quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Em quem eu voto até às paredes confesso


Ao contrário de actos eleitorais anteriores, hesitei muito em tornar público os meus votos.

Por força da minha participação no Sporting160 tive a oportunidade de dialogar com quase todos os candidatos e para isso tive que ler os respectivos programas. Aí aprofundou-se a convicção inicial de que a lista de João Benedito e a de Frederico Varandas são as que estão melhor preparadas para dirigir os destinos do Sporting.

Procurei tomar a minha decisão pela positiva. Não votei contra ninguém, votei a favor do Sporting. E procedi assim sem ligar a rumores, antagonismos pessoais, boatos. Votei por entender que é o programa, a equipa e a pessoa que melhor habilitados estão para voltar a devolver alguma da dignidade ferida e reencontrar, como é urgente e necessário,  o caminho do sucesso. E dessa forma a estabilização e o regresso das vitórias de forma sustentada. A minha escolha recaíu na Lista D, encabeçada por Frederico Varandas.

Não escondo que foi essa a minha inclinação inicial, até aparecer a equipa de João Benedito. Gente com passado no clube, recheada de campeões que oferecem garantias de saber de experiência feito e de elevado grau de preparação pessoal.

Mas há dois pontos fundamentais que me levaram a tomar a decisão contrária:

1- Apesar da campanha inteligente que tem efectuado, Benedito nunca tomou uma posição inequívoca e em tempo oportuno relativamente à gestão que quase implodiu (e continua a tentar…) o Sporting. As feridas estão ainda abertas e demorarão a sarar. Não só não se demarcou no momento em que as AG’s sucedem, como não o fez na crise do futebol profissional. Mesmo recentemente, na célebre sexta-feira da providência cautelar “vazia” permaneceu em comprometido silêncio.
Desejo que a próxima liderança saiba ser inclusiva, suscite a reconciliação e harmonia da família leonina, não desejo nem apoiarei qualquer tipo de perseguição interna a quem apoiou Bruno de Carvalho, mesmo que o tenha feito até “à 25ª hora”. Até pelo absurdo que representaria. Mas este era um critério inequívoco para atribuição dos meus votos: o candidato em quem votasse teria que ter um discurso claro relativamente àquele que considero um dos piores momentos que me lembro da vida do Sporting e o seu responsável.

2- Os programas e as pessoas que os executarão na principal actividade do clube: o futebol. Porque é aí que tudo começa, sejam a glória ou a crise profunda. E é nesse ponto que reconheço que a lista de João Benedito perde claramente para a lista de Frederico Varandas. Com todo o respeito que me merece o respectivo passado, Carlos Pereira e André Cruz estão claramente desfasados da realidade leonina e do futebol nacional. Veja-se a entrevista de hoje de Carlos Pereira ao jornal “A Bola”. Muito enfoque no passado, na cultura, à raça, etc, mas quanto ao mais importante, o modelo, organização e conhecimento para lá chegar nada.
O mesmo se aplica ao discurso do cabeça de lista, obviamente. Isso é ainda mais evidente, quando se lê, entre outras coisas, no programa de João Benedito, que se vai “avaliar pormenorizadamente o nosso departamento de Scouting e, caso o mesmo apresente falta de conhecimento e fraca propensão em encontrar novos jogadores de qualidade”. Isso contrasta com o diagnóstico já feito e o discurso claro de Frederico Varandas relativamente ao tema, bem como relativamente toda a organização e estrutura para o futebol.

O mesmo incómodo e pouco à vontade que se notou em Varandas nos debates na televisão é notório no programa de Benedito para o futebol. Só que os debates extinguem-se com as eleições mas o futebol queremos que, ao invés disso, melhore consideravelmente. E para isso é preciso conhecimento imediato do terreno que se vai pisar.

Não tenho dúvida absolutamente nenhuma que João Benedito será um lutador incansável, mas demorará mais tempo a descobrir o caminho ideal e com isso também o Sporting. O futebol não é uma ciência oculta, mas requer conhecimento aprofundado das suas especificidades. Frederico Varandas têm-no já. Claro que o facto de viver há onze anos dentro do core do clube, o futebol, é uma circunstância que o beneficia. É uma qualidade diferenciadora que não deveria ser desperdiçada. Até porque não há muitos mais nessas circunstâncias. Da mesma forma que a equipa de Benedito acumula o saber nas modalidades de enorme valor e de pessoas que não deveriam viver fora do Sporting.

