quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A razão e o coração

A missão difícil
Por certo que ninguém ignora que, se não conseguirmos o apuramento para fase de grupos da Liga Europa, grande parte desse insucesso de deverá ao jogo da 1ª mão, em casa. Assim, logo, a partir das 18:00 o Sporting bater-se-á contra vários adversários: i) a história, uma vez que nunca logrou contrariar fora de portas um resultado tão adverso em casa; ii) contra si mesmo, isto é, o seu próprio momento, tendo em conta o que têm sido as suas prestações em jogos oficiais; iii) o adversário propriamente dito, com as velas cheias do vento do resultado tão excelente como improvável, acrescido pela retaguarda entusiasmada e surpreendida dos seus adeptos. Complicado que foi o que já não era fácil, o que poderemos então fazer?

O general perdido no seu labirinto
O papel do treinador é primordial. E esse é neste momento o meu principal temor. Do que tenho visto, são vários os equívocos ainda por resolver no processo de jogo do Sporting, dos pés à cabeça. Paulo Sérgio tem-me feito lembrar, nas suas opções, os treinadores ingleses, para quem a táctica parece ser tratada como um mal necessário. O Sporting, na maior parte do tempo, se não tem jogado no pontapé para a frente, tem andado lá perto. E isto, meus caros, é a pré-história do futebol. Está para o futebol como os grelhados para a culinária.

A equipa tem dificuldade a jogar com bola: quando a tem em seu poder parece querer livrar-se dela o mais depressa possível. (O treinador e até alguns adeptos parecem querer inclinar-se para questões sempre perigosas como o carácter – a falta dele – dos jogadores. A mim parece-me que esta é uma questão de treino e de filosofia de jogo.).  A distância que medeia entre os sectores transforma a equipa no continente que deveria ser num arquipélago de 3 ilhas. A movimentação interior quase não existe e a penetração pelos flancos é, em regra, uma miragem. A saída de Postiga agravou a falta de apoio frontal para oferecer linhas de passe e temporizações que permitam subir os blocos. O esquema de duplo pivot faz as arrastadeiras parecer aviões supersónicos.

E se se joga deficientemente com bola, sem ela o panorama não é melhor. Paulo Sérgio quer a equipa a pressionar alto mas até agora o que se tem visto é uma tentativa anárquica para o fazer. E fazê-lo a todo o tempo é desgastante, residindo talvez aí a explicação entre as razoáveis primeiras partes e os sofríveis 45 minutos finais. E talvez esteja também aí a explicação para a anarquia: a pressão é feita , quando a respiração permite, a espaços, de iniciativa individual e não em bloco. As brechas nas costas, resultantes da descoordenação, oferecem chip´s para as SCUT´s que se abrem entre linhas até à nossa baliza.

E, para agravar o cenário, o Sporting tem jogado, do ponto de vista táctico, umas vezes assim, outras vezes assado, mas nunca em função, não do adversário, mas das suas debilidades. O que também é muito típico na arrogância (ignorância) táctica britânica. E é pois, com particular apreensão, que vejo o diagnóstico do treinador recair quase em exclusivo na falta de eficácia a explicação para o insucesso: “O Sporting já fez coisas boas, e talvez por essa falta de eficácia não tenhamos atingido os resultados desejados.”

Como é insensato o coração
Talvez eu seja um adepto atípico. Acredito na razão, na inteligência - no treino, da táctica, e até na inteligência emocional – como o factor decisivo e primordial para ganhar. Por isso, em regra os bons treinadores fazem as melhores equipas e por isso o futebol é a modalidade onde os mais baixos, os mais baratos e os desconhecidos ganham com mais frequência aos mais altos, mais caros e às estrelas. 

