segunda-feira, 18 de julho de 2016

P.S.- O Sporting ainda não se Vê

Há uma conclusão que se pode tirar desde já, após o estágio que está prestes a terminar: Jorge Jesus tem ainda muito trabalho frente para se aproximar, mesmo que ligeiramente, do mínimo que é exigível a uma equipa do Sporting. Tudo se processa ainda demasiado caótico, como se os jogadores jogassem pela primeira vez juntos, agravado por erros individuais. Se estes são naturais em inicio de época, menos aceitável é frequência e gravidade com que têm ocorrido.

Por exemplo, o vermelho a Aquilani é admissível num caloiro, não em alguém que adquirimos pela sua qualidade, mas também pela experiência. Erros que vêm sido cometidos de forma consecutiva e que têm impedido em quase todos os jogos uma reacção adequada aos resultados adversos.

Julgo ser recomendável neste momento alguma prudência nas reacções por parte dos adeptos. Com as dificuldades evidentes na movimentação colectiva é absurdo esperar grandes destaques a nível individual. Se esse cuidado é devido na apreciação aos jogadores que já cá estavam e que já sabemos serem capazes de algo mais, ela deve ser ainda maior para com os jogadores acabados de chegar. Estes, além das dificuldades naturais resultantes da sua condição de recém-chegados, encontram uma equipa à procura da sua própria identidade. E esta atenção deve ser ainda de carácter especial - leia-se "indispensável carinho" -  para os nossos meninos oriundos da formação.

Este final de estágio recomenda também uma reflexão serena do lado dos responsáveis, mas nem por isso menos criteriosa e objectiva. Sem prejuízo do que foi afirmado acima, urge perceber, por ser este o momento adequado para o fazer, se não estamos a laborar no mesmo erro do ano anterior relativamente a algumas posições na equipa, transportando algum deficit de qualidade para a época em curso.

Por exemplo, parece continuar a faltar alternativas à ausência ou abaixamento de forma de jogadores como Adrien ou William Carvalho. Constatá-lo é também admitir que os referidos jogadores não têm a concorrência adequada e exigida para a saudável disputa do lugar.  O mesmo se poderá considerar relativamente às laterais da defesa, onde a qualidade existente é de uma mediania confrangedora. Sobre os guarda-redes nem vale a pena comentar, embora seja importante perceber como chegamos aqui tão depauperados.

Uma atenção especial para Matheus Pereira. Das duas uma: ou o jogador não percebeu ainda o que o treinador lhe pede, ou o treinador não percebeu ainda qual o lugar adequado para dele retirar rendimento. A sua utilização até ao momento só não foi totalmente inútil exactamente pelo facto de se poder ter chegado a esta conclusão.

É também preocupante perceber, e isto mesmo que tivéssemos obtido resultados mais favoráveis, que Slimani pode cá não estar no final de Agosto, que Teo só ficará se a isso for obrigado, que Spalvis mesmo que estivesse bom, não é escolha de Jesus e que Barcos continua a navegar entre Alvalade e o outro lado do Atlântico. É impossível haver crescimento da equipa quando todo um sector de que depende em grande parte a finalização estar ainda por definir. As consequências da indefinição começam desde logo nas cabeças dos jogadores.

O próximo jogo, que será de apresentação aos sócios, em Alvalade poderá ajudar a perceber melhor o que devemos esperar desta equipa.

Nota importante: o texto inicial foi posteriormente revisto e aumentado, sem contudo ter sido alterado o seu sentido original. Ainda assim ficam as devidas desculpas aos que já o haviam lido e comentado.

50 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    Que todos os erros apareçam agora por haver tempo para corrigi-los (naquilo que a J. Jesus for possível corrigir, que pela mostra será muito). Em consonância com o que dizes e com o que Cantinho do Morais afirmou 2 «posts» abaixo, preocupante mesmo são os indícios de falta de qualidade individual para cima de meia dúzia de posições.

    Estamos descaracterizados, algo que espero não afirmarmos por alturas do 1º jogo oficial da temporada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. De facto é preocupante a falta de qualidade evidenciada pelos reforços e a permeabilidade da defesa. O intuito de oferecer mais intensidade jogando com adversários de boa valia e noutro nível de preparação é uma boa ideia, mas quando sofres tantos golos não sei até que ponto isso não atinge a equipa a nível anímico.

    - Após o jogo com o Mónaco pensei: "Ok, isto é o primeiro jogo, eles estão num estágio mais avançado de preparação. Sofremos quatro golos mas não é preocupante. Venha o próximo".

    - Depois veio o Nyonnais e a música foi outra: "Porreiro, isto está a melhorar e a entrar nos eixos, mas o adversário é da 3ª DIV do campeonato suiço e ainda nos marcou um golo e teve mais uma ou duas oportunidades para marcar"

    - Seguidamente levámos com o Zenit e pensei: "Mais quatro golos sofridos, onde está a defesa de betão da época passada? Mas isto é um jogo treino, os amigáveis servem para isto mesmo e faltam os campeões da Europa. Além do mais eles já vão no sexto ou sétimo jogo de preparação. Venha o PSV!"

    - Hoje fomos goleados pelo PSV e o meu pensamento foi: "Goleada das antigas, cinco golos sofridos, jogadores sem rotinas, defesa de manteiga, reforços sem qualidade, jogadores contrariados e sem atitude (ex: Aquilani, Jefferson), O JJ parecia estar chateado e a ser confortado pelo Bruno de Carvalho ao intervalo."

    Não sei até que ponto não será razoável um ataque ao mercado dentro das possibilidades e sem cometer loucuras, até porque não obstante a qualidade que trazemos da época passada parece-me que neste momento temos um plantel inferior ao do principal rival.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Não obstante a qualidade que trazemos da época passada parece-me que neste momento temos um plantel inferior ao do principal rival."

