quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Marta Soares tem que se explicar a Bruno de Carvalho (e vice-versa)

Tem sido até agora muito pouco interessante de seguir a disputa eleitoral que terá o seu desfecho no próximo dia quatro de Março. Acusações, insultos e o uso de linguagem pouco recomendável tem-se sobreposto  ao debate de ideias e projectos para o clube. Talvez porque umas e outros (ideias e projectos) tenham muito pouca substância e sustentação?

A primeira grande polémica já estalou, com a lista de Pedro Madeira Rodrigues a acusar o PMAG Marta Soares de parcialidade e falta de ética, complementando a acusação com o desrespeito ao que está disposto nos estatutos. A lista de PMR entende que uma vez que Marta Soares é parte interessada no acto eleitoral, uma vez que se recandidata ao lugar, se deveria afastar temporariamente do cargo, por "violar os mais elementares princípios democráticos, de transparência e ética porque um candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral que é simultaneamente presidente em exercício não está em pé de igualdade com os outros candidatos".

O PMAG diz-se de "consciência tranquila", acrescentando que "não há nos estatutos ou regulamentos nada que me obrigue a afastar-me. Não devo obediência às preocupações do outro candidato. A questão da ética é de quem não tem mais argumentos, porque, para mim, a ética são os valores da consciência, da dignidade e da honra. E como eu tenho a consciência tranquila sobre os valores de isenção e responsabilidade do meu cargo, não me afasto do meu lugar de presidente da Mesa até ao dia das eleições. E depois, se ganhar, continuarei."

Pode haver quem entenda que isto das questões de ética e princípios não interessa para coisa nenhuma. Quem assim não pensa, ou pelo menos não pensava em 2013 era Bruno de Carvalho, como se pode ver no vídeo (ver à 1h e 18m)  que dava conta de uma das suas acções de campanha, mais precisamente em Vendas Novas.  Talvez seja melhor Marta Soares e Bruno de Carvalho conversarem sobre esta matéria.



35 comentários:

  1. E pouco tempo antes das últimas eleições não chamava aldrabão ao Bruno para quem o queria ouvir? Hoje a única diferença entre os três grandes em Portugal é mesmo só os equipamentos. E também é verdade que uns ganham mais que outros. E foi aqui que o SCP chegou. A um total deserto de valores. De tanto discutirmos o acessório desviá-mo-nos do fundamental.

    ResponderEliminar
  2. Já que falam tanto nos valores do Sporting e na sua perda, podem indicar se alguma vez um PMAG se demitiu antes das eleições pelas razões avançadas no post?

    O argumento do que o Bruno fez parece-me pouco consistente da parte de quem se preocupa tanto com valores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O HY não percebeu (ou não quis perceber, é o mais provável).
      O Leão de Alvalade não invoca a necessidade de JMS se demitir, nem advoga que ele não deverá concorrer a mais 4 anos nas listas de Bruno de Carvalho.
      Chama muito simplesmente atenção para a contradição, demagogia, cinismo, ausência de verdade e de critério nas formulações do próprio Bruno de Carvalho e do seu candidato a PMAG que em 2013, presume-se, estaria de acordo com o então pretendente à presidência do Sporting.

      Eliminar
    2. Manuel Abrantes?

      Eliminar
    3. Manuel HB, obrigado pela sua clarividência. Por acaso não percebeu que eu me referia ao argumento do membro da lista do PMR, o qual, pelo que li, não se referia a essa contradição. E continuo na minha, se era isso, afinal, não me parece grande ideia: quem se quer distinguir pelos valores que acusa o outro de não defender faria melhor em não usar os maus argumentos do outro. Mas isto sou eu, que não percebo nada...

      Já agora, esclareço que não concordo com o argumento, tenha ele sido usado pelo BdC ou seja por quem for. Dai a pergunta:quantas vezes já aconteceu isso na história do Sporting?

      Eliminar
    4. Não percebo a pergunta, HY. Aconteceu evidentemente em 2013, quando (segundo o próprio) Bruno de Carvalho não convidou Barroso para as suas listas porque este supervisionaria o acto eleitoral.

      Aconteceu aí.

