quarta-feira, 1 de junho de 2011

Grandes negócios em perspectiva

O Sporting continua a ser um manancial de noticias para a comunicação social, mas nomes confirmados são apenas 2 e ambos peruanos: Carrillo e Rodriguez. Por aqui não costumamos falar muito dos que podem vir a ser jogadores do Sporting, mais dos que já são. No entanto não nos abstemos de comentar o que por aí se vai dizendo, normalmente sobre uma perspectiva dos resultados expectáveis que as movimentações de mercado podem ter no clube. É esse o exercício que hoje propomos.

1-    Negócios com o Braga

Fala-se há dias da possibilidade de Nuno André Coelho se transferir para Braga ao preço da uva mijona. Ontem acresceu o nome de João Gonçalves, cujo interesse já não é novo. Sobre o defesa central é fácil perceber que a época passada não foi o “ano do coelho” mas em bom rigor o péssimo ano do leão acabou por pesar na afirmação de valor de todos os jogadores do plantel. Pessoalmente, se tivesse que escolher entre ele e Torsiglieri para dispensar escolheria o argentino, por me parecer ser o que está mais longe de poder afirmar. E João Gonçalves, não é propriamente um nome descartável, face ao final de contrato de Abel e o provável empréstimo de Cedric, cujas actuações me agradaram sobremaneira. 
 
Sejam quais forem as decisões que se venham a tomar sobre estes dois jogadores o que não me parece aceitável é que o clube não cobre ao Braga pela mesma bitola que os minhotos usam para negociar connosco. Lembro que há anos andamos a encher os cofres do SCBraga desde a compra de  Abel, Wender, João Alves, que repetimos com João Pereira, Evaldo e que, do lado do Braga, não se nota especial consideração pelo seu melhor cliente. Acresce a isso tudo o facto do clube minhoto não se poder queixar de falta de liquidez: vendeu Sílvio por um valor superior ao que conseguimos por Veloso, por exemplo, e pode fazer o seu “negócio Bebé” com Pizzi.

2-    Maniche e os sete milhões
Muitos se indignavam há sensivelmente um ano quando se falava dos contratos que Costinha fazia aos “amigos”. Nunca usei a expressão porque não tenho por hábito colocar em causa a idoneidade de alguém sem provas que o justifiquem. Mas sabendo-se o que se sabe hoje é pelo menos impossível não concluir que aquando da contratação de Maniche Costinha pensou muito mais no amigo do que no clube que tanto diz gostar. E Maniche, que também dizia vir cumprir um sonho, não sairá sem nos deixar um pesadelo de pelo menos um milhão de euros, fora ordenados e outras alcavalas. A esse milhão acrescerão mais 6, ao que dizia ontem o DN, para as restantes indemnizações. Veremos o que acontece até ao inicio de época para percebermos melhor quanto nos vão custar apenas os aperitivos da próxima época…

3-    Contas
Os Sportinguistas estão cansados de olhar para os números extravagantes dos orçamentos e dos relatórios e contas e sobretudo compará-los com os números dos troféus. Assim, e olhando pela rama as contas dos últimos noves meses conclui-se que  tivemos menos receitas, reduzimos as despesas e as operações financeiras resultantes das VMOC`S e trespasse da Academia contribuíram para a redução do passivo. Ainda sem ter conseguido apurar que impacto tiveram nestas contas a antecipação de receitas que não pertenciam a este exercício e que por isso são retiradas às corpos sociais que se seguiram ( como  os dois anos de Gameboxes e vendas de percentagens de passes de jogadores) saliento o facto de termos gasto acrescido mais 3 milhões de euros com despesas com o plantel para ficarmos a 36 pontos de distância do campeão em titulo. É obra!

4-    Imparidade
Ainda relativamente às contas o que não pode passar despercebido é que o Sporting provavelmente não receberá nada do negócio efectuado com o Recreativo de Huelva pelo passe de Carlos Martins. Aqui o clube consegue o pleno: reforçou um rival directo, ao abdicar do direito de opção sobre o jogador, e ainda contribui para os cofres do clube espanhol permitindo-lhe receber valores de um jogador que ainda não tinha pago e que, face à delicada situação do clube andaluz, se afigura difícil receber qualquer valor.

