quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

E sai mais uma para o Sporting


Tentei acompanhar a primeira parte da partida através da TSF e o que consegui ouvir foi basicamente:

"E aí vai o B*** a pressionar o Vitória"

"Julio Cesar (ndr: após 5 defesas) a provar que é dos melhores guarda-redes em Portugal"

"Em Leiria, golo do Sporting. João Pereira estreia-se a marcar pelos Leões"

"E carrega o B*** à procura do empate depois do golo de Douglas"

"Grande golo! Miguel Veloso a dar uso novamente ao seu excelente pontapé"

"Eder Luís tem mostrado pormenores muito interessantes"

"GOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DO B***"

Portanto, foi mais ou menos isto que consegui reter dos nossos primeiros 45 minutos. Ao momento em que eu escrevo estas palavras, ainda nem sequer tive oportunidade de assistir aos golos do Sporting.

Chegado a casa e assim que acendi a televisão, o primeiro pensamento que me ocorreu foi "Onde anda o Schemeichel?" numa alusão ao reality-show onde o Grand Danois era sujeito a diversos trabalhos forçados em lameiros, quintas e hortas. O terreno esteve mau para ambas as equipas, mas julgo que o estilo de jogo mais tecnicista do Sporting saiu prejudicado.

Durante os primeiros minutos que assisti, Izmailov pareceu-me o jogador mais esclarecido nos leões e deu razão a todos os que tanto exigiram a sua permanência no clube. Sem ser exuberante - e talvez a recordar-se dos relvados a que está habituado na Rússia - o nº7 do Sporting pareceu o jogador mais à vontade na partida. Por outro lado, Moutinho continuou discreto.

Nesta altura, os leões pareciam ter o jogo controlado. Tonel e Carriço inicialmente deram mostras que são nesta altura a melhor dupla de centrais no Sporting apesar das inúmera dificuldades causadas pelo jogo directo do Leiria, apostado em aproveitar a presença de dois homens possantes na área. Mais uma vez, fico com a sensação que o Sporting deve avaliar oportunidades para suprimir estas lacunas.

Nos últimos minutos, uma mão cheia de oportunidades para o Sporting fazer o seu terceiro golo na partida mas acabou por ser perdulário na finalização, com destaque para boa intervenção do guardião leiriense a remate de Djaló, uma boa jogada de Vukcevic na linha e o excesso de confiança de Saleiro após trabalho de Matias na linha.

Vitória justa do Sporting, que neste ano de 2010 só conhece o sabor da vitória, todas pela margem mínima.

A finalizar, três pontos:

- Mais uma vez, Matias entra em campo para queimar tempo. Haverá mesmo necessidade?

- Não temos grandes queixas da arbitragem mas aquele amarelo ao Tonel deixa-me a contar o número de guarda-redes que já teriam sido expulsos em Alvalade por queimar muito mais tempo.

- André Santos é como o algodão: Não engana. O jovem emprestado pelo Sporting ao Leiria é um dos totalistas da Liga e no jogo de hoje foi uma das figuras em destaque na sua equipa, ora como médio-defensivo ora como interior.

EM FRENTE SPORTING!

55 comentários:

  1. Vitória incontestável na Taça Lucilio. A reter um Sporting em crescendo, e a jogar alegre. Carvalhal de parabéns.
    Soares Dias ordinário como habitual.

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. A Antena 1 estava a dar o relato do Sporting...os restantes estavam mais interessados num jogo que até estava a dar em canal aberto e acessível a todos...enfim o normal.

    ResponderEliminar
  3. Hugo:
    Não é de hoje e são quase sempre os mesmos nessa estação... Por alguma razão escolhi uma alternativa quando tive que sair de casa, quase no final da 1ª parte.

    Confesso não ter percebido muito bem as opções de CC para este jogo, jogando com a equipa principal e no fim do jogo queixar-se da sequência de jogos e do tempo de descanso. Veremos os resultados no próximo sábado em que temos a hipótese de alcançar o 4º lugar sem companhia. Mas se a intenção era o apuramento para as meias-finais pode-se dar por contente e ficar por aí nos motivos para se regozijar.

    ResponderEliminar
  4. Será que algumas criaturas estão aziadas com a vitória do SCP? É que de certeza que estavam à espera de nova derrota com a União de Leiria para poder fazer capa disso e assim "disfarçar" qualquer coisinha...

    ResponderEliminar
  5. Num terreno quase impraticável e muito pesado, numa competição que este ano deveria merecer o nosso desprezo - não fosse o lindo serviço em que nos encontramos no campeonato - jogar com a equipa titular, parece-me que terá tido como objectivo, garantir o mais rápido possível o apuramento para as meias-finais. O que acaba por ser um contra-senso atendendo às queixas de calendário sobrecarregado, anteriormente feitas por Carvalhal.

    Compreendo o querer manter-se a tendência vitoriosa, etc mas...era a Taça Lucílio. Porque é que havemos de prestigiar esta competição, depois do que sucedeu o ano passado?

    Quanto ao jogo, e devido às dificuldades do streaming e qualidade do mesmo, tenho que dizer que gostei dos golos, incluindo o do joão pereira, do resultado e de alguns lances e combinações.
    Continuo sem compreender a parca utilização do Matías, o único jogador do SCP que tem, ou teria, a titularidade garantida no Mundial, entrando para jogar 5,10 minutos. Aberrante.

    E o Djaló ah? Espectáculo mais uma vez. O troféu "Sou o mais burro do plantel" volta a contar com um candidato de peso, para ombrear com o Vuk.

    ResponderEliminar
  6. Hugo,

    para quê apostar no André Santos, no André Martins, no Diogo Rosado, no Diogo Amado, no Rabiu Ibrahim, AS6, no MV24 ou no JM28, quando podemos gastar uns milhões valentes e contratar o Pedro Mendes e o Ruben Micael?

    Leão de Alvalade,

    infelizmente os 6pts ainda não garantem o apuramento para as meias da taça da cerveja (sem álcool), pelo que o jogo na Trofa ainda será a valer. É pena porque não permitirá gerir devidamente o plantel.

    Alguém me consegue explicar, já agora, porque calendarizam esta competição para o período em que o desgaste dos relvados é mais difícil de recuperar?

    JVL,

    hoje, entre inúmeras outras más decisões e execuções, o HP23 rematou à baliza quase do meio-campo. Não é um jogador que seja propriamente burro. Como não o foi o YD20 no jogo de hoje.

    Há que entender que exagerar quando se diz mal desvaloriza. O que não é, por exemplo, o caso do LG18, que já não vale nada à partida.

    ResponderEliminar
  7. Continua apenas a surpreender-me o Matias. Não quero acreditar que CC não conte com ele. Jogador talentoso e aposta forte da SAD no início da época e agora andamos nisto...

    Um Jogo que até que podia ter sido titular. Aguardemos.

