quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Leaks, mentiras e kits

O aparecimento do site Football Leaks parecia tratar-se de um terramoto no futebol português mas não passa afinal de uma arma de precisão com disparos declaradamente dirigidos para atingir e prejudicar o Sporting. Julgo que qualquer Sportinguista já percebeu a gravidade do momento e está preocupado com as consequências. Eu estou, pelo que já vi e pelo que receio ainda nos esteja reservado.

Há no entanto uma importante reflexão que ainda não vi ser feita em lado nenhum. Vejo muita gente a apontar a origem, respondendo à pergunta "quem foi?" e como devemos retaliar, mas a ignorar algo que nos deve preocupar muito mais: "como é que isto foi possível?". É essa a pergunta que mais cedo ou mais tarde vai ter que ser respondida aos sócios do Sporting porque lhes é inteiramente devida.

Não haverá propriamente nenhuma novidade em afirmar que o Sporting tem muitos inimigos, que fazem tudo o que está ao seu alcance para que o nosso percurso desportivo seja o mais árduo possível. Eu não tenho dúvidas nenhumas disso, há décadas que é assim e a estratégia seguida actualmente não nos aumentou o rol de amigos, antes pelo contrário. Daí que a possibilidade de haver individuos ou organizações a querer fazer-nos a cama é tão vasta como real.

A novidade aqui é que pela primeira vez o clube é devassado até ao âmago, indo muito além da excessiva transparência com que, no passado, determinados assuntos do foro interno do clube apareciam na praça pública de forma quase recorrente. Fica a dúvida se o clube se preparou devidamente para todas as possibilidades de retaliação que a sua estratégia fazia adivinhar.

Sabe-se já que o Sporting decidiu comunicar às autoridades competentes aquilo que parece configurar um ataque de espionagem por parte de terceiros. Ao fazê-lo e não negar a autenticidade dos documentos, o Sporting está a admitir tacitamente que aqueles são verdadeiros, o que acentua a gravidade do que está a suceder.

Aqui chegados concluo que a mera comunicação às autoridades é claramente insuficiente. Embora a as possibilidades da origem dos documentos não se esgotem na pista interna, é mais que óbvia a necessidade de um rigoroso apuramento interno de responsabilidades (que não deverá assemelhar-se de nenhuma forma a uma caça às bruxas) mas sobretudo da eficácia da sua organização. Não apenas para perceber o que sucedeu, mas também para prevenir que situações semelhantes ocorram no futuro. 
- Como está organizado o seu departamento administrativos e financeiros e que práticas são aí exercidas?
- Como está organizado o sistema informático do clube?Existe a possibilidade de estarmos na presença de um ataque externo?
- Existe a possibilidade de estarmos na presença de um "inside job"?
- A quem como e onde estão entregues a documentação, especialmente aquela cuja importância e sigilo são cruciais para a organização do seu negócio?
- O Sporting tem consultadorias e fornecedores externos a quem pedir responsabilidade nesta área e são todos de reputação e idoneidade à prova de bala?
Os danos reputacionais para a entidade Sporting, que não é apenas o clube do nosso coração mas detém também o seu principal activo, a SAD, cotada em bolsa, são dolorosos e poderão repercutir-se por muito tempo, afectando a sua actividade. Mais do que a minudência que alguns documentos encerram, terá sido essa a principal intenção que levou à publicação, não tenho dúvidas.  

Mas algumas revelações lançam muitas dúvidas também sobre a proficiência da nossa organização.
- A proposta à Qatar Airways é amadora quer no conteúdo quer na forma. Como é possível fazê-la recorrendo ao envio de um email e não através de uma delegação ao mais alto nível?
- A mesma dúvida sobre a transparência/coerência/verdade da informação que é disponibilizada aos sócios. É verdade que a relação com o Recreativo de Caala está nos relatórios mas carece de outras explicações, até pelo percurso seguido relativamente aos fundos e empresários. Que me importa a mim que seja o Caala ou o Pin Zahavi a intermediar um jogador, desde o negócio e o jogador sejam bons para o clube?
- Idem para o processo a Marco Silva. Era preciso ir tão longe na desconstrução do carácter do treinador, para o despedir, para agora se saber o que se sabe?
Parece que a divulgação do caso dos kits de oferta com que o SLB brinda as equipas de arbitragem foi a resposta encontrada. Isto quer dizer a guerra que o clube da Luz empreendeu contra o Sporting por não ter tido o engenho de conservar o seu antigo treinador, que ainda por cima até desdenhou, sofreu uma escalada. Desejo apenas que o clube esteja preparado para o caminho que decidiu fazer, o que não é de todo claro sem que sejam dadas as respostas adequadas às perguntas efectuadas acima.

