segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Arouca - Sporting: 6ª vitória consecutiva, uma estranha forma de "por o Bruno fora do Sporting"

O Sporting é um clube diferente e foi por isso que me tornei Sportinguista. Mas essa nota de clube diferente e especial é por vezes demasiado forçada por acontecimentos tão inesperados e até inverosímeis. O último dos quais foi a crise que José Eduardo e Eduardo Barroso, funcionando como pitonisas, nos avisou de um complot instalado para "por o Bruno fora do Sporting". Segundo o próprio, Marco Silva era o ponta-de lança dessa estratégia.

Após a sexta vitória consecutiva no campeonato, o que iguala o nosso melhor registo do ano passado, talvez fosse tempo de nos explicarem melhoro tal complot. Especialmente José Eduardo, Eduardo Barroso e outros spin doctors e apparatchiks que defenderam a sua actuação. É que ainda não é fácil de perceber cabalmente os contornos do que foi uma crise que tinha tudo para ser uma tempestade perfeita, como são sempre as que surgem no nosso interior, de dentro para fora, como foi o caso.

Provavelmente o assunto é incómodo e muitos preferiam que ficasse sepultado sobre o passar dos dias. A mim parece-me que todos os acontecimentos cujas causas não são bem entendidas podem muito bem voltar-se a repetir, o que não me parece de todo desejável. Isto sem falar no devido e imprescindível apuramento de responsabilidades de todos os envolvidos, para que a não haja mais uma noiva, neste caso a culpa, a ficar sozinha no altar. Sem isso continuarão a existir as "eminências parvas" que, à custa do Sporting e da generosidade dos seus adeptos, aparecem nos jornais, televisões e em qualquer lugar que lhes dê antena e não passam de degraus de passagem de projectos pessoais de poder, de sobrevivência ou de auto-promoção.

Quanto ao jogo há pouco a dizer. Esteve longe de ser um grande espectáculo. Mas quando não há ópera há operários e os jogadores perceberam que era preciso arregaçar as mangas e calçar as galochas, lutando contra o relvado, o adversário e até contra o árbitro. É em jogos como este que por vezes se perdem pontos que acabam por custar os objectivos de uma época e o melhor que se pode dizer da nossa equipa é que nunca se deixou abater pelas contrariedades.

A arbitragem foi medonha, tão medonha como o o árbitro, um dos piores da Liga. Um penalty absolutamente patético, que subverte o que são as regras e o bom senso. Isto a menos que queiram dar cabo do futebol, porque se os árbitros continuam a marcar penaltis destes as equipas qualquer dia começam a especializar jogadores em atirar ao braço. Estranhamente acabou por ir subindo de nível há medida que o jogo ia ficando resolvido. À semelhança dos jogadores do Arouca, que de quase permanentemente deitados no relvado, começaram a ter vontade de correr à medida que os golos iam entrando na sua baliza.

P.S.- A equipa em Arouca fez o que lhe competia. Oxalá a generalidade dos adeptos faça igual e, agora que temos a possibilidade de re-encostar na frente, não adoptem a fanfarronice que caracteriza alguns dos nossos adversários. Até porque mesmo ganhando no domingo ainda temos muita estrada pela frente.

38 comentários:

  1. Sim, de facto, é mesmo isso que é importante, associar a vitória de ontem à imperiosa necessidade de explicação desses tristes acontecimentos. Diria mesmo mais: é de facto o que mais precisamos, discutir isso a fundo na semana que antecede o derby... Sem dúvida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ligues a este triste, é ainda pior que os jornalixos que quando o Sporting ganha é culpa do marco, mas quando perde é do bruno. O derby é esta semana por isso não percebo o porque de vires agora com essa conversa de lampião.

