segunda-feira, 28 de julho de 2014

Twente 2 - Sporting 0 - Não podia ter corrido melhor

Do ponto de vista dos objectivos de um jogo de preparação da próxima época o jogo que o Sporting acaba de perder há pouco com o Twente não podia ter corrido melhor. Há ainda muito trabalho pela frente, muitas debilidades que os adversários anteriores não permitiram expor. Este é também o tempo de avaliar se as ideias do treinador estão a ser assimiladas pelo plantel. O próprio treinador tem também tempo para se interrogar sobre as suas opções e sobre a qualidade do plantel à disposição.

Se não havia razões para pensar que íamos caminhar de vitória em vitória, com a elegância de um elefante de nenúfar em nenúfar, também não há agora razões para pensar que o futuro é negro.  Isto também não é dizer que está tudo bem, porque há alguns sinais de que há muito ainda a fazer para que a nossa candidatura ao título seja realista. Esta é a conversa habitual de qualquer época que começa, pelo que não vale a pena maçar mais os leitores.

26 comentários:

  1. O discurso do que vamos lutar pelo título pode ser muito perigoso.
    Olho para as contratações e não vejo onde estão as mais valias que vão fazer desta equipa uma equipa com capacidade para lutar pelo titulo.
    Jardim o ano passado fez um milagre com uma equipa espremida ao máximo, não acredito que com a mesmo onze do ano passado o Marco Silva consiga fazer um milagre ainda maior, mas há crentes para tudo.
    JMBB.

    ResponderEliminar
  2. E sem jogar na Europa, o ano passado e sem lesões significativas...
    Este ano vai ser muito mais dificil, as equipas pequenas já entram contra o Sporting com os autocarros do costume, porque há esse respeito - há duas épocas atrás entravam para disputar o jogo e até ganhavam ou empatavam

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o JMBB, amo o Sporting, tenho o meu lugar cativo, mas dizer que esta equipa é candidata ao titulo quando só tem praticamente miúdos e as contratações não vêm dar nada de mais valia parece-me muito optimista. Precisavamos de um patrão para a defesa, um play maker e um avançado com provas dadas. Assim, resta-nos ter fé...

    ResponderEliminar
  4. Jogo que revelou alguns dados:
    - jogadores muito cansados e com pouco discernimento, levando a maus passes, péssimos controlos de bola e más abordagens defensivas;
    - jogo contra equipa forte, que vai entrar em acção já na pré-eliminatória da Liga Europa;
    - chuva não ajudou; Joaquim Rita deve estar todo contente;
    - William só tem um semana de trabalho e kgs a mais;
    - Adrien é muito bom jogador;
    - Cédric não tem alternativa (Esgaio só jogou 45m a def direito em 270 disputados na Holanda);
    - Patrício deve estar lesionado ou vendido;
    - Agora percebo a contratação de tantos centrais; no plantel só há 1 de jeito (e hoje jogou lesionado); Tobias não conta;
    - Boeck é alternativa credível;
    - Ainda não se percebeu o que é e para que serve o Shikabala;
    - Rossel é alternativa a William (mas não será melhor);
    - Nenhum reforço consegue, agora, ser titular;

    Sexta-feira veremos quem sobe ao palanque.

    ResponderEliminar
  5. Lda,
    Também acho importante perder-se na pré-época para se ir corrigindo o que de menos bom se faz. É melhor detectar-se erros agora do que depois em competição.

    Cantinho,
    Acho que tens bons contributos nas discussões que se vão tendo na blogoesfera leonina. Gosto de ler a maioria dos teus comentários. Mas sinceramente às vezes parece-me que tens muitas certezas e uma visão negativa das coisas.

    Patricio lesionado ou vendido? E o Slimani? Só temos um central de jeito? O Paulo Oliveira não foi uma boa compra? O Tobias não conta? Não será mais importante ser emprestado e jogar regularmente nesta fase da sua carreira? Querias comprar um jogador melhor que William? Não te parece um belissimo jogador este Rosell? O Tanaka não tem tido boas prestações?

