O jogo com o último classificado teve todos os componentes de uma viagem no comboio fantasma: uma
entrada serena, sem pressagiar os horrores que se seguiriam, com rápida e
dramática mudança de cenário. Até a saída do túnel escuro em que a
equipa se enfiou acabou por ficar marcada com um susto final, ao melhor
estilo de um comboio de horrores. Acabou por prevalecer a vontade e o
esforço da equipa com melhores argumentos e que tudo fez para contrariar os problemas que criou para si mesma.
Nada parecia fazer prever que, depois de inauguração madrugadora do marcador, seguida de confirmação quase imediata, que a aquisição de mais três preciosos pontos iria ficar em dúvida. Mas não há jogos fáceis e os mais difíceis são aqueles que as equipas
têm que jogar contra um adversário e contra os seus próprios erros. Não
fora este o adversário, talvez dos mais inofensivos que vamos ter pela
frente, e estaríamos agora a lamentar mais pontos perdidos em casa. O facto é que o perigo junto à nossa baliza nasceu quase sempre dos nossos próprios erros e não da qualidade técnica ou capacidade colectiva do adversário.
O jogo permite leituras para todos os gostos. A minha é que há um momento que apelidaria de "momento Slimani" em que, em apenas 5 minutos, intervenções do ponta-de-lança argelino introduzem alterações substanciais no jogo. O golo de cabeça aos 7 minutos parecia abrir as portas a uma noite tranquila, senão de goleada. Um passe atrasado disparatado, que nem sequer é novo nele, deixa Tobias em dificuldade provocando-lhe a expulsão. Na sequência do livre acaba por deixar passar a bola por baixo da barreira ao saltar.
Sobre as culpas de Tobias, não vejo como pudesse fazer diferente sem sair chamuscado de igual forma. Se tivesse a frieza de pensar que mais valia sofrer um golo e não arriscar a expulsão - o que se me afigura difícil no decorrer de um jogo e naquele lance em particular - dir-se-ia que não fez nada para o evitar. Agora é natural que se invoque a falta de experiência, embora me pareça despropositado.
Aceito também a discussão sobre se Marco Silva deveria ou não ter colocado de imediato Ewerton. O que aconteceu no jogo permite essa leitura, atendendo a que o golo do empate sucede num momento em que William está a central. Convém não esquecer que Adrien deveria ter feito mais, uma vez que lhe havia sido confiado a função anteriormente atribuída àquele. O que ninguém pode afirmar é que, com ou sem Ewerton a central e William no seu lugar o golo não acontecesse na mesma, uma vez que este nasce de um corte deficiente de Paulo Oliveira, contra tudo o que os cânones estipulam. Teve tudo para se assemelhar a uma assistência. Não há táctica ou plano de jogo que se sobreponha a isto.
Mais importante de assinalar parece-me ser a vontade e aplicação da equipa ante as dificuldades consecutivas em que consegue contrariar resultados adversos aplicando-se denodadamente, em praticamente um jogo inteiro em inferioridade numérica, o que contraria a ideia de uma equipa mal preparada fisicamente. É contudo evidente que alguns jogadores importantes exibem um cansaço competitivo, traduzido em prestações sem chama, e falhas menos comuns que o seu valor deixaria prever.
Do lado dos bons destaques nota de relevo para as assistências de Jefferson, especialmente para Slimani. Para a entrada de Carrillo e para os sinais de que o bom Nani está de volta. Não só pelo golo, em cabeçada exemplar, mas também para alguns pormenores de classe. Justiça para Patrício, que não pode ser apenas lembrado quando falha. Só foi chamado uma vez mas segurou os 3 pontos.
Em nota adicional ao post, que só não ficou originalmente por pressa no copy+paste, um comentário à arbitragem, especialmente para ao critério disciplinar. Nada a dizer na expulsão de Tobias, justíssima. Mas a forma como foi adiando os cartões aos jogadores de Penafiel e a forma expedita com os mostrou aos nossos jogadores é reveladora. Depois, já com o resultado a nosso favor, lá foi tratando de compensar de forma tosca e atabalhoada, acabando por expulsar indevidamente um jogador penafidelense.
