quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fazer ao contrário e desejar/exigir que saia direito

Julgo que nem o mais pessimista dos Sportinguistas conseguiu antecipar que, por pior que corresse a época, nos encontrássemos na situação em que nos encontramos. O Sporting vive um momento de particular fragilidade que, por isso, merece um tratamento adequado às circunstâncias. Mas o que se tem visto, dos mais variados quadrantes do clube, e com raríssimas excepções, é precisamente o oposto.

Começando por quem toma as decisões, que são as acções cujos os efeitos mais rapidamente se fazem sentir, foi notório desde o inicio dos problemas - a pré-época deixava claro que havia questões essenciais para resolver - que não se estavam a escolher os melhores remédios para atalhar os sintomas de doença. Ao invés, como aqui o fui dizendo, mandava-se o bom sendo às malvas. Tal como acontece quando um avião cai, cometiam-se vários erros em simultâneo. Fosse apenas um e estaríamos a falar de meros percalços, não de uma hecatombe generalizada.

A renovação com Sá Pinto era quase inevitável face ao que foi o final da época sob o seu comando, apesar do desastre do Jamor. Mas se me parece impensável deixá-lo cair então, estender o contrato por mais do que um ano, sem se saber o que valia Sá Pinto a preparar uma época de raiz foi precipitado. Mais precipitado ainda se não se fazia a mínima intenção de viver com as consequências. Isso pelo menos é o que se depreende pela forma como o treinador foi ficando isolado e com uma equipa técnica claramente incapaz de o ajudar. 

É incompreensível que se tenha dado a Sá Pinto carta branca para tomar decisões sobre a constituição do plantel e se tenham produzido alterações de monta até do ponto de vista financeiro para, em 2 meses, entregar a criança nos braços de um pai adoptivo. Despedir o treinador, a 24 horas de um jogo no dragão, é também injustificável sob qualquer ponto de vista. Uma jogada nitidamente "à Duque", que tinha tudo para resultar mal, confirmando que o macete Materasi/Inácio foi a excepção que a regra não confirma.

Deixar o plantel entregue a um Oceano de dúvidas, a ver no que dava, num limbo de semi-interinidade, foi o momento de não retorno na actual crise. Não se conhecem bons resultados causados por soluções deste tipo. Subsistem ainda dúvidas se a escolha de Vercauteren foi a mais avisada mas, como é bom de ver, o que actual equipa produz é muito menos do que se tivesse sido ele a preparar a época, valendo o mesmo quase para qualquer outro treinador no comando desde inicio.

Mas se são as decisões dos dirigentes as que determinam o essencial, não se pode retirar da equação o que os adeptos fazem e dizem. E aqui também encontramos motivos para pensar que do nosso lado se continua a proceder de forma oposta ao que aconselharia pelo menos o bom senso. Exigir a demissão dos corpos sociais após cada derrota até é compreensível no estádio, com a emoção à flor da pele. Fora dele o Sporting precisa mais da razão e dispensa bem o excesso de emoção.

Como o meu amigo Virgílio e o MF aqui deixaram bem claro, a demissão pura e simples dos actuais corpos sociais não muda nada no imediato e, creio, só concorreria para acentuar ainda mais a crise que já se vive. Só vejo 2 razões para, neste momento se insistir nesta ideia: a vontade de punir de Godinho Lopes e convicção que a saída dos actuais dirigentes e a entrada de outros resolveria de imediato todo e qualquer problema. A minha convicção é exactamente a oposta, não só poderia resolver muito pouco para esta época, como seria provável agravar. A punição concreta de Godinho Lopes recairia em abstracto sobre todo o clube, que nem é apenas o futebol.

É óbvio que no Sporting se fala demais e, em grande parte, se fala na hora errada, acrescido de propostas que só são boas porque nunca serão confrontadas com a sua aplicação prática. Citando um leitor deste blogue "não é no desespero que perco a visão, somente luto pela minha lucidez e sobrevivência de mim, ou do meu Grande Amor."

Também aqui andamos ao contrário, falando quando o momento recomenda contenção, e não são apenas os "notáveis", como muitas vezes se quer fazer crer. Tenho dúvidas que o excesso de ruído chegue da mesma forma ao plantel - os jogadores vivem nos seus mundos muito particulares - como se propaga pelo clube , subindo das redes sociais, pela comunicação social até aos gabinetes de Alvalade. Pensar que esse ruído não afecta o discernimento de quem tem a tarefa de decidir é ingenuidade. Se atendermos a que o barulho é sempre maior quando mais preciso era o silêncio e a reflexão temos explicadas pelo menos uma parte significativa das precipitações.

Claro, uma boa liderança é impermeável às pressões e o ruído, dirão. Não sei se estamos a dizer que o dirigismo no Sporting é apenas acessível aos super-homens. Pior ainda é constatar que se apregoa que a liderança é fraca, o que por si só a fragiliza ainda mais quer interna quer externamente.

Proclama-se a preocupação com a situação financeira mas, na mesma frase, exige-se a venda  de uma série de jogadores que, face ao nosso momento e à conjuntura geral, só pode ser mau negócio. E pedem-se prendas de Natal para um final de época que pouco mais se pode ganhar do que reconstruir o amor próprio.

Redescobrem-se as virtudes da formação porque a equipa B é um sucesso, (ignorando-se "estratégicamente" a virtude  da decisão e sua autoria), mas rejeita-se a mesma formação que nos colocou uma série de jogadores na equipa sénior e que estão num estado mais evoluído das suas capacidades.

Promete-se apoio mas "com outros" e não "com estes" ignorando-se que um clube se constrói todos os dias, em cada momento. Julga-se o Sportinguismo na presunção de quem não só se acha mais Sportinguista que os outros, como se arvora o direito de decidir quem deveria ser ou não Sportinguista.

Não podia a fotografia ficar completa sem me debruçar pela ideia peregrina que é o protesto da Juve Leo. Compreendo como ninguém o seu desencanto e desespero face ao momento, que não será superior em nada aos demais. Mas a sua existência não faz sentido sem ser no estádio a apoiar a equipa quando ela mais precisa. Também o excesso de emoção parece estar a toldar o raciocínio a esta parte importante da família leonina.

Conheço muito bem o meio do futebol profissional para acreditar que os jogadores não querem ganhar ou que se aplicam menos por qualquer razão. Grande parte dessas teorias conspirativas não passam de mitos que servem como explicação para uma menor compreensão da importância que tem o treino e a táctica.

"Manguelas" há em todas as profissões, mas a regra é a necessidade do reconhecimento que só o jogar bem ou pelo menos as vitórias proporcionam. É o que que abre as portas aos melhores contratos para carreiras sempre pressionadas pela sua curta duração e pelas inúmeras vicissitudes. Pensar que os jogadores são o "inimigo"  é uma visão enviesada e perigosa da realidade. O barco onde navegamos, adeptos e jogadores, é o mesmo, mas eles são, em campo, a nossa tripulação. O que não lhes falta são outros barcos para navegar mas nós só temos este.

Dizer que a época está totalmente perdida é um erro estratégico e simultaneamente contraditório com a exigência que se faz aos jogadores de respeitarem a camisola. É dizer que  todo e qualquer esforço é inútil, quando podemos perder ainda muito e o temos o orgulho leonino para restaurar. E isso só se faz ganhando.

107 comentários:

  1. Pior do que está? Em que medida? Descer de divisão? Só se for isto.

    Ganha-se ( consistentemente ) quando há condições para isso. Num clube sem liderança, sem estrutura de futebol, com um plantel mal montado e um novo treinador desautorizado com visitas do presidente ao balneário num intervalo de um jogo, que condições há?

    GL é fraco e incapaz. Para quê insistir em quem só contribui para este desastre?

    Que tenha a decência de se demitir. União dos adeptos que tanto pediu e não soube conquistar? Imediata. Pelo menos haveria novamente esperança em algo diferente. Mas, desta vez, mesmo diferente.

    ResponderEliminar
  2. O GL demite-se e os problemas do Sporting irão com ele?
    O GL demite-se e a equipa começara a jogar muito melhor?
    O GL demite-se e os problemas de liderança desaparecerão com ele?
    o Gl demite-se e os problemas financeiros irão com ele?
    O GL demite-se e o deficit crónico de tesouraria irá com ele?
    O GL demite-se e o Sporting deixará de ter problemas estruturais internos?


