quinta-feira, 24 de maio de 2012

O adeus de Polga e os papagaios

O adeus de Polga
Polga disse hoje adeus ao Sporting numa cerimónia dedicada ao efeito e que marca o fim de uma ligação de cerca de 9 anos (327 jogos oficiais pelo Sporting, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças, finalista vencido da Taça UEFA) e com a dignidade devida. O facto de no passado não se ter procedido de igual forma com jogadores cuja ligação afectiva dos adeptos mais justificaria não seria razão para agora se proceder de igual forma. Erros não se corrigem com a acumulação de novos erros.

Polga será dos jogadores cuja relação com a bancada será das mais difíceis, por razões que a racionalidade nem sempre conseguirá explicar. Olhando para o seu trajecto e o realizado pelo clube nestes anos em comum resta a sensação de que quer Polga quer nós como instituição desportiva ficamos aquém do que poderíamos ter alcançado. Pensar que Polga é o "culpado" (ou um dos) por muitas das decepções que coleccionamos é uma visão demasiado individualizada dos erros da qual não partilho e que apenas contribui para errar nos diagnósticos e, por isso, na cura. Como mais adiante se verá, e o primeiro golo sofrido com o Braga na última jornada é apenas um vislumbre, o Sporting continuará a sofrer golos "difíceis de explicar". Argumentos como a falta de golos para qualificar o central (quantos marcou Ricardo Carvalho na sua carreira?), tendo em conta que a missão principal de um defesa é não os sofrer são sintomáticos.

Do lote jogadores que por ora  mantêm ligação ao clube era, para mim, juntamente com Carriço, os que me pareciam os melhores, se bem que não gostasse de ver jogar em simultâneo. Isto dito, quer dizer que, do meu ponto de vista, sem ir ao mercado, o Sporting ficará pior num sector ao qual foram dirigidas muitas criticas. Estas nem sempre tiveram em conta que sofrer golos ou marcá-los depende não exclusivamente de quem defende ou ataca, mas de todo um processo colectivo que deve envolver os 11 jogadores. 

Rodriguez é um caso extraordinário, deve ter mais tempo de jogo pela selecção do seu país, onde está mais uma vez, do que pela equipa do clube que lhe paga os honorários. Onyewu é tão importante no jogo aéreo como é limitado com os pés. Xandão tem ainda muitas limitações mas a idade permite a esperança de ainda poder aperfeiçoar-se. Falta contudo um elemento (ou 2?) de categoria indiscutível.

Os papagaios
Para alguém como eu, que quase todos os dias tem "alguma coisa" a dizer sobre o Sporting, é-me difícil de chamar papagaio a quem, Sportinguista como eu, se pronuncia sobre o Sporting. Não falta porém quem o faça, não sei se o terei feito no passado, mas julgo que para se ter autoridade para tal é necessário que cada um faça o indispensável exercício de introspecção e com a devida humildade, sem descurar de avaliar se o que diz e escreve prejudica ou beneficia o Sporting.

É muito comum dizer-se que os dirigentes do Sporting não resistem a um microfone, ávidos de notoriedade. Certamente não será esse o caso de Ângelo Correia e muito menos de Santana Lopes, como já não havia sido no passado de Carlos Barbosa, a quem o ACP era já tribuna bem vistosa.

É também muito comum dizer-se que só no Sporting é que sabe quem é o roupeiro, o tratador da relva ou o motorista, como exemplo para um clube que tem demasiadas vozes, revelando falta de liderança. Importa contudo perceber que poucos são os clubes que se possam gabar de poder contar nos seus órgãos sociais com elementos com o percurso de muitos dos citados, ou outros que compõem os actuais corpos directivos do clube. A questão, parece-me, é saber reverter o potencial de todos de forma a criar sinergias que aproveitem ao clube e isso sim é que me parece um problema. O problema por isso não me parece tanto em falar mas quando o fazem e o que dizem.

