (sim, autores) e encontre verdadeiras pérolas que passam desde insultos a leitores (parvos, ignorantes, mesquinhos, já vi de tudo) até a um "pedido" expresso para alguns leitores (discordantes) se porem "a monte" e assim desimpedirem a "nossa caixa de comentários" (sim, dito desta forma elegante).

      Presumo que isto para si seja sinónimo de elegância, aliás imagino que sejam expressões que os seus amigos lhe dirigem com frequência quando vai comer os seus tremoços. Por isso, sr. Pedro, tenha o cuidado de procurar bem, não gaste todo o seu tempo a rir-se com os meus comentários. Ria-se também com as pérolas que lhe recomendei. Vai ver que vai ser um serão interessante a comer uma caracolada e a beber umas minis.

      Em relação ao tema do tópico, já manifestei a minha opinião, você já a sabe, continuo a não concordar consigo. Respeito à sua opinião.

      SL

      Eliminar
    17. O sr. MM insiste na sua tese de que a sua opinião está a ser condicionada. Ignora a responsabilidade do conteúdo dos seus artigos e aquilo que o senhor defende tendo em conta que isto é um blogue do Sporting.

      Pior, pela maneira como se expressa, parece fazer da minha pessoa o líder de uma facção rebelde que tem como objectivo derrubar alguém. Sr. MM, reveja os comentários aos seus últimos artigos publicados e verifique o número de pessoas que se manifestam negativamente ao que o senhor redige. Não faça de mim um género de vilão que tenta estragar a essência do blogue porque esse tem sido o seu apanágio.

      E acredite que ficamos todos muito felizes por saber do seu passado no estádio da Luz e das vezes que lá foi. Isso é de facto muito interessante. Recomendo que faça um artigo sobre o tema a falar das maravilhas do estádio da Luz e com fotografias a ilustrar (sim, aquele tipo de artigos muito pouco sportinguistas que só você sabe redigir. Os posts sobre o Sporting não interessam, ficam para depois ).


      SL

      Eliminar
    18. Custa-me a entender como é que Sportinguistas corroboram e sem contraditório a tese de um benfiquista que diz "Guerras e Gabrieis" limitaram-se a defender o seu clube.

      Ou andaram muito desatentos ou tenho simplesmente que concluir ataques da máquina de propaganda do Benfica ao Sporting são em si vistos como ataque a Bruno de Carvalho e como tal aceitáveis e recomendáveis.

      Felizmente o Sporting actual luta pelo seu espaço num bipolarismo estrutural do futebol português e não terá sucesso sem uma lógica de confronto.

      Não devia ser assim, mas é assim que as coisas são.

      Eliminar
    19. Nuno Bispo,
      Isso é um comentário muito parcial e conveniente para o seu argumentativo.

      Ao contrário do que parece ser o seu entendimento, não me parece que as respostas dadas aos Guerras e quejandos tenha beneficiado em nada o clube. E isto sem esquecer a triste participação de BDC num programa onde conseguiu superar a baixeza do comentador benfiquista.

      Na minha opinião o Sporting nunca se deveria ter envolvido nesta guerra mediática que mais não tem sido do que um desfile de horrores.

      E pergunto, o que ganhamos? Somos mais respeitados? Não me parece.

      Não nego, e prego isso aqui há muito, que o Sporting precisa de lutar contra a bicefalia do poder no futebol português. Mas não na lama mediática dos programas de paineleiros. Ao fim e ao cabo tal não tem passado de um faz de conta, porque é muito mais fácil do que fazer realmente alguma coisa, de ter um plano, uma estratégia.

      Ao fim e ao cabo tem ajudado a dar de comer a muita gente e servido de alimento a uma certa clientela que bem precisa com urgência de pensar no que realmente importa.

      Eliminar
    20. LdA:

      Mas a parcialidade está inerente à interpretação pessoal de cada um. Eu concordo que houve e há excessos por parte do Sporting,muitas vezes pecando mais na forma que no conteúdo, mas parece-me utópico, tendo em conta os funcionalismos e especificidades do futebol português, pedir ao Sporting comportamentos muito diferentes do que tem tido, quando o perfil da liderança do clube é agressiva, ambiciosa e se quiser conotações negativas, arrogante e populista e quando o contexto onde opera, é o lodaçal do futebol português.

      Parece-me também algo ingénuo separar o Benfica instituição e sua direcção ou o seu presidente, de tudo o que foi dito, plantado e insinuado por Guerras e Gomes da Silva e quejandos, que estes têm inclusive responsabilidades no clube.

      Na minha opinião, ainda há dificuldades em distinguir os gostos e valores pessoais de cada um relativo a um determinado perfil em termos de liderança do que objectivamente tem sido feito no clube.

