Modalidades: revista da semana
Esta foi uma semana europeia muito intensa e brilhante no Pavilhão João Rocha com o futsal e o andebol leoninos a jogarem nas suas competições europeias. Começou na terça-feira a equipa de futsal para a disputa da Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League defrontando na 1ª jornada o Anderlecht a quem venceram por 4-1, com 2-0 ao intervalo. E não podiam ter começado melhor os leões. Com apenas 12 segundos jogados Alex Merlim finalizou um dos seus habituais controlos de bola com um potente remate que fez o golo que pôs imediatamente o Sporting a vencer. Seguiu-se um jogo equilibrado com boas jogadas e alguns bons remates para ambos os lados. Mas só quando faltavam menos de seis minutos para o descanso Zicky, depois de desarmar um oponente, remata para o 2-0 com que se chegou ao descanso. A 2ª parte foi semelhante à 1ª, com oportunidades de ambas as equipas e foram os belgas, quando já passava metade do tempo de jogo, que conseguiram fazer o golo, pondo o resultado num perigoso 2-1. E só cinco minutos depois Allan conseguiu, em contra ataque, fazer o nosso terceiro golo, que deu algum alívio aos nossos jogadores, que nessa altura já tinham os belgas a jogar com o guarda-redes avançado. Continuaram os leões a defender bem, e a perderam por pouco as possibilidades de aumentarem a vantagem, mas a dois segundos do final Henrique Rafagnin conseguiu fazer de baliza a baliza o quarto golo da equipa, e o resultado final.
Na quarta-feira foi realizada a 2ª jornada tendo os leões defrontado desta vez os checos do Interobal Plzen, a quem venceram por 7-2, também com 2-0 ao intervalo. Nuno Dias, talvez pensando que esta equipa era inferior ao Anderlecht e ao Braga, deixou de fora Pauleta, que nem constou na ficha de jogo, Zicky, que esteve no banco mas sem caneleiras, e Tomás Paçó, sendo que o guarda-redes foi Bernardo Paçó Ao contrário da véspera neste jogo o nosso primeiro golo só apareceu quando estavam decorridos sete minutos de jogo, por Tatinho, que aproveitando o ressalto de uma defesa do guarda-redes checo, fez um potente remate indefensável. Quando faltavam oito minutos e meio para o intervalo Merlim, termina uma excelente jogada da equipa fazendo o 2-0. Logo no início da 2ª parte a nossa equipa resolveu o desafio. Decorria o primeiro minuto quando Diogo Santos fez o nosso terceiro golo e menos de 20 segundos depois Sokolov fez o 4-0. Com 8 minutos jogados Diogo Santos bisou e menos de um minuto depois Alex Merlim também bisou colocando o marcador em 6-0. A menos de oito minutos do final a equipa checa conseguiu, após uma boa jogada, o seu primeiro golo, mas três minutos depois Taynan fez o sétimo golo leonino, para logo de seguida, através de um penalti, os visitantes conseguirem o seu segundo golo estabelecendo o resultado final.
