quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sombras sobre Patrício e surpresa FSF


Há 2 semanas para cá que se preparava a titularidade de Hildbrand na comunicação social. Percebia-se pela insistência das noticias. Paulo Sérgio anunciou-a hoje. Nesta altura já é tarde para perguntar decidiu o Sporting ir na demanda de um novo guarda-redes, quando tem nos seus quadros um internacional A sérvio e um internacional esperança nacional, e que decidiu emprestar, este até para nem jogar.

A verdade é que está aí e deve ter vindo para ficar, pela forma desabrida como a titularidade de amanhã foi anunciada. Como treinador Paulo Sérgio tem todo o direito de escolher os jogadores com que quer formar a equipa. Já não tenho a certeza se é um bom método criticar um jogador seu, de forma pública, no momento em que o remete ao banco.

Não me parece que o lugar de guarda-redes fosse nesta altura um problema para a equipa. Rui Patrício tem cumprido, mesmo considerando que no último jogo em Aveiro podia ter feito melhor. Não tenho dúvidas que interromper neste momento a sua afirmação, mais ainda quando finalmente se fez justiça e finalmente é muito justamente seleccionado, é quase criminoso. Adicionado ao facto de, no seu lugar, estar um guarda-redes livre. Alguém pensou o que ganha e o que perde o Sporting com isto?

Aguardemos pelo novo capítulo de domingo, quando recebermos o Rio Ave. Há, no entanto, algo de positivo: os Sportinguistas vão finalmente dissipar as dúvidas sobre o valor de Patrício e a da sua importância nos resultados da equipa. Não me parece que, ao fim e ao cabo, algo de  substancial mude. O problema do Sporting, com Paulo Sérgio, não é apenas deste ou daquele jogador. Antes fosse.

PS: A noticia da possível candidatura de Filipe Soares Franco à FPF é uma surpresa. Julgo que o futebol português só tem a ganhar com a presença deste Sportinguista,  em acção conjunta com a de Fernando Gomes na presidência da Liga. Não creio que o Sporting retire daí benefícios particulares, mas esse também não está no nosso espírito. Pode estar aqui uma boa oportunidade para o futebol português. Em breve veremos o que pensam os que detêm o verdadeiro poder no futebol português. Certamente que voltaremos ao tema mais adiante.

18 comentários:

  1. LdA,

    "Já não tenho a certeza se é um bom método criticar um jogador seu, de forma pública, no momento em que o remete ao banco."

    Paulo Sérgio, pelo que li, não criticou de forma deselegante RP. Foi exactamente o mesmo tipo de discurso que teve, por exemplo, aquando da saída do Liedson. N'A Bola está o seguinte:

    "...o Rui teve um ou dois momentos infelizes no trajecto até aqui, mas também teve coisas muito boas, e está a fazer um excelente trabalho..."

    Onde está a crítica injusta? Em lado nenhum. RP enterrou em Aveiro assim como já nos salvou em outras ocasiões. Faz bem a RP ter concorrência a sério e ao SCP também.

    "Há, no entanto, algo de positivo: os Sportinguistas vão finalmente dissipar as dúvidas sobre o valor de Patrício e a da sua importância nos resultados da equipa."

    Isto quase que parece o JEB a falar das saudades que íamos ter do Paulo Bento ;) :P

    ResponderEliminar
  2. JVL:
    Não falei em critica injusta. É minha opinião que este tipo de análise de deve fazer no interior do balneário.

    É também minha opinião que dar a titularidade a outro GR é uma boa oportunidade de dissipar dúvidas no espírito de muitos Sportinguistas. Sobretudo os que acham que o Sporting não alcança melhores resultados por causa do GR.

    ResponderEliminar
  3. A resposta que já dei sobre a candidatura do Sporting vs a candidatura de outro clube.


    A diferença entre FSF e FS?
    Podem ambos ser pessoas sérias, mas um defende um clube que luta arduamente para ser competitivo, dentro da seriedade e de regras iguais para todos, quando as armas entregues ao clube do outro não foram iguais.
    O Sporting definha e é estrangulado há anos por uma dívida em juros que nunca teria acontecido se tivesse tratamento igual pela CML.
    Não reclamo sequer os dinheiros a mais recebidos ilegalmente em mais uns quantos esquemas e trafulhices, pelas quais a EPUL ainda vai ter de responder em tribunal.
    Reclamo só do que ao Estado compete (embora as manobras que referi, ao Estado competem) regular e nunca, repito, nunca, permitir esta diferenciação de tratamento entre situações iguais.
    Calculo que chamem a isto de “calimeros”, mas houvesse justiça quanto à justiça com que se aplica a justiça rápida a uns e se demora 10 (dez) ou mais anos a aplicar-se a outros.....