    PS: Ainda não perceberam que o que está a matar o clube lentamente são estas inflexões continuas de Presidentes, treinadores,jogadores, directores desportivos, etc, etc, etc.
    Há algum clube que aguente esta senda de mudanças?

    ResponderEliminar
  3. Nuno Bispo,

    Acha que - antes e depois das últimas eleições - o Sporting ficou mais unido ou mais dividido?

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Bom post.

    "Também aqui andamos ao contrário, falando quando o momento recomenda contenção, e não são apenas os "notáveis", como muitas vezes se quer fazer crer. Tenho dúvidas que o excesso de ruído chegue da mesma forma ao plantel - os jogadores vivem nos seus mundos muito particulares - como se propaga pelo clube , subindo das redes sociais, pela comunicação social até aos gabinetes de Alvalade. Pensar que esse ruído não afecta o discernimento de quem tem a tarefa de decidir é ingenuidade. Se atendermos a que o barulho é sempre maior quando mais preciso era o silêncio e a reflexão temos explicadas pelo menos uma parte significativa das precipitações."

    Proponho um desafio, lancemos uma campanha pelos blogs que sofrem pelo Sporting.

    Sem posts e comentários até ao dia do Sporting x Benfica.

    Seja as redes sociais espaço para paz.

    Se 4 ou 5 blogs aderirem será um pouco menos de ruido. Um pouco mais de paz durante tão curto espaço de tempo.

    Não basta pedir pouco ruido, vamos todos fazer o possivel para que ele exista.

    ResponderEliminar
  5. Excelente ideia do Vlado. Vai haver mortes.

    ResponderEliminar
  6. Verde CDV,

    todos esses pontos não se resolvem por milagre, mas se não tentarmos é que eles não se resolvem de certeza. A próxima direcção que entrar no clube, vai ter muito trabalho pela frente, é óbvio, visto que esta actual direcção até fez o "favor" de cometer mais erros e deixar o Sporting em pior estado.


    PLF,

    antes das eleições não consigo dizer. Mas depois das eleições, o Sporting ficou claramente mais dividido, porque ganhou um candidato que, a Maioria dos sócios do Sporting, não queria para presidente.
    É por isso, que este sistema de votos actual, é muito perigoso. Muito mais perigoso que um sistema de 1 sócio = 1 voto, porque poderíamos pôr uma restrição que apenas permitisse que só depois de 3 anos de sócio (por exemplo) é que se pudesse votar.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.

    Felizmente tenho lido alguns textos no mesmo sentido, mas ainda assim, o ruído dos que querem sangue, continuará a sobrepor-se aos demais.

    Já não sei onde hoje li, qq coisa como: temos o FCP, o SLB e depois temos os brunetes e os lambuças... faltando o SPORTING.

    Não só uma revolução (mais uma) iria resolver o que quer que fosse, como ainda nos ia tornar mais divididos.

    No meu local de trabalho e na famílias toda a gente me reconhece como um Leão moderado. Mas que se for preciso está num casamente a ouvir o relato do jogo... :)

    Julgo que, sobretudo no momento actual, o pior que nos poderia acontecer era irmos para eleições. As pessoas têm memória curta e parece que já não se lembram da divisão que o último acto eleitoral provocou...

    SL
    saint

    ResponderEliminar
  8. Um novo acto eleitoral só não resolverá a falta de união, se voltar a ganhar um candidato, que a grande maioria dos sócios, não quer ver como presidente... à semelhança do que aconteceu nas últimas eleições.

    ResponderEliminar
  9. José Duarte,

    O que acontecerá então se, repetindo-se o que se passou nas últimas eleições, se candidatarem 5 listas? Obrigamos alguém a desistir para que possa recolher os votos da "grande maioria dos sócios"?

    E acha que o ambiente pré-eleitoral é unificador?

    ResponderEliminar
  10. PFL,

    Eu percebo o problema e sei que é um risco, até porque ninguém me garante que não apareça por aí outro qualquer "candidato da banca" e que ele ganhe sem sequer ser o candidato com mais sócios votantes, como aconteceu com Godinho Lopes.

    Mas na minha opinião, o Sporting vai acabar por ter que arriscar, esta situação actual é insustentável.

    O ambiente pré-eleitoral não é unificador se for conduzido à base da difamação e do jogo sujo, como foi o último. Isso é claro.

    SL

    ResponderEliminar
  11. José Duarte

    E como garante isso,que ganha esse candidato?
    E se não ganhar,há de novo eleições?

    ResponderEliminar
  12. José Duarte,

    O meu ponto é este: ao contrário do que sugeria o Nuno Bispo, a união dos adeptos não seria imediata após a realização de um acto eleitoral. E se se for a julgar pela animosidade que se distribui pelas redes sociais, parece-me que o risco de uma cisão insanável entre sportinguistas é maior do que o risco de união pós-eleitoral...

    E isto sem entrar no tópico de ser ou não desejável haver eleições neste momento - coisa que o Leão de Alvalade de forma fantástica analisou neste post - "candidatos da banca" e outras etiquetas que tais, que tão bem fazem pela união dos sportinguistas...

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Proponho até que nunca mais se façam eleições. Afinal nunca se sabe o resultado.

    Podemos sempre voltar aos bons velhos tempos da cooptação.

    E vem ai o Cajuda para Manager?

    Credo...

    ResponderEliminar
  15. FCS,

    Faço uma proposta diferente! Que nunca mais se diga que a realização de eleições gera uma união imediata entre os adeptos. Que tal?

    ResponderEliminar
  16. Pelo contrário, devemos ter eleições o mais cedo possível para a tal "instabilidade" se ir embora o mais rápido possível. Mais divisão que a actual é impossível, parece me claro que a instabilidade não abandona o Sporting enquanto o GL se mantiver no SCP, no nosso estado actual não há a mínima hipótese.

    ResponderEliminar
  17. PLF,

    A sério????

    Eu não sei se a realização de eleições gera união ou não.

    Mas até esta do GL apesar de ter que ser afinada, num primeiro instante trouxe pacificação que não foi aproveitada.

    Houve tempo. Mas não houve competência.

    É claro ou não? Ou porque motivo estamos neste ponto?

    Eleições podem não ser a solução perfeita mas têm que ser sempre a Reposta para uma situação destas.

    Vale o que vale - sou apenas um sócio - Mas eu não quero mais decisões desta direcção.

    ResponderEliminar
  18. B,

    O meu ponto é que me parece estar longe de ser uma certeza que não haja instabilidade após as eleições. Apenas esse. Opinião criticável como todas.

    ResponderEliminar
  19. http://acreditar.blog.com/2012/11/29/intervencao-no-conselho-leonino-de-12nov28/

    ResponderEliminar
  20. Repito a pergunta que fiz antes,como garantem que ganha o candidato desejável.
    Se não ganhar(votos são votos) vamos de novo para eleições?

    ResponderEliminar
  21. FCS,

    Basta o "afinada" - o tal chavão que ignora o que um juiz e uns quantos delegados (uns 60) afirmaram após as eleições e com o qual se continua a tentar atirar o nome do Sporting para a lama - para se perceber o meu ponto: união imediata após as eleições, parece-me difícil.

    Sobre se é desejável, já são outros quinhentos.

    Vale o que vale, sou apenas um sócio e o que mais quero é que o Sporting saia vencedor.

    ResponderEliminar
  22. Ganha o candidato que os sócios decidirem, seja ele qual for.

    A partir daí só tem que mostrar uma coisa para se consolidar.

    Competência.

    ResponderEliminar
  23. PLF,

    Mas tem alguma dúvida que eu quero isso?

    Faça-me justiça se faz favor.

    Como já disse já nos "conhecemos" há algum tempo!

    ResponderEliminar
  24. A questão não é se ganha o candidato desejavel ou o indesejavel, percebam de uma vez por todas é que não é a questão do GL ser parte do problema.

    A questão é que ele ja se percebeu nunca vai ser a solução.

    Não basta andar ao gosto da maré. Antes delegava funções a 2 administradores, agora é regime presidencialista e agora parece que vem lá um manager (Cajuda). Um presidente que muda de projecto a cada 3 semanas nunca pode ser parte da solução.

    E se o Cajuda vier e perdermos os 3 jogos seguintes? Qual a estratégia? muda tudo e vem 1 administrador para futebol, 1 coordenador para todo o futebol, 1 adjunto para o treinador e mais 1 consultor estrangeiro e esperamos mais 3 semanas?

