Fim-de-semana em cheio para o Sporting, agora que falta tão pouco para começar a nova época. Títulos conquistados em diversas modalidades, conforme descrito nas publicações anteriores e a surpreendente manifestação de Sportinguismo que ocorreu na festa do Jubas. Pela descrição de quem esteve presente, o evento surpreendeu quer os participantes quer os organizadores pelo elevado número de aderentes. O facto terá impressionado o novo recruta Ricky Van Wolfswinkel, que, impressionado com o entusiasmo dos adeptos, nos pediu a continuidade desse apoio.
Domar o leão das emoções
Pessoalmente também fiquei surpreendido, tendo em conta o nosso ponto de partida e o muito que falta ainda definir da próxima época. Para lá do sentimento de pertença e da partilha e comunhão de identidade não há razões para grandes euforias. Tal como não haverá para grandes depressões quando ocorrerem os primeiros reveses, que serão inevitáveis. Seguramente que grande parte do êxito da próxima época passa pela ligação dos adeptos à equipa, pelo que o equilíbrio, sempre tão difícil quando se vive uma relação de paixão, será com certeza uma chave para o sucesso. Se é certo que a dieta nem aos doentes faz feliz, cautelas e caldos de galinha também não matam ninguém.
O sucesso pode falar "chileno"
Matias voltou aos grandes golos e se há jogador que continua a prometer muito é ele. Se os jogadores pudessem jogar numa redoma, onde se emulasse todo o ambiente da sua terra natal, ele seria um dos principais candidatos, tendo em conta a diferença de produção quando joga longe dos seus. Certamente que é uma questão táctica, mas é também uma questão pessoal e até de todos nós, como clube, encontrar uma forma que proporcione ao chileno um rendimento de acordo com a sua categoria. O mesmo se passará com o seu compatriota Valdés. Ambos partilham de alguma fragilidade física e pouca disponibilidade para participar em todos os momentos do jogo. Veremos o que Domingos conseguirá fazer com eles, o sucesso também pode passar por aí…
O Sporting não corre sozinho pelo que o que se passa nos rivais não pode deixar de merecer nota.
Farewell AVB
A saída de AVB é, à primeira vista, uma boa notícia, mas é também indiscutivelmente uma boa medida de gestão. De gestão pessoal da carreira do treinador, não só pelo dinheiro envolvido, (talvez o aspecto menos importante) mas sobretudo porque a próxima época só podia ser pior, com todas as consequências que daí adviriam. É-o também pelo clube que o vende, porque não me lembro de algum treinador custar 15 milhões de euros, o que, de acordo com o raciocínio anterior, torna este num momento único para o fazer. Para nós é uma boa noticia porque, aparentemente, tudo tem de começar de novo, é uma substituição difícil de executar e que deixará um sentimento de orfandade espalhado no balneário, e isto se também não o deixar mais pobre. É uma porta que se abre a todos os candidatos ao titulo, onde nos incluímos. Fica a curiosidade de saber o nome que PdC escolherá para treinar o clube nacional onde, pelas boas e más razões, é mais fácil fazê-lo. Isto quando as coisas correm bem, sendo certo que PdC também se engana a escolher.A minha aposta pessoal no novo treinador diz-me que a escolha poderá passar por um nome nosso bem conhecido ou no actual braço direito de AVB…
E mexe e remexe...
Do outro lado da segunda circular as mexidas em número e forma no plantel e a nível directivo são indicadores de que a época passada deixou marcas profundas. Não serei propriamente um especialista em "assuntos SLB", mas não deixo de considerar estranho que jogadores como Kardec e Airton sejam recambiados para o Brasil depois de um pretenso período de adaptação, no que me parece tempo desperdiçado e sintoma de desnorte. Aliás, o que me parece mais estranho é que para aquelas bandas ainda não se ter compreendido que a carreira o actual campeão nacional tornou o titulo impossível aos demais e assim pouco fazer sentido por tudo em causa agora. Isto é interessante para nós. O mesmo pode ocorrer com a lista de dispensas, tendo em conta o número sem fim de jogadores já contratados.
PS- Não incluí a contratação de Árias nas boas noticias. A boa noticia poderá vir a ser se ele se vier a tornar num reforço.
LdA
ResponderEliminarEnquanto o assunto FCP/AVB não acabar totalmente, não durmo descansado.
15M é muita massa comparado com uma indemnizaçãozita da treta, acrescida da destabilização de um potencial concorrente.
LdA, vamos por pontos.
ResponderEliminarJubas - A ideia que me ficou pelos relatos que ouvi foi a sede de participar, de viver o clube que os Sportinguistas têm. Não interpreto a adesão como manifestação do que quer que seja para lá disso, existindo um contexto que nem foi muito publicitado há publico para participar nas iniciativas do Sporting.
