quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Eleições SCP: Uma rápida reflexão a partir das sondagens e de um debate

Assisti ontem ao debate entre Frederico Varandas (FV) e José Maria Ricciardi (JMR). Aproveitei esse momento para, refelectindo sobre o que vi, escrever um post e assim voltar a actualizar o blogue.

Aqui vai:
Para uma grande maioria FV perdeu o debate. E é até provável que não venha a  “ganhar” nenhum. Porque claramente aquela não é a praia dele e também porque já se instalou no público essa ideia. Se estiver agressivo perde porque sim e se estiver cordato perde porque sim.
JMR surpreendeu-me. Esteve muito bem para o que deve ser a postura num debate. Agressivo, roubando a iniciativa, não deixou falar, desestabilizou o oponente com directas e indirectas. Algumas delas de profunda desonestidade intelectual, como a das rescisões, o que não é um pormenor. Ganhou claramente o debate, muito próximo do KO.
Mas quem nada ganhou e até perdeu foi o Sporting. JMR não deixou que se discutisse uma única ideia. Porque claramente não as tem para lá do que domina, que é o dossier financeiro. E se há alguma coisa de que o Sporting precisa é de boas ideias. É que no dia 9 não há debates e aquelas é que contarão para fazer o Sporting seguir em frente.
Mas o tempo de JMR já passou. Ao invés de em tempos ter patrocinado JEB e LGL devia ter avançado. Mas andava entretido com o BES e depois com o Haitong. Se aqueles ganharam à época JMR teria arrasado e talvez, quem sabe, ainda hoje era presidente…
Agora que está “desempregado” quer brincar ao Sporting, mas é tarde. A escolha de José Eduardo (JE) é uma mó ao pescoço e diz muito do afastamento dele relativamente ao sentimento dos adeptos. Só por arrogância pode pensar que conseguirá impor o JE.
É esta sobranceria relativamente aos adeptos que vi no passado, bem como a ausência de uma ideia estruturante para o futebol e para o desporto em geral, que não quero ver outra vez no Sporting. Discordei muitas vezes dele, talvez injustamente, mas o último “ser pensante” que passou na SAD foi o Ribeiro Telles. (Podem malhar à vontade). Tudo piorou com a sua saída. Pelo menos tinha uma ideia, o que é muito melhor que não ter ideia nenhuma e deixar correr o marfim. É mais ou menos assim, com mais ou menos dinheiro "investido", que tem andado o futebol do Sporting. A diferença de resultados tem estado na maior ou menor competência dos treinadores.
JB e FV são indiscutivelmente aqueles que podem trazer uma mudança geracional de que o Sporting necessita e que o BdC, na sua loucura, desperdiçou e atraiçoou. Mas não só uma mera mudança geracional, mas sobretudo conhecimento do fenómeno desportivo e ideias estruturantes que, goste-se ou não, estão nos seus programas. 
Com isto não pretendo apoucar os demais candidatos e muito menos questionar o seu amor ao clube. Todos eles poderão ser úteis no futuro, todos têm ideias que merecem a nossa ponderação pelo seu potencial e utilidade. Todos eles poderão ser úteis após as eleições e as sinergias geradas pelas suas candidaturas deverão ser disponibilizadas e aproveitadas, se se enquadrarem no espírito de quem receber o próximo mandato em mãos.
Voltando às candidaturas de JB e FV, ambas têm virtudes e defeitos, pessoas de que gosto mais, outras que não escolheria mas, no cômputo geral, ambas me deixam relativamente tranquilo se forem as escolhidas. Uma deles será a minha escolha mas, na eventualidade de não a conseguir realizar de todo, não votarei. Porque não patrocinarei o que não acredito e o que não gosto.
Sondagens? esqueçam isso.

12 comentários:

  1. Têm sido feitos outros debates, a 2, na Sporting TV. Só para informar. Ou esses "não contam"?

    ResponderEliminar
  2. "as sinergias geradas pelas suas candidaturas deverão ser disponibilizadas"

    Uma pergunta que deveria ser posta a todos os candidatos é exactamente sobre isto:

    - No dia 9 o que vão fazer:
    -- Se perder, vai disponibilizar as suas ideias, contactos e financiamentos ao Conselho Directivo eleito?
    -- Se ganhar, vai analisar as ideias dos restantes candidatos para as englobar se possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que o ponto deveria ser exactamente esse. Não fazer uma agregação pré-eleições para ganhar votos, mas garantir que, depois das eleições, se volta a agregar o Sporting, unindo bancadas, claques e camarotes, focando esforços naquilo que é essencial: re-erguer o clube.

      Eliminar
  3. Bom post, com o qual concordo.
    ricciardi seria a pior coisa a acontecer ao SCP..de longe!
    E entre JB e FV aquele com o qual me identifico mais, o menos influenciavel, com personalidade mais forte, mais decidido e muito mais assertivo é sem duvida Benedito!