Quanto à matéria dos kits propriamente dita, não me surpreende. É um costume entendido como prática normal por partes dos clubes e só surpreenderá quem desconhece de todo o meio. A promiscuidade é no entanto evidente, se atendermos ao valor em causa. Mas daí ao salto até à corrupção parece-me excessivo. Mas ajuda a explicar porquê que, na dúvida, se decide em favor de uns contra os outros.

Isso mesmo me dizia há poucos dias um elemento ligado ao sector, com a maior cara de pau, assinale-se. E acrescentou: "vocês (Sporting) não dão nada de jeito, não contam para nada e ainda por cima são antipáticos, passam a vida a queixar-se". Independentemente da desfaçatez e falta de pudor, sem dúvida que precisamos de repensar a abordagem a esta matéria. Não tenho dúvidas que a matéria dos kits encerra a possibilidade de poder vir a representar uma factura a pagar num qualquer jogo. Aos árbitros e delegados atingidos por uma possível investigação (que os há...) vontade não faltará para o fazer...

31 comentários:

  1. como pode depreender que o pedido de sponsor à qatar airways foi feito de uma forma amadora se apenas tem a carta de resposta da empresa? como sabe as diligências que previamente foram feitas?
    Rui Pedro

    ResponderEliminar
  2. Mentira e confudir um Museu com um Restaurante.No Museu da Cerveja nao se janta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar devia ensinar isso ao João Malheiro, também, que até festas de aniversário lá faz...

      Eliminar
    2. Realmente tens razao,nem conhecia o restaurante,no entanto onde e que no convite fala em refeicoes?Diz sim entrada no Museu Cosme Damiao e no Museu da Cerveja,e como eu verifiquei existe mesmo um Museu e a oferta e para o Museu,o que quer dizer que mais uma vez BdC foi apanhado a mentir ao falar em jantares de 600 euros.

      Eliminar
    3. nonameslb, dou-te valor por vires a este blog e a outros do sporting sem disfarçar. O que mais existe são anónimos travestidos procurando semear a ideia de desunião e de descontentamento.
      Posso só dizer-te que estou a 300 Kms de Lx, não votei no BdC e se agora houvesse eleições, nem que tivesse de ir de taxi, garanto-te que teria os meus votos.

      Não consigo perceber o seguinte, pode ser que me expliques, acompanha o raciocinio, se achasse (como de facto acho) que o "bufas" e o "orelhas" (sim não me esqueço dos termos que usas quando falas do BdC) estavam, como estão, a arrasar os seus clubes, eu iria para os blogs dos seus adeptos tentar abrir consciências, lançar alertas? Eu que eu queria era mesmo que quando os adeptos acordassem aquilo esteja tudo minado que só com uma grande reestruturação consigam levantar a cabeça.
      Sendo assim, por razão vais insistindo em desmascarar o BdC? Só posso fazer uma leitura ele está a fazer tão bom trabalho que vos incomoda e muito e sendo assim é a pessoa certa no lugar certo e não ha nada que possas fazer quanto a isso.

      Agora relativamente aos jantares aos árbitros, já varias pessoas afectas aos benfica admitiram que é verdade, mais se fosse mentira a tua excelente Administração ainda na madrugada em que aconteceu, fazia um desmentido antes da coisa ter tomado a dimensão que já tem. Agora, diz-me qual é a diferença entre a fruta de dormir e o jantar para relaxar, para uma pessoa do meio (xulo), que existe no outro clube, não é difícil meter uma menina no quarto do arbitro durante uma ou duas horas e com custo bem inferior aos 183 euros. Haja coerencia o SLB e tão corrupto como o FCP e os seus dirigentes vão-se perpetuando, e desejo que quando os adeptos acordarem aquilo esteja mesmo tudo f$dido. No Sporting, espero que não haja mas se houver o que mais quero é que sejam de imediato corridos, tal qual o que já aconteceu ao PPC e à corja que o acompanhou e que nos colocaram de quarentena durante anos.

