sábado, 2 de agosto de 2014

5 Violinos: o Triféu é nosso!

O Sporting conquistou o o tri no torneio "5 Violinos" vencendo todas as competições até ao momento. Esta é a primeira nota a salientar do jogo de preparação de ontem, a que soma ainda outra: até agora o Sporting conquistou todos os troféus que disputou na presente pré-época. Sendo verdade que o principal objectivos destes jogos é preparar as equipas, não o é menos afirmar que é mais fácil fazê-lo a ganhar do que a coleccionar reveses.

Obsessão pela bola 
Não sei exctamente qual é o valor do adversário de ontem, a Lázio. Mas sabendo o que se sabe da b oa organização defensiva das equipas italianas merece referência a forma como o Sporting parte para conquista da bola e no preciso momento em que a perde. E isso acontece porque se encontra quase sempre organizada e equilibrada, sem permitir grande tempo ou espaço o adversário para se organizar. Qaundo conquistou o Sporting não revelou pressa em desfazer-se dela, procurando construir o ataque com segurança e, quando assim não parecia possível, não tinha "vergonha" em voltar atrás, fazendo a bola voltar a circular desde zonas mais baixas. 

Confesso que esta filosofia me agrada, como equipa grande que é o Sporting tem que mandar no jogo (especialmente para os jogos do campeonato) e não ficar a aguardar que este lhe ofereça alguma coisa. Veremos se os adeptos do Sporting, em particular nos jogos em casa, compreendem esta ideia, especialmente quando os jogos se prolongarem sem o marcador funcionar. A paciência ou falta dela nas bancadas poderá vir a ser um factor decisivo. Outro aspecto a ter em conta para que a ideia tenha sucesso é grande disponibilidade física que implica. Veremos como reagem os jogadores quando os jogos acontecerem de 3 em 3 dias. Igualmente importante para o sucesso é o maior acerto no passe, uma vez que foram inúmeras as más entregas, por excesso ou força deficiente. A

Dúvidas para a finalização
Apesar de ter dominado o jogo e empate até poder ser interpretado como uma prenda para os convidados, esse dominio não foi traduzido em muitas oportunidades de golo e estas, quando surgiram, não foram aproveitadas como podiam ter sido. O decorrer do jogo foi construindo a ideia que falta acabar o telhado da casa no nosso futebol. Nesta altura da época é uma fragilidade que se aceita, mas parece ir-se confirmando a ideia de que é preciso mais "qualquer coisa" dos jogadores do ataque. Montero, que joga muito bem com ou sem bola,continua sem ser devidamente servido.

Certezas, ou nem por isso, na defesa
Parece também confirmar-se a ideia de que o Sporting encurtará o campo, aproximando os sectores. Isso facilita a ideia de jogo acima referida, bem como a rápidas progressões no campo, mercê da mobilidade dos jogadores do sector intermédio. Tal implica uma atenção muito particular com o alinhamento da defesa,o que ontem nem sempre foi bem conseguido, carecendo de melhor afinação. Algumas dúvidas também na eficácia dos centrais para a construção do jogo, uma vez que não parece que Marco Silva vá solicitar o lançamento directo, avinhando-se que aqueles terão muitas mais vezes as bolas nos pés. Certo é o quarteto defensivo, isto se o mercado não fizer das suas até o último dia de Agosto.

Destaques individuais
Saliência para o regresso de Patricio, como se a época não tivesse parado e sem cicatrizes do acidente brasileiro que foi a campanha no Mundial. Nota de igual tom para Rojo, e William (este já melhor do que no jogo anterior) todos ainda com poucos minutos de treino.

Nota alta para André Martins, que aos poucos vai demonstrando o seu valor aos mais cépticos. O facto de marcar golos ajuda bastante, a verdade é que este é o mesmo jogador do ano passado, a diferença está nas funções que agora desempenha. Pode-se discutir se serão as mais adequadas para as suas características, porém o facto de ter maior liberdade de acção e de estar mais voltado para a frente do jogo favorece-o.

