Modalidades: revista da semana
As modalidades começaram a jogar na quarta-feira quando os leões do andebol receberam, no Pavilhão João Rocha, o Belenenses em jogo da 16ª jornada do Campeonato Placard obtendo uma expressiva vitória por 36-18, com 15-8 ao intervalo. Foi um jogo em que a nossa equipa nem começou muito bem porque depois de quatro sucessivos empates os azuis adiantaram-se para 4-6, também por culpa da excelente actuação do seu guarda-redes, mas sobretudo devido à pontaria para as madeiras da baliza demonstrada pelos jogadores leoninos. Acalmaram os leões e rapidamente viraram para 9-8 a oito minutos do intervalo. E este foi o último golo dos visitantes na 1ª parte. Melhoraram na defesa e no ataque os leões que atingiram o intervalo já com sete golos de vantagem. Começaram bem os leões na 2ª parte que chegaram aos 22-10, seguindo-se depois um período de jogo mais equilibrado até aos 33-18, mas acabando o jogo com três golos seguidos dos nossos jogadores. Martim com 7 golos, e o trio Salvador, Porkelksson e Branquinho, com 5 golos cada um, foram os melhores marcadores leoninos neste jogo.
Depois da vitória sobre o Belenenses os leões do andebol deslocaram-se, no sábado, até aos Açores para defrontarem o SC da Horta em jogo da 17ª jornada do Campeonato Placard de onde regressaram com uma descansada vitória por 41-22, com 21-14 ao intervalo. No quarto jogo em 10 dias, com longas viagens pelo meio, Ricardo Costa não contou com os seus filhos para a viagem ao Faial. Martim Costa foi a Viena de Áustria para receber o seu galardão de “Melhor jogador jovem da Europa em 2024” atribuído pela European Handball Federation, nos EHF Excellence Awards, e o seu irmão Kiko, também não jogou, tal como no jogo anterior com o Belenenses, possivelmente com alguma lesão. Começaram muito bem os leões que fizeram 5-0 e 7-1, altura em que o treinador açoriano se viu obrigado a um time-out que deu alguns resultados recuperando a sua equipa para 8-7, obrigando desta vez Ricardo Costa a parar o jogo. Aproveitaram bem os nossos jogadores as suas indicações, dando novo salto no marcador para 19-11, o que originou a novo desconto de tempo dos visitados, que ajudou a sua equipa a equilibrar um pouco o jogo, até ao intervalo. A 2ª parte continuou com o domínio da nossa equipa que deu um parcial de 20-8, demonstrando a diferença entre o valor das duas equipas. Foi uma atitude muito colectiva dos nossos jogadores e um bom exemplo para isso é a distribuição dos golos. Pedro Portela, William Hoghielm, Orri Porkelsson e Mamadou Gassama todos obtiverem 5 golos e ainda mais outros três jogadores conseguiram meter a bola da baliza açoriana por 4 vezes. O próximo jogo dos leões do andebol será já na quarta-feira 18 no PJR para receberem a equipa do ABC no jogo relativo à 18ª jornada do Campeonato Placard.
Os leões do voleibol voltaram no sábado ao PJR para receber AA Espinho em jogo da 12ª jornada da Liga Una Seguros tendo vencido por 3-0, com os parciais de 25-19, 25-18 e 25-22. O 1º set foi equilibrado, com vantagens para ambas as equipas por um ou dois pontos, até aos 14-15 altura em que os leões com cinco pontos seguidos colocaram o marcador em 19-15, passando depois para 21-16, terminando o set com 6 pontos de vantagem. No 2º set os leões ganharam de início 3 pontos de vantagem com 5-2 e foram mantendo essa vantagem, ou semelhante, que passou por 11-8, 15-12 e 17-14. Nessa altura a vantagem abriu para 21-16 e 24-17, terminando o set nos 25-18. No 3º set os espinhenses começaram melhor e ganharam uma vantagem de dois pontos aos 2-4, que se foi mantendo até aos 6-8, altura em que aumentou para 7-10, chegando aos 10-14, altura em que João Coelho se viu obrigado a pedir um time-out, mas cujas instruções ainda demoraram a ser praticadas, pois os visitantes ainda conseguiram chegar aos 11-17. Nesta altura com cinco pontos seguidos a nossa equipa recuperou para 16-17, chegando ao empate aos 19, que se foram mantendo até aos 21, quando os leões conseguiram 23-21, para terminar o set com 25-22. Jan Galabov com 17 pontos e Edson Valencia com 15 foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões do voleibol será na quinta-feira 19 no PJR recebendo o Akaa Volley no jogo da 2ª mão dos 1/8 de final da CEV Challenge Cup, para no sábado 21 irem até São Mamede de Infesta para jogarem com a AA São Mamede no jogo da 13ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol voltaram no domingo ao PJR para receberem o PV2014/C Efanor no jogo da 12ª jornada da Liga Solverde, tendo obtido uma brilhante vitória por 3-1, com os parciais de 19-25, 25-20, 25-21 e 25-17. Sara Dias com 21 pontos, Leslie Tagle com 15 e Jéssica Miranda com 11 foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As leoas voltam a jogar no sábado 21 em casa do Fiães, para o jogo relativo à 13ª jornada da Liga Solverde.
