sábado, 6 de outubro de 2012

Os tais 10 treinadores que o Sporting queimou

O Jornal de Noticias coloca hoje na sua capa a titulo: "Sporting queimou nove treinadores em 10 anos". 

Fui mais longe e elaborei a lista dos treinadores que passaram pelo Sporting, desde o titulo que marcou o fim do grande jejum, até aos dias de hoje, não incluindo os técnicos que ocuparam o lugar de forma interina.

Sá Pinto
Domingos Paciência
Paulo Sérgio
José Couceiro
Paulo Bento
Carlos Carvalhal
José Peseiro   
Fernando Santos
Laszlo Bölöni
Augusto Inácio
Manuel Fernandes
Giuseppe Materazzi

A quantos deles o Sporting proporcionou a oportunidade, provavelmente irrepetivel, de treinar um clube grande?

Quantos deles tiveram sucesso antes e depois da passagem pelo clube?

Quantos deles teriam chances de treinar um dos nossos rivais, por exemplo?

Olhando para o percurso de todos, quer no que fizeram antes quer posteriormente, fico com muitas dúvidas quem é que saiu mais chamuscado, se grande parte dos treinadores enunciados, se o Sporting.

Tendo em conta a importância do cargo na estrutura de um departamento de futebol, talvez esteja na forma como se escolhem os treinadores muitas das razões do insucesso acumulado.

Para reflectir fica também o facto de, neste período, o Sporting ter tido comprometidos 2 treinadores como Mourinho e AVB, sem que estes nunca chegassem a orientar um treino que fosse.

27 comentários:

  1. Lda,

    Também a propósito do seu post, hoje dei por mim a pensar - mas quantos treinadores de 1ª linha teve o Sporting nos últimos anos? Não estou a falar de Capellos e Mourinhos, mas treinadores feitos, com um percurso.

    Não tudo obviamente mas alguma coisa se explica por aí.

    O que também me faz pensar se um dos requisitos para treinar o Sporting nestes anos não terá sido a capacidade de "amochar"

    ResponderEliminar
  2. Evidentemente que as noticias são claramente exageradas.

    Desses treinadores apenas Domingos tinha tido considerável sucesso antes (mesmo assim sem trofeus). E sucesso depois, ainda que moderado, só Paulo Sergio teve.

    A escolha do treinador é importante. Temos de parar de responder de forma errada.

    ResponderEliminar
  3. Sigam o projecto de revista online mais entusiasmante do universo virtual em português.

    Futebol Magazine
    www.futebolmagazine.com

    Uma tertúlia futebolística para tudo e todos!

    ResponderEliminar
  4. Qualquer clube pequeno protege mais os treinadores, ao que não é alheio conseguirem mais com muito menos. O descontentamento da massa adepta, muito mais influente num clube grande, tem no Sporting e como é evidente um papel determinante.

    Desde as 3 capas só um verdadeiro milagre segurava Sá Pinto. O agudizar dos resultados e os grandes erros começaram verdadeiramente nessa altura, como é normal não se alcançam resultados com tantas interrogações. No Sporting as coisas nunca melhoram, é completamente impossível dar a volta a uma situação mais adversa. Quando está mal consegue sempre ficar pior. Esta é que é a única verdade.

    O sucesso desportivo não é compatível com tanta gente a querer criar opinião e a decidir. E todos os treinadores o têm dito na hora da saída. Alguns vencedores noutras casas. E já vem aí o sr. que se segue...

    ResponderEliminar
  5. Bom... Tendencialmente poderemos estar de acordo... porém a análise real aos treinadores não será propriamente o cerne da questão... senão vejamos...