Mas, na impossibilidade de uma acção conjunta, creio que a lista de Frederico Varandas assegura também a manutenção do ecletismo e tem um programa muito sólido no que diz respeito às diversas componentes essenciais do clube, nomeadamente a relação com os sócios, da relação destes com o clube, investidores, patrocinadores, marketing, criação de valor e potenciação da marca Sporting. Creio mesmo que o documento "Ecossistema Sporting [ https://www.unirosporting.pt/…/Potenciar-Ecossistema-Sporti… ] entre outros, deveria ter leitura e discussão séria.

É verdade que a campanha com elevado nível de ruido e excesso de debates televisivos acabou por privilegiar o espectáculo que interessava particularmente aos canais televisivos. Por isso me abstraí de os ver, bem como me afastar de discussões pontuadas pelos ataques muitas vezes “ad hominem”. Nesta luta que não fez reféns não há inocentes, seja pela via directa das candidaturas seja pelo lado dos pontas-de-lança criteriosamente colocados em posições chave nas redes sociais. O Sporting merece melhor.

Aconteça o que acontecer, o meu presidente será eleito no próximo sábado. Estimo que os demais aceitem os resultados mas que não deponham as suas armas, antes sim as disponibilizem ao presidente eleito. Que uns e outros tenham a humildade de perceber que a derrota é quando perdemos em campo e que a vitória eleitoral não é um salvo conduto.

Estimo acima de tudo que muitos de nós, adeptos que sempre fomos, nos possamos voltar a encontrar sob a nossa bandeira, com nosso símbolo ao peito em qualquer estádio ou pavilhão, sem outra preocupação que não seja VENCER!

Pode ouvir as respectivas entrevistas ao Sporting160 aqui:

João Benedito

Frederico Varandas 

14 comentários:

  1. Caro José Duarte, mesmo não concordando com boa parte da sua análise às duas candidaturas em apreço, respeito a sua opinião e o sentido do seu voto. Gostaria apenas de precisar uma sua incorreção: Varandas não vive "há 11 anos dentro do core do clube". Ele veio para o Sporting no defeso de 2001, logo, "apenas" tem 7 anos dentro do core do clube. A confusão dever-se-á, provavelmente ao facto de, anteriormente ao SCP ele ter exercido a especialidade de medicina desportiva nos escalões de formação de futebol do Vitória de Setúbal (o que perfaz os tais 11 anos, mas no futebol e não no clube)
    Um abraço e saudações leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A quem é que interessa a narrativa do caos financeiro?
      Minuto 8:20 do debate de ontem: https://www.youtube.com/watch?v=g81JjCN-JHE

      O que irá acontecer às modalidades em caso de falhanço do futebol na ida a Champions?
      Minuto 36:30 do debate do dia 5/9: https://www.youtube.com/watch?v=rPEGi-SPtaw

      Eliminar
  2. Também perguntei a mim mesmo se Varandas seria o homem certo para o lugar.
    Assisti a quase totalidade dos debates a 7, 6 e 2.Assisti a todas as entrevistas, em directo ou diferido, de Dias Ferreira, Ricciardi, Rui Rego, Benedito e Varandas. Infelizmente li muito pouco de todos.
    Neste momento faço a mim mesmo perguntas objectivas quanto ao perfil que espero de um presidente:
    - Varandas tem comprovada experiência gestor? Eu pelo menos desconheço. Mas um gestor deve ser um estratega e ser organizado. Varandas nunca foi capaz de um debate em que as suas ideias fossem claras. O seu projecto eram meia dúzia de clichés apresentadas como uma bula de remédio.
    - Varandas é uma pessoa confiante? Pela quantidade de vezes que ouvi referir que é o melhor, é capitão, tem liderança, percebe mais de futebol, dá palestras, etc, parece ter algumas dúvidas sobre si mesmo.
    - Varandas tem capacidade de liderança?... Não se é lider por decreto. Um líder deve ter conhecimento de todos os sectores importantes de uma instituição. Não pode parecer um iletrado perante os seus colaboradores. Deve ter personalidade, carisma e eloquência para poder inspirar e retirar o melhor da sua equipa. Não pode gaguejar quando lhe perguntam a sua estratégia de comunicação (como ontem a noite) e responder como um aluno da quarta classe com adjectivos. Um líder fraco cai a primeira crise e é "devorado" pelos seus detractores. Um líder não pode dar calinada a cada intervenção.
    - Varandas é um bom orador? Esta está respondida de caras.
    Então que qualidades tem Varandas para presidir o Sporting? Ter aproveitado a oportunidade para se chegar a frente? Ser um médico competente? Ter um agência de comunicação conceituada a trabalhar consigo? Ter uma lista de notáveis na sua comissão? Ter pessoas mais competentes que o próprio para seguirem as suas ordens? Perceberá mais de futebol com 11 anos como médico do que os actuais profissionais e treinadores que andam nisto a 30,40 anos?
    Ao responder a estas perguntas percebi que Varandas é um bom homem mas sem as qualidades necessárias para uma instituição com a grandeza do Sporting.
    Prefiro não arriscar e votar Dias Ferreira
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse argumento de que alguém utilizou de que é"... o melhor, é capitão..." é infantil, ele é capitão por inerência das funções profissionais dele, no caso médico. Para mim ele nem é militar, eu explico, fui militar (1970), estive em África, pertenci a uma tropa especial, fui operacional, nesses tempos quem ia para o "mato" eram os operacionais, acompanhavam-nos os "enfermeiros" que eram operacionais com curso de socorristas, os médicos estavam nas bases ou quartéis e nos hospitais (ou vinham num helicóptero quando se sabia que haviam casos graves, que era preciso acompanhar o ferido na evacuação), os médicos a maioria com a patente de capitão, eram tão militares com os capelães, peço menos não os consideravamo-nos como tal. Hoje está tudo diferente, acredito que haja mudanças, mas neste aspecto penso que não, basta pensar um pouco, um médico no exército é um bem escasso (quanto abdicam de ganhar os balúrdio na profissão para ir para a tropa, poucos), para quê um médico operacional, quando há milhares de soldados para fazer o lugar?. É que nem a patente serve de posto pois os operacionais olha para eles como funcionários públicos se tratasse.Fica aqui a minha opinião.