      Eliminar
    5. Quem supervisou o acto eleitoral em 2014?
      O BdC não o convidou? E então? Se calhar até foi desculpa para não o convidar...ora o que eu leio é que o candidato (ou membro da candidatura) do PMR veio pedir que o PMAG se afaste do acto eleitoral. Isso já aconteceu alguma vez? Não invertamos as situações. Há acto mais importante para um PMAG do que supervisionar a AG eleitoral?

      Eliminar
    6. HY, comentei / comento o texto do Leão de Alvalade, não o que disse / diz qualquer membro das listas de PMR ou de BdC.

      Bruno de Carvalho em 2013 abriu o precedente entendendo que o então Presidente da Mesa, Barroso, não deveria recandidatar-se à renovação do seu mandato porque supervisionaria o acto eleitoral. É assim tão simples.

      Não foi Pedro M. Rodrigues nem qualquer outra pessoa que se lembraram do tema. Foi Bruno de Carvalho em 2013.

      Eliminar
  3. Totalmente de acordo, LdA. Actualmente o Sporting mais não sendo do que uma qualquer sociedade unipessoal (não em todas mas para muitas matérias), caractriza-se inevitavelmente pela ausência de regras, ausência de estratégia e ausência de padrões de funcionamento. Diz-nos a prática que no Sporting só existe uma regra: as regras são aquelas que mais convêm a um indivíduo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quais são as regras que deixaram de existir no Sporting? Os estatutos?

      Eliminar
  4. Que a campanha tem sido uma vergonha, é um facto.

    Mas não se diga que é por falta de substância das propostas, que a há e muita.

    Há é coisas que não interessam a ninguém como, por exemplo, a contracção de um empréstimo ou de uma "parceria" com um investidor inglês a troco sabe-se lá do quê para comprar a Academia que já está a ser paga em regime de leasing com a única intenção de antecipar o registo da propriedade para o nome do Sporting.

    Se isto não fosse a sério, diria que se tratava de uma brincadeira pensada por crianças de 10 anos.

    É possível ser-se mais infantil do que isto?? Ainda por cima quando se sabe que o contrato de leasing é sempre o que garante menores taxa de juro pq a propriedade apena se transfere no fim??

    Quanto à falta de parcialidade do Marta Soares toda a gente sabe de onde vem essa ideia. Vem da carta que o PMAG enviou ao Madeira Rodrigues a pedir que explicasse o clima de medo e coacção que ele disse exitir em torno da lista de honra do BdC.

    Para a lista A, levantar suspeitas gravíssimas, é na boa. Ter que demonstrar isso ao PMAG é falta de ética e parcialidade.

    Por outro lado, que sentido faz o Marta Soares suspender o exercício de funções? Quem é que o ia substituir? Alguém que foi eleito na sua lista? Ou alguém que foi eleito na lista que perdeu? E se fosse alguém da lista que perdeu para a lista de BdC nas últmas eleições, em que é isso seria imparcial?

    Por último, a situação do filme de 2013 não tem nada a ver com a a actual: uma coisa seria o BdC ter aliciado o PMAG então funções para ele passar a integrar a sua lista. Outra é um PMAG que já foi eleito concorrer novamente pela lista que o elegeu pela primeira vez.

    Que eu saiba é até uma questão de transparência.

    E é também o que acontece em todas as organizações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... uma coisa seria o BdC ter aliciado o PMAG então funções para ele passar a integrar a sua lista. Outra é um PMAG que já foi eleito concorrer novamente pela lista que o elegeu pela primeira vez."

      Bruno de Carvalho afirma no vídeo que por questões "éticas e morais" (lol), o então PMAG Eduardo Barroso não fazia parte das suas listas por ter a tarefa de supervisionar o acto eleitoral. Isto é, quando lhe perguntaram por que razão Barroso não se recandidataria na sua lista, BdC no lugar de responder com honestidade dizendo simplesmente o porquê (fosse qual fosse o motivo, a pergunta nem tinha nada de especial), preferiu contar uma história da carochinha retratando-se como o paladino da ética: "Barroso não se recandidatará porque supervisionando o acto eleitoral, seria pouco ético que o fizesse".

      Os atrasados mentais, na altura, bateram palmas.

      Eliminar
    2. E dão as cambalhotas que forem precisas para continuarem a bater.