    Sá Pinto !#!
    Domingos Paciência (para o ano falamos... tenho a certeza que o vais ver na casa mãe... jogada de mestre... mais uma do pintinho...!!!)
    Paulo Sérgio !#!
    José Couceiro (chegou tb ele a uma selecção...)
    Paulo Bento (é seleccionador da 3ª melhor selecção o mundo - quem o diz é a FIFA - não sou eu...)
    Carlos Carvalhal (foi quase directo para a Turquia para uma equipa que se jogasse connosco nos dava paa ai 10 a 0... só pela vontade de nos humilhar...)
    José Peseiro (está numa equipa que nos está a roubar a posição...)
    Fernando Santos (chegou a uma selecção campeã da Europa)
    Augusto Inácio #!#
    Manuel Fernandes #!#
    Giuseppe Materazzi #!#

    Portanto... a minha conclusão é que o problema não está nas moscas...

    Não tiremos de lá os velhos do restelo... que só nos resta dizer adeus...

    como já li algures...

    O SPORTING SÓ AINDA NÃO ACABOU PORQUE É DE FACTO (AINDA) MUITO GRANDE


    ResponderEliminar
  6. O anónimo das 11.55 escreveu a verdade nua e crua, nem se percebe muito bem ainda haver dúvidas quando são os próprios técnicos que o afirmam! Há muita gente com as orelhas a arder em Alvalade, se o sentem ou não isso é que dá lugar a legitimidade para haver dúvidas.

    Independentemente de Sá Pinto ser ou não o ser o treinador ideal nesta fase, para chegar ao objectivo realista da Champions esta época até estou convencido que chegava e sobrava. E é importante ter consciência do momento em que entrou, tão previsível como agora Oceano.

    Mas Domingos era mais que o treinador ideal para o mandato. Azar, não apreciava muito ter que treinar com o roupeiro todos os dias. Devia ser exigente demais ... e não falava inglês...

    ResponderEliminar
  7. LdA,
    Os jornais esmeram-se para atingir os píncaros da desonestidade intelectual para com o Sporting. É óbvio que todos esses nomes não são equivalentes na sua experiência, competência e curriculum. A lista visa apenas tentar propagandear a ideia de que somos um cemitério de treinadores, o que não é verdade.
    A questão que pode ser posta em causa e isso já o fiz é o critério de escolha dos treinadores para o clube. O que queremos nós? Sabendo isso, aí sim, podemos perguntar quem queremos nós?
    E aqui a resposta não é fácil, pois logo em seguida vem, o que podemos nós oferecer? E não estou só a falar de dinheiro.
    É deste triângulo das Bermudas que têm de sair respostas delicadíssimas nesta época fundamental para o futuro do clube.
    Não tenho tempo para explanar tudo aquilo que eu acho acerca destas questões. Mas como não me cabe a mim decidir, vou fazer como os jornais e mandar um nome para o ar, Frank Rijkaard, temos é que pagar uma indemnização aos sauditas...
    Abç

    ResponderEliminar
  8. Claro que os próprios o afirmam. Alguém tem de justificar falhanços. A culpa é sempre do clube.

    Sá Pinto tinha todas as condições para fazer mais e melhor. O resto é conversa...

    Sá não estava na mesma posição de Paulo Sérgio. Paulo Sérgio sim não tinha plantel para grande coisa. Agora não é o caso. ´

    Quanto a Domingos, eu se vou para uma empresa que tem uma percentagem significativa de mercado no estrangeiro um dos critérios é que fale Inglês. Aos treinadores de futebol não se aplica o mesmo principio!? São mais que os outros? Um treinador tem de ser capaz de comunicar.

    No que se refere ao Paulinho, não sei nem vou especular.

    Sporting não deu condições a todos os seus treinadores? Verdade.

    Sporting teve treinadores incapazes? Verdade.

    Porque é que a culpa é sempre do clube?

    ResponderEliminar
  9. Quando toda a gente assume a mais valia do treinador português, sobretudo a trabalhar em Portugal, no Sporting já nem é possível equacionar tal hipótese. Diz bem do momento a que o Sporting chegou e que vai ter que atravessar, convinha era ultrapassar.