Nota baixa para a displicência de Jefferson no lance do empate final que atirou a equipa para o desempate por grandes penalidades. A somar a actuações defensivas deficientes aqui e ali,talvez a lembrar que precisa urgentemente de correr pelo lugar.

16 comentários:

  1. Concordo com quase tudo

    Parece-me que a estabilidade é, mesmo mudando o treinador, a maior arma do Sporting

    O avanço de Andre´martins parece-me providencial, porque Montero anda em crise de marcar, mas não de assistir e sempre dá mais alguma profundidade ao jogo interior

    Em relação a jefferson já o vi a correr e a esforçar-se mais, mesmo sem o jogo lhe correr de feição, mas um concorrente ao lugar será naturalmente bemvindo

    ResponderEliminar
  2. Boa sintese do jogo

    Apenas reforço com uma ideia sobre os reforços ontem utilizados.

    Conformo a minha opinião sobre Rosell que acho mt bom jogador. Oferece equilíbrio à equipa.

    Slavchev tb me pareceu mt melhor ontem. masi audaz e participatico.

    Por fim, TanaKa, o samurai das bancadas. è daquele tipo de jogador raçudo com que a malta "vai à bola"!

    Duas nota finais. A primeira para o facto de me parecer que o plantel está mt unido, gostei de ver os mais velhos envolver os seus colegas na festa e estes a perticipar com alegria.

    A segunda para a confiança que o Marco Silva me tem transmitido. Tenho gostado do trabalho que desenvolveu até agora. Parece-me ser um treindador (e uma pessoa) mt segura e que sabe o que quer. A sua forma de liderança agrada-me , mt mais importante, parece agradar aos seus jogadores. Haja esperança.

    ResponderEliminar
  3. Está aí tudo.

    Acrescento à nota baixa do Jefferson no 2º golo (que no INATEL não teria lugar, pois a bola ia para o "quintal" ou o jogador da Lazio não passava), a falta de concentração de Maurício no 1º golo. Ao minuto 44, com o Sporting a vencer, Maurício marca uma falta a meio-campo de forma muito rápida, com Carrillo ainda no chão, passando a bola para um apertado William, dando origem ao ataque da Lazio que acaba no canto do golo. Pede-se mais experiência naquele momento. Devia retardar a falta, esperar que o colega se levantasse e levar a bola para mais longe. O intervalo estava ali.

    Acho mesmo que o centro da defesa é a zona "menos" deste Sporting que, esta época, terá novos e mais exigentes desafios. São erros, faltas e alguma displicência a mais para zona tão importante (quantas vezes Rojo fintou sendo ele o último homem?).

    Os reforços apareceram mais e a equipa vem evoluindo. E é isso que, para já, se exige.

    ResponderEliminar
  4. Aí está o Cantinho do Morais , com as suas criticas persecutórias ao Maurício , quando o Maurício apesar de ser pouco elegante , é o jogador do Sporting mais eficaz a destruir jogo promissor , e deu-nos algo que não tínhamos há 10 anos , a bola parada defensiva , onde é o melhor jogador em Portugal. O Sporting desde Bento até Jardim , quando era canto ou livre contra nós , os mais emocionais ate os olhos fechavam , Maurício veio trazer essa segurança , mas hoje isso e tão regular que já ninguém se lembra dos tempos em que canto ou livre contra o Sporting eram meio golo. Maurício é um central feio de se ver jogar mas é mais eficaz do SCP apesar de ser pouco elegante e até mesmo pouco inteligente, mas como estamos em Portugal , à mulher de César , não basta é preciso parecer. Tudo isto , porque tirou lugar ao seu querido Dier , que apesar de mais elegante e mais técnico não dá nem 10% da segurança que dá o Maurício ,entenda que Dier tinha potencial mas não tinha nervo nem agressividade por isso foi para o banco.

