quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Acabaram-se os sorrisos para Carrillo

A mudança agora consumada de Carrillo para o outro lado da estrada não é propriamente uma surpresa, mas não deixa de ser dolorosa. Representa uma tripla derrota para o meu clube:

-  Perdemos desportivamente, ao ver partir um dos melhores e mais influentes jogadores.

- Perdemos financeiramente, ao não realizar nenhuma mais valia com um jogador que fizemos crescer a custo.

- Registamos uma derrota no eterno derby que é a relação com os rivais de sempre. 

De todas, a última é aquela que menos me custa, pelo menos até ver Carrillo de vermelho em Alvalade, a jogar contra nós. Deixo a minha avaliação pessoal a este processo em que todos me parecem ter estado mal e todos perderam muito ou alguma coisa, como procurarei explanar abaixo. Se quiser deixe ficar a sua.

O erro de gestão desportiva da SAD
A não renovação atempada do contrato de Carrilo é um erro de gestão desportiva da SAD. Há três anos, quando os actuais corpos sociais foram investidos, a renovação era fácil e foi esse o tempo que foi desperdiçado. Cada mês que passou foi um passo na direcção do desfecho agora conhecido. 

Neste período, apesar dos constrangimentos financeiros consabidos, a SAD alocou recursos para a aquisição de várias dezenas de atletas, entre jogadores para a equipa principal, equipa B e sub-19. De grande parte desses jogadores nunca mais ouviremos falar. Outros chegaram e partiram deixando como rasto apenas uma parcela nas despesas do relatório e contas. Contam-se pelos dedos os que representam ou representaram um valor desportivo e/ou  financeiro acrescentado. 

Não há aqui nenhuma novidade de monta, o mesmo se assiste em todos os clubes. É a lei das probabilidades a funcionar, descobrir talentos é uma árdua e por vezes ingrata tarefa de garimpagem. O que é lamentável neste caso é verificar alguém olhou para a peneira e não conseguiu distinguir o valor entre uma pedra amarela e uma pepita. Carrillo andou para ali sem ninguém reparar até o seu valor ser uma evidência aos olhos de todos.

O que eu quero e entendo que deve ser exigido é que quem toma decisões consiga ver mais que o vulgar adepto ou treinador de bancada que todos somos um pouco. Por isso é que estão no lugar em que estão, ganham o que se sabe e  nós, os adeptos, estamos na bancada, muitas vezes a contar cada cêntimo para pagar quotas, viagens e bilhetes. No caso de Carrillo até já nem era preciso ser particularmente perspicaz para lhe reconhecer pelo menos potencial.

A confusão entre as incompatibilidades do "eu" e os interesses da instituição
Os comentários públicos de Bruno de Carvalho denunciaram que as dificuldades na renovação tinham transformado um problema de gestão numa de questão de carácter pessoal difícil de ultrapassar. Com a agravante de lhe ter faltado a clarividência, ao relativizar a influência do empresário junto do jogador, bem como a vantagem negocial de um jogador com o contrato na mão quando se tentaram impor cláusulas "impossíveis". 

Faltou também certamente quem, dentro dos que lhe são próximos, alguém capaz de intermediar o conflito quando este se começou a desenhar. O presidente é importante, as incompatibilidades pessoais do Bruno de Carvalho não são. Os interesses do clube terão que vir sempre em primeiro lugar. Perdeu o Sporting.

Quando Bruno de Carvalho decide contratar Jorge Jesus sabia que abriria uma guerra sem quartel com o rival. Nesse novo cenário, os nossos melhores jogadores passariam a ser o bilhete premiado numa qualquer estratégia de retaliação e Carrillo estava ali mesmo à mão de semear. Ao invés de este processo ter sido gerido com pinças e com discrição, as declarações mediáticas sucederam-se. Entre promessas que não se tinha a certeza de poder cumprir ("Carrilo? De borla não sairá!"), o que ia ficando cada vez mais claro é que pareciam estar reunidas as melhores condições para tudo acabar... mal. 

A machadada final vem com a suspensão e instauração de processo disciplinar ao jogador. É muito provável que foi aí que se escreveu o guião deste final. Duvido que o jogador, se mantivesse o seu estatuto de titular, fosse capaz de oficializar já esta sua nova ligação, mesmo que fosse essa a sua intenção final.

Sempre fui de opinião que o jogador, mesmo em processo de renovação, deveria continuar a ser uma opção para o treinador e era este a quem cabia a decisão de o por ou não a jogar. Não apenas pelo seu valor e importância - reconhecida por Jesus várias vezes - mas por uma questão de direito. Um clube que centra o discurso oficial na verdade e nos direitos não pode suspender e mover um processo disciplinar a um funcionário que não quer renovar.

Os erros de Carrillo
De todos os envolvidos é talvez o único que se pode vir a refazer das perdas, mas os prejuízos são para já avultados. O jogador já está a perder desde que deixou de treinar e jogar. A paragem afunilou-lhe as perspectivas, ainda por cima num ano que parecia talhado para mostrar o seu melhor lado.

De todas as saídas possíveis escolheu a pior para os seus interesses de curto prazo: ao assinar por um clube que não tem qualquer intenção (e quiçá possibilidade) de o resgatar ao seu actual empregador, de forma a poder jogar no imediato, o jogador assume uma jogada de elevado risco. Um ano praticamente parado deve não só retirar-lhe o lugar na selecção do seu país - talvez o menor dos seus problemas neste momento - como deixam um enorme lastro de recuperação pela frente. E veremos como será a vida em Lisboa nos tempos mais próximos.

Como adepto (que ainda por cima lhe reconhecia talento) parece-me que Carrilo caiu no mesmo erro de Bruno de Carvalho, ao deixar que a questão pessoal se sobrepusesse aos seus próprios interesses. Isso subentende-se nas declarações muitas vezes inqualificáveis da namorada e do pai, que certamente falariam por ele. Com a agravante de não ter percebido que Bruno de Carvalho é "apenas" o presidente, mas não é o Sporting. 