      Que ideia, às tantas poderia parecer que André Martins acabou contrato e saiu do Sporting como se nada fosse. Ou que A. Carrillo está a treinar no Seixal. Ou Montero joga na China. E Ilori anda sabe-se lá por onde. E Dier - esse mal-agradecido, mandou o Bruno ir dar uma volta quando lhe sugeriu uma cláusula de 60 milhões.

      Ninguém diria podermos vislumbrar alguma falta de qualidade individual relativamente aos rivais.

      Eliminar
    2. As tantas também poderia.parecer que este equipa não fez 84 pontos na época passada, que não foi a defesa menos.batida do campeonato, que nos 4 jogos que fez contra o Benfica venceu 3 e foi superior nos 4, que vencemos o Porto com facilidade nos 2 jogos...

      Tudo serve para dizer mal até no Negócio illori que acabou por se revelar excelente para nós e banhada para os reds.

      Eliminar
    3. Resolvi quebrar o meu hiato de comentários neste blogue apesar de falar regularmente com o LdA no twitter e ter por ele o maior respeito mas foda-se não há paciência para tanto choro.

      Se dissesses mal pontualmente, criticando com argumentos válidos em que a critica visasse alguém mais que o presidente do Sporting ainda te dava algum crédito por elas, mas tens um disco e só o tocas, ficando riscado. Vamos lá desmontar a tua dor de corno:

      André Martins: tenho por ele uma grande admiração - gosto mais do estilo de jogo dele que do Adrien por exemplo - mas tem vindo, desde o MS - a perder espaço no plantel, tendo com MS apenas 1300 minutos na época. A grande época em termos de utilização foi com o Jardim onde somou mais de 2000 minutos. Na última época somou 300 minutos. Renovar com um jogador que o treinador não o considera (bem ou mal) uma solução é por vossa excelência uma boa decisão de gestão.

      Carrillo: O homem não quis renovar, vou repetir tal disco riscado, não. quis. renovar. Recusou ser vendido, recusou renovar. Se atribuis o facto de não renovar à pessoa do presidente do Sporting tens de atribuir à mesma TODAS as renovações que se fizeram nas ultimas duas épocas. Mas claro isso não interessa.

      Montero Parece-me factual que o Sporting precisava de dinheiro e que a escolha foi entre Montero e o Teo Gloria-a-Dios Gutierrez, mais uma vez foi uma opção do treinador. Podia ao invés de ter vendido alienado passes de jogadores como a outra direcção o fez. Havia alternativa à venda? Godinho teria alienado passes de jogadores.


      Ilori Quando o William e o Wilson Eduardo renovaram (vá-se lá saber como não é?) o Zahavi perdeu direito às percentagens que tinha de futuras vendas (fabulosos negócios, sempre a proteger o Sporting) e ficou ligeiramente chateado com o Sporting ou se fores tua fazer a narrativa com o BdC. Faltanto renovar com Ilori, central de 19 anos que já tinha tido duas presenças (2!) na equipa principal e na pior época de sempre do Sporting fez 900 minutos na equipa principal. Foi proposto um contrato que o Ilori (com ainda mais 2 anos de contrato) rejeitou por achar que a clausula de saída era muito alta e restringia uma futura saída. Rejeitado o contrato forçou a saída para um grande clube que o emprestou todas as épocas passando pelo granada (1500 minutos ...) Bordeus (1000minutos) Aston Villa ( 3 jogos). Se o Ilori estivesse no Sporting com o contrato de longa duração que rejeitou ou seria uma aposta segura e teria uma carreira melhor (até agora) ou seria suplente de outro miúdo da formação.

      Dier Prefere clausulas de 60 milhoes ou de 5 milhoes? Facto, a clausula era de 45 Milhões, agora se ele tivesse essa clausula nos Spurs muito provavelmente seria batida. O jogador não quis renovar porque jogava a trinco, porque recebia pouco dinheiro etc etc a verdade é que agora joga a trinco e vale o que vale. Repito, saiu por 5M porque tinha um contrato com essa clausula.

      Esqueceu-se do Bruma mas se calhar não dá jeito referir.

      Não me custa nada que o BdC seja atacado, a maior parte das vezes são justificadas mas criticar por actos de gestão perfeitamente normais num clube de futebol é ligeiramente patético. Não existe nenhum presidente que tenha um registo 100% certo ou 100% errado. Perder e ganhar jogadores faz parte de qualquer histórico de um clube. O clube tem de ter sempre a upper hand nas negociações senão vai perder o controlo do plantel.

      Não fiz questão de os ler mas escreveu mais sobre o Renato que sobre o Sporting, e quando o fez, tirando sobre o grande Benedito e JVP (questões pontuais), foi para dizer mal, tirando claro quando conquistámos o titulo de futsal ao qual dedicou um inteiro paragrafo.


      Eliminar
    4. "Já não há paciência para tanto choro (...) Vamos lá desmontar a tua dor de corno."

      Choro e dor de corno por esses jogadores terem saído pela porta dos fundos? Talvez para Carrillo, por ter aparecido dias mais tarde no Benfica. André Martins, Dier, Ilori, Montero, chamar-lhe-ia mágoa, sentimento que naturalmente transporto para o Sporting sobre assuntos que só dizem respeito ao Sporting.

      "Vou repetir tal disco riscado", assuntos-que-dizem-respeito-ao-Sporting.
      A tua tentativa de pessoalização é tão palerma quanto o comentário, totó.

      Não, não esqueci Bruma. Bruma tem algumas qualidades mas nenhuma delas indispensável numa equipa grande como o Sporting. Não direi não se tratar dum jogador com méritos mas a perda para o Sporting em nada se compara à dos mencionados.

      No mais, não me diga que Ilori e Dier acharam as cláusulas de rescisão propostas disparatadas. Que ideia peregrina.