    ResponderEliminar
  25. E o que estou a dizer é que vale a pena arriscar, se uma situação é má de certeza, e a outra pode ser ou pode não ser, a lógica manda optar pela segunda situação. Outro ponto é que se houver instabilidade depois das eleições e o Presidente for competente, a instabilidade tende a desparecer.

    Depois dum acto eleitoral repleto de jogadas sujas e de dúvidas quanto à legalidade do mesmo, não houve assim tanta instabilidade como isso, ela só voltou em força esta época, quando ficou explícito, que o Sporting está sem rumo, e incapaz de se levantar.

    Se o GL se candidatar a uma novas eleições e ganhar novamente, aí terá muito mais credibilidade e sossego. Todos os seus trunfos eleitorais o abandonaram ou foram corridos 1 ano e meio depois das eleições. Qual é a sua legitimidade? Isto é só mais uma das razões.

    ResponderEliminar
  26. Para todos os que defendem a saída de GL

    Mas se for reeleito,não é o mesmo?Incompetente?
    O problema de GL afinal é de legitimidade?
    E se o próximo presidente ganhar tangencialmente?Não tem legitimidade?
    Houve fraude?
    Teremos novas eleições?

    ResponderEliminar
  27. Eu não...

    eu defendo que ele deve sair porque é incompetente mesmo.

    e não confio numa pessoa que vendeu os terrenos do Sporting para o padrinho dos filhos dele.

    para não falar nos paquetes da expo.

    nem vou comentar as derapagens do estadio e da academia.

    ResponderEliminar
  28. Isto realmente está engraçado, alguns que requerem eleições já querem ir a votos e o ideal era poderem indicar antes o candidato vencedor? E ainda invocam a democracia eleitoral? Ainda nem se tinha percebido de tão respeitadores que são. O SCP, como outro clube qualquer precisa é de estabilidade, no mínimo que cada direcção cumpra o mandato para que foi eleita e quem não consegue perceber essa necessidade premente não anda cá a fazer nada. Ou melhor anda só a fazer mal ao clube e sempre com muitos alibis.

    ResponderEliminar
  29. Godinho Lopes foi absolvido no caso da Expo.
    Não decorre nenhum processo contra Godinho Lopes devido a vendas de terrenos,que se saiba.
    Quanto ás supostas derrapagens,desconheço-as,mas também não conheço o assunto em pormenor.
    Cuidado com o sujar o bom nome das pessoas.Não deve valer tudo nesta guerra.

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  31. Primeiro que tudo; bem vindo PLF, porque o "Call to Arms" era necessário -apesar de não o ter lido já o havia antecipado.

    No meu percurso por cá, assisti a 3(três) campeonatos ganhos num imenso sorriso e entre imensos, como eu, gritando o Nosso Grande Amor.

    Posto isto, quem conhece a realidade d'hoje do Sporting, no seu pleno (financeira, desportiva, cultural, institucional), facilmente chega à conclusão que exceptuando os resultados desportivos da equipa principal da modalidade de futebol profissional (longa definição propositada), o Sporting, hoje, é melhor que antes, num passado recente ou não.

    Conforme já referi antes, não ignorando os erros crassos na formulação desta salada russa directiva (oficialmente/semanalmente declarados publicamente por n ingredientes), quem?que?qual? projecto devidamente estruturado/planeado/organizado se encontra na sombra de Godinho Lopes?

    Desportivamente as soluções eram Van Basten, Inácio, Zico, Futre e Rijkaard. Que méritos ou glórias perdemos em dezoito meses não introduzindo estes ingredientes?

    Após as eleições a questão da união/divisão é dúbia, porque visívelmente, duas correntes se criaram, porém conheço muitos Sportinguistas que só pensaram/visualisaram verdadeiramente os candidatos, a sua postura e conduta, no dia das eleições (dos mais negros que me lembro, na história do Sporting) e após as mesmas.

    E assim Alvalade, a Savana, se tornou a Amazónia, repleta de araras e papagaios.

    Atentando ao meu segundo parágrafo, e numa empatia com os que defendem eleições antecipadas; sinto como vcs:

    O Sporting Clube de Portugal tem sido motivo de jocosidade relativamente ao Natal, desde há anos; somente porque em cada ano, nunca realizou eleições antecipadas em Dezembro; tudo se resolveria como por magia, num Matrix verde e branco.

    Abraço Leão de Alvalade...Fique bem, sempre.


    ResponderEliminar
  32. Incrível. Agora até se critica a descida do homem ao balneario!! É se mesmo preso por ter cão e preso por não ter.
    O problema do SCP não é o presidente. É a estupidez dos sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  33. Um comandante não quer ondas para o seu barco mas provoca tempestades a sua volta. Um presidente que pede estabilidade mas num ano e meio de mandato a instabilidade andou sempre de mão dada no seu elenco. Das promessas eleitorais ainda nada vimos. O barco leonino está a deriva a espera de uma brisa , de uma leve brisa que o leve a algum lado. Não há rumo nem projecto. Apenas se espera um vento do Oriente , do indico ou mesmo africano para que se chegue a costa e prolongue a agonia.

    Vejo muita gente defender a estabilidade desta instabilidade. Eleições não pois vão prejudicar o Sporting. Já meteram a mão na consciência e perguntarem-se que o demonstrado é sempre a descer e a tendência vai ser essa???!! Preferem então enterrar-se com alguém que já deu mostras de total incompetência e agora um gritante autismo em vez de se escolher outro rumo?

    Há muito que desejo sempre que me engane. O meu amor ao clube impele-me sempre a acreditar que algo melhor virá e que a minha devoção será recompensada e não deve ser desligada mesmo nas piores tormentas. Mas já cansa esta conversa da estabilidade , dos aventureiros e de proteger o clube. O vampiros estão lá há anos!!! Vamos proteger o clube de quê???!!!

    SL

    ResponderEliminar
  34. FCS,

    O argumento da "afinação" é particularmente insultuoso não só para todos os envolvidos nas eleiçoes como para a instituição Sporting. A menos que tenha provas até agora não apresentadas acho profundamente lamentável a sua evocação.

    Depois ao dizer que "num primeiro instante trouxe pacificação que não foi aproveitada." isso refere-se a quê? Aos que quando se conheceram os resultados tentaram sovar o presidente do Sporting acabado de eleger?

    É que desde o inicio do mandato de dentro e de fora a instabilidade tem sido o pão nosso de cada dia.

    ResponderEliminar
  35. Damas,

    Já cansa a quem? Não deve ser a um agitador a quem não se reconhece uma competência que seja a não ser claro de grande e permanente crítico.

    ResponderEliminar
  36. Caro LdA,

    Talvez hoje me possa responder a duas perguntas.

    Quem é que usou pela 1ª vez a expressão "afinar os resultados"?

    Porque é que há instabilidade?

    Em relação ao que me pergunta - Então não houve alguma pacificação?

    A actual direcção não teve condições para preparar a época passada (assim como neste se deu o beneficio da dúvida), as pessoas não voltaram em grande número ao estádio?

    ResponderEliminar
  37. Folgo em ver que o desafio que lancei foi completamente ignorado.

    Volto a fazer o desafio.

    O que mais existe neste momento é ruído, seja uns a pedir eleições, outros a pedir paciência, outros a pedir novas decisões.

    Qualquer postagem, seja de que teor for não é nada mais do que ruido.

    Porque não um conjunto de blogs façam uma pausa durante 10 dias, para desanuviar um pouco mais o ambiente.

    A Norte de Alvalade, Sangue Leonino, Banca Nova, Bancada de leão, Cacifo do Paulinho, Leoninamente, Fonte Segura, se estes blogs resolverem fazer uma pausa para acalmar o ambiente é um grande favor que estamos todos a fazer ao Sporting.

    Esqueçam o numero de visitas, vamos apaziguar um pouco este vicio de andar pela blogosfera.

    Não estamos todos a favor do Sporting? Ou será que é só da boca para fora?

    Não estamos sempre a criticar os blogohistericos?

    Lanço o desafio - Uma campanha "Blogs em silencio, Sporting em paz" - Sem novas postagens, excepto uma para explicar a decisão, e fechar os comentarios durante 10 dias, até ao dia do jogo com o benfica, nessa manhã começamos a escrever para apoiar o Sporting.

    E não é protesto como a juve leo, acho é que 10 dias é uma boa medida.

    Vamos ver agora quem assobia para o lado.