Antes e depois dos jogos sou levado pela razão e a frieza de raciocínio. Mas quando a bola começar a rolar os neurónios vão de férias. O coração bate descompassado, o sangue ferve, a emoção arrebata-me e acredito sempre. Eu ainda acreditava quando  terminou os 3-6, eu ainda hoje acredito que é possível ganhar a Taça UEFA e o jogo já terminou há 5 anos. Como posso eu acreditar que não somos capazes de ganhar,  a uns Viking´s de futebol desdentado, com táctica e sem ela, à Martim Moniz, à Padeira de Aljubarrota, à Miguel Garcia de Alkmar, e logo gritar como o Jorge Perestrelo: eu te amo meu Sporting? (Oh Jorge, nem que tenhas que descer lá de onde estás e marcar com a barriguinha…)

133 comentários:

  1. O sentimento será certamente o mesmo que noutras jornadas europeias, ou seja, consciência que o Sporting tem equipa (leia-se jogadores) melhores que o seu adversário e como tal deveria assumir o favoritismo.

    Como o nosso futebol actual não convence, venha de lá aquela "cagança" que continua a faltar e vamos esperar que as bolas que teimam em não entrar, comecem a seguir esse destino desejado.

    ResponderEliminar
  2. Caro LdA,

    Sem tirar nem pôr! Fico de boca aberta quando ouço o nosso treinador argumentar(?) que o nosso maior mal reside na finalização. Que criamos jogo à brava. Que quando menos esperarmos a equipa marcará 3 ou 4 (nisto dou-lhe razão - a jogar assim será sem dúvida inesperado). Mas o gajo acha que somos todos parvos? Agora vem falar que está na hora de assumir um sistema preferencial, quando até há bem pouco o ouvíamos dizer que não, que o Sporting teria vários sistemas, que o importante era a dinâmica, blá, blá, blá... Vale-nos a nós e a este tipo termos gente com talento suficiente para inverter a eliminatória e permitir-nos alguma esperança. É rezarmos para que os jogadores estejam em noite de brio e inspirados.

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  3. Apesar de racionalmente não acreditar na reviravolta, quando o SCP entra em campo, a razão dá lugar à emoção e à esperança. Acredito que podemos virar a eliminatória e acredito que o possamos fazer demonstrando querer e orgulho na camisola que se veste.

    Tenho que arranjar maneira de ir espreitar o jogo pois às 18h, ainda estou a trabalharrrrrgh.

    ResponderEliminar
  4. LdA:

    Não quero cá saber nem de história, nem de momentos, nem de adversários, nem de treinadores, nem de tácticas...


    É para ganhar por 3 a 1 e pronto! Três batata lá pra dentro e acabou-se a história, o momento, o adversário, o raio q parta... :)

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    3-0 que é para não haver cá coisas como "ah os golos fora...". :P

    ResponderEliminar
  6. Aí está o jogo mais importante da história recente do Sporting Clube de Portugal...

    Vão lá para dentro, pensem nos imensos adeptos que ficaram em Portugal e estão espalhados pelo mundo fora a sofrer por vocês, divirtam-se, mas GANHEM e ponham o clube na fase de grupos da Liga Europa...

    FORÇA SPORTING, ACREDITEM!!!

    ResponderEliminar
  7. JVL:

    Done! 3 a zero e não se fala mais nisso! hehehehe

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom texto. Parabéns.

    Que os deuses da bola estejam connosco. E já agora se não for pedir muito que Paulo Sérgio e os jogadores também! Isto, claro! se não lhes causar qualquer tipo de transtorno...

    Pode ser que hoje seja dia. Acreditemos.
    Logo por volta das 20:00 estamos de volta para comentar

    SL

    ResponderEliminar
  9. GOSTAVA DE ESTAR ENGANADO, MAS TENHO A CERTEZA DE QUE LOGO O SCP NÃO CONSEGUE SEQUER GANHAR O JOGO, QUANTO MAIS ULTRAPASSAR A ELIMINATÓRIA.

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Fantástico texto! Principalmente o ultimo capitulo, o do adepto atípico.

    Eu também me considero um adepto atípico que acredita muito na Competência. Por esse lado não se augura nada de bom...

    Mas também acredito na força de vontade e na sorte! Pode ser que logo à tarde as tenhamos!