      E obrigado pela explicação sobre a transferência de Montero, "o Sporting precisava de dinheiro". Da saúde financeira e champions de gestão apregoadas, só sobra mesmo o retrato do sovina gastador. Sovina no que é seu. Gastador no que é do Sporting.

      Eliminar
    5. PTM,

      não é momento nem o post de falar sobre o que foram as renovações e dispensas desses jogadores. Mas sempre vou dizendo que concordo apenas com o que foi dito sobre o André Martins. Não porque não o ache um jogador para ser muito útil ao Sporting mas porque com a pouca utilização que tem tido não podia ter sido tomada outra decisão.

      Posso concordar mais ou menos com a venda de Montero porque o jogador o jogador foi ganhar uma pipa de massa e sabia que estava atrás de Sli e Teo nas preferências de JJ.

      Talvez o mesmo sobre Ilori.

      Já sobre Carrillo ou Dier, talvez mesmo os melhores de todos os falados, estou convencido que os interesses do Sporting poderiam ter sido melhor defendidos e os resultados terem sido outros.

      Eliminar
    6. LdA

      O Andre Martins para mim é "jogador de futebol", joga bem porque tem cabeça, jogaria bem a lateral esquerdo como a medio direito mas nunca irá ser extra ordinário. Adorei o jogo dele a trinco contra o Bilbao se a memória não me falha. Sabe todos os momentos do futebol, pensei que com JJ ele ia ser a grande revelação, foi o João Mario e acho que por razões jesuianas, capacidade física, a forma como é capaz de queimar linhas mas também pausar o jogo.

      Concordamos com tudo basicamente, os interesses do Sporting podem ser sempre melhor defendidos.

      O mundo do futebol é assim talvez com a continuidade de Dier não houvesse um William e com Carrillo hoje João Mário talvez não fosse o jogador que é, porque não me parece que JJ o metesse em vez do Adrien que é um jogador mais à sua imagem para a posição 8.

      O Sporting já perdeu muitos jogadores mas graças a deus "fez" muitos mais.

      Eliminar
    7. João Mário queimar linhas?

      Lol.

      "O mundo do futebol é assim talvez com a continuidade de Dier não houvesse um William e com Carrillo hoje João Mário talvez não fosse o jogador que é."

      Lol. Lol.

      Eliminar
    8. A tua tentativa de pessoalização é tão palerma quanto o comentário, totó.

      Que convives mal com a critica já se tinha visto pela quantidade de bílis que destilas sempre que alguém não alinha nos teus parcos argumentos.

      Não, não esqueci Bruma. Bruma tem algumas qualidades mas nenhuma delas indispensável numa equipa grande como o Sporting. Não direi não se tratar dum jogador com méritos mas a perda para o Sporting em nada se compara à dos mencionados.

      Meter Ilori no mesmo saco é fantástico, um jogador que ainda hoje vive do que conseguiu no Sporting, falhou, deixou de ser opção ou nunca foi nos 4 clubes por onde passou nos últimos 4 anos.


      No mais, não me diga que Ilori e Dier acharam as cláusulas de rescisão propostas disparatadas. Que ideia peregrina. Estranho, mas não vou perder tempo a enumerar a quantidade de jogadores que renovaram com clausulas (não tem utilidade nenhuma, aí concordo seja qual for o valor) altas, William, João Mário, Rui Patricio, Gelson, Jefferson... já chega. há uns que pensam que são mais que os outros, estão a defender os sues interesses como o Sporting defende os deles. A culpa mora sempre do mesmo lado, 3 não aceitaram uns 15 aceitaram a culpa foi dos 15 ou do BdC que os forçou.

      E obrigado pela explicação sobre a transferência de Montero, "o Sporting precisava de dinheiro". Da saúde financeira e champions de gestão apregoadas, só sobra mesmo o retrato do sovina gastador. Sovina no que é seu. Gastador no que é do Sporting.

      Zero argumentos, repito zero. Se não reconhece mérito à recuperação financeira do Sporting então não há muito para discutir. Não conseguir compreender que um clube após o falhanço - injusto diga-se - de entrar na Champions precisou de fazer um ajuste financeiro de modo a fazer um forcing para o titulo é ou estupidez ou outra coisa qualquer.

      Justificar uma venda perfeitamente normal, dado o contexto com má gestão... BdC tem muitas, muitas coisas criticáveis mas lá estar criticar sem argumentos e com recurso a ataques pessoais retira qualquer mérito à critica.

      A todos os que vêm para aqui com ameaças, deixo o repto: ponham-se a monte. E depressa! A ver se de uma vez por todas desentopem a nossa caixa de comentários. O que não falta é sitio pela blogosfera afora para partilhar os seus comentários ignorantes e mesquinhos... Garanto que nesses sítios serão muioto bem-vindos. Aproveitem.

      Duas opções ou faz como o PLF e mete o blog a convite ou aprende a conviver com o contraditório.

      "a nossa caixa de comentários" hilariante, meta a convite e quando o fechar pode dizer o "o blog é nosso outra vez" qual ditador coreano.

      Eliminar
    9. "Já sobre Carrillo ou Dier, talvez mesmo os melhores de todos os falados, estou convencido que os interesses do Sporting poderiam ter sido melhor defendidos e os resultados terem sido outros."

      Leão de Alvalade,

      Como defender melhor os interesses do Sporting no caso Carrillo quando o jogador recusou inúmeras propostas de renovação, recusou ser vendido para o Leicester, com a agravante de sermos forçados a negociar com um empresário amador sem carácter que, ou muito me engano, ou já tinha definido o objectivo de colocar o jogador no rival porque a comissão era maior?