    ResponderEliminar
  8. PLF,

    Quando falei no Djaló e respectivo troféu, não me estava a referir a este jogo em específico. Assim como o campeonato, este troféu é também uma prova de regularidade.
    Agora se quisesse criticar o Djaló neste jogo, bastava ter feito referência a um dos lances em que ele participou nesta partida.

    A protecção excessiva é, também ela, nefasta.

    ResponderEliminar
  9. JVL,

    Em 22' de jogo o YD20 conseguiu aparecer isolado à frente da baliza mais vezes que o CS9 e o HP23 juntos durante 90'. Se falhou as oportunidades que teve, já é bastante indicativo que outros não as tenham tido.

    E isso não é excessiva protecção, é uma questão comparativa e pragmática.

    Comparativa porque coloca em equação o trabalho de 3 jogadores que exerciam exactamente as mesmas funções, em situações semelhantes e, 2 dos quais, estiveram em campo em conjunto no período em que o Sporting atacava mais e o campo ainda estava em condições minimamente aceitáveis.

    Pragmática porque a solução não pode ser "o YD20 não vale nada" quando se pode dizer que neste jogo valeu mais do que o HP23 e o CS9. E é pragmático também aceitarmos que não se pode mudar tudo de uma só vez (e portanto pôr fora o CS9, o YD20 e o HP23 de uma penada).

    Valorizemos objectivamente o que tem valor.

    ResponderEliminar
  10. Jogo visto a espaços que esta taça também nao merece muito mais do que isso. Ganhámos e isso hoje para mim já é suficiente.

    PLF,

    De acordo em relação ao Ruben Micael, apesar de ver nele algumas qualidades, espero sinceramente que o Sporting não gaste dinheiro na sua contratação pois acho que nessa posição estamos bem servidos no plantel e na formação/emprestados.
    Quanto ao Postiga, este deve ser provavelmente o jogador do Sporting que mais oportunidades cria, e por consequência o que mais oportunidades falha e não é por isso que deixa de ser criticado, assobiado e tudo o resto. Gostava eu que o Postiga sofresse da mesma protecção dada ao Djálo.
    É verdade que o Djálo criou duas boas oportunidades (alguma vez isso tinha que acontecer) mas a verdade é que o resultado práctico não foi diferente do dos seus colegas de ataque.

    ResponderEliminar
  11. Ah e também não percebo o porquê da não utilização do Matias. Não era este um bom jogo para dar descanso ao Moutinho, que até nem está num grande momento de forma?

    ResponderEliminar
  12. Bruno,

    mas não me viu a criticar o HP23, pelo contrário...

    ResponderEliminar
  13. PLF,

    nem foi isso que disse, pura e simplesmente fiz um paralelismo entre o que disseste sobre o Djálo e a opinião generalizada sobre o Postiga...

    ResponderEliminar
  14. Bruno,

    não será altura de se questionar as "opiniões generalizadas"?

    ResponderEliminar
  15. Acho Bem que joguem sempre com a melhor equipa pois entrámos sempre para ganhar.Não se pode falar em fadiga pois nós adeptos e sócios que percorremos kms por ano para apoiar o grande Sporting nunca sentimos fadiga apesar de nada ganharmos e muitas vezes com alimentação fora de horas.Por isso CC fez bem entrar com a melhor equipa e tém algum tempo de descanso e sabado é para ganhar.Sabado mais uma vez vou aqui de sines para apoiar o Sporting e apesar de sermos poucos no estádio não deixaremos a equipa sózinha..Grande vitória em leiria e nunca perdemos nesta taça da vergonha a não ser nos penaltys.

    ResponderEliminar
  16. PLF,

    Repito: não falei do Djaló devido a este jogo em particular. Tendo isso em mente, a protecção excessiva de que falo, é realmente comparativa e pragmática. Passados 4 anos, ainda esperamos que o Djaló exploda. Alguém me dê um exemplo de um jogador formado no SCP que tenha tido semelhante oportunidade.

    Em relação ao facto dele ter aparecido mais vezes isolado em frente ao GK em comparação com o Postiga e o Saleiro, isso resulta do facto de não assumir uma posição tão estática no terreno e da sua única arma: velocidade. Junte-se a isso o desgaste que a defesa leiriense já tinha aos 70 minutos.

    Gostava realmente de ainda poder acreditar no Yannick mas as sucessivas épocas no plantel, não me permitem ter grandes ilusões.

    ResponderEliminar
  17. PLF, compreendo e consigo retirar entendimento sobre o gosto pelo Djaló. A velocidade e explosão são certamente vantagens. E a prova é que há mil-e-uma equipas e treinadores completamente apaixonados por este tipo de jogadores.

    Agora, sejamos francos: o Djaló não sabe jogar à bola. Não sabe. A sua relação com a bola não é natural, é esforçada, é feita a custo ... e para o Sporting este tipo de jogador nunca pode ser opção.
    Se o Sporting jogasse em Espanha, e o seu nome terminasse em Gijón, não duvido que o Djaló seria uma potente arma, mas não é o caso ...

    O Sporting, sempre foi dotado de jogadores capacitados técnicamente. O bom futebol esteve sempre presente, quando ganhávamos quase sempre, quando ganhávamos a meias com outros, quando começámos a raramente ganhar, e nos quase 20 anos em que nunca ganhámos ... nunca isso foi no Sporting sinónimo de mau futebol.
    Quero com isto dizer que um jogador - para mim - que vista aquela camisola tem de ter pelo menos uma coisa: tem de saber jogar à bola. Ainda que não corra, ainda que não tenha velocidade, ainda que que lhe falte muita outra coisa. A classe no trato da bola tem de lá estar.

    E no Djaló, ela não existe.
    E quem diz o Djaló diz outros que por lá temos.

    A comparação tem de ser feita com outros bons jogadores, e não tanto com o Postiga ou o Saleiro. Embora o Saleiro seja diferente porque alinha numa das 2 posições mais específicas que há no campo e onde portanto ... a tal "classe" pode - em tese - ser relevada para segundo plano, desde que ao fim do dia consiga em 3 jogos tocá-la lá para dentro por 2 vezes ...

    A questão Matias é de facto miserável, ambas as vertentes:
    Queimar tempo em tempo de descontos.
    E usar-se precisamente do Matias para o fazer.
    Já sobre a sua utilização em campo ... é de facto contra-natura que um jogador com as suas potencialidades (ainda que nunca as tenha mostrado por completo) e um jogador com o seu "custo" ande arredado do jogo, mas bom ... quem seria o sacrificado? A resposta mais evidente vocês sabem qual é. Seria um desejo vosso? Não creio ...
    O Adrien tem mais futebol que sei lá o quê. E apesar de parecer "limitado" não o é. Ele para além de ser um bom trinco tem capacidade para jogar, para fazer as coisas acontecer, e mais dia menos dia mostra-lo-á. Para já ... vai consolidando o seu processo de afirmação no Sporting, que passa neste momento por cumprir na missão de defender.
    Sentiria tristeza se este processo fosse interrompido, porque gosto muito dele, e porque seria uma tremenda injustiça ...
    Veloso? Moutinho (continua a esconder-se do jogo e a refugiar-se num futebol esforçado mas sem brilho)? Izmailov?
    Sabem que estes 3 não serão sacrificados ... portanto, o Matias por ora não tem grande espaço de facto.