      Eliminar
  3. Subscrevo o texto. Brilhante como (quase) sempre!

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. O texto é bom e respeito os argumentos. Zé, como sabes vou votar na Lista A, por 3 razões:

    1) Parece-me que o candidato JB é o que tem mais condições para reconciliar os sportinguistas e por isso mesmo se absteve de atacar BdC. Porque o day after tem de ser feito de paz e pontes de entendimento.
    2) Tem claramente a melhor equipa;
    3) Tem a equipa mais coesa. A equipa de Varandas parece-me um pouco "colada" com gente daqui e dali...Ter uma equipa coesa é importante para o sucesso.

    Finalizo com os últimos 2 parágrafos do teu post, até porque se varandas ganhar, não acho que fiquemos mal entregues:

    "Aconteça o que acontecer, o meu presidente será eleito no próximo sábado. Estimo que os demais aceitem os resultados mas que não deponham as suas armas, antes sim as disponibilizem ao presidente eleito. Que uns e outros tenham a humildade de perceber que a derrota é quando perdemos em campo e que a vitória eleitoral não é um salvo conduto.

    Estimo acima de tudo que muitos de nós, adeptos que sempre fomos, nos possamos voltar a encontrar sob a nossa bandeira, com nosso símbolo ao peito em qualquer estádio ou pavilhão, sem outra preocupação que não seja VENCER!"

    Abro uma única exceção. Se ganhasse hipoteticamente a lista de Álvaro Sobrinho (Lista B) não sei se ia haver day after para mim... mas confio que as pessoas saibam ler o passado e perceber que o cabeça de lista esteve sempre (já agora e porque ele gosta de passar despercebido entre os pingos da chuva, relembro que, para lá do passado, o senhor foi efeito para o CF na lista de... Bruno de Carvalho e que agora está muito chocado coma situação financeira do clube mas só se demarcou da Direção apos o ataque á academia, quando percebeu que o céu estava a caír para BdC; nada de novo - já tinha feito o mesmo fora do Sporting...).

    Dia 8 estaremos cá, no novo Sporting presidido por Benedito ou Varandas. E seremos de novo todos Sporting!

    Aproveito para manifestar o meu apreço por Dias Ferreira, apesar de não ir votar nele. É uma pessoa que continua a fazer falta ao Sporting e espero que o saibam aproveitar!

    José Gomes (JG)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande abraço JG!

      (espero também que o argumento "ou nós ou o caos" não volte a imperar)

      Eliminar
  5. Excelente texto LdA.

    Também votarei no Varandas. Claramente melhor equipa, programa e mais conhecimento do mundo do futebol.

    De resto quer-vos dar os parabéns pelo excelente projecto do Sporting 160. Verdadeiro serviço público leonino. Muito bom! Continuem!

    Abraço,
    PM

    ResponderEliminar
  6. Ter duas candidaturas sérias e com projectos capazes com possibilidade de vencer amanhã é tão entusiasmante quanto inesperado depois de tudo o que nos aconteceu. É bom sentir que esta é uma decisão difícil de tomar por bons motivos. No meu caso, a balança pendeu para Varandas.

    ResponderEliminar
  7. Não irei votar nas eleições do Sporting Clube de Portugal. Não consigo identificar em nenhuma das candidaturas as características necessárias para inverter o nosso percurso competitivo dos últimos 40 anos no futebol profissional. Qualquer dos projectos que se apresentam são viáveis, há diferenças de pormenor entre alguns e drásticas entre outros, mas nenhum é absurdo ou inexequível, apenas são todos inconsequentes para realizar a ciclópica tarefa de tornar o Sporting Clube de Portugal no vencedor regular do campeonato nacional de futebol.