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  11. Porto, 26 de Agosto de 2010, 17h20

    Eu acredito.

    ResponderEliminar
  12. Passar... Passar... Passar... Passar...

    :)

    ResponderEliminar
  13. "Como é insensato o coração
    Talvez eu seja um adepto atípico. Acredito na razão, na inteligência - no treino, da táctica, e até na inteligência emocional – como o factor decisivo e primordial para ganhar."

    Acreditar nisto - hoje - é falso. O futebol não é um encontro que ponha frente a frente qualidades e capacidades: num jogo de futebol não vence aquele que tem mais técnica, mais sentido posicional, mais resistência e frescura, mais força, mais velocidade. Não ... o futebol não apura resultados entre estas medições de atributos.
    O futebol é, sempre foi, e sempre será isto:
    Um confronto de energia. Um confronto de almas, espíritos, espirais e ventos cósmicos, astrais - se quiserem - mas sem as fantochadas que a palavra sugere.

    Futebol é: recordam-se do que fez Goku quando Freeza o tinha encurralado? Recordam-se, cabrestos? Goku estava esgotada, sem força, todo partido, esvaziado, nulo, o simples respirar causava extrema dor, uma dor que poucos aqui conseguem imaginar, quanto mais senti-la. E Freeze estava ali, intacto, com as suas capacidades a 100%, 1000 vezes mais forte, a um passo pequeno de terminar o combate.
    E perante isto Goku fez a única coisa que podia - e devia - naquele momento fazer, reuniu em si a energia suprema, a verdadeira energia, e como fez Goku para chamar a si essa energia? Pediu-a, às àrvores, aos peixes, aos lagos, aos animais, à chuva, às montanhas, às rochas ...

    É isso que o Sporting será hoje, uma rocha. Mas uma rocha ágil, rápida, acutilante, em forma de flecha, uma potente flecha dinâmica que rebentará com as redes dinamarquesas em 3 ocasiões.

    Sintam-no: "Imagine yourself do right, and you´ll do right."
    Futebol é isto, e o Sporting é isto.

    ResponderEliminar
  14. Vou procurar um link. No fim do jogo venho perguntar-vos "quem é que aqui disse que ia ficar 1-3, quem?" Rendam-se, rendam-se seus Romagnolis, rendam-se ao poder sérvio, à força montegrina, ajoelhem-se perante a superioridade Vukcevique. E sintam medo, sintam muito medo.

    Mas primeiro preciso de um link. Sem ele nada feito. Até logo.

    ResponderEliminar
  15. Não sabia que o Djaló falava sueco.

    ResponderEliminar
  16. O comentador da SIC tem uma voz um bocadinho irritante.

    ResponderEliminar
  17. Má entrada em jogo...

    1.ª asneira de Abel.

    ResponderEliminar
  18. O juiz de linha do lado direito fez o curso na AFPorto

    ResponderEliminar
  19. Finalmente a atacar...

    Liedson por cima no primeiro remate do SCP!

    ResponderEliminar
  20. Pois é confirma-se, os dinamarqueses são permissivos.

    ResponderEliminar
  21. MM: Eles são permissivo mas nós ainda somos mais...

    ResponderEliminar
  22. Vamos acreditar embora o início não esteja a deixar boas indicações...
    3 golos de Postiga...
    Não faço por menos, se é para acreditar...

    ResponderEliminar
  23. Não é só a voz do comentador que é irritante (boxers apertados?) mas os comentários!...

    ResponderEliminar
  24. Saudades do Pedro Barbosa, santa tristeza.

    ResponderEliminar
  25. O NAC a fazer 2 asneiras consecutivas e o André Santos é que se lixou

    ResponderEliminar
  26. FDX!!!

    è dificil... mas parece em linha.

    ResponderEliminar
  27. Leão de Alvalade neste momento a voz do comentador apenas rivaliza com a quantidade de baboseiras que as várias gentes conseguem escrever em nos chats laterais à janela que mostra a transmissão.

