quinta-feira, 24 de novembro de 2016

No mais puro "croquete style"

A SAD do Sporting aproveitou as vésperas do jogo como o Real Madrid para divulgar a entrada de novos investidores, numa operação a rondar os 18 milhões de euros. Divulgar que é bem diferente de informar, uma vez que não são avançados os nomes das entidades ou pessoas envolvidas como obrigam as mais elementares normas de transparência. 

Quem são, o que fazem, ao que vêm? Qual a razão para manter o nome em segredo? Admitamos que o segredo é alma do negócio enquanto este está por concretizar. Mas se a razão é essa porque se divulga já? Enfim, um sem número de questões, estas e outras que se levantam. Mas o mais importante aqui é a "divulgação" de uma noticia, num timing claramente escolhido para se furtar à atenção dos interessados que somos todos nós, Sportinguistas.

Mas, para lá do aspecto formal, há que considerar as suas implicações. É que esta não é uma mera operação de aumento de capital, implica a emissão de mais um lote das já famosas VMOC´s, no valor 55 milhões de euros. Assim, o valor total de obrigações convertíveis cifrar-se-á em breve em 190 milhões de euros, isto para uma sociedade com um capital social de 85 milhões de euros. 

Entretanto, se nada for feito, em 2026 o clube está obrigado a recomprar 52% desses 190 milhões, o num valor a rondar os 99 milhões de euros. Os bancos, outrora uns ladrões, hoje amigos, já detêm um terço da SAD, que com esta reestruturação financeira tantas vezes elogiada como exemplar, alienou cerca de 40% do seu capital. 

A possibilidade de os bancos ficarem com dois terços no final da operação parece-me remota porque não têm interesse nem vocação para administrar SAD's pelo que, se o clube nada fizer, terá que se haver com quem os credores encontrarem para ficarem com as acções que então deterão.

Esta forma de onerar os vindouros e o método e o tempo escolhidos na sua divulgação fazem lembrar, para pior, o que muitos hoje chamam de "geração croquete". Infelizmente muitos desses deviam estar a dormir aquando das primeiras emissões e, pelo que se vai vendo, ainda não acordaram. Se nada for feito, em 2026 acordamos todos. Provavelmente aos gritos. 

Qual é o meu receio? É que em 2009, quando esta solução foi apresentada, "isto" ia ser resolvido, só que a maturidade da primeira tranche chegou em Janeiro deste ano e a solução encontrada foi empurrá-la, ela mesma, a solução, para 2026...

29 comentários:

  1. Se nada for feito, em 2026 acordamos todos. Provavelmente aos gritos. Talvez. Se nada for feito ... !
    No entanto se nada tivesse sido feito aqui há uns 3 ou 4 aninhos agora nem havia assunto para este e outros blogs. E os gritos já tinham sido todos dados. E já não havia Sporting para ninguém...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem te disse a ti q o Scp acabava?
      és assim tão inocente ?
      descalça lá as pantufas da mamã e faz-te um homem q pensa pela propria cabeça

      Eliminar
    2. Conana,

      Nesses saudosos tempos este blogue não via qualquer problema de gestão.

      Problemas existem agora porque a Direcção não é das cores croquetes que o Leão de Alvalade gosta...

      Eliminar
    3. Anónimo 14:14:

      Nesses saudosos tempos se por acaso tivesses passado aqui estarias muito melhor informado. Tens aqui com que te entreter desde 2009. Não é de ontem nem de 2013 para cá:

      https://anortedealvalade.blogspot.pt/search/label/VMOC

      Eliminar
    4. Pedro Lundergard, aconselho-te a tomar todos os teus caldinhos que tão sabiamente receitas aos outros. É bom que experimentes a coisa primeiro antes que mates alguém ...

      Eliminar
  2. conana,

    é "engrassade". No tempo que muita gente diz do antigamente ou dos croquetes a narrativa era precisamente a mesma: "ou nós ou caos".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que interessa saber, quando se fala em transparência, é se foi na verdade comunicado algo de novo e fora do âmbito da reestruturação financeira. Novos investidores? Não é novidade. Nova emissão de VMOCS para substituir uma tranche anterior? Também não.

      Quanto à questão da sustentabilidade financeira, interessam também saber alternativas às actuais, num contexto de uma dívida incomportável e que asfixiava o clube. Convém não esquecer que em cima de um passivo monstruoso, nos 3 anos anteriores a BdC, somaram-se 120M de prejuízos.