As declarações de Santana Lopes são as de qualquer adepto Sportinguista que faz um balanço sobre uma época que começou e acabou mal, desiludindo-nos a todos. Inócuas, embora seja estranho que se pronuncie desde Maputo, o que até pode ser aceite, tendo em conta que, como ex-presidente e adepto os jornalistas lhe coloquem a questão.

Diferente é o caso de Ângelo Correia. Como PMAG da SAD fala como representante dos accionistas mas o seu discurso acaba por sair desse espectro. Não falou de questões importantes para os que detém titulos, como poderia ser a questão do financiamento, da dispersão em bolsa, etc, etc. Preferiu abordar questões como a do caso PPC, o que, atendendo a toda a envolvente e estado do caso, é uma auto-flagelação evitável. Pior parece-me é a contradição em que cai, o que num homem experimentado como ele, é um erro quase infantil.

Ângelo Correia diz que os entendidos são Carlos Freitas e Luis Duque, em quem confia. Mas logo a seguir não inibe de distribuir conselhos ou de imiscuir em actos anteriores, indo longe de mais ao pronunciar-se sobre jogadores que ainda são do Sporting e que podem muito bem continuar a ser na próxima época. Se isto é compreensível num adepto anónimo convenhamos que a exigência tem que ser maior para um PMAG.

Apesar de tudo há um ponto da entrevista concedida à RR que me merece saliência e motivo de reflexão para todos em particular neste período. O PMAG da SAD diz que "o Sporting precisa de estabilidade para criar valor. É uma questão de arrumação. Godinho precisa de apoio e de tempo". (Acrescentaria já agora que também precisa de espaço para se afirmar e que a descuidada entrevista de Ângelo Correia veio tirar o foco da carta que Godinho Lopes escreveu aos associados. Desnecessariamente se considerarmos que na próxima semana ou seguintes o efeito seria o mesmo).

Não posso concordar mais. Não porque é Godinho Lopes, como podia ser Bruno de Carvalho ou Dias Ferreira, ou outro. Porque é o presidente do Sporting, porque a situação deixada pelo seu antecessor é difícil  e só um Sporting estável e agregador poderá fazer da força de cada um dos Sportinguistas uma força colectiva respeitada e vencedora.

17 comentários:

  1. O ultimo parágrafo é, para muita gente, difícil de compreender.

    Vou citar, no just in case: "Não porque é Godinho Lopes, como podia ser Bruno de Carvalho ou Dias Ferreira, ou outro. Porque é o presidente do Sporting, porque a situação deixada pelo seu antecessor é difícil e só um Sporting estável e agregador poderá fazer da força de cada um dos Sportinguistas uma força colectiva respeitada e vencedora."

    Mas é dificil perceber isto? Ainda ontem tive esta discussão. A situação herdada, principalmente dos ultimos 5/6 anos, não se resolve num ano (infelizmente). É preciso união.

    E a união deve vir de dentro, dos "notáveis" com nome na praça pública. É irritante o protagonismo que procuram...Tudo gosta de mandar postas de pescada. Que o façam num blog por exemplo.

    Porque apesar de sócios, são figuras (?) públicas, com todos os efeitos inerentes a essa posição...Sabem perfeitamente que, na realidade, não são sócios como eu...são figuras públicas...têm de ter outro comportamento.

    Enfim...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    Apenas muito parcialmente em desacordo com o post: porque sugerir/propor alternativas, fomentar o debate, ter uma participação plural, procurar ouvir todos os pontos de vista, procurar a união e o consenso nas soluções, não é apenas uma exigência a um sportinguista, é também uma exigência da inteligência. Pelo que me parece que o que se exige ao Ângelo Correia se exigirá a qualquer sportinguista que pretenda ter uma participação/intervenção pública.

    Por isso deixo a pergunta: de há uma década para cá, a forma de atingir a tal "notoriedade" não se terá alterado? É se hoje mais notório por se falar a um Record, ou por escrever diariamente num blog? Por mim falo... porque retirei a conclusão de que quem não é capaz de cumprir os requisitos acima - quem se vê mais capaz de fomentar a discórdia entre sportinguista do que a união das forças vivas do clbe - não deve ter uma participação pública.