    Ps- Devo só relembrar que eu acho que se comprou gente a mais; que há jogadores que deviamos vender como Capel, Mauricio e Rojo (que está muito valorizado); e que o meu plantel tinha Esgaio e Iuri na A.

    ResponderEliminar
  6. O cansaço foi notorio. O jogo foi fraco. Mesmo no melhor período, com inicio na 2ª parte até à expulsão, o jogo não foi nada de especial. Muito pouco discernimento! Apenas Adrien, Carrillo e Jefferson (a atacar, mas com falhas na defesa) conseguiram manter o nível e,mesmo estes, com vários passes falhados.

    Curioso perceber como a entrada para o meio campo de Rosell altera o posicionamento dos outros 2 médios em relação a William. Jogam mais subidos e participativos no ataque, sobretudo Adrien. A melhoria do nosso jogo com criação de mais oportunidades de golo nesse período pode estar relacionado com essa mudança táctica. Também a defender me pareceu que Adrien inicia a pressão muito mais alto quando o meio campo tem Rosell.
    E William está, de facto, muito preso de movimentos. A classe com a bola nos pés é indiscutível mas precisa rapidamente de recuperar a forma para poder ajudar a equipa.

    Veremos o próximo.

    ResponderEliminar
  7. Independentemente de considerar que este jogo pode ter estado bastante condicionado pelo cansaço não deixo de estar pessimista com o que tenho visto dos "reforços". Como o LDA muito bem dizia há dias há uma diferença entre reforços e aquisições. Até ao momento nenhum dos jogadores que chegaram entram de caras na equipa e isso já diz muito. Rosell é a excepção no meio de muita parra e pouca uva

    Geraldes - um desastre não tem lugar na equipa B, nem sequer para o lugar de Riquicho que fará de Esgaio.

    Paulo Oliveira - Só joga porque tem que ser, não é melhor do que os já lá estavam.

    Slavechev - Ainda nem sabe onde está nem o que fazer em campo. Tragam o do Youtube que esse sim é muito bom!.

    Tanaka - Vulgar, mexe-se bem mas há uns 4 ou 5 melhor do que ele em equipas inferiores ao Sporting. Até o Moreirense foi buscar um melhor, o Cardozo ao Setúbal.

    Isto resumindo aos que vi jogar até agora. Ah, e o Shika é que é!

    Deixem o Inácio continuar a jogar FM com o nosso dinheiro

    ResponderEliminar
  8. JPM...
    Depreendo da sua análise que 6a feira nem se irá dar ao trabalho (se essa era a sua intenção) de ir a Alvalade ver a apresentação do nosso Sporting? É que a Lazio é teoricamente bem mais forte que o Twente. Passarão 4 dias desde o jogo do Twente...hmmm, se calhar então...vai correr tudo como ontem...
    Aquilo, à partida, é uma festa, não convém ir fazer o "frete".
    SL

    ResponderEliminar
  9. Apesar de um resultado sem qq importância o treinador só fala qd ganha também a feijões?

    ResponderEliminar
  10. Cá para mim já houve m... desta vez nem crónica no site? Devem estar a formatar os comentários online.

    ResponderEliminar
  11. JPM,

    Não dou para esse peditório das comissões do Inácio, nem dos Brunistas ou dos anti-bruno. Se quiseres entrar por aí vais ficar a falar sozinho.

    Essa do nenhum reforços entra de caras na equipa, tambem a posso ver se de um outro ponto de vista. O Talisca e o Cesar entraram de caras no 11 do Benfica. Isso é bom? O Casemiro também entrou de caras no 11 do Porto. Isso é bom?

    De resto, também eu gostaria de ter um Gaitan! Como é que é a questão.

    Este plantel, na minha opinião, é melhor que o plantel que Jardim tinha à sua disposição.

    Acreditando nesta equipa, renovei mais um ano a gamebox e lá estarei na apresentação de 6a. Acho muito cedo para essas visões catastrofistas da equipa.

    ResponderEliminar
  12. Eu quero é mais Violas e Labyad´s. Mais gajos como o Pranjic, Boulahrouz, Jeffren, Elias, Xandão e Joãozinho. Isso é que eram belos tempos onde o Sporting investia a sério até em comissões.
    Tomará aos senhores que lá estão, chegar um dia a este nível.