      Quanto ao post propriamente dito, depois de tanto que nos fizeram nos ultimos tempos, já não espero nada pior, e nesta altura, claro que o assunto como nos foi dito está a ser investigado e por quem de direito e mediante o manancial de informação que nos tem chegado não percebo porque a razão de a preocupação ser dirigida para: Quem e como, mas acho que nesta altura deveria ser: Porque e qual a melhor estratégia para reparar danos? Concerteza que com a investigação teremos a resposta sobre quem e como e como em qualquer organização serão tomadas medidas para que não volte a acontecer.

      AF

      Eliminar
  3. Epa. Ó nonameslb. Por favor. Use lá ó Google. Já lhe pedi no Artista do Dia.

    Já sei que nunca tem Internet nos dias a seguir às derrotas do Benfica mas hoje nem é o caso. Isso Já roça a deficiência mental

    ResponderEliminar
  4. Como já referi numa resposta no Fb do Virgílio, fiquei desiludida com a atitude de BdC (embora já estivesse à espera de algo parecido!! ) e acho que se abriu a caixa de Pandora...agora é só esperar para ver os (maus) resultados.
    Quantos às perguntas que aqui fazes são legítimas e também já tinha referido que o aparecimento de tal site me parecia algo que tinha o apadrinhamento de alguém que está dentro do Sporting. Haverá com toda a certeza muitos mais descontentes com determinadas situações que vão acontecendo, e alguns, estarão em lugares onde o acesso a determinados documentos estará facilitado. Preocupa-me o que possa acontecer até final da época e tudo o que poderá ser feito para impedir o Sporting de atingir os seus objectivos. A ver vamos...

    ResponderEliminar
  5. Discordo. O 'facto' mais relevante das publicações do football leaks é que os mesmos que apregoam a 'transparência' é nada ter a esconder sejam aqueles que consideram as publicações 'um ataque ao Sporting'. Ou bem que se é transparente, ou bem que se é atacado. Ninguém é atacado pela divulgação do que já se conhece.

    Mais do que a inabilidade, a incompetência ou a pertinência das escolhas/decisões reveladas pelos documentos publicados, é o descaramento e a ausência de carácter do Bruno e dos seus apaniguados que fica mais evidente. Pessoas que gostam de chafurdar no lodaçal com o Pedro Guerra para defender o seu Querido Líder da verdade dos factos. Estão muito bem uns para os outros.

    Se o Sporting se transformou nisto, ainda bem que há mais coisas para fazer na vida.

    ResponderEliminar
  6. Sem tempo para mais ...
    Relativamente à fonte dos documentos, não poderá ter sido a malta da empresa que faz a auditoria de gestão?
    Quase todos os documentos são mais recentes que o período avaliado, mas calculo que aquela malta tenha acesso livre a tudo não?

    ResponderEliminar
  7. "Haverá com toda a certeza muitos mais descontentes com determinadas situações que vão acontecendo"

    Haverá muita gente descontente, principalmente desde 03/2013. Uma instituição habituada a fazer gastos sem nexo, a ter prejuízos constantes, e onde ninguem tinha de dar cavaco a ninguem. Onde bastava empurrar com a barriga para a frente, acumulando passivo a cada ano que passava, enquanto toda a gente batia palmas porque os senhores que mandavam eram doutores, tinham nomes importantes, e sabiam comer marisco com talheres no conforto do seu camarote, passa de um ano para o outro a dar lucro, e a ter orçamentos e controlo mais restritos... bem eu não quero imaginar a aflição e a tristeza de muitos que por lá andavam, ou ainda andam.

    Mas claro que isto agora é que anda mau, porque o Presidente do Sporting envergonha o clube, ao ir a televisão por no devido lugar um individuo, que deveria ser unanimemente considerado por todos os sportinguistas como inimigo, mas que acredito ter tido muitos desses sportinguistas do seu lado na segunda feira. :)

    O Presidente tem de ir a televisão descer ao nivel dos outros, porque no Sporting infelizmente os notaveis e a gente com tempo de antena, não tem habilidade ou interesse em fazer aquilo que se fez na segunda. No fundo, e na sua maioria são uns tansos. Não tem agora, como não tem a muito tempo, e é por isso que somos gozados e humilhados à muitos anos pelos nossos adversários, e que chegamos a situação em que chegámos.