    ResponderEliminar
  38. "Anonio"

    Sabe? Eu sou o Miguel Sousa Tavares do Sporting . Estamos cobertos de gloria , eu é que gosto de criticar e vai dai gosto de cascar por cascar....

    SL

    ResponderEliminar
  39. Caro FCS, óbvio o seu distanciamento com alergia a GL (que devo respeitar à priori), com quem se aproxima ou em que mecenas, líder ou mal menor é seu próximo?

    Os candidatos são os mesmos, ou não são?

    ResponderEliminar
  40. FCS

    Há instabilidade porque estamos fazer esta incrível má época desportiva no futebol profissional.
    Se estivesse tudo a correr bem,GL podia assistir ás reuniões da SAD de cabeça para baixo e falar com os pés,que estava tudo bem.
    Era excêntrico...

    ResponderEliminar
  41. Jahwork,

    Eu não quero saber quem são os candidatos. Para mim não é esse o ponto.

    Eu não votei GL, mas a dada altura dei-lhe o beneficio da dúvida, e mais de uma situação até o elogiei em algumas medidas.

    Mas fazendo o balanço e dada a actual situação é para mim óbvio que é necessário fazê-lo, é claramente negativo.

    O capital de confiança que dei ao GL desbaratou-se.

    Acha normal um Clube como o Sporting não ter um directo desportivo?

    Acha normal a novela que envolveu a escolha do novo treinador?

    Acha normal a novela em torno do eventual adjunto?

    Tem confiança na decisões que se aproximam? - Janeiro está aí à porta.

    As pessoas falam em não destablizar a equipa? mas qual equipa e será possível destabilizar mais ainda? Ou até já se tem medo de uma descida?

    Sejamos realistas, a época está perdida. Não se perca tempo para não se perder também a próxima.





    ResponderEliminar
  42. FCS,

    A expressão foi usada querendo dizer uma coisa e acabou por ser usada da forma que dava mais jeito.

    A questão da instabilidade já foi amplamente debatida aqui e no post que coloquei antes deste e até antes e em nenhuma dessas ocasiões desresponsabilizei o CD.

    Se os Sportinguistas decidiram regressar a Alvalade esse mérito é dos próprios e das medidas tomadas pelo CD no reforço do plantel. Até à derrota com o Valência, com o estádio cheio,todos louvavam as aquisições feitas. Hoje é fácil fazer esse totoloto.

    ResponderEliminar
  43. Dito isto,

    Acho perfeitamente legitimo que o GL se volte a apresentar às eleições.

    Refaça o seu programa, a sua equipa e vá a votos.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo das 22:14

    E que bom sinal que isso era.

    Era sinal de qualidade nas decisões e nas escolhas.

    Basicamente competência.

    Parece-me que o actual estado do Futebol é bem mais do que o azar da bola bater no poste.

    ResponderEliminar
  45. LdA,

    Já me viu criticar a aposta feita no ano passado?

    Acabei de referir que dei o beneficio da duvida.

    Agora e este ano? E a espiral de fuga em frente que se tem sucedido?

    ResponderEliminar
  46. Tenha tolerância para a minha aritmética então:

    1.Defender o fim da direcção eleita, antecipadamente, sem ter fé ou crença num candidato ou numa oposição/posição interna é mergulhar no vácuo (nem deserto é por não ter grãos de areia); ESSE É, realmente, O PONTO;

    2. Conheço muitos que não votaram GL, e que não obstante a "salada russa", agora, hoje o apoiam, nomeadamente pelo exposto em 1;

    3. Claramente negativo, no que respeita aos resultados da equipa principal do SCP...mas tem que concordar com as "afinações" feitas pós eleições, e não me refiro a treinadores;

    4. O balanço, que faço às alternativas oficiais (as mesmas?) é claramente negativo;

    5. O director desportivo proposto pelo principal opositor é o mesmo que há pouco, no Porto Canal, sorria e babava ao recordar a entrega da camisola a PC aquando da Champions?;

    6. Que glórias nos escaparam com Van Basten e Rijkaard, ou Zico (nesta opção deverá eliminar o Futsal)?

    7. Onde nos encontramos....o adjunto é um oceano de problemas;

    8.Tenho. Mais que ontem veja lá, como se tal fosse possível; Janeiro é Janeiras;

    9.Equipa (qualidade de jogadores entenda-se) superior desde há quantos anos?; tem memória? Com um novo presidente vão tremer e assentar sem dúvida (já o vimos tantas vezes - onde?)
    Descida? Acredita mesmo nisso? Há quem o deseje.

    10. Estando a época perdida e sendo os eventuais candidatos os mesmos de há dezoito meses; preparados e optimizados em projecto e solução para este fado; porque troxeram "pacificação" após a derrota certo?

    Estamos demasiado distantes para tanta pontuação ou argumentação.

    ResponderEliminar
  47. 6. Que glórias nos escaparam com Van Basten e Rijkaard, ou Zico (nesta opção deverá eliminar o Futsal)?

    Responde então a esta:

    Que gloria ganhaste com , Domingos, Sá Pinto, Duque, Freitas?

    A tua é impossivel responder, mas a minha respondo com toda a certeza do mundo: NADA!!!!

    ResponderEliminar
  48. http://anortedealvalade.blogspot.com.br/2011/01/o-fim-de-uma-era-ou-quantas-vidas-tem-o.html

    diferença de 18 meses, tantas situações parecidas, e opinião tão diferentes nas mesmas pessoas.

    desde o autor do post aos comentadores.

    ResponderEliminar
  49. Realmente....

    O que sobrou do projecto do GL? Domingos, Sá Pinto Duque, Freitas.

    Imagina um primeiro ministro que deixa cair todo o seu programa de governo, todos os seus ministros mas é melhor mante-lo porque a oposição perdeu as eleições e não se sabe se faria melhor.

    ResponderEliminar
  50. FCS

    "Tem confiança na decisões que se aproximam? - Janeiro está aí à porta."

    Tem que ter rigoroso no que afirma.Tem de saber que não pode haver nova direcção eleita em Janeiro.
    Rigor por favor.

    ResponderEliminar
  51. Luís,

    Imagino que a partir do momento da convocatória de eleições não se iriam tomar decisões de fundo.

    ResponderEliminar
  52. Estou esclarecido FCS;

    Faço-lhe uma revelação: iludi-me por vezes (acreditei, tive fé) com o candidato da oposição até às eleições.
    Naquele dia, naquela noite, tudo se iluminou e perpetuou, factualmente, nos devidos contextos após aquela data...sempre presente, em toda a derrota ou infelicidade.

    Não se sabe se faria melhor? Com que projecto? Com que esforço, devoção ou dedicação(a minha menção à proposta estrutura desportiva era armadilha fácil).

    Já me chega a demagogia na política; no seio do Sporting não serei nem mudo nem ignorante.
    E não faça essas analogias governativas, porque para o fazer, não deve viver/conhecer Portugal, e os partidos representados.
    Lembra-se do Coelho e do Seguro a jogarem Risco nas Jotas? Eu lembro e não entendo essa realidade no Sporting, no meu Amor...puro.

    Adeus.

    ResponderEliminar
  53. FCS

    "Imagina um primeiro ministro que deixa cair todo o seu programa de governo, todos os seus ministros"

    Rigor mais uma vez.Duque e Freitas,por importantes que fossem,eram apenas funcionários da SAD.E foram os maiores responsáveis por muito do errado que aconteceu,porque GL delegava neles.Afinal eram os responsáveis pelo futebol.
    Se GL não pode demitir a sua equipa do futebol,por manifesta incompetência(que reconhece,mas quer imputar a GL) e tem que se demitir(e todos os orgãos sociais) então não há direcção que resista.

    ResponderEliminar
  54. Continuemos então a apoiar pois é disso que GL precisa para nos guiar não sei bem para onde...

    Talvez para um lugar que nos coloque fora das competições europeias pela primeira vez em quae 40 anos.

    Talvez para lutar para não descer de divisão.

    Talvez consiga juntar mais uns milhões de passivo e irremediavelmente condene o Sporting a vender o que ainda tem de património.

    Talvez voltemos a dar-lhe o benefício da dúvida para 2013/14 e no fim de Novembro estejamos novamente a ter este debate.

    Há sempre quem consiga ver uma luz ao fundo do túnel mesmo que ao fim de 20 meses o que reste seja apenas incompetência e incapacidade para resolver os problemas do Sporting.

    Esperemos pelos próximos episódios da saga GL para ver até quando se aguenta...