      Não temos que gostar das pessoas. Temos, na minha opinião, que somar o deve e haver destes 3 anos e pico.

      Eliminar
    21. Nuno Bispo

      Tal como não podes separar a Instituição Benfica daquilo que foi plantado pelos Gabrieis e Guerras, exactamente o mesmo digo eu a respeito dos Machados e dos Inácios, ou seja...tudo isto é uma pescadinha de rabo na boca, foi uma "baixeza" comunicativa atingida de parte a parte que não teve retorno a ninguem e só serviu para minar a opinião publica e criar uma maior fosso entre Sportinguistas e Benfiquistas como se fossem duas especies diferentes.....que não o são, bons e maus existem em qualquer lado, estou farto de o dizer, sou Benfiquista por escolha própria mas digo com bastante gosto, fui muitas vezes a Alvalade (ao novo e ao velho) sentei-me muitas vezes com a Juve, no espaço para sócios etc, exactamente porque sei ver futebol e as cores não me turvam avaliação sou benfiquista mas sei ver o lado "cinzento" do futebol....só para ter uma noção a minha primeira bandeira cachecol e camisola eram do Vitória de Setubal (no final dos anos 80) clube da minha região, e foram imensas as vezes que fui e vou ao velhinho Bonfim ver jogos do Setubal, porque ....lá está à sempre aquela "costela", dai eu recusar-me a colocar palas e a só ver uma cor.

      Volto a repetir Nuno, o que o Saraiva fez está equiparado ao que fez imensas vezes o Gabriel no Benfica.......por muito que queiras diferenciar, agora vamos a ver até onde e quando ele mantem este genero de postura..

      Volto a dizer o que disse num outro comentário não concordo com o que foi dito pelo Simões....apesar de ter achado estranho tanto empurrão e puxão de CRonaldo a Santos, acho que são coisas evitáveis, mas tb sei ver que a tensão estava alta e a promessa
      "de titulo" estava ali bem mais real do que nunca, por isso acredito que isso tenha "excitado" em demasia o Ronaldo, mas atenção não podemos desresponsabilizar tb a atitude, mas lá está não acho que seja "util" ou "válido" apontar o dedo a alguem que estava visivelmente em cima de um "caldo de nervos e alta tensão" por estar prestes a atingir um feito que poucos acharam possivel, ou seja, não defendo o Ronaldo mas tb não o critico, todavia não posso desculpabilizar o Simões por uma critica tão descabida, mas ainda no mesmo rumo Saraiva se tivesse dito algo semelhante ao que eu disse mesmo que por outras palavras e que se mantivesse apenas na "critica construtiva" para com o Simões, eu nada teria a apontar, agora "montar-se no corcel branco em luta pela defesa do jovem indefeso" mas não em nome próprio apesar de usar o seu canal próprio, fica sempre no ar aquela cena do "ele fez porque mandaram"...e nesse aspecto não posso concordar, se o Sporting achava por direito que devia defender o Cristiano, utiliza-se os seus próprios canais....



      Eliminar
    22. LdA e MM

      Sempre adorei aquela velha convivência que havia entre Sportinguistas e Benfiquistas nos cafés ou tabernas, era giro....fui criado dentro desta onda e ainda por cima numa zona onde existe outro clube histórico que se chama V.Setubal.

      Foi uma infância/Juventude engraçada :), a minha familia reunia vários "gostos clubisticos" deste o Setubal, Benfica, Sporting, CUF (um autêntico fanático) Porto e Belenenses, esta variada permiti-me crescer e fazer me gente com uma personalidade vincada mais com boa aceitação da opinião contrária, é que se não fosse assim havia discussão pela certa LOL, mas foi interessante sem duvida.

      P.S.: Tal variedade de gostos só foi possivel porque meia familia é oriunda da zona norte, depois muita gente da margem sul e mais uns quantos do Ribatejo eheheheh.
      Mas lá está gosto do Benfica, aliás sou perdido pelo Benfica, mas não tenho palas nem a mente reduzida.


      Cumprimentos


      Continuem a ser um dos poucos blogs em que a vossa opinião não se atira ao fanatismo clubistico primário mas sim a um blog de "humanos" afectos a um clube que têm ideias e opiniões próprias
      Abraços

      Eliminar
  11. O comunicado de Saraiva foi nenhum embaraço para o clube. Nem está ferido, em substância, de falta de rigor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que não representa embaraço, Nuno. Mas alguns claramente têm pontos de vista diferentes. Deve ter haver com os níveis de tolerância de cada um, ou então é o criticar por criticar que, convenhamos, tem sido apanágio deste blogue nos últimos tempos.

      Eliminar
    2. "Deve ter haver..." Eishhh...

      O Sr. Bruno está a habilitar-se a substituir o Nuno Saraiva enquanto director de comunicação? Vai muito bem encaminhado, devo dizer.