      Eliminar
    2. Isso do nós ou o caos é o LdA que diz, eu não disse nada disso.
      O que eu escrevi é tão óbvio que dói ter que explicar.

      Eliminar
    3. Nuno Bispo,

      as alternativas não eram muitas, é um facto. O que me parece dever ser assinalado é que se inverteram os prejuízos até ao exercício anterior a este, o que agora foi interrompido mas facilmente se supõe que volte aos exercícios positivos no próximo. Porémm a acumulação de passivo encapotado nas VMOC´s não deixa de aumentar e isso já nada tem a ver directamente com os executivos anteriores, embora continue a ser essa a narrativa. Então esta última tranche de VMOC's, enfim.

      Ah, e tal, estava previsto na reestruturação financeira. Ah ok, estou mais descansado, excepto naquela parte das letras pequenas, de ter que desembolsar 90 milhões ou perder a maioria. E claro, a alienação de 40% da SAD que também estava prevista mas duvido que a generalidade dos sócios (uma infima parte...) que aprovaram estas decisões soubessem o que estavam a fazer. Ainda bem que tudo está uma maravilha só porque já estava previsto na reestruturação.

      Ah, e depois vamos ver quem são, e de onde lhes veio o dinheiro aos novos investidores. É capaz de se perceber então melhor o segredo e o facto consumado...

      Eliminar
    4. Escapou-me a parte em que alguém tenha escrito que isto está uma maravilha (seja lá qual for a razão, previsão, ou outra coisa qualquer)...

      Eliminar
    5. Caro LdA.

      Os 18M via aumento de capital não podem ser feitos sem os formalismos necessários. Não sei em que ponto está a negociação desta questão ou o quanto mais próxima está desde 2013, quando foi aprovada em AG. Se nada está fechado, nada pode ou deve ser anunciado e muito menos concretizado.

      O adiamento da dívida, seja pela alteração das maturidades, seja pela contratação de novos financiamentos, seja qual for a sua natureza, para liquidar anteriores, parece-me uma inevitabilidade desde que se estabilize o passivo total e esse está estabilizado.

      Sabemos da existência de contas reserva ( para futuras compras de VMOCs, abatimento do passivo ou melhoramento de infraestruturas), para onde têm que ser alocadas parte do excesso de vendas dos jogadores, sabemos que outra parte desse mesmo excesso terá obrigatoriamente que ser destinado ao abatimento da dívida, sabemos que parte dos prémios da Champions têm como destino o abatimento da dívida.

      Basicamente, teremos que na próxima década, replicar o que fizemos na última, no que à valorização de activos diz respeito, bem como a presença regular na Champions.

      Eliminar
  3. Até parece que "isto" não estava no processo de restruturação financeiro aprovado. Até parece que surge agora de nenhures...

    OK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse processo já estava inscrito que os bancos iriam investir 55M sabendo à partida que o SCP não iria pagar 91M?
      Parece-me estranho que bancos intervencionados pelo estado possam fazer esse tipo de negócios... mas, nunca fiando. Estamos em Portugal!

      Eliminar
  4. Ao contrário do que chegou a afirmar, como é normal, o Bruno nunca sonhou com um emprego destes. Daí a famosa #NãoMeDeixemCair.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tens aí uma alternativa, diz-nos qual para saber se fica o Bruno ou se vem outro para resolver os problemas.

      Eliminar
    2. Nas caixas de comentários não temos todos a mesma idade mental. Resolução de problemas? Assim que os biscates faliam o Bruno ia à correr e à noite esconder as ferramentas para não pagar aos credores. E aos "funcionários". Alguns tostões. Com Milhões pediu um peito emprestado.

      Eliminar
  5. O Sportingin nao aproveitpu a vespera do jogo para Dar estä informacao. Mais uma vez este blogue por a cabeça entre as pernas e vê as coisas ao contrário.
    Está operação já estava planeada há muito tempo. Desde a reestruturação financeira. Concordar com ela ou não é legitimo. Eu não gosto do facto de termos que pagar quase 100 milhões daqui a dez anos. Claro que não. Mas é como ir pedir dinheiro a agiotas para pagar uma operação que nos pode salvar a vida. É uma opção? Talvez não. Mas quando a alternativa é morrer... Não me parece que a escolha seja difícil.

