Modalidades: revista da semana
Os leões do basquetebol voltaram no sábado ao PJR para receber o Vitória SC, de Guimarães, em jogo da 9ª jornada da Liga Betclic tendo vencido por 92-90, com 43-47 ao intervalo. O 1º quarto começou equilibrado com os visitantes a chegarem aos 8-12, mas rapidamente os leões com 13 pontos seguidos fizeram 21-12 para o quarto terminar com 23-17. No 2º quarto começaram melhor os vimaranenses que atingiram 30-37, chegando aos 38-47 que os leões ainda reduziram para os 43-47 do intervalo dando um parcial de 20-30 neste quarto. O 3º quarto começou equilibrado chegando os leões aos 54-55, arrancando aí o Vitória para 59-78, acabando o quarto com 19 pontos de vantagem num parcial de 16-31. Arrancaram em força os leões no 4º quarto que imediatamente reduziram para 10 pontos a diferença no marcador (68-78). Seguiu-se um período em que a distância se manteve à volta dos 10 pontos e a 3 minutos do fim estava em 8 pontos (81-89). A partir daqui dois triplos de Cat Barber, um lance livre de Diogo Ventura, devido a uma falta técnica, e mais dois pontos de Cat, puseram o Sporting na frente do marcador com 90-89. Os visitantes ainda empataram graças a um lance livre, mas de novo Ventura, com dois lances livres convertidos, colocou a nossa equipa na frente, quando faltavam 20 segundos para o final. Os minhotos gastaram o seu tempo de ataque para tentarem um lançamento de três pontos nos últimos segundos, que lhes daria a vitória se convertessem mas, azar deles, falharam. O parcial deste quarto foi de 33-12. Neste jogo temos de salientar o grande espirito de querer, de lutar e de crer de toda a equipa, mas há um facto que ajudou a ganhar: a percentagem de lances livres convertidos: 74% - 25 convertidos em 34 tentados. Uma percentagem que melhorou substancialmente e que anteriormente já nos fez perder jogos. Temos de referir que Jeremiah Bailey com 16 pontos e 8 assistências, Cat Barber e Asaiah Armwood ambos com 15 pontos e Diogo Ventura, que fez 8 assistências, e Nick Ward ambos com 13 pontos foram quem mais se distinguiu neste desafio. O próximo jogo dos leões do basquetebol será no domingo 29 indo até ao pavilhão da Luz para defrontarem o Benfica em jogo da 10ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol voltaram na terça-feira ao PJR para defrontarem a equipa do CB Queluz em jogo da 11ª jornada do seu campeonato tendo vencido por 72-54, com 32-27 ao intervalo e com os parciais de 13-15, 19-12, 16-21 e 14-6. Filipa Cruz com 12 pontos e Sienna Durr com 11 pontos foram as jogadoras que mais se salientaram neste jogo.
As leoas do basquetebol voltaram no sábado ao PJR para defrontarem a equipa do SC Coimbrões em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal que venceram por 76-70 após prolongamento, com 66-66 no fim do tempo regulamentar e 40-35 ao intervalo, garantindo assim o acesso aos quartos-de-final desta prova. Perante as guias da Zona Norte do mesmo campeonato nacional onde as leoas estão inseridas, foi um jogo equilibrado e muito bem disputado com os parciais dos quartos de 28-23, 12-12, 12-13 e 14-18 sendo o parcial do prolongamento de 10-4. Hannah Pratt com 24 pontos e 12 ressaltos, Sienna Durr com 18 pontos e 13 ressaltos e Luana Serranho com 13 pontos foram as leoas em evidência neste jogo. As leoas vão até ao Bairro Padre Cruz no próximo domingo 5 de Janeiro para defrontarem a equipa do Carnide em jogo da 12ª jornada do seu campeonato.
Os leões do andebol tiveram no PJR, no domingo, a recepção ao ABC em jogo da 18ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 38-29, com 19-10 ao intervalo. Foi um jogo dominado, desde o empate 3-3, pelos leões que rapidamente conseguiram 7-3, 9-4 e 13-7, vantagem que saltou para 18-9 e que se manteve até ao intervalo. No início da 2ª parte começaram bem os leões que rapidamente chegaram a 24-12, mas a partir daí começaram a pensar na Festas o que permitiu uma recuperação aos bracarenses que chegaram a 29-20, sendo que a partir deste momento até ao final foi golo cá – golo lá, com nove golos para cada lado. Numa equipa que rodou todos os jogadores Kiko com 6 golos, e Salvador, Orri e Martim, cada um com 5 golos, foram os melhores marcadores leoninos neste desafio, que foi o último disputado este ano, sendo que devido às actividades da selecção nacional a nossa equipa só volta a jogar em Fevereiro de 2025.