      Obrigado e cumprimentos

      Eliminar
  2. Por acaso, em semana de derby, é um ótimo assunto.
    Na semana em que podes colar ao Benfica, que podes voltar a sonhar, que podes pressionar toda a gente. ...vais desenterrar pecados velhos. Ainda por cima, pecados, que ninguém sabe se existiram! Afinal de contas, nunca se soube o certo o que aconteceu. Se é para lançar veneno sobre a direcção.... No mínimo desnecessário.

    ResponderEliminar
  3. Imaginemos que "José Eduardo, Eduardo Barroso e os outros spin doctors e apparatchiks" davam hoje uma conferência de imprensa a explicar "tim por tim" o que é que queriam dizer quando falaram no tal complot para "pôr o Bruno fora do Sporting".
    Para além do benfica, naturalmente, quem mais é que beneficiaria com isso?? Ninguém como é evidente.
    Claro que, sendo nós o clube do mundo que mais facadas dá nos próprios pés, um cenário como este não seria de estranhar.

    Por outro lado, sobre este assunto o Sporting já disse a única coisa que podia dizer, isto é que o Sr. José Eduardo não pertence aos quadros do Sporting e que as palavras dele só a ele o vinculam.
    Como é evidente, não sou ingénuo ao ponto de achar que o José Eduardo tem o peso de um qualquer outro sócio anónimo (ou que falou por sua iniciativa e sem qualquer background), mas isto não é um assunto sobre o qual o Clube possa ou deva tomar uma posição institucional. Ou melhor: a menos que as palavras desse senhor possam cair na alçada do Conselho Disciplinar e Fiscal (facto de que eu sinceramente duvido muito), o Sporting não pode emitir qualquer pronúncia sobre o tema, muito menos esclarecer o que o sócio A ou B pretendeu dizer quando atacaou um dos quadros do Clube.

    ResponderEliminar
  4. Depois das queixas descabidas e totalmente exageradas do Arouca (quantos clubes pequenos por época beneficiam de uma grande penalidade contra um grande?), que hoje contam até com o reforço do presidente desse clube, não se compreende como é que o Sporting foi emprestar dois jogadores a esse clube. Há matéria mais do que suficiente para anular esse empréstimo, se possível. O Sporting não deve reforçar clubes que lhe são hostis!!

    ResponderEliminar
  5. Os lampiões andam a espalhar que o Sporting ontem foi beneficiado, para branquear as ajudas que eles têm tido ao longo da época. No lance do segundo golo o facto da bola ser desviada no árbitro não é uma ilegalidade. São acasos do jogo que podem acontecer a qualquer equipa e o árbitro nunca interrompe as jogadas por causa disso. Deu golo porque o Sporting criou uma grande jogada e o Arouca não se conseguiu opôr. E quanto ao suposto "penalty" do Jonathan, este corta a bola para canto. Se aquilo é falta os árbitros tinham de marcar muitos penalties por jogo. A pouca vergonha é tanta que como o árbitro não marcou dois "penalties" contra o Sporting, dizem que fomos beneficiados. Se assim foi, só não percebo como não houve expulsões do lado do Arouca, enquanto no Sporting houve duas. Há tanta, mas tanta azia por causa da vitória do Sporting no "pantanal". Campo onde esta mesma equipa abriu as pernas ao porto e provavelmente aceitará ir jogar com o benfica em Aveiro. Por isso é que sou CONTRA empréstimos de jogadores nossos a esses capachos. Estimo que o Arouca se F***!!!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Se havia dúvidas este post explica tudo e mais alguma coisa. Nós,Sportinguistas somos mesmo qualquer coisa. Vamos lá então discutir isto na semana antes do derby.. Isso é que é importante..

