quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dúvida

É ainda cedo para nos pronunciarmos sobre a qualidade dos reforços, porque ainda nem sequer se conhece a sua quantidade. Certas são as saídas de Ronny em definitivo e a de Mexer por empréstimo e o prolongamento do contrato de Tiago e André Santos. Se se confirmar a entrada de Evaldo fica a ideia que até ficaremos mais fortes nas laterais, tendo como referência o ano passado. Mas, com mais ou menos milhão pelo passe do lateral-esquerdo, o S. C. de Braga ficará com o seu orçamento do ano transacto pago. Tendo em conta precisamente a comparação entre os resultados alcançados e o dinheiro gasto por uns (nós) e por  outros (eles) , não nos seria mais útil e até mais barato “comprar “ as ideias da SAD arsenalista, do que avulsamente este ou aquele jogador que lhes pertença?

32 comentários:

  1. Não concordo em nada com este post. O Braga fez uma excelente época, mas vamos esperar para ver o seu desempenho na próxima época. O Braga, apesar de ter visto alguns jogos bons, "aproveitou-se" e muito bem da epoca merdosa que nós fizemos e da época abaixo do normal do fcporcos.
    Se para o ano conseguir manter este nível, aí sim, poderão estar proximos de ser o 4º grande em Portugal. Iremos ver se foi uma época muito atípica, ou se irão conseguir manter este nível na superliga.

    Para agora estarmos a pensar "comprar" as ideias do Braga, então se calhar não deviam ter corrido de Alvalade com o homem que está lá a fazer as contratações.

    SL

    ResponderEliminar
  2. LdA, o Salvador também?

    Há muita coisa que me faz confusão, uma são os imprescindiveis, gostei do trabalho de Carlos Freitas no Sporting, então se for comparar com o passado recente só posso dizer gostei muito.

    A saida de um bom funcionário só é preocupante se ele não for substituido à altura e passado este tempo continua a não existir substituo naquelas funções especificas, e isto ainda me faz mais confusão.

    O seu regresso será igual ao anterior, é mais uma razão porque não gosto de ver passar a mesma água duas vezes sobre a mesma ponte. Enfim, precisa-se de imaginação e arrojo em Alvalade, quando construimos modelos próprios os outros rápidamente os copiam, não devemos é ser nós próprios a destruir o que construimos...

    ResponderEliminar
  3. Dezperado:
    O que é que não concordas:

    1- Que 5 milhões (se Evaldo custar 2...) pagam o orçamento o Braga?

    2- Que não é preciso saber gastar tanto como gastamos para ter resultados como os do Braga?

    3- Que também deveríamos saber comprar mais barato e criar valor, como aconteceu com João Pereira e Evaldo, comprados em saldo e agora vendidos a bom preço?

    Pelo menos no 1º ponto adianta-te pouco concordares ou não. Como dizia o outro é só fazer as contas. Quanto aos 2 restantes talvez seja melhor mesmo continuar a esbanjar dinheiro...

    ResponderEliminar
  4. LMGM:
    Por alguma razão eu falei nas ideias e não nas pessoas. A grande diferença entre Carlos Freitas de Alvalade e o da pedreira é capaz de estar no que lhe é permitido ou vedado por aqueles que estão acima. om isto não quer dizer que preconize o regresso de Carlos Freitas. O que quero colocar à discussão não são as pessoas mas as estratégias. Por um lado pagamos as contas a um concorrente directo, por outro compramos "artigos" inflacionados, e independentemente do valor dos jogadores.

    Ficaremos mais fortes ou estaremos a dar de comer ao inimigo?

    ResponderEliminar
  5. Urge entender este fenómeno que já detectámos há muito tempo:

    - Porque é que rendem num lado e não rendem noutro?

    Em parte, admito que alguma da culpa é nossa - adeptos - que não somos pacientes com alguns jogadores.

    Contudo, é legítimo questionar alguns dos critérios aplicados na selecção e recrutamento de jogadores.