    Coisas deste tipo reparem:
    Anon4043: lol kem?
    thecentury: estao estragados
    Anon4043: o k e k e poolish disse

    Hmmmm, podia ter sido o primeiro. Não sei se estava em linha, talvez estivesse um pouco à frente.

    ResponderEliminar
  28. Está na hora de fazer um golo e outro qd começar a 2ª parte

    ResponderEliminar
  29. Liedson ñ consegue acertar um passe... porra!

    ResponderEliminar
  30. Imaginem este Sporting a jogar em Camp Nou.

    O Nuno André Coelho todo nervoso, a ser partido 45 vezes pelo Iniesta, género Hugo.

    ResponderEliminar
  31. Reparem como o André Santos é um jogador competente, acima da média, bom, sabe o que está a fazer.
    Quantos Andrés Santos terá o Sporting em Alcochete, e quantos Andrés Santos com um bocadinho mais de rasgo? Muitos provavelmente.

    Okay, 1-0, golo do NAC. Reparem, em 10 segundos.

    ResponderEliminar
  32. Okay não deu. Mas o lance estava lá.

    ResponderEliminar
  33. MM: concordo com a tua apreciação a AS

    ResponderEliminar
  34. Vou ver como está o arroz de polvo que isto está-me a irritar

    ResponderEliminar
  35. Vi os primeiros 30 minutos e fiquei surpreso, assim como acredito que o SCP ficou. Parecia que quem tinha que virar a eliminatória era o Brondby, tal a vontade com que entrou em campo.

    Não auguro nada de bom mas espero estar enganado.

    ResponderEliminar
  36. espero q não saia polvo à amandio de carvalho...

    ResponderEliminar
  37. é incrível como nas descidas e Evaldo não haja um único apoio

    ResponderEliminar
  38. gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolo

    ResponderEliminar
  39. CHUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderEliminar
  40. Tenham um bom jantar amigos. Vou-me fazer ao piso. Mais logo estarei de novo convosco, possivelmente a ler depoimentos pouco felizes mas esperemos que não. Logo se vê.
    Não terei acentos, nem pontuação, mas estarei aqui convosco, a ler-vos.

    Vós são o Sporting. O Sporting não é aquilo, não é mesmo.

    Dina, um beijinho, caso mo permita. Um beijinho verde-e-branco, e um enorme xi-coração na sua alma. Temos tempo Dina, temos tempo, precisaremos de mudar muita coisa mas tempo ainda o temos.
    E ainda sinto que a vitória passará pelo NAC.

    Virgilio, sofredor Virgilio: um abraço para ti e um abraço generalizado para Castelo Branco. E calma, muita calma, porque ainda tempos tempo. Pergunta à Dina, ela dir-te-á.

    Leão de Alvalade, atento Leão de

    Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, vai buscá-la

    ResponderEliminar
  41. Mesmo a jogar mal, já podíamos estara em igualdade na eliminatória!

    ResponderEliminar
  42. Golo do Evaldo?! GOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  43. 3-1 kuaralho, 3-1, e 1 já está, faltam 3, 2 para nós e 1 para eles

    Carrega Paulo Sérgio, carrega NAC, carrega gsdfgdsfdfdsdsfdsfdsdsddsdsffdsafdsaddsafdsafdsafsfdsadsfdfsdf NACCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC

    ResponderEliminar
  44. dizia eu que era um golo agora e outro a começar a 2ª parte e depois ganhamos nos penaltys porque estas vitórias sofridas temperam o ânimo e fazem crescer!

    ResponderEliminar
  45. Que pena aquele golo anulado...mal anulado porque o Liedson estava em linha, se não fosse isso estaríamos empatados...mas espero que na 2ª parte eles venham moralizados...
    FORÇA SPORTING!!

    ResponderEliminar
  46. Mas ficam adjudicados os teus 1-3 MM porque tenho que ir buscar o pessoal antes das 21:00

    ResponderEliminar
  47. LEºao de Alvalade, faltam 2, e eu vi o golo para aí 20 segundos antes de vós, hmmm

    ResponderEliminar
  48. Abraço LdA, abrirei o A Norte e será aqui que verei o resultado final.
    Confiança, e abraços.