    ResponderEliminar
  55. Anónimo,

    A diferença não é de 18 meses a diferença é muito maior do que isso. Contudo os resultados são piores e isso é o mais incrível.

    Hoje escreveria exactamente a mesma coisa e mantenho o que penso sobre JEB: de longe o pior presidente que conheci e conheci todos desde João Rocha.

    ResponderEliminar
  56. FCS

    "Imagino que a partir do momento da convocatória de eleições não se iriam tomar decisões de fundo."

    Hoje não é o seu dia.Então a sua solução é a paralisia?
    Deixar a direcção incapacitada no seu tão importante mês de Janeiro?
    Mas isso é alguma solução,isso é defensável?
    Também fiquei documentado quanto ao seu pensamento.

    ResponderEliminar
  57. Jahwork,

    1º - Se pensa que estava a pretender fazer alguma analogia ao governo de Portugal, está redondamente enganado.

    2º - Estou-me nas tintas para o Bruno Carvalho.

    Obrigado e Adeus também.



    Luís,

    Gl é o presidente mas a responsabilidade não é dele. A culpa é APENAS de todos os outros.

    Fiquei esclarecido.

    ResponderEliminar
  58. Luís,

    Paralisia? Por momentos pensei que se estava a referir à reestruturação do Departamento de Futebol ou até da mera escolha de um adjunto.

    ResponderEliminar
  59. Penso que fui claro no que disse.Numa empresa o presidente não se demite porque tem um director financeiro incompetente.Demite-o.
    Mesma na sua analogia ministerial,o governo não cai com a saída de um ou mais ministros.
    Chama-se a isso remodelação ministerial.
    Please...

    ResponderEliminar
  60. Fcs, após e antes do adeus, um conselho para um Sportinguista de um Sportinguista; não esteja nas tintas para o Bruno de Carvalho porque o futuro do Sporting é indubitavelmente, aceitá-lo ou afastá-lo; é assim.

    ResponderEliminar
  61. Janwork,

    Espero ter escrito bem o seu nome, não tenha duvidas que o sou e também não tenha duvidas que não tenho agenda nem faço fretes a ninguém.

    E repito estou-me nas tintas para o Bruno de Carvalho. Quero é que surja alguém capaz.

    Não faço ideia se o Bruno de Carvalho é ou não -- também considero que já foi infeliz, mas se vamos falar de episódios infelizes....) - O actual é que já deu mostras do que é capaz.

    ResponderEliminar
  62. LdA,

    Não imaginava que os resultados desportivos iam ser piores.

    Há muita gente a avisar para isto há muito tempo.

    E ainda lhe posso dizer outra coisa, godinho Lopes não se demite, acaba esta epoca sem nada de relevo desportivamente, começa a epoca seguinte e daqui há exactamente 1 ano estamos aqui a discutir exactamente o mesmo com os mesmos resultados.

    ResponderEliminar
  63. E já agora,FCS, a situação que refere,dos ministros,só tem alguma equivalência estatutária nos membros do conselho directivo.A demissão em bloco destes é que conduziria inevitavelmente a eleições.E mesmo assim só para o CD.Os outros teriam que se demitir por iniciativa própria.
    E já agora não respondeu á questão do Janwork.
    Qual é a alternativa?Não podemos demitir só o os orgãos sociais.
    Qual é a alternativa?

    ResponderEliminar
  64. O Sporting ganhou 2 campeonatos em 30 anos...

    ResponderEliminar
  65. A mensagem das 23:54 é para o anónimo das 23:49

    ResponderEliminar
  66. "Após as eleições a questão da união/divisão é dúbia, porque visívelmente, duas correntes se criaram, porém conheço muitos Sportinguistas que só pensaram/visualisaram verdadeiramente os candidatos, a sua postura e conduta, no dia das eleições (dos mais negros que me lembro, na história do Sporting) e após as mesmas."

    Jahwork: na mouche. Acertou em cheio. Tem em mim mais um exemplo.

    LdA:

    Infelizmente sem possibilidade para produzir comentário em tempo útil. O post éstá mt bom e reflecte o que eu penso, como aliás foi visível em comentários anteriores. Assim sendo, não tenho mt mais a acrescentar.

    Nota para a absurda tomada de posição da claque 'Juba ao leu'... A novidade parola do dia... Para que é q serve exactamente uma claque? Se não para apoiar a(s) equipa(s) / atletas q representam um clube? Diria que para mais nada... Estes resolveram abandonar o apoio qd mais falta faria e dedicarem-se à... politica... Enfim, no SCP até isso é ao contrário, já q pelos vistos as claques (pelo menos esta) servem é para tomar posições pretensamente contestatárias (ainda nem percebi mt bem se contra a própria equipa, se contra dirigentes de que curiosamente se 'armam', com frequência hsitórica, em guarda pretoriana)... Haja bom senso e sentido do ridículo!

    No meio de mt confusão contestatária apanhei uma ideia válida e que defendo desde há mt tempo:

    1 Sócio, 1 Voto... Que se premeie a antiguidade dos sócios de outras formas. Vantagens comerciais, na bilhética, sei lá, existe uma panóplia de situações que podiam diferenciar e beneficiar a fidelidade. Com votos é q não. Mas não foi este msm presidente que deu o primeiro passo em esbater as diferenças?...

    SL

    ResponderEliminar
  67. Virgilio,

    Não, não foi...

    Nessa assembleia de alteração de estatutos quem pos isso na pauta foi BdC.

    Até me parece que o CD votou contra em algumas alterações de estatuto que o Conselho Leonino recomendou.

    Ha referencia sobre isso no blog do Zeferino Boal:

    http://acreditar.blog.com/2012/11/29/intervencao-no-conselho-leonino-de-12nov28/

    Ao perguntarem para o BdC porque um representante ou delegado dele votou a favor das assembleias delegadas ele deu esta resposta:

    "Quanto à pergunta respondo: porque achou que o deveria fazer assim por sua conta e risco. Mas a verdade é que eu fui contra e consegui, com a proposta que apresentei na respectiva AG, que não fosse aprovado. Aliás da proposta integral que fiz de alterações dos estatutos entregue à comissão que fez esse trabalho no CL houve 6 pontos em que não estive de acordo com a redacção final e apresentei novas propostas na AG feita para o efeito. Em consequência disso nenhuma das que eu não queria foram aprovadas. Talvez outra questão pertinente é perceber que dar votos a todos os sócios do Sporting foi minha e aprovada, o de todos poderem votar sem se deslocar a Alvalade foi minha e aprovada, a aproximação da quantidade de votos entre sócios mais antigos e mais novos foi minha e aprovada, a proposta integral de regulamento eleitoral foi minha e aprovada, enfim, o representante nesse caso especifico não me representou mas no final o resultado foi o que queria: um regulamento eleitoral aprovado e uns novos estatutos (ainda não perfeitos) mas mais justos e modernos, dando todo o destaque aos associados do Clube e não a "elites" delegadas ou afins e onde todos contam e onde se começa a diminuir as diferenças enormes entre direitos de votos dos associados."

    Como acredito que se tem como honestas as pessoas, penso ter sido assim. Se não foi alguem que desminta.

    ResponderEliminar
  68. Foi exactamente esse discurso ou tipo de discurso de BdC , "eu e eu e eu" que me levou a não votar nele....

    Eu compreendo que haja pessoas que não queiram eleições antecipadas. Alias julgo que nenhum editor do blog as quer e argumentam que nada traria de bom ao clube. Aceito isso.
    Mas e o contrario? Que bem fará? Eu leio o LdA falar do "momento tiririca" mas esse momento não o foi com Jeb? Não achamos todos que seria impossível fazer pior?

    Leio aqui que o Sporting ganhou 2 campeonatos em 30 anos....julgo que seria mais justo ser 3 mas adiante....tudo isso é verdade mas nesses 30 anos houve um clube dominante que deixou poucas ou quase nenhumas migalhas aos restantes!!

    Não pretendo com isto relativizar o argumento. Mas nesses 30 anos nunca passamos por uma situação destas!!! 3 vitorias em quase 2 dezenas de jogos oficiais!!! É confrangedor o pecúlio da nossa equipa!!!

    Mas o que mais me assusta é toda a conjuntura. Um presidente sem carisma, sem liderança , as cegas a meio do mandato. Sem mais "almofada" (diga-se ajuda financeira) , sem nenhum jogador valorizado e pior que isso todos eles "cortados" e reduzidos a pequenas rodelas de "salame" para vender e por fim um clube sem qualquer património em contra-ponto com esses....30 anos atrás.