    ResponderEliminar
  8. Há gente que continua a querer impor escritos e ideias em casa alheia… É só ‘charlies’ plenos de tolerância, entre os adeptos do SCP… A mim, pessoalmente, custa-me ver palmadinhas nas costas que soam mais a falso do que os beijos de Judas, de alguém que quis lixar a vida a um seu funcionário… A vida, às vezes, é mt complicada. Marco Silva não retribui, tem que se encolher e aceitar tais palmadinhas a nítido contragosto… Há que ter estômago e seguir, mesmo qd a confiança nos superiores está irremediavelmente abalada. Os seus colegas da equipa técnica ,os seus jogadores e a generalidade dos sócios e adeptos do SCP confiam e isso tem sido suficiente. Que assim continue. Os charlies não querem que se fale em determinados asuntos tabu, mas a realidade comprovará que este assunto dificilmente morrerá, enquanto existirem capítulos (mt escuros) por encerrar…

    Sobre o jogo: é verdade que o espectáculo esteve longe de deslumbrar, mas as circunstâncias atenuam em muito esse aspecto. Lutar contra um adversário valoroso em simultâneo com um relvado pesado e irregular, e uma apaf despudorada, não era nada fácil… Era, no entanto previsível, a miserável arbitragem que se assistiu em Arouca. Mas, este Sporting nem com “penalties à Benfica” se deixa abater. Mt menos com a gritante dualidade disciplinar. Vitória justíssima, com três golos marcados e outros tantos que ficamos a dever a nós próprios… Agora é encher Alvalade no próximo domingo e dar tudo para transformar a vida num inferno à passarada (apaf e benfica).

    Virgílio

    ResponderEliminar
  9. Há gente que continua a querer impor escritos e ideias em casa alheia… É só ‘charlies’ plenos de tolerância, entre os adeptos do SCP… A mim, pessoalmente, custa-me ver palmadinhas nas costas que soam mais a falso do que os beijos de Judas, de alguém que quis lixar a vida a um seu funcionário… A vida, às vezes, é mt complicada. Marco Silva não retribui, tem que se encolher e aceitar tais palmadinhas a nítido contragosto… Há que ter estômago e seguir, mesmo qd a confiança nos superiores está irremediavelmente abalada. Os seus colegas da equipa técnica ,os seus jogadores e a generalidade dos sócios e adeptos do SCP confiam e isso tem sido suficiente. Que assim continue. Os charlies não querem que se fale em determinados asuntos tabu, mas a realidade comprovará que este assunto dificilmente morrerá, enquanto existirem capítulos (mt escuros) por encerrar…

    Sobre o jogo: é verdade que o espectáculo esteve longe de deslumbrar, mas as circunstâncias atenuam em muito esse aspecto. Lutar contra um adversário valoroso em simultâneo com um relvado pesado e irregular, e uma apaf despudorada, não era nada fácil… Era, no entanto previsível, a miserável arbitragem que se assistiu em Arouca. Mas, este Sporting nem com “penalties à Benfica” se deixa abater. Mt menos com a gritante dualidade disciplinar. Vitória justíssima, com três golos marcados e outros tantos que ficamos a dever a nós próprios… Agora é encher Alvalade no próximo domingo e dar tudo para transformar a vida num inferno à passarada (apaf e benfica).

    ResponderEliminar
  10. ERRRATA: "Os seus colegas da equipa técnica ,os seus jogadores e a generalidade dos sócios e adeptos do SCP confiam NELE (MS) e isso tem sido suficiente."

    ResponderEliminar
  11. O tempo é grande mestre! Há um espectro que, volta e meia, surgirá para ensandecer os que lhe deram origem. Refiro-me à tentativa canhestra de lançar o Marco Silva pela borda fora. Falhada a tentativa, com rabos de palha espalhados por todo o lado, procuraram varrer para debaixo do tapete a porcaria que fizeram. Deu no que deu.

    Quem não teve coragem para reconhecer o que se passou convencido que tudo se solucionaria com uma agressiva estratégia comunicacional em prevalece o princípio de que “o importante é a versão e não o facto”, que espalha versões dos acontecimentos de acordo com as conveniências confundindo a veracidade dos factos, será, periodicamente, confrontado com os acontecimentos.