    Também se poderia pensar em pedir a muitos destes iluminados que por aqui andam a criticar tudo, a falar mal de tudo, para irem no lugar dele. Afinal eles pareçem ter todos muito mais habilidade para gerir o Sporting do que quem lá está agora...por isso quem melhor para lá ir enfrentar aquele homem do que eles? Mas depois uma pessoa pensa e chega a conclusão, de que se eles nem têm sequer habilidade para ir as AG's fazer as criticas que acham necessárias, e andam sempre a inventar teorias para irem adiando esse confronto, quanto mais irem a televisão discutir e defender o Sporting em directo? Dá muito trabalho.

    Torna-se um bocado difícil assim resolver as coisas.

    Mas talvez, se a gente pedir muita desculpa ao Benfica por ter-mos ficado com o treinador deles, e quem sabe ate devolve-lo com um pedido de desculpa por por-mos a nu os esquemas em que eles andam metidos, e reatar-mos relações com o Porto para podermos voltar a fazer negocios com eles, em que lhes garantimos valores fixos em caso de venda dos nossos activos independentemente do valor a que os vendemos, podendo ate juntar no embrulho um ou outro capitão de quando em vez, e prometer-mos que rezamos 2 pais nossos e 2 aves marias, para pedir-mos perdão por ter-mos dito em voz alta tudo aquilo que toda esta gente cobarde gente dizia assim baixinho, pode ser que fique tudo bem e nos deixem voltar para os sétimos lugares, e a esse bons velhos tempos que pareçem deixar saudades a tanta gente sportinguista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem Pedro.Assino por baixo e mais penso que a maioria dos Sportinguistas se revê no teu comentario.

      Eliminar
  8. 1. É essencial analisar o que falhou e que permitiu a fuga de informação confidencial do clube.

    2. Acho um exagero LdA que o SCP tivesse que levar delegações a todos os potenciais futuros patrocinadores, basicamente estaremos a falar de um prospeto de apresentação, havendo interesse os contactos passariam a outra fase e ai assim a proximidade seria determinante na concretização de uma parceria.

    3. A discussão está lançada certamente que no próximo jogo do SCP com o SLB o arbitro provavelmente terá outro tipo de "consciência" na hora de tomar decisões, fora isso não vejo grande impacto o assunto será varrido para debaixo do tapete como acontece em tantas outras ocasiões, as repercussões de tal "denuncia" por BdC não serão muito diferentes das que já estariam a ser cozinhadas pela "estrutura" ... "estrutura" essa que agora tb terá de dedicar algum tempo a limpar o nome do clube lá fora e mesmo cá dentro o caso das tochas em Madrid não ajudam nada a causa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, tens noção dos valores envolvidos num patrocínio? Achas que se chega a um patrocinador como a Qatar com um mail? Isto é ainda mais embaraçoso quando o destinatário manda alguém, talvez a assistente, enviar a resposta.

      Eliminar
    2. Um email é um primeiro contacto para ver se há interesse em prosseguir o assunto. Os governos usam email para comunicarem uns com os outros mas aparentemente não é digno o suficiente para o Sporting comunicar com uma companhia aérea.

      João.

      Eliminar
  9. Grande poste, como de costume, do LdA. Um dos únicos sportinguistas que não tem medo de dizer a verdade sobre o reino do Kim Jong II português.
    Realmente, o Sporting só pode sair prejudicado disso, seja moralmente ou desportivamente (se não for financeiramente também).
    PS: já não odiamos o JJ por ter-se mudado de campo. Ele vai acabar de matar a formação do scp e alienar bastante jogadores. Enfim, não dou mais de 1 ano para também divorciar-se do Bruninho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Leão de Alvalade por mais um comentário a elogiar-lhe o blogue e a denegrir o Sporting, isto no camarote e aqui nos últimos dias tem sido um fartote de visitantes encarnados. Que como é óbvio querem "o nosso bem e o sucesso do clube" daí virem nos alertar das malandrices de Bruno de Carvalho. ahahha! Há cada um melhor que outro, mas pelo menos a internet é democrática na estupidez. (já agora quero salientar que o seu trabalho e posição é totalmente distinta da corja do camarote, NÃO o englobo no mesmo grupo LdA!)
      Rui Pedro