    É importante que as pessoas percebam que a margem de erro desapareceu. Não há margem de erro. E parece-me que GL e a sua lista foram um erro tremendo de casting.....

    SL

    ResponderEliminar
  69. Tanto comentário aqui sobre candidatos e união entre Sportinguistas e eleições. Meus caros, a única maneira de criar união entre Sportinguistas não é com outros presidentes, nem com eleições, é com a equipa de futebol a ganhar campeonatos. Quando se conseguir isso, teremos união, seja com que presidente for.

    ResponderEliminar
  70. Caro anónimo,

    Pretendo referir-me ao seguinte: foi já no mandato de GL que os estatutos foram alterados. Quem tomou a iniciativa e concretizou a alteração foram os actuais OS do SCP.

    Mt antes do BdC se dar a conhecer já outras pessoas noutras datas, circunstâncias e locais pediam alteração dos estatutos. Exemplo: participei no ultimo congresso leonino em Santarém onde mts propostas de alteração foram avançadas... Curiosamente ñ vi por lá o Sr. BdC.

    SL

    ResponderEliminar
  71. Isso também é verdade, mas alguém acha que vamos ganhar alguma campeonato com o GL??! Ou que vamos acabar alguma vez do 4º lugar para cima??! Fico me por aqui para não estar a pôr cenários mais catastróficos em discussão...

    Abram os olhos,

    ACORDEM!

    ResponderEliminar
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  73. Infelizmente o Mike Portugal resumiu tudo.
    Contudo e na minha modesta opinião; de sócio do SCP, os resultados positivos ou negativos do futebol não deveriam servir para mascarar tudo.
    O que quero dizer com isto é o seguinte:
    1- Os resultados positivos do futebol, servem por vezes para mascarar muitas coisas negras que se passam nos clubes e todos podemos ver isso em Portugal.
    2- Os resultados negativos do futebol toldam-nos todo e qualquer raciocínio e não nos deixam vislumbrar nada de positivo.

    Uns e outros toldam-nos o raciocínio, seja por euforia desmedida ou por depressão profunda.
    Prefiro ficar no meio termo e tentar analisar o global e tentar perceber os factores positivos e negativos e pesa-los no prato da balança.

    PS: A desunião é muito mais visível na restrita blogosfera, que no mundo real. O mundo virtual sempre foi muito mais volátil e nunca serviu de grande barómetro para quase nada.

    ResponderEliminar
  74. Para todos os B

    Como garantem que elegem o seu candidato?
    Porque é que eles andam acordados e os outros que não pensam como eles a dormir.É ofensivo.
    Ganhámos 3 campeonatos em 30 anos.Infelizmente não é só com este que não ganhamos.
    Se um eventual candidato vencedor numas eventuais futuras eleições não corresponder ao que querem-ou for até o actual-vamos novamente passar o tempo a pedir eleições?A dizer a todos para acordar?
    Quando deixaremos de ser um clube em instabilidade permanente?

    ResponderEliminar
  75. Luis, somos um clube diferente até nisso. Por cá, não nos contentamos com pouco. Enquanto que nos outros clubes se pedem as cabeças dos treinadores, nós começamos nos jogadores e vamos por aí acima até à presidência...

    ResponderEliminar
  76. Eu não quero que ninguém me dê garantias que alguém seja eleito, não é essa a minha postura. É verdade, ganhámos 3 em 30 anos, mas o ano passado não fomos campeões, houve contestação? Não. E ganhámos 0 títulos, em quarto e fora da champions, infelizmente tem sido normal, nem houve grande alarido.

    Portanto isso é um argumento falacioso, a contestação é devido à nossa situação financeira e à falta de moral e valores de quem nos "dirige", das suas tácticas manhosa, tudo isto potenciado pelo pior Sporting de sempre, de SEMPRE. É difícil de entender isto? Claro que se o futebol profissional do Sporting não tivesse como está, 70% dos contestatários não contestavam, o que não invalida a sua contestação actual, porque basta um dos factores que referi para que a contestação seja merecida.Está tudo podre, tudo. Do presidente até às claques.

    Eu quando digo para acordarem não é por me achar dono da razão, é mesmo porque não me entra na cabeça a razão pela qual há Sportinguistas contra eleições antecipadas, nem como é que há quem defenda este presidente. Ele pode comprar muita gente, como está provado, mas não tanta como a que o defende todos os dias, daí deduzir que quem o defende ou está a dormir ou está comprado.

    ResponderEliminar
  77. ACORDEM!!!

    ACORDEM!!!!!

    Sim, vocês que ou são inconscientes, ou são estúpidos ou são mal intencionados!

    ACORDEM!

    Mas atenção... não me acho dono da razão!

    ResponderEliminar
  78. B.
    para pessoas que pensam e agem dessa forma escrevi isto aí mais acima:
    "Julga-se o Sportinguismo na presunção de quem não só se acha mais Sportinguista que os outros... ".

    Pelo menos no que escrevi não neguei o direito à opinião, acho que a contestação é natural e não encontrei ainda nenhum Sportinguista satisfeito com a actual situação, eu próprio contesto as decisões tomadas neste e noutros posts.

    A questão fulcral aqui é a forma como reagimos à adversidade. Se a solução fosse mudar de presidentes/directores e treinadores teríamos neste momento o curriculum do FCP.

    Ah, e atenção, se é para descer de nível na argumentação também posso ser levado a deduzir que ou andas a dormir ou alguém te paga para andares aqui a comentar.

    ResponderEliminar
  79. Virgílio

    Tb participei nesse congresso leonino em Santarém. Grande jornada Leonina!!
    Assisti a palestra de Ribeiro Telles. Fiquei a perceber muito mais o nosso futebol. Um dos melhores ornogramas que vi sobre a matéria mas depois péssimamente interpretado. É incrível como o Sporting tem algum know-how mas depois falha tanto a aplicar!!!

    SL

    ResponderEliminar
  80. Miguel,

    Interessante essa asserção. Ainda estes dias folheava um livro sobre o Sporting e via as fotografias de João Rocha na digressão à China e interrogava-me porque "descobrimos" primeiro esse caminho e nada lucramos com isso. Não deixei de me interrogar se isso não estará relacionado, entre outras coisas, pela falta de ligação das estratégias, por excesso de mudanças. É que a falta de uma estratégia pode ser pior que uma estratégia mal elaborada.

    SL

    ResponderEliminar
  81. Ok. vamos correr com o presidente.
    Seguinte passo, eleições.
    Fazendo fé nos blogs e facebooks o BdC é eleito.
    Temos então paz e bonança.
    Para o futebol entra o Virgilio (uf, ainda bem que o Cajuda se foi) e o Inácio.
    A Aeroflot passa a ter pontes aéreas diárias e os rublos começam a nascer como cogumelos.
    Consequentemente, O wolfswinkel desata a marcar golos, o Capel e o Carrilo passam a ser objectivos e o 1/2 campo ganha agressividade
    e deixa de errar passes.
    ...Porra para o despertador... isto estava a ficar tão bom

    ResponderEliminar
  82. LDA

    Eu tenho para mim que jogamos demasiado com a presunção e depois arrogância. Pode não ser propositada mas por vezes quem lidera ou tem capacidade de decisão no Sporting alheia-se aos sinais ignorando-os e acordando sempre demasiado tarde. Temo que o próximo desafio será manter distancias nas camadas jovens onde por exemplo o nosso maior rival esta a investir imenso.
    Em relação a apresentação do ribeiro telles lembro-me que uma das premissas era rigor nas contratações e futebol atractivo...... Não deixei de esboçar um sorriso...

    SL

    ResponderEliminar
  83. Miguel:

    Não vi pq participei no painel s/ ecletismo. Mas recordo-me desse organigrama ter sido o centro dos comentários desse gd f-d-s.

    No domingo de manhã, cheguei atrasado e os trabalhos já decorriam no auditório principal qd entrei. Discursava FSF. Outro gajo chegou tb mais tarde e das duas uma: ou eras tu ou um sósia teu... ;)

    Claro q a solução é VENCER... Mas, infelizmente, tem sido difícil passar da teoria à pratica, como esse organigrama exemplifica.