    ResponderEliminar
  12. Parece que há comentadores subitamente preocupados com a minha opinião como se ela pudesse no domingo desviar os remates do Montero. Já quando tudo isto ocorreu não apareceram aqui a expressar qualquer preocupação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é subitamente. Eu tenho a mesma opinião desde o inicio : não opino sobre o que não sei.
      Como ninguém sabe o que se passou, parto do principio que é melhor estar calado.
      O que sei, é isso são factos, é que a tão apregoada crise que esse malvado presidente criou, resultou em...vitórias! Bendita crise! Foi o marco que aguentou a coisa, e a sua genialidade resolveu tudo? Se calhar até foi. Não sei. Nem você sabe.
      Os seus comentários não fazem o Montero atirar ao lado, nem o mane centrar bolas para a bancada. Felizmente o pessoal do "contra" ainda é minoria. Não há contestação, nem assobios, nem nervos a flor da pele a cada passe falhado. Não há estádios vazios, nem esperas a equipa. Não há lenços brancos nem 4 treinadores por ano. Não há empresários a querer mandar no clube, e quando aparecem, o jogador encosta ao banco ou sai por valores aceitáveis. Não há capitães de equipa a serem vendidos pó porto. Não há lampiões na direcção. ..etc etc
      Sera que tu já reparaste a quem é que o Sporting tem feito obstáculo? Aos grandes poderes do futebol, fora das 4 linhas! Aos fundos, aos empresários, a arbitragem, a Gazprom, aos jornalistas, aos outros grandes. ...daí eu tudo o que se lê sobre o Sporting ter de ser analisado com calma e até uma certa distância. Tens muitos interesses contra bruno de carvalho.
      Mesmo assim, não perdes 1 pá malhar no homem!

      MLV

      Eliminar
  13. Se não tivesse havido um murro na mesa, gostaria de ver o que teriam sido estes 6 jogos. O unico problema foi que o murro causou danos na mesa, e não era suposto.

    ResponderEliminar
  14. Eu neste momento só estou preocupado, com o próximo jogo com a passarada, o resto neste momento pouca importância tem.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Caro LdA,

    O facto de discordar da sua opinião (porque é apenas disso que se trata) não me leva a pensar que ela tenha o poder de desviar os remates do Montero no Domingo. A minha resposta, como, de um modo geral, a de todos os que discordaram consigo, visou salientar os pontos da discordância. Estaria preocupado, isso sim, se passasse pela cabeça do José Eduardo vir explicar-se em público neste momento (até porque a possibilidade de continuar a dizer asneira era gigantesca).

    Habituei-me a olhar para o "A Norte de Alvalade" com um blog sério, com o qual estou muitas vezes em desacordo, mas que discute os assuntos que verdadeiramente interessam à vida do clube e que o faz com elevação. Não me parece que esmiuçar de assuntos de folhetim de algibeira, mais típicos de um Correio da Manhã do que de outra coisa, esteja à altura da tradição do blog. Tanto mais que, quase tudo o que se sabe sobre o assunto, não passa de mera especulção, sobre a qual, como já referi no meu anterior comentário, não caberá ao Sporting prestar quaisquer esclarecimentos (a não ser, claro, e se for esse o caso, através do Conselho Fiscal e Disciplinar).

    Como refere o Zarco, o "espectro" há-de voltar. Não tenho a menor dúvida. O que é triste é que ele venha dos próprios adeptos num altura em que o clube parece querer regressar aos tempos de (alguma) paz.

    Caro Virgílio, essa ideia de que o Marco Silva aceita pancadinhas a contra-gosto para salvar um contrato de 4 anos (porque objectivamente não haveria qualquer outra razão para fazê-lo) pode não ser muito abonatória para quem lhe dá as tais palmadinhas, mas seguramente que não joga muito a favor do MS.

    O problema do Sporting sempre foi ter demasiados "charlies", a começar, claro está, pelo cozinheiro e por um tal cirurgião. Gente que fala de mais e que não interessa ao clube. Quer mesmo que eles venham desenterrar este assunto?? Ou tudo isto serve apenas para malhar nos mesmos do costume?