Já com o jogo a caminho do seu final lá se encarregou de dar uma folga a William Carvalho, que assim não jogará na Madeira. Com o mesmo critério quantos jogadores do Penafiel teriam sido amarelados. Se arbitragem nacional se quer credibilizar tem que, entre outras coisas, começar a usar critérios mais uniformes e que, aqui e ali, não tresandem a formas de favorecimento de uns contra outros.
De acordo com os pontos realçados. Nomeadamente, no ponto relativo ao Tobias (que julgo que tentou cortar a bola mas chegou tarde...). Reagiu como lhe competia. Apenas uma nota, que resulta da observação dos vários jogos em que participou:Tobias tem estado acima das minhas expectativas iniciais (que já eram favoráveis) mas apresenta maiores dificuldades na velocidade de reacção. Contra avançados embalados então, denota sempre demasiado lentidão... Sim, tb é verdade que um avançado será tendencialmente mt mais rápido que um defesa central, mas não com uma diferença tão notória. Um ponto a corrigir, se possível...
ResponderEliminarSobre a entrada (tardia?) de Ewerton, tb me parece que MS apenas pretendia dar confiança ao jogador convocando-o para o banco, mas (ainda) não acredita que esteja já numa forma suficiente para entrar na equipa e competir na plenitude das suas capacidades... Está a gerir a entrada do jogador da competição, daí tb a sua pretensa hesitação. No lance do segundo golo Paulo Oliveira é, sem ponta de qlq dúvida, o principal visado.... Aquele lance tinha de ac<bar com corte para canto.
Uma nota final sobre um assunto que não vem no post: os (reiterados) assobios a Nani são de uma ingratidão absoluta e envergonham qlq sportinguista com pingo de decência Já para não falar da ausência de sentido de justiça ou de conhecimento mínimo futebolístico de quem o assobia. Não há outra explicação.
O Tobias reagiu como reagiria 99.9% dos jogadores. Quem fez asneira da grossa foi Adrien (que passa mal) e Slimani (que isola o jogador do Penafiel) – mais um jogo desastroso de Adrien. Ele e cedric ou não sabem mais ou sinceramente são apenas isto.
ResponderEliminarÉ aqui que critico Marco Silva, por que insiste sempre nos mesmos. E já nem falo das subs tardias que ele gosta de fazer aos 70minutos. Sobre a entrada de Ewerton apenas ao intervalo nao consigo critica-lo pq agora é fácil dizer que faria isto e aquilo.
Outra situação estranha foi em vez de gerir/segurar a bola mandam charutos para as bancadas e depois foi ter o coração nas mãos no fim. Quase se repete o lance infeliz dos lamps em Alvalade.
Mas isto logicamente não é o treinador, os jogadores devem ser verdinhos ainda.
Já agora estes rui quintas da vida têm muita lata. Não acabaram a primeira parte reduzidos também pq o arbitro não quis. Haja coração.
Notas positivas para Jefferson, Patrício, William, Carrilo, Nani e do próprio Ewerton que salva um golo feito depois de um erro de Jefferson.
Por lapso o meu comentário saiu cortado.
ResponderEliminarApesar de tudo é de enaltecer a postura de Marco Silva. É sem dúvida o treinador mais prejudicado em relação as arbitragens e nao entra em "peixeiradas" como o pateta do jesus e lopetegui.