    Ps: Viram a finalização do Carlão? O Djaló que ponha os olhos naquilo. Não é preciso ser-se especialmente dotado para o fazer. Basta não ser-se excessivamente nervoso e ter alguma categoria.
    O Djaló não a tem. Desejo-lhe toda a sorte do Mundo, mas noutra equipa qualquer, equipa essa para onde desejo que ele vá, a troco da devida compensação monetária para o Sporting.

    ResponderEliminar
  18. Sobre o jogo penso que já tudo foi dito.
    Esta situação da MAtias cheira me a problemas para carvalhal, mas aguardemos. Também não gosto de o ver a entrar nos ultimos minitos mas penso que CC conta com ele, poderá estar a poupa lo destes relvados ou será um readaptação do jogador já que este vinha demonstrando fraca condição física a meu ver. O sistema utilizado também não ajuda muito o jogador.
    Penso que a malta deve ter calma sobre a situação e espera para ver o que CC vai fazer com o player. Mas parece ser um jogador que carvalhal goste e até estas entradas puderam ser uma forma de ele tentar dar animo a jogador.

    ResponderEliminar
  19. Curtas:

    O russo é o jogador mais esclarecido & completo do Sporting (12 milhões será o inicio de uma negociação futura)

    Continuo a ver melhorias evidentes na nossa rapaziada.
    Mais coesão e disponibilidade física.

    Ó pai natal, oferece mais um joao pereira para o lado esquerdo.

    Estará CC a espevitar o chileno ou será carta fora do baralho?
    Ele custou muita "pasta" aos nossos cofres. (E talento nao lhe falta)

    Este Andre Santos é jogador da bola.

    Carlão, seria muito útil no plantel leonino. Jogador ja afiançado pelo nosso grande Manel.

    ResponderEliminar
  20. MHumbero,

    "quem seria o sacrificado? A resposta mais evidente vocês sabem qual é. Seria um desejo vosso? Não creio ..."

    Para mim, Moutinho.

    ResponderEliminar
  21. PLF:
    Efectivamente não fui rigoroso na minha observação. Não estamos apurados mas estamos quase e a vitória era o único resultado que de facto nos interessava face à surpresa da Trofa.

    Metendo-me na conversa com o JVL, Bruno e MHumberto sobre o Djaló, Postiga e Saleiro:

    Parece-me que Postiga e Saleiro juntos a coisa não resulta lá muito bem. Falta a ambos a capacidade de explosão que a velocidade de Djaló permite. Sem mudanças de velocidade é mais dificil de criar os espaços e desiquilibrios, sendo os nossos movimentos na frente muito previsíveis e logo fáceis de anular. Embora eu também seja céptico em relação à capacidade técnica de Djaló não me custa reconhecer que ele tem outras caracteristicas que podem ser úteis à equipa e que não existem em mais nenhum dos outros avançados. Poder jogar na frente de ataque seja em 4x3x3 seja em 4x4x2 (como dizia o CC, sem necessidade de queimar uma substituição) é uma vantagem que deve ser explorada. E sendo eu um céptico em relação a Djaló e também muitas vezes crítico, não me parece justa a comparação com Carlão.

    ResponderEliminar
  22. Quanto à questão com o Matias entendo-o da seguinte forma:

    É pena que CC insista nas susbstituições nos períodos de descontos, que pouco ou nada têm a ver com a nossa forma de estar. Desculpo-o por perceber que as vitórias são, neste momento, o melhor treino fisico ou táctico. E porque me lembro de tantos outros momentos em que as vitórias nos fugiram entre o dedos. Há uma em particular que dificilmente me esquecerei, que me provocou um dos regressos mais penosos: Roma, em casa, após virarmos um resultado negativo, com grande categoria.

    Não creio que CC tenha problemas com Matias, pelo menos quanto à sua valia para o plantel. Veja-se o que aconteceu já com Angulo, Caicedo, PSilva. Embora eu também ache que Moutinho está abaixo do que pode e sabe, convenhamos que ele é muito mais versátil e consistente que Matias, sobretudo ao nível das garantias que dá quando a equipa tem que recuperar a bola.

    ResponderEliminar
  23. LdA,

    O problema com o Djaló é para mim este: que interesse temos em ter um jogador veloz, e muito, que tem tantas dificuldades na recepção e controlo da bola? Ele pode ser mais rápido que o Bolt mas se depois perde sistematicamente a bola, e isso é 1 constante, de que adianta? Qual é a mais-valia que ele traz?

    Não acho que haja problema entre CC e MF, convinha não começarmos a colocar macaquinhos no sotão, mas Moutinho deveria evidenciar-se neste esquema pela construção de jogo e não pela recuperação. E na construção, Moutinho não é nem nunca foi um 10.

    ResponderEliminar
  24. Lda

    Uma coisa é certa, ele (CC) nao podia fazer com Matias o que fez com Angulo, Caicedo e pedro Silva. Caso o fizesse acho que JEB descia ao relvado para ter uma conversa com o mister ;)

    Foi uma aposta forte no inicio da época, logo o chileno tem que figurar no plantel de qualquer jeito.

    Apesar destas dúvidas todas, uma coisa é certa - Começamos a ter um bom banco.

    ResponderEliminar
  25. JVL,

    reveja os jogos do Sporting e conte o número de vezes que o YD20, o CS9, o HP23, o L31 e o SP22 perdem a bola no contacto. O que diz sobre o YD20 é ficção. E perdoe-me a sinceridade, afirmar reiteradamente algo que não tem qualquer tradução na realidade é poluente. Pode não gostar do jogador mas isso não é desculpa para distorcer a realidade.

    Leão de Alvalade,

    Quanto ao Carlão, já falei noutro espaço. É bom e forte mas caro demais para a falta de escola que tem (i.e., decide muitas vezes mal). É um avançado com as mesmas características do Makukula. E vale sensivelmente o mesmo, pois marcará mais golos mas entenderá pior o jogo (e consequentemente dará menos golos a marcar).

    O JM28 ontem jogou na pior posição: no centro do terreno. Ontem também o AS6 só se viu a espaços. A questão era mesmo a dificuldade em trocar a bola no centro e com o passar dos minutos isso foi-se agravando. Acresce que o modelo de jogo sempre - desde há muitos anos a esta parte - faz o 10 desaparecer um pouco de jogo. Não surpreende portanto que tenha menos intervenção jogando naquela posição. O que surpreende é que haja quem esteja surpreendido.