    Por cada NAC que se cair, outro se levantará

    ResponderEliminar
  49. Eu li bem ali mais acima?
    Arroz de polvo? Malandrinho?
    Que pena ser tão longe...

    ResponderEliminar
  50. O futebol do SCP tem-se revelado um bocado anárquico... Mas o AS, o Carriço, o Maniche, até o YannicK tem estado em bom plano ndividual...

    E o NAC q ainda vai marcar, claro ;)

    ResponderEliminar
  51. Vou é dizer mts vezes pqp... Pra dar sorte! :)

    ResponderEliminar
  52. Vamos Lá . Marcar já um aos gajos. e vê.los a tremer q nem varas verdes

    ResponderEliminar
  53. E para te livrares das chibatadas! :D

    SPOOOOOOOOORTTTTTIIIIIIIIIIIIIIIINNNNNNNNGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!

    ResponderEliminar
  54. Não posso falar porque é feio falar de boca cheia e o ecrã pode ficar pintalgado de ventosas,coentros e arroz

    ResponderEliminar
  55. Estes remates do Liedson irritam-me. Quando os colegas fazem o mesmo ele não gosta e grita

    ResponderEliminar
  56. ainda mais me irrita quando joga sozinho: depois do passe do Djaló tinha 2 jogadores em melhor posição e...

    ResponderEliminar
  57. Já começaram a baixar os braços estes incompetentes...

    ResponderEliminar
  58. Não estou a ver mas FODA-SE!!!! PQP o Abel!

    ResponderEliminar
  59. lol incompetentes... estes gajos do Brondby só não marcam por milagre...

    ResponderEliminar
  60. incrível o que se esta a passar. Estes gajos mereciam um espancamento à chegada a Lisboa.

    ResponderEliminar
  61. Estava na altura de entrar o Matías...

    ResponderEliminar
  62. Estão a dizer-me que estamos a sofrer um pouco, Brondby por cima. Pelos vistos, voltámos a ter uma entrada de...gatinho.

    ResponderEliminar
  63. NACCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCCC
    GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  64. GOLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO FODA-SE!!!!!

    MM,

    És o novo Zandinga pá!!!!

    ResponderEliminar
  65. dois gajos isolados !!!!


    e não metemos o terceiro.

    ResponderEliminar
  66. Bolas...o Matías perdeu uma grande oportunidade.

    ResponderEliminar
  67. Os gajos deram o berro! Vamos pra cima deles! PQP (tem dado sorte)

    :)

    ResponderEliminar
  68. Vejo que Roberto fez a formação na Dinamarca

    ResponderEliminar
  69. Bom... Acho q isto vai dar prolongamento

    ResponderEliminar
  70. LdA:

    Sim, o nosso 2.º golo foi um piu piu...

    ResponderEliminar
  71. Não pode ser prolongamento porque senão alguém vai apanhar 1 grande seca

    ResponderEliminar
  72. Está na hora de marcarmos o 3º...

    ResponderEliminar
  73. GOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  74. JVL:

    Acho q o Zandinga és tu...


    LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  75. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  76. Agora cabeça fria...e aguentem!! Falta cerca de 1'!

    ResponderEliminar
  77. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  78. não sei se já tinha dito isto:

    G
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    O
    L
    O
    O
    O
    O
    O
    O

    ResponderEliminar
  79. Está ganho... mesmo que seja 1-3, passamos...

    ResponderEliminar
  80. Acabou!!!!!

    Hj levantei-me bem disposta... Mas vou-me deitar como se estivesse no paraiso!

    ResponderEliminar
  81. Esta é a prova de que quando eles querem e acredita...é possível!!
    Espero que esta tenha sido a 1ª de muitas vitórias na Liga Europa.

    ResponderEliminar
  82. LdA:


    hehehe.. Até já me troco td... mas, atenção, só os dedos no teclado! :D

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)