A equipa de hóquei jogou no PJR no sábado para defrontar o HC Braga no jogo da 2ª mão dos 1/8 de final da WSE Cup, tendo vencido por 6-2, com 2-1 ao intervalo, e garantindo o apuramento para os quartos-de-final da prova. Começou mal o jogo para os leões porque com menos de dois minutos de jogo Henrique Magalhães foi forçado a sair lesionado, já não voltando mais ao jogo. Mas quinze segundos depois Nolito fez esquecer o assunto Henrique para com um potente remate fazer o 1-0. Mas as contrariedades continuavam. Menos de 30 segundos depois de ter entrado para substituir o lesionado Henrique, Platero viu um cartão azul que obrigou Ângelo Girão a defender o livre directo respectivo e a equipa a jogar com menos um elemento. Mas os dois minutos de penalização não chegaram ao fim, porque os visitantes conseguiram o seu golo quando jogavam em vantagem. Com menos de 10 minutos jogados Toni Pérez fez o 2-1, quando à boca da baliza encostou uma assistência de Verona. E até ao intervalo não houve mais golos, muito graças às actuações dos dois guarda-redes, mas com varias oportunidades de ambos os conjuntos, e apesar dos vários time-outs pedidos por ambos os técnicos. A 2ª parte começou bem com o Sporting a fazer o 3-1, graças a um potente remate de Verona, numa boa combinação na marcação de um livre. No oitavo minuto desta 2ª parte conseguiram os bracarenses o seu segundo golo, em mais um forte remate de fora da área. 30 segundos depois o Braga faz a sua 10ª falta, mas Nolito não conseguiu converter em golo o livre directo respectivo. E só quando faltavam 11 minutos para o final do jogo Verona, numa excelente jogada individual, conseguiu obter o quarto golo leonino. Demoraram mais seis minutos até, na conclusão de um contra ataque muito bem conduzido por João Souto, Facundo Bridge fazer o 5-2. Menos de um minuto depois é assinalada a 10ª falta dos leões mas, mais uma vez, Ângelo Girão consegue defender o livre respectivo. Para descanso total dos leões, jogadores, staff e massa adepta, a dois minutos e meio do fim do encontro João Souto faz o sexto golo leonino na transformação do livre directo proveniente da 15ª falta bracarense, fechando o 6-2 final e a garantia do apuramento para a fase seguinte da WSE Cup. O próximo jogo dos leões do hóquei será em Barcelos na quarta-feira 18 para defrontarem o HC Barcelos, em jogo da 9ª jornada do Campeonato Placard.
No sábado também a nossa equipa de basquetebol jogou, no PJR, recebendo a equipa do Galomar em jogo da 8ª jornada da Liga Betclic, tendo vencido por 84-72, com 40-32 ao intervalo. Começaram melhor os madeirenses que chegaram aos 2-8, mas os leões reagiram e passaram para 11-8. Houve uma pequena reacção dos visitantes, mas os nossos jogadores chegaram aos 18-14, terminando o quarto com 22-19. O 2º quarto começou com o Sporting a chegar aos 28-21, mas o Galomar respondeu atingindo os 28-27. A partir deste momento a nossa equipa controlou o jogo e passou para os 36-30, fechando este quarto com 8 pontos de vantagem, dando um parcial de 18-13. O 3º quarto começou muito mal, por ambas as equipas, chegando a haver sete ataques para cada equipa, sem conseguirem um ponto que fosse. Os forasteiros conseguiram chegar aos 43-38, mas os leões ripostaram e saltaram para 56-39, terminando o quarto com 60-46, resultado de um parcial de 20-14 no quarto. Começando o 4º quarto com 14 pontos de avanço os nossos jogadores ainda chegaram aos 15 pontos, com 66-51, com os forasteiros a reduziram até aos 8 pontos por varias vezes, mas os leões acabaram por acabar o jogo com 12 pontos de vantagem, resultando um parcial de 24-26. A nossa equipa demonstrou algumas dificuldades a atacar a defesa zona dos adversários, muito devido à falta de confiança dos jogadores no lançamento exterior (7 convertidos em 22 tentados – 32%). Também foi de uma inferioridade enorme debaixo das tabelas com os madeirenses a ganharem 46 ressaltos contra apenas 35 nossos, o que originou mais 10 pontos dos visitantes provenientes de 2ºs lançamentos. Anthony Barber ( Cat ) com 23 pontos, Isaiah Armwood com 13 pontos e 9 ressaltos e Diogo Ventura também com 13 pontos e 7 assistências foram os melhores marcadores leoninos neste desafio. Os próximos jogos dos leões do basquetebol serão no PJR na terça-feira 17 recebendo o Imortal na 1ª jornada da Taça Hugo Santos e no sábado 21 recebendo o Vitória Sport Clube, de Guimarães em jogo da 9ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol voltaram ao Algarve no domingo e desta vez foram até Ferragudo para defrontarem a ACD Ferragudo no jogo da 10ª jornada do Campeonato Nacional e regressaram com a vitória por 87-62, com 49-28 ao intervalo e com os parciais de 23-15, 26-13, 27-13 e 11-21. Carolina Duarte com 16 pontos, Hannay Pratt com 15 e Sienna Durr com 13 pontos foram as jogadoras que mais se salientaram neste jogo. As leoas voltam na terça-feira 17 ao PJR para defrontarem a equipa do CB Queluz em jogo da 11ª jornada do seu campeonato.
Na sexta-feira as meninas do futsal em jogo relativo à 12ª jornada da Liga Placard, receberam no PJR o Novasemente e ganharam por 4-2, com 4-0 ao intervalo. Os golos leoninos foram obtidos por Diana Silva, Beatriz Crespo, Jéssica Almeida e Mariana Rodrigues. O próximo jogo das meninas do futsal será no sábado 21 indo à Povoa de Santa Iria para defrontarem a equipa do Povoense em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal.
autor:8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.