      Em ralação ao Dier, não se pode dizer que saiu a mal. O desejo do jogador era sair para Inglaterra e ainda hoje se mostra agradecido pela formação que teve no Sporting. Os interesses do clube podiam ter sido defendidos de outra forma se a anterior gestão (ruinosa, por sinal) não tivesse estabelecido uma cláusula de 5M no contrato do jogador, o que é o mesmo que dizer que foi de borla para os Spurs.

      Eliminar
    10. "A todos os que vêm para aqui com ameaças, deixo o repto: ponham-se a monte. E depressa! A ver se de uma vez por todas desentopem a nossa caixa de comentários. O que não falta é sitio pela blogosfera afora para partilhar os seus comentários ignorantes e mesquinhos... Garanto que nesses sítios serão muioto bem-vindos. Aproveitem."


      JPT,

      Aconselho a ter maior atenção nas leituras.

      1.º ponto - Esse comentário não é do MM, é meu.

      2.º Ponto - Foi feito noutro post, noutras circunstancias que aqui estão completamente descontextualizadas pelo que não entendo o porquê de aqui o transcrever...

      3.º (e ultimo) ponto - repetirei esse comentário para todos aqueles que vêm para aqui exclusivamente a ameaçar que cá não voltam... Mesquenhices escusadas. No sentido de que se não gostam, podem bem deixar de frequentar sem estar com ameaças palermas.

      Sobre a ignorância, tem tb por destinatários todos aqueles que aproveitam a cx de comentários para emitir acusações falsas.

      Concluindo, toda essa gente nada trás de útil, pelo que são perfeitamente dispensáveis. O contraditório sempre foi aqui bem-vindo, desde que feito com elevação e emitidos sem preconceitos contra quem escreve os posts. Ao contrário do que defende o, por si denominado, "ditador coreano".

      Eliminar
    11. Ah Virgilio mea culpa

      Eu tentei meter o teu comentário no meu primeiro e o blogguer não deixou pq passava dos 4000 caracteres, devo ter cortado mal pois ficou sem a referencia do autor, facto pelo qual peço imensa desculpa. Sim foste tu que o disseste e não há contexto por mais que o tentes colar agora com alguém a ameaçar de cá não voltar visto que ninguém o fez no post anterior.

      Repeti-o pq parece-me uma analogia perfeita de quem discorda do Sporting "ser nosso outra vez" e depois pede "a nossa caixa de comentários" limpa de comentários ignorantes e mesquinhos ou sejam que discordem dos vossos.

      O ditador coreano foi para ti Virgilio, não foi para o BdC, era para ver se a carapuça servia, e serviu.


      Concluindo, toda essa gente nada trás de útil, pelo que são perfeitamente dispensáveis..

      Concordo, agora temos de entrar em consenso sobre o que não é útil para a discussão. Falta de educação por parte de quem posta é util? (não digo de quem administra pq n sei se os outros escribas podem de facto administrar)

      Eliminar
    12. MM19 de julho de 2016 às 12:16
      João Mário queimar linhas?

      Lol.

      "O mundo do futebol é assim talvez com a continuidade de Dier não houvesse um William e com Carrillo hoje João Mário talvez não fosse o jogador que é."

      Lol. Lol.


      Infelizmente o meu comentário não passou pq eu não respondo bem a pessoas que utilizam LOL para argumentar é ao nível de usar tipo tás a ver tipo

      Mas como mais uma vez não consegues compreender o que foi escrito e te recusas a argumentar de volta eu explico melhor, se tiveres dúvidas podes perguntar ao Maldini que ele de certeza te explica melhor.

      O contexto da afirmação do JM queimar linhas (algo que o JJ aprecia imenso nos extremos) tem em comparação o André Martins não o Carrillo. Era do André que se falava quando foi posta a comparação.

      Não compreenderes o comentário posterior revela a tua falta de capacidade para estares numa discussão. Se bem que pensava que o Dier tinha saído no final da época de 2013 e não 2014.

      O que é inequívoco é que o Sporting teria um plantel bem mais forte se tivesse nos seus quadros este Dier e o Carrillo, e o Ronaldo e o Quaresma e o Nani e e e

      Eliminar
    13. Como vê, sr. Virgílio, não fui só eu que interpretei o seu comentário como uma tentativa de silenciar as vozes discordantes.

      Já todos percebemos que anda com os nervos à flor da pele com esta grande chatice de haver quem não concorda consigo, mas tem de saber viver com a diversidade de opiniões e não tentar impor uma autocracia na "sua caixa de comentários".

      SL, e tome um Valdispert que é bom para acalmar os nervos.

      Eliminar
    14. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    15. JPT,

      1. Desculpas aceites.

      ---


      2. “não há contexto por mais que o tentes colar agora com alguém a ameaçar de cá não voltar visto que ninguém o fez no post anterior.”

      Ai não fez? Então aqui ficam para as leres ou recordares no caso de as teres “esquecido”…

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2016/07/renato-sanches-furacao-mental.html?showComment=1468859680775#c7010608105165839834

      http://anortedealvalade.blogspot.pt/2016/07/renato-sanches-furacao-mental.html?showComment=1468864555930#c6285949017870107608

      E há mais, muitos mais, nos post imediatamente anteriores! Vá lá ver…


      ---


      3. “… limpa de comentários ignorantes e mesquinhos ou sejam que discordem dos vossos”

      Fui muito claro a quem se destinava o convite para deixar de comentar. Não coloque apenas o que lhe convém. Ora veja lá como começa o parágrafo. O que escrevi foi: “A todos os que vêm para aqui com ameaças, deixo o repto:..."

      Completamente diferente do que escrever “A todos os que vêm para aqui discordar, deixo o repto:..."

      “Ameaças”. Bem distinto de “Discordar”. E qd digo ameaças tem a ver com deixar de frequentar o blogue como forma de suposta "punição" em diminuição de "pageviews" ou seja "visistas", e não apenas redução de "comentários".