    O Sporting falou deste assunto antes do jogo porque apareceram por estes dias umas notícias bombásticas sobre o assunto. Tão bombásticas que já eram notícias de 2015. Mas como há muita gente que não segue a vida do Sporting, só se aperceberam agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Bruno Ope, os acontecimentos são tal e qual os que descreveu.
      Em vésperas de um jogo importante para as aspirações do clube, a TVI e a CMTV acharam por bem desenterrar um tema que já foi divulgado e noticiado em 2015. O comunicado do Sporting veio no seguimento disso, tentando esclarecer a situação, mas este blogue, como de costume, fez os ataques do costume, sem antes se dar ao trabalho de verificar os factos...

      Eliminar
    2. Vítor Hugo Vieira,

      o comunicado do Sporting não esclarece o que é mais importante e cujas perguntas são feitas neste texto. Este bloque, como é normal e de costume, limita-se a reagir não ao que os outros fazem e dizem mas sim ao diz o Sporting. Os ataques do costume são os de sempre, os factos estão no comunicado do Sporting.

      Eliminar
  6. eu tenho consciência que isto é chover no molhado mas cá vai mais uma tentativa:
    falar em vmoc como o apocalipse é apenas estúpido. como julgo que concordaremos que o dinheiro fazia falta para a actividade, parece-me que podemos podemos afirmar sem contestação que esse "passivo"
    teria sempre que existir. vindo de vmos ou empréstimo (bancário, obrigacionista, etc).
    a diferença entre vmoc e um empréstimo é que, no vencimento, se o capital não for pago as consequências são diferentes. enquanto no primeiro caso o montante da dívida é convertido em capital social, no segundo existe uma execução das garantias que forem prestadas. por outras palavras, no caso das vmoc, a garantia que é dada, exclusivamente, é uma participação na sociedade. daí que, como operação financeira, não se registe em passivo mas sim em contas de capital.
    se entendermos isto, falar em "esconder passivo em VMOC" pode ser um soundbite muito fixe para dizer mal mas é uma parvoíce completa.
    sendo minimamente honestos, se no vencimento não houver dinheiro para pagar a dívida, o mais provável independentemente da forma como o dinheiro foi obtido, é melhor o credor passar a ser nosso sócio que, em última análise, requerer a nossa dissolução. a mim parece-me óbvio, pelo que o apocalipse estaria muito mais próximo se fosse um empréstimo bancário que com as vmocs, como aliás 2013 demonstrou.
    agitar a bandeira do controlo da SAD também não faz sentido por 2 motivos: 1) a divisão das acções em A e B; 2) é melhor ter 40% de um clube a funcionar que 100% de um clube falido a actuar no campeonato nacional de seniores, vide AD Leiria
    espero com isto contribuir positivamente para o debate e evitar que seja utilizada como arma de arremesso entre sportinguistas, nomeadamente ler comentários depreciativos "en passant" para a actual direcção ao mesmo tempo que se ignora o facto das vmoc terem sido estreadas por anteriores direcções.

    ResponderEliminar
  7. Conheço este blogue há muito tempo mas raramente comento porque não gosto da controvérsia que se gera nas caixas de comentários. Nem sempre concordo com o escriba mas pelo menos reconheço-lhe coerência nas suas posições. Por isso parecem-me injustos alguns comentários que lhe são dirigidos. Depois são cada vez mais necessárias vozes fora do status quo, porque é por demais evidente que embora haja muito trabalho feito pela actual direcção nem todas as opções são inquestionáveis, até pelo contrário. E depois é cada vez mais evidente que o presidente vai dando cada vez mais mostras de precisar de se rodear de pessoas que o confrontem (no bom sentido) obrigando a questionar-se e não apenas de pessoas que apenas digam que sim a tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse último parágrafo é de excelência. Com a vantagem de servir a todos: detractores, críticos (no bom sentido) e apoiantes.
      Poderia servir de lema "Como apoiar a Direcção" mas, infelizmente, se a maioria dos detractores entra de cabeça e olhos fechados, entre os apoiantes encontramos muitos com o mesmo comportamento.
      Infelizmente, repito, porque os interesses do Clube têm que estar, sempre!, acima das questiúnculas e agendas privadas.
      SL

