segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Na batalha de Guimarães faltou eficácia e controlo emocional

O Sporting fez mais do que necessário para vencer o jogo. Falhou oportunidades atrás de oportunidades, algumas de forma quase escandalosa. Acabou por se deixar envolver demasiado na estratégia do adversário, que faz da luta a cada centímetro quadrado do campo a sua forma de estar. Assim, faltou-nos além da eficácia, serenidade e algum controlo emocional que fizessem prevalecer a nossa superioridade. 

Agora? Apetece-me esquecer rapidamente este jogo, sobre o qual até estava optimista. Vou ali esgotar os stocks de anti-ácidos e reabastecer-me de ansioliticos, porque este não é e não vai ser um campeonato para nervos fracos. O dérby? É para ganhar, claro.

Nota: porque jogou(?) Teo em publicidade na camisola e com o símbolo da Liga Europa? Saudades?

37 comentários:

  1. Hoje não vencemos porque falhar golos com a baliza aberta não lembra a ninguém. Para ajudar a festa este menino que defende as cores do Vitória segurou tudo. O melhor em campo.

    TEnho que admitir que vou recorrer aos antiácidos. É mau não vencer assim e continuar com uma vantagem de 3 pontos. Que venha o próximo jogo.

    Forte abraço Lda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The Cure,
      já vencemos outros jogos com muito menos oportunidades neste campeonato. Agora é ganhar o derby, o que vai depender em grande parte da forma como a equipa o abordar do ponto de vista da confiança.

      Abraço!

      Eliminar
    2. Verdade. LdA, parece-me que temos imensas dificuldades quando se joga com equipas de outro campeonato. O Benfica, por exemplo, não vacila com estas equipas (é estranho bem sei - e não interessa agora se é ou não ajudado), enquanto contra os principais rivais mostra imensas fraquezas.

      Só a vitória interessa mesmo no eterno Derby!

      Eliminar
  2. O certo é que já andamos com esta história dos golos falhados desde o jogo com o União. Repetiu-se contra o Rio Ave e agora novamente em Guimarães.
    Não acho que seja apenas falta de sorte ou inspiração do guarda redes adversário.
    O certo é que se não for Slimani a marcar, e não se pode estar sempre a pedir que seja sempre ele a marcar, não temos um segundo goleador de referencia.
    Teo anda em reabilitação desde Dezembro, Ruiz destaca-se mais nas assistências que nos golos, assim como João Mário. Gelson e Mané estão em claro decréscimo exibicional, Matheus desapareu e Barcos ainda agora chegou. Acho que ainda assim com o B.César poderemos ter alguem que possa desbloquear alguns jogos.
    Quem sobra? Adrien.
    O Sporting vai depender muito dele se quiser ser campeão.

    ResponderEliminar
  3. este jogo de Guimaraes foi o principio do vosso descalabro,sabado ireis provar do veneno que o SLB vos vai dar...este SLB actual nao e do da pre-epoca em que a equipe estva toda desmantelada...dos tres que jogaram com o SLB ganharam apenas um jogo bem ganho na Luz mas por numeros exagerados...foram tres vezes ha baliza e marcaram tres golos sem saber ler nem escrever.Ja o da Supertaca e do da eliminatoria para a Taca de Portugal(gracas a Deus que foram de vela)a arbitragem ajudou-vos a ganhar esses jogos...penaltys em ambos os jogos onde os vossos amigos arbitros vos ajudou.o Folclore que vinham a cantar de principio de epoca era para ganhar tudo...e para ja resume-se ha Liga que mais uma vez a ides ver por um canudo.

    ResponderEliminar
  4. Pior que isso é a PwC (PricewaterhouseCoopers) ter recusado a dar o seu aval às contas semestrais da Bruno SAD.
    O R&C devia ter sido publicado ontem mas os auditores não aceitaram o que lhes foi apresentado e até agora nada foi publicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta altura da época entra sempre o cozinheiro. Primeiro as contas, depois o treinador.

      Eliminar
    2. http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd137338.pdf

      O Bruninho já tinha avisado que estava com problemas no forno. Só espero que não penhorem também a bola de cristal do Burroso.

      Eliminar
    3. Bem que o Bruno já tinha dito qualquer coisa sobre as contas. Eu, como crente, não gosto que desconfiem de um gestor do gabarito do Bruno. E se desapareceu mesmo algum dinheiro nalguma transferência mais manhosa é porque essas coisas acontecem mesmo no futebol.

      Eliminar
    4. Realmente onde é que já se viu tanta exigência por parte do auditor? Quando uma antecipaçãozinha de receitas camuflava tanta coisa. E se o SCP não for campeão o Bruno devia obrigar JJ a cobrir o prejuízo todo. Onde é que também já se viu um treinador tão caro perder para um não treinador? Só se foi no Jamor. E logo agora que elegemos o nosso amigo Infantino na FIFA.