    E o maior problema que hoje me parece existir é o de que espaços como o A Norte de Alvalade de serem tão excepecionais (na qualidade mas sobretudo na prossecução dos valores acima referidos) que se tornou único. Aquilo que deveria ser a regra tornou-se a excepção e, pior, uma excepção isolada.

    Hoje por hoje do que não temos escassez é de papagaios.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Na minha modesta opinião há três factores a ter em conta quando aos comentários de sócios menos anónimos.

    O primeiro tem a ver com a circunstância de ocuparem naquele momento cargos no clube (ex: AG) ou nas suas instituições (ex: SAD). Quem se encontra nessa situações, pura e simplesmente devia remeter-se ao silêncio. O clube é representado pela Direcção e só excepcionalmente e com um cariz inequivocamente institucional é que os demais membros integrantes do clube deveriam falar. Por exemplo, para mim é inconcebível o papel que Eduardo Barroso continua a fazer como paineleiro televisivo, tal como acho que Ângelo Correia deveria estar calado, tal como também acho que membros demissionários dos corpos sociais ainda em funções (ex: Carlos Barbosa), também não deveriam falar sobre o Sporting.

    A segunda circunstância que deveria pesar na decisão desses sócios comentarem o clube tem a ver com o seu próprio envolvimento com o clube. O pior exemplo é mesmo PSL, que teve a posição máxima no clube, que cometeu gravíssimos erros, que o abandonou e que noutra posição, por razões eleitorais, beneficiou os rivais e objectivamente nos prejudicou. Se tivesse vergonha, jamais deveria ousar voltar a falar sobre o Sporting, por mais anódina que seja a sua opinião.
    Em contraponto temos Sousa Cintra, alguém com quem discordo de algumas coisas que diz, mas que tenta manter uma postura pública claramente institucional quando se refere ao clube.

    Finalmente, esses sócios deveriam pensar duas vezes antes de comentar o que quer que seja para a comunicação social. Adaptando um texto que eu recebi há pouco tempo por e-mail relativo a um domínio completamente diferente, antes de falar os entrevistados deviam responder à regra dos três sins:
    - Eu preciso mesmo de falar?
    - O momento é oportuno?
    - O que eu tenho para dizer vai ser positivo para o meu clube?
    Só se a resposta for sim a todas as perguntas é que os entrevistados deviam responder. Caso contrário, devem guardar os comentários para si e para os que lhe são próximos ou para as AG.

    Entristece-me que estejam sempre a aparecer papagaios prontos a dar o seu "bitaite" nos jornais, rádios e televisões. No fundo não têm nada de particulamente importante para dizer e limitam-se a fazer o gáudio de uma comunicação social profundamente anti-sportinguista e sedenta de sensacionalismo que normalmente puxa para o título frases descontextualizadas.

    Junte-se a esta situação as guerras de alecrim e manjerona por poleiros dentro do clube e as eternas fugas de informação e temos verdadeiras tempestades nesta enorme nau, já de si com (demasiados) problemas de navegabilidade.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Quanto ao Polga, eu sou suspeito pois simpatizava com o jogador e com o profissional. Apesar da idade continuava a ser o melhor central da equipa e sempre achei que se tivesse tido um outro central de qualidade e experiência ao seu lado teria sido incontestável. A "moleza" que muitos laterais e centro-campistas deram ao longo dos anos, não recuando para fazer dobras, foi muito responsável pela percepção - tantas vezes injusta - de que ele era o único responsável por vários golos. O facto de ser a última barreira antes do GR torna os centrais alvos fáceis do ataque dos adeptos e Polga foi dos centrais que mais padeceu com isso.
    Merece o reconhecimento dos sócios pela abnegação, profissionalismo e qualidade que deu às equipas que integrou. Por tudo isso, obrigado Polga.