    ResponderEliminar
  13. Xiii.... que ambiente pesadão que para aqui vai.
    Ao primeiro revés, é só choro e críticas.
    Só para destoar: eu acredito nestes jogadores e na equipa técnica.
    Acho que estamos no caminho certo e, nesta fase embrionária, estamos muitos furos acima dos rivais.
    Podemos não ser campeões, mas tenho a certeza que vamos fazer uma boa época e andar sempre lá por cima.
    Passem todos muito bem!
    SL

    ResponderEliminar
  14. O SCP já parece uma sociedade secreta cheia de tiques fascizóides como a censura ou comunicação integrada, como também lhe chamam. O que importa é controlar a mente dos adeptos. Ó Quintela, ninguém deixa de comprar a box ou contribuir para a operação pavilhão por causa de uma derrota na pré-época. Para quando o verdadeiro SCP de volta, onde até perder é desporto e SCP?

    ResponderEliminar
  15. Boas

    Não me preocupa muito a derrota de ontem - 5V e 1D mesmo com o adversarios que defrontamos é um bom peculio

    No entanto e mesmo sem ter visto o jogo de ontem parece-me um pouco preocupante 2 situações:

    A "fraca" qualidade das nossas alas e a falta de jogo interior, não só porque os extremos quase só se preocupam em jogar na linha como por não termos um "10" ou "9,5" que possa desiquilibrar

    Temos varias opções, mas praticamente estamos a jogar como no ano passado com André Martins nessa posição que já sabemos que não é mau jogador, mas que sozinho não é capaz de desiquilibrar.

    Acho que MS poderia fazer recuar um pouco Montero e jogar com outro avançado mais fixo (no caso de Slimani) ou mais movel e aí jogar quase em 4-4-2 com Tanaka

    Outra opção e que me parecia a mais logica seria apostar em Shikabala ou Guald (ou até Chaby) para jogar atrás do Ponta de lança, mas quase que não os vimos a jogar.

    ResponderEliminar
  16. às primeiras ondas, abandonam o barco.... A,B,C não prestam... C,D E não tem lugar na equipa B quanto mais na A... O Inácio é o culpado disto tudo....

    ResponderEliminar
  17. Apesar de ter visto a 1ª parte aos soluços, não fiquei desmoralizado por esta derrota, mas eu não ponho a fasquia muito alta, neste momento de vida do clube aquilo que quero é crescimento sustentado, pontinho a pontinho, nada de goleadas à maluca.

    A única coisa que vi mudar do jogo com o Utrech para o de ontem foi o adversário... o Twente é melhor e deu mais trabalho a toda a equipa, a intensidade do jogo foi muito superior e nós entramos à benfica contra nós a pensar que as camisolas bastavam para ganhar o jogo.

    Os golos que sofremos foram de duas patetices da defesa, tal como a expulsão de Maurício, nos restantes minutos e quando decidimos responder em intensidade ao adversário estivemos por cima do jogo e só não marcamos 3 ou 4 por aselhice. Aliás acho que esse foi o ponto mais importante da partida para mim, conseguimos falhar oportunidades claras de golo no centro da grande área só com o redes pela frente (e ás vezes nem isso...).

    O Twente foi aquilo que no ano passado foram, Nacional, Rio Ave ou Académica, organizadinhos, intensos na disputa de bola, rápidos a sair e concentrados a aproveitar as nossas asneiras. A conclusão que tiro é que ainda não há solução para esses problemas, ou melhor já há, basta rematar melhor e lá para dentro, é que nestes jogos no ano passado, poucas ou nenhumas oportunidades criamos e as poucas que tivemos e convertemos ainda veio alguém anula-las.

    Nesta pré-época tem sido noticia os nossos golos serem fáceis, só de empurrar ali no meio da área (André Martins e Tanaka), é verdade, só que criar condições para se marcar assim de cagadinha dá um trabalhão da equipa toda...