Os leões do hóquei foram na quarta-feira até Barcelos para defrontarem o OC Barcelos, em jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard, tendo regressado com uma vitória difícil, mas justa, por 2-1. Este jogo teve uma 1ª parte muito intensa mas sem golos e com varias oportunidades para ambas as equipas. Apesar disso as equipas chegaram ao intervalo tendo o Sporting 7 faltas assinaladas e o Barcelos apenas com 3. A 2ª parte começou bem melhor, com os leões a fazerem 1-0, com 1 minutos e 7 segundos jogados tendo Toni Pérez desviado junto á baliza um forte remate de Nolito. Continuou um jogo muito disputado mas sem o marcador ser alterado. Já com 15 minutos jogados na 2ª parte foi marcada a 10ª falta aos leões mas os locais não conseguiram bater Girão, nem na repetição pois foi mandado repetir, alegando saída de Girão antes do remate. Como curiosidade refira-se que os barcelenses mantinham 6 faltas cometidas desde o quinto minuto desta segunda parte, e que ficaram sem lhes ser marcada mais qualquer falta até ao fim do jogo, quando até ao golo do empate os leões jogavam para gastar os 45 segundos de ataque e eles precisavam de recuperar a bola para tentarem o empate. Aos 18 minutos de jogo conseguiram os nossos adversários empatar o desafio, num forte remate de longe onde Girão não viu a bola partir. Voltou o jogo a ficar mais solto com mais oportunidades mas sem golos, até que a 45 segundos do fim Nolito dispara uma bomba que só para no fundo da baliza. Nestes últimos segundos os visitados passaram a jogar sem guarda-redes, com cinco jogadores avançados, e quando o marcador assinalava faltarem 3 segundos para o final, os senhores árbitros descobriram um penalti, que deixou muitas dúvidas, a favorecer os locais. Para ajudar foi mostrado cartão azul a Girão, por protestos, e também outros cartões azuis para o banco leonino. Entrou Zé Diogo para a baliza quando no marcador já mostrava 4 segundos para acabar o jogo. Não conseguiu o jogador do Oquei de Barcelos bater Zé Diogo e o jogo terminou com a vitória do Sporting. Grande atitude de todos os nossos jogadores num ambiente muito difícil. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado 4 de Janeiro no PJR para receberem a equipa da Oliveirense no jogo relativo à 10ª jornada do Campeonato Placard.
Na quinta-feira dos leões do voleibol receberam no PJR o Akaa Volley no jogo da 2ª mão dos 1/8 de final da CEV Challenge Cup tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-16 e 25-21, num jogo em que, depois da vitória na Finlândia, bastaria ganhar dois sets para garantir o acesso aos quartos-de-final da prova. O 1º set foi equilibrado sempre um ou dois pontos para ambas as equipas até que os forasteiros conseguiram 11-13, para os leões passarem para 16-14 e 19-17 até conseguirem 22-18. Conseguiram os finlandeses recuperar até aos 22-21, mas mais não conseguiram. O 2º set tal como o 1º iniciou-se equilibrado até aos 13, até que os leões, com Galabov no serviço, conseguiram seis pontos seguidos, praticamente decidindo aí o vencedor do set e consequentemente o vencedor da eliminatória. Dos 19-13 passaram para os 23-15 terminando o set e garantindo o apuramento. No 3º set João Coelho trocou toda a equipa, entrando os seis jogadores que não tinham jogado em nenhum dos sets anteriores, e até a rotação dos líberos foi diferente, com Gonçalo Sousa na recepção ao serviço dos visitantes e Nicolás Perren quando o serviço era dos leões exactamente o contrário dos dois sets anteriores. Também o técnico do Akaa alterou muito a equipa, o que permitiu ao Sporting andar sempre na frente do marcador com 3-1, 6-3, 11-9, 13-10, 17-14 e 21-18, quando os adversários ainda se aproximaram até aos 22-21, mas daí não passaram. Jan Galabov e Edson Valencia ambos com 9 pontos cada foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. Com esta vitória os leões ficaram apurados para os 1/4 de final da CEV Challenge Cup, onde irão defrontar os belgas do Decospen Volley Team Menen, sendo o primeiro jogo na Bélgica a 15 de Janeiro e a 2ª mão no PJR a 29 de Janeiro.