Talvez seja pedir muito a um jogador que faça essa distinção, quando há muitos adeptos do clube que parecem ser também incapazes de a fazer. Mas parece óbvio que o jogador se esqueceu de tudo o resto quando, para chegar ao presidente com quem se incompatibilizou, atinge o clube que o recebeu e que o projectou. 

Talvez o meu último post sobre Carrillo
Pouco me interessa o que diziam as bancadas de Carrillo e da sua irregularidade. E que se dirá no futuro ainda me importará menos. Importei-me durante os anos em que por cá andou, irritei-me vezes sem conta com os erros por vezes incompreensíveis, mas sempre lhe reconheci talento e potencial. Preferiria isso repetido a ter que me irritar solemente a vê-lo de vermelho vestido. Ele não vai estranhar, é essa afinal a cor da camisola da sua selecção, mas oxalá descubra depressa que o verde lhe ficava muito melhor.

66 comentários:

  1. Respostas
    1. Como se costuma dizer, uma imagem vale por mil palavras. Se viu as últimas aparições do jogador e toda a última época, está mais do que explicado. Se não viu pode olhar para as estatísticas disponíveis e ainda se quiser para a opinião avalizada de quem conhece e entende o futebol.

      Eliminar
  2. Carrilo, se Leonardo Jardim tem ficado, teria sido dispensado. E muito bem, como comprovam as estatísticas que apresentava. Se a actual direcção tivesse renovado com Carrillo depois do memorável (para quem tem memória) SCP v. Estoril desse ano, teria sido acusada de crime económico. Apenas com Marco Silva Carrillo deixou de ser um peso morto e passou a ser uma mais-valia, apesar lhe faltar o mínimo de regularidade. Todos nos lembramos das grandes exibições como FC Porto e Chelsea. Todos nos lembramos da sua ausência em muito mais jogos (ou parte substancial dos mesmos). Decorridos estes anos - e assumindo o risco de errar, inevitável no futebol - vejo com muito menos desagrado Carrillo como jogador mais bem pago do Benfica do que como jogador mais bem pago do Sporting. PS: o trocadilho ficou bem, mas a camisola do Peru é branca, com uma lista encarnada. JPT SL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JPT, discordamos mais uma vez, Carrilo podia ser com ganho para nós dos jogadores melhores pagos, quanto mais não fosse até ser transferido. A camisola alternativa do Peru é toda vermelha:
      http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/FOTOSAP/PERU/carrillo.jpg

      Eliminar
  3. Em tempo: noto que não discordo que o caso foi mal gerido. O jogador devia ter sido transferido assim que se apresentasse um interessado. SL! JPT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tentaram... Ele podia ser agora figura de proa deste Leicester (OU NÃO...)

      Eliminar
  4. O culpado de perdermos um dos nossos melhores jogadores é daquele que disse alto e bom som que Carrillo não sairia de borla. Pois, não só saiu de borla como saiu para o eterno rival.
    Tudo começa com a falta de poder de liderança de BdC, que armado em pseudo-ditador encosta o Carrillo a um canto caso este não aceite renovar com as condições que o SCP quer. Erro que deixa o jogador revoltado e que em termos desportivos é um desastre. O BdC que gosta tanto de olhar para o outro lado da 2ª circular bem podia ter aprendido qualquer coisa com a forma como o processo do Maxi Pereira foi tratado: chegados a janeiro do ano passado era flagrante para todos que Maxi não ia renovar, mas continuou a jogar, sempre com um papel importante na equipa, e assim contribuir para o título de campeão e para ganhar a taça da Liga. Saiu a custo zero para o fcp, mas justificou até ao fim o ordenado que recebia na Luz. E com títulos!
    No Sporting, o ditadorzeco acha que sabe tudo e que ele pode fazer o que bem entender. O resultado é derrotas em tudo o que é processos em tribunal e pagar um preço muio alto por andar sempre a exteriorizar os complexos que sente (ele e quem o apoia cegamente) em relação ao SLB. Os sorriso para este presidente é que precisam de acabar, e ontem já era tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, ou seja valorizar ainda mais um ativo, que iria sair para um rival, deixá-lo nas melhores condições para no fim o resultado ser o mesmo???a mudança a custo 0. Não se valorizam ativos, que já se sabe á partida que não irá ter retorno

      Não sei se o Sporting tinha condições para lhe oferecer o que queria, nem agora, e muito menos há 2 anos atrás. Claro que a culpa não morre sozinha e o BdC tem a sua cota parte, mas houve aqui muito má fé do jogador...Quando se entraga uma folha em branco ao jogador, e ele devolve-a em branco diz muito da seriedade da pessoa.

      Escolheu o caminho dele, mal, mas escolheu...vamos lá ver a vida em lisboa, vamos ver a questão fisica, vamos ver a adaptação a outro clube, a pressão e mediatismo da transferencia...veremos se saberá lidar com isso

      Eliminar
    2. Sem dúvida, Ilori, Dier e Carrilho a culpa é sempre dos outros, e essa de que ele de borla não sairia está muito boa, no fim de contas o Sporting é o grande prejudicado.

      Eliminar
    3. Illori e Dier foram vendidos...nem servem de comparação. Quanto ao resto a culpa é claro que é unica e exclusivamente do presidente.

      Aliás tanto é do presidente, que teve de ser o carrillo a ir elaborar um contrato para assinar, tal era a vontade que ele tinha de continuar de leao ao peito.

      Peço-lhe que ouça este concelho: Não coma gelados com a testa, ainda acaba por sujar a roupa e não perca tempo com um jogador que foi tão influente, mas tão influente, que marcou um "hat-trick" na final da taça de Portugal o ano passado, que fez grandes jogos contra porto e carnide em 2014/2015, que nos deu a passagem á fase de grupos da champions deste ano, que nos ajudou a ganhar ao paços de ferreira e ao lokomotiv de moscovo em casa.

      Carrillo não é a última coca cola do deserto, aliás, tinha tanto mercado na Europa, mas tanto, que acaba no carnide a peso de ouro.