5-    Assistências
Sem surpresas “descobriu-se” que o Sporting perdeu em média 10  mil espectadores em Alvalade. Algumas das razões estão explicitas aqui neste post, sobretudo nas consequências de uma péssima gestão desportiva a que acresceram mais de 5 anos de caneladas aos sócios. Mas veja-se que o nosso vizinho SLB em apenas um ano perdeu 12 mil. Apesar da relatividade dos números facilmente se conclui se os palhaços não agradam o pessoal não vai ao circo. Alguém dizia: querem espectáculo vão ao Alvaláxia. E os Sportinguistas foram e ainda por cima reservaram-se o direito soberano de escolherem o que era melhor para eles. Sim, porque a avaliar pelo que se vê pelo Alvaláxia, não seguimos o conselho à letra.

18 comentários:

  1. Tenho a ideia que o N.A.Coelho e J.Gonçalves servirão para pagar o que devemos do J.Pereira e Evaldo e provavelmente ainda do J.Alves.

    Constatação da desilusão, bom post.

    Paulo Reixa
    SL

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Sobre o Maniche recomendo este artigo:
    http://www.ionline.pt/conteudo/64917-maniche-nao-quero-que-me-chamem-chulo-dizia-

    ResponderEliminar
  3. E pensar que fui tantas vezes atacado por considerar a gestão desportiva dos últimos dois anos uma autêntica jebardice... O antigo CD foi um dos maiores cancros da história do SCP. Contaminou td e tds: a incompetência (no mínimo) elevada ao expoente da loucura. Com repercussões imprevisíveis no futuro próximo e a médio prazo.

    ResponderEliminar
  4. Eu acho que entre os muitos crimes praticados no seio da juveleo, dentro e fora do estádio, um espancamento ao Maniche não ficava nada mal. E isto sim, seria uma gestão à pinto da costa.

    E se não resultasse, era pôr o Costinha e o Bettencourt em tribunal. Não deveria ser o Sporting a pagar um milhão de euros por isto.

    ResponderEliminar
  5. e foi hoje que desisti de ler este blog!
    então o n.coelho é melhor que o torsiglieri?????
    quem diz uma barbaridade destas não merece respeito quando fala de futebol!
    assim sendo...

    ResponderEliminar
  6. Só queria dizer uma "barbaridade" ainda maior.

    - O Nuno A. Coelho é para mim, o melhor central do actual Sporting! Tenho muita pena que o seu potencial não tenha sido melhor explorado por um técnico que foi incapaz em toda a linha.

    Pronto, agora que já disse aquilo que penso,lamento que estejamos a reforçar o SC Braga com um central que não tem sangue azul de Alcochete, mas tem mais qualidade que aqueles que praticamente fizeram toda uma época muitissimo mediocre.

    ResponderEliminar
  7. A candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar, que nas últimas eleições contou com 5952 votos, emitiu um comunicado no seu site (http://cfdindependente.wordpress.com/) criticando o abandono da prometida auditoria e a sua substituição por uma análise à evolução do património proposta pela direcção de Godinho Lopes. A Candidatura Independente classifica-a como insuficiente, visando omitir toda a verdade aos sócios do Sporting e exige uma auditoria que terá de ser de gestão e não puramente financeira. Só com uma auditoria de gestão poderá ser feita uma análise aos principais negócios, como a venda dos terrenos do antigo estádio, construção do estádio e da academia e venda do património não desportivo. Consideram fundamental identificar não só “o quê” mas também “o como “, “o porquê “ e “o quem “ da situação do Clube a nível financeiro, patrimonial e desportivo nos últimos 16 anos. Apenas uma verdadeira auditoria de gestão, poderá responsabilizar civil e criminalmente os anteriores dirigentes pelos danos causados ao Sporting Clube de Portugal.

    Independência. Rigor. Verdade.

    Lisboa, 1 de Junho de 2011

    A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal

    Segue em anexo o comunicado completo.

    http://cfdindependente.wordpress.com/2011/06/01/comunicado-sobre-modelo-de-auditoria/

    ResponderEliminar
  8. Maniche e Caneira se não querem saír para jogar, então ficamos com eles. É mais 1 ano de contrato e assim cumprem-no. Além de serem alternativas válidas, transmitem experiência. Se é para gastar 1 ano de salários, então gastamos mas usamos o que pagamos, esses jogadores.
    No fim do ano... adeus. Ao menos não os tratamos mal nem dispensamos.

    Eles não pediram para vir para o Sporting. Nós é que lá fomos pedir para eles virem.

