segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Luis Duque e o regresso do Sporting ao poder

Duque é um aristocrata do futebol e dos tribunais
A chegada de Luís Duque ao cargo de presidente da Liga marcará o regresso de um Sportinguista a um alto cargo no futebol português. Se a minha memória não me falha, Luís Duque sucederá a a Silva Resende como presidente da FPF - cujo consulado correspondeu à consolidação da infecção de que hoje enferma o futebol português - e de Hermínio Loureiro como presidente do mesmo organismo que, pelos vistos, presidirá. A estes nomes juntaria Vítor Pereira e até mesmo o recentemente desaparecido António Garrido que, depois de pendurar o apito, sempre preferiu a sombra dos corredores, mas nem por isso deixou de ter um papel preponderante, como hoje se sabe. 

Infelizmente não espero muito melhor de Luís Duque do que dos supracitados e esta afirmação é proferida com uma enorme vontade que o futuro próximo a desminta. Mas a esperança é diminuta, uma vez que a importância do cargo se encontra esvaziada com a transferência de poder para a FPF. É sabendo isso que a "Santa Aliança" - que muitos julgam ser um mito mas que existe, e os resultados práticos estão na partilha de cargos e benesses - não faz agora mais do que propor a Luís Duque que se torne num verbo de encher, não deixando de repetir, desta vez com sucesso, a provocação já anteriormente tentada com o convite a Godinho Lopes. É pois com profunda vergonha que vejo um Sportinguista aprestar-se a mais este triste papel, ignorando de forma olímpica a afronta que se pretende com esta nomeação que, ao que parece, é unânime.

Como já aqui havia dito anteriormente, não acredito nos frutos do auto-isolamento que direcção do clube parece preferir. Para mudar alguma coisa é preciso estratégia, massa critica e isso implica planear a médio/longo prazo, o que é bem mais difícil do que simplesmente dizer não. Mas esta súbita unanimidade em torno de Luís Duque só por muita ingenuidade não pode ser entendida como uma afronta deliberada ao Sporting. Ora, como não se atiram pedras a árvores que não dão frutos isto revela que o Sporting está a incomodar e, mais uma vez, os interesses aparentemente antagónicos são capazes de ter na oposição ao clube um interesse comum. Um bom sinal, ao fim e ao cabo. Muito mais entusiasmante e revelador do que as palavras de circunstância a dar conta da necessidade, para o bem do futebol português, de um Sporting forte.

Com Luís Duque na presidência da Liga o Sporting não chega ao poder, é o poder que pretende atingir o Sporting.

14 comentários:

  1. meu caro, a santa aliança não existe. existirá uma confluência de interesses, quando muito. mas o problema é ainda maior. nem são os 2 clubes citados nos jornais os verdadeiros mandantes do nome de duque. o mandante como sempre chama-se quim oliveira. duque sempre foi dos seus círculos. e hoje em dia a liga só tem um assunto importante: transmissões televisivas. o outro ponto da agenda de duque é alterar a forma de eleição do presidente da liga, de modo ao quinzinho nunca mais ser apanhado distraído como no caso de mário figueiredo...

    note-se - uma coisa é afirmar que o sporting não pactua com isto, e aí BC esteve bem. outra é demitir-se de dar seja que opinião for ou apontar alternativas. e aqui perdeu-se oportunidade de marcar mesmo posição. senão, ficamos num discursos pescadinha de rabo na boca, orgulhosamente sós mas sem voz.

    ResponderEliminar
  2. Felizmente, Luís Duque vê-se ao longe e anda devagar. Arrasta-se, carregado com processos por fraude fiscal, burla, corrupção e, agora, gestão danosa, mesmo que, graças à incompetência e/ou venalidade da nossa justiça se vá (por ora) esquivando. É, por isso, a escolha ideal desta Liga de Clubes para a representar. Representa-a, de facto. Ajusta-se como uma luva aos Bufas e aos Khaddafis e aos accionistas minoritários das Doyens que lhe vão pagar o serviço. Se é perfeito para a Liga, para nós, Sportinguistas, ainda é melhor. Depois desta sublime escolha, não há desculpas para alguém que se diz do Sporting (e que tenha dois neurónios) deixar de perceber. Temos inimigos com cartão de sócio, temos inimigos que elegemos, anos a fio, para nos dirigir, temos inimigos que se dizem do Sporting mas apenas para se manterem à tona, depois dos paquetes encalharem, das comportas quebrarem, dos submarinos meterem água, e dos bancos se afundarem. Estão-se nas tintas para o Sporting e riem-se dos patos que pagam quotas e lugares e camisolas. Dizia o nosso Vitor Correia que, depois de ver um porco a andar de bicicleta, já nada o espantava. Depois de hoje, e não vou explicar porquê, também já nada me espanta. SL! JPT

    ResponderEliminar
  3. O sporting deve se por do lado desta direcção para assim ter um pe e uma mao nos poucos poderes de decisão que ainda detem. Em contrapartida conseguimos ter o Duque na mão com a auditoria de gestão e a expulsao de sócio.