    Venham lá os próximos jogos e principalmente a correção da atitude com que a equipa entra em jogo, o nosso campeonato tem muito mais Twente's do que à primeira vista se pensa e eles também não perdoam entradas à amador de bairro.

    ResponderEliminar
  18. Ninguém melhor do que o Inácio sabe o que é passar de bestial a besta com uma pré-época de intervalo... Uma das grandes vitórias do ano passado foi ter um treinador que só tinha de se preocupar com o treino e com os resultados da equipa, que assim continue com Marco Silva!!!

    P.S.- Engraçado como ontem em vários cabeçalhos vi em titulo "Marco Silva perdeu" ou "chumbou" e não como era normal "Sporting perde" esses só vieram hoje.

    ResponderEliminar
  19. Jorge Alemão,
    apesar de o 11 ser o mesmo por que está a ser pedido a Martins e até aos restantes médios é diferente do que Jardim pedia. Isso foi evidente ontem e no jogo com o Utrecht.
    Quanto ao jogo em si creio que o Lmgm fez um bom resumo do que foi o nosso adversárioe as nossas dificuldades.

    ResponderEliminar
  20. Eu também penso que as contratações "não enchem o olho", mas todas excepto o Tanaka (ainda estou a tentar perceber...), têm margem de progressão, e espero que assim o aconteça.

    Quanto aos 2 mais criticados, quem conhece o Geraldes diz que ele é bom, pelo que viram do ano passado. Prefiro acreditar em amigos meus que percebem de bola e falam sem interesse, do que em camaradas sportinguistas que ao fim de 2 ou 3 jogos já dizem que este jovem é uma bosta.

    Quanto ao Slavchev, diziam das Bulgárias que ele era bom jogador, então porra, como é que um miúdo de 20 anos, que nem sequer fala português (será que fala inglês?), vem para cá e não pega logo de estaca a fazer grandes exibições...uma bosta...ok.

    SL

    ResponderEliminar
  21. O SCP parece uma sociedade secreta cheia de tiques fascizóides como a censura ou comunicação integrada, como também lhe chamam. O que importa é tentar controlar a mente dos adeptos. Só dizer ao Quintela que ninguém deixa de comprar box ou contribuir para a operação pavilhão por causa de uma derrota na pré-época. Para quando o verdadeiro SCP de volta, com vitórias e derrotas, é desporto e nunca deixamos de ser SCP.

    Mais do que qualquer resultado de qualquer equipa do SCP é outra natureza de coisas que pode ou não afectar a relação dos adeptos com as diferentes fases do clube, consoante as diferentes direcções.

    ResponderEliminar
  22. Quando acordei e vi as capas dos jornais, não pude deixar de soltar um sorriso ao ver a capa do jogo, que - muito mais em jeito de "wishful thinking" do que propriamente de notícia - anuncia o "naufrágio" do Sporting.

    Ri-me e pensei para comigo "estes jornalistas aziagos não aprenderam nada com a última época".

    Depois de ler vários comentários a este post, fico com a impressão de que vários sportinguistas também não.

    Resta saber se, neste pessimismo reinante não haverá, também aqui, alguma ponta de "wishful thinking".

    Em alguns casos, diria que sim.

    ResponderEliminar
  23. PM,

    obrigado pela primeira referência (positiva).
    Vamos ao resto. Acho que o facto de eu ter usado um tom sucinto foi confundido com agressividade. É verdade que sou muito negativo (para com o Sporting mas também com a vida; acredite que não é nada bom para mim), mas estou longe de achar que tenho muitas certezas, como afirmou.

    No meu comentário deixei dados/elementos que considero ser aqueles que observei e outros que coloco como pergunta.
    A parte do Rui Patrício esteve longe de ser uma crítica. Parece que ele já jogou com o Estoril (última jornada) lesionado. No Mundial esteve lesionado. Se William já jogou, se só tem jogado Boeck, questiono-me se Patrício não estará lesionado ou vendido/reservado. E o mesmo acho que se aplique a Slimani como, creio (não é uma certeza), se vai aplicar a Rojo.