      Eliminar
    4. Só mesmo um pequeno comentário Ilori e Dier seriam hoje titulares no Sporting, isso de serem vendidos pode ser muito bom para si, mas para quem tem visão estratégica e aposta em quem é importante e não compra carradas de jogadores (cirurgicamente) para esses é mais importante valorizar a qualidade do que a quantidade. E já agora Carrilho não foi importante na época passada? E no início desta época? Comer gelados com a testa é o que os amigos do Vasco querem.

      Eliminar
    5. ilori quis sair do sporting assim que apareceu o liverpool. Nunca lá jogou até hoje.

      dier tinha uma condição no contrato que o deixava sair por 5 milhões de euros e ele nem se justificou, foi com o pai para o tottenham onde não é ninguém.

      bruma, ilori, dier são hoje verdadeiras anedotas, muito longe das carreiras que ambicionaram.

      não se procupe com o carrillo, ele nunca será o que dizem.

      Eliminar
  5. A perda de Carrillo é sobretudo e quase exclusivamente finaceira (mais a nível de goodwill que outro. Aí sim, ao não asegurar-mo-nos de um retorno sobre um activo estamos a ser afectados.
    As crenças de que o Carrillo não aceitou propostas, muito mais benéficas para ele, vindas do estrangeiro, apenas porque quis dar uma lição ao Sporting (melhor dizendo ao BC) parecem-me totalmente tontas. Ao final do dia o que conta são os €€€ e se houvesse uma proposta melhor que a do Benfica, não acredito que ele não tivesse aceite.
    Isto significa que contrariamente ao que a nossa CS nos quer fazer crer (e agora ainda mais porque assinou pelo Benfica)o Carrillo não teria tanto mercado fora do nosso país, até porque qualquer outro clube para além do Benfica poderia ter assinado com ele e certamente não faltariam clubes para cobrir a proposta do Benfica. Estamos a falar dum Peruano que tanto lhe dá viver em Portugal como em qualquer outro lado na Europa.
    Nesta linha, também temos que o Porto não assinou com ele porquê?
    Qual o papel dos intermediários e fundos nisto. Foi só o Carrillo ou também houve ingerência destes últimos neste processo. Penso que sei a resposta, mas gostaria de saber mais contornos destas interferências, mas da nossa CS nada virá porque estão completamente alinhados com estes poderes.

    A nível desportivo, e sem entrar em discussões sobre se o Carrillo era o melhor ou o pior jogador do Sporting, a verdade é que não jogava e como tal o seu impacto na performance da equipa só pode ser feito em termos meramente especulativos.
    Por vezes os melhores individualmente não somam em igual proporção ao colectivo e nesses casos dever-se-á ponderar a sua inclusão ou não na equipa.
    Significativo que nenhuma equipa de médio porte europeu (e incomparável maior poder financeiro que o Benfica) não se tenha chegado à frente para o contratar. Se era tão bom como nós achamos e agora a CS o propala (de um dia para outro já é melhor que o Gaitan) deveria ter ido para o campeonato espanhol ou inglês sem qualquer dificuldade (não foi isso que aconteceu com o Dier).

    Este é mais um caso no Sporting, com uma clara perda de activos, mas que para mim não é muito clara e que cheira mais uma jogada de €€€ que infelizmente pululam no futebol e que neste caso serviu para o Benfica nos dar uma presumível bicada.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AMendes,

      As estatisticas do ano passado dão o Carrillo como o segundo jogador mais influente, a seguir ao Nani. Enquanto as deste ano, enquanto jogou, davam-o como o mais influente. E se quiser pode ainda considerar a opinião de quem é considerado uma autoridade na matéria e que é sobejamente divulgada.

      Eliminar
    2. Peço-lhe um comparativo das melhores performances do Sporting do ano passado com Carrillo e deste ano sem carrillo em matéria de golos. Para ver essa tal influencia...

      Para já parece-me que o Sporing, sem carrillo, joga e marca mais do que com o dito cujo.

      Eliminar
  6. Interessante. Quem berrava que o caso do Moutinho tinha sido mal gerido e que 11 milhões era pouco, agora fica muito contentinho por não receber um tostão pelo Carrillo.
    Quem rasgava as vestes por uma outra direcção ter permitido que o Moutinho fosse para um rival, agora acha isso um facto sem importância.
    O Bruno de Carvalho está rodeado por uma legião de aldrabões à sua imagem.
    Talvez por isso mesmo, como é referido no post, no momento em que se tornou evidente que ele estava a fazer asneira no processo de renovação do contrato, não havia ninguém para lho fazer sentir.
    É que esta gente que patrulha os blogues a tentar dominar o discurso, tentando impor um monolitismo norte coreano, só sabe bajular.
    Quando alguém se rodeia destes yes-men, acaba vivendo numa realidade paralela. Se dirige uma organização, tudo acaba por ruir facilmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, quem não vê diferença entre vender um jogador (no caso, acresce, o capitão) a um rival, e não ser capaz de impedir um jogador, no fim de contrato, de ir para um rival, não é do Sporting (como espero seja o caso do "anónimo"). É, no fundo, a diferença entre não ser capaz de impedir a nossa namorada de nos trocar por um amigo, e cobrar ao amigo para dar um voltinha com a nossa namorada. Do ponto de vista económico, a segunda é a melhor alternativa, de facto, o que acredito que, para muitos, é o bastante. JPT

      Eliminar
    2. Isso faria sentido se toda a gente tivesse nascido ontem e não soubesse que esta direcção foi eleita em Março de... 2013.

      Ou estará a tentar convencer alguém que o contrato do Carrillo em Março de 2013 estava "no fim"?

      Já sei, já sei, em 2013 ninguém diria que um jogador de 20 ou 21 anos iria subir muito o seu rendimento. De facto deve ser um caso inédito no futebol mundial.

      O que faz sentido é renovar com o Boeck, esse sim já mostrou toda a sua imensa imensa qualidade e tem um largo futuro pela frente, no Chapocecense ou lá como se chama o clube.

      Aliás, por essa brilhante lógica já devem estar a tratar da rescisão com o Gauld (quanto é que custou mesmo?). É que mostrou infinitamente menos do que o Carrillo nessa altura.