    De programas, a listas a lideres, considero que nenhum será capaz de realizar essa tarefa, nenhum tem ou terá os meios necessários ou apresenta características pessoais ou no conjunto da sua lista para o realizar. Como em tantas direcções anteriores o desgaste e a incapacidade em implementar os seus programas fará implodir o projecto que amanhã os sócios sufragarão sem o tempo precioso para demonstrar as suas qualidades nem os fundos para o sustentar.

    Julgo que não haverá possibilidade de Rui Rego ou José Riccardi serem eleitos, os únicos que não gostaria, de todo, de ver vencer amanhã. Isto sabendo de antemão que num futuro próximo é um projecto similar ao de Rui Rego aquele que permitirá ao Sporting sobreviver... entre os 5 primeiros classificados.

    Aos restantes 4, boa sorte, vemo-nos em Alvalade. Lá estarei sempre que me for possível, caso queiram fazer algo decisivo para limitar o meu pessimismo actual é simples, aguentem a pressão dos média (patrocinada por empresários) sobre o descalabro financeiro que vai ocorrer até Novembro e não façam qualquer acordo precipitado e por valores ridículos (como foram os de William) com os atletas que rescindiram até, pelo menos, o lançamento do novo empréstimo obrigacionista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM, espero que o futuro não te dê razão mas como é óbvio também tenho esse temor.

      Eliminar
  8. Não consigo encontrar em nenhuma das candidaturas a capacidade necessária para reposicionar o Sporting na sua dimensão perdida e, a partir daí, projectar o futuro. Acho no entanto possível, e desejável, inverter o caminho do populismo que grassou com Bruno de Carvalho e seus pares. E isso não é pouco. Nem todas as escolhas conduzem a esse desiderato e isso faz toda a diferença.
    Não voto em Ricciardi porque não quero a dirigir o Sporting quem teve tantas responsabilidades no desgoverno do País ao longo das últimas décadas. Não acho José Eduardo uma escolha aceitável. Não voto em Dias Ferreira - um candidato com qualidade - porque acolheu Carlos Vieira, um dos maiores apoios de Bruno de Carvalho. Não voto em Rui Rego, porque não sei quem é nem quem com ele se apresenta. Não voto em Tavares Pereira porque, pese embora a sua qualidade pessoal e a sua experiência de gestão, não levou suficientemente a sério esta candidatura, que tinha condições para disputar.
    Sobram Benedito e Varandas relativamente aos quais me fui dividindo. Prefiro escutar Benedito a Varandas. Este tem uma má relação com a oratória e isso num líder é muito mau. Benedito é mais fluente e mais empático. Por outro lado a candidatura de Varandas ficou manchada pelo vídeo que mostrou a "sanha claquista" de um dos seus braços-direitos que, felizmente, se demitiu.
    Benedito não indicou o nome do CEO que pretende nomear e isso é péssimo. Vamos escolher equipas e isso pressupõe conhecimento dos principais protagonistas.
    Há uma razão final para tomar a decisão: nenhuma das candidaturas foi capaz de esclarecer de forma clara as mudanças que vai introduzir na estrutura do futebol. Nenhuma foi capaz de deixar claro qual o papel que a formação tem que desempenhar no futuro do clube e, sobretudo, nenhum foi capaz de apontar o dedo ao que de mal se fez no passado recente e aos seus protagonistas. Julgo que nesse particular, graduando as diversas contribuições de Benedito e Varandas, é Varandas quem se sai melhor.
    Como disse, no início deste comentário não me parece que estejamos perante uma escolha que vá mudar a história do Sporting. Isso é mau. Mas, cada um de nós, não podemos ignorar os desafios deste tempo presente e, nesse sentido, a minha contribuição de sócio vai no sentido de votar em Frederico Varandas.

    ResponderEliminar
  9. Uma escolha bem pensada e fundamentada de forma serena e lógica.

    Respeito a escolha do José, mas para mim, há umas 6 semanas que a escolha é muito clara e inequívoca. Vou votar em BRANCO e esperar por eleições futuras.

    S.L.

    A.C.F.

    ResponderEliminar
  10. Só quero deixar um muito obrigado ao José Duarte; sou só um grande Adepto do nosso Sporting, mas atravéz do Sporting 160 e artigos como este, tenho aprendido e estado a par do que se vai passando com o desporto em Portugal, e em particular com o SPORTING. SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (2) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (66) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (3) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (46) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (30) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (2) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)