segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Se Godinho Lopes não quer ser cordeiro não lhe vista a pele

Desde a última disputa eleitoral que se tenta colar a Godinho Lopes a imagem de alguém com pouca apetência para liderar. Imagem essa que resultaria da prestação nos debates, onde o agora presidente tinha a posição mais difícil.  Exposto pela herança genética da costela roquettista, de que não se conseguiu livrar, foi sempre o alvo preferencial dos restantes concorrentes. Ainda durante esse período foram-lhe prognosticadas  grandes dificuldades em gerir a plêiade de egos e personalidades dos elementos constituintes da sua lista, pela seu inegável peso e visibilidade. O episódio Luís Duque parecia ser a confirmação de todos estes problemas. A verdade porém é que Godinho Lopes foi capaz de gerar o consenso de forma a que todos os elementos se reunissem e parece, até prova em contrário, também capaz de os gerir.

Em mais do que uma ocasião e sempre em circunstâncias diferentes pude observar pessoalmente e de forma muito próxima a postura de Godinho Lopes e confesso que nunca deixou transparecer essa fraqueza, bem antes pelo contrário. O que me ficou foi uma enorme vontade de mudar a face do Sporting, associada a uma também grande capacidade de trabalho. Por outro lado não me pareceu revelar receios nos confrontos de opiniões, sem abdicar da sua postura habitualmente cordata, o que nem sempre é muito bem entendido. Não me enganarei muito se disser que os portugueses em geral confunde tiques de autoritarismo com liderança. A par disso, e porque também tive oportunidade de o testemunhar presencialmente, parece-me que em Alvalade se trabalha em equipa, com muito empenho e muitas vezes contra o tempo e contra a estagnação ou até ao retrocesso a que o clube estava sujeito. Testemunhos de pessoas em quem confio corroboraram as minhas impressões.

Mas, como em quase toda a actividade pública, as aparências contam. Por alguma razão o chavão “o que parece é” se aplica. É por isso incompreensível que Godinho Lopes, na qualidade de presidente do Sporting se continue a dirigir aos associados de forma pouco cuidada. Refiro-me aos vídeos colocados na página oficial do clube, em que o último acabou por ser pior que os anteriores. Acredito que, a nível pessoal, Godinho Lopes não tenha grandes preocupações a esse nível. Mas, como presidente do Sporting, há matérias que saltam da esfera das escolhas pessoais para passarem a ser obrigações. Mais ainda quando se conhece, a expensas próprias, o gelo fino em que se caminha. 

Parece-me difícil de conceber que sendo já generalizada a opinião pouco favorável sobre a forma como  a ferramenta de comunicação vem sendo usada e que quem tem a obrigação profissional  de prevenir para não ser obrigado a remediar pareça estar distraído ou ausente. O argumento que estamos em família não me parece que possa ser invocado, especialmente quando há consciência de quão retalhado está o tecido leonino. Por mais assertiva que seja a actuação e por melhor que seja o trabalho realizado corre-se o risco de a mensagem se perder no imenso “ruído” que a acompanha, (imagem de pouca qualidade, discurso de improviso, para lá da ausência de outros cuidados…) especialmente em fase de maus resultados. Se Godinho Lopes não quer ser tido como cordeiro que não lhe vista a pele.

P.S. - Os agradecimentos a todos quantos se deram ao trabalho de celebrar connosco o terceiro aniversário!

15 comentários:

  1. pelo que percebi 5f vai estar no auditorio a responder as perguntas dos socios

    ResponderEliminar
  2. Concordo a 100% com este post. Godinho Lopes surpreendeu-me pela positiva pelo bom trabalho que tem realizado.

    De facto a parte da comunicação parece ser onde estamos mais mal servidos, mas como não percebo nada do assunto, não sei dar melhor opinião.