    ResponderEliminar
  6. Caro Dezperado,
    “O Braga, apesar de ter visto alguns jogos bons, "aproveitou-se" e muito bem da epoca merdosa que nós fizemos” não concordo em nada com a sua analise, uma equipa que se aproveita da má epoca de outra fica na pior das hipoteses com 5 pontos de avanço e não com uns 23.
    Na realidade o SCP alem da falta de ideias, bem visivel em quem gere o futebol do SCP, ainda estão a alimentar a tesouraria do seu principal rival do momento (pois não ha pedalada para acompanhar Bimbos e Lampiões) agora é rezar para que o Carlos Freitas, escorraçado de alvalade não encontre alguem baratinho para subtituir o Evaldo e o João Pereira.
    Quanto ao artigo as ideias nao se compram, têm-se, o Carlos Freitas está a fazer um excelente trabalho mas tambem tem errado nas aquisições, mas que conseguir construir um plantel homogeneo isso conseguiu, que consegui ter esta epoca um plantel superior ao do SCP é inquestuinavel senão vejamos:
    Eduardo vs Rui Patricio Eduardo sem duvidas
    Defesas Laterais nem vale a pena falar se nao fossem melhors que os que temos nao os teriamos ido buscar acho eu.
    Centrais nao temos nunhum melhor que Rodrigues
    Trinco não temos nenhum melhor que Vandinho
    Mossoró para competir com ele apenas Matias a quem nao deram aportunidades de jogar mais regularmente.
    Ganhamos no Liedson pois Moutinho, Hugo Viana (Se lugar no SCP de Paulo Bento), Luis Aguiar, Miguel Veloso, Alan e Izmailov equivalem-se.
    A diferença está que eles tiveram um treinador e nós nao, uma estrutura a pensar o futebol e nós não, um responsavel por observar jogadores e de acordo com as necessidades do plantel e treinador colmatar as lacunas e nós não.

    ResponderEliminar
  7. Lda

    "1- Que 5 milhões (se Evaldo custar 2...) pagam o orçamento o Braga?"
    E?????

    "2- Que não é preciso saber gastar tanto como gastamos para ter resultados como os do Braga?"
    Iremos ver se foi uma epoca muito atipica ou se vão continuar a lutar como fizeram este ano. Já vi o Guimarães ficar em 3º e no ano seguinte ficar em 8º.

    "3- Que também deveríamos saber comprar mais barato e criar valor, como aconteceu com João Pereira e Evaldo, comprados em saldo e agora vendidos a bom preço?"
    Concordo inteiramente, alias acho que é uma teoria que todos concordamos, mas para isso deveriamos criar condições, tanto na parte directiva, como nós adeptos com pouca paciencia. E este ano tivemos o exemplo do André Marques, passados 3 jogos já "andavamos" a assobiá-lo. Como é que queremos que ele cresça para daqui a 3 anos vendermos por 3 milhoes? mas já que falamos tanto de defesas esquerdos, onde para o Antunes? aquele excelente defesa que o Sporting mais uma vez deixou passar e até choveram criticas nesse sentido.

    Concordo que deveriamos ser mais criteriosos nas nossas compras, mas falar de jogadores que evoluiram é facil, porque não falamos daqueles que não evoluiram.

    E deixo uma pergunta, será que tinhamos aceitado bem a vinda do João Pereira quando saiu do "Florioso"????

    E pegando no comentário do Hugo, acho que em clubes perquenos, é mais facil conseguir crescer sustentadamente, porque não existe a tal pressão dos sócios.

    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Este teu último comentário para mim é taxativo!
    A ideia lá de cima está correctissíma, mas para funcionar cá em baixo há muita coisa que tem que mudar e não é só em quem dirige o nosso futebol!

    Imagino o que teriam sido os comentários por essa blogosfera se em vez de termos ido buscar o Evaldo fossem buscar o Nigeriano que o Braga descobriu.

