sábado, 29 de outubro de 2016

Nacional 0 - Sporting 0: Ensaio para requiem de uma época

Pela primeira vez em muitos anos marquei deliberadamente uma actividade para a hora do jogo, precisamente o contrário do que é habitual fazer. Não era difícil intuir que, tendo em conta as prestações da equipa, a possibilidade de perder novamente pontos era considerável, o que se veio a verificar. Mas nunca foram os resultados que condicionaram o meu compromisso com o clube.

A reincidência de episódios menores (os comunicados patéticos do Saraiva, a triste rábula do atleta paralímpico, e o inqualificável e incompreensível episódio da apresentação do almanaque de Rui Tovar) mas que, pela rejeição que me provocam este tipo de comportamentos, exigem a  procura lugares e matérias onde o ar seja mais respirável do que a proximidade que este Sporting permite. 

Os piores receios aqui anteriormente antecipados confirmam-se e a delicadeza do momento acentua-se à medida que os resultados não surgem. Por certo lá teremos esta semana mais circo e bolos para entreter e desviar a atenção, quando o que o bom senso recomendaria era discrição, concentração de ideias e forças e não dispersão, e um toque a reunir. É nos piores momentos que as lideranças mostram do que são feitas, porque bater no peito e voltas ao redondel em maré de vitória é o mais fácil.

Não há como negar a gravidade do momento: cada vez que se acumulam as perdas de pontos são pregos que se estão a espetar no caixão desta época. Mesmo sem ter visto o jogo não é difícil de adivinhar que este se assemelhou a mais um ensaio do requiem de uma época.

15 comentários:

  1. Onde estava o cobardolas quando os jogadores e equipa técnica , foram bater palmas aquando da derrota no Nacional? , onde estava o fanático q andou a festejar uma taça d portugal por mérito de marco silva que tinha o pior ambiente dentro de um clube e que esse indecoroso expulsou da forma mais miserável , por ja ter garantido JJ para a próxima epoca, onde anda o mentiroso que disse que iam recorrer da Doyen , onde anda o aldrabão que fez os ´socios pagarem o pavilhão ? e gaba-se de o ter feito ? onde anda o cobarde que faz assembleias gerais como se fosse a pide , ou cria tribunais para ex presidentes que acusou de má gestão desportiva , quantos jogadores do Scp na era do mentiroso compulsivo foram comprados , e que foram utilizados , para falar de boca cheia e de moral? Onde está a comunicaçao do cobarde que a ultima vez que pediu uma conferencia foi para interferir sobre o benfica e da questão dos vouchers , num dia de champions e depois de tantos desaires não teve mais coragem de fazer outra conferência? onde anda o mentiroso das contas consolidadas que não as apresenta ? para ganhar tempoo de manobra até as eleições? e por isso teve que vender Montero à pressa , custando se calhar da mesma forma o campeonato ao Scp epoca passada , como ja o tinha feito em guimarães num comunicado pelo facebook a denegrir Marco Silva e seus jogadores ficando marco silva e Nani e outros jogadores extremamente ofendidos na sua dignidade quando a equipa jogava bem até esse jogo. Onde anda a explicação do porquê o clube aumentar mais de 200% os salários de toda a sua direcçao toda sem ganhar nada , usar dinheiros do acordo da NOS e depois pedir ajudas de custo para o pavilhao que ja tambem tinha sido pago pelos adeptos? depois dá 50€ a um paraolimpico e usa o trabalho e o mérito desse atleta para vangoliar se é um cobarde e um mentiroso. O obcecado criou um problema para continuar a poder exibir-se deu mérito ao treinador e poder , aumentou o treinador , e os jogadores ? , e depois ainda vem dizer todo gabarolas que este treinador produz obras de arte quando o próprio treinador do scp a seguir reforça que só são melhores porque sou eu que os treino. Fantástico.. Os jogadores adoraram isso. Já tinha alertado para isso mas andava tudo demasiado cego com o benfica , e enquanto assim forem enquanto o ódio for maior que o Amor ao seu clube o clube não evoluiu e entra em tácticas suicidas , ganhar a todo o custo. Agora parece que alguns já vao tendo visão e vendo fora da box.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que há gente que detém a verdade! gente séria!! ainda bem!