    ResponderEliminar
  3. LdA,
    Por razões profissionais conheço o Godinho Lopes há mais de 25 anos, tendo retido a ideia de que se trata de um trabalhador incansável, extremamente inteligente, de boa convivência e óptimo negociador.
    Como a maioria das pessoas da nossa geração (dos 50 anos de idade) os temas da comunicação não são totalmente valorizados ou vistos em toda a sua extensão, funcionando normalmente como um grande calcanhar de Aquiles. O caso vertente não é excepção.
    Verdade seja dita que no caso das redes sociais só muito recentemente se começou a perceber o seu real impacto. No caso de um clube como o Sporting este impacto revela-se, de imediato, na notória capacidade de mobilização, com tradução em manifestações claramente orquestradas, dos adeptos para desincentivar/repudiar de forma sistemática determinados jogadores, treinadores, etc. . (temos falado dos assobios, apupos, etcc., mas nunca sob este ponto de vista).
    Não querendo alinhar em teorias da conspiração, por vezes chego mesmo a pensar se estas mobilizações não são até orquestradas por quem não é adepto do próprio clube.
    No caso dos meios de CS tradicionais, é necessário reconhecer que o Sporting tem uma má imprensa, certamente por culpa própria, mas também por razões por vezes não descortináveis. Basta ver a valorização feita aos activos adquiridos pelo Sporting em comparação com os dos seus rivais mais próximos.
    Para não exemplificar com jogadores de agora e até para demonstrar que este é um problema que nos atinge há muitos anos, lembro-me que quando o Sporting adquiriu o Ricardo Rocha (futuro capitão da selecção do Brasil e jogador do Real de Madrid), este foi posto num dos últimos lugares das melhores aquisições nesse ano.
    Os prejuízos que resultam deste tipo de abordagem da CS são enormes, permitem desvalorizar activos e/ou valorizá-los. Por sistema verifica-se que com prejuízo do Sporting.
    Concordo em absoluto com o sentido do post de que o Sporting precisa, com muita urgência, de se profissionalizar nestas matérias, se possível recuperando o tempo perdido. Voltando ao principio, acho que o Godinho Lopes é suficientemente inteligente para perceber esta realidade e para tomar as medidas correctivas necessárias, pelo que tenho as mais fundadas esperanças.
    Ab
    António

    ResponderEliminar
  4. Cada dia que passa o Canal Sporting TV se torna imprescindivel.

    Custa nos primeiros tempos 1 minhão por ano? Isso é o preço dum jogador mediano!

    E os beneficios serão incalculáveis. Alguns exemplos:
    - Levar o clube a todo o mundo
    - Transmissão de jogos em directo de várias modalidades
    - Possibilidade diária de contraditório face às noticias da comunicação social que nos é adversa
    - Promoção dos jogos, para aumento de espectadores no estádio e consequentemente mais receitas
    - Promoção constante e motivação dos nossos jogadores
    - Melhoria da comunicação institucional do nosso clube para com o universo dos adeptos

    ResponderEliminar
  5. AMendes,

    Ainda hoje se pode ver no Record a noticia de que " os reforços tardam em justificar o investimento". Estamos na 3ª jornada e se formos ver não há nenhum caso de óbvio mau investimento, mas enfim...

    Ora assim sendo mais se justifica que comunicação interna seja feita com outro cuidado. Especialmente quando os resultados não aparecem porque como bem sabemos quando tudo corre bem até calado se ouvem ovações.

    ED:
    A TV Sporting não prestaria um bom serviço se este fosse prestado ao mesmo nível.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    Nem mais.

    No entretanto, fui vasculhar outros blogues e a imprensa.
    De facto, tudo se confirma e é claro que a situação tem rapidamente que ser invertida sob pena de cairmos em esquemas obscuros de agentes que procuram mais valias utilizando o Sporting neste processo como simples entreposto.

    O futebol hoje não é só paixão e temos que analisá-lo em toda a sua plenitude como grande negócio que é.

    Ab
    Antonio

    ResponderEliminar
  7. LdA:

    O GL não é especialmente dotado a comunicar. Pode até ser um bom líder, mas qd se dirige às massas (nação sportinguista) falta-lhe claramente carisma. Dito isto, e analisando mais especificamente a imagem que ele transparece através dos meios audio-visuais (TV, vídeos, site...), é assim pró fraquinha. E essa imagem não vem apenas dos debates durante a campanha eleitoral. Na verdade, já se vem arrastando desde aí e nc a conseguiu ultrapassar. Por exemplo, a mim, a única vez que me deixou satisfeito foi na Conferência de Impressa sobre a arbitragem, onde, em traços gerais, esteve bem. Ainda assim podia ter feito melhor, ser mais incisivo e agregador.

    Apenas vi ultimo video publicado no site este domingo e, se tiver que classificar o seu desempenho numa palavra, diria que GL esteve "horrivel"...

    A querer comunicar recorrendo a estes meios, GL terá que melhorar imenso, sob risco de passar uma imagem que poderá não corresponder à forma como ele exerce a sua liderança, adulterando a sua qualidade enquanto líder... Será que não se pode recorrer a um teleponto, p. e.? Escrito com um discurso editado previamente, mais cuidado e revisto por outras pessoas especializadas em comunicação via video ou Tv? Para além disso pode treinar a sua postura em frente à câmara, e publicar a gravação mais 'bem conseguida'... Nem que para isso tenha que gravar várias vezes... Já que GL não é um actor nato, vai ter que arranjar esse talento com trabalho, mt trabalho... mas de preferência sem suor... pelo menos ao ponto de que se note nas futuras gravações... ;)


    SL

    ResponderEliminar
  8. Virgilio,

    Estamos no oposto de um PSL. Será que não conseguimos um intermédio.

    Ab
    Antonio

    ResponderEliminar
  9. AMendes:

    Sem dúvida! Bem lembrado... Um gajo que reunisse as melhores características de ambos é que era... Sendo que no caso de PSL acho que característica boa resume-se à capacidade em comunicar e fazer passar a "sua mensagem"... hehehe...