Marco Silva,nao entra em peixeiradas mas se calhar por vezes devia entrar,pois la diz o velho ditado ,que qem nao se sente nao e filho de boa gente.Andamos a ser roubados ha anos e anos e nada se altera.O cartao a Miguel Lopes ha uma semana atras e uma Barbaridade.Muitos dos jogadores do clube Lampiao se jogassem no Sporting raramente acabariam um jogo.Em Espanha o Enzo casseteiro em 6 jogos apanhou 8 amarelos.Porque sera?Ainda pensei que com o barulho do Bruno de Carvalho a coisa mudasse algo,mas as forcas ocultas que dominam o futebolzeco portugues parece terem muita forca.Vivo Sporting
ResponderEliminarTambém estou de acordo que Tobias nada poderia ter feito - simplesmente estava no sitio errado à hora errada - vai voltar mais forte
ResponderEliminarSobre a decisão de MS em colocar William a central - foi na minha opinião determinante para a recuperação do Penafiel porque para além de William não ser central - abriu-se uma cratera no meio campo porque Adrien ontem teve intensidade a rondar o Zero e não descia (como não desceu no golo) para compensar o recuo de William
Se Ewerton não está capaz de jogar não deve ser convocado - é simples
Já na sala de imprensa esteve muito bem ao lembrar ao Quinta que contra o porto não se ouviu a reclamar
Sobre os assobios nada a dizer - ninguem é obrigado a lá estar - vejam os jogos dos lampiões, vejam novelas, mas não gastem o seu tempo a assobiar os nossos
Jorge,
Eliminar"abriu-se uma cratera no meio campo porque Adrien ontem teve intensidade a rondar o Zero" Critica o Adrien, mas culpa o MS. O MS tinha que adivinhar que Adrien não ia conseguir cumprir com a sua nova missão...
"Se Ewerton não está capaz de jogar não deve ser convocado - é simples"
O Ewerton está capaz de jogar... até pq, q se saiba já tem a lesão com que foi contratado debelada. Poderá é não estar de estar "em forma" para o fazer nas condições ideias e com total confiança (própria e do técnico). Mais, tanto estava capaz de jogar que jogou... 45 minutos. Contra o Penafiel e em metade do tempo regulamentar deu para... desenrascar.
NOTA: Novo layout no tasco? Gostei! :)
SL
Virgilio
ResponderEliminarTirando o jogo anterior onde entrou na 2ª parte e inclusive jogou bem (porque é de facto bom jogador) e foi decisivo para o empate, Adrien tem estado bastante abaixo daquilo que é capaz e isso deve-se ao facto de andar estoirado fisicamente e não só
Era mais ou menos expectavel que sentiria bastantes dificuldades, até porque o 5ª optou e bem por reforçar o meio campo e muitas vezes era o adrien e J. Mario para 4 adversarios
Em relação ao Ewerton, matenho o que disse - é aceitavel convocar por exemplo um Slimani como estava há 2 semanas, para jogar 30m para com o objectivo de mudar um resultado ou mesmo só para ganhar ritmo, mas um DC num jogo com o penafiel só está no banco como solução de recurso para uma lesão ou explusaõ de um dos DC titulares - se isso acontece e não se confia no jogador, não devia lá estar
Virgilio,
ResponderEliminarIsto ainda está em fase experimental. Sinceramente acho que o outro layout era mais elaborado mas este é mais fácil de usar para os leitores. Se alguém quiser dizer de sua justiça relativamente a este tema agradeço desde já.
LdA
ResponderEliminarEu gosto imenso do antigo talvez por estar mais habituado, mas este aqui está muito bom também.
LdA,
ResponderEliminarSo far, so good. Podia ser mais elaborado, mas este para além de ser mais prático, está mais "arejado"... E dps, mudar de vez em qd tb faz bem! :)
LdA
ResponderEliminarEu gosto imenso do antigo talvez por estar mais habituado, mas este aqui está muito bom também.
Eu voto "novo layout"
ResponderEliminarNo demais, e não querendo bater mais no ceguinho (e o LdA sabe que sou insuspeito relativamente ao Slimani), o passe do Adrien é muito mau. Nesse lance foi tudo mau, a começar nesse passe do Adrien e a terminar com aquela barreira. Curiosamente no estádio, no lado da bancada contrária ao lance, ficámos convencidos que o Tobias tinha jogado a bola (que curiosamente faz precisamente a trajetória que faria caso ele chegasse à bola, razão aliás que levou o árbitro a não apitar de imediato). Na TV vê-se perfeitamente que não.
Um abraço
Adorava o antigo e nunca percebi porque mudar quando está bom.
ResponderEliminarO layout está bom. Parabéns. As renovações são sempre precisas e no tempo certo. Estava habituado ao outro (que também gosto) mas rapidamente irei habituar-me a este.
ResponderEliminarQuanto ao jogo...
Com o Sporting a jogar (especialmente em Alvalade), o guião nunca está pré-escrito. Aquilo é um autêntico reality show onde tudo pode acontecer.