      Eliminar
    3. JPT,

      a discussão nessa base (quem é mais ou menos sportinguista em função da opinião sobre um determinado assunto) não tem qualquer sentido. E a comparação,apesar de apelativa aos sentimentos, também não. As ligações entre adeptos e jogadores não se assemelham às relações amorosas. Ficamos a perder em ambos os casos ao reforçar competidores directos.Num caso ainda recebemos alguma coisa em troca. São ambos maus exemplos, ainda assim.

      Eliminar
    4. E a sua opinião, não é a minha. O futebol não é um negócio para os adeptos e sócios do SCP, e não deve ser para o Clube/SAD, pelo que "bons negócios" são apenas os que reforçam desportivamente a instituição (podia ter sido o caso da venda de Moutinho, noto, mas não ao FC Porto). Por isso, dinheiro que entra pode constituir um "mau negócio", se causar um dano moral na instituição e nos seus adeptos e a diminuir na sua relação com as rivais. Foi esse, precisamente, o efeito do "negócio Moutinho", que causou uma desmoralização e desprestígio no Clube, ao assumir a sua menorização e dependência face a um rival, que se reflectiram, quase de imediato, nos resultados desportivos (e que ditaram o fim da era "Roquette"). Um jogador emblemático de um grande Clube só sai para um rival "roubado" (fim de contrato ou "bater da cláusula") ou numa troca. Quem não perceber isto, a meu ver, não percebe o que é o "futebol" e o que une as pessoas aos Clubes (e foi esse, a meu ver, o principal problema da dita era "Roquette). SL! JPT

      Eliminar
    5. JPT,
      Por alguma razão digo que ambos são maus exemplos. Sobre o que eu penso da venda do Moutinho disse-o aqui no tempo certo. A perda de um jogador como Carrillo nas circunstâncias em que ocorre também é desmoralizadora, sem contudo, obviamente, ter a carga que teve a venda de Moutinho.

      Eliminar
  7. A única questão que coloco é a seguinte,no 1 e 2 ano de BdC existiam condições financeiras para oferecer um melhor contrato a Carrilho? Numa altura que estava decorrer todo o processo de reestruturação, era possivel "apresentar" aos bancos um contrato por valores que já se saberia seriam altos? é porque a meu ver essas condições só ficaram reunidas no 3 ano...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Araújo,

      Neste período, apesar dos constrangimentos financeiros consabidos, a SAD alocou recursos para a aquisição de várias dezenas de atletas, entre jogadores para a equipa principal, equipa B e sub-19. De grande parte desses jogadores nunca mais ouviremos falar. Outros chegaram e partiram deixando como rasto apenas uma parcela nas despesas do relatório e contas. Contam-se pelos dedos os que representam ou representaram um valor desportivo e/ou financeiro acrescentado.

      Eliminar
  8. Carrilo pode ser um bom jogador mas não foi influente, não evitou a eliminação da Champions, sem ele ganhamos ao Benfica na Luz e em Alvalade e ao Porto....Adios Carrillo

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo, menos com uma coisa.

    É verdade que "há três anos, quando os actuais corpos sociais foram investidos, a renovação era fácil".

    Mas é também verdade que, nessa altura, a renovação era fácil porque o rendimento do Carrillo andava a léguas do que se viu nos últimos tempos.

    Basta ver que em Maio de 2014 (há um ano e 8 meses, portanto), o Carrillo, no último jogo da época, foi suplente, entrou e saiu ainda na primeira parte debaixo de uma assobiadela monumental de todo o estádio (o que, a bem dizer, achei uma estupidez).

    Nesse contexto era muito difícil acertar qualquer renovação. Nessa altura, tanto do lado da SAD como do jogador a disposição não era muita com certeza.

    O que se passou a depois (e "depois" é já a época que passou), não sabemos ao certo. A SAD deve ter feito muita borrada, mas o Carrillo também nunca se mostrou muito interessado em ficar.

    No que diz respeito à política e às decisões desportivas (e não falo do estilo do presidente), os resultados têm contrariado muito do que por aqui vai sendo escrito.

    Quem lê estes comentários até pode pensar que o Sporting não voltou aos títulos recentemente e não está, meritoriamente, em primeiro no campeonato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que isso é utilizarem a frase de BDC fora do contexto, "não sairá de borla" referia—se obviamente a sair a custo 0 antes do contrato terminar.

      Eliminar
    2. Jô,

      duvido que haja quem não esteja satisfeito com o campeonato até agora realizado ou com a conquista da Taça. Isso não invalida as apreciações negativas sobre a gestão do processo Carrillo.

      Sobre os méritos da gestão desportiva sem dúvidas que há uma retoma tendo em conta o que foi a época que precedeu a entrada de BdC. Mas até agora parece-me exagerada outra ideia que não seja a normalização dos resultados do clube relativamente ao passado recente. Talvez seja melhor aguardar pelo final da época.

      Eliminar
    3. "(...) a normalização dos resultados do clube relativamente ao passado recente."

      Are you kidding me? Sabe qual a última vez que o Sporting liderou o campeonato nacional com 2 pontos de avanco sobre o segundo classificado, à 20a. jornada?
      Se isto é a "normalizacao dos resultados do clube" vou ali e já venho. Geez.

      Eliminar
    4. Petinga,
      Todos temos acesso aos dados estatísticos e ainda que assim não fosse qualquer Sportinguista tem consciência que vivemos um ano invulgar que só tem paralelo nos melhores anos. Mas, a menos que o actual lugar na tabela classificativa seja o mesmo no final do campeonato quase ninguém se lembrará onde andamos na maior parte das jornadas e ficará apenas a memória, incluindo para as estatísticas, o lugar final. Conforme o campeonato está agora a decorrer e por muito dolorosa que seja a perspectiva, o nosso lugar final pode ser o mesmo do ano passado. Neste sentido o meu comentário parece ser completamente justificado.

      Eliminar
  10. Honestamente faz-me confusão... Carrillo nunca mostrou ser melhor do que é hoje o Gelson ou o João Mário, apresenta números muito piores que Mané, e vejo tanta gente a rasgar as vestes por ele ir à vida...