    P.S. Peço desculpa por me ter "esticado" nos comentários, hoje estou um chato :)

    ResponderEliminar
  5. 10A,

    Quase que pagava para ter aqui muitos chatos como tu. :-)

    E a propósito de notoriedade a observação do PLF faz todo o sentido. Hoje quem escreve nos blogues e nas redes sociais tem provavelmente mais impacto que 1 entrevista por ano de Angelo Correia, seja esta com mais ou menos acerto.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o 10A

    De facto esses três sins deveriam ser pensados antes de alguém vir distribuir declarações pelos meios de comunicação. Acontece que a clara procura de protagonismo (duvido que muito sportinguista tivesse conhecimentos que AC está em funções no SCP, no caso SAD) é enorme e faz com que o Sporting por vezes pareça um queijo suíço, onde se encontra sempre um buraco para uma qualquer fuga de informação ou declaração sem sentido. No entanto penso que principal problema é a proliferação de espaços na internet onde a discussão do Sporting é feita sem a mínima moderação e muitas vez com o patrocínio de quem tem ou pretende ter interesses na gestão do Grupo Sporting.

    Quanto ao Anderson Polga, resta-me agradecer os 9 anos. Foi optimo exemplo para os mais novos. Profissional, trabalhador e sempre respeitador do clube e dos seus adeptos/sócios. Infelizmente a visão futebolística é feita homem a homem e não enquanto grupo. Polga teve as suas falhas tal como qualquer jogador pode ter, mas jamais foi culpado do quer que seja. Convém dizer que sempre que a equipa esteve compacta em termos defensivos, sempre que defender era coisa que se sabia fazer no plantel, Polga exibiu-se sempre em bom nível e o SCP acabava sempre com poucos golos sofridos, todavia quando os fogos são muitos, um só bombeiro não chega.

    ResponderEliminar
  7. Não posso concordar mais com com o LDA,e também com o 10A,penso que este blog em particular presta regularmente um bom serviço ao Sporting,muito melhor do que os papagaios que esporádicamente aparecem de bicos de pés a reclamar e a procurar protagonismo!!!!!SL

    ResponderEliminar
  8. Polga:

    Agora, que está de partida, é fácil elogiar. Mesmo pelos que não gostavam dele. Até os seus esquizofrénicos críticos (nem que seja a congratular sua saída...). Difícil era defendê-lo contra ataques injustificados, na sua maior parte. Infelizmente eram poucos, os que se atravessavam contra a crítica seguidista e generalizada.

    Fica na história do clube, para o bem e para o mal: fez parte da defesa menos batida ‘Sec. XXI mode’e fica tb marcado pelo descalabro bávaro dos oitavos-de-final da CL (ano terrível do Anderson). Foi talvez dps desse episódio que ficou com a sua imagem estigmatizada.

    Dito isto, concordo ctg LdA: com a saída de Polga o eixo defensivo do SCP fica mais fraco. Polga foi o mais regular de todos os defesas centrais durante a época. Veja-se o ultimo jogo, da final da Taça, p. e.. Se é certo que ng esteve mt acertado, ainda assim o brasileiro foi dos menos maus. O Onyewu, o outro central que com ele fez parelha, esteve bem pior. De qlq forma, aos 33 anos e depois de 9 épocas no SCP, estava na altura de partir. Pena é que não saia da forma como gostaria, com o título da Taça a servir de ultima recordação agradável...

    Polga irá ser recordado enquanto excelente profissional, mas também, creio, enquanto gde colega sem que se esqueça o seu exemplo de comportamento perante clube e adeptos.

    Um bem-haja e que seja mt feliz no resto da sua carreira. Será sp bem vindo a Alvalade, sp que queira regressar.