      Eliminar
    3. E voltamos à essência da questão. A MAG é um orgão independente, mesmo os seus membros façam parte de uma lista, qual seria a solução? Quem a substituiria entretanto e até dia 4? De qq das formas, é poeira levantada por PMR. Que estas alusões acontecem por o PMAG ter feito o seu trabalho, perante insinuações de coacção efectuadas por PMR.

      Eliminar
    4. "Os atrasados mentais, na altura, bateram palmas."

      É este tipo de gente que passa a vida a colocar rótulos a BdC de ser isto e aquilo e depois fazem bem pior.

      Eu sinceramente preferia até que BdC aproveitasse e abdica-se do JMS ... assim que preferia que a Lista A em vez de atacar o PMAG apresentasse as provas das acusações que fez ... mas isso seria ser demasiado otimista e crente.

      Afinal de contas o que interessa são as quintinhas de interesses dentro e fora do SCP.

      Eliminar
    5. Por se tratarem de rótulos verdadeiros, pequerrucho e desonesto aldrabão assentam-lhe (Carvalho) muito bem, por mais desprazer e comichão que provoquem naqueles, como o Sérgio, que em prejuízo do Sporting apoiam pequerruchos e desonestos aldrabões. Por serem igualmente importantes, aos últimos assenta muito bem o rótulo de atrasados mentais.

      Nao há aqui mistério, Sérgio. (Na minha opinião.)

      Eliminar
    6. Tem calma Manel.
      Há quatro anos que tens algo atravessado na garganta e continuar a não te Co seguir exprimir em condições.

      Temo pela tua saude e pelo que te porao provocar mais 4 anos de BdC, por isso relaxa que nas próximas eleições, o teu candidato não tem hipóteses.
      Aqui é que não há mesmo mistério nenhum...

      Eliminar
    7. Meus amigos, passo então a explicar por A + B o que quis dizer.

      O contexto de 2013 não é comparável com o de 2017.

      O motivo é muito simples:

      - em 2013, presidente da mesa era o Eduardo Barroso,

      - O Eduardo Barroso tinha sido eleito 2 anos antes pela lista de BdC;

      - ou seja, o Eduardo Barroso foi eleito numa lista da oposição à do então presidente da direção, Godinho Lopes.

      -Durante os respetivos mandatos, o mau estar entre Eduardo Barroso e o então presidente da direção, Godinho Lopes, foi público e notório.

      - Como foi do conhecimento público, houve um pedido informal do Eduardo Barroso para que o Godinho Lopes se demitisse.

      - Na qualidade de presidente da Mesa, o Eduardo Barroso (que relembor tinha sido eleito na lista de BdC) convocou uma AG para demitir a direção de Godinho Lopes.

      - a AG não chegou a realizar-se, mas foi agendada porque à última da hora a direção demitiu-se, mas esteve agendada.

      Será que sou o único a achar evidente que o Eduardo Barroso não poderia estar na lista de BdC de 2013??

      Mas isto não é evidente?

      Além disso mantenho o que disse: uma coisa é o presidente eleito da Direcção e o presidente eleito da mesa da AG irem juntos a votos na mesma lista; outra, completamente diferente, é um candidato que não tem qualquer cargo pedir ao presidente da mesa que se associe a ele.

      E é isto.

      Aos senhores de cima que trocam argumentos por ofensas, pergunto se agora fui mais claro.

      Ou se acham que sou mais um "atraso mental" a "bater palmas" enquanto dou "cambalhotas".

      Eliminar
  5. Ia responder a isto mas o Jô respondeu, e bem, a partir da 6ª frase.

    ResponderEliminar
  6. Epá mas dois dos quatro comentários são de gente parva ou são mesmo iletrados e, portanto, utilizaram o primo ou o vizinho para publicar uma série de coisas sem lógica?

    O que está aqui em causa é que o sr. Bruno invoca procedimentos diferentes em função dos seus objectivos! Nada de novo. Mas que é esclarecedor, lá isso é. É o reino da mentira diária e abjecta. Parece um pastor da Igreja Universal. Berros e mais berros, murros no peito, dízimos e uma série de carneiros amestrados.

    Bem giro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo a linearidade que fazem, mas sem contexto a coisa fica dificil de concordar.