    Agora se me pergunta , Maurício é o jogador ideal ? Não , precisamos de melhor , não é jogador que vá evoluir o suficiente para as ambições do SCP , mas isso nao quer dizer que tenhamos de lhe estar sempre a morder.

    Depois esqueceu-se do seu querido Cédric , que apanhou um extremo minimamente habilidoso , e nada de especial para o que ele vai ver na champions , e foi partido ao meio mais uma vez , aliás o extremo fez dele o que quis. Cédric nem defender sabe sequer , tal como Jefferson , e o Sporting vai ter muitos dissabores na champions com estes laterais fraquissimos a defender.

    Já agora prefiro que Rojo finte um , do que bata a bola na frente umas 8 vezes como estava a fazer no inicio , e eu não vi perigo iminente nesses lances em que ele fintou , mas você lá sabe.

    Dou-lhe um conselho , tome se quiser , não tenha filhos nem enteados quando vai analisar o Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Já agora os entusiastas da formação , que me expliquem , o William se tivesse sido transferido para o United antes do Mundial (onde fez 1 jogo e meio , 135 minutos) teria coragem de se apresentar nesta forma vergonhosa ?? Respondam sff.

    Ou a cabeça já cá não anda e o desleixo é que vem aí ??

    Enquanto não meterem na cabeça que temos um problema de base que passa ate pela educação dom jovem português , nunca vamos ter rendimento com a formação , porque tal como eu disse , o Sporting aposta na formação mas a formação não aposta no Sporting.

    O Sporting é o clube que eles usam para se projetar , mas não é o clube de sonho deles , não é aqui que querem ganhar títulos , não é aqui que querem fazer carreira , todos os que se destacam , o que querem é ir logo embora , e se ficam , ficam contrariados e a baixar rendimento, porque acham-se imediatamente acima do Sporting. Dá a impressão que não reconhecem grandeza ao Sporting , no SLB e no FCP , os miúdos que chegam lá acima até devem rezar... porque ? É mais difícil , e ali os adeptos não andam a embandeirar miúdos de 18 anos , e metem o clube acima de tudo , aqui parece que os miúdos da formação são maiores que o próprio Sporting. Aqui os miúdos não teem respeito , nem entendem que jogar no Sporting já devia ser até acima de um sonho. Eu ainda me lembro do Miguel Veloso , o que jogava ele na primeira epoca , era qualquer coisa... depois não saiu para o United , e lá foi ele por aí abaixo , o Moutinho então nem comento.

    Eu responsabilizo-vos ( os entusiastas da formação) pela falta de respeito que estes miúdos teem ao nosso clube, pois voces é que lhes dão as costas quentes.

    ResponderEliminar
  6. Não achei que Cédric tenha estado mal.
    A Lazio raramente criou perigo por ali.

    Em relação á nossa formação.
    Usemos o caso do Ilori, por exemplo. Não será das maiores promessas que passou por Alvalade, mas aparentava ser um jovem com potencial com muito para aprender ainda.
    Deveria ganhar no Sporting uns 3.000 euros para ai, ou pouco mais.
    O Sporting lança-o com 2 anos de contrato ainda, faz uns bons jogos e tentar negociar em alta. Vamos supor que oferece 10 vezes mais. 30.000!!! o que em Portugal para um puto de 20 anos o faz um privilegiado. E ainda está só a começar.
    Aparece o Liverpool em cena. Pelo que li, ia ganhar uns 100 mil por mês. Bem mais então que o Sporting ia oferecer.
    É claro que saberia que ia partir detrás de Sakho, Agger, Skrtel, Coates e agora Lovren. Mas claro, contrato por 5 anos, 100 mil por mês, é só fazer as contas.
    Fica com a vida feita.
    O Sporting faz pressão para renovar, oferece mais garantias desportivas, mas com numeros assim, quantos de nós poderia dizer que não.
    O Dier foi apenas mais um.