    Por aquilo que vi, tendo Semedo, Tobias e Dier, não me parece que Oliveira fosse uma prioridade. É uma contratação que percebo, mas não é melhor que estes 3. Talvez seja melhor que Maurício.
    Quando disse que Tobias não conta não foi a minha opinião. Vendo o seu tempo de jogo face aos outros centrais, e vendo que chegou mais 1 (e parece vir outro) está em última opção. Ele não conta para este Sporting. Para mim, contava.
    Rossel: novamente uma falha de comunicação. Onde é que eu disse que ele não era bom? Onde é que eu disse que se devia ter contratado melhor que William? Não disse. Aliás, o que eu digo é o que acho que é: uma alternativa a William. Depois digo que não é melhor que este último, mas não o disse com tom pejorativo. Até agora foi a melhor contratação, sem dúvida e pareceu-me acertada e precisa.

    O teu ps é como eu penso. Por isso até temos muita coisa em comum em relação ao Sporting 2014/2015. A forma como me expressei é que terá levado a uma interpretação diferente daquilo que eu queria dizer.

    Obrigado pelo seu ponto de vista o que me levou a pensar na melhor forma de me expressar na net.

    ResponderEliminar
  24. Cantinho,
    (Se me permites) não me trates por você, estamos a falar de bola e ainda não cheguei aos 30! :) Valorizo as tuas opiniões e sei que também defendes bastante a cantera leonina (sabemos bem que há poucas deste nível!).

    Em termos geral estou de acordo com o que disseste no ultimo comentário. Em relação ao Paulo Oliveira não, parece me uma boa contratação e podíamos estar à vontade se vendessemos Rojo e Mauricio.
    O Semedo para mim deveria rodar na 1a liga e em relação ao Tobias acho que o Marco Silva tem o jogador bem referenciado.

    Os reforços sinceramente são os que o Sporting pode comprar (mais uma vez digo, não eram precisam tantos).
    O Benfica vai baixar o orçamento (como aliás era previsível) e o Porto tem contratado muito mas ainda é uma incógnita (será que tantos espanhóis serão bem aceites...pelos brasileiros do grupo?)

    Ps- outro dia li uma teoria tua que na altura não me pareceu realista mas que hoje em dia estou de totalmente de acordo. As ajudas de Benfica e Porto ao Braga...com um objectivo bastante claro!!

    Forca aí! E sê optimista!

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Não sei como é com cada um mas a mim e nomeadamente na pré-época, até mais do que durante, interessa-me ouvir a opinião do treinador consoante a evolução ou não da equipa. E subitamente ao 3º jogo na Holanda fez-se um silêncio ensurdecedor e como também não vislumbro nenhuma razão aparente que justifique qualquer alteração ao que vinha a ser a reacção no site após cada jogo não retiro nada mais relevante deste estágio, o que só por si já diz muito... É que nem os novos serviços de inteligência, sempre tão acérrimos na defesa do novo SCP dão à costa hoje...

    ResponderEliminar
  26. PM,

    Eu entendo a contratação do Oliveira mas tu (aí vai o "tu") também dizes que, assim, se podia estar à vontade em vender o Rojo e Maurício. Só que desses dois só o primeiro é que deve sair (e ainda não saiu). Se não há saídas...

    Quanto a reforços, eu até só pedia uma alternativa a Jefferson, outra a William (embora João Mário pudesse fazer bem o lugar), talvez um avançado (que devia ser o Viola, em vez do Tanaka) e um central caso fosse vendido mais que um do plantel anterior. Tudo o resto (alas, alternativa a Cédric, médio-centro) vinham da B e/ou emprestados.

    Benfica e Porto, mesmo com cortes e idas à maluca ao mercado, terão planteis muito fortes e bem orientados. E haverá Braga este ano.
    A época não será a como a anterior, onde tivemos muito mérito na fortuna que alcançámos.

    Já agora, face ao serão as nossas opções, aos empréstimos que temos de fazer, ao que queremos ver evoluir os nossos jogadores, e face ao clube e, mt importante, treinador em questão, ao ver isto:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=492035

    Ocorre-me isto: Esgaio (já que "não pode ser" o Geraldes) ; Chaby/Vítor; Iuri; Betinho;

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)