    Papagaios:

    Se calhar já estava na altura do SCP começar integrar gente competente (e discreta) nos seus Órgãos Sociais, ao invés de gente famosa, não? O que é que este palerma do Ângelo Correia percebe de futebol para estar na SAD? Mesmo se na função específica de PMAG? A única garantia era a de mais um nome mediático para os ‘merdia’ apanharem a jeito… E o cromo lá se espalhou ao comprido. O vício e a atracção às câmaras / microfones falaram mais alto…

    10A:

    Faz lá o favor de vir cá chatear mts vezes…

    SL

    ResponderEliminar
  9. A saída de Polga significa a saída do melhor defesa do Sporting. Desta forma, terá que ser por aí que se tem de começar a preparar a próxima época.

    A saída do João Pereira (não querendo comentar os valores porque não sei "dessa missa") tem de significar, obrigatoriamente, que Pereirinha tem de iniciar a época com contrato renovado e que Cedric será o seu principal adversário na disputa por esse lugar.

    ResponderEliminar
  10. 3,68M€ pelo JP?

    Não me parece pc, parece-me uma miséria...

    ResponderEliminar
  11. Que palhaçada de venda do João Pereira é esta? Isto é gozar com os sportinguistas!!!

    ResponderEliminar
  12. Se o que vem no comunicado da CMVM é verdade, então continuamos na senda da desgraça ao vendermos.
    Nas duas últimas épocas despachámos 2 titulares da seleção por valores irrisórios e incompreensíveis.

    Se continuarmos a vender assim estamos completamente condenados a ficar arruinados.
    Este é daqueles assuntos sensíveis, com enorme potencial para causar enormes danos e preplexidades na massa adepta e que deveria ser minimamente explicado.

    Quanto ao Polga, ainda bem que saiu a bem. Foi (é)um óptimo profissional, mas na minha opinião a defesa do Sporting não podia nem devia ser construída a partir dele.
    Para que conste, para mim nunca chegou ao nível dum Larnajeira, dum Luisinho ou dum André Cruz só para dar uns exemplos-
    Tratemos de arranjar um novo que nos permita atacar a época com tranquilidade.

    Quanto aos papagaios só me vem à ideia "tapem-lhes o bico"

    SL

    ResponderEliminar
  13. A propósito de papagaios, queria partilhar convosco algo que recebi no mail à algum tempo:

    Em Novembro de 2010, no Plano Inclinado da SIC Notícias, Ângelo Correia afirmou que direitos adquiridos são apenas os direitos como o direito à vida, o direito à liberdade, etc.. Defendeu que todos os outros direitos, ou seja, aqueles que custam dinheiro ao Estado, são direitos que "não existem", que estão dependentes da solidez da economia. Concluiu mesmo que a ideia de direitos adquiridos se trata de uma "burla".

    No entanto, menos de um ano depois, a 23 de Outubro de 2011, quando questionado por uma jornalista da Antena 1 sobre a possibilidade de, em função do momento difícil que o país atravessa, abdicar da sua subvenção vitalícia de ex-titular de cargo público (quando, ainda por cima, trabalha no sector privado), Ângelo Correia afirmou não estar disponível, por se tratar de um "direito adquirido" legalmente.
    Vale a pena ver e ouvir...
    http://www.youtube.com/watch?v=HLfOhT6GfIg
    Ernesto

    ResponderEliminar
  14. Ernesto:

    O PPC (da politica) tinha que aprender com alguém...

    ResponderEliminar
  15. Uma má notícia a saída do Polga. Para mim foi apenas o melhor central que passou pelo Sporting na última década e a quem credito algumas épocas notáveis de que a última, apesar de excelente, não terá sido a melhor. Mas não tenho dúvidas em colocá-lo nos dois três melhores jogadores da úiltima temporada. A imprensa diabolizava o Polga com análises de uma grande falta de rigôr. Jogava de caras mais um ano e fornecia à equipa um suplemento de carácter e de liderança. Um erro esta dispensa, agora.Não temos capacidade financeira para ir contratar um jogador desta qualidade. Vamos ficar mais fracos mesmo que gastemos no Xandão - muito inferior ao Polga - os trocos pelos quais oferecemos o J.Pereira ao Valência.

    ResponderEliminar
  16. O último comentário é da autoria de José Guinote. Peço desculpa pelo lapso na identificação.