    ResponderEliminar
  7. m1950
    Onde a conversa a mando de alguém já vai: "o Sporting aposta na formação, mas a formação não aposta no Sporting".
    Andam por aí “umas pobres almas tristes” que fomentam o sectarismo e o ódio entre sportinguistas calculando que assim levam a água ao seu moinho. Estabeleceram quem é “verdadeiro sportinguista” e “falso sportinguista”.
    Agora passaram aos atletas: os que são da formação e os que foram contratados. De preferência pelo Bruno!
    Não percebem que o rei vai nu e que se torna cada vez mais evidente a sua incapacidade para resolver os problemas do Sporting e tornar credível a sua gestão. Ou, se calhar já se aperceberam, e desesperados passaram a nova fase: enxovalhar e amesquinhar os sportinguistas que não vão nas “brunices” de cada dia.

    ResponderEliminar
  8. Estou comovido com tamanha referência ao meu comentário por parte do co-adepto (não sei se é sócio) do Sporting, o m1950.

    Você mede a utilidade e qualidade de um jogador para o Sporting pelo "nervo" e "agressividade". Eu, por outro lado, dou valor a outro tipo de atributos que nem vale a pena discutir consigo pois como são tão antagónicos (e não estou a dizer que são melhores), seria uma discussão improfícua.
    É óbvio que quem lê o seu comentário percebe que "nervo" e "agressividade" é um ADN que se encaixa perfeitamente no m1950.

    Aliás, essas características (que, reforço, não estou a dizer que são más, simplesmente valorizo outras) parecem estar a condicionar a interpretação que fez ao meu comentário.
    Se o reler, perceberá que não fiz assim tantas "críticas persecutórias ao Maurício". Em concreto, só me refiro a falhas do Maurício no 1º golo da Lazio. E as falhas que refiro são ao nível de "concentração" e "experiência". Nem são de índole técnica ou táctica. As falhas até podem estar relacionadas com a parte mais "relaxada" da época (ou pré-época).

    Depois, verá que eu não digo que a defesa é má, digo que é a zona "menos" deste Sporting. E não sou só eu que digo. Aliás, um dos temas em debate é o maior pendor ofensivo que Marco Silva está a dar ao Sporting que pode desequilibrar uma das principais armas que, na época passada, o Sporting teve, o processo defensivo.

    Depois o m1950 diz isto: "Agora se me pergunta , Maurício é o jogador ideal ? Não , precisamos de melhor, não é jogador que vá evoluir o suficiente para as ambições do SCP..."

    Repare que no mesmo espaço onde o m1950 defende o Maurício, afirma que o Sporting precisa de melhor. Agora imagine se eu tenho escrito isso dessa maneira. Não sei o que o m1950 iria dizer.
    E entrando novamente em contradição, depois de afirmar que Maurício "não é jogador que vá evoluir o suficiente para as ambições do SCP", afirma que na Champions haverão problemas devido ao Cédric e ao Jefferson (que também critiquei pela passividade no lance do 2º golo). Há aqui uma esquizofrenia comunicativa difícil de lidar. E depois lendo aquilo que o m1950 escreveu sobre o Cédric e da maneira que tem vindo a escrever sobre ele, percebe-se que as "criticas persecutórias" que você me quis impor ao Maurício são, de facto, aquilo que você faz, objectivamente, ao Cédric.
    Não seja tão duro com o Cédric. Além de estar a ser injusto, tal como o Maurício, a Lazio foi das equipas mais fortes que defrontou na vida (ao Maurício foi mesmo a 3ª mais forte, depois de Porto e Benfica). A diferença é que Cédric só tem 22 anos, e um percurso internacional que já o levou a vice-campeão do Mundo de sub-20 e o Maurício já tem 25 anos (o Dier tem 20, o tal que, para si, só perdia para o Maurício em "nervo" e "agressividade").

    Dê-lhe tempo. Pode ser que aos 25 anos já esteja ao nível do Maurício mas, esperemos nós, ao contrário deste, com uma evolução "suficiente para as ambições do SCP".