    ResponderEliminar
  4. Justiça essa que contempla ainda mais do que o Estado “oficialmente” entrega. Como? Ao permitir esta pouca-vergonha com que atribuiu tão rapidamente verbas ilegais num negócio ilegal e como arrasta penosamente, da mesma forma que arrastou (acho que está para breve) a entrega do que o Sporting tem direito há mais anos do que o candidato representa.
    Eu faço um boneco:
    O Sporting não recebe aquilo a que tinha direito durante anos Vs O Benfica recebe logo
    O Sporting não recebe aquilo a que tinha direito durante anos Vs ainda se darem ao luxo de receberem mais umas alcavalas (muitos milhões) ilegais.
    Podemos recuar mais um pouco. Quando o Sporting teve obrigações para cumprir, cumpriu-as e ainda está a pagar com língua de palmo essa sua seriedade.
    O Benfica? Teve uma espécie de isenção que lhe permitiu continuar, ou seja ao borracho, meteu a Manuela a mão por baixo, qual Deus, como se os restantes clubes não existissem.
    Esta é a vossa verdade desportiva. Esta é a vossa maneira de estar no desporto. Este é o vosso comportamento enquanto cidadãos que trabalham e descontam impostos.
    Ah, mas compreendo quando ouço dizer que “fazem-se as coisas pelo outro lado”.

    Quanto aos tripeiros, deixei de ligar. As escutas são claras e os contra-argumentos do “Então e o Benfica quando....” já chateiam e só revelam que se desculpa a nossa intrujice com a intrujice dos outros.
    Não há um único tripeiro a querer discutir as escutas. Há quem abandone programas de tv, ao directo e ao vivo. Isso revela bem o estado de espírito.
    Aqui, neste blog, fala-se sempre do outro fazer isto ou aquilo.... eu acho isso brilhante, é a fuga para a frente e nunca ter de responder pelo que está à vista de toda a gente.

    Só mais um aparte, quando o Dias da Cunha apontou os rostos do sistema, o Vieira pediu-lhe provas e chamou-lhe maluco.
    O que mudou? O Pinto mantem-se, o Vieira também

    Ambos, andariam a disputar divisões inferiores, mas a “verdade desportiva” é que os mantem.

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    O que o Paulo Sérgio disse não foi nada que pusesse em causa o RP.
    Acredito que o Timo é superior ao RP e portanto espero que o demonstre.

    ResponderEliminar
  6. JVL:
    Onde eu quero chegar está nesta 1ª pag:

    http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/#4138

    ResponderEliminar
  7. Como se o problema do Sporting estivesse no g.r, aliás, um dos poucos que este ano tem estado melhor que a média...

    ResponderEliminar
  8. Sinceramente também não acho que as criticas, (pelo que li), tenham sido injustas. Apenas relatou factos.

    Por outro lado, acho que o problema da nossa equipa (principalmente este ano) não passa pela baliza. O RP, no meu entender deu dois patos estes ano, mas também já salvou alguns golos. Acho que de ano para ano, tem-se vindo afirmar, tem mostrado algum caracter para aguentar a pressão do fantasma Stoj, apesar que esse fantasma tambem tende acabar.

    Acho bem, haver rotação na baliza, quando se tratade taças (ficava espantado o porquê de nos anos anteriores o RP ser titular em todas as competições).

    Se o Timo vai ser titular contra o Rio Ave, veremos, mas se hoje fizer uma boa exibição, porque não?? Devem sempre jogar os que estão em melhor forma.

    Se todos os nossos problemas fossem na baliza...mas infelizmente não são.

    SL

    P.S. Ontem ouvi o FSF a desmentir tal noticia.

    ResponderEliminar
  9. Admito que a posição de guarda-redes tenha algumas especificidades que justificam, por vezes, alguns tratamentos diferentes em relação aos outros jogadores. Admito que a gestão da co-existência de dois (ou três, em alguns casos) guarda-redes de um nível semelhante é complicada. Mas acho que, tudo ponderado (gestão anímica, selecções, confiança, afirmação do treinador, etc), deve prevalecer o interesse do clube. Esse é o valor mais alto, sempre.

    Depois do jogo de Aveiro, a quente, disse que "proteger" o Rui Patrício não pode estar à frente de "proteger" o Sporting, porque isso é uma inversão das prioridades. A frio, acho exactamente o mesmo. Gosto bastante do Rui Patrício, vejo nele algumas qualidades que não via num guarda-redes nosso há muitos anos, mas vejo que existe ainda margem para crescimento. Se, nesse caminho, ele contar com competidores igualmente qualificados, então esses devem igualmente jogar, por todos os motivos, incluíndo a defesa do interesse do Sporting (o mais importante) e a criação de condições ideais para que ele efectivamente possa crescer.

    Não me esqueço que, por exemplo, Patrício esteve na base do nosso melhor momento da época, o ano passado, e que tem evoluído muitíssimo. Tive imensa pena quando sofreu aquele golo em casa com o Brondby. Mas isso sou eu, enquanto adepto. Se fosse treinador, Hildebrand teria igualmente oportunidades, e depois logo se veria. Por isso, por mim, tudo bem que Timo jogue hoje.

    ResponderEliminar
  10. Dezperado:
    Quem falou em criticas injustas certamente não fui eu. Indo por aí subverte-se a ideia que está subjacente ao post.

    Mantenho o que disse acima: este tipo de análise deve-se fazer no interior do balneário, até porque o conceito de justiça varia de observador para observador.