    Ao 10 do Sporting (qualquer seja) falta a ligação entre profundidade horizontal e vertical. O 10 do Sporting neste modelo de jogo, quando procura a bola, não costuma ter jogadores a quem possa dar na profundidade (lateral), o que costuma ser mais vistoso num organizador de jogo, i.e., a forma como o pauta e varia o flanco. Por isso essa função fica cerceada. Também por isso o 10 do Sporting costuma muitas vezes procurar o espaço (e não a bola), colocando-se do lado de um dos interiores para criar situações de superioridade numérica. Quando assim é, aparece lá mas sem aparecer no jogo. É perigoso mas não é vistoso. Não é fácil de fazer mas parece simples. Assim se explica o desaparecimento do jogo do JM28.

    Em relação ao MF14, de quem gosto muito como jogador, muitas pessoas que reclamam a sua entrada seguramente não estarão recordadas da forma como ele consegue eclipsar-se do jogo - defensiva e ofensivamente. JM28 mesmo não fazendo jogos "de encher o olho", trabalha muito. É o mesmo para o MF14? A coesão da equipa também está em causa nesta opção. E refira-se que, por minha vontade, mudava-se isto.

    Por último... há uma sensação inultrapassável no futebol. Aquela em que os adeptos se sentem legitimados para dizer "como é que ele é dispensado se nem sequer o vimos a jogar". Esta ideia foi repetida inúmeras vezes, por exemplo, acerca do Celsinho.

    A curiosidade de diferentes soluções é boa e a crítica é necessária. Mas faz muita impressão que algo esteja sempre profundamente mal. Se não é a mãe é a tia. E se não é porque o SV10 não joga, é por causa do MF14, etc.

    Só queria recordar que quando jogou o 11 do povo (MV24, MI7, JM28, MF14 e SV10 no meio-campo, com L31 na frente) o resultado exibicional (e desportivo) foi péssimo. Teve de entrar o AS6 para o meio-campo pôr ordem na casa.

    Portanto, como acima dizia, há opiniões generalizadas que devem (por todos) ser repensadas. No mínimo para adequá-las à realidade fáctica. Podemos chegar à conclusão que é tudo mau mas tenho confiança que não será assim. Eu pelo menos tenho confiança num futuro verde.

    ResponderEliminar
  26. Um hábito há muito perdido, tem vindo a ser recuperado pela (renovada) equipa leonina, o da Vitória. Ontem, após mais uma boa 1ª parte (até nisto se distingue da equipa da Era-Bento), o Sporting levou de vencida a difícil equipa da União de Leiria, num terreno lastimoso que só um calendário mal organizado por parte da Liga de Clubes invalida qualquer possibilidade de adiamento de jogos (vide relvado de Guimarães, Coimbra, Vila do Conde e Trofa).

    A forma como Carvalhal abordou o jogo de ontem revela uma de duas coisas: a Taça da Liga, juntamente com a Taça de Portugal, são, realmente, as competições que interessam a este Sporting. Desta forma, adopta uma visão realista do futuro próximo do clube no que diz respeito ao sucesso nesta Liga 2009/2010. Ou Carvalhal pretende impor um máximo número de vitórias a uma equipa muito fragilizada e desvalorizada. Este último ponto, o mais condizente com a História do Sporting, pode vir a revelar-se, mais para a frente, como prejudicial. O volume de jogos, em terrenos pesados, com pouco espaço de recuperação, com pouca rotatividade, pode vir ao de cima muito em breve, com claro prejuízo para a equipa leonina. No entanto, o beneficio da dúvida fica no lado da equipa técnica, sabedora do trabalho diário que cumpre com o plantel.

    Numa breve análise ao jogo de ontem, algumas merecem destaque e reflexão:
    - O golo do Leiria só se marca a este Sporting;
    - O golo do Leiria jamais seria marcado pelos avançados do Sporting;
    - Gosto de Tonel e Carriço, mas é preciso um defesa-central melhor e mais dominador. Um central de músculo e inteligência.
    - Tonel e Carriço são "moles" e ambos não encontram no companheiro a "muleta" que precisam;
    - Os falhanços de Cássio e de Silas são o espelho de que ali, no centro da defesa, nem tudo está bem;
    - 9 portugueses no onze-titular. É obra e raro.
    - Soares Dias a comprovar que só em Portugal se premeia a incompetência. Uma semana após receber as insígnias da FIFA, mais uma demonstração que o legado do pai continuará vivo.

    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Uma coisa que gostei bastante ontem passou se no pós jogo, os "jornalistas" da Sporrtv já começaram a perguntam ao RP se acha que devia ser titular no verão, apesar de não concordar, é bom que se possa fazer campanha por um jogador do sporting

    ResponderEliminar
  28. Desculpa lá (a intromissão) ó PLF...

    Eh pá! Acho que os receptores de TV (da minha casa, do núcleo ou do café onde eu vejo os jogos do SCP) andam cheios de poluição... e, curiosamente, não existe nenhum tecnico ambiental que consiga ver para lá dessa poluição... Nem um! Ao vivo a msm coisa: há mt smog no Estádio José de Alavalade.

    É que o Yannick (como gosta de ser reconhecido) não é mau, é péssimo a recepcionar uma bola, mauzinho no passe, nos cruzamentos, idem, a rematar um precipitado de primeira... enfim, é insuficiente em vários capitulos TÉCNICOS e, o q é pior, não há meio de se notarem melhoras significativas. Lá correr o rapaz corre... e muito, e mt depressa... mas 'isto' não são os cem metros barreiras...

    Aliás, o 'baptismo' de 'tilt' que o JVL em tempos lhe atribuiu define-o de forma exagerada mas primorosa, pq tem um certo fundo de realidade...

    Já agora uma questão: foi ele que criou as oportunidades ou de quem fez as assistência ou centros para ele se isolar e... desperdiçar? Apenas vi os ultimos quinze minutos do desafio de ontem em Leiria e a imagem que me ficou foram as oportunidades perdidas pelo Yannick, o remate de calcanhar do Saleiro salvo quase em cima da linha por um defesa leiriense e uma boa saida aos pés de um isolado jogador da União por parte de Rui Patrício. AH!E o estúpido cartão amarelo ao Tonel por parte do estúpido do Soares Dias, como o Hugo tão bem refere na crónica, já para não falar numas faltas muito 'manhosas' asinaladas contra o SCP...

    Atenção que, apesar de todas essas limitações, ainda não desisti do Yannick, uma vez que reconheço que as lesões e a ausencia de competição continuada o tenha vindo a prejudicar. Tem que aproveitr melhor as suas boas características (velocidade, desmarcação) e melhorar (muito) os aspectos negativos que julgo serem evidentes... É difícil? É sim senhor, mas não é impossível e pareçe-me ser um rapaz voluntarioso. A ver vamos...