    ResponderEliminar
  9. P.O.

    Concordo quando diz que no Sporting faltou estratégias, faltaram ideias, faltou tesouraria, faltou tanta coisa.

    Agora não concordo em nada, quando diz que agora o nosso principal adversário é o Braga, porque não temos pedalada para os merdosos e para os fcporcos.

    Percebi a comparação que fez entre jogadores do Braga e nossos. Concordo com algumas (defesa), agora, as restantes, se os nossos também estiverem em forma como os do Braga, não ficamos em nada atrás deles.

    Em relação ao trabalho do Carlos Freitas, só posso estar de acordo, está a fazer um bom trabalho, porque se calhar é mais facil "gerir uma pequena empresa do que uma multinacional" em que todos os dias são pedidos resultados.

    Mas ainda em relação ao Carlos Freitas, tive aqui a pesquisar, e entraram mais de 20 joagdores no Braga, se pelo menos 3 ou 4 não fossem bons, aí sim, era de admirar.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que a "mama" do Braga há de acabar mais cedo ou mais tarde.

    Parece-me que tem tido margem negocial por ainda não ser considerado "Grande" definitivamente. Por exemplo, contrataram o Sílvio. Quanto terá custado a transferência e quanto é que custaria se fosse para o SCP?

    Adicionalmente, o Braga (e outros clubes) tradicionalmente contratam às dezenas de jogadores todos os anos. Assim, o Carlos Freitas pode "brincar" ao FM a seu belo prazer e assim trazer este e aquele jogador à vontade. Se der deu, se não der, desse.

    No Sporting existe a pressão. Compra-se pouco e muitas vezes mal. Estamos escaldados.

    Sinceramente, não tenho em boa memória os negócios feitos pelo Carlos Freitas, embora admita que talvez não conseguisse fazer muito melhor, fosse por dificuldades financeiras, pouca margem negocial ou condicionamentos tácticos.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Frederico:
    O nigeriano que o Carlos Freitas foi buscar é uma jogada de risco. Além de não ter demonstrado nada de assinalável ou consistente, pouco jogou durante o ano que passou. Mais do que um reforço só pode ser visto por ora como uma aposta que, a vingar, renderá bom dinheiro. Como reforço do lado esquerdo consideraria o Sílvio do Rio Ave.

    O Sporting também pode fazer "jogadas" como esta, mas, lembrando-me de nigerianos, preferiu pagar bom dinheiro pelo Rabiu e depois deixá-lo sair. Alguma coisa não funcionou bem aqui, excepto a mudança de mão do dinheiro que se deu por ele. O Braga preferiu apostar num jogador a custo zero, numa jogada onde o risco envolvido é quase nulo.

    ResponderEliminar
  12. LdA, vários pontos, se alguém está a copiar ideias é o Braga do Sporting, nomeadamente porque as ideias não surgem do nada, nem se compram nas lojas, têm normalmente uma qualquer massa encefálica associada. Quer na direcção, quer na formação o Braga tem adquirido muitas "ideias" do Sporting.

    Não acho que o Braga tenha aproveitado qualquer má época de terceiros, o Braga fez uma excelente época ao nivel de um grande baseada em principios simples, um plantel equilibrado, uma ideia de jogo favorecendo aquilo que tinham de melhor (a defesa), um bom treinador, humildade e solidariedade.

    Nada disto custa muito dinheiro, nada disto vai transformar o Braga numa potência nacional.

    As razões para a nossa época desastrosa não são económicas, são o inverso das que apresentei acima para o sucesso do Braga.

    O exemplo económico do Rabiu é optimo, onde será melhor gastar 1 milhão, num jogador promessa que ao chegar aos 18 anos pode sair sem demonstrar a sua qualidade ou simplesmente não renovar contrato? Ou no prémio de assinatura de um consagrado que possa ter rendimento desportivo imediato mesmo não tendo financeiro (p.ex. JVP)?