      Barroso era o PMAG num momento de polémica, na qual resultou a convocatória de uma AG de destituiçao do presidente do Conselho Directivo anterior e quando Bruno de Carvalho era acusado de ser o mentor da coisa.

      Marta Soares ( que não me parece de todo ser um elemento bem escolhido ), é o PMAG em funções num processo ordinário de Assembleia Eleitoral.

      Mais uma vez, o que propõem? Que BdC escolhesse uma MAG diferente para o próximo mandato só porque a actual é responsável pelo próximo acto eleitoral?

      Eliminar
  7. Ao que o SCP chegou.

    "Foi com uma grande emoção e alegria que li a tua mensagem no jornal! Senti-me de novo um adolescente outra vez. E tudo me veio à memória mais uma vez!", começou por escrever. "Foi em 1978 que se iniciou esta caminhada até à presidência do Sporting . Foi nesse primeiro jogo a que fomos que te disse, com o coração apertado, pernas a tremer e lágrimas de emoção nos olhos "um dia vou ser Presidente deste Clube!"

    Eu nunca estive numa assembleia de deus de uma seita religiosa qualquer mas duvido muito que se vá tão longe. Isto nem os carneiros comiam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais uma vez mais importante que a galáxia em que vive um embuste, até porque já vivia muito antes do SCP e por mais ridícula que seja a situação do clube no meio disto tudo e claro que é, é a quantidade de alienados à volta do embuste. Até porque não estamos a falar propriamente de nenhum "pastor" sobre-dotado. Um ignorante não passa de um ignorante e este nunca vai passar é da cepa torta. E se ao princípio se justificava tudo com as direcções anteriores agora até o coveiro mor aparece na Comissão de honra?! Ups! Será que os brunecos ainda têm mais algum neurónio oculto e de difícil compreensão? Ou será que ainda falta cair mais alguma capa ao Bruninho? Que com seis aninhos coitadinho, já chorava lágrimas de emoção só de pensar em ser presidente do esporting? E eu que nem sabia que o nosso Salvador fazia ânus hoje. Ainda sou excomungado.

      Eliminar
    2. Publicamente quem o topou bem logo no início foi o Dias da Cunha.
      "Ele não tem condições mentais para dirigir o Sporting. Para mim o presidente do Sporting ia para o manicómio. Absolutamente inacreditável. Loucura"

      E já foram tantos sinais para lá da sanidade. Diz-se e desdiz-se vezes sem conta e às vezes no mesmo dia. Em relação ao pai e sem qualquer referência até à data o único sentimento que me ocorria sempre era pena. Criar e depois ainda ter que viver com uma coisinha destas em casa… Mas o que é que um pai não faz por um filho? Mas devia haver limites para tudo e independentemente até de quem assinou a carta pelo senhor. Desta forma a única conclusão possível é que tal pai, tal filho. Mais uma vez, com muita pena. E ainda a ironia de dois dos maiores apoiantes serem médicos. Um porque quer é palco e o outro porque se sentiu despeitado pela Direcção anterior. Segundo o próprio. Mas mais uma vez, devia haver limites para tudo. Sobretudo para a vergonha de ser SCP hoje.

      Eliminar
    3. Publicamente quem o topou bem e logo no início foi o Dias da Cunha.
      "Ele não tem condições mentais para dirigir o Sporting. Para mim o presidente do Sporting ia para o manicómio. Absolutamente inacreditável. Loucura"

      E já foram tantos sinais para lá da sanidade. Diz-se e desdiz-se vezes sem conta e às vezes no mesmo dia. Em relação ao pai e sem qualquer referência até à data o único sentimento que me ocorria sempre era pena. Criar e depois ter que viver com uma coisinha destas em casa… Mas o que é que um pai não faz por um filho? Mas há limites para tudo e independentemente até de quem assinou a carta pelo senhor. Desta forma a única conclusão possível é que tal pai, tal filho. Mais uma vez, com muita pena. E ainda a ironia de dois dos maiores apoiantes serem médicos. Um porque quer é palco e o outro, porque se sentiu despeitado pela Direcção anterior. Mas mais uma vez, devia haver limites para tudo. Sobretudo para a vergonha de ser SCP hoje.