    ResponderEliminar
  10. O Sporting queimou? é o mais fácil de dizer!

    Vejamos apenas o ultimo caso: Sá Pinto

    Plantel - o melhor dos ultimos anos
    Vencimentos - pagos na hora
    Condições de treino - das melhores do mundo
    etc.....

    ResponderEliminar
  11. JMM... eu é que tenho de saber falar inglês... ou é o meu patrão (que qdo me faz a entrevista...) a devia fazer em inglês... Seguramente se concorrer a uma multinacional... e não souber falar inglês... sou automaticamente excluido...

    Por outro lado... Pense-se na estrutura montada lá para a "suposta" invicta...

    Acha que (à excepção de Mourinho... e mesmo este tenho dúvidas...) algum dos treinadores que passaram pelo Desportivo da Ribeira ou pelo Carnide teria feito algo no SPORTING...!!! Se calhar o Jesualdo era gajo para ganhar 3 campeonatos em Alvalade... tenhamos juízo...

    nota: e o engenheiro do penta... parece-me que consta na lista dos treinadores que por cá passaram... e tb por carnide qdo aquilo era mais ou menos o que é o sporting hoje... dai ter ganho muito...

    TEMOS É DE CORRER COM ESTA CORJA QUE ESTÁ LÁ DENTRO...

    Temos a melhor equipa dos últimos 20 anos... e qdo a coisa começa a correr para o torto... lá tem de ser novamente o treinador a dar o corpo às balas... onde está a estrutura... Freitas e Duque podem ter muitas capacidades... mas vejo-os como ratos num navio a afundar... com a agravante de serem ratos que nem se assumem... pois fogem às escondidas... Até um rato a sério... foge à vista de toda a gente...

    ENQUANTO O SPORTING FÔR DOS SÓCIOS (e eu sou há mais de 25 anos) ISTO NÃO VAI A LADO NENHUM... QUE SE PONHA O CLUBE NO MERCADO... A NOSSA SORTE ERA APARECER UM QQ MAGNATA RUSSO OU CHINÊS QUE PUSSESSE ISTO A FNCIONAR COMO UMA EMPRESA A SÉRIO... DE """FUNÇÃO PÚBLICA""" (com o devido respeito) PAGA A PESO DE OURO 24 QUILATES ESTOU EU FARTO....!!!

    ResponderEliminar
  12. O Vitor Pereira e o Jorge Jesus são os dois melhores exemplos de poliglotas da liga portuguesa. Querem ouvir as conversas do Jesus com Witsel?

    Aliás, esta filosofia proibia completamente treinadores ou jogadores estrangeiros em todas as ligas. A maior parte dos globetrotters falam mal a língua de origem.

    Nem devia ser discutível que foi tão errado dispensar Domingos como contratar Sá Pinto. Pode ser que à 3ª seja de vez. Se entretanto aprenderem com os erros. Direcção e adeptos.

    ResponderEliminar
  13. Pela amostra os adeptos não se entendem. Como será na direcção?

    ResponderEliminar
  14. LdA:

    Relativamente ao port anterior, q ñ pude comentar, reforço o que vinha escrevendo, SP não me parecia capaz de inverter o rumo, daí que a sua saída era, na minha opinião, inevitável. Se no momento em que ocorreu, se já dps do jogo de amanhã no dragã, acho mt pc relevante para o futuro imediato e a médio prazo do futebol profissional do SCP.