Depois da brilhante vitória sobre o Akaa os leões do voleibol foram no domingo, até São Mamede de Infesta para jogarem com a AA São Mamede no jogo da 13ª jornada da Liga Una Seguros tendo vencido por 3-0. O 1º set começou equilibrado até aos 9-8, quando os leões com 3 pontos seguidos “abriram” até aos 12-8 e passaram aos 16-11. Seguiu-se uma aproximação dos locais que chegaram aos 19-17, para, com Synytia no serviço, os leões reagirem e passarem para 24-17, garantindo a vitória no set, por 25-18. O 2º set começou com o São Mamede a garantir os 3 primeiros pontos, mas a nossa equipa reagiu com outros 3 pontos e o set ficou equilibrado até aos 7-8, quando passámos para 11-8 e 16-10. Os visitados reagiram até aos 17-16, quando um desconto de tempo pedido por João Coelho fez os leões voltarem a ter o controlo do jogo passando para 19-16 e 24-19 terminando o set com 25-20. O 3º set foi ponto cá - ponto lá até aos 2-3, partindo-se daqui para 7-3, quando o técnico local pediu um time-out, mas que nada resolveu porque os nossos jogadores passaram para 10-5 e 14-8 aumentando sempre a diferença no marcador para os 25-16 finais. Num jogo em que João Coelho só utilizou o seis inicial e o libero Nicolás Perren, e apenas a meio do 3º set Tiago Barth substituiu Kelton Tavares, Edson Valencia, com 19 pontos e Martin Licek com 15 foram os maiores pontuadores da equipa leonina. O próximo jogo dos leões do voleibol será no PJR no domingo 5 de Janeiro recebendo o Leixões em jogo da 14ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram jogar no domingo a casa do Fiães, para o jogo relativo à 11ª jornada da Liga Solverde, regressando com uma vitória por 3-1, com os parciais de 25-16, 25-21, 23-25 e 25-23. Sara Dias com 19 pontos e Jéssica Miranda, Amanda Cavalcanty e Leslie Tagle cada uma com 12 pontos foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As leoas voltam a jogar no domingo 5 de Janeiro em casa do Leixões no jogo da 14ª jornada da Liga Solverde.
No domingo os leões do futsal foram a Vila do Conde defrontar o Caxinas, em jogo relativo à 4ª eliminatória da Taça de Portugal, tendo regressado com uma vitória por 3-1, com 1-0 ao intervalo. Num pavilhão difícil e contra uma equipa de grande rigor defensivo, a nossa equipa continuou a jogar sem Zicky, Tomás Paçó e Ruben Freire, mas já apresentou Dzyalo regressado de lesão. O jogo foi quase sempre controlado pelos leões, com muita paciência para tentar furar a barreira caxineira, e com muito cuidado para evitar erros arbitrais, que com 7 minutos e meio jogados já tinham mostrado um cartão amarelo a Taynan. Com 11 minutos de jogo o Sporting chega ao 1-0, num ataque rápido saído de uma recuperação de bola de Sokolov, que passa para Pauleta, este faz um passa-e-vai com Diogo Santos e termina sozinho na frente do guarda-redes. Foi com este 1-0 que se chegou ao intervalo, se bem que 4 segundos antes já tinha sido mostrado um cartão amarelo a Sokolov. Com menos de dois minutos jogados na 2ª parte, Alex Merlim ao tentar dominar uma bola vinda por alto na sua direcção, atinge no peito um jogador local que corria contra ele, e é-lhe mostrado cartão vermelho. Cartão vermelho esse que obrigou a jogar 2 minutos sem um jogador, e nesse período o Caxinas conseguiu empatar. Menos de um minuto depois mais um cartão para os leões. Desta vez amarelo para Tatinho. E quando estavam decorridos 7 minutos e meio de jogo nesta 2ª parte, Diogo Santos marca uma bola fora para dentro da grande área nortenha, e um defesa da casa para evitar que Taynan fizesse o 2-1, fez ele um autogolo. A seis minutos do final Pauleta recupera uma bola na nossa grande área e com a sua habitual grande velocidade ultrapassa vários adversários e serve Sokolov para o 3-1. A partir deste golo o Caxinas passou a jogar com o guarda-redes avançado, mas não conseguiu tirar qualquer proveito desse sistema, nem a nossa equipa pois em duas recuperações de bola os nossos jogadores tentaram remates para a baliza deserta mas não acertaram no alvo, terminando o desafio com a justa vitória leonina. No sábado 28 voltam os leões do futsal a jogarem bem perto de Vila do Conde, desta vez na Povoa de Varzim para disputarem com o SC Braga a Supertaça.
As meninas do futsal foram no sábado à Povoa de Santa Iria para defrontarem a equipa do Povoense em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal, de onde regressaram com uma vitória por 7-6, mas já no desempate por penaltis, garantindo a passagem aos oitavos de final da prova. Começaram bem as leoas que ao quarto minuto já venciam por 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. No início da 2ª parte as visitadas conseguiram empatar mas logo de seguida voltaram as leoas ao comando do marcador, para no último minuto do tempo regulamentar conseguirem as povoenses o empate 3-3. No prolongamento voltaram as leoas para a frente do marcador, mas novamente a segundos do final as adversárias conseguiram o empate 4-4, obrigando ao desempate por penaltis. Aí foi a vez da nossa guarda-redes Ana Lopes brilhar ao defender 3 penaltis. Os golos leoninos durante o jogo foram obtidos por Mariana Rodrigues, Jéssica Almeida e Beatriz Fonseca, sendo o nosso primeiro golo um autogolo. Diana Carolino, Júlia Santos e Jéssica Almeida foram as leoas que converteram os penaltis à sua responsabilidade. O próximo jogo das meninas do futsal será no sábado 28 indo ao Feijó para defrontarem a equipa local em jogo da 13ª jornada da Liga Placard.
Autor:8