    O único problema foi saír sem retorno, sem dúvida que é um problema, mas alguém acredita que este contrato foi de agora? Isto está feito à meses e o que ele e o agente queriam era "enrolar" o Sporting que o mantinha com todas as mordomias na esperança de ele renovar... Finda a época ele tinha mais um ano de futebol com a formação de JJ e o Sporting ganharias BOLA com ele...

    Até parece que o Sporting não é lider do campeonato sem carrillo, até parece que carrillo não jogou o playoff da LC e o Sporting foi eliminado (ainda que com as nuances que se conhecem).

    ResponderEliminar
  11. Até quando o Benfica agarra um grande jogador é o Sporting que comunica. Ninguém nos agarra nos comunicados.

    ResponderEliminar
  12. Sporting recusa proposta do Leicester de 12 milhões de euros por Carrillo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi o Sporting quem recusou, foi o carrillo e seus muchachos...

      É tão bonito falar verdade..

      Eliminar
    2. http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2015/08/31/sporting-recusa-oferta-de-leicester-por-carrillo

      Os Leões rejeitaram, esta segunda-feira, uma proposta de 12 milhões de euros do Leicester por Andre Carrillo no último dia de mercado de transferências.

      BdC considerou o Leicester um clube muito pequeno e daí os valores apresentados serem muito baixos. Está melhor no Benfica.

      Eliminar
  13. JJ no Benfica em 2014: - «Estou no Benfica que é muito maior do que o Atlético Madrid»

    JJ no Sporting em 2016: - «O Atlético de Madrid agrada a qualquer treinador»

    Mas bom bom é o Fóculporto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do FCP que quando inquirido em 2014, depois do aumento salarial, soube dizer que quem chega ao topo não quer andar para trás. Mas os leões já venderam há muito tempo a alma ao diabo. Para não voltar a nomear ninguém. Para serem campeões parece que vale tudo. Até o bom nome de uma das instituições desportivas mais prestigiadas do mundo. Uma vergonha que só ainda não viu como vai acabar quem não quer. Vai ser o bom e o bonito.

      Eliminar
  14. Concordo com isto:

    onde claramente falhámos e foi em muito:



    Atrasámo-nos a avançar com uma proposta minimamente aceitável para um jogador que esteve sempre a evoluir e Bruno Carvalho teve muito tempo para isso, pelo menos dois anos e no mínimo a época passada toda (a primeira proposta que fizemos sei que foi quase desrespeitosa e ajudou a causar este mal-estar a Carrillo que não lhe desculpa tudo claro);



    Tentámos lançar achas para a fogueira e dizer que o passe do Carrillo afinal era todo nosso, o que não deixou de causar uma impressão muito negativa em pessoas com grande influência no jogador (mas depois com a renovação de Mané lá mudámos de opinião);



    Deixámos o jogador começar esta última época de contrato a jogar a titular (Jesus confidenciou a Carvalho que Carrillo “ia valer ouro nas suas mãos”) dando-lhe muito maior peso negocial (e a verdade é que ele brilhou mais do que nunca);



    Não percebemos o peso pessoal do empresário no Carrillo e tentámos afastá-lo das negociações, sem qualquer benefício para o Sporting;



    Incentivámos as claques a fazer pressão psicológica pública inédita em Alvalade que foi contra-producente (não somos o FC Porto e ainda bem !), o que causou muito má impressão junto do jogador que se sentiu injustiçado por quem antes o apoiava;



    Começámos a fazer declarações públicas populistas e ameaças que nos limitaram o campo de actuação (mas que caíram bem nos 200 e tal participantes nas Assembleias Gerais e alguns comentadores aqui do Camarote Leonino);



    Quando fomos subindo a parada e fizemos uma proposta já em desespero bem acima das nossas possibilidades (este ano vale tudo), a falta de confiança entre as partes tinha chegado a um ponto muito complicado;



    A instauração de um processo disciplinar com argumentos débeis foi o declarar derrota publicamente (sem no entanto já quase pateticamente nunca desistir de tentar que o jogador fosse para um rival).



    A conclusão da história é que perdemos esta época mais um jogador que poderia ser fundamental e o pior é que não conseguimos, o mínimo dos mínimos que era evitar que o jogador fosse parar ao nosso vizinho, ainda por cima numa altura em que as relações entre os clubes estão piores do que nunca. Repetimos o que se passou com o João Moutinho mas com a diferença que desta vez nem vamos receber 10 milhões €.

    ResponderEliminar
  15. Élio Casareto, empresário de André Carrillo, recusa-se a explicar porque o jogador peruano não assinou a renovação de contrato com os leões, recomendando que essa pergunta seja feita a Bruno de Carvalho.

    «Essa pergunta têm de fazer ao presidente do clube. Têm de perguntar qual foi a última proposta. Dizem que eu faltei às reuniões, dizem mil coisas sobre mim... Que o senhor Bruno de Carvalho diga aos adeptos porque não houve renovação e que mostre os documentos e ele que diga que "esta foi a proposta e a forma de pagamento que propus"», disse Casareto, em entrevista exclusiva à Rádio Renascença, assegurando que desde outubro não houve conversações sobre uma possível renovação com Carrillo.

    O empresário mostrou-se ainda indignado com as declarações do presidente do Sporting, em que esteve referiu que se não fosse o clube de Alvalade Carrillo ainda estaria a jogar numa rua qualquer do Perú. «Eu faço a mesma pergunta. Onde estaria ele se não estivesse no Sporting?», rematou.

    Relativamente ao acordo com o Benfica, Casareto preferiu ainda não se pronunciar sobre isso. «Não me parece que seja o momento de falar do acordo com o Benfica. O jogador ainda tem contrato com o Sporting, tem muitos amigos na equipa, mas gostaria de praticar a sua profissão e jogar. Esta é uma oportunidade para o seu futuro», concluiu.

    ResponderEliminar
  16. Ha muita coisa que se terá passado, que nao sabemos, nem se calhar vamos saber.

    Tenho pena das coisas terem terminado assim, mas ja era um cenario previsivel a muito tempo.