      Eliminar
  10. Quando um sportinguista diz que não confia na veracidade de um comunicado oficial do seu clube e acredita em tudo o que um site porta diz, não merece muitos comentários.
    Mais uma vez não ouviram o que o presidente do Sporting disse (e ainda dizem que o homem fala muito). No football leaks há coisas verdadeiras, menos verdadeiras e mentiras.

    ResponderEliminar
  11. " A proposta à Qatar Airways é amadora quer no conteúdo quer na forma. Como é possível fazê-la recorrendo ao envio de um email e não através de uma delegação ao mais alto nível?"

    Vamos lá desmontar esta estupidez. Enviar uma delegação ao mais alto nível sem ser convidado. Aparecer lá simplesmente? Ou talvez inventar um pretexto só para ser convidado e depois, chegados lá, surpreendê-los com as verdadeiras intenções? Ou será melhor inquirir junto do dpt. apropriado da companhia se há interesse em abordar o tema? Qualquer ser humano de bom senso seguiria a terceira hipótese, ou seja, o que o Sporting fez, os outros seguiriam uma das restantes.

    João.

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo Rui Pedro,

    Não estou a denigrir o Sporting, não disse nenhum mal deste clube que foi, numa altura, um grande de Portugal. Acho saudável para o futebol termos equipas de qualidade a competir, porque senão a Liga e as Taças nacionais não teriam nenhum jeito.
    Gosto muito de ler este blogue porque é bem escrito e os posts dão uma perspectiva diferente da "oficial" e por além disse é muito bem argumentado.
    Se o seu presidente não se dava em espectáculo cada semana, se calhar esses assuntos não surgeriam e podíamos falar de...futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás apresentado: "... que foi, numa altura, um grande de Portugal..."

      Denotas aqui o teu complexo de inferioridade porque precisas menorizar os outros para te sentires "grande".

      Factos:
      - Clube que em todos os jogos em casa e fora arrasta multidões
      - Clube neste momento com mais de 129.000 sócios
      - Clube que abre telejornais e preenche capas de jornais.
      - Clube com uma abrangência nacional e internacional.

      "Deves ser santinho, ou querer desconversar, por achar que os programas de televisão alguma vez se vão interessar pelo futebol em si. O que lhes interessa é audiências e siga a marinha

      SL

      Eliminar
  13. Nem sempre estou de acordo com o que aqui é dito mas no geral este artigo põe o dedo na ferida sobre o que é ou deveria ser a organização do Sporting. Não é apenas Bruno de Carvalho que fica mal na fotografia ao ser apanhado a mentir e a ser incongruente mas todo um clube que assim se vê exposto na praça pública.
    A questão do patrocinador é de bradar aos céus e só alguém sem nenhuma experiência de vida ou por outros motivos a pode defender. A brochura ou PowerPoint é amadora, fraquinha. O envio do e-mail pior. Na minha empresa por exemplo candidaturas de emprego ou propostas por essa via são geralmente enviadas para reciclagem.
    Concordo plenamente que o Sporting está sob fogo mas não é menos verdade que é necessário apurar responsabilidades sobre como tudo isto aconteceu. Bem como constatar que vai uma grande diferença entre o que nos é anunciado até à exaustão sobre s gestão do clube e esta realidade preocupante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem querer ser indelicado: a brochura tem, de facto alguns typos e erros. Mas o caro sabe de certeza certezinha que é a versao final do documento? Ou poderá ser um draft que foi circulado internamente para ser melhorado?
      E sabe, na minha empresa, as pessoas concorrem a lugares por email ou por outra via electrónica. O que há é gente muito bem treinada para analisar rapidamente os milhares de CV's recebidos. Quando procuramos patrocínios, nao aparecemos à porta do patrocinador a dizer "olá! nao temos nada marcado mas gostaríamos que voces nos dessem dinheiro". Enviamos um email curto esclarecendo ao que vamos e pedindo um encontro para discutir o assunto mais em detalhe. Resulta bastantes vezes, até para patrocínios superiores a 300 k€.