    Neste momento o único com que me preocupo é com o Oceano. Não lhe façam a maldade de o lançar às feras (queimar é o termo mais em voga). Espero que o 'interino' não dê lugar ao 'permanente'... Permitam-lhe crescer dentro do SCP enquanto técnico. Está a realizar um bom trabalho com a equipa B, é lá que deve continuar o seu percurso. O SCP terá q escolher novo treinador. Essa escolha só se revelará acertada depois de se ver o que o novo técnico conseguirá aportar em termos de exibições e resultados. Já há algum tempo q acho q a aposto deverá ser arrojada, em alguém q não só imponha respeito aos jogadores, mas q mobilize e faça acreditar a massa adepta. É fundamental (ainda mais nesta altura), encontrar nova luz ao fundo do túnel. Dar esperança em melhorias aos adeptos do SCP, com o novo treinador, é o desafio e a oportunidade que os dirigentes do SCP têm.

    Por fim, SP, merecia continuar ligado de alguma forma ao SCP. Sinto isso como uma questão de justiça para com alguém q deu o seu melhor esforço, dedicou-se, devotou-se, mas q infelizmente, falhou ao não conseguir alcançar a glória.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Pois... ai é que está o busílis...

    É que os adeptos podem ter as opiniões que quiserem... mas só quando uma direcção é fraquinha... muito fraquinha... é que eles ganham importância....

    Quero com isto dizer que em qualquer estrutura ou organização... e designadamente num clube... e especialmente neste clube... Democracias só deviam acontecer no acto reservado para esse efeito... que são as eleições... a partir dai, com a legitimidade que o acto eleitoral (que este último não teve... aparentemente...) dá... a partir dai é ditadura à séria....

    O mal deste clube é que é muito pouco democrático antes e durante as eleições (democracia na minha terra é uma pessoa um voto - e eu estou à vontade pq até tenho para cima de dez votos) mas depois das eleições é a estrutura mais democrática que eu conheço... todo o papagaio tem voz... DASSSE.....!!!

    ESTOU FARTO...!!!

    ResponderEliminar
  16. Esses treinadores é que se queimaram. O Sporting oferece condições impares para qualquer treinador e que se tem visto são falhanços sistemáticos. Umas vezes por culpa do "sistema", outras por culpa da imprensa e outras ainda por culpa dos próprios.

    ResponderEliminar
  17. E por condições ímpares deve entender-se à 3ª jornada os 3 jornais desportivos darem o treinador na rua?

    ResponderEliminar
  18. A época passada foi a arbitragem, para não ser muito fastidioso.

    ResponderEliminar
  19. É um mito que o Sporting "enterra" treinadores.Vamos olhar só para os últimos:

    Domingos:teve um convite para treinar o Olympiakos,o clube com maior palmarés da Grécia.

    Paulo Sérgio:treinou o Hearts da Escócia,clube que tinha sido 3º no ano anterior e onde ganhou a taça da Escócia.

    Couceiro:treinou o Lokomotiv de Moscovo onde foi 4ª.

    Paulo Bento:é o Selecionador Nacional.

    Carvalhal:treinou o Besiktas de Quaresma,Simão Sabrosa,Hugo Almeida,etc

    Peseiro:Braga agora,antes Panathinaikos, entre outros.

    F. Santos:é o selecionador da Grécia,onde tem realizado um bom(não excepcional) trabalho.

    Os treinadores após saírem do Sporting têm mercado,mas não têm conseguido grandes resultados.Mas temos que ser estruturalmente mais fortes para que treinadores que não são extraordinários possam ter êxito(ex:porto).Note-se que é um problema transversal a muitos presidentes,há muitos anos.

    MF

    ResponderEliminar
  20. Além dos mt mitos há tb mt entropias há volta do Sporting que impedem ano após ano uma época normal:

    - Falta de união da familia leonina, com egos pessoais maiores que o amor ao clube
    - Falta de paciência para com os dirigentes, treinadores e jogadores
    - Uma Comunicação social adversa e com falta de isenção
    - Uma arbitragem recorrentemente incompetente, com arbitragens habilidosas nos momentos cirurgicos da vida leonina
    - Liga e FPF marimbando-se para o Sporting