      Eliminar
  2. Toda a razão, neste SCP os resultados ainda são o menos. De qualquer forma e pelo que parece esta direcção também vai ter que contar pela primeira vez com o Porto. O que na realidade faz com que não estejamos só a 7 pts da liderança. Sete pontos para o Benfica. Vida muito complicada para o mais melhor bom. E ainda mais para quem tem que lhe pagar o ordenado todos os meses. Nomeadamente agora que já só ganhou no Benfica devido aos vouchers. Vai daí a renovação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso já tenho pensado ... se é sabido que o esquema dos vouchers já estava em pleno andamento nessa altura

      Eliminar
  3. O jogo foi mau, com alguns momentos de "solteiros e casados". O que me leva a suspeitar que os jogadores estarão de costas voltadas para a grande estrela JJ, após aquelas declarações tão desajeitadas em que chama a si todos os louros do trabalho da equipa e se desvia da responsabilidade nos momentos menos bons.
    O divórcio entre equipa e treinador normalmente leva a épocas desastrosas. Vamos esperar que tudo se recomponha.
    Se entrarmos pela contratação de mais um contentor de jogadores em Janeiro, temo que se JJ sair quem vier a seguir vai levar com um colapso estrondoso no investimento. Uma contração que nos levará de novo a lutar pelo 3º lugar.

    ResponderEliminar
  4. A questão é: após 4 anos, dois deles com Jesus, quem acredita que Bruno de Carvalho, completamente isolado dentro da "estrutura" que criou (quem o aconselha? Octávio? Inácio?), tem inteligência e humildade suficientes para reconhecer que se cometeram imensos erros, e o treinador hoje é mais problema que solução?

    E mesmo que admita a ele próprio que Jesus é um problema, como o vai resolver sem pagar uma das maiores indemnizações da história do futebol? Onde está o director desportivo? E o scouting? Vai retirar-lhe responsabilidades, admitindo que ele é demasiado incompetente para montar o plantel? Vai contratar jogadores contra a sua vontade?

    Pois é, graças à sua gestão o seu futuro saiu das suas próprias mãos e passou para as do Jesus.

    O problema não são uns empates como é óbvio. O problema é que futuro tem esta "parceria". Basta olhar para o que aconteceu ao Lopetegui entre a 1ª e a 2ª época.

    BdC caminha rapidamente para o 5º ano sem vencer o campeonato (praticamente impossível esta época, jogando "isto").

    Quantas mais épocas tentativas é que ele está convencido que merece?

    ResponderEliminar
  5. E o penalty escandaloso sobre o Bruno Cesar?Era uma hipotese para o WC se redimir.Como fa de JJ eu penso que voces estao a fazer uma tempestade num copo agua.Lembro-me da segunda epoca de JJ no meu SLBenfica e apesar de perdermos 5-0 no Dragao,na segunda volta a equipa voltou a jogar bom futebol.O SCP perdeu 3 jogadores titulares mais 1 que esta lesionado,acrescentar a isso os principais reforcos ja vieram no fim de Agosto.E claro que e facil para mim falar mas ainda ha muito campeonato e JJ nao tem nada a provar.

    ResponderEliminar
  6. Quem contrata o treinador mais caro da história do futebol português ao maior rival e mal começa 2ª época, com mais duas de contrato e já anda a passar a mensagem que o Jesus só foi campeão no Benfica com vouchers ou não percebe o paradoxo em que se está a enfiar ou ainda é mais estúpido do que se poderia imaginar. Mas há indemnizações que fazem mal a muita gente. E quando custa mais pagar a um que a três ao mesmo tempo...

    ResponderEliminar
  7. Até agora o treinador que mais ajudou o Sporting esta época foi o Couceiro.

    ResponderEliminar
  8. Quando um benfiquista tem o comentário mais lúcido num post de um blog sportinguista, acho que devíamos todos acalmar, reflectir, e tentar ser menos impulsivos.

    Como disse numa posta anterior, o mundo sportinguista está demasiado divido nos pró e anti BdC. Isso não é bom pois retira racionalidade à análise. Há coisas más, mas também há coisas boas. Endeusar ou diabolizar tudo, é apenas mais um favor aos rivais.