    Eu, para já, só peço uma vitória para o próximo jogo... A minha ambição repete-se para o jogo seguinte a assim sucessivamente. Só conseguindo semanas consecutivas a ganhar é q a normalidade regressará. Não é com eleições. Da maneira q isto anda, a opinião varia mt de semana para semana e, repare-se, q ganhando dia 10 há gajos q se dizem sportinguistas que já dão a época como ganha...

    Abç.

    ResponderEliminar
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  85. Nota poética (tenho que fazer jus à distinção):

    Fernando Pessoa que morreu faz hj 77 anos era sportinguista não era??

    O Homem era cá um sofredor... :)

    SpoooOOOorting!


    NOTA - escrever notas poéticas com erros ortográficos é que não... :D

    ResponderEliminar
  86. Virgílio

    Infelizmente não fui no 2 dia. A minha ambição tb passa neste momento por recomeçar a vencer jogo a jogo. Mas convém começar a planear um futuro.

    SL

    ResponderEliminar
  87. Está à vista de todos, que aqueles que têm desestabilizado o clube, no Estádio, na blogosfera,e nos Fóruns são os que nunca aceitaram GL como presidente. E Fazem tu e tudo farão para colocar BC no poleiro, não descansarão enquanto isso não suceder. Se fosse sem eleições era melhor. O que lhes interessa haver eleições? Só se BC ganhar! Portanto, isto para mim é um assunto sem história e que não comento mais.

    P.S.- Não votei em GL, mas acho que BC não tem capacidade nem condições para ser presidente do Sporting e se for a eleições perderá, por uma margem clara.

    ResponderEliminar
  88. Algum Presidente pode aplicar a sua estrategia ( boa ou má ) em 18 meses?
    Algum treinador pode consolidar uma equipa em 6 meses?

    A isto juntem o ruido sonoro, desde o momento seguinte ás eleições.
    A isto juntem as vaidades de certos dirigentes.
    A isto juntem a conjuntura economica e social do país.


    Há os que pensam que se pode avançar com mudanças radicais de 6 em 6 meses.
    Há os que acham que se pode avançar com eleições de 18 em 18 meses.

    Eu acho um milagre o clube ainda ir sobrevivendo!

    PS: Mais uma vez se percebe que existem Conselheiros Leoninos que "bufam" tudo e mais alguma coisa para os jornais. Uma vergonha perpetrada, por senhores que estão muito preocupados com o futuro do clube. A preocupação de alguns está bem identificada e tudo serve para atingir o seu propósito. Infelizmente não conseguem perceber que o interesse do SCP está primeiro , que o seu próprio interesse.

    ResponderEliminar
  89. Verde CDV

    Claro que ao fim de 18 meses já pode haver obra. Não pode é haver inflexões no discurso ou rumo pretendido e despachar despachar/demitir/demitirem-se dirigentes.

    Jesus chegou viu e venceu.....

    Mas claro que cada caso é um caso.....

    SL

    ResponderEliminar
  90. Mas qual estrategia em 18 meses?

    Ele ja vai para a 3a estrategia.

    ResponderEliminar
  91. Excelente post como é habitual e também grande discussão ou não fosse este o tema.
    Concordo com o texto na sua generalidade,tenho defendido posições semelhantes nos meus comentários pelo que não vou falar do assunto principal,mais do que debatido.

    Queria reforçar que acho lamentável a atitude da Juve Leo.As claques supostamente representam os indefectíveis,os que acompanham a equipa para todo o lado,faça chuva,faça sol.
    É lamentável que quando a equipa mais precisa deles decidam não apoiar.

    Afinal para que é que servem?
    Acho que a atitude de uma das nossas claques ilustra bem o momento do nosso clube.
    Exige-se sempre a excelência mas isso não se aplica a nós próprios,adeptos,claques,etc
    Espero que reconsiderem e lá estejam a apoiar a nossa(digo nossa)equipa,que bem precisa.

    ResponderEliminar
  92. Talvez fosse bom pensar quem criou a instabilidade se os sócios e adeptos ou a própria direcção do Sporting encabeçada pelo seu Presidente com as decisões que tem tomado?
    O Sporting tem uma estratégia desportiva?
    Quem a executa, o seu Presidente, tem capacidades para tal?
    Godinho Lopes não tem a mínima noção do que anda a fazer com o futebol do Sporting.
    Se a solução para o Sporting são eleições, não sei, não sou futurologista.
    O que sei é que Godinho Lopes já demonstrou não ter capacidade para comandar o Barco e que ele está perto de afundar, para bem do Sporting esperemos que tal não aconteça.

    ResponderEliminar
  93. Alguém falou em estratégia?
    Ora aqui vai...

    Treinadores:
    1 - Domingos para 3 anos
    2 - Sá Pinto (3 dias antes do Sá, Domingos era para continuar...)
    3 - Oceano (para ver se dava como deu o Sá)
    4 - Paragem cerebral...
    5 - Vercauteren

    Gestão do futebol:
    1 - Entregue a CF e LD porque estes são a melhor dupla para voltar a tornar o Sporting campeão.
    2 - Despedem-se CF e LD e assume-se uma gestão presidencialista.
    3 - Dois meses depois GL já pensa outra vez em contratar um manager pois ao que parece não tem tempo para tudo...

    Financiamento:
    - Promete 100 milhões mas nem metade entra no clube, acumula passivo, deixa de apostar na formação e contrata 3 mãos cheias de estrangeiros.
    Os fundos e os bancos são a aposta.

    - A tesouraria começa a dar sinais.
    Procura investidores provenientes de qualquer origem depois de ter criticado BdC por querer trazer investidores russos para o clube.
    Os avais de alguém começam a ser normalidade para ordenaods ao fim do mês.
    Vendem-se jogadores fulcrais a verdadeiros preços de saldo.

    - Altera-se novamente toda a filosofia a afinal vamos mas é reduzir o investimento passando a aposta de novo pela formação.
    Janeiro logo nos dirá que serão os jogadores a sair pára pagar o buraco financeiro

    E ainda dizem que em 18 meses não se conseguem implementar estratégias...



    Já agora, foram revelados hoje os resutados do 1º trimestre onde constam alguns números já crónicos:
    - Negativos em 7.707 milhares de euros (semelhantes aos do mesmo período do Exercício anterior);

    - Proveitos operacionais com quebra de 1,5 milhões de euros, para 9,504, devido à fraca performance desportiva da equipa principal de futebol e da diminuição de receitas de quotizações.
    Diminuição de quotizações não preocupa ninguém?

    - Custos operacionais com aumento da rubrica de custos com pessoal em mais de um milhão de euros (devido ao atraso, no período de julho/agosto, na definição da situação de alguns jogadores???????),

    - Valores negativos foram compensados com proveitos com transação de passes de jogadores, o que permitiu que os Resultados Operacionais fossem menos negativos que no primeiro Trimestre do Exercício anterior" - 6,449 ME em 2012/13 contra 6,839 em 2011/12.

    - O ativo dos leões teve um acréscimo de perto de seis milhões de euros, passando para os 150,135, devido ao investimento realizado a nível do plantel, enquanto o passivo aumentou para 233,435, sobretudo devido ao aumento da dívida financeira (cerca de 14 ME neste trimestre)

    Nada de preocupante com certeza...

    ResponderEliminar
  94. Sporting até morrer (comentador) = Sporting até morrer (blog)?

    ResponderEliminar
  95. O relatório e contas do Sporting não tem surpresas.O relatório e contas de 2011/2012 no seu preâmbulo,acaba assim:

    "No entanto, como já foi referido esta época que agora teve inicio, o resultado será ainda negativo e vai haver uma evolução favorável e a inversão definitiva de resultados na época 2013/14, acompanhada de resultados desportivos, que naturalmente irão potenciar a " marca" e aumentar as receitas."

    Em:

    http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC41647.pdf

    Já se sabe que a situação económica do clube e SAD não é boa.Tivemos uma auditoria que demonstrou a extensão do problema.
    Foi o que GL encontrou e era extraordinário pensar que a situação teria sido resolvida em 18 meses.

    No mesmo preâmbulo(11/12) diz-se:

    "- O resultado líquido negativo de cerca de 45,9 M de € na época em análise, já tinha sido previsto no final da época anterior, considerando:
    - As necessidades evidenciadas de investimento/custo na equipa de futebol,
    - Os custos financeiros existentes,
    - A "resistência" assumida à venda de jogadores para maior sustentabilidade da equipa"

    Claro que o passivo se agravou.Foi parte da estratégia que está assumida atrás.