    Grimi, Pedro Silva, Purovic, Vukcevic, Zapater e Pongole são para vender. Não há interessados? Emprestados! Não querem? Inserir como moedas de troca em negócios. Não querem?
    Inserir no plantel e não contratar nenhum jogador para a posição que ocupam.
    É mau? É! Mas os erros pagam-se caro. Enquanto a casa não estiver arrumada, não se compram mais móveis (neste caso "imóveis").

    Para o ano já têm menos 1 ano de contrato.

    Dar ordenados de borla e com possibilidade de assinarem por outro clube logo a seguir? Isso é que não!

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Fala-se em tanto jogador que vai embora que até assusta. Isto não é o FM. Não basta chegar à ficha da equipa e gastar uns milhões a despedir 15 jogadores.

    Aqui tratamos recursos humanos e temos custos reais. Não se pode mandar 15 jogadores embora só porque nos apetece, por piores que nos pareçam.

    Eu concordo com a ida de Hildebrand, Grimi, Abel, Purovic, Polga e Pedro Silva.

    Não concordo com a ida de Maniche, Zapater, Pongolle, Vukcevic, Caneira nem de Pedro Mendes. Especialmente Maniche e Caneira que estão no ultimo ano de contrato, portanto ninguem lhes vai pegar e vamos pagar um balurdio para os mandarmos embora.

    Acho que Domingos deveria integrar na pré-época todos estes jogadores, vê-los em ação segundo o seu esquema de jogo e depois decidir.

    A 4 de Julho eis o plantel que se deveria apresentar:

    Patricio
    Tiago
    Golas

    João Pereira
    João Gonçalves

    Carriço
    Torsiglieri
    NAC (ou um novo e empresta-se o NAC, mas não se VENDE)
    Rodriguez
    Caneira
    Nuno Reis
    Pedro Mendes (o junior que esteve na Belgica)

    Evaldo
    (novo jogador)

    Pedro Mendes
    André Santos
    Maniche
    Zapater (talvez trocar este pelo Rinaudo...lol)
    William Carvalho

    André Martins
    Diogo Rosado
    Matias Fernandez
    Valdes
    Izmailov
    Vukcevic

    Postiga
    Djaló
    Pongolle
    Wilson Eduardo
    William Owusu
    (novo avançado)

    Mais os 3 jovens com margem de progressão dos quais 1 já sabemos que é o Carrillo e que em principio serão para emprestar a não ser que Domingos veja que algum é excepcional.

    Assim, para ficarmos com os 23+3 que se disse, precisamos de dispensar (ou emprestar) 8 jogadores da lista, dos quais 2 ou 3 serão centrais, 1 ou 2 avançados e 3 ou 4 médios.

    Adrien já se sabe que vai para a Académica e acho que o Pereirinha deveria seguir o mesmo caminho de forma a poder jogar.

    ResponderEliminar
  11. "...criticando o abandono da prometida auditoria e a sua substituição por uma análise à evolução do património proposta pela direcção de Godinho Lopes."

    É fora do contexto, mas parece-me assunto demasiado sério para ficar sem opinião.

    ResponderEliminar
  12. A pedido do PLF:

    Leão de Alvalade,



    não vejo com maus olhos a eventual transferência do NAC + João Gonçalves spara o SCBraga, de preferência se o Sporting conservasse uma percentagem do passe de ambos.



    Acho, aliás, que o Sporting poderia inaugurar uma opção que o Real Madrid tem feito amiúde: vender com opção de compra. Assim, poderia vender o NAC ou (sobretudo) o João Gonçalves por um valor (contabilístico) de €1,5M e colocar uma opção de compra por €3M nos 2 anos seguintes. Isso permitir-nos-ia compensar parte do que ainda devemos ao SCBraga, proporcionar ao João Gonçalves um ambiente onde poderá valorizar-se e salvaguardar a sua valorização.



    E o mesmo poderíamos fazer com o André Marques, assim houvesse vontade.

    PLF

    ResponderEliminar
  13. Oh João não precisas de desistir de vir ao Blog, até pq há ideias e opiniões válidas tb.
    Nem imaginas as "guerras" que já estive aqui ao escrever sobre os centrais do SCP...e essa do NAC ser melhor que o Torsiglieri é uma delas.
    O NAC nem oferecido ao Oriental o queria...
    Mas há outra "guerra", espera para leres os fãs do Polga... :D

    ResponderEliminar
  14. Eu por acaso tb acho o NAC o central com mais potencial no SCP, mais até que CArriço, a quem já desistoi de ver ser sequer mediano nas bolas aéreas.