    NOTA: Caros, eu sei que pode criar algum celeuma esta minha opinião, mas infelizmente estou impedido de continuar a contribuir com esta interessante discussão, uma vez que vou ter que me ausentar do meu gabinete.

    NOTA 2: E vão três vitórias consecutivas a praticar futebol com sentido! O resto é conversa...

    Abraço a tds!

    ResponderEliminar
  29. PLF,

    "O que diz sobre o YD20 é ficção. E perdoe-me a sinceridade, afirmar reiteradamente algo que não tem qualquer tradução na realidade é poluente. Pode não gostar do jogador mas isso não é desculpa para distorcer a realidade."

    Aproveitando a deixa, e levando-a para o campo cinematográfico, o Djaló é um filme de terror com pitadas de drama.

    Ficção, e das de baixo orçamento, é considerar o Djaló um bom jogador. Ainda assim estás no teu direito de gostar dele, como eu de achar que é um jogador que não tem lugar no SCP, sem que considere isso poluente. Saúdo a originalidade na catalogação da minha opinião. Como não quero ser desagradável, desta vez direi que foi a maneira mais "elegante" que já vi, de alguém tentar desvalorizar a minha opinião e chamar-me mentiroso, tentando passar a ideia que quem tem razão é o próprio e que a sua opinião é mais legítima.


    Sinceramente, só defendes o Djaló, porque é um jogador formado no SCP. Se o SCP estivesse interessado nele, e ele fosse jogador de um Marítimo, por exemplo, virias com a conversa do preço do jogador + escola que (não) tem.

    Distorcer a realidade é dizer, porque se gosta do jogador apesar das inúmeras deficiências que o mesmo tem, que o SCP ganharia com ele em campo, por passar a ter uma pressuposta profundidade ofensiva, que não usufrui com nenhum outro jogador. De que adianta essa profundidade se quem a fornece, não sabe receber uma bola nem efectuar um passe, duas das coisas essenciais e básicas num jogo de futebol? De que adianta, passando para o andebol, ter um jogador que tem um remate potentíssimo, se não sabe fazer uma recepção de bola estragando sucessivos ataques? De muito pouco porque de vez em quando pode ser que agarre a bola e marque mas na maioria das vezes, o prejuízo é superior ao proveito.

    Quanto ao Djaló, e já dissémos isto N vezes, não estaremos de acordo tão cedo. Mesmo que marque um golo no próximo jogo, as deficiências, ou carências como preferires, estarão lá e não será por isso que passarei a achá-lo um bom jogador. O Djaló necessitava de crescer, e muito, para que achasse que ele merece estar no SCP. Duvido que tal aconteça mas se isso acontecer, a bem do SCP espero que sim, serei o 1º a dizer que este Djaló não tem nada a ver com o anterior.

    ResponderEliminar
  30. JVL,

    aquilo que digo e repito é que o que afirma não tem correspondência na realidade. Não estou a fazer um juízo valorativo, apenas descritivo. Se achasse que estava a mentir di-lo-ia sem problemas. Mas porque a mentira implica o conhecimento da realidade e a sua deturpação voluntária, não é isso que pretendo transmitir. O que lhe digo é que está condicionado a ver o mau onde poderia estar a ver o bom e que a ideia que transmite não se adequa à realidade.

    Nem tudo é subjectivo. Vamos acreditar que ainda há uma realidade que pode ser comum a todos e não cair no ridículo do relativismo.

    Por isso lhe sugiro que reveja os jogos do Sporting. Reveja-os sem essa lente que lhe faz ver que tudo o que o YD20 faz é mau e que cada vez que toca na bola faz asneiras. Imagine que é o 1º jogo que vê daquele conjunto de jogadores e que quem está a jogar é o Sporting da Covilhã. E compare objectivamente.

    Não estou a dizer que a "minha" realidade é melhor ou que a faço para forçar a minha "opinião". Estou apenas a dizer que a realidade como a representa não corresponde à realidade dos factos. Não estou a substituir-me num juízo valorativo, estou apenas a dizer-lhe que objectiva/real/materialmente, aquilo que diz não aconteceu. Os factos não têm opinião.

    O único juízo valorativo que faço é que acho que está condicionado na sua leitura do que faz o YD20, não faço mais nenhum.

    Por isso não se substitua à minha cabeça e diga que só gosto do YD20 porque é da formação. Porque além de abusiva a inferência, vem acompanhada de outras referências que tornam ainda mais complexa a sua compreensão.

    1º porque o YD20 tem escola e isso vê-se. Como o CS9 tem. E isso não faz nem de um, nem de outro, jogadores excepcionais.

    2º porque a questão preço/qualidade não diz respeito aos jogadores individualmente, mas aos jogadores no contexto do Sporting. Se me perguntar se o YD20 é melhor que o Djalma, tenho dificuldades em dizer. Se é melhor que o Alan, tenho a certeza. Também elogiei o Douala, que porque trazia coisas positivas à equipa e não me lembro que fosse da formação.

    Agora, este tipo de juízo é bastante diferente do que se pode fazer relativamente ao número de vezes em que se perde uma bola. Este último é bastante mais objectivo.

    Como disse, pode achar tudo e mais alguma coisa sobre o YD20, é consigo. A mim só não me é indiferente porque a repetida deturpação da realidade põe em causa o que de mais valioso o Sporting tem. No caso do Djalma, seria um valor entre os €3M e os €4M. E no caso do YD20 também.

    ResponderEliminar
  31. PLF,

    Se voltamos aos factos, aqui ficam alguns:

    Coisas bem feitas pelo Yannick Djaló esta época

    - Remate de pé esquerdo a dar golo frente ao Braga;
    - Estava no sítio certo para finalizar jogada de Saleiro contra a Académica;
    - Boa iniciativa frente ao Leiria mas o guarda-redes defendeu.

    Os outros podem não apresentar predicados melhores que estes mas certo é que estes não são suficientes para dizer que os factos apresentam que o Djaló é bom jogador, mais útil, que sabe ir à linha enquanto outros no plantel não conseguem, etc...

    Tal como o Virgílio, também não quero perder a esperança quanto a este jogador. Mas nesta altura, os factos apresentados aproximam a minha opinião mais para a concordância junto do jvl do que com o caro PLF.

    SL

    ResponderEliminar
  32. Hugo,

    tenho dificuldades em seleccionar factos assim. Como escolheria os do HP23? E os do CS9? E os do L31? E, depois de fazer uma selecção, examinava o número de "factos positivos" por minuto jogado ou não?

    Quando digo "analisar objectivamente" não estou a seleccionar. Estou a pretender que todos façam uma imagem que retrate fielmente a realidade. Se chegarem à conclusão, depois de recolhidos os factos, que o que o YD20 fez é sempre merecedor de censura, então força! Mas 1º recolham os factos e depois interpretem-nos.