    Estar a atribuir culpas nesta fase, é relativamente facil.

    Achar hoje que se devia ter renovado é tao valido, como no final da epoca de 2013/2014 achar que o jogador ja nao dava mais.

    Acredito que tenha havido erros de parte a parte. Acredito que faltou ao Sporting o descernimento que teve no caso de william, e que permitiu ir regata-lo a belgica quando ninguem se lembrava dele. Acredito que o jogador so acordou para a vida a partir da altura em que viu que isso lhe podia render $$$.

    Acredito que provavelmente a muito que alguem ja tinha decidido que ele no Sporting nao ficava, como retaliaçao pelas varias "guerras" que fomos travando nos ultimos anos.

    A seu tempo o Presidente do Sporting tera de explicar muito melhor o que passou, e porque as coisas acabaram assim. É o minimo a fazer.

    Tudo o resto é o fanatismo habitual, daqueles que defendem cegamente uma direccao, ou daqueles que nada mais fazem do que criticar.

    E infelizmente, e digo de novo infelizmente, nesta fase em que estamos a ressurgir, em que esta toda a gente a mandar nos abaixo, em que temos tudo contra nos, este fosse que existe dentro do Sporting, entre os "esta tudo bem" e os "esta tudo mal", é muito pior do que andar a perder carrillos.

    E nao me venham dizer que é o Bruno de Carvalho o culpado disto, porque ja havia gente a extremar posiçoes muito antes dele entrar no Sporting.

    Isto é que é triste. Nem com a possibilidade de se ganhar, esta gente enterra os machados.

    É so tralha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PedroC, Em tralha tens-te revelado especialista.

      Eliminar
    2. "E nao me venham dizer que é o Bruno de Carvalho o culpado disto, porque ja havia gente a extremar posiçoes muito antes dele entrar no Sporting."

      Mera curiosidade: que raio quer isto dizer?

      Eliminar
    3. Muita gente culpa o actual Presidente do Sporting, por existirem como que 2 faccoes no nosso clube.

      O que quis dizer é que nao concordo com isso.

      As 2 faccoes existiram, a partir do momento em que determinados elementos se começaram a aperceber que podiam efectivamente ser afastados do Sporting, e que havia uma alternativa a porcaria que eles iam fazendo.

      Calhou essa alternativa chamar-se Bruno, como se podia ter chamar manuel.

      A partir do surgimento desta alternativa palpavel, começaram logo em alguns blogs, ou mesmo certas figuras publicamente, a minar o terreno para que essa alternativa nem sequer tivesse hipoteses de chegar ao poder.

      E a partir daí as coisas começaram logo a extremar-se, como seria natural, e hoje estamos como estamos.

      Podia o senhor Bruno de Carvalho, ter optado pelo metodo Vieira, e ir oferençendo uns tachos aos que se iam opondo a ele, mas optou por fazer ajustes com o passado.

      Sao estilos.

      Mas nao foi ele pessoalmente que originou este extremar que hoje existe. Foi sim a alternativa que surgiu com o seu aparecimento. E ia ser assim com quem quer que fosse essa alternativa, porque da forma miseravel como que as coisas estavam, nao havia outro cenario possivel.

      Foi isto que quis dizer.

      Perçebeu anonimo?

      Eliminar
  17. Nao concordo com a opiniao do texto.
    Se BDC oferece se 4milhoes de euros por ano ao carrillo ha 2 anos atras mais 2 milhoes ao empresario seria boa gestao?Nao viria o mesmo autor deste texto criticar BDC por gastar imenso dinheiro num activo com valor por confirmar?Ou sera que se lembra do carrillo ha 2 anos atras?Eu lembro me e acredite que nao era metade do jogador que foi o ano passado.
    Carrillo comecou a merecer a aposta no ano passado e quando BDC queria renovar o empresario nunca poderia estar presente e adiou tudo para o inicio desta epoca.BDC deveria ter afastado carrillo logo nessa altura??Acho que nao,ainda para mais nao se sabia que ele ia se recusar ser vendido em setembro.
    A culpa foi de BDC?Nao concordo em nada.
    Se alguem teve mal neste episodio foi A.carrillo ao ser ingrato com o SCP por tudo o que aguentamos e fizemos por ele.
    Em relacao a BDC e sua direccao acho que tiveram bem,inclusivamente quando afastaram carrillo da equipa.
    Resumindo,sejam serios e honestos e critiquem quem devem de criticar e nao so porque vos apetece.Critiquem o carrillo e o seu empresario,nao critiquem BDC senao passam por ignorantes na materia..ou ate,e pior ainda, por lampioes.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bala Lov,
      Acha lá o que quiseres mas não chames ignorantes ou lampião a quem discordas. Ainda por cima quando o teu comentário não abona nada em favor da honestidade, seriedade e inteligência

      Eliminar
    2. Companheiro nao quis insultar ninguem apenas acho que ha muita gente que vive e pensa conforme a C.social quer e lhe apetece.Ainda hoje ha sportinguistas que acham que O pirata custou 3 milhoes ou que o SCP apresentou propostas pelo Marega ou Sa quando isso nunca aconteceu e nem o Pirata custou 3 milhoes.Foi troca com 80% do passe do Montero mais 5milhoes de euros.Isto so para dar os mais recentes exemplos da manipulacao e mentira da campanha da C.social para correr com BDC do SCP.Quem ainda nao viu isto anda no minimo desatento..
      Em relacao ao carrillo,ele nao quis renovar e a culpa foi do BDC?Que eu saiba BDC esta farto de renegociar contratos com sucesso e quando nao consegue com apenas 1 jogador passa por incompetente.Espectacular..
      Quanto a honestidade e etc eu mostrei factos que aconteceram e a minha inteligencia nao me permite embalar na teoria do BDC como mau da fita e o carrillo como a vitima ou o santinho sabendo o que sei hoje.
      Apesar de termos opinioes diferentes,e ainda bem porque so demonstra a grandeza do SCP, nao quer dizer que nao possamos socializar como adeptos do SCP e trocar ideias e argumentos.Quica um dia destes combinar uma bifana no pao numa roulote ao lado do estadio antes do jogo.O que me interessa e o SCP,mais nada.
      SL

      Eliminar
    3. Bala kov,
      Podemos ter opiniões divergentes sem necessidade de insultos.