    ResponderEliminar
  9. Em primeiro Zargo , eu não estou a mando de ninguém , nem sequer sou pobre alma , a tentar a b c d , com Bruno ou sem Bruno , eu amo o Sporting , ao contrário de alguns , que esperam que aquilo de para o torto para cair em cima do Bruno.

    O problema dos putos da formação que eu já escrevi aqui mais que uma vez , não tem a ver com nenhum Presidente do Sporting , tem sim com a falta de educação e respeito da juventude Portuguesa.

    É essa a razão pela qual você escreve esse comentário patético e insultuoso e não consegue responder a minha pergunta : " o William se tivesse sido transferido para o United antes do Mundial (onde fez 1 jogo e meio , 135 minutos) teria coragem de se apresentar nesta forma vergonhosa ?"

    Prefere fazer fazer ataques ad hominem em vez de entrar na discussão , pré-conceituando que eu trabalho para alguém. Eu simplesmente não tolero faltas de respeito destes miúdos para com o meu clube. Hoje eu vejo estes miúdos com a costas quentes a faltar ao respeito e meter sem sentido a instituição Sporting , miúdos de 20 anos , e agora até com 17. Banalizaram o que é jogar no Sporting , e o Sporting é um escalão de formação na cabeça destes miúdos , é projetar e depois saltar ... fazem a chamada e depois o salto , que nem um trampolim. De resto não tenho de estar a repetir o comentário que você não leu , simplesmente porque não passa de um rés ignorante.

    E digo-lhe mais , se o rei vai nu , então é preciso descobrir quem o despiu.

    ResponderEliminar
  10. Ó Cantinho do Morais (permita-me o vocativo) ,

    Não existe contradição em respeitar a titularidade de Maurício e admitir que não é o jogador ideal , o jogador que eu gostaria de ver ali , eu justifiquei a razão pela qual ele foi titular , pois foi na 1ª volta até , embora muitos se esqueçam o melhor central do Sporting.

    Naturalmente , ele tem várias limitações que eu tenho dúvidas que passem despercebidas nos jogos de maior nível , como a mobilidade e alguma falta de inteligência a jogar , agora isso não me inibe de admitir que ele deu segurança defensiva ao Sporting , uma garantia que não tivemos durante uma década.

    E já agora Jardim , já deixou entre linhas em varias conferencias de imprensa a razão pela qual se decidiu pela actual dupla de centrais do Sporting , mas na cabeça dos críticos , o BdC era o treinador , ou então condicionou a sua titularidade devido às dificuldades em renovar contrato. Enfim são opções.

    A minha leitura é simples , apartir do momento em que o pai do Dier , já no jogo de posições para a renovação diz : "Dier só renova se jogar" . Dier tinha de sair do SCP , porque o Sporting Clube de Portugal , jamais pode aceitar ultimatos de um miúdo de 20 anos.

    Também lendo a situação , é fácil para mim entender que Dier , achou que não merecia banco , e de facto na segunda volta sempre que entrou , respondeu muito bem , e Jardim preferiu sempre repor a dupla em quem ele confiava. Agradeço ao Dier por ter salvo no clássico com o FCP um lance iminente de golo , após um erro de Patrício , e muitos outros lances... no fim também fico triste com a sua saída , até porque foi um dos miúdos que deu a cara quando iamos para o abismo , e jogou no Sporting desde 2003.

    A verdade é que Dier , encravava a renovação porque não queria perder esta clásula que lhe garantia uma saída fácil para a sua terra , e para isso queria garantias da titularidade ( isto é algo que a SAD não lhe pode garantir) , e pronto o banco do Tottenham paga mais que o banco do Sporting , e o rapaz fez a sua opção.

    Acredito que a direção do Sporting não fez tudo o que podia para renovar com Dier , mas repito o Sporting não pode nunca estar refem à vontade de miúdos , por mais costas quentes que estes possam ter.


    Quanto ao Cédric , não mostra melhorias sequer na forma como aborda os lances , pode ter futuro , mas eu quero ver presente , e começa a irritar-me bastante , o facto de ir para 3 anos de equipa A , e não tem timing para por o pé à bola. A unica esperança é o facto do MS ter sido LD , vamos ver se melhora.