    Mas mais critico do que achar NAC o melhor, é achar NAC um central vulgar.

    Isso é que me assusta.

    ResponderEliminar
  15. Meus caros,

    Vocês deixaram de linkar, não sei se é assim que se escreve, A Insustentável Leveza de Liedson. Ora isso é muito mau para o nosso negócio. Se não continuamos com a "joint venture" vamos ter que fechar o tasco.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  16. 1- Quer NAC, quer Torsi só deviam sair por empréstimo, a serem vendidos que seja por uma verba "decente" ou seja mais de 5 milhões de euros. Lembro que NAC chegou a ser selecionado e Torsi tem mercado. Eu dispensava Polga.

    2- Pelas noticias que vão correndo, a lista de jogadores a dispensar é Maniche, Grimi, Pedro Silva, Purovic, Caneira, Vukcevic, Pongolle, Pedro Mendes e NAC. Imagino (vide ponto anterior) que pelo menos, Vuk, Pongolle, NAC e Pedro Mendes tenham mercado. Sobram 5 jogadores e 7 milhões, 1 milhão é para o Maniche, sobram 6 milhões para 4 jogadores, fdp do Costinha quando os contratou. Se fizesse contratos com os outros como fez com o Maniche ainda poupavamos 2 milhões. Às vezes mais vale cair em graça (salve Vuk) do que ser engraçado.

    3-Tanto quanto foi publico, os dois anos de gamebox e os passes foram dados como garantia, não foram vendidos.

    4-Não entendo de que é que se está à espera para penhorar o Huelva. Já o fizeram conosco nos tempos em que o clube era feliz e bem gerido.

    5-O lema do próximo ano devia ser, "O Regresso ao Futuro".

    ResponderEliminar
  17. LMGM,

    A receita dos próximos 2 anos das Gameboxes foi mesmo vendida ao Peter Kenyon:

    http://www.ionline.pt/mobile/83559-a-excepcao-british-torna-se-regra-o-sporting-antecipar-receitas

    Aliás o artigo é até muito interessante de ler, no que diz respeito à vontade dos sócios...

    ResponderEliminar
  18. LdA, já li o artigo, concordo que é muito interessante, mas diz claramente "...a empresa de Peter Kenyon, além de ter as gameboxes como garantia, espera conseguir o retorno do investimento com o acréscimo de juros."

    O Sporting tem que garantir que consegue liquidez para cumprir os seus compromissos, caso não o faça as garantias que deu para os mais diversos empréstimos serão ativadas, sejam receitas futuras (gamebox, contratos televisivos, etc), passes de jogadores, imóveis.

    Mas não acho correto dizer que já vendi a minha casa ao banco pelo valor que ele quiser, apenas porque ela serve de garantia ao empréstimo que fiz para a comprar.

    Eu prefiro sempre que se negocie jogadores, por exemplo, utilizar NAC para saldar as nossas dividas com o Sp.Braga seria um bom negócio, mesmo eu acreditando (muito) no potencial dele para se tornar o melhor central nacional, mas acredito de igual modo em Carriço, Pedro Mendes ou Nuno Reis.

    O equilíbrio das contas é fundamental e ver desaparecer da lista de pagamentos o Braga pode garantir liquidez para "salvar" receitas futuras que se pretende fazer crescer.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (5) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (17) Académica-SCP (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (1) adeptos (98) Adrien (19) AdT (1) adversários (85) AFLisboa (2) AG (24) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (60) ambição (10) andebol (38) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (6) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) arbitragem (97) Associação de Basquetebol (7) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (7) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (3) Bastidores (72) Batota (20) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (3) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) castigo máximo (1) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (10) clássico 19/20 (1) clássicos (9) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (69) Comunicação Social (22) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (45) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (3) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (68) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (65) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) EquipaB (18) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (10) Fedal (4) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (29) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (94) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (4) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (28) futsal 10/11 (1) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (3) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (10) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (2) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (4) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (14) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Luiz Phellype (2) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (47) mercado 22/23 (1) Meszaros (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (31) modelo (3) modlidades (2) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (5) Nuno Mendes (2) Nuno Santos (4) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (4) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (1) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) Plata (2) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (3) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (18) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (13) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (5) Rúben Amorim (2) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (27) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (2) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) sustentabilidade financeira (46) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (94) treino (5) treinos em Alvalade (1) triplete (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (2) Varandas (17) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (7) Vietto (2) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) voleibol (2) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)