    Porque dizer simplesmente que não sabe receber e passar uma bola é muito insuficiente. Além de não corresponder à realidade.

    Termino dizendo o mesmo de sempre. Há melhores jogadores que o HP23 e que o YD20? Sem dúvida.

    E o Sporting tem capacidade para contratá-los? É que se se chegar à conclusão que não, é altura de pararmos de nos martirizar sobre a qualidade do que temos e fazer forças das fraquezas.

    ResponderEliminar
  33. algo muito curioso: o sporting ganha 4 jogos seguidos e quem leva a seguir como arbitro: o bruno paixao ( será que ja se começaram a assustar?)

    o lucilio batista tem um processo disciplinar por causa do benfica porto e quem vai ele apitar?.........o braga

    ah e o b**********+ tem como arbitro.............o 4º arbitro desse mesmo slb-fcp( se os portistas acharam mal a sua nomeaçao para ontem o que achar desta)

    enfim

    ResponderEliminar
  34. Caro PLF

    No seu comentário das 12.09 afirma que: "Carlão é caro demais para a falta de escola que tem (que decidia muitas vezes mal)".

    O que quer dizer mesmo com isso? (Atenção que a minha questão não é irónica. Quero mesmo saber a sua opinião relativamente a este jogador)

    Na minha humilde opinião, vejo no jogador Carlão características muito úteis para vestir de leão ao peito.

    Tem apenas 23 anos. É alto, bastante móvel, tem um remate fácil e espontâneo. Julgo que se chegasse ao Sporting até poderia corrigir aspectos negativos que possa ter, até porque ainda é um jovem.

    Teríamos assim no plantel um avançado diferente dos actuais e outro tipo de opções que o treinador possa vir a fazer/experimentar.

    Um abraço

    PS - Sinceramente, não sei quanto pede o União de Leiria por ele. Só de pensar que ele foi treinar a experiência no Leiria...

    ResponderEliminar
  35. The LC:
    Enquanto aguardas a opinião do PLF, deixo-te a minha:

    Sou um dos que defendi aqui a aquisição de Carlão porque, tal como tu, também me parece que as suas caracteristicas poderiam ser úteis. Aliás, ainda há dias me interrogava se não deveríamos escolher alguém como Carlão em vez de Pongolle. Mas é uma utilidade cara por 5 milhões. Tu, melhor que eu, tens possibilidade de avaliar que avançados como ele não serão assim tão raros no Brasil. Quanto a mim, tendo em conta o abrir de boca do Bartolomeu, era o que o Sporting devia fazer: procurar melhor, comprar mais barato. Se o Nacional descobriu o Nené numa equipa de "desempregados" e o Grande Manel o Carlão, será assim tão dificil nós fazermos o mesmo?

    E aposto se o Bartolomeu pede o mesmo ao fcp se eles se interessarem pelo jogador...

    ResponderEliminar
  36. LdA

    Não sabia dessa história do Bartolomeu. A ser assim como dizes, acho que já entendi o que queria dizer o PLF.

    O Nené é outro bom exemplo, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  37. The LC,

    já falei sobre o Carlão aqui (e peço desculpa, mas é mesmo só para evitar a repetição):

    http://bancadanova.blogspot.com/2009/12/gigantes-de-pes-de-barro.html

    A minha principal objecção ao Carlão é que ele, muitas vezes se afasta do colectivo, vira-se para o lado contrário ao apoio. O Varela também fazia isto e corrigiu. Não sei se o Carlão será capaz, até porque presumo que seria mais fácil de corrigir isso no Varela por ter vindo de uma boa escola de formação.

    ResponderEliminar
  38. PLF,

    Não estás a fazer um juízo valorativo mas sim a afirmar que aquilo que tu observas é a realidade, ao passo que eu, devido às lentes que uso em relação ao Djaló, não o consigo fazer. A "elegância" continua.

    Podes colocar as coisas como quiseres mas a realidade é só uma: o Djaló não tem qualidade para jogar no SCP.

    "Estou apenas a dizer que a realidade como a representa não corresponde à realidade dos factos. "

    E é a realidade que reportas, a verdadeira? Honestamente, eu gostava que fosse mas não me deixo iludir.

    Nem tudo o que o Djaló faz, é mal feito obviamente, agora a minha visão acerca dele e que aqui partilho, aproxima-se muito mais do que ele tem feito, do que uma visão que lhe descobre méritos inexistentes ou que anseia pela sua "explosão". Há 4 anos que estamos à espera. O cúmulo da paciência passará doravante, a fazer referência ao Djaló, arrisco dizê-lo.

    Quando o apelidei de "Tilt", não foi devido a um, dois jogos; não foi por três ou quatro más recepções: não foi por falhar cinco, seis passes ou por falhar duas três oportunidades em frente ao GK. Foi devido à sucessão de jogos que já vi do Djaló, e que não foram tão poucos quanto isso, em que estas situações se repetiram até à exaustão!!
    Não tenho qualquer prazer em achar que um jogador que pertence ao SCP é fraco, cepo, tronco, o que lhe queiram chamar. Se acho que o Djaló é fraco? Acho. Digo-o de um modo leviano? Não.

    Factos relacionados com o Djaló:

    Facto 1: Má recepção de bola
    Facto 2: Má qualidade de passe
    Facto 3: Perdulário
    Facto 4: Más decisões
    Facto 5: Pouco inteligente
    Facto 6: Veloz

    Obviamente, isto não é, ou não deveria ser, suficiente para um jogador do SCP. Cada qual terá os seus padrões, eu acho estas características são insuficientes para um jogador de futebol, quanto mais para um do SCP.


    "Por isso não se substitua à minha cabeça e diga que só gosto do YD20 porque é da formação."

    Desde que faças o mesmo e deixes de adoptar o discurso de deturpação da realidade e visão "especial" em relação ao Djaló. Sei perfeitamente o que vejo e o facto de não gostar do Djaló, não me impede de reconhecer quando faz algo positivo. Aliás são tão poucas as vezes, que quase que dá para as citar de cor.

    "Como disse, pode achar tudo e mais alguma coisa sobre o YD20, é consigo. A mim só não me é indiferente porque a repetida deturpação da realidade põe em causa o que de mais valioso o Sporting tem. No caso do Djalma, seria um valor entre os €3M e os €4M. E no caso do YD20 também."

    Discordar de ti é portanto deturpar a realidade, chegando ao cúmulo de colocar em causa o valor do Yannick. O absurdo deste parágrafo é extraordinário.
    Sou eu, ao afirmar repetidamente aquilo tem sido evidente, que coloco em causa o valor do Djaló. E eu a pensar que eram as suas exibições e (falta de) qualidade que definiam esse valor.