    ResponderEliminar
  4. Os dirigentes do Sporting envolvidos na pior gestao de sempre do clube, ainda nem a muito tempo deixaram o lugar, e ja sao as primeiras escolhas do "inimigo" para guardar o pote. O que é preciso dizer mais?

    ResponderEliminar
  5. Mas alguém duvida que a 'santa aliança' que promoveu a podridão que infecta este futebol manhoso em Portugal se deitou a dormir assim como por artes mágicas? No way! Basta observar as miseráveis exibições da apaf (com a sua ala burmelha mais activa este ano....). O Nani, p.e., deve ser dos jogadores mais violentos da nossa Liga, não há jogo que consiga escapar a um amarelinho...

    Nojo deste futebolzinho e desta gente que tanto gosta de chafurdar nos bastidores... E ainda há ex-dirigentes sportinguistas que se prestam a estes papeis e não só se misturam como fazem o jogo dessa escumalha... Tb do duque nada de bom seria de esperar... a não ser cenas tristes, como esta...

    ResponderEliminar
  6. Um comentário rápido, a Doyen trabalha bem. É uma infelicidade ver os nossos rivais reduzidos a isto, meras agências de transações a proteger o ouro que os faz (sobre)viver, cada vez lhes desejo mais... Vão-se Fundir, só se estraga uma casa.

    ResponderEliminar
  7. É mais uma ficha no verdadeiro all-in que o FCP está a fazer esta época. A parada está cada vez mais alta e difícil. Talvez aquilo impluda de vez se aguentarmos. Força Sporting

    ResponderEliminar
  8. LdA,
    Claro que esta proposta de Luís Duque para a presidência da Liga é uma afronta ao Sporting, não nos podemos esquecer que Duque é um dos ex dirigentes, que o Sporting tenciona processar por gestão danosa.
    Claro que a aliança porto/benfica, só vem provar que o Sporting está a incomodar muita gente.
    Durante anos o Sporting teve à frente dos seus destinos (com exceção de Dias da Cunha, que pôs o dedo na ferida), personalidades politicamente corretas, com um estilo polido, educado e subserviente ao poder que dominava o futebol português, poder esse, encabeçado por Pinto da Costa.
    Hoje temos um presidente que defende os interesses o Sporting. Muitos podem não gostar do seu estilo, mas a verdade é que não há muito tempo atrás, BdC alertou para a existência de uma parceria porto/benfica para a bipolarização do futebol português. O tom do seu discurso foi duramente criticado por muitos sportinguistas, inclusive aqui neste espaço. Mas todos nós assistimos agara que, as duas nádegas permitiram que, pelo ânus saísse um Duque. Agora cabe-nos a nós, mais do que nunca, puxar o autoclismo.
    Espero que BdC tenha uma estratégia para dar resposta para aquela que é a maior afronta ao nosso clube em anos. Nesta reunião não estiveram a maioria dos clubes, ao contrário do que quiseram fazer transparecer para o exterior. Estiveram presentes 19 clubes e faltaram o Sporting e mais 22 clubes. Os que faltaram são a maioria, BdC devia apresentar um rosto de mudança, pois sem um rosto não existe estratégia de mudança, e tentar reunir o número máximo de espingardas, para enfrentar mais esta luta pela verdade no futebol português.
    Mesmo correndo o risco de ser acusado, por alguns, de ser um seguidista acéfalo (o que também não me importa muito, pois é para o lado que durmo melhor), vou escrever novamente o que já escrevi noutros comentários:
    BdC não é o nosso adversário, esses são porto, benfica e o poder instituído no futebol português (Liga, FPF, conselhos de arbitragem, disciplina e justiça). É para aqui que devemos apontar as nossas baterias.
    Temos, de uma vez por todas, deixar de lado essas palermices de croquetes e brunetes e mentalizarmo-nos que somos todos sportinguistas, cerrar fileiras e apoiar incondicionalmente o nosso clube: o Sporting Clube de Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Na mouche! Não diria melhor!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Emanuel Silveira,

    Ainda o BdC era um perfeito desconhecido dos sportinguistas e já por aqui (e noutros espaços blogosféricos leoninos, mts deles entretanto encerrados) se alertava para os perigos da bipolarização burmelha azulada... Essa suspeita / prática de bastidores já tem barbas! Desde que chegaram os milhõ€s da CL ao futebol, que o sistema visa não só afastar o SCP dos títulos como daquela competição...

