Modalidades: revista da semana
Na quinta-feira voltaram os leões do andebol às competições nacionais, depois do regresso do Campeonato Europeu onde cinco elementos representaram a selecção nacional que conquistou um brilhante quinto lugar final, a melhor classificação de sempre, e três outros representaram a selecção espanhola. No jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal os leões foram defrontar o NA Samora Correia, curiosamente o clube, militante na 2ª divisão, onde o nosso capitão Salvador deu os primeiros passos na modalidade. Vincaram bem os leões a sua superioridade e venceram por 42-19, com 19-8 ao intervalo. Foi um jogo totalmente controlado pelos leões e onde Diogo Branquinho com 8 golos e Kiko Costa com 6 foram os melhores marcadores.
Dois dias depois da vitória em Samora Correia, foram os leões do andebol ao Dragão Arena disputar os oitavos de final da Taça de Portugal tendo derrotado o FC Porto por 40-35, com 18-18 ao intervalo. Foi um jogo muito intenso onde na 1ª parte a maior diferença foi quando o marcador estava em 8-5, mas que os visitados conseguiram empatar aos 8, seguindo-se empates sucessivos até aos 18-18 do intervalo. No início da 2ª parte ainda depois dos leões conseguirem 21-19 e 22-20 os locais voltaram a empatar aos 22, e pela última vez. Para este empate muito contribuíram os senhores árbitros que com 5 minutos jogados resolveram expulsar Christian Moga, por um toque na cara, quando em situações semelhantes para o outro lado não tomaram iguais medidas. Voltaram os leões a ter dois golos de vantagem aos 24-22 três minutos depois, mas os homens do apito mais uma vez descobriram que tinham de aplicar uma suspensão de 2 minutos a Salvador, só que desta vez não atingiram os seus objectivos, aumentando a vantagem leonina para 3 golos aos 28-25. Continuaram os leões a comandar o marcador e foram aumentando para quatro golos com 34-30, e seis golos aos 38-32 e 40-34 para terminarem com cinco golos de vantagem e o apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal garantido. Kiko Costa com 13 golos e Martim Costa com 8 foram os melhores marcadores leoninos neste jogo. O próximo jogo destes leões será na quarta-feira indo novamente ao norte para defrontarem o FC Gaia no jogo da 18ª jornada do Campeonato Placard, voltando os leões do andebol ao PJR no sábado para defrontarem o Póvoa AC na 19ª jornada do Campeonato Placard.
Na quinta-feira no PJR os leões do hóquei receberam a Oliveirense para a 6ª jornada da WSE Champions League, tendo vencido por 5-1, com 2-0 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado e com boas defesas dos dois guarda-redes, mas com 5 minutos jogados Rampulla faz uma serie de excelentes dribles, acabando com uma assistência para Rafa Bessa fazer o 1-0. Continuou um jogo muito “rasgadinho” e a 5 minutos do intervalo Henrique Magalhães consegue o nosso segundo golo com um forte remate de longe. E assim chegamos ao intervalo tendo as equipas já muitas faltas averbadas, a nossa equipa com 7 e a Oliveirense com 5. Na 2ª parte com 8 minutos jogados é averbada a 10ª falta aos visitantes e na marcação do respectivo livre Rampulla faz o 3-0. Aos 11 minutos desta 2ª parte é assinalada a 10ª falta leonina mas mais uma vez Xano Edo não se deixou bater, como também não foi ultrapassado quando 3 minutos depois é assinalado um penalti a favorecer os adversários. Entretanto também o guarda-redes visitante se tinha oposto a Verona e a Rampulla quando a nossa equipa beneficiou de 2 penaltis. A 6 minutos do fim conseguem os visitantes, com alguma sorte, reduzir para 3-1, num contra ataque depois de Nolito rematar à madeira da sua baliza. A 4 minutos e meio do final é mostrado um cartão azul a um jogador da Oliveirense, e nesse período em que jogámos em superioridade numérica fazemos o 4-1, por Roc Pujadas com um excelente trabalho individual. Com o Sporting a jogar para gastar os 45 segundos em ataque, já dentro do último minuto, Nolito para se desfazer da bola, ainda de dentro da nossa meia pista, faz uma sticada violentíssima e acaba por fazer o 5-1 final.