Estás a ganhar por 2-0 aos 8 minutos? Contra uma equipa que tem dificuldades em perceber o que é uma bola? Pode ser um bom jogo para suavizar os péssimos resultados das últimas semanas? Népia... bora lá equilibrar isto e dar tiros nos pés.
1º golo do Penafiel:
- passe de Adrien; como diz o Koba, um "jogador de nota 14 a pensar que de nota 16". Aquilo não foi de aluno de 14, foi 5 a 6;
- recepção e passe de Slimani. enfim... vale cada vez menos, desde que veio do Mundial (não teremos nova oportunidade);
- Tobias: desculpem mas o Tobias tem de controlar a jogada, tentar reduzir espaço ao avançado e estorvar ao máximo. Com 2-0 fazer um carrinho (pensando que ele tenta jogar a bola e não fazer falta como única opção)? Nunca! O risco? Ser golo! Mas seguiríamos com 11 jogadores. O que aconteceu? Foi golo e passamos a jogar com 10. Um desastre.
- Barreira: desde saltos a virar costas, um desastre.
Resumindo, 4 erros num lance só. Só podia dar golo.
Ewerton. No guião de Marco Silva estava lá: "entrar a 20 minutos do fim para ir ganhando rotinas". Lá está, os guiões não se escrevem antecipadamente.
Manteve-se o William. Finalmente um central de topo, esta época, a jogar pelo Sporting. Eu faria o mesmo.
Como Adrien não quis (ou não soube ser William), lá entrou o Ewerton, mas só para 45m de jogo.
2º golo do Penafiel:
- cruzamento sem olhar para a zona de 4 leões e 0 do Penafiel; o que faz Paulo Oliveira? Aquilo que senhor que cruzou não soube fazer, colocar a bola no homem solto do Penafiel (onde andavas Adrien?);
- este golo nasce de uma anormalidade de Patrício que tenta colocar a bola jogável em Cedric. Fora. Lançamento de linha lateral mal defendido (faz parte do nosso ADN) e jogador solto na esquerda pronto a centrar.
Duas ofertas e a noite estava perdida. Só faltava descobrir se era só a noite, se não era o resto da época (a não vitória ontem, naquelas condições, jamais nos levantaríamos para o resto que falta "conquistar").
2ª parte.
Surpresa das surpresas, um dos melhores Sportings desta época (até marcar o 3-2):
- pressão alta
- circulação de bola
- descida de William e J. Mário iniciar a construção
- poucos cruzamentos sem critério
- poucos remates só porque sim
- dinâmica
- procura de todos os espaços do terreno
- recuperação rápida da bola
- antecipação forte na defesa (bem Ewerton e Oliveira)
- excelente apoio nas laterais ofensivas de Cédric e Jefferson
Últimos 10 minutos. Uma lástima. Más decisões em lances de golo (Jefferson e Slimani). Entregas de bola estúpidas (remate de J. Mário tirou-me do sério). E total displicência no último lance na nossa área (vejam o comportamento de Slimani).
Este Sporting não pode lutar por vitórias. Não consegue. Não pode, mesmo com 10, ir para o intervalo empatado, depois de estar a vencer por 2-0. Aos 8 minutos o Quinta e todos os jogadores do Penafiel só queriam que o jogo acabasse.
Caridade, é isso que este clube tem feito ao longo de décadas. Quando é que começa a pensar em si (e em nós)?
Um pouco de egoísmo, por favor.
(a bancada assobia Nani e aplaude Tobias aquando a sua expulsão; afinal o que se pratica é Alvalade não é Caridade, é Estupidez e Ingratidão pura e dura)
"(a bancada assobia Nani e aplaude Tobias aquando a sua expulsão; afinal o que se pratica é Alvalade não é Caridade, é Estupidez e Ingratidão pura e dura)"
EliminarÉ mais ignorância e estupidez. Os mesmos que nos últimos minutos do Sporting-Benfica se põem com olés quando a nossa equipa apenas vence pela margem mínima.
Estava muito habituado ao antigo layout e estranhei. Mas penso que depois de me habituar gostarei mais deste.