    Conforme os recentes relatórios de contas demonstram, o Sporting precisa de ganhar rapidamente, mesmo que ganhar signifique ficar pelo segundo lugar... não é essa a conquista tão elogiada do Braga?

    ResponderEliminar
  13. "Porque é que rendem num lado e não rendem noutro?"

    Porque a mentalidade e a exigência que é transmitida e imposta aos jogadores e treinadores é diferente.

    Só assim se explica que o Caicedo tenha metido 5kg em 15 dias. Ou será do ar de Alcochete?

    E assim também se explica a diferença no trabalho do Carlos Freitas.

    O problema nunca foi o Carlos Freitas, mas o enquadramento que tinha. E não me refiro a falta de dinheiro.

    ResponderEliminar
  14. Evaldo? Porque não Duda?

    Apenas para reflectirmos. Vamos às semelhanças: Evaldo tem 28 anos. Duda tem apenas mais um. Provavelmente custarão o mesmo. O salário exigido também não deverá ser muito diferente. Ambos falam português, um com sotaque brasileiro, outro com sotaque nortenho.

    Agora as diferenças: Evaldo tem 1,84m, Duda apenas tem 1,74m (importante num lateral? vero, ma non troppo). Evaldo não é internacional, Duda é. Evaldo é naturalizado, Duda é natural. Na Europa Evaldo jogou apenas em Portugal, Duda jogou em Portugal e em Espanha, um dos dois melhores campeonatos do mundo. Evaldo passou pelo Porto onde fez um jogo (incompleto...), Duda passou pelo Sevilha, onde fez mais de 30 jogos, conquistou uma taça UEFA e ainda jogou na Champions.

    Decisão? Evaldo...

    ResponderEliminar
  15. Berde, Evaldo é defesa o Duda não...

    ResponderEliminar
  16. Acho que um dos pontos essenciais, e já aqui foi dito, é que o Braga (ainda) não precisa de pagar pelos jogadores aquilo que seria exigido ao SCP. Que, por exemplo, não seria ao fcp.

    O SCP precisa de mudar rapidamente a maneira de trabalhar o mercado interno.

    Berde,

    O LMGM já disse a principal diferença. Eu não me agrada nada o Duda a defesa, pelo que tenho visto. Entre Evaldo e Duda, para lateral esquerdo? Evaldo.

    ResponderEliminar
  17. Hugo:
    "Por exemplo, contrataram o Sílvio. Quanto terá custado a transferência e quanto é que custaria se fosse para o SCP?"

    Parto do principio que quer o Braga quer o Rio Ave defenderam os seus interesses. Isto é, cada um recebeu e pagou o que lhe parecia justo. Se o Sporting pagaria mais ou menos não sei, mas é bem provável. O que lança a questão, que está subjacente a este post, da capacidade negocial do Sporting. Mas bem vistas as coisas, e sendo justos, só o FCP parece beneficiar de descontos no preço, e não é dificil perceber porquê. O SLB quando comprou o Coentrão pagou bem.

    Sobre a questão do rendimento que colocas e que também é abordada pelo FCS, esta não pode ser desligada do rendimento colectivo. Numa época como a nossa alguém acha que as capacidades individuais de algum dos nossos jogadores se expressou a 50% das potencialidades?

    Veja-se o caso do Ruben Micael, que desceu de produção ao apanhar o FCP em curva descendente. Ao invés, quantos jogadores do SLB e SCB pareceram muito melhor do que nunca nas suas carreiras?

    LMGM:
    De acordissímo quanto à apreciação que fazes da carreira e dos méritos do SCB.

    ResponderEliminar
  18. Berde e Branco:
    Para que precisamos de prospecção do mercado se temos que optar apenas entre Evaldo e um jogador adaptado?