      Eliminar
  8. A mim parece-me que o actual momento do NOSSO Sporting reveste-se de uma dicotomia perigosa: quem nao e' por nos e' contra nos...se nao e' preto e' branco...ou esta' tudo bem ou esta' tudo mal...se nao e' 1 entao e' 0...ou se apoia cegamente ou se critica cegamente...
    Esta direccao nao faz tudo bem, logo nao e' perfeita e e' passivel de criticas...as anteriores nao fizeram tudo mal...
    Julgo que esta direccao tem tudo para verificar o que as outras fizeram de mal e tentar corrigir, mas tambem analisar o que fizeram de bem e tentarem fazer igual ou melhor.
    Quanto a nos socios, ou simples adeptos, aplica-se o mesmo principio.
    Mais uma vez: quem leu o acordo de reestruturacao financeira sabe que isto estava la tudo. Nada disto e' novidade e tudo isto foi votado. Nao gostam? tivessem ido 'a AG e tivessem votado contra e apresentado alternativas.
    Mais uma vez este episodio revela que a nossa comunicacao e' inexistente, porque se existisse, anteciparia as "noticias" bombasticas dos suspeitos do costume, esvaziando-as.
    Goste-se ou nao, o LdA manifesta coerencia no seu pensamento e os seus escritos aqui estao para todos lermos. O blog em determinada altura escorregou para um dos lados da dicotomia que acima mencionei mas em boa hora estabilizou.
    Continue caro LdA, criticando quando acha que deve criticar e elogiando quando acha que deve elogiar.
    Eu agradeco-lhe a coerencia.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David, obrigado.

      O que o meu caro qualifica como "O blog em determinada altura escorregou para um dos lados da dicotomia" terá, creio, a ver com o período final da gestão de Godinho Lopes. Na altura manifestei a minha oposição ao processo iniciado para a sua destituição por me parecer perigoso face à situação da equipa na tabela classificativa e, sobretudo, contra a forma encontrada de efectuar a AG que, creio, tinha todos os ingredientes para correr mal. Houve quem interpretasse isso como apoio à continuidade de GL, o que devo dizer não me parece correcto e até injusto. Devo contudo dizer que estou de consciência absolutamente tranquilo e como me movo por convicção hoje, nas mesmas circunstâncias, faria o mesmo por me parecer ser a melhor forma de defender os interesses do Sporting.

      Eliminar
    2. Nao, LdA...refiro-me a uma altura bem mais proxima do actual momento, quando o LdA por falta de tempo "entregou" a escrita normal deste blog a outra pessoa.
      Relativamente ao que pensou ser a ideia subjacente ao meu comentario la' esta'...por nao ser 1 nao quer dizer que seja 0. E tal como nessa altura esteve contra a AG nao querendo dizer que fosse a favor de GL tambem agora, por se criticar a direccao nao quer dizer que se seja contra.
      A critica e' sempre positiva desde que racional e nao fulanizada.
      SL

      Eliminar
  9. Lda, talvez ler o documento da restruturação financeira o esclareça, ir às assembleias também ajudava. Mas acho que não é isso que você quer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Incognitus,
      talvez o meu caro queira demonstrar aqui o seu superior conhecimento do documento, bem como em que é que o texto acima revela o desconhecimento do mesmo. Obrigado.

      Eliminar
    2. Cálculo que a sapiência seja comum à maioria dos sportinguista, para os que infelizmente não gozam desta característica posso sempre sugerir o Google, basta colocar lá o nome dos documentos que procuramos e voilá. Se mesmo assim houver dificuldade posso sempre digitalizar e enviar por e-mail o que tenho. Fico ã espera de uma adenda ao seu texto.

      Eliminar
  10. Penso que é óbvio e flagrante (para quem tem um pingo de inteligência) que a estratégi desta direção é essa mesmo: quem viera seguir que apague a luz.
    Vamos adiando, adiando, e quando acordarmos talvez já seja tarde demais.
    "Quem são, o que fazem, ao que vêm? Qual a razão para manter o nome em segredo?" - aí estão boas e pertinentes questões, que julgo que os Sportinguistas mereciam ver respondidas. Mas infelizmente o diretor de comunicação do SCP anda muito preocupado com as entrevistas dadas pelo diretor financeiro do SLB...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)