    ResponderEliminar
  17. Fazendo um dois em um sobre os papagaios, começo por dar os meus sentimentos pela partida desse grande sportinguista: Manolo Vidal.
    Não querendo misturar os assuntos, tenho de ressaltar que Manolo Vidal prejudicou e sua vida pessoal em prol do seu clube de coração durante muitos anos. Nunca perguntou o que o clube podia fazer por ele, mas sempre o que podia fazer pelo clube. Foi daqueles sportinguistas que serviu o clube sem nunca se colocar em bicos de pés ou sequer precisar de se armar em papagaio, como muitos outros que se servem permanentemente do clube para poderem ter mais notoriedade ou até subir socialmente.
    Infelizmente esse são a maioria e não a minoria como se impunha, talvez essa seja uma das principais causas do estado do clube.
    Todos somos sportinguistas, todos queremos o melhor para o clube, mas existem diferenças sunstâncias entre adeptos, sócios, sócios/accionistas, accionistas e sócios/dirigentes.
    Todos fazem parte da vida do clube, mas uns têm mais importância que outros, logo o seu papel é diferente perante o SCP.
    A comunicação desempenha hoje um papel fundamental num clube e sobretudo num clube com uma SAD para o futebol.
    Os dirigentes têm de compreender isto e perceber que só devem falat o estritamente necessário, na hora certa e no sitio certo.
    Não podemos ter dirigentes eleitos ou indigitados, como os PMAG da SAD e do clube a proferirem declarações fora do seu ambito.
    Aqui tenho de destacar o que aconteceu com Angelo Correia e com Eduardo Barroso.
    Angelo Correia deve ter dado a 1ª grande entrevista sobre o Sporting. Muito bem nuns aspectos e terrivelmente mal noutros, sobretudo ao emitir juizos de parecer sobre futebolistas e treinadores. Ele como PMAD da SAD deve perceber que isto não beneficia em nada a SAD a que preside.
    O Drº Eduardo Barroso; na minha perspectiva, presta um mau papel ao clube ao estar presente em programas de futebol na TVI e ao escrever no Jornal - A Bola. Até posso perceber que queira defender o nome do clube, mas acaba na maioria das vezes por prejudicar muito mais. Nem vou aqui recuperar algumas das suas frases em momentos chave da epoca que foram altamente nefastas.
    Não sei se será alguma utopia da minha parte, mas há muito que advogo a assinatura de um documento obrigatorio no acto de possse de todos os dirigentes eleitos: carta de deveres, onde tudos eles se comprometem com algumas situações particulares.
    Uma espécie de carta de conduta onde estejam regulados certos deveres para com o clube, para um melhor funcionamente e harmonia.

    Quanto á notoriedade na blogosfera é uma coisa relativa e por vezes efemera.
    Contudo, num clube muito "sui generis" como o Sporting, já houve muitos candidatos a presidente a saltarem da blogosfera, a ganhar na blogosfera; até houve quem enxovalhasse o clube e dirigentes na blogosfera e hoje seja dirigente no SCP. Até houve quem estivesse anos a fio a escrever na blogosfera e hoje tenha o seu assento em Alvalade.
    Por aqui se pode constatar que somos mesmo um clube diferente; umas vezes para melhor outras para pior.
    Só quem cá andou e passou pelas ultimas campanhas eleitorais a nível da blogosfera é que pode perceber do que falo, mas de certeza que muitos estarão altamente recordados.


    Quanto á blogosfera leonina digo o que já escrevi noutro blogue:
    Se acabasse amanhã não viria mal nenhum ao Mundo e ao Sporting em particular, porque infelizmente tornou-se num esgoto a céu aberto onde alguns sócios e adeptos do Sporting destilam os seus ódios de estimação, as suas frustrações, onde se insulta constantemente e onde o debate de ideias é quase nulo.
    Aqui devia destarcar alguns blogues que ainda conseguem manter algum registo digno de louvar.


    Assinado: ViscondeAlvalade

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)