Na sexta-feira disputou-se a 3ª e última jornada desta Ronda de Elite tendo os leões defrontado o SC Braga, num jogo em que bastaria o empate, e até, com um determinado número de golos marcados, a derrota pela margem mínima também chegava, para se conseguir o apuramento para a Final Four. Obteve-se um empate 4-4, com 2-2 ao intervalo. Foi um jogo muito difícil, equilibrado e onde houve alguma falta de pontaria, e de sorte, para conseguirmos vencer. Com cinco minutos jogados os nossos adversários conseguiram abrir o marcador, mas menos de minuto e meio depois Wesley conseguiu o empate, com um excelente remate. Menos de dois minutos depois Sokolov fez o 2-1, dando seguimento a uma grande assistência de Henrique. 4 minutos depois os bracarenses passaram a jogar com o guarda-redes avançado e a cinco minutos do intervalo, conseguiram empatar de novo o desafio. A 6 segundos da paragem ainda a nossa equipa beneficiou de um livre direto, devido à sexta falta dos nossos adversários, com Tatinho a rematar forte mas possibilitando a defesa ao guardião minhoto. Começaram melhor os leões na 2ª parte e aos dois minutos já venciam por 2-1, com um excelente golo de Taynan. Continuava um jogo muito equilibrado, com oportunidades para uma equipa e para a outra e com quase 9 minutos jogados Zicky aproveitou o ressalto de um potente remate de Pauleta para fazer uma recarga vitoriosa e colocar o marcador em 4-2. Não desistiram os forasteiros e menos de dois minutos depois conseguiram reduzir através de um potente remate exterior. Continuaram os bracarenses com os seus ataques longos, procurando com os seus cinco atacantes rodar a bola de modo a conseguir bater os quatro defensores leoninos e já a menos de cinco minutos do fim numa serie de passes bem urdida conseguiram o empate. Não tiveram muita sorte os leões, que recuperaram várias bolas, e ao rematar da nossa área para a deserta baliza minhota nunca conseguiram acertar com o golo. E assim acabou o jogo, e a Ronda de Elite da UEFA Futsal Champions League, com o apuramento do Sporting para a Final Four pela quinta vez consecutiva. O próximo jogo dos leões do futsal será na quarta-feira 4 no PJR para receberem a equipa do Lusitânia no jogo relativo à 8ª jornada da Liga Placard.
No sábado as meninas do futsal foram até Fafe para defrontarem a equipa do Nun’Alvares, em jogo relativo à 10ª jornada da Liga Placard, tendo regressado com uma derrota por 1-3, com 0-0 ao intervalo, sendo o golo leonino da autoria de Sara Galhardo marcado aos 8 minutos da 2ª parte e só a dois minutos do final as minhotas conseguiram empatar, para no ultimo minuto terem obtido mais dois golos. O próximo jogo das meninas do futsal será no domingo 8 quando receberem o Maia na 11ª e ultima jornada da 1ª volta da Liga Placard.
Na quinta-feira, dia de descanso do futsal, voltaram os nossos andebolistas a ter no PJR um jogo europeu muito importante recebendo o Dínamo de Bucareste para a 9ª jornada da EHF Champions League e venceram, graças a uma extraordinária exibição, por 34-25, com 20-11 ao intervalo. Foi um jogo em que os romenos começaram a abrir o marcador, e com empates sucessivos até aos 4-4, altura em que os leões com seis golos seguidos passaram para 10-4. A vantagem leonina foi aumentando passando por 12-5, 14-6 e saltando para 18-8 (10 golos de vantagem!) atingindo-se o intervalo “apenas” com 9 golos de vantagem. A 2ª parte foi mais equilibrada em que a menor vantagem se situou nos 6 golos aos 25-19, mantendo-se a maior nos 10 golos agora aos 34-24. Os manos Costa, Kiko e Martim ambos com 8 golos foram os melhores marcadores leoninos, bem acompanhados por Salvador com 6 golos, e André Kristensen com uma grande exibição também esteve muito bem na defesa da nossa baliza. O próximo jogo dos leões para a EHF Champions League será a ida na quinta-feira 5 até à Alemanha para disputar com o Füchse Berlin o difícil jogo da 10ª jornada desta competição.
Depois da brilhante vitória sobre o Dínamo de Bucareste os leões do andebol tiveram no domingo a recepção ao Avanca em jogo da 14ª jornada do Campeonato Placard, tendo vencido por 34-16, com 20-10 ao intervalo. Foi um jogo dominado desde o princípio pelos leões que rapidamente conseguiram 3-1, 6-2, 9-3 e 15-5 vantagem que se foi mantendo até ao intervalo. A 2ª parte foi disputada com um ritmo mais lento, mas sempre com a superioridade leonina a aumentar, passando por 24-11, 27-14 e chegando aos 34-15, tendo os visitantes conseguido um golo nos últimos segundos para fazerem o resultado final. Num jogo em que Ricardo Costa fez uma grande rotação de jogadores, Salvador nem se equipou, a superioridade leonina nunca foi contestada, tendo Orri Thorkelsson com 7 golos e Mamadou Gassama com 6 sido os melhores marcadores da equipa. O próximo jogo dos leões do andebol para o Campeonato Placard será na segunda-feira 10 indo até ao pavilhão da Luz para defrontarem o Benfica em jogo da 15ª jornada deste campeonato.