      Eliminar
  8. Calma brunecos. Mesmo que agora digam que não, no Benfica também houve quem apoiasse o Vale Tudo. E como gostam tanto do Benfica.

    ResponderEliminar
  9. PMR e seus apoiantes a acusarem Marta Soares de falta de respeito...
    O que é que PMR tem feito em toda esta campanha?

    ResponderEliminar
  10. Este blogue e outros continuam em campanha contínua para ver se conseguem ganhar eleições, seja de que maneira for e com quem for, mas o horizonte continua negro.

    Solução fraquinha e reles este City Lion.
    Não se conseguia mesmo nada melhor entre a oposição?

    ResponderEliminar
  11. Declarações do candidato a PMAG Rui Rodrigues:

    «Devemos encarar o ato eleitoral com a maior seriedade, transparência e rigor. Entendemos que Jaime Marta Soares não reúne estas condições e pedimos o seu afastamento. Cabe-lhe agora responder a este repto», explicou a Renascença Rui Morgado, candidato a presidente da mesa da Assembleia Geral na lista de Madeira Rodrigues.

    Estatutos do Sporting Clube de Portugal, artigo 46, ponto 2:
    ...
    2 – O funcionamento das Assembleias Gerais eleitorais é dirigido, nomeadamente quanto ao número de mesas a instalar e à designação dos respectivos membros, pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, coadjuvado pelos restantes membros da Mesa e por um representante de cada lista global concorrente, nos termos a definir pelo Regulamento a aprovar pela Assembleia Geral, sob proposta da Mesa da Assembleia Geral.

    Gostava de saber desde quando é que não é o PMAG a dirigir uma Assembleia Eleitoral, apenas uma das suas maiores obrigações como sócio eleito para o cargo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM, (e mais quem comentou acima, muitos quais sem ter em conta o que é dito no post)
      Os estatutos são omissos nas questões de ética, para lá das generalidades. Quem levantou a questão em 2013

      “SE EU SOU UMA PESSOA QUE PREZA OS VALORES ÉTICOS E MORAIS JAMAIS EM TEMPO ALGUM TERIA NA MINHA LISTA AS PESSOAS QUE VÃO TOMAR CONTA DAS ELEIÇÕES!” (BDC, VENDAS NOVAS 2013).
      Ver minuto 1 h 18 m"

      com esta veemência ou mudou os valores que o nortearam então ou era conversa para entreter eleitores.

      Eliminar
    2. Eu li LdA, e considero isso mera ignorância sobre actos eleitorais, não há nada mais ético do que a presença de pessoas das listas a tomar conta das eleições, aliás é uma obrigação existirem membros de todas as listas envolvidas a tomar conta do ato eleitoral... o contrário é que seria pouco ético.

      Já agora, e eu como PMAG de uma associação já passei por isso, em caso de empate em Assembleia Eleitoral o PMAG tem voto de qualidade?...

      Eliminar
    3. Ignorância e Oportunismo... E vamos ter mais 4 anos disso.

      #QuoVadisSCP

      Virgílio.

      Eliminar
    4. E já não era assim antes do SCP? A única diferença pelos vistos é que agora já tem croquetes no aniversário.

      Eliminar
  12. Mas será que alguém ainda não percebeu que ética e valores morais não combinam com Bruno de Carvalho? É preciso mais o quê para perceberem isso? O Marta Soares é apenas mais um brunista que por aí anda, e como é um brunista já não interessa o que foi dito pelo actual presidente relativamente a esta situação dos presidentes da AG. Este Bruno de Carvalho é um individuo que quer fazer uma pré inauguração do pavilhão! Sim, uma pré inauguração! Esta direcção é aquela que mesmo tendo ficado fora das competições europeias caindo aos pés dum tal de Légia, mesmo tendo ficado fora da final four da taça da Liga caindo aos pés dum clube treinado por um ex candidato à presidência do SCP, mesmo tendo ficado fora da taça de Portugal, mesmo estando a 10 pontos do primeiro classificado e a 9 do segundo, o que realmente lhes interessa é se o Rui Vitória falou na flash interview com autorização ou não! isto é de doidos!!! Se há quem goste desta pequenez e destes indisfarçáveis complexos eu estou farto!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)