      Disfarçar a realidade à sua conveniência não vale…


      ---


      4. “O ditador coreano foi para ti Virgilio, não foi para o BdC,…”

      Caro, eu percebi que era para mim. Você é que parece fazer-se de desentendido porque “ditador coreano” é muitas vezes utilizado para apodar BdC… Que como tds sabemos é perito em aceitar criticas (mode irony off).

      ---


      5. “Falta de educação por parte de quem posta é util?”

      Post mal educados, acho que não seja, de todo, útil. Agora venham de lá exemplos de posts onde se observa falta de educação pelos leitores / comentadores! Já responder a comentários mal educados, convidando os respectivos autores a executar a ameaça que sistematicamente repetem, acho útil e até incentivador. Pode ser que assim concretizem de vez as ameaças...

      Eliminar
    16. Bruno,


      O que vejo é muito insegurança sua, para ter que se apoiar em outros de forma a fazer valer o seu "argumento".

      Sobre o assunto em debate, já lhe respondi anteriormente. Não vou voltar a fazê-lo.

      Obrigado pela consulta, mas como não o conheço e como não sei se é enfermeiro, dispenso as suas sugestões medicinais. Até porque claramente partem de um diagnóstico completamente errado. ;)

      Eliminar
    17. 1) Virgílio não leves a mal era só para te picar

      2) mas porra não consigo ler nesses comentários nenhuma ameaça de não voltarem sendo que se era uma resposta bem podias ter identificado as pessoas.

      * Tás lhe a dar com o JPT não sei pq

      3) tas-te a tentar safar mas não me convences, continua a parecer mal.

      4) a boca do BdC era para ver se pegavas nela mais nada, mas não deixa de ter alguns paralelismos, a diferença é que no Sporting podes ir pedir eleições antecipadas basta reunir assinaturas (ou algo parecido)

      5) Sinceramente o que não faltam é respostas intempestivas a comentários perfeitamente inócuos unicamente pq não acertam o passo. Não me leves a mal mas não me apetece ir ver os comentários mas basta ler as respostas do MM.

      Acho que ninguém respondeu aos comentários mal educados como aquele que meteste no ponto 2. Alias nem merece resposta é deixa-los falar sozinhos.



      Eliminar
    18. PTM,

      Peço desculpa também...

      Troquei as iniciais. A resposta é para si, PTM e não para o JPT. Espero que a semelhança entre as iniciais sirva de atenuante...

      Eliminar
    19. PTM,

      4) Isto vale o que vale. Está dependente de acreditares naquilo que afirmo ou não. Mas somos muito diferentes BdC e eu.

      Para começar, eu aceito opiniões e comentários críticos da minha opinião. Mais do que esta afirmação, confirma-o a minha prática: basta clicar no marcador que diz "Virgílio" e ver os debates que protagonizei durante muitos anos com quem discordava de mim nos post que publiquei.

      SL!

      Eliminar
    20. sem problema eu percebi que era para mim, a não ser que pense que eu tenho uma miríade de nicks

      Eliminar
    21. Sr. Virgílio, não teime pois o seu estilo já está bem identificado e é bastante semelhante ao do seu comparsa. Parante a incapacidade de argumentar é importante arranjar um estratagema para ficar por cima da conversa. E quando o "ignorante" e o "mesquinho" já não pegam, agora tenta valer-se da "insegurança".

      Sr. Virgílio, não se aborreça mais e leve lá a taça.


      SL

      Eliminar
  3. Concordo com a ideia base do post. Há ainda pouco Sporting.Uma conclusão parece óbvia: sem Rui Patrício, William Carvalho, João Mário, Adrien e com pouco Slimani, a equipa do Sporting baixa muito de nível. Poder-se-á perguntar que outra equipa não baixaria. Mas, olhando para o Sporting, e para esta pré-época que agora termina, podemos também ir formando a ideia de que os reforços - falo dos que vieram de fora do universo Sporting, digamos assim - contratados dificilmente o serão. E isso, dê-se as volta que se der, não são boas noticias.

    ResponderEliminar
  4. Lamentável a ameaça de não entrar em campo para a 2ª parte por causa de um penalty! Lamentável!!

    ResponderEliminar
  5. Bem, no meu espírito sobejamente optimista (mas realista!) esta equipa secundada pelo presidente mostrou-nos mais de mil vezes que devemos confiar. A procissão vai no adro e quando chegar à praça será uma força brutal. Demos tempo ao tempo, até porque não jogamos com o Fafães nem com o Desportiva da Charneca. Temos 1 semana de preparação e estamos a preparar o ataque a todas as frentes, testanto as nossas armas contra adversários da champions.

    E para que ninguém tenha dúvidas dos comentários incendiários que o sr. MM anda a fazer em blogues da oposição.

    "Maria C.,

    Sem que pretenda politizar (pertenço naturalmente à família política de esquerda), qual é o país de gente como Sócrates?, Majores?, Armandos Vara e centenas de figuras como estas que infectam algumas das principais instituições do país?
    Bruno de Carvalho só poderia chegar à presidência dum grande clube português. Português. Nos anos 80 teria chegado à presidência de grandes clubes italianos, espanhóis ou franceses. Ah não, não teria: precisaria de ter um passado empresarial de sucesso ou fundos, coisa que nunca teve.
    Não leve a mal o comentário. Queria só mesmo dar-lhe os parabéns pelo seu."

    Se dúvidas houvesse sr. MM, se dúvidas existessem!
    Força presidente, contra os M&M desta vida o universo leonino está todo consigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me espanta, tendo em conta o que está a fazer a este blogue.

      O Sr. MM já só surpreende os leões que não estão atentos.


      SL

      Eliminar
    2. Leão Atento, foque-se no tema. Seja válido.

