Uma boa idade para ser campeão
Paulo Bento completou sábado 40 anos de idade. É a popularmente chamada entrada nos "entas", do qual só se sai pela dobragem de mais de um século de existência ou pelo fim desta. O técnico viu antecipada a data com a oferta, no dia anterior, de uma prenda há muito anunciada: a entrega, por mais 2 anos, do comando técnico da equipa principal de futebol.
Na cerimónia da passada sexta-feira merece-me destaque o tratamento por "tu" que o presidente Bettencourt dispensou ao treinador. Não há dúvida da cumplicidade e identificação pessoal que une os actuais líderes do futebol leonino, começando no presidente Bettencourt e vice Ribeiro Telles, passando por Barbosa e acabando em Bento. Espero e desejo que haja espaço para a auto-critica e para o contraditório, a bem de todos e sobretudo do clube.
Merece igualmente destaque a duração do contrato: metade do tempo da vigência da presidência de Bettencourt. Em contradição com o famoso "forever", indiciando uma postura de dúvida e prudência ou ambas? Julgo não ser ousado especular que Bettencourt percebe que o prazo de validade de Paulo Bento de leão ao peito está indexado, entre outras coisas, à conquista de um título de campeão nacional e que os Sportinguistas não o dilatarão por muito mais tempo.
Por último, mas de igual importância, o facto de Paulo Bento, cumprindo o agora contratado na sua totalidade, se ver confirmado como o 2º treinador Sportinguista que se senta mais tempo na mais difícil no mundo do futebol. Se tal acontecer, ficará perto das 6 épocas consecutivas de Joseph Szabo, um luso-húngaro que treinou o Sporting desde os finais da década de 30 do século passado até meados da 4ª década (1938/39 a 1953/54). Experiência que viria a repetir nos anos 50. Não deixa de haver alguma similitude no debutar de ambas as carreiras, pontuadas por segundos lugares, embora a 3ª época do húngaro tenha sido coroada com um campeonato nacional. Eis o palmarés de Szabo relativo à 1ª passagem pelo Sporting:
1938/39: 2º Lugar no Campeonato Nacional
1939/40: 2º Lugar no Campeonato Nacional
1940/41: Campeão Nacional e Vencedor da Taça de Portugal
1941/42: 2º Lugar no Campeonato Nacional
1942/43: 2º Lugar no Campeonato Nacional
1943/44: Campeão Nacional1953/54: Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal
40 anos de idade é uma boa idade para ser campeão. Que seja a entrada de Paulo Bento na galeria muito restrita de treinadores campeões com a camisola mais bonita do Mundo. E arredores.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.
Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.
A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.
Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.
Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.
Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.