Matias - Acabou o ano passado em grande forma. O seu semblante deixou de ser maniaco-depressivo para ser jovial e contagiante. A primeira grande tarefa de Domingos é fazer explodir todo aquele potencial.
AVB - LEVA O FALCÃO!!!!!!! Por acaso ao contrário do 8 vou dormir muito descansado. Principalmente porque o negócio AVB ainda nem existe e não prevejo qualquer consequência para nós caso venha a existir, excepto, LEVA O FALCÃO!!!!!!!!!!
Equipa do Jasus - Quanto mais confusão melhor, deviam comprar mais 7 jogadores, 3 enfermeiros, o Mantorras e o Micoli, duplicar o salário ao Roberto e fazer um churrasco com a Vitória.
Queria secundar o LMGM no pedido de levarem o Falcao. :)
ResponderEliminarBuenas tardes... (tb podia ser em holandês, mas o meu conhecimento do idioma não vai para além de Shaars e… Riky) :P
ResponderEliminarMalta:
É impressão minha, ou os astros estão-se a conjugar no sentido favorável ao SCP?... Acalmia em torno do nosso clube, convulsões nos dois principais adversários.
Ambiente de confiança e em 'crescendo' entre o Povo Leonino (obrigado futsal, obrigado Gonçalo Alves (o bom e o mau tb), Obrigado João Pina, obrigado... Jubas... que mt contribuíram para esse ambiente), e descrença / nervosismo entre a populaça lampiónica e, agora, andrade...
Se o AVB saísse levando com ele o Falcão, isso seria ouro. Faz-me lembrar um pc a simultaneidade que se verificou o ano passado com o entusiasmo portista e a descrença sportinguista após concretizar-se a transferência de jm. Claro que há diferenças substanciais no 'negócio', já que, ao contrário daquele que foi patrocinado por JEB com jm, AVB só sai pelo valor da clausula de rescisão e para o estrangeiro... E isso não deixa de ser um ‘pormaior’.
Parece-me, de qlq forma, q o efeito (mais ou menos acentuado) poderá manter-se. Vamos lá fazer uma forcinha para aumentar a confiança e a ver se desta vez não estragamos tudo… pode ser, ó maltinha da SAD?
ESTE ANO É QUE É... CATANO!
NOTA: 'caganda' golo do Mat14s, caraças...
Virgílio,
ResponderEliminarGOLAÇOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
LdA,
ResponderEliminarEstive com a minha filha no dia do "Jubas" e confirmo as impressões do LMGM quando diz que "foi a sede de participar, de viver o clube que os Sportinguistas têm" que ajudou a impulsionar a iniciativa. De facto, achei que em muitos a possibilidade de mostrar orgulho nos nossos símbolos, potenciado pela vitória da véspera no futsal, bem como a ida de muitos miúdos pela primeira vez ao Estádio (quando fui "visitar" o relvado apercebi-me disso) fez daquele dia um sucesso. Foi uma boa ideia que deve ser repetida e melhorada em alguns aspectos.
Quanto ao "Matigol", vê-se que sabe jogar e marcar, é sem dúvida um bom jogador, mas para alcançar bons resultados tem de ter um treinador que consiga extrair o melhor que ele tem para dar num esquema táctico em que ele encaixe. Ora na última época o Pal Serge nem para gerir uma equipa de matraquilhos servia, quanto mais para fazer crescer algum jogador.
No que se refere aos "andrades" e "lampiões" os meus mais sinceros votos de cinco ou seis épocas desastrosas, podendo começar já nesta: os primeiros que vendam o avb, o falcão e o hulk, os segundos livrem-se do jasus, do boniteza e do cardozo, aliás, vendam todos os jogadores importantes, desperdicem muitos milhões em "barretes", tenham muitos casos de indisciplina, noitadas e confusões em bares e percam todos os jogos com o Sporting e demais jogos importantes. Era um bom começo :)
10A, a minha apreciação sobre o evento é duplamente elogiosa. A quem a realizou e a quem nela participou, mais ainda no contexto que descrevi.
ResponderEliminarCreio no entanto,pelo que vou lendo, que há muito entusiasmo entre os Sportinguistas que não está alicerçada em muito mais do que um novo treinador, que até me parece a melhor escolha possível em Portugal.
Foi por isso que escrevi o parágrafo "domar o leão das emoções".
LdA,
ResponderEliminarConcordo inteiramente contigo. Só porque passámos a ter algum bom senso nas contratações e mais juízo com o dinheiro isso apenas significa que a equipa de futebol deixou de ser feita em função dos amigos e passou a ter em conta algumas das necessidades da equipa. No entanto, isso também não é razão para uma viagem supersónica da depressão à euforia, pois o caminho inverso também poderá ser igualmente rápido. Até porque, como bem disse o LMGM há alguns dias atrás, é precisamente "tempo de ter tempo".
SL