    ResponderEliminar
  21. Muitas pessoas não se deram ao trabalho de perceber a história que está por trás das vitórias dos kosovares. A elas juntam-se os jornalistas lacaios e comprometidos com o sistema mafioso. Como tal, não se deram ao trabalho de perceber a validade dos treinadores que orientaram esta organização criminosa. Vejam só e tirem as vossas conclusões
    1 José Maria Pedroto, apelidado de grande obreiro das vitórias kosovares. Treinou a Académica, o Leixões e o Varzim, sem sucesso. No Boabosta, ganha duas taças de Portugal ao Guimarães e ao Benfica. Nos kosovares, ganha tudo. O seu pupilo foi Artur Jorge
    2 - Artur Jorge foi campeão com os kosovares. Lá fora, ganhou uma supertaça na Russia e um campeonato com o PSG
    3 - Tomislav Ivic, ganhou cinco títulos com os kosovares. Antes já tinha vencido a Liga holandesa com o Ajax, o campeonato belga com o Anderlecht e o campeonato grego com o Panathinaikos. Em 1992 treina o Benfica sem sucesso.
    4 - Carlos Alberto Silva, ganhou campeonato brasileiro, paulista, pernambucano, mineiro e japonês. Com os kosovares, ganhou tudo.
    5 - Oliveira, Fernando Santos, Octávio Machado, Rui Barros - não ganharam nada lá fora, aqui ganharam tudo
    6 - Robson ganhou a Taça Uefa com o Ipswich e nada mais. Aqui, ganhou tudo
    7 - Mourinho, o meu ódio de estimação porque rasgou a camisola do clube, é o que sabemos. Mas ainda aguardo que ele vá treinar uma equipa do meio da tabela, para provar a sua validade.
    8 - Jesualdo Ferreira, cá ganhou tudo e lá fora só faz asneiras, sendo despedido do Málaga quando ocupava o último lugar
    9 - Villas Boas, cá ganhou tudo, foi para o Chelsea que o despediu para conseguir ir à final da Champions
    10 - Vitor Pereira: e agora?


    Como se vê, todos estes grandes treinadores que orientaram os kosovares, apenas são bons cá no burgo, porque quando saem são uma lástima. Pudera...lá fora não existe uma APAF nem as frutarias....

    ResponderEliminar
  22. Importante referir que Laszlo Boloni , Fernando Santos, Carvalhal , Couceiro acabaram o contrato e não lhes foi renovado . Não foram despedidos a meio da época. Essa estoria de triturar treinadores vai ser umtema recorrente nos proximos tempos em muitos jornais e televisões. Como sabemos , uma mentira repetida muitas vezes pode se confundir com a realidade e será muito importante , para alguns, que estas coisas possam assustar algum bom treinador que possa querer vir para o Sporting

    ResponderEliminar
  23. A politica de contratacao de treinadores do scp tem sido catastrofica. Desepdimos Peseiro quando o homem foi o ultimo treinador que colocou o scp a jogar bom futebol. A seguir tivemos Paulo Bento que com planteis horriveis conseguiu tacas e supertacas, falhando um campeonato por pouco. Como estavamos fartos de so ganhar tacas, colocamos o Carvalhal ate ao final de uma epoca, numa decisao que se denota incompetencia. Incompetencia que tivemos ao contratar Paulo Sergio, sem que nada tivesse feito de relevante. Quando finalmente apos muitos anos contratamos um treinador que ja tinha demonstrado competencia, demos-lhe sete meses de vida com 19 jogadores novos e trocamos por um inexperiente Sa Pinto, decisao que condenei de imediato neste blogue onde afirmei logo nessa altura que nao duraria ate Dezembro de 2012..afinal foi ate Outubro de 2012...Resumindo durante anos e anos demos tiros e tiros nos pes no que toca a treinadores. Esta e a melhor altura para finalmente contratarmos um com curriculum. E o que falta ao SCP. Um treinador que seja respeitado, lider, manager, com provas dadas. E se depois com um treinador desse genero e com a equipa que temos nao conseguirmos resultados....mais vale fecharmos as portas, e sinal que nao ha mesmo nada a fazer....