    Tendo em conta o que dizes - e do qual não ouso duvidar - começarei desde já a elogiá-lo, de modo a que o SCP o consiga vender, no mínimo!!!, por 10 milhões de € e consiga reforçar o seu plantel com jogadores que não sendo tão bons ou não tendo escola, consigam dominar uma bola e acertar um passe. Avizinha-se uma tarefa hercúlea para o SCP! Substituir o Djaló!! O drama, o horror, a tragédia.

    Djaló fora do SCP JÁ!

    ResponderEliminar
  39. JVL,

    o seu uso do sarcasmo é deslocado porque não encontra reflexo na realidade dos factos.

    Quando sugeri que faria uma análise objectiva das acções do jogador a 1ª coisa que fizeram foi dizer que a interpretação dos dados é subjectiva.

    Há coisas que não são inteiramente subjectivas. Recepção, passe e decisões, tudo está parametrizado. E, portanto, não aceito que me diga que ele faz tudo mal, porque não faz. Dizer que faz tudo mal é estar tão longe da verdade que só pode ser explicado por outra razão. E, sinceramente, também me interessa muito pouco estar a discutir com base em premissas enviesadas.

    ResponderEliminar
  40. PLF,

    Não tivesses tentado passar a imagem que mentia ou que estava desfasado da realidade, e nunca teria usado o sarcasmo.

    Quando se falou em subjectividade na análise, foi relativo ao que poderia ser considerado uma boa decisão e NUNCA em relação à recepção e/ou passe, tendo tu dado um exemplo onde seria notório que algo que poderia ser entendido como boa decisão, poderia na realidade ser uma má decisão pois contrariava as decisões do técnico.

    Afirmar que eu digo que o Djaló faz tudo mal, é mentira. Digo e repito as vezes que forem necessárias, que a capacidade de recepção e passe do Djaló, por exemplo, são francamente más. O que não significa que se ele fizer algo de bom, o omita.

    Quanto ao enviesamento das premissas nesta discussão, é algo que tanto me poderá ser atribuído como a ti.

    ResponderEliminar
  41. PS: Esqueci-me de uma nota importante: a TUA realidade dos factos e não A realidade dos factos. O que é algo completamente diferente.

    ResponderEliminar
  42. JVL,

    a minha realidade é aquela que passa na televisão.

    Reporto-me a isto e nada mais:

    "E o Djaló ah? Espectáculo mais uma vez. O troféu "Sou o mais burro do plantel" volta a contar com um candidato de peso, para ombrear com o Vuk."

    "Agora se quisesse criticar o Djaló neste jogo, bastava ter feito referência a um dos lances em que ele participou nesta partida."

    "ue interesse temos em ter um jogador veloz, e muito, que tem tantas dificuldades na recepção e controlo da bola? Ele pode ser mais rápido que o Bolt mas se depois perde sistematicamente a bola, e isso é 1 constante, de que adianta? Qual é a mais-valia que ele traz?"

    "De que adianta essa profundidade se quem a fornece, não sabe receber uma bola nem efectuar um passe, duas das coisas essenciais e básicas num jogo de futebol? De que adianta, passando para o andebol, ter um jogador que tem um remate potentíssimo, se não sabe fazer uma recepção de bola estragando sucessivos ataques? De muito pouco porque de vez em quando pode ser que agarre a bola e marque mas na maioria das vezes, o prejuízo é superior ao proveito."

    A "minha" realidade é esta: o YD20 perde bolas no contacto, como qualquer outro avançado. Se perde mais, não é muito significativa a diferença. Mas como o JVL, apesar de me forçar a estar muito atento a estes pormenores, apenas voltarei a referi-lo quando puder fazer uma demonstração objectiva do que falo.

    ResponderEliminar
  43. PLF,

    Só para tirar dúvidas quais são para ti os pontos fortes do Djálo? Aqueles onde achas que a sua uitlização poderá beneficiar o Sporting?

    "E, portanto, não aceito que me diga que ele faz tudo mal, porque não faz."

    Completamente de acordo com este ponto, pois acho que o Djálo se senta no banco melhor do que outro jogador do plantel...aliás por mim nem de lá saia.

    ResponderEliminar
  44. PLF,

    A minha realidade é a que passa na televisão e a que vejo no estádio quando assisto o jogo ao vivo.

    Quanto às frases soltas que aqui deixas totalmente descontextualizadas, volto a explicar. Pode ser que desta vez seja entendido:

    "E o Djaló ah? Espectáculo mais uma vez. O troféu "Sou o mais burro do plantel" volta a contar com um candidato de peso, para ombrear com o Vuk."

    A frase do prémio, como já expliquei anteriormente, não se referia a este jogo mas sim ao regresso em pleno do Djaló, que é para mim, a par do Vuk e do Grimi, dos jogadores mais burros do plantel.


    "Agora se quisesse criticar o Djaló neste jogo, bastava ter feito referência a um dos lances em que ele participou nesta partida."

    Esta frase vinha na sequência da anterior, que não foi por ti compreendida, pensando que falava do Djaló por causa deste jogo em específico. Como não foi, daí ter escrito esta.

    "ue interesse temos em ter um jogador veloz, e muito, que tem tantas dificuldades na recepção e controlo da bola? Ele pode ser mais rápido que o Bolt mas se depois perde sistematicamente a bola, e isso é 1 constante, de que adianta? Qual é a mais-valia que ele traz?"

    Não vejo o que está aqui de errado.

    "De que adianta essa profundidade se quem a fornece, não sabe receber uma bola nem efectuar um passe, duas das coisas essenciais e básicas num jogo de futebol? De que adianta, passando para o andebol, ter um jogador que tem um remate potentíssimo, se não sabe fazer uma recepção de bola estragando sucessivos ataques? De muito pouco porque de vez em quando pode ser que agarre a bola e marque mas na maioria das vezes, o prejuízo é superior ao proveito."

    Não vejo o que está aqui de errado.

    "A "minha" realidade é esta: o YD20 perde bolas no contacto, como qualquer outro avançado. Se perde mais, não é muito significativa a diferença."

    É verdade que o Djaló perde bolas no contacto, só que esse contacto vai para além do efectuado com o adversário. Acontece também aquando do contacto com o próprio esférico.

    Voltarei a debater o Djaló contigo, quando deixares de estar em negação e fores capaz de, fria e objectivamente, analisar o seu rendimento. Não pelo que poderá vir a ser, não pelo que poderá jogar se o fizer na posição X no sistema Y mas sim pelo que tem produzido ao longo de 4(!!!!!) épocas no plantel sénior.
    Só gostava que me dessem um exemplo de um jogador, vindo da formação, que tivesse tido tantas oportunidades para singrar.