      Eliminar
    3. Sr. Virgílio,

      Continua alarmado e irritado, pelo que vejo. Chega ao ponto de estar atento a pequenos erros nos meus comentários. Fico feliz pelo tempo que me dedica. Obrigado.


      SL, e afine bem o seu dicionário automático porque daqui para a frente também estarei atento aos seus comentários.

      Eliminar
  12. Aos digníssimos que comentaram (todos, sem excepção),

    Um excelente dia e obrigado pelas palavras. Continuem a procurar educar-me por motivos que associarão a BC ou à sua direcção, ainda que fale (eu) de Nuno Saraiva e de um texto que escreveu no facebook, Renato Sanches, Selecção Nacional, Jorge Jesus, Guardiola, Futsal ou Cristiano Ronaldo.

    Muita paz e obrigado pelas notas. Meditarei sobre elas, prometo.

    ResponderEliminar
  13. MM,

    Também acho que o Simões falou para 'defender' um amigo, mas outro que não Fernando santos... anda furioso da vida, coitado já que cada vez é mais difícil sustentar o amigo Eusébio enquanto a maior figura do futebol português. O CR7 ainda não acabou a carreira e já ultrapassou o amigo e isso doi-lhe.


    O que isto tem A VER com o SCP? Nada. O que ganha o SCP com isto? Zero. Porque sai o comunicado? Para ferir a imagem de um ilustre benfiquista. Apenas e só. Mais do mesmo, portanto: viró disco (ou seja DC) e toca o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Virgílio,

      Não sabemos as razões mas seria imprudente questionar o direito que A. Simões tem de versar sobre a selecção Nacional. Até imagino que N. Saraiva pudesse ter escrito qualquer coisa inspirada no tema desde que o fizesse de forma cuidada e inteligente. Não foi o caso. Um dos problemas que o Sporting actualmente nos coloca é o de não sabermos se aquilo que nos dizem é verdadeiro. Passará aquele texto uma imagem verdadeira de N. Saraiva? Não sei. Mas lendo-o senti-me "obrigado" a exprimir incómodo pelo que li.

      Como sugeres, os complexos são mais do que muitos. E como pela enésima vez a caixa de comentários demonstra (RG e demais alienados que vêm para aqui falar de "cabecinhas"), esses complexos estão a tomar conta do Sporting.

      O tempo da subserviência, se é que alguma vez existiu, viu-se substituído pelo tempo dos labregos (labregos, não saloios, termos com significados bem distintos).

      "Para ferir a imagem de um ilustre benfiquista"

      Virgílio, julgando pela amostra, se eu pudesse escolher, preferiria muito mais falar de futebol, do Sporting ou doutra coisa qualquer contigo ou com o A. Simões do que com Nuno Saraiva - seja lá quem Nuno Saraiva for. Julgando pela amostra, repito.

      São de uma inconsequência total. Um abraço enorme.

      Eliminar
  14. "O tempo da subserviência, se é que alguma vez existiu, viu-se substituído pelo tempo dos labregos (labregos, não saloios, termos com significados bem distintos)"

    Mais um bom exemplo para alguns leitores analisarem a elegância de certos autores do blogue. Quem não partilha da opinião desses autores é apelidado de labrego.

    Mas algum sportinguista se revê nesta palermice?

    ResponderEliminar
  15. MM,
    o senhor é o M. Humberto? Não lhe reconhecia tanta provocação.

    Leão de Alvalade,
    realmente só falta mesmo um post no "a Norte" sobre a foto do Eusébio junto à taça dos campeões europeus, para não ofendermos a sua memória.

    Virgilio,
    você faz-me lembrar uma personagem do blog Centuria Leonina com o nick "MAF". Mas essa personagem era mesmo virtual, criada para apimentar o blog pelos seus autores. Espero que o Virgilio seja "real", para levar as suas opiniões a sério.

    (repito o comentário que deixei num post mais abaixo porque se mantem actual)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela minha parte, se tanto, a provocação desapareceu, especialmente em relação ao Benfica. E ainda bem porque assim podemos concentrar energias naquilo que realmente importa.

      Precisaste de 10 linhas para dizer coisa nenhuma e tentar de forma inütil atacar quem aqui escreve. Faz-te um favor e tenta comentar alguma coisa minimamente válida. O ambiente agradece.

      Eliminar
    2. Metralha,

      Já o Metralha faz-me lembrar um dos quatro irmãos...

      Aproveito para agradecer o elogio. Gostava muito do 'Centúria Leonina'. Cheguei mesmo a ser lá redactor exactamente com o mesmo nome que utilizo aqui. Às tantas todos os redactores eram virtuais e os textos apareciam publicados por via do santo sacro espirito santo...

      Abç.

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)