    Já agora para mim , a formação do Sporting é assunto para ir a assembleia , e se assim for eu certamente participarei e gostaria também que você estivesse presente.

    ResponderEliminar
  11. m1950,

    Sou um confesso adepto da formação do Sporting. Votei Bruno Carvalho e estou bastante satisfeito com a recuperação a vários níveis que tem feito no clube. Não há sequer comparação possível com Godinhos, Bettencourts ou Soares Francos, na minha opinião.

    Mas posso pensar pela minha cabeça e não aplaudir tudo? Posso perguntar porque é que não se tentou renovar com o Dier há um ano e meio? Posso questionar porquê é que estão no plantel Capel, Geraldes ou Heldon quando temos em casa muito melhor como o Esgaio ou o Iuri...jogadores que não foram apresentados?

    Quanto ao William faz como eu: compra a gamebox e usufrui do futebol do William porque não vai ficar muito mais tempo no Sporting.

    Quanto ao Cédric não saber defender...não concordo minimamente. Quem é que tivemos melhor nos últimos tempos? Miguel Lopes, João Pereira, Abel?

    ResponderEliminar
  12. Para si, m1950, que é versátil a “jogar” com palavras e conceitos:

    “E cá veio gente dar às palavras. Como sempre. ‘Com palavras e com moscas povoa a miséria o Reino’, rosnavam os mexilhões descontentes. Mas o Mestre tratava-lhes do desconversar, queimando diariamente uma boa porção de palavras que lhes faziam falta. Queria o Reino lavado de termos menos legítimos (…). Não tardou muito os dicionários estavam no nervo e os mexilhões já só falavam pela calada.”

    É interessante a persistência e a actualidade do “Dinossauro Excelentíssimo” de José Cardoso Pires: basta fazermos um pequeno exercício lógico!...


    ResponderEliminar
  13. PM

    Repare bem no que voce escreve , porque não podemos manter o William , porque ele tem de ir já embora ?? É isto que me incomoda profundamente , o Sporting beneficiaria da formação de qualidade que tem , se mantivesse os miúdos uns 5 anos ou mais , mas para isso teriam de ter na cabeça a pretensão de fazer historia com o clube e engrandece-lo , mas não , o que acontece é sempre o mesmo , entram a jogar muito , são elevados a fenómenos... e muita areia para a camioneta do "pequeno" Sporting , teem logo de ir para os Uniteds e etc , e se ficam , como perdem a ilusão lá vem o rendimento por ai abaixo, ou melhor ainda , ficam e conseguem rendimento e depois explodem de saturação por estar no Sporting , como aconteceu ao Moutinho.

    A resposta para a pergunta que eu fiz que não teem coragem para responder , era obviamente retórica , é obvio que William se fosse contratado pelo United antes do Mundial jamais se apresentaria nesta forma , mas como é para o "pequeno Sporting" , a "rampa de lançamento" não faz mal fazer 135 minutos no Mundial , ter férias e aparecer numa forma totalmente displicente. Este será o ano da sua afirmação como jogador sólido ou apenas poeira , e certamente a querer estático no campo , não vai no bom caminho.

    Depois a questão da aposta no Esgaio , Iuri , e etc. Penso que voces continuam a persistir no erro de imputar responsabilidade de foro técnico ao Presidente do Sporting , uns por descuido outros por antipatia.

    Esgaio é um extremo direito , um jogador com um pulmão e uma entrega ao jogo incrível , que tem uma capacidade muito acima da média para aparecer em zonas de finalização , e tem golo como se fosse um avançado frio e calculista. É também um jogador bastante voluntarioso que não se importa de jogar a médio ou defesa direito.Qual é o problema de Esgaio ?