No domingo voltaram os leões do hóquei ao PJR para receberem o CD Póvoa para a 15ª jornada o Campeonato Placard tendo vencido por 8-1, com 4-0 ao intervalo. Foi um jogo onde os leões dominaram mas onde os poveiros sempre tentaram dar luta. O primeiro golo leonino foi obtido por Verona com um remate de longe, que depois do guarda-redes o ter defendido, a bola ressaltou num jogador visitante e acabou por entrar. O segundo golo surgiu com 10 minutos de jogo através de um forte remate de longe de Santiago Honório. A 5 minutos do intervalo é mostrado um cartão azul a Rafa Bessa, mas o mesmo não se fez sentir, porque nos dois minutos em que estiveram a jogar com menos um, os leões conseguiram dois golos. O terceiro golo leonino foi obtido na marcação de um penalti por Verona e o quarto foi a conclusão de um contra ataque praticamente todo feito por Nolito. Com 3 minutos jogados na 2ª parte Rampulla faz o 5-0, com uma excelente assistência de Nolito. Na marcação de um penalti, três minutos depois, Nolito amplia para 6-0, para no minuto seguinte Honório fazer o nosso sétimo golo ao finalizar uma brilhante jogada individual. O oitavo golo leonino, a 11 minutos do fim, foi obtido por Verona, a finalizar uma excelente jogada de Diogo Barata, que três minutos depois não conseguiu converter em golo um penalti que foi encarregue de marcar. A 26 segundos do fim do desafio conseguiram os visitantes obter o seu golo de honra. O próximo jogo dos leões do hóquei será no sábado quando forem até à Linha para defrontarem o CD Paço de Arcos no jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.
Na quarta-feira os leões do basquetebol foram à Grécia defrontar o PAOK no jogo da 5ª jornada da FIBA Europe Cup tendo sido derrotados por 67-101, com 25-54 ao intervalo. Este jogo foi a prova evidente da diferença entre o basquetebol português e o basquetebol grego como o demonstram os resultados dos parciais dos quartos, que foram 17-28, 8-26, 21-24 e 21-23. Para a grande vantagem dos visitados muito contribuíram as percentagens de lançamentos convertidos que foram de 35% da parte dos nossos jogadores para 59% dos gregos, bem como o número de ressaltos conseguidos, com 34 dos leões contra 40 dos adversários, e de assistências com os leões a fazerem apenas 12 contra 24 dos locais. Atendendo ao desnível que se foi verificando Luís Magalhães aproveitou e rodou toda a equipa, dando minutos de jogo a jogadores menos utilizados. André Cruz com 13 pontos e Malik Morgan com 11 pontos foram os leões que mais marcaram neste jogo.
Os leões do basquetebol voltaram ao PJR no sábado, para receberam o FC Porto no jogo da 14ª jornada da Liga Betclic, tendo perdido por 76-82, com 42-42 ao intervalo. Foi um jogo muito disputado, e muito jogado no aspecto físico, com os dois primeiros quartos a acabarem empatados com 21-21 em ambos. O 3º quarto foi equilibrado até aos 53-51, quando os visitantes conseguem 11pontos seguidos, virando para 53-62, conseguindo os leões reduzir para chegar o final do quarto em 58-62, dando um parcial neste quarto de 16-20. No último quarto a nossa equipa começou com seis pontos seguidos virando o marcador para 64-62, quando o treinador visitante pediu um desconto de tempo ficando um jogo equilibrado até aos 69-70, quando estávamos a 5 minutos e 20 segundos do final. A partir deste momento e até 22 segundos do final a nossa equipa apenas conseguiu marcar 4 pontos, e todos de lance livre, tendo o marcador chegado aos 73-82, e só depois é que Diogo Ventura conseguiu um triplo que fez o resultado final, dando um parcial no quarto final de 18-20. Esta referência mostra bem o mau jogo que a nossa equipa fez, e se acrescentarmos que entre perdas de bola e maus passes a nossa equipa teve um registo de 48, enquanto os adversários apenas terminaram com 21. Diogo Ventura com 18 pontos e 5 assistências e Brandon Johns com 15 pontos e 7 ressaltos foram os leões mais produtivos neste jogo. O próximo jogo desta equipa será na quarta-feira quando receberem no PJR os eslovacos do Prievidza no jogo da 6ª, e última, jornada da FIBA Europe Cup, para no sábado voltarem ao norte para visitarem a Ovarense no jogo da 15ª jornada da Liga Betclic.