      Se tivesse dito tratar-se dum comentário simplório concordaria sem hesitar. Como não o fez, chamo à atenção que "blogues da oposição" não são lugares afectos ao Benfica nem ao FCP. Para o Leão Atento, ex-DGS ou algum garoto que cola cartazes do Bruno de Carvalho nas paredes do quarto, "blogues da oposição" são espaços (como aquele de onde retirou o comentário) linkados na barra lateral deste blogue. Nada menos nem nada mais. Um blogue afecto ao Sporting, isto é.

      No lugar de destacar um comentário simplório, deveria ter destacado o seguinte (faço-o por si):

      "Farta estou eu de moralistas sem ponta de moral, de chulecos da sociedade que são aplaudidos como heróis." - Maria C.

      Eliminar
  6. Pode não se ver ainda o Sporting, mas já deu para ver que o presidente quer continuar com o circo... ameaçar abandonar o jogo? Desentendimento com Jesus? E que tal dizerem ao homenzinho para ficar longe da equipa? Já chega de palhaçada! Quem não aprendeu nada de nada com as épocas anteriores não merece estar onde está.

    ResponderEliminar
  7. Calma Leões,
    Faltam uns 5 titulares ao Sporting, embora 2 deles bem podem estar de saída (João Mário e Slimani). O JJ sempre fez péssimas pre-epocas, nos tivemos 7 anos com o gajo, conhecemos a música.
    Acho que o Sporting este ano vai ser candidato sério ao título, e a única coisa que pode falhar é a atitude do BdC. Se as coisas correram mal ao início da temporada, sabemos que este presidente não sabe calar-se e também não sabe o lugar dele. E o JJ não é o Marco Silva... There will be "blood".
    Mas em termos de plantel, vocês têm a qualidade, é só encontrarem uma boa rotina e esperar pelo regresso da espinha dorsal da equipa.

    Boa sorte,
    Uma Benfiquista

    ResponderEliminar
  8. Eu vi o presidente a confortar o JJ ao intervalo que, naturalmente, não estava contente com o que estava a ver. O que quer que tenha visto mais são coisas que a sua cabeça imagina mas que não correspondem à realidade.

    ResponderEliminar
  9. Quanto ao estágio e (falta de) qualidade do plantel, está tudo dito.
    Agora não peçam que se considere normal pedir a dispensa (por óbvia falta de qualidade e, até, de compromisso profissional) de jogadores que foram contratado há 1 ou há 6 meses (Aquilani, Barcos, Marvim, Schelloto, Teo).
    Aqui, a culpa é de quem? Não me digam que ainda é da "outra senhora"? Aquele que todos desejam ver longe de Alvalade?

    Mesmo não falando do prejuízo desportivo que é ter esses jogadores, que tal o financeiro? Quantas renovações não teriam sido feitas?
    Qual a diferença da contratação de um Aquilani para um Boulahrouz? E de um Teo e Barcos para um Pranjic ou Miguel Lopes?
    Qual a diferença da contratação de um Ewerton para um crónico lesionado Rodriguez? De um Slavchev e Petrovic para um Luís Aguiar? De um Gauld para um Rubio?

    Não há. Foram todos negócios maus e ruinosos.

    Se é este o plantel que queriam, agora joguem e trabalhem com ele. Pois o "tempo do despesismo já acabou" e o "Sporting é nosso outra vez!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantinho,

      E qual a diferença nas perdas bem recentes de Bruno Pereirinha, Daniel Carriço, Izmailov ou a gestão dum jogador como Simon Vukcevic?

      O que dizes no comentário é aquilo que gente como os PTMs não entendem. Ele pensa que os nomes dos decisores interessam.

      Eliminar
    2. Caro

      Acho que toda a critica à compra ou não de jogadores ( e a sua aposta) tem de ser feita no momento da compra e não à posteriori, pois estamos a julga-los à luz de factos que não estavam disponíveis à altura.

      Não leio muita blogosfera e quer aí quer no meu circulo de amigos sportinguista vi a exigencia de dispensar esses jogadores. Durante o jogo contra o PSV disse que a forma e a displicência de Aquilani e Jefferson eram abjectas. Acho mesmo que se Aquilani quiser rescindir devíamos dar essa opção uma vez que essa atitude vem de trás. Jefferson teve um final de época muito mau e não me parece que seja o tipo de jogador que JJ aprecie por aí além (é pouco esperto com a bola digamos).

      Agora temos de ser honestos. Godinho Lopes fez um all in e correr mal desportivamente e financeiramente (não sei se tivessemos ganho o campeonato se o financeiro contasse muito, ninguém se pareceu importar andarmos a pagara equipa de 2001 até às calendas gregas). Mas o resultado foi desastroso.


      Não sei quanto o Aquilani ganha. Não sei se ganha o mesmo que o Bolo de Arroz ganhava. Mas os outros estão longe de ser "ruinosos". O Slavchev será o mais preocupante devido à soma investida na sua contratação, que achei evitável.

      O problema dos jogadores contratados na era do Godinho Lopes não era a qualidade era a dificuldade de arranjar colocação devido aos ordenados que auferiam. Para além das realidades contratuais de Miguel Lopes que impossibilitaram o mesmo de ser opção.

      Apesar de não conhecer o que ganha Aquilani, Ewerton ou Barcos não me parece que ganhem na esfera do que um Pranjic ganhava ou um Miguel Lopes.

      E apesar de não gostar mesmo nada dele Teo está longe de ser quer um flop quer um negocio ruinoso.

      Eliminar
    3. Cantinho,

      O flop Teo, de quem eu nem sou fã, na 1ª época marcou 15 golos. Mais do que todos os outros juntos.

      O Ewerton arrisco-me a dizer que terá o triplo dos minutos jogados que o Rodriguez. Nem falo da qualidade de um e de outro.