      O grande problema de Sporting, fcp e outros clubes de renome que ainda nao dispoem de patrocinador é (a) ainda estarmos num ciclo pouco favorável (b) existirem demasiados clubes em simultaneo em busca de sponsor e (c) no nosso caso, nao estarmos presentes na Champions League (compreensivelmente, um dos pontos mais importantes da brochura). De acordo estaremos quanto à importancia de assegurar patrocínio para realizar mais um encaixe - mas sem comprometer o clube com acordos pouco favoráveis.

      Eliminar
  14. Estive a ver as imagens, disponibilizadas no site Verdade Leonina, da caixa oferecida aos árbitros e não encontro qualquer indicação a respeito da oferta de jantares.
    Apenas vem referido as 4 entradas no museu da cerveja.
    Alguém reparou na oferta de jantares ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que se isso não tivesse os jantares o Benfica já não se tinha mexido? E a confirmação que foi feita por alguns árbitros e até ex-dirigentes do benfica?

      Eliminar
    2. Não te preocupes, o joão malheiro, o pedro henriques,7 agentes/árbitros anónimos e o jornalista que todos sabem ser benfiquista Rui Pedro Braz protificaram-se a "negar" tais ofertas. Negar pois sim.
      https://www.youtube.com/watch?v=tNqGn7NSAPI
      Rui Pedro

      Eliminar
    3. não duvido de tais práticas por parte do 5lb mas a verdade é que entradas no museu (3.5 eur) e jantares são coisas bem diferentes. E nas fotos disponibilizadas não há qualquer referência a 'jantares'

      Eliminar
  15. O futebol leaks parece que com medo do que por aí vem, foi-se...

    ResponderEliminar
  16. Sou benfiquista e porque manifesto uma opinião contraria à maioria o meu comentário em blogs do Benfica é censurado, vamos ver se aqui tenho mais sorte e a publicam:

    Não sei se a historia das ofertas é verdadeira ou não, acredito que não e que no final tudo se tratou de um levantar suspeitas de forma a desviar o foco da atenção que em sido dado ao Sporting.

    Agora acho um piadão criticarem a actuação de BDC, quando se existe alguém que deve ser criticado é o LFV. Através dos paineleiros (RGS,PG,JG e AS), não me venham dizer que praticamente tudo o que eles transmitem não tem origem no gabinete de comunicação do Benfica (JG e LFV), Nas ultimas semanas tem sido um manancial de criticas e levantar de suspeitas à gestão do Sporting, tendo como ponto forte a intervenção da Ana Gomes e do Sobrinho e que culminou com a ideia peregrina de anunciar que tinham em seu poder contratos supostamente sigilosos, apenas e só para provar a incompetência de BDC.

    BDC, podia ter mandado recados, conforme faz o LFV mas enfrentou as câmaras e fez ele o trabalho sujo. Digam-me qual a actuação que deve ser criticada, LFV ou o BDC? Já agora só mais uma questão, não deveria ter saído rapidamente um comunicado, nem que fosse apenas para confundir, de forma a evitar que toda esta merda atingisse a dimensão internacional que está a ter. O Benfica é uma empresa cotada e acho que deveria existir mais critério e rigor na gestão e não estou a falar na gestão desportiva.

    Abraço a todos e lembrem-se que o futebol para nos é um hobby, há montes de outras coisas que são bem mais importantes.

    Cupts
    AMAF

    ResponderEliminar
  17. se tiver oportunidade gostaria de saber a sua opinião (LdA) sobre este tópico em particular. Bem sei que é de outro blog, no entanto tenho particular interesse pela matéria abordada e a forma como foi.
    http://camaroteleonino.blogs.sapo.pt/abusos-e-afins-na-internet-1678610
    cumprimentos
    Rui Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Pedro, não tenho nenhum comentário especial a fazer sobre isso. O insulto é arma utilizada (aqui muitas vezes) por quem não tem outros argumentos.

      Eliminar
  18. O presidente deu uma boa entrevista ao expresso. Na minha opinião foi quase brilhante. Mas como gosto de ler opiniões diferentes desafio o leão de Alvalade a comenta la

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)