Os leões do voleibol foram no domingo até Gondomar para defrontarem a Ala Nun’Alvares no jogo da 18ª jornada da Liga Una Seguros, e regressaram com uma vitória por 3-0, com os parciais de 29-27, 25-15 e 25-20. Foi um jogo com um 1º set totalmente diferente dos outros dois, pois só foi decidido nas vantagens, com a nossa equipa a só ter estado em vantagem no marcador com 1-0, 21-20 e desde os 26-25 até ao final do quarto. Estiveram bem os donos da casa e comandaram o marcador com 4-7, 9-13, e 16-19 até que uma reacção leonina conseguiu 21-20, mas os visitados ainda recuperaram e avançaram na frente até aos 25, quando os leões com dois pontos seguidos passaram para a liderança e aos 27-27 com outros dois pontos seguidos fecharam o set. Uma das razões do equilíbrio verificado neste set foi a quantidade de serviços falhados pelos nossos jogadores: 10 serviços falhados! No 2º set os leões abriram vantagens logo desde o início com 5-1, 10-5, 18-8 para terminarem em 25-15. O 3º set já foi mais disputado com os leões a adiantarem-se com 3-0 e 7-4, mas com os gondomarenses a aproximarem-se até empatarem aos 7-7, passarem para a frente aos 8-9 e comandarem até aos 11-12, quando os leões avançam para 14-12, 19-14 e 23-18 para terminarem o set em 25-20. Excelente exibição de Edson Valencia que terminou com 23 pontos, bem acompanhado por Lourenço Martins 10 pontos. O próximo jogo destes leões será na terça-feira recebendo no PJR os alemães do Luneburg no jogo da 5ª jornada da CEV Champions League, voltando os leões do voleibol ao PJR no sábado para defrontarem o Clube Kairós no jogo da 19ª jornada da Liga UNA Seguros, e no domingo para receberem o Sporting C de Espinho no jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal.
Feliz coincidência as equipas femininas de voleibol e de basquetebol foram no domingo a Ponta Delgada disputar os jogos, e ambos relativos às 18ª jornadas das respectivas competições, e regressaram com as respectivas vitórias. As leoas do basquetebol foram defrontar a equipa da União Sportiva no jogo relativo à 18ª jornada da Liga Betclic a quem venceram por 75-73, com 44-37 ao intervalo. Tirando o 1º quarto onde as leoas ganharam uma boa vantagem, nos 3 quartos seguintes as açorianas foram reduzindo a desvantagem mas não conseguindo a sua totalidade, como mostram os números dos parciais dos quartos de 30-17, 14-20, 17-19 e 14-17. Simone Costa com 25 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências, Luana Serranho com 19 pontos, 4 ressaltos e 5 assistências e Dayna Rouse também com 19 pontos e 11 ressaltos foram as leoas que mais sobressaíram neste jogo. O próximo jogo destas leoas será no domingo, voltando ao PJR, para receberem os Galitos, no jogo da 19ª jornada da Liga Betclic.
As leoas do voleibol foram defrontar o Clube Kairós a quem venceram por 3-0, com os parciais de 25-15, 26-24 e 25-12, no jogo relativo à 18ª jornada da Liga Solverde. Como demonstram os valores dos parciais as leoas dominaram o jogo, sentindo algumas dificuldades no 2º set, onde depois de irem dominando com alguma vantagem com 11-5, 16-11 e 22-17 deixaram as locais aproximarem-se até aos 24-23, obrigando a ida às vantagens. Jéssica Miranda com 15 pontos, Anahi Tosi com 12 e Jady Gerotto com 11 foram as leoas que mais pontuaram neste jogo. As leoas têm dois jogos difíceis no próximo fim-de-semana indo ao norte para no sábado defrontarem o Esmoriz em jogo da 8ª jornada da Liga Solverde e no domingo jogarem com o FC Porto em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.