    O mesmo se passa com a cena da COFINA... Agora td a gente malha nos pasquins daquele grupo, qd há anos vinha alertando para a mais que evidente agenda persecutória (ou, no mínimo, má vontade frequente) daquele grupo de CS para com o SCP (com principal incidência no cm). Pregava praticamente sozinho, tipo D. Quixote... Mas, naquela altura, outros valores se levantavam...

    Olha, pesquisa e... confirma.

    SL!

    ResponderEliminar
  11. Emanuel,

    Sobre o apelo de união: concordo, mas o primeiro a segui-lo terá que ser... BdC... Que como é bom de ver, não tem sido propriamente um agregador... Manuel Fernandes, só para citar o exemplo mais flagrante, que o diga...

    ResponderEliminar
  12. Virgílio:
    Eu tenho perfeita noção que já há muito tempo se cheira no ar essa bipolarização porto/benfica, não preciso sequer de pesquisar para o confirmar.
    Mas essa aliança nunca foi tão evidente como é agora. Porquê? Porque com BdC, o Sporting começou a incomodar, a denunciar e a fazer frente a essa bipolarização.
    Diz-me, excetuando Dias da Cunha que tentou encetar uma luta contra o “sistema”, qual foi o presidente do Sporting que nos últimos anos denunciou e se opôs vivamente e sem qualquer tipo de subserviência a este tipo de situação?
    Em relação à união e mais concretamente ao caso BdC vs MF, achei que BdC poderia e devia, tendo em atenção o passado de MF, moderar um pouco e a polémica teve tanto de desagradável como de escusada.
    Gosto do MF, jogador do Sporting, foi um dos meus ídolos de infância quando comecei a descobrir o amor pelo Sporting, mas não gosto deste MF, comentador ou paineleiro, o que lhe queiram chamar, que se deixa manipular com facilidade, quer pelo moderador do programa, quer pelos seus “colegas” de painel.
    BdC exagerou, penso eu, ao dizer que MF se quer vingar do clube, mas nunca afirmou que MF tinha sido o pior funcionário do Sporting. Ele afirmou que “dizer que o Maribor é a pior equipa da Champions, é o mesmo que dizer que MF foi o pior funcionário da história do Sporting. É uma imbecilidade”.
    Já MF criticou de forma injusta, na minha opinião, a equipa do Sporting após o empate na Eslovénia, afirmando que o Sporting não tinha conseguido ganhar à pior equipa da Champions. Curiosamente não o ouvi criticar o Schalke 04, que na jornada seguinte, empatou em casa com a pior equipa da Champions.
    MF pode ter ficado triste, magoado com as declarações de BdC, compreendo isso, mas nesse programa da SIC Notícias contribuiu, ao deixar-se ir na conversa do Rudolfo, do Simões e do Garcia para que o programa fosse um autêntico “tiro ao Bruno”.
    Portanto, meu caro, ambos (BdC e MF) ficaram mal na fotografia.

    Saudações Leoninas e que daqui a um par de horas estejamos todos em uníssono a gritar bem alto: SPORTING!

    ResponderEliminar
  13. Emanuel,

    "Diz-me, excetuando Dias da Cunha que tentou encetar uma luta contra o “sistema”, qual foi o presidente do Sporting que nos últimos anos denunciou e se opôs vivamente e sem qualquer tipo de subserviência a este tipo de situação? "

    Nenhum... td uma cambada de bananas! ;)

    Mas o sistema ataca sp e principalmente qd a equipa principal do SCP está bem e recomenda-se independentemente do presidente colocar o dedo na ferida (DC e BdC) ou não (FSF,JEB e GL). BdC faz mt barulho, mas só isso, não chega!

    Não vou alimentar mais o conflito MF vs BdC,. Qd referi MF no meu anterior comentário foi apenas para exemplificar que considero errada a politica de hostilização de BdC para com os críticos... Não é apenas desejável é estritamente necessário que exista critica e é isso que BdC parece não querer entender e que eu condeno.

    "Saudações Leoninas e que daqui a um par de horas estejamos todos em uníssono a gritar bem alto: SPORTING!"

    FORÇA SCP! 'BORA LÁ MATAR MAIS UM BORREGO...NA ALEMANHA!

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)