ResponderEliminarUma "critica": como anteriormente, ao contrario dos comentários, os posts têm a hora mas não têm o dia.
SL
Deverá existir uma fórmula de treino para evitar lances parvos, o Sporting de certeza que não pratica essa fórmula tal a quantidade de golos que já sofreu em lances parvos...
ResponderEliminarFala o Cantinho em lançamentos laterais... a quantidade de bolas que oferecemos ao porto em lançamentos laterais a nosso favor foi assustador... nunca conseguirei processar o porque dessa parte especifica do nosso DNA, ninguém me conseguirá convencer que o Sporting ou o terceiro classificado de uma liga média europeia tenha dificuldade em manter a bola num lançamento lateral a seu favor. Há anos que andamos nisto, já não são dores de crescimento é estupidez natural.
Da mesma forma que o LdA diz que aos 8 min. o Penafiel só queria que o jogo terminasse suponho que o Sporting tenha feito o pensamento análogo, está ganho. Pois é meus amigos, não está, nenhum jogo está ganho aos 8 minutos, principalmente se a equipa que está em vantagem tiver a soberba de o assumir.
É muito difícil sofrer dois golos do último classificado, muito difícil, uma tarefa que só o Sporting poderia realizar com tal perfeição. Estou amargo, é verdade sim senhor, e a razão é simples, fico muito mais desiludido por vencer à rasca o último em casa do que em perder, fora, 3-0 com uma equipa com maiores/melhores recursos que nós.
São estas soberbas parvas de quem acha que o mundo lhe deve vassalagem sem ter em campo de provar a sua superioridade que nos oferecem a vergonhosa marca de 10 pontos perdidos em casa e apenas 4 foram com equipas dignas desse nome e, "estranhamente", nesses jogos fomos uns gigantes, dominamos e superiorizámo-nos a equipas mais adultas e só não vencemos por, mais uma vez, sermos um íman de lances parvos.
Só voltaremos a ser um candidato ao titulo sério e não meramente um de obrigação histórica quando o nosso desempenho for idêntico em todos os jogos. Ser brilhante nos jogos de "penacho" e sofrível nos que garantem títulos é um insulto aquilo que o Sporting coloca à disposição dos seus profissionais para trabalhar.
P.S.- Layout, não gosto, ou melhor, não gosto do fundo branco, tenho alguma sensibilidade ao excesso de brilho e luz e normalmente escolho fundos de ecrã escuros e tenho o brilho do monitor reduzido, por essa razão este fundo brilhantemente branco é para mim agressivo.
Segunda razão para não gostar, falta Sporting, ainda deve estar em construção mas para já sinto a falta das nossas imagens e símbolos a correr no topo da página. Isto de dar trabalho aos outros é muito bonito, mas um refrescamento dessas imagens seria importante, há um lote de atletas a merecer destaque, nomeadamente, nas modalidades.
Terceira razão para não gostar, faz-me pensar no Sporting a equipar com calções brancos :))))
LMGM,
Eliminar2.ª Razão - já teve imagens e símbolos do SCP no 'cabeçalho' que, entretanto, desapareceram... Julgo que o LdA deve estar a trabalhar (melhorar) esse aspecto.
LMGM,
Eliminarum amigo meu que vai comigo à bola e com quem discuto (muito) futebol diz que, se tivesse oportunidade de treinar o Sporting podia não ter sucesso nenhum, mas passaria o tempo todo a treinar lançamentos de linha lateral, para ver se acabava com essa "estupidez natural" que mencionas.
É que é incrível... Um lançamento a nosso favor ou contra nós tem o mesmo resultado: a bola raramente fica nossa, raramente saímos a jogar e os nossos adversários (seja ele qual for) consegue sempre sucesso nesses lances (a defender ou atacar). O lance do 2º golo do Penafiel é incrível. Para não falar daqueles lançamentos em quem devolve a bola ao lançador faz um autêntico remate para fora.
O único treinador que tentou fazer algo diferente com estes lances foi o Domingos.
Eu sei Virgílio, por isso disse que sentia falta, era para mim um dos pontos fortes do layout anterior, como o LdA diz que este ainda está em fase experimental, pode ser que ainda estejam guardadas surpresas!!!
ResponderEliminar