    O problema das quotizações foi colocado de forma incompleta.Má informação ou deliberadamente?
    Está escrito:

    "O decréscimo verificado nos Proveitos Operacionais – Prestações de Serviços, é sobretudo reflexo da fraca performance desportiva da equipa principal de futebol e da diminuição de receitas de Quotizações, a qual se ficou a dever à alteração, ocorrida a partir do início do 2º Trimestre do Exercício anterior em que a relação da distribuição da Quotas entre Clube e SAD se alterou de 25/75% para 75/25%."

    Compreendido?

    Em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR42468.pdf

    O LdA teve a simpatia de referir 3 comentários que eu fiz,em que tento ver o que GL fez de positivo e negativo da forma o mais imparcial possível.

    É evidente que acho que a demissão acrescenta instabilidade e não resolve nada do ponto de vista desportivo.

    Mas isso também não depende de mim,dos críticos ou de outros.Depende dos sócios enquanto tal:

    Se lermos os estatutos em http://www.sporting.pt/Clube/SportingSolidario/estatutos.asp
    constatam quais são os mecanismos existentes para a destituição da direção.

    Que eu saiba não há qualquer alternativa constituída à mesma neste momento.
    Os orgãos sociais estão em funções porque os sócios querem.
    Essa é a realidade.

    Quanto à suposta rotura de tesouraria gostaria que me indicassem onde é que viram isso porque do relatório e contas não se pode tirar essa conclusão.
    Boatos e as bocas do costume na CS não contam.

    ResponderEliminar
  96. MF,

    O problema é que parece-me que vamos chegar ao fim desta epoca com mais um prejuizo de uns 30 milhões para cima.

    Vamos ver se corre bem as vendas em janeiro, de contrario acho que vai agravar em muito a situação.

    ResponderEliminar
  97. Hey, o Sporting está como está por causa dos desestabilizadores! ahah

    Não brinquem com coisas sérias, tal como dizem que não é o GL que está lá dentro a jogar, também eu digo que os desestabilizadores não estão em campo.

    Sejam coerentes sff, já não peço mais.

    ResponderEliminar
  98. MF,

    O relatório não tem certeza, apenas tem confimações e a incompetência é uma delas.

    As contas podiam e deviam ser outras caso João Pereira, Matias, Onyewu, Vukcevic, Djaló e muitos outros fossem negócios feitos por gente competente.

    Foram?

    No caso dos dois primeiros roça mesmo o desepero de quem precisa urgentemente de dinheiro para pagar contas.

    E esta é logo a diferença entre as contas do nosso clube as dos nossos adversários, que, conseguem ter resultados positivos por força de vendas de jogadores de forma competente e sem desesperos.

    Sobre as quotizações, preocupa-me saber quantos já terão desistido de ser socios e de que modo vão afectar ainda mais os resultados.
    A justificação de trocas entre SAD's e Clube pouco ou nada em convencem...

    Os boatos e bocas sobre a falta de dinheiro parecem ser uma constante no Sporting e costuma dizer-se que onde há fumo, há fogo.
    São demasiados boatos, percebes?

    Sobre a destituição da Direcção pelos sócios em AG, talvez nem cheguemos a esse ponto, mas não tenho dúvidas que mantendo-se GL em funções, essa será uma realidade em breve.

    ResponderEliminar
  99. Sporting Até Morrer,

    Este é o seu blog?

    http://sportingatmorrer.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  100. Não tenho blogue.
    Antes de surgir qualquer blogue com o nome "sporting até morrer", já assinava com este nick.
    O dono do blogue assina como "sportinguista".

    ResponderEliminar
  101. Ainda bem que não tem nada a ver com esse blog que eu considero do mais
    intolerante e odiento que conheço.Nem lhe responderia.

    "As contas podiam e deviam ser outras caso João Pereira, Matias, Onyewu, Vukcevic,Djaló e muitos outros fossem negócios feitos por gente competente."

    Há aqui grandes confusões,parece-me que não sabe bem do que está a falar:

    3 exemplos:


    1)Onyewu não foi vendido,foi emprestado,ainda pode render dinheiro ou voltar

    2)Comparar Matias,JP e Vukcevic(Vukcevic!!!)?

    3)Djaló já foi vendido o ano passado,logo não entra nas contas deste ano.Mas neste caso há coisas inexplicáveis também para mim.

    Matias estava em fim de contrato e tanto quanto sei,não queria renovar.Estava livre para assinar a partir de Dezembro.Era difícil fazer melhor.
    Mas ainda podemos receber 4,63 ME com o contrato assinado(A Fiorentina está nos lugares europeus).Ver http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR40846.pdf

    O caso JP parece-me um negócio "genial" da dupla LD e CF ,mais do que "aflição".
    Afinal GL avaliza ou não?

    Dispensava as observações sobre a competência dos nossos rivais.É só competência?

    "Sobre as quotizações, preocupa-me saber quantos já terão desistido de ser socios e de que modo vão afectar ainda mais os resultados.
    A justificação de trocas entre SAD's e Clube pouco ou nada em convencem..."

    Se não acredita num documento oficial enviado à CMVM...estamos conversados.
    Sabe o que é a CMVM?

    "Os boatos e bocas sobre a falta de dinheiro parecem ser uma constante no Sporting e costuma dizer-se que onde há fumo, há fogo.
    São demasiados boatos, percebes?"

    Agora os boatos são verdade se forem constantes...sem comentários.

    "Sobre a destituição da Direcção pelos sócios em AG, talvez nem cheguemos a esse ponto, mas não tenho dúvidas que mantendo-se GL em funções, essa será uma realidade em breve."

    Se pensa que uma direção é destituída só porque há 1500 assinaturas e o pagamento das custas da AG desengane-se.
    Só haverá eleições antecipadas através de um grande consenso no clube por mais que queira o contrário.
    De outra forma nenhuma proposta será aprovada.

    E pela minha parte esta polémica está encerrada.

    ResponderEliminar
  102. O comentário anterior é dirigido a Sporting até morrer

    ResponderEliminar
  103. Caro MF,

    Não há grandes confusões, apenas constanto que, ao contrário da última época, voltámos a entrar na senda dos negócios ruinosos.

    1) Sabe tão bem como eu que Onyewu vai render pouco ou nenhum dinheiro ao Sporting e seria muito melhor que regressasse pois faz falta.

    2) Vukcevic podia e devia ter sido vendido noutra altura e por outros valores. Oportunidades não faltaram para fazer dinheiro com este jogador. Como ele, muitos outros jogadores há que podiam ter rendido mais ao clube como um que custou 6M de eurosde nome Pongolle.
    Colocar pontos de interrogação é limitado da sua parte...

    3) O dinheiro da venda de Djaló entrará nas contas do ano em que alguém confirmar que o negócio foi mesmo feito ou então que assumam que foi apenas mais um acto de pura incompetência. E imagine lá qual foi a Direcção que fez o negócio?

    Quanto a JP e Matias se acha que é um bom negócio, estamos conversados. São opiniões divergentes e sem mais discussão.

    Sobre os nossos rivais, reafirmo a sua competência nas vendas.
    Qual é o problema de o dizer?
    Também nós já o fomos com diversos jogadores no passado e deixámos de o ser há muito tempo para vender JP (titular do Sporting e da selecção)ou Matias (titular do Sporting e da selecção chilena) por valores que você acha muito bons...

    Acho que não percebeu a questão da quotização. Estou mais preocupado em saber quantos sportinguistas deixaram de ser sócios, deixaram de pagar quotas, deixaram de comprar bilhetes, deixaram de comprar merchandising, deixaram de arrastar amigos e familia para o estádio, etc.
    Percebe a profundidade da questão?
    Estou-me completamente a cagar para a CMVM, para a SAD e outras merdas similares até porque há 40 anos que apenas conheço o Sporting CLUBE de Portugal.

    E quem sou eu para contrariar as suas doutas palavras sobre a realização ou não de uma AG?
    Afinal sou apenas um mero sócio que pode contribuir para isso, tal como o meu caro consócio pode contribuir para o contrário.

    No futuro, e quem sabe se não é mais perto do que imagina, veremos se essa AG sempre se realiza ou não.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  104. Sporting até morrer,

    Sem querer reabrir a polémica,não disse que os negócios de JP e Matias eram bons.
    Disse que um era o possível(sempre discutível) e no outro usei o termo genial entre aspas.
    Acho que o negócio de JP foi péssimo.

    O resto são opiniões divergentes e cada um fica com a sua.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)