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Só mais uma insistência sobre as dualidades na imprensa.
    O Bruno César faz um hat-trick num treino e vem nos destaques d'A Bola. O Wolfswinkel faz o mesmo, só o sabemos porque alguém o põe num blogue do Sporting.
    Palavras para quê?

    Ab
    Antonio

    ResponderEliminar
  11. "No caso dos meios de CS tradicionais, é necessário reconhecer que o Sporting tem uma má imprensa, certamente por culpa própria"

    Touché

    ResponderEliminar
  12. "Só mais uma insistência sobre as dualidades na imprensa.
    O Bruno César faz um hat-trick num treino e vem nos destaques d'A Bola. O Wolfswinkel faz o mesmo, só o sabemos porque alguém o põe num blogue do Sporting.
    Palavras para quê?"


    Porque o Departamento de Comunicação do Benfica é melhor que o do Sporting, existe maior capacidade de trabalho, resposta, informação, interactividade com os jornalistas, etc, etc, etc.

    No site Sporting tens uma área chamada PRESS CENTER que informa os jornalistas de situações como as descritas acima (treinos, boletins clinicos, etc), essa área do site não funciona há meses, no Benfica tal coisa seria impensável.

    Eles no Benfica informam melhor a CS, daí têm melhor impresa. No Sporting agora começaram com o disparate dos treinadores só falarem ao Jornal Sporting (que tem apenas 12.000 leitores) como resultado os activos do clube são menos divulgados e dá igualmente mais espaço para especulação (e erro) uma vez que menos informação flui para fora através dos canais oficiais do clube.

    O Sporting é péssimo na sua comunicação, já é assim há imenso tempo.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Caro AMendes, mas acredite que há muitos tapadinhos na SAD SCP que estão completamente convencidos que os jornais embirram com o Sporting apenas "porque sim", quando na realidade 90% se deve a falta de recursos humanos, meios e estratégia no seu Dpt de Com.

    Pessoas com a mentalidade descrita acima nunca poderão ajudar o clube pois nem sequer aceitam a possibilidade do problema do Sporting ser interno em vez de externo, é mais fácil acreditar que os jornalistas são todos lampiões do que acreditar que existe uma enorme décalage entre o Dpt Com do Benfica e o do Sporting.

    Aliás, há gente no Sporting que diz que o Benfica é uma rebaldaria e que o Sporting é que é bom. Quanta arrogância em face da realidade, gente assim sem humildade nunca vai perceber que faz parte do problema.

    SL

    ResponderEliminar
  14. O grande problema do Sporting está exactamente nas margens do que focas no post e é tocado em vários comentários.

    Os Sportinguistas caíram no egoísmo, passaram a ser clientes do Sporting, deixaram de ter a paixão pelo Sporting. Durante algum tempo considerei que era o Sporting que tratava os sócios e adeptos como clientes, agora penso precisamente o contrário: os Sportinguistas querem ser tratados como clientes: pago (as quotas), logo exijo (contratações, vitórias, exibições, etc.).

    Perguntam-me o que tem isto a ver com a comunicação de GL. Tem muito. Também eu não gostei da apresentação da comunicação de GL. Mas pergunto: não haverá entre 3 milhões de Sportinguistas um técnico de comunicação, que por amor ao Clube, se aproxime do Presidente e lhe diga que a sua politica comunicacional está muito mal trabalhada. E que voluntariamente se ofereça, sem encargos para o Clube, a trabalhá-la. Tenho a certeza que GL aceitaria de bom grado.

    Podem-me dizer: então e os profissionais a quem o Clube paga? Esses têm duas hipóteses: ou são Sportinguistas e aceitam os conselhos, colaboram e aprendem, ou só estão ali para ganhar dinheiro, estão pouco preocupados com os interesses do Sporting e só vejo uma solução: saírem.

    E o que aqui se diz em relação à comunicação pode-se dizer em relação a muitas outras áreas do Sporting: profissionais chegam e alapam-se na sua cadeira, vão controlando e criando os seus tentáculos, os dirigentes vão passando e eles vão ficando, dirigente que chega, por falta de experiencia e conhecimentos, fica nas suas mãos (lembram-se do”Sim, senhor ministro”?), e quando alguém voluntária e gratuitamente se aproxima e quer ajudar o Clube é afastado, boicotado, até se saturar e desistir.

    Desculpem-me, mas hoje estou demasiado irritado.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  15. 8:

    A displicência dos 'profissionais' é tanta, que nem avisam GL para, por exemplo, se... pentear... antes de iniciarem a gravação. Fica um exemplo de que até as coisas mais óbvias aos olhos de um leigo e comum observador como eu, passam despercebidas aos... 'profissionais'...


    Percebo bem o teu estado de irritação. Com situações destas a repetirem-se, não deve ser fácil evitar erritarmo-nos...

    Abraço.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)