      Pelo menos pelo Sá sei que o Sporting apresentou uma proposta.

      Quanto ao resto para mim é sempre um prazer conhecer e confraternizar com Sportinguistas. A minha experiência diz que os contactos pessoais são sempre mais interessantes que as trocas de opinião na net ou nas redes sociais.

      Eliminar
    4. Bala kov,
      Podemos ter opiniões divergentes sem necessidade de insultos.

      Pelo menos pelo Sá sei que o Sporting apresentou uma proposta.

      Quanto ao resto para mim é sempre um prazer conhecer e confraternizar com Sportinguistas. A minha experiência diz que os contactos pessoais são sempre mais interessantes que as trocas de opinião na net ou nas redes sociais.

      Eliminar
  18. Falar à posteriori é fácil. Muito poucos diriam há 2 anos atrás que Carrillo era para renovar com urgência.
    E ao ver o carácter do jogador e principalmente do seu empresário manpulador, não posso dizer que tenho muita pena que se vá embora.

    É que para ser do Sporting, não basta ser bom de bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Angelo,

      esta parte do texto responde ao teu comentário:

      O que eu quero e entendo que deve ser exigido é que que toma decisões consiga ver mais que o vulgar adepto ou treinador de bancada que todos somos um pouco. Por isso é que estão no lugar em que estão, ganham o que se sabe e nós os adeptos estamos na bancada, muitas vezes a contar cada cêntimo para pagar quotas, viagens e bilhetes. No caso de Carrillo até já nem era preciso ser particularmente perspicaz para lhe reconhecer pelo menos potencial.

      Eliminar
  19. Fim de dia complicado ontem para o Bruno. Já sem colete-de-forças e de cabeça perdida. Regresso a casa e carro bloqueado por falta de pagamento. Rapidamente fugiu-lhe o pé para o chinelo no facebook. Que como se sabe, também ainda não testa o alcool no sangue. E sai mais um processo doyen a quem doer. Que falta de nível senhor presidente! De quem ainda por cima nem tem onde cair morto fora do SCP. Como o próprio já admitiu aliás. E que desilusão para os Vasquinhos todos.

    ResponderEliminar
  20. Como habitualmente , tu tens memória curta. Para o que te interessa obviamente.
    Porque críticar o presidente por nao renovar mais cedo, é ridículo ! Já te esqueceste do último jogo que ele fez com o jardim ? Queres que te lembre o que o treinador lhe fez ? Ou já estás a ver melhor ? E durante toda a época de jardim , o que fez Carrilho ? E antes de jardim ? Lembraste de alguma coisa de jeito ? Eu só me lembro que ele me tirava do sério ! Querias que o presidente fosse oferecer milhões a um jogador que não fez nada por isso ? Seria como renovar com shikabala ou com cisse !
    Depois com marco Silva , Carrilho fez finalmente uma época boa. E aí foi-lhe feita uma proposta. Várias propostas. Milhões que seriam largamente suficientes para o fazer renovar.
    Só que aí, temos pontos diferentes. O Sporting fez uma escolha de não sustentar xulos de empresarios. A partir daí, o caso Carrilho estava perdido.
    Os nossos principais adversários não tem problema nenhum em pagar o que for preciso aos empresários e agentes. Nos temos. Sou e serei sempre contra esses pagamentos de prémios, luvas , ou seja lá o que lhe quiseres chamar.

    MLV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MLV,
      eu posso ter memória curta mas antes isso que memória desonestamente selectiva. Isso sim é que é ridículo.Neste período em que se podia ter renovado com Carrillo o Sporting renovou com variadíssimos atletas sem qualquer valor para jogarem no Sporting e contratou dezenas de atletas de valor idêntico e que muitos deles nem sabemos onde andam. Estas foram opções de gestão voluntárias.
      Quanto às ofertas feitas ao jogador ainda não vi nada que o comprove. Quando vir pronuncio-me. Quanto aos "xulos dos empresários" as contas demonstram que já se pagam comissões. Pessoalmente nada tenho contra, o Sporting tem de concorrer com os outros clubes. Mas isso deveria ser explicado melhor: porque se paga a uns e a outros não.

      Eliminar
    2. Claro que sim ! Vieram jogadores como cisse , drame , shikabala e mais meia dúzia de entulho que nem para a equipa b servem. Ninguém o nega ! Mas desse entulho, saíram jogadores como slimani, sarr ( e sim, financeiramente foi bom ), Montero ou naldo. Óbvio que não foram todos bons. Mas também não foram todos maus como queres fazer crêr. Aliás, com o entulho, ficamos em segundo lugar no campeonato ! Coisa que com craques como Elias, bojinov, schars, Van wolfwinkel ou boulharouz não conseguimos. Ficámos em 7° lembraste ou tas outra vez com problemas de memória ?
      O jardim não gostava de Carrilho, e se jardim não tem ido embora , estaríamos todos pouco importados com o destino dele !
      E o Sporting têm de concurrer com todos os clubes dentro do campo ! Não com jogadas sujas ! Querem dar 2 milhões ao empresário ? Problema deles ! Daqui não levam nada e acho excelente ! Se a alguém que tem de receber bem são os jogadores, noa esses parasitas que não servem para nada !

      Mlv

      Eliminar
  21. O Carrillo não renovou porque o sr. Bruno de Carvalho quis passar a perna a Pini Zahavi. Agora pode vir com todas as tretas que fomos prejudicados e que houve má fé. Mas foi ele que começou tudo isto.

    https://footballleaks2015.wordpress.com/2015/12/02/sportingleiston-a-questao-carrillo/

    ResponderEliminar
  22. Então mas não foi aqui que se acusou o BdC de contratar jogadores sem o aval do treinador? Casos do Paulo Oliveira e do Slavchev que não tinham tido a anuência do Marco Silva.

    Mas para renovar já se ia contra o opinião do Leonardo Jardim?