      Eliminar
    4. O Coates ganha 200.000 e o Sporting tem despesas próximas daquelas que tinha com o Godinho. Ainda que (com muito mérito) as receitas tenham subido, caiu o mito de que o Sporting teria de ter "uma gestão equilibrada" (com receitas ordinárias iguais ou superiores a despesas ordináris) para ser sustentável. Já ninguém fala disso.

      Ainda bem que assim é, porque ainda que a discussão seja importante, ela não tem resposta inequívoca. Caíram igualmente muitos outros mitos: o de que os jogadores não iam para rivais, os negócios por causa de apertos financeiros, a contratação de jogadores cronicamente lesionados, a contratação de jogadores que nunca calçam, a contratação de jogadores em barda para a Equipa B, o pagamento de prémios de transferência milionários, os "empréstimos" de clubes que são barrigas de aluguer, etc..

      E o meu amigo em vez de parar para pensar que (a) o Bruno não cumpre aquilo que prometeu e que, sobretudo, (b) aquilo que ele prometeu se calhar foi para agradar a uma plateia que tem apenas uma leve noção da realidade, acha que o melhor serviço que faz - a si ou ao Sporting - é achar que a constatação do óbvio é enaltecer o Godinho por comparação aos feitos do Bruno?

      É perante a retórica do próprio Bruno que ele deve começar a ser avaliado. E uma avaliação ao Bruno tem de concluir o seguinte: se até o mais radical dos críticos - o próprio Bruno face ao Godinho - comete os mesmos erros, se calhar alguns eram difíceis de evitar.

      Bem sei que isso é anátema para aqueles que vão buscar ao conflito a força motora das suas convicções. O Sporting tornou-se num exemplo acabado de um controlo de massas com apelo a sentimentos primários. Olhamos à nossa volta e não é surpreendente.

      Eliminar
    5. Caro António concordo no que diz sobre o que é hoje o Sporting ( e o que tem sido nos últimos 10 anos, ao menos agora está definido o ponto de discórdia. Passou-se de um ambíguo croquete para o BdC)

      Não sei quanto o Coates ganha em Alvalade mas os 200m mensais correspondem ao salário no Sunderland, muito provavelmente não ganhará aquilo que ganhava em Inglaterra muito porque passaria o tecto salarial que o sporting tem. Mas como digo não sei e portanto não o posso afirmar.

      Em relação ao investimento no futebol, este correspondeu a um investimento sustentado após duas épocas de contenção de custos e reestruturação financeira. Como disse é um investimento sustentado com base nos proveitos que também aumentaram. Não entendo como passa daí para um gestão desequilibrada.

      Os mitos de que fala, sinceramente não sei onde os foi buscar, Nunca os vi como bandeiras.

      O "Bruno" não cumpre aquilo que prometeu, realmente é verdade, algumas coisas sim outra não. É próprio de quem dirige e ninguém é imune ao erro.

      Não concordo com a não comparação com o passado. O passado serve especialmente para isso, para comparar e evitar que se cometam os mesmos erros. Concordo consigo se quiser dizer que não se deve unicamente comparar com o passado, estamos mais susceptíveis ao erro se não existir um sentido critico agora se o termo de comparação for algo que abstracto que não comete erros vamos sempre andar de candeias às avessas.

      Não sou mais sportinguista que ninguém (gosto de pensar que sim, mas não há medidometro) mas vi o Sporting definhar como nunca em 2012/2013. A culpa não foi unicamente da direcção de Godinho mas é inequívoco que estamos bastante mais fortes agora.

      Acho que o Sporting seria ainda mais forte se o Bruno se calasse; mas ele acha que defende melhor o Sporting assim do que com silencio e digamos que o Sporting esteve tempo demais calado que quando falava ninguem o levava a serio.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. António Benedito,

      Andará um tanto confuso. Conseguirá explicar a quem o lê, onde e quando viu C. do Morais "enaltecer Godinho por comparação aos feitos do Bruno"? Ou explicar como chegou a essa conclusão? Quem mais além de PTM trouxe Godinho Lopes à conversa?

      Outrossim, clarifique se for capaz a lógica no que diz. O que o caro disse foi basicamente isto: a existência de alguns erros em decisões de B. de Carvalho não divergindo muito de erros em decisões no mandato de G. Lopes, provam a inevitabilidade desses mesmos erros?

      A que erros se refere? E de que modo são inevitáveis?

      Eliminar
    8. Acho que não me percebeu: não disse que não se deveria comparar com o passado, disse precisamente que se deveria comparar com o passado. Com o passado real das decisões do Godinho e com o passado real das críticas feitas às decisões do Godinho, por quem as fez. Ficar pela metade da comparação é... ficar pela metade.

      Que este novo Sporting é desportiva e financeiramente mais forte do que o velho Sporting, isso é indiscutível. Se o novo Sporting criará raízes como criou o velho Sporting é discutível.

      O que não é discutível foram os mitos que se criaram - os que citei entre tantos outros -, como se deixaram cair e o clima persecutório que simplesmente deixou de existir (é bom não esquecer que o propósito da auditoria de gestão era meter ex-dirigentes atrás das grades). Se calhar também é por aí que o novo Sporting está melhor. Isto não é recriminação, é apenas hipótese.

      No fim, cada um escolhe o que entende ser melhor para si e para quem o rodeia.