Os leões do voleibol no sábado foram até aos Açores para defrontarem o Fonte Bastardo em jogo da 10ª jornada da Liga Una Seguros, regressando com uma vitória por 3-0. Os açorianos estão este ano mais fracos que o habitual, mas o Pavilhão da Praia da Vitória continua a ser uma casa difícil de visitar. O 1º set começou equilibrado até aos 9-8, altura em que a nossa equipa fez 3 pontos seguidos, passando para 12-8, e o técnico dos adversários pediu um desconto de tempo. Mas não melhorou muito pois os leões chegaram aos 15-10, 19-15 atingindo 24-20, e terminando o set com 25-22. No 2º set os leões começaram melhor e atingiram 6-1, 9-3, 11-5, 15-8, 19-10 e 24-12 para o set terminar com 25-15. O 3º set começou equilibrado com algum domínio dos açorianos que chegaram a 6-8, mas foi inconsequente o seu domínio pois logo de seguida os nossos jogadores com seis pontos seguidos passaram o marcador para 12-8, continuando com o controlo do marcador atingindo 17-10, 19-11 e 24-17 para terminarem o set, e o jogo, com 25-20. Edson Valencia com 20 pontos e Jan Galabov com 12 foram os melhores pontuadores leoninos neste jogo. O próximo jogo dos leões do voleibol será na quinta-feira 5 indo até à Finlândia para defrontarem o Akaa Volley em jogo da 1ª mão dos 1/8 de final da CEV Challenge Cup, regressando para jogarem no sábado 7 no PJR recebendo o Madalena em jogo da 11ª jornada da Liga Una Seguros.
As meninas do voleibol foram jogar no domingo a casa do FC Porto, para o jogo relativo à 10ª jornada da Liga Solverde, regressando com uma importante vitória por 3-0, com os parciais de 25-18, 25-20 e 25-21. Sara Dias com 15 pontos e Jéssica Miranda com 14 foram as leoas que mais se distinguiram neste jogo. As meninas do voleibol voltam no domingo 8 ao PJR para receberem o Vilacondense no jogo relativo à 11ª jornada da Liga Solverde.
No sábado também a nossa equipa de basquetebol jogou, no Pavilhão João Rocha, recebendo a equipa do FC Porto em jogo em atraso da 2ª jornada da Liga Betclic, tendo sido derrotada por 83-87, com 43-38 ao intervalo. Foi um jogo muito equilibrado, que com um pouco mais de sorte podia ter sido vencido pelo Sporting. Começaram melhor os nortenhos que se adiantaram com 7-13 seguindo na frente até aos 13-19, quando os leões conseguiram igualar, mas voltaram os portistas para a frente com sete pontos seguidos, terminando o quarto com o resultado de 22-26. O 2º quarto foi dominado pelos leões que apanharam os adversários e passaram para a frente aos 28-26, e avançaram na frente do marcador para 36-31 e 41-35, o que deu um parcial deste quarto de 21-12. Começaram os leões melhor o 3º quarto, conseguindo 10 pontos de vantagem aos 53-43, mas os visitantes foram recuperando e no fim do quarto já só perdiam por um (65-64), dando um parcial neste quarto de 22-26. Todo o 4º quarto foi disputado ponto a ponto mas a partir dos 70-71 sempre com os visitantes na frente. A 17 segundos do fim o resultado estava em 83-85 com os leões de posse da bola, quando foi assinalada uma falta a um jogador portista que levou Nick Ward para a linha de lance livre. Mais uma vez não conseguiu converter nenhum, com a agravante de os adversários terem ganho o ressalto e em contra ataque estabelecerem o resultado final. O parcial deste quarto foi de 18-23. Numa apreciação global a este desafio consideramos que foi a melhor exibição que vimos esta época aos leões do basquetebol. E perdemos porque