    De resto também acho que devem jogar os melhores, independentemente da sua origem, que a competição é salutar, bem como também me parece que não se deve mudar por mudar, muito menos no lugar de GR.

    ResponderEliminar
  11. Já não era assim tempo!
    É o melhor que deve jogar sempre e não o que apenas cumpre...
    ... Andámos muitos jogos a apanhar bonés!

    ResponderEliminar
  12. Aposto que o Patricio volta a titular já no proximo jogo do campeonato. Era só o que faltava que o Alemão tirasse a titularidade ao Patricio, por não ter feito NADA contra o Estoril. Isso minava completamente a liderança de Paulo Sergio.

    ResponderEliminar
  13. Lda

    Peço desculpa se causei alguma confusão com o meu comentário...não disse que tinhas sido tu a dizer que as criticas era justas ou injustas. PS criticou RP (de forma construtiva, no meu entender). Pegando no comentário do JVL, assim como o fez mais ou menos com Liedson. Se abrisse apenas excepção para falar de um jogador, e em publico, acharia mal, e concordaria que essas criticas deveriam ter lugar dentro do balneario, mas no meu entender, é a forma do PS estar. Acho que dessa forma dá moral. No caso do Liedson (e visto que foram raras as vezes que ficou no banco ao logo destes anos) acabou logo com a especulação.

    Como disse anteriormente, não acho que o GR seja o nosso problema...mas tambem acho que devem jogar sempre os que estão em melhor forma.

    SL

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    As 1ª páginas são pródigas a pegar em 2,3 palavras e retirá-las do contexto. Sabemos disso. Quando falei em críticas injustas, não estava a dizer que tinhas sido tu a fazer, apenas demonstrar que o que o PSérgio tinha dito não tinha sido injusto nem ofensivo. Apenas comentou as falhas de RP, dizendo de seguida que tem estado bastante bem. E eu, que até nem sou dos maiores fãs de RP, concordo.

    Miguel,

    Obviamente o problema do SCP actualmente não é o GK mas também não é nenhum drama ele não jogar nas Taças. Além disso, deste modo dá-se algum ritmo ao Timo, sendo que contra o Estoril, e pelo que o PS disse, não teve nada para fazer.

    Todos,

    Não tenho qualquer dúvida que o RP será titular frente ao Rio Ave. Como também não me faz qualquer impressão ou levanta qualquer dúvida, que seja o Timo ou o Tiago a jogar na Taça de Portugal, Liga ou UEFA (nesta fase). O que me interessa é que jogue sempre quem se encontre em melhor forma, seja ele o RP ou o Zé dos Anzóis.
    RP tem evoluído mas se houver quem esteja melhor que ele, não me incomoda nada que seja substituído. Foi o que faltou no passado, o que até teria servido para o resguardar um pouco.

    ResponderEliminar
  15. Leão de Alvalade,

    a saga do RP1 é apenas mais uma. Tirá-la do seu contexto próprio: Moutinho, Veloso, YD20, Adrien, Pereirinha, etc., é querer ver apenas parte do que está a ser efectuado no Sporting. A corda tem partido recorrentemente do lado mais fraco.

    A blogosfera não serve para muito. Não serve, por exemplo, para aferir graus de sportinguismo. Serve, contudo, para perceber quem é capaz de prever o que virá a acontecer com maior precisão. Entre algumas avestruzes que depois metem a cabeça na areia e outros que, perante a evidência, continuam a refugiar-se em desculpas totalmente inverosímeis, contam-se aqueles que há muito queriam ver sangue em Alvalade. Os sanguinários estão a ter o que desejavam. Só no fim perceberemos o que vale o conhecimento sobre futebol destes sanguinários.

    É pena que, entre os poucos que acordaram para a realidade, quase todos tenham vindo tarde demais. Uma grande parte da sangria já foi feita e o que foi já não voltará.

    http://www.ojogo.pt/26-294/artigo892124.asp

    Cá estaremos para o ano para "atacar o título" com um pinheiro e uma equipa com uma média de idades acima dos 30 anos. E prontos a esbanjar o capital que eventualmente entrará, até à próxima operação coração.

    ResponderEliminar
  16. PLF,

    Não acredito que o Patricio vá perder a titularidade no campeonato. E se não estivessemos tão folgados na liga europa acredito que fosse ele o titular. Portanto não concordo com esse artigo de opinião no Jogo.

    ResponderEliminar
  17. Jedi Master Atomic,

    há quem acredite em coincidências... eu também, mas gosto sempre de perceber se dá para relacionar os factos. O facto do RP1 ser ou não titular com o Rio Ave diz-me pouco. É que, como diz o Jorg Neblung (empresário do jogador), o TH30 é caro para ficar no banco.

    Não haverá muitos sportinguistas insatisfeitos com a titularidade do TH30. Mesmo os que acham que o RP1 estão cansados de levar sempre com a mesma lenga-lenga.

    O que eu gostava de saber é o que ganha o Sporting com a titularidade do TH30. Mas enfim...

    ResponderEliminar
  18. Oh PLF,

    Já fazias o Bancada Nova voltar das cinzas, não? LOL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)