    ResponderEliminar
  4. Como diz, e bem, o LionClaw, ouve outros debates ontem. João Benedito "vs" Dias Ferreira na SportingTV, e Madeira Rodrigues "vs" Cadeira Vermelha (na sequência dos debates FV vs Cadeira e Ricciardi vs cadeira) na CMTV.
    Quanto ao post, reflete muito do que penso em relação aos candidatos e seus projectos, e partilho da opinião que JB e FV são soluções para uma mudança geracional e com ideias estruturantes. Apenas tenho dúvidas se o Sporting necessita assim tanto de "revoluções 180°" como defende Varandas.
    Depois de toda a mudança efetuada por BdC, desde o marketing até à mentalidade desportiva e rigor financeiro, penso ser mais importante recuperar a confiança dos sportinguistas no clube e nos seus dirigentes. E isso só se faz com verdadeiras lideranças.
    Partir de imediato para "revoluções" será consumir tempo e dinheiro que necessitamos neste momento para a estabilidade do Sporting. Na minha opinião não está tudo mal para obrigar à uma "revolução".
    E deste ponto de vista, confio em Dias Ferreira para trazer a serenidade (parece contraditório, eu sei) e o bom senso ao Sporting, tranquilizar os parceiros e o mercado de forma a fecharmos com sucesso os dossiers da renegociação da dívida e da recompra das VMOC. As alterações estruturais é o passo seguinte e não faltam boas ideias, como temos visto.
    Dias Ferreira tem a meu ver o conhecimento desportivo e a experiência necessária para conduzir o Sporting nesta fase. Criticam o feitio, mas não conseguem pôr em causa a dedicação ao clube, o sportinguismo e a honestidade de Dias Ferreira.
    Depois, alicerçar todo um projecto no sonho da conquista do título de campeão nacional porcausa dos milhões da LC, como têm feito quase todos os candidatos, é no mínimo irrealista.
    Se acontecer, excelente. Mas o importante agora é retomar o percurso que estava a ser seguido antes do desvario do "líder", e preparar o Clube para no mais curto espaço de tempo implementar as mudanças estruturais. Roma e Pavia não se fizeram num dia.
    SL

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Não acredito que o JMR fique assim tão distante dos 1ºs.

    Não fico nada descansado com a possibilidade de o Varandas poder ganhar estas eleições, para mim é simplesmente um boneco na mão de quem o está a patrocinar e ignorar isso será um grande erro.

    O Benedito tem vindo aos poucos a convencer-me, aquela ideia que deve ser a vertente desportivo a definir a estratégia financeira para mim poderá ser a chave do sucesso para o nosso Sporting.

    Abraço Zé!

    ResponderEliminar
  6. A popularidade do JB deve-se em boa parte a não ter confrontado BdC, quando o clube estava por um fio. Pode não ter sido intencional, mas foi uma estratégia cínica. Por acaso a assembleia de destituição correu bem, mas para ele aparentemente ia dar tudo ao mesmo, o importante era não perder nenhum voto.

    Quanto ao peso das candidaturas, a de FV, com todos os defeitos que possa ter, é incomparável à de JB. Só para dar um dos exemplos mais óbvios, o André Cruz é uma piada, há 15 anos que não faz nada, e agora vai ser director desportivo, como se isso fosse normal. Um ex-atleta do futsal, e um ex-jogador que nem três épocas passou em Portugal, é este o plano para o futebol? Se é, tem tudo para correr mal.

    ResponderEliminar
  7. Boa noite!

    Passem pelo meu blogue, leiam "A minha primeira memória de… um dérbi entre Benfica e Sporting" e digam de vossa justiça: qual é a vossa primeira memória de um dérbi e quais os dérbis mais marcantes de sempre?

    http://davidjosepereira.blogspot.com/2018/08/a-minha-primeira-memoria-de-um-derbi.html

    Depois deixem o vosso feedback, é importante para um debate saudável sobre o tema.


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Os presidentes de Riciardi, que continua a dizer que nunca mandou nada no SCP, foram FSF e JEB. GL nunca precisou de Ricciardi para nada. O que se passou foi que quando levou com a maior crise financeira do nosso tempo em Portugal e os bancos fecharam as portas ao futebol Ricciardi apareceu com o Sobrinho. Que investiu em passes numa lógica back to back sem nunca usufruir de qualquer valorização como ainda hoje se diz. Mais tarde o Bruninho entregou-lhe 30% da SAD. Deve ter passado os passes para Marte... Enfim. Infelizmente há muitos anos que o momento mais alto do SCP são as eleições. Os adversários agradecem. Com o mesmo presidente há décadas.

    ResponderEliminar
  9. E já agora, o momento mais alto de Ricciardi no SCP até hoje foi como patrono do golpe palaciano que depôs Dias da Cunha. O último presidente campeão. Para transferir o Projecto Finance do SCP do BCP para o BES. Mas desconfio que já não se deve lembrar de algumas negociatas.

    ResponderEliminar
  10. A grande idoneidade do candidato:

    https://observador.pt/2018/08/24/contas-de-ricciardi-no-banco-haitong-foram-corrigidas-e-prejuizos-quase-triplicaram/

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)