    Como é?

    Comparar o custo da renovação do Carrillo com a renovação do Kikas ou a aquisição do Sambinha a sério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FCS,

      Praticamente quase todos os jogadores comprados no tempo do Marco Silva não tiveram o aval do treinador. Os custos dessa opção (legitima, diga-se) são bem conhecidos hoje com desfecho bem conhecido de todos e depois de meia época a queimar o treinador em lume brando e quando hoje se sabe que a maior parte desses jogadores não terá qualquer utilidade para o Sporting agora nem no futuro. Só para perceberes do que estamos a falar o SLB pagou, segundo se diz, 4 milhões ao empresário e ao Carrillo. Nós, só pelo "utilissimo" Gauld pagamos mais de 3 milhões. Percebes melhor agora onde quero chegar? São opções legitimas mas que podem e devem ser questionadas.
      Quando me quiseres confrontar aqui procura argumentar de forma mais inteligente.

      Eliminar
    2. O gauld e um miúdo. Pode ou não dar certo. E um investimento, que como tal tem riscos. Todo o investimento o tem.
      Que te pode dar um empresário ? Golos ? Assistências ? Defesas ? Lucros ?
      Admitindo que vendemos o Carrilho por 15 milhões. Tens logo que reduzir 4 milhões para o empresário, sobram 11. Tira 2 milhões para o premio dado ao jogador. Sobram 9. Tira 2 milhões limpos por ano e imagina que ele fica uma época. Sobram 7. Só que os 2 milhões não são 2 , porque é preciso pagar impostos sobram 5. Quanto custou André Carrilho ( não sei é não me dei o trabalho de procurar ). Tu sabes. Faz lá as contas. Quanto recebeu ele até hoje, sem mostrar que o merece ?
      Podes sempre achar que Carrilho e um génio, e que o vendas por mais de 15 milhões. Eu só o acho um bom jogador mas que tem muito que aprender.
      Empresários são o lixo do futebol. Por mim seriam proibidos. Acho muito bem que não se sustente essa gente

      MLV

      Eliminar
  23. O BdC está a repetir com o William Carvalho o mesmo que fez com o Carrillo!
    Daqui a uns tempos, se tudo correr mal com a sua renovação, cá estarão os brunistas a dizer que a culpa é do jogador.

    Se calhar o seu baixo rendimento actual, está relacionado com as promessas que lhe foram feitas...e ainda não cumpridas.

    ResponderEliminar
  24. Mas onde está a tua coerência? Criticas aquisições sem o aval do treinador mas querias a renovação do Carrillo sem o aval do treinador?

    Esses 3 milhões gastos no Gauld (que satisfação te dá!) foram no início da época, o Carrillo apenas começou a justificar a sua renovação no decorrer dessa mesma época.

    Segundo diz por exemplo o Pedro Sousa, esses 4 milhões, são mais para o lado dos 8 a 10 milhões. Ou achas mesmo que o Zahavi ficou a arder?

    Sempre elegante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zahavi quer lá saber de 4 ou 5 milhões. No final de 2016/2017 transfere o Carrillo para um qualquer outro clube e ganha muito mais. O BdC é que achava que lhe ia passar a perna, que ele era como aqueles empreiteirozecos que ele enganou durante anos. Só com o Zahavi como Bolas de Berlim como o BdC, todos os dias.
      A chico esperteza deste puto já nos custou caro.

      Eliminar
  25. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=961940707232487&set=a.783977365028823.1073741825.100002496997912&type=3&theater

    Não o internem que não é preciso.

    ResponderEliminar
  26. Ok, agora para muitos o carrillo é a ultima coca-cola no deserto mas, façam um exercicizito e comparem os dados estatisticos do carrillo no ano passado com os do Gelson e do Iuri neste ano. Ah, e não se esqueçam que ac no ano passado tinha 23 anos, estava no 3º ano de 1ª liga e em relação ao Iuri introduzam o "coeficiente" SCP/Moreirense. Talvez tenham uma surpresa.

    ResponderEliminar
  27. António Pereira,

    O Carrillo vale o que vale e não são comparações sem grande sentido que lhe vão dar mais ou menos valor. Seria interessante fazer essas comparações caso os jogadores estivessem a jogar na mesma equipa e com o mesmo treinador.

    ResponderEliminar
  28. O Carrillo não é o primeiro nem será o ultimo a utilizar a estratégia de sair a custo zero de forma a beneficiar imenso com a situação. Lembro de imensos casos de nomes bem mais sonantes, o que dizer dos brilhantes gestores intervenientes em processos do género? E agora vai ser sempre conhecido por ser um ingrato vulgo "PESETERO".
    O argumento Carrillo para atingir o Presidente do Sporting, só demonstra má vontade na analise de uma situação, que é vulgar nos tempos que correm, tenho a certeza que BdC agiu em todo este processo tendo em mente o beneficio do Sporting, tal como fez em muitos outros processos, uns correm melhor do que outros, é a vida. Quando conseguirem demonstrar por mínimas suspeitas que sejam, que interesses pessoais de BdC estão a prejudicar gravemente o Sporting, então sim, terão o meu apoio e dos meus votos, até lá ... a Direcção do Sporting, democraticamente eleita tem a minha confiança.

    ResponderEliminar
  29. Oh Leão de Alvalade
    Só me custa perceber, e gostava mesmo de saber se você é mesmo Sportinguista?
    Onde estaria hoje o Sporting se não fosse a Presidência de Bruno de Carvalho?!!!

    Permite que lhe dê um conselho com os meus 72 anos "tenha juízo" e "abra os olhos" e veja o que estão a fazer ao meu Sporting (de todos os lados somos bombardeados)!

    SL Gomez

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (14) Académica-SCP (1) adeptos (93) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (3) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (1) arbitragem (90) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (2) Bastidores (69) Batota (17) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) djaló (10) Domingos (29) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (62) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) EquipaB (17) equipamentos (11) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (13) Francis Obikwelu (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (22) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (2) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (42) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (11) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (40) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (10) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) play-off (1) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (1) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (3) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (97) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)