      Eliminar
    9. Quanto ao salário do Coates, julgo que o tecto salarial deve ser superior ao que pensa existir:

      http://oartistadodia.blogspot.co.uk/2016/03/o-contrato-de-coates.html?_sm_au_=iVVRVHnP4JPV2HCQ

      Sobre a "gestão desequilibrada", não foi expressão que tenha usado portanto não "passei daí" para qualquer outro sítio. Pretendia apenas dizer que um modelo de negócio pode passar por ter receitas ordinárias sempre superiores às despesas ordinárias e outro modelo de negócio poderá passar em (a) acumular investimento durante um período de tempo ou (b) suprir o défice de receitas ordinárias com receitas extraordinárias (transferências). Sou da opinião que o (b) é o mais adequado no contexto do Sporting pelo que não acho mal a tal "gestão desequilibrada" (se é esse o sentido que lhe dá).

      Eliminar
    10. M&M pá não quero ser chato, a comparação está aqui

      Qual a diferença da contratação de um Aquilani para um Boulahrouz? E de um Teo e Barcos para um Pranjic ou Miguel Lopes?
      Qual a diferença da contratação de um Ewerton para um crónico lesionado Rodriguez? De um Slavchev e Petrovic para um Luís Aguiar? De um Gauld para um Rubio?



      A não ser que eles venham a pé para Alvalade por sua vontade quem contratou esses jogadores foi:

      Luis Aguiar: GL
      Bolo de Arroz: GL
      Rubio: GL
      Pranjic: GL

      Peço imensa desculpa se os factos incomodam a tua narrativa. Mas também posso enumerar as compras do "bruno" se quiseres.

      Eliminar
    11. MM, claramente confuso.

      Esse era o meu ponto: a repetição dos erros entre GL e BC oferece contexto, mesmo perante retóricas/narrativas distintas/antagónicas. Que o 2º os cometa quando se empenhou a repudiar os erros do 1º é indicativo de que há erros que são "difíceis de evitar" (e não inevitáveis). Outros há que são fáceis de evitar. Outros que fazem parte da álea do próprio negócio.

      Pareceu-me, mas posso estar enganado, que o Cantinho apenas quis salientar as diferenças de tratamento entre erros semelhantes, a começar pelo próprio Bruno. Pareceu-me também que o Cantinho quis salientar que as pessoas que adoptam essas diferentes medidas não se dão disso conta, o que é risível em muitos casos.

      Eliminar
    12. Caro António Benedito

      Obrigado pelos esclarecimentos, peço desculpa se o interpretei mal.

      Em relação ao Coates, não tinha presente o contrato tinha sido "leekado" realmente aufere aquilo que auferia em inglaterra. Lembro-me da altura do final de época dizer que não concordava com a sua "contratação" mantendo-se o salário. Pensava que o tecto salarial estava mais ou menos sobre os 2M por ano, algo parecido ao salario do RP.

      Em relação à "gestão desequilibrada" compreendo o que quer dizer e o que quis dizer de inicio o que eu tenho a dizer em relação a isso é que esta direcção tem consciência do estado dela e não me parece que se venham a encontrar os buracos que se viram no passado.

      O que me ficou da gestão passada é que existiam motivações divergentes aos da instituição Sporting.

      No que diz respeito à quebra dos mitos acho que foram pontuais e compreensíveis, na minha opinião, que tem todo o direito de discordar

      Eliminar
    13. António Benedito,

      Cantinho afirmou que para o Sporting não existem diferenças entre os prejuízos desportivos das decisões de A e B, em matérias em tudo idênticas. No caso contratações de jogadores que não são mais-valias.

      Se é verdade que (entre muitas outras) isto evidencia a demagogia de Bruno de Carvalho, aquilo que A. Benedito escreveu, foi, "enaltecer Godinho por comparação aos feitos do Bruno".

      Não enalteceu quem quer que fosse. Enaltecer remete para elogio.
      O que Cantinho enunciou foram fracassos. Andará tudo doido?

      No mais, opinião pessoal: muitos desses importantes fracassos não são evidentemente inevitáveis. Dier, Ilori, Carrillo, Montero e André Martins. 5 excelentes jogadores que nos últimos 3 anos saíram do clube como se nada fosse. Isto de inevitável não tem nada e é por isso que só no Sporting o fenómeno se repete com tanta frequência para jogadores especialmente bons.

      Admiti-lo como inevitabilidade é deixar-se marcar pelo impacto particularmente negativo das 3 últimas direcções que tivemos, com início em J. E. Bettencourt.

      Eliminar
    14. António, só para finalizar

      "Erros que são "difíceis de evitar" (e não inevitáveis)".

      Perdoe-me não ter corrigido o termo na resposta.
      E se pretendeu afirmar "salientar as diferenças de tratamento entre erros semelhantes, a começar pelo próprio Bruno (...) salientar que as pessoas que adoptam essas diferentes medidas não se dão disso conta, o que é risível em muitos casos."

      Estou completamente de acordo, notório para as contratações e para muitas outras coisas, começando desde logo pela forma de financiamento da nossa principal actividade. O desencontro entre acção e discurso é notório, normal num indivíduo que mente descaradamente dentro e fora de portas.

      Eliminar
    15. MM, de acordo que a frase não foi muito feliz mas não pretendia sugerir que o Cantinho pretendia enaltecer a gestão do Godinho.

      Vive-se num maniqueísmo que é uma força motriz do novo Sporting, em que os erros são iguais ou parecidos, mas a sua valoração depende do seu autor. Mas essa é opção assumida por quem quis quebrar com o velho Sporting - com todos os defeitos que tinha - para criar um "novo Sporting". Havendo quem goste, a quem não gosta sobram poucas opções.

      Eliminar
    16. António Benedito,

      Subscrevo-o por inteiro e também lhe peço desculpa por qualquer mal-entendido.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Não me recordo de uma pré-época com tanto prestígio junto da Diáspora. Mas também não era hábito pagar tanto a um treinador. Agora é pôr a lavandaria a funcionar outra vez. Não vá o Jesus ainda chatear-se com o Bruno.

    ResponderEliminar
  11. Como diria o Vasco, alguns sportinguistas ficaram muito exigentes de repente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)