    ResponderEliminar
  16. Enfim.

    Factos: o Sporting apresenta pelo 2º ano consecutivo uma equipa competitiva após uma redução drástica de custos, apresenta contas equilibradas e a contratação de Marco Silva foi da responsabilidade do presidente do clube e não de quem continua a colocar o dedo na ferida, sem conhecimento de causa e que resolveu pegar no treinador como arma de arremesso ao treinador.

    O Sporting é nesta altura um clube mais forte em todas as vertentes. Mas há quem não esteja contente com tal facto.


    ResponderEliminar
  17. "essa ideia de que o Marco Silva aceita pancadinhas a contra-gosto para salvar um contrato de 4 anos (porque objectivamente não haveria qualquer outra razão para fazê-lo) pode não ser muito abonatória para quem lhe dá as tais palmadinhas, mas seguramente que não joga muito a favor do MS."

    Está enganado, Jô. Aceita, pq é educado e respeitador. Aceita, pq gosta do que faz e com quem trabalha diariamente. Aceita, pq tem ambição e sabe que é querido no universo SCP. Os 4 anos seriam-lhe pagos sempre. Isso está salvaguardado e contratualizado. Se não estivesse slavaguardado, MS, garantidamente, já não era nosso treinador.

    ResponderEliminar
  18. NOTA: em vês de aceita deveria ter escrito "tolera". Será esse o termo mais bem aplicado.

    ResponderEliminar
  19. Jô,
    temos uma visão diferente desta matéria. Ontem quando o jogo chegou ao final e me aprestava a fazer a crónica do jogo, veio-me à memória este triste episódio e acabei por lhe dar destaque no post por isso mesmo. O meu caro entende isto ser "um folhetim de algibeira" digno de um CM, a mim, como sócio e adepto, gostava de conhecer melhor todos os seus contornos. Mas sobretudo, como realcei no post, chamar à responsabilidade quem protagonizou o triste episódio pelo ridiculo em que envolveu o clube durante quase 2 semanas.

    Sem isso continuarão a existir as "eminências parvas" que, à custa do Sporting e da generosidade dos seus adeptos, aparecem nos jornais, televisões e em qualquer lugar que lhes dê antena e não passam de degraus de passagem de projectos pessoais de poder, de sobrevivência ou de auto-promoção.

    Dito isto não percebo porque entende que isto serve para malhar nos mesmos do costume. Quem são os mesmos do costume e que responsabilidades têm no caso?

    ResponderEliminar
  20. Diogo,
    tens um nome bonito para seres tão parvo.

    ResponderEliminar
  21. Lion73,

    hoje até me vesti de preto dos pés à cabeça só por causa do Sporting ter conseguido a sua 6ª vitória consecutiva.

    ResponderEliminar
  22. MLV,

    tu lá sabes o que fazes e o que deves fazer. E eu também.

    ResponderEliminar
  23. vou dar-te um exemplo de um outro titulo para o mesmo tema de outro blog:"Prefácio de um grande derby"

    agora diz-me se não é muito menos correcto para com o nosso clube o que tu escreveste, porque sinceramente a primeira coisa que me veio à cabeça quando li aquilo foi mesmo isso, conversa de lampião

    ResponderEliminar
  24. Eu sei o que faço e o que digo. Não tenho problemas com isso. Porque não tenho nenhum interesse por traz. Ou Por outra, o meu único interesse é o Sporting.
    Já nos seus textos, onde malha sempre no mesmo, dá até que pensar se não fará parte de alguns dos interessados em por Bruno de carvalho fora do Sporting . E como já referi acima, esses são muitos. Mas nenhum é pelo interesse do clube.