    ResponderEliminar
  24. A mais importante questão que importa salientar é a seguinte: nos últimos anos acentuou-se a ideia de que para treinar o Sporting pouco interessa o currículo anterior. Julgo que são fruto desta lógica as contratações de Paulo Bento, Paulo Sérgio e Sá Pinto. Uma explicação para o facto - e Paulo Sérgio não pode ser associado a esta lógica - é a de que um clube formador pode sê-lo também na produção de jovens treinadores, com conhecimento do clube e uma curta experiência de treino nas camadas jovens. Esta explicação, embora conveniente, não me parece corresponder à verdade. O Sporting optou nos últimos anos, com péssimos resultados, por uma lógica de contratar treinadores pouco qualificados como condição sine qua nom para serem pouco exigentes. Esta opção destinava-se a fazer baixar os custos embora à custa de redução dos resultados desportivos. Já se sabe que as coisas não correram assim. Os resultados minguaram mas os custos nem por isso. Os treinadores acolheram obedientemente esta estratégia e, no caso de Paulo Bento, com grande sucesso do ponto de vista da sua carreira pessoal. O Sporting passou a jogar para o segundo lugar e na Liga dos Campeões nunca rentabilizou essa classificação sujeitando-se a sucessivas humilhações.
    Se continuar neste caminho o Sporting tenderá a implodir. Ninguém aguenta tanto tempo tantas idiotices e tantos erros sucessivos. A grandeza do Sporting faz-se da sua dimensão mundial e da sua implantação na população que fala a língua portuguesa. Sem resultados tornar-se-á,cada vez mais, num grande clube de Lisboa, coisa que passará a ser apenas importante para os seus sócios que aos domingos lá irão assistir aos jogos e recordar os exitos antigos num exercício nostálgico de um passado que não voltará.
    O Sporting tem que dar a volta. Precisa de contratar um treinador competente e exigente. Alguém que lute por resultados e exija as condições para os obter. Que revitalize o clube desportivamente mas que de seguida aproveite a mais valia que o Sporting tem desperdiçado nas últimas décadas: o potencial da sua academia que o poderá conduzir a ser o melhor clube de Portugal e um dos mais importantes da Europa num prazo de meia dúzia de anos. Não é certamente vendendo os juniores para o Barcelona que se percorre esse caminho nem colcoando os melhores jovens saídos da Academia a jogarem algures enquanto se espatifam 8 milhões de uma aseentada em Rojos e Violas que nada de relevante adiantam ao que já cá estava. Para não falar na dispensa de Onyewu e na troca pelo Boularouz e etc. O jogo do Videoton foi uma homenagem à imbecilidade que tem governado o Sporting nos últrimos anos e que Godinho Lopes não alterou. Foi, por isso, o último grande serviço que Sá Pinto prestou ao seu clube do coração e talvez lhe devamos estar agradecidos por ter sido tão radical no destrambelho com que abordou a partida.

    ResponderEliminar
  25. «Adeptos não podem ficar a tremer quando a equipa está a perder» - Jorge Jesus

    Uma frase para os adeptos do Benfica e que se pode aplicar perfeitamente a nós.

    ResponderEliminar
  26. Nós não ficamos a tremer, perdemos é o discernimento e apaciência.

    E depois é treinador atrás de treinador, jogadores atrás de jogadores, dirigentes atrás de dirigentes.

    ResponderEliminar
  27. Peço desculpa mas discordo anónimo.

    Assobios durante o jogo são raros em Alvalade. Ainda no jogo com o Estoril a equipa foi brindada com aplausos depois de sofrer um golo.

    O adepto Sportinguista tem mais paciência que o do Carnide e tende a deixar para o fim os seus protestos. (obviamente há excepções)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)