mais uma vez falhámos lances livres. Em 21 tentativas apenas convertemos 11, o que dá que falhámos 10 e representa uma percentagem de 52%, enquanto os adversários em 10 lances livres tentados apenas falharam 3. O Porto baseou o seu jogo em muitos lançamentos de 3 pontos com 12 convertidos em 32 tentados, numa percentagem de 38%, exactamente igual à percentagem leonina, só que o nosso jogo não aponta tanto para este tipo de lançamentos, tendo sido tentados 21 com 8 convertidos. Neste jogo faltaram Ludgy Debaut e Jeremiah Bailey ambos lesionados e Reggie Johnson, que já não está ligado ao Sporting. Em sentido contrário estreou-se Anthony Barber, que para estreia se mostrou muito competente obtendo 18 pontos. Temos também de salientar a boa prestação de Nick Ward com 27 pontos e 9 ressaltos e de Diogo Ventura com a sua condução da equipa e os seus 12 pontos. O próximo jogo dos leões do basquetebol será na Póvoa de Varzim no próximo sábado 7 para defrontarem a CD Póvoa, em jogo da 7ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do basquetebol receberam no sábado no PJR o Algés no jogo da 8ª jornada da 1ª Fase da Zona Sul do Campeonato Nacional da 1ª Divisão tendo vencido por 74-53, com 40-32 ao intervalo, com os parciais de 22-14, 18-18, 18-12 e 16-9. Luana Serranho com 15 pontos e Catarina Martins com 14 foram as melhores mercadoras leoninas neste desafio.
No domingo voltaram as leoas do basquetebol ao PJR para receberem a equipa do Ferragudo em jogo da 4ª eliminatória da Taça de Portugal tendo vencido por 94-45, com 48-18 ao intervalo, devido aos parciais de 29-4, 19-14, 24-17 e 22-10. Sienna Durr com 26 pontos foi quem mais contribuiu para os números finais. As leoas vão até ao Algarve no próximo domingo 8 para defrontarem a equipa do Ginásio Olhanense em jogo da 9ª jornada do seu campeonato.
Também a equipa de hóquei jogou no sábado indo até Braga defrontar o HC Braga no jogo da 1ª mão dos 1/8 de final da WSE Cup tendo regressado com um empate por 4-4, com 2-1 ao intervalo. Foi um jogo muito equilibrado em que só quando estávamos a meio da 1ª parte surgiu o primeiro golo, e para o Sporting apontado por Verona, para menos de um minuto depois Roc Pujadas conseguir o 2-0. Mas os bracarenses conseguiram reduzir a 34 segundos do intervalo. Começaram melhor os locais na 2ª parte conseguindo, com dois minutos de jogo, o 2-2 na conversão de um penalti. Menos de um minuto depois beneficiaram os nossos jogadores de um livre directo, mas João Souto não conseguiu converter. E com seis minutos jogados nesta 2ª parte o HC Braga fez o seu terceiro golo. Continuou o jogo muito disputado mas sem mais golos, até que a dois minutos do fim os bracarenses, na conversão de mais um livre directo, conseguem pôr a marcador em 2-4. Mas os leões não se entregaram e reagiram. A 1 minuto e 15 segundos do final Nolito, na transformação de um livre directo, consegue o 3-4, para a 36 segundos do fim do jogo Toni Pérez conseguir o golo do empate. Pensamos que por tudo o que se passou no recinto o empate acabou por ser um resultado justo. A 2ª mão desta eliminatória está prevista para o PJR no sábado 14. Entretanto os leões do hóquei vão quarta-feira 4 até à Parede para disputarem com os locais os 1/32 de final da Taça de Portugal, e no sábado 7 recebem no PJR a equipa do Candelária para a 8ª jornada do Campeonato Placard.
Autor: 8
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.