    Não tem a magia que se espera de um extremo made in alcochete , nem a ginga , apesar d todas as suas qualidades , é visto como curto para ser extremo do SCP , até pelos adeptos do Sporting , que assim acham que este simpatico leão de coração e alma de quem todos gostamos , deve jogar a defesa direito.

    Uma coisa é desenrascar outra coisa é ser , eu acredito que Esgaio será emprestado a uma equipa da primeira liga , onde possa ter e garantir rotinas de lateral direito , por exemplo esta epoca , nos jogos que vi em Alvalade (enquanto la jogaram) , jogou sempre a extremo , e ele o Iuri Medeiros (já lá vamos) eram os melhores jogadores da equipa.

    Na minha minha opinião pessoal seria um excelente box2box interior direito ... posição para o qual o Sporting está sobre-lotado.

    ResponderEliminar
  14. Iuri o jogador + da equipa B , um jogador talentoso que merecia mais estar na equipa A que o Carlos Mané por exemplo , não compreendo tambem porque não tem oportunidade. E o facto de Iuri ter feito um jogo tremendo na taça de honra no ano passado contra o Estoril de Marco Silva , fez-me pensar que Iuri teria espaço na equipa.

    Quanto ao Geraldes , tem desiludido de facto , mas penso que é o peso da camisola , vamos dar tempo para ver como correm as coisas , chegou com boas referencias em termos defensivos e era um jogador sólido e seguro ( isto é muito importante para mim), mas também não em está a agradar a sua forma de defender , vou dar tempo para ver.

    Heldon , foi o fogacho de Janeiro , o jogador em destaque , que Jardim escolheu , e era obviamente jogador de Jardim , pelo que se viu na luz onde foi titular com um treino. Este aqui , a camisola pesou-lhe muito , e ser destaque numa equipa que jogava transição pura é diferente do que ter de assumir o jogo e ser um extremo que tem de desiquilibrar autocarros em 90% dos jogos , erro puro.

    Capel , é um jogador que nem infantis calçava , joga apenas pela força que tem no publico de Alvalade , e desconfio que é esta razão que o prende no Sporting.

    Quanto ao Cédric , eu não quero comparações eu quero rendimento , Cédric sempre , mas sempre que apanha com um jogador mais habilidoso , adeus Cédric.
    Isto tem a ver com o facto dele ser outro "adaptado" nos juvenis do SCP , mas como os jogos das camadas jovens , o SCP além dos jogos com os adversários diretos ( VSC era muito forte idem na geração de Cédric) , esmagava simplesmente os outros , e claro Cédric nunca foi verdadeiramente testado a nível defensivo , onde é um autentico zero na minha opinião.

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  15. m1950,

    A pessoa que escreveu o seu último comentário não parece a mesma que daquele onde me deu um conselho, no mínimo, pouco respeitoso e digno.

    Este último comentário, sem a agressividade e obsessão que caracterizou o 1º, mostrou mais clarividência e lucidez fazendo, até, que alguns pontos em discussão sejam quase de concordância mútua (ex: potencial de Dier; potencial de Maurício e sua importância no sucesso defensivo da última época; fraco papel da Direcção na renovação de Dier).
    Quanto aos outros temas que nos afastam, simplesmente não concordo com a sua posição, embora respeite.

    ResponderEliminar
  16. m1950,

    Estamos de acordo em relação ao Iuri e ao Capel.

    Vamos ao Esgaio. Para além de ter pulmão e tacticamente ser bastante competente, relativamente rápido e de ter golo...tem uma boa tomada de decisão e é inteligente! Não é um exibicionista, é um jogador rendimento.

    Para mim não é importante um extremo ter magia nem ginga. Por exemplo, o Quaresma tem muita magia e tem muita ginga mas o Thomas Muller é muitíssimo melhor extremo (e tem zero magia e zero ginga!)...precisamente porque toma melhor decisões e é mais inteligente. O Quaresma em 10 jogadas, estraga 7. O seu futebol não evoluiu.

    Para mim, Esgaio e Iuri metem Capel e Heldon no bolso...tranquilamente.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)