    ResponderEliminar
  19. Corremos com o carlos freitas e agora vem um post perguntar se não seria mais útil e mais barato comprar as ideias da sad arsenalista? È preciso muita paciência para governar uma nau como a do SPORTING.È que todos nós fomos respónsáveis pelo afastamento do carlos freitas e agora virem perguntar se não era mais útil ou mais barato copiar as ideias da sad..?? È MESMO DE MÀ FÈ..Porra que nunca mais nos entendemos

    ResponderEliminar
  20. José:
    Se soubesses ler e interpretar poupavas-te a vergonha de escrever o que acabaste de escrever. Má fé é precisamente isso: comentar sem ler.

    ResponderEliminar
  21. Eu bem li e bem sei que desde que o carlos freitas foi para lá que o braga tém feito bons negócios.Agora não me esqueço que todos mas todos corremos com o carlos freitas e não há ninguém que fique de fora com o afastamento dele.Agora querer comprar as ideias da sad arsenalista porque seriam mais baratas é mesmo de má fé.È mesmo para destabilizar..E o burro sou eu..

    ResponderEliminar
  22. Pessoal,

    boa questão essa do adaptado. Mas antes de mais deixem-me dizer que considero o Evaldo um bom jogador. Apenas quis relançar a discussão pois parece-me que muitas vezes não se ponderam devidamente as alternativas.

    Mas voltando ao adaptado, então se o Fábio Coentrão estivesse disponível, entre ele e o Evaldo escolheríamos o Evaldo? Só por ser um lateral de raíz? Relembro que são muitos os exemplos de jogadores que foram adaptados a laterais com sucesso. Aliás no Sporting temos um caso que é o João Pereira! Mas há mais: Bosingwa, Miguel, Zambrotta, etc...

    É que no futebol o importante é ter bons pezinhos e cultura táctica. Ninguém nasce já com maturidade de defesa ou de avançado. Aliás, façam um inquérito aos putos que começam a dar os primeiros chutos e vão ver em que posição é que eles querem jogar...

    E falando do treinador do momento, um dos segredos de Mourinho é precisamente a adaptabilidade que consegue retirar dos jogadores, fazendo-os suar onde é preciso, em prol da equipa.

    Portanto, não considero que neste caso a questão do adaptado seja fundamental para a tomada de decisão. Mas também concordo com o LdA que reduzir a decisão a estes dois jogadores é muito pobre... Foi apenas um exercício de comparação que poderia, e certamente deveria, ser feito com mais jogadores.

    Mas mantenho a minha posição. No pressuposto que ambos custariam o mesmo, ganhariam o mesmo e que a decisão teria que ser entre ambos, escolheria o Duda, embora considere o Evaldo um bom jogador.

    ResponderEliminar
  23. Mais que saber se o Braga fez bem ou mal, se soube comprar bem ou não, preocupa-me não ver as jovens promessas que vão aparecendo no nosso Clube, progredirem.

    Nas duas últimas épocas não vejo evolução em Moutinho, Veloso, Adrien, Pereirinha e Djaló. Patrício com 2 épocas a jogar sempre, já teria de estar outro guarda-redes. Carriço tem de dar rapidamente o pulo. De quem notei alguma evolução foi de Saleiro, talvez reflexo de ter andado por fora.

    Enquanto tivermos treinadores da treta, não vamos longe.

    Que quem escolheu Paulo Sérgio tenha escolhido bem são os desejos.

    ResponderEliminar
  24. Berde e branco

    Sinceramente entre Evaldo, Duda e Coentrão, para defesa esquerdo, continuava a preferir o Evaldo.

    E isto é a minha opinião, sinceramente não percebo como o Duda joga na nossa selecção...só mesmo porque não temos nenhum defesa esquerdo e andam sempre adaptar alguém aquele lugar.

    Não sou contra as adaptações e o caso do João Pereira é um deles.

    Em relação ao Coentrão, não o queria a defesa esquerdo, porque sabe atacar, mas não sabe defender.
    É claro que jogos em casa contra navais, paços...em que jogamos muito mais ao ataque, podemos ter um defesa assim, agora em jogos grandes, precisamos de um defesa que também saiba defender.