    Sabe, eu não sei se fiz bem votar neste presidente. Estou convencido que sim. Mas posso estar enganado. O futuro o dirá. Mas se há coisa que eu sei que fiz bem, foi não ter votado no Couceiro! Porque esse já temos o passado como prova, mais que suficiente, para nos mostrar que aquele não pode ser o caminho.
    Vou até dar-lhe um concelho, porque as vezes, ao ler o que escreve, fico com a leve sensação de que você adormeceu nos últimos 15 anos, acordou agora, e deparou com o Bruno a presidente. vá a uma livraria qualquer e compre o livro ' acesso ilimitado " de Carlos Severino. Vai ver que é interessante. E explica muitos dos insucessos do Sporting!
    MLV

    ResponderEliminar
  25. MLV
    Já conheço de cor essa conversa. Fazes tudo por amor ao clube e eu ou penso como tu, ou tenho algum interesse por "traz" e até me oferece um "concelho" que aviso já não estar interessado porque já estou servido.

    Quanto à literatura sugerida não partilhamos dos mesmos gostos também.

    ResponderEliminar
  26. MLV
    Já conheço de cor essa conversa. Fazes tudo por amor ao clube e eu ou penso como tu, ou tenho algum interesse por "traz" e até me oferece um "concelho" que aviso já não estar interessado porque já estou servido.

    Quanto à literatura sugerida não partilhamos dos mesmos gostos também.

    ResponderEliminar
  27. Não sei o que aconteceu ao certo entre "Bruno e Marco". Estamos a ganhar, e espero que assim continue-mos. Todos esperamos o mesmo (penso eu).

    Agora, o que sei, é que esta onda vitoriosa é certamente obra de todos. Treinador, jogadores, dirigentes, e adeptos com o seu apoio. Porque sem o trabalho uns dos outros, ninguém ganhará de certeza. E isto é uma realidade que não muda, por mais que tentem colar as vitorias a competência do treinador, e as derrotas à direcção e as suas "contratações cirúrgicas".

    Não ouso opinar sobre o que se passou ao certo entre treinador e direcção. Não possuo informações nem factos sobre isso, para dizer se foi uma trapalhada, ou um murro na mesa.
    O tempo dirá se o que se passou, se voltará a passar. Eu não digo que não aconteça, mas não o desejo certamente. Tenho muita pena de ver que muitos sportinguistas não parecem desejar o mesmo.


    ResponderEliminar
  28. "... acabou por ir subindo de nível à medida que o jogo ia ficando resolvido..."

    ResponderEliminar
  29. Perguntem ao Mustafa que ele explica-vos o que aconteceu e o monte de m.... que é o nosso presidente.

    ResponderEliminar
  30. Ate parece que nunca houve um desentendimento entre um presidente e um treinador.Deixem-se de merdas e vamos todos apoiar o Clube mais lindo do mundo.Se calhar alguns que hoje tanta Pena teem do Marco Silva serao os primeiros a exigir a sua cabeca se a coisa comecar a correr menos bem.Tristes

    ResponderEliminar
  31. Andam todos contentes por o treinador se ter virado para trás para dar uma abébia ao bruninho antes do Derby. Devem pensar que enganam alguém. E enganam, aonde é que anda o relva para o maior quiz da época? Quem é que agora vai fazer de dama de companhia no banco? Uma pitonisa? Eu aposto num filho do burroso com fita métrica.

    ResponderEliminar
  32. MLV, já que pelos vistos está em posição de dar concelhos, agradecia o de Marvão ou Castelo de Vide, são os que considero mais bonitos em todo o país

    Obrigado

    ResponderEliminar
  33. Qual Mustafa, Tomas Ribeiro?

    O chefe da guarda pretoriana do Godinho? O chefe da matilha que agrediu Sportinguistas a mando dos oleosos?

    Ganha vergonha na cara.

    ResponderEliminar
  34. O Mustafá lider da Juve. Mas então perguntem ao presidente. E perguntem porque não houve um comunicado para o zé eduardo. Ou porque não teve direito a processo. Andam todos a dormir.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (103) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (4) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)