    Eu prefiro concentrar-me no problema em concreto - a equipa de futebol está a jogar mal. Existem certamente razões estruturais, mas acho, sinceramente, que são sobretudo teimosias tácticas de JJ a determinar o actual momento, atendendo aos jogadores que tem disponíveis. Como também acho que ele é um bom treinador, penso que vai perceber e mudar, pelo menos enquanto não contar com Adrien.

    Se ainda vamos a tempo de recuperar a desvantagem? Isso já é uma história bem mais complexa... Como escrevi num outro blog, não é só por nossa causa, é que o slb neste momento joga bem à bola, o que aliado ao poder institucional, mediático e financeiro que actualmente dispõe fora das 4 linhas, torna a coisa muito, mas muito, complicada...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentario lúcido do benfiquista esquece que nessa época acabamos a 21 pontos do FCP. Tivemos um período de 15 ou 16 vitórias seguidas que serviram para ficar aquela distância e esgotar fisicamente uma equipa que não teve forças para contrariar o Braga na meia-final da Liga Europa.
      Ainda estão 75 pontos em disputa, falta muita coisa e o ano passado também estivemos a 7 pontos e recuperamos.

      Outro benfiquista.
      Ps: boa sorte para Dortmund.

      Eliminar
    2. Obrigado pela boa sorte. Retribuo.

      Em relação a essa época, é verdade o que diz. Mas também ninguém diz que JJ é perfeito. Todos os treinadores têm épocas menos conseguidas. Mesmo assim, recordo que essa foi a época do 5-0 no dragão, o que marcou muito a equipa. Além disso existia do outro lado um fcp ferido pelo caso do túnel e a jogar um futebol fora de série (para o qual nós contribuirmos com a venda do João Moutinho). Mesmo assim, JJ conseguiu recuperar relativamente bem a equipa e fez uma boa campanha na liga Europa, onde, na minha opinião, jogou melhor do que o Braga nas meias-finais. Agora nessa época dificilmente alguém ganhava ao fcp. E o vosso presidente, percebendo isso mesmo, em vez de colocar tudo em causa, decidiu-se pela continuidade, com os resultados que conhecemos. Podiam ser melhores? Podiam. Mas atendendo ao vosso histórico recente até então, até que não foi mau, pois não?

      SL

      Eliminar
  9. Como sócio e sportinguista há muitos anos, é muito triste o que se vem passando. A nível de resultados e sobretudo de exibições. Talvez seja altura de equacionar mudanças... E a 1ª talvez seja convidar Jesus a ir para o céu...

    ResponderEliminar
  10. Neste momento a coisa mais preocupante para os sportinguistas é não haver alternativa a Bruno de Carvalho nas próximas eleições. Bem sei que não fácil alguém se chegar À frente quando elementos das claques são usados como arma de arremesso a qualquer voz discordante com a actual direção, mas penso que continuarmos com este presidente é uma tragédia sem precedentes... vergonhas atrás de vergonhas: desde o depósito de um seu vice presidente na conta de um árbitro, até ter um excelente ordenado e duplicá-lo só "porque sim" (além de ter garantido um prémio de campeão igual ao de jogadores e treinadores! surreal...), pagar um ordenado principesco ao treinador, e porque apenas ganhou uma supertaça aumentar esse mesmo ordenado para níveis pornográficos, obsessão doentia com o SLB, se estava mal em termos de comunicação/comunicados, ao ir buscar este tal de Saraiva a coisa atinge o ridículo, e agora esta de ir lançar um novo almanaque só porque quer vender uma mentira em que ninguém minimamente inteligente acredita, é demais... por isso mais importante do que ganhar jogos é haver uma alternativa que impeça este individuo de continuar a ser presidente do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preocupante (para si) é como em meia dúzia de linhas confunde e mente sobre imensas coisas.

      Agradeço o seu conselho, mas prefiro o dos sportinguistas. Felizmente temos diversidade de opiniões que chegue e não precisamos de falsos moralistas preocupados com o nosso clube.

      Isto não quer dizer que não haja críticas construtivas de pessoas de outros clubes. Apenas não é o seu caso.

      SL

      Eliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)