    Não percebo donde surgiu a ideia que tinhamos de reduzir as opções a evaldo ou duda.

    SL

    ResponderEliminar
  25. Berde, o Coentrão também é fraco a defender, aliás nem sabe defender como deve um lateral, agora é um jogador muito agressivo e combativo (idêntico ao João Pereira) e isso ajuda a esconder muita asneira.

    Se o motor do Grimi tivesse as mesmas rotações do Coentrão andava eu mais descansado...

    O 8 falou num ponto importante, o treinador... estamos todos a esperar ser surpreendidos por Paulo Sérgio ele tem uma tarefa de hércules pela sua frente, o nosso apoio vai, numa fase inicial, ser fundamental.

    ResponderEliminar
  26. Espero estar enganado. E obviamente que se o Evaldo for contratado passará a ser o melhor lateral do mundo, de longe! :)

    Relativamente ao Coentrão, gostava também de estar enganado (enquanto envergar as cores do vizinho) mas acho que se vai tornar num excelente lateral. Reparem que estamos a falar da adaptação de um extremo e como tal ainda não tem todas as rotinas defensivas bem definidas, mas quando as tiver...

    E esteve tão perto do Sporting... Lembram-se? Acho que até deu entrevistas dizendo que era membro da Juve Leo, claramente a fazer-se ao piso, mas nós, estávamos noutra...

    Enfim, o que já lá vai, lá vai... Importa agora é transmitir confiança à equipa, mostrar-lhes que os adeptos estão com eles, que vestir a camisola do Sporting, independentemente dos milhões investidos, é, por si só, motivo suficiente para entrar em campo sempre para ganhar!

    Contem com a minha motivação! Força Sporting!

    P.S. Gostei das declarações do Costinha. Muita gente duvida do sportinguismo dele. Eu não. Acho que ele é sincero e acho que já faltava ao clube alguma firmeza e... paixão!

    ResponderEliminar
  27. Berde, o Coentrão, como o Cardozo, como o DiMaria, como o David Luiz, como outros tiveram vários anos para se imporem no seu clube, muito tempo a rodar, muito tempo no banco ou na bancada.

    Nós ao fim de 2 meses já desprezamos qualquer jogador, Acosta é o exemplo mais emblemático mas há tantos, tantos... o próximo será Pongolle, teve qualidade suficiente para a selecção francesa mas como não pegou de estaca já não vale nada, estou certo que ninguém lhe vai dar o tempo que foi oferecido (a bom preço) a Cardozo.

    ResponderEliminar
  28. Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão.

    ResponderEliminar
  29. AVB confirmado no porto.... pq é que tenho a sensação que cometemos outro erro histórico?

    ResponderEliminar
  30. FCS,

    1º Teremos sido nós ou foi o AVB que não quis vir para o SCP?

    2º Porque é que o AVB, que leva pouquíssimo tempo como treinador principal, tem esta "aura" de The Chosen One?

    ResponderEliminar
  31. jvl,

    Parece que houve um acordo firmado e o Sporting deixou passar isso.

    Vendo o futebol praticado pela Academica e os seus principios de jogo e não esquecendo a muita e boa água que o AVB teve oportunidade de beber, eu acredito que ele possa ser um grande treinador.

    Mas é apenas a minha opinião.

    A minha aposta teria sido clara.... mas o que sei eu....

    ResponderEliminar
  32. So me apetece um comentario:

    Mas porque e que os jogadores e treinadores do nosso clube sao sempre piores que os outros? Porque e que o futebol DE ME**A do Paulo Bento so tomou essa face para nos quando o Benfica comecou a jogar e a dar espectaculo com o Jorge Jesus? Porque e que o Hugo Viana so passou a ser um grande jogador quando se mostrou no Braga? Porque e que o Vilas-Boas so faz a unanimidade quando assina pelo Porto?

    E mais nao digo. Bem hajam.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)