    ResponderEliminar
  45. jvl

    basicamente por vezes é muito complicado debater com o PLF porque ele parte sempre de uma premissa simples:

    um jogador desde que seja da formaçao é bom porque é mais barato do que qualuqer um que se possa contratar e pode render muito mais no futuro. por ele o plantel seria apenas com jogadores da formaçao, por isso é muito dificil ele encontrar defeitos num jogador que seja da formaçao ou dizer algo sobre ele que nao seja positivo

    e este comentario foi feito apenas com base no que ele escreve no blog dele e nos comentarios que vai deixando por ai

    ResponderEliminar
  46. Bruno,

    face seu último comentário, compreenderá a difícil posição em que me coloca.

    Muito sucintamente, pois não me parece que esta discussão mereça muito mais, o YD20 oferece (i) uma excelente capacidade de aproximação a uma ala (é rápido a deslocar-se do centro para a ala, abre bem e atempadamente), (ii) encara o adversário em direcção à baliza (em 1x1 ou flectindo para o centro) quando sai de uma posição da linha e faz isso rapidamente e (iii) oferece uma solução para passes para as costas da defesa.

    A velocidade de execução das coisas mais simples no futebol pode distinguir um futebolista medíocre de um bom futebolista. A rapidez com que um jogador faz uma deslocação do centro para a ala cria incerteza no adversário e, através dela, um desequilíbrio colectivo.

    O YD20 e o BP25 fazem isso com bastante (velocidade e) naturalidade e - como para o JM28 - fazem as coisas complexas parecer simples.

    Arriscar o 1x1 e perder a bola é algo de natural num extremo. O YD20 não faz fintas espectaculares e perde algumas bolas, mas a profundidade ofensiva que, no processo, confere à equipa, permite aos centro-campistas respirar. Sem profundidade vertical não há golos. Por isso é melhor chegar algumas vezes à linha e centrar para lá da bancada do que não chegar nenhuma. Um exemplo acabado da importância dessa profundidade é o Di Maria. Como jogador decide muito mal, mas o número de vezes que consegue levar a bola até ao último terço tornam-no um jogador útil.

    ResponderEliminar
  47. Caros, calma ... nao possuo de momento acentuacao e pontuacao (culpa da nacionalidade do teclado) mas calma.

    PLF, os maus contactos do Djalo com a bola multiplicam-se e repetem-se frequentemente ... ha que reconhecer isto, mesmo que se goste do jogador.
    O Djalo, o Mariano (este entao neste particular e horrivel), e outros, muitos outros por este Campeonato fora sofrem desse mal.
    Eu atribuo algo a isso: excessivo nervosismo. Talvez o jogar a frente de muita gente o atrapalhe, talvez o saber que estao umas quantas centenas de milhar de pessoas a ve-lo pela televisao o atrapalhe, talvez seja isso talvez seja acoloutro, mas a verdade e que assim acontece ...
    Nervosismo, excessivo medo de falhar, falta de quimica com alguma coisa, nao faco ideia ... mas a verdade e que o Djalo tem uma pessima relacao com a bola.

    O golo na meia-final ha 2 anos em Alvalade, foi uma boa decisao?
    Pessima decisao ... tinha um colega no seu lado esquerdo sem marcacao e o que faz ele? Atira um charuto a 20 metros da baliza que se nao calha tocar na bota do Luisao seria uma perfeita anedota de remate.
    Agora o mais incrivel e que se olharem com atencao para esse lance ... o pior nem e a opcao tomada, o pior foi sim ... o facto de ele nem tirar os olhos do chao para se aperceber do que quer que seja, isto e: ele nem sabia que tinha companhia naquele ataque, e isto remete para aquilo que o JVL diz: falta de inteligencia, outra caracteristica dele.

    O golo ao Braga? Vejam com atencao ... ele nem olha para a baliza> segundos ou instantes antes de rematar. Aquele remate tanto podia ter dado aquilo como podia ter dado outra coisa qualquer. Alias ... ele no jogo de ontem tem um lance quase igual, tambem de pe esquerdo, e sensivelmente a mesma distancia, e mais uma vez ... nem olha para onde remata.

    Mesmo coisa quando recebe a bola e tem espaco a frente: cornos espetados no chao e uma correria doida ate mais nao, para depois ... nada dali resultar. Ou falha o cruzamento, ou nao cruza sequer, ou a bola sai para fora do campo ou embrulha-se com o defesa e o lance e interrompido.

    Agora, tudo isto nao e culpa dele obviamente. O Dajo e como e.
    Da mesma forma que o Polga nao tem culpa de ser um central cheio de falhas e de timbre fraco.
    Que tenham sorte noutra equipa, uma que possivelmente (Djalo) esteja habituada a jogar na expectativa. Porque no Sporting, a jogar contra equipas fechadas, sem espaco, o Djalo nao tem recursos tecnicos suficientes para ser util ... infelizmente.

    Por exemplo o Douala: eu nao sou grande apreciador deste tipo de jogadores mas, o Douala tinha algo muito bom (que o Djalo nao tem): o Douala servia os colegas, e fazia-o muitas vezes bem. Passava o defesa e endossava a bola, e ela frequentemente chegava ao destino ... o Daljo e incapaz disso: ou ela bate nas pernas do defesa, ou e cortada, ou vai para fora, ou ou ou Floribela.

    ResponderEliminar
  48. 50 comentários para discutir a valia do Djálo? :)...

    ...optavam por enumar as boas qualidades dele e gastavam 3 linhas, e uma delas era a escola de futebol! :)

    P.S. - Vamos lá juntar os trocos para comprar um DE 'à João Pereira'?

    RDS

    www.spotingseculoxxi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  49. RDS,

    3? Esbanjador, duas chegavam ;)

    ResponderEliminar
  50. Jvl

    50 comentários para discutir o Djaló?

    2 linhas para enumerar as suas qualidades?

    Para mim uma frase chega:

    Enquanto envergar a camisola do Sporting, e CC o escolher, Djaló é o melhor do mundo, para mais não havendo alternativas muito mais credíveis.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  51. 8,

    Compreendo perfeitamente o que queres dizer. Reformulo então: nos melhores do Mundo, é um dos "menos melhores". ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  52. jvl

    Isso mesmo. Mas há outros tão "menos melhores" como ele.

    ResponderEliminar
  53. Tenho impressão que há aqui alguém a precisar de ir ao oftalmologista. 2 linhas para comentar o valor do Djaló? 1chega para comentar o valor do comentador e sobra. Então quer dizer que toda a gente tem que concordar contigo pah, ou então é perseguido pela caixa de comentários? qualquer dia tás aqui a comentar sozinho, pois ninguém tem que te aturar, fodasse! Conta lá o que te fez o homem e prontos, pá, se é que não pornográfico... Para ti afinal quem é que presta, caralho?

    ResponderEliminar
  54. PLF... és o maior sabichão da tua rua! lol

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (6) 40anosdisto (4) 8 (69) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (112) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (84) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (5) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (7) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (95) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (5) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (3) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (22) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (107) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (30) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (13) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (4) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (4) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)