      Eliminar
  5. É daqueles jogos em que a sorte não aparece. As oportunidades surgiram e a equipa soube cria-las.
    No entanto, chamo a atenção para o facto de se perdermos com o Benfas, pode ser o início da derrocada por desmoralização.
    O benfica apesar do mau começo e de não mostrar brilho, vai fazendo pontos com regularidade.
    A liderança do campeonato é que mantém a moral em alta.
    De qualquer forma, estou bastante crente numa vitória sobre eles. E aí, espero, será a equipa deles que vai acusar o toque :)

    ResponderEliminar
  6. Tudo depende da perspectiva copo-meio-cheio ou copo-meio-vazio.
    A jogar como o fizemos ontem, num campo onde o fcp perdeu e o slb só nao sofreu o mesmo destino por causa de Xistra, a jogar assim dificilmente esta equipa nao será campea. Até porque tamanha falta de eficácia nao se deverá repetir tao cedo.
    Precisamente por estar na ressaca de um resultado menos conseguido, vaticino vitória no derby do fim-de-semana. Mas o título nao vai ficar decidido.

    Deixemos os anti-ácidos para quem vem em segundo lugar... se isso já vai assim na lideranca imagino se tivessemos que correr atrás do prejuizo!

    ResponderEliminar
  7. Nem tudo foi mau. O Barco já é melhor que o Selim e hoje há novo briefing motivacional. Algum dia um gajo que nem é treinador tem alguma hipótese com o mais melhor bom. E se for preciso o Scheloto leva mesmo nos cornos. Só espero que não penhorem a bola de cristal do Burroso.

    ResponderEliminar
  8. Jogo terrível. Confesso que depois do último falhanço escandaloso do Ruiz parei de ver o jogo. Slimani esteve confrangedor e a eficácia por níveis absurdos. Ganhamos o derbi mas francamente duvido que ganhemos o campeonato. Diminuimos a ossadas capacidade para finalizar em Janeiro. Uma opção muito cara.

    ResponderEliminar
  9. Leão,

    A longa estratégia de pressão sobre o Slimani está a resultar. Se antes era um leão dentro de campo, agora é pouco mais que um gatinho. Veremos se volta a rugir no sábado.

    Empatar em Guimarães contra este Vitória não deixa de ser normal. O que não é normal é cometer 3 penaltis e sair de lá com uma vitória.

    A Liga está, finalmente, no ponto que a Liga quer e terá a ordem final que a Liga escreveu desde do início da época. Trabalharam arduamente para isso. Há que reconhecer o enorme esforço e dar-lhe o devido mérito.

    ResponderEliminar
  10. Um bom jogo nosso, com demasiadas oportunidades falhadas, contra um adversário forte e que, apesar disso, não criou perigo e recorreu demasiado ao anti-jogo e às simulações. Barcos parece-me outro jogador em relação aos minutos dele que tínhamos visto contra o Rio Ave e vai acrescentar (e especial se o Sli continuar a jogar a meio-gás). Coates já é uma referência. Em sentido contrário, Gelson, que não acrescentou nada. Estranho a opção por Schelloto, demasiado irregular. Como disse o Sr. Carvalho estamos em primeiro e há que ter calma. Claro que se ele tivesses convertido os dois golos cantados que teve estávamos melhor. SL! JPT

    ResponderEliminar
  11. O comentário anterior saiu com erros. Devia ser assim: "Jogo terrível. Confesso que depois do último falhanço escandaloso do Ruiz parei de ver o jogo. Slimani esteve confrangedor e a eficácia por níveis absurdos. Ganhamos o derbi mas francamente duvido que ganhemos o campeonato. Diminuímos as nossas capacidades para finalizar em Janeiro. Uma opção muito cara". Acrescento o seguinte: " JJ assume riscos que só ele. Trocar ambos os laterais, não lembraria ao diabo. Até terão jogado mais ou menos, mas francamente, nesta altura João Pereira acrescenta mais ao jogo da equipa. Mané ficou de fora e o Gelson passou o tempo a asneirar. Há duas verdades que ressaltas deste jogo: fomos infinitamente superiores ao Vitória e, como se refere no post, incapazes de controlar a ansiedade. Slimani, como refere o Cantinho, a jogar a medo, com a cabeça no dérbi, é um jogador abaixo dos mínimos.

    ResponderEliminar
  12. Discordo da falta de controlo emocional (tirando a cena do schelotto).
    Fomos muito superiores - como seria de esperar -, seria um jogo que tínhamos de ter intensidade igual à deles, o que aconteceu.

    Empatar num campeonato em Guimarães é "normal", ontem acabou por não ser e torna sábado num jogo ainda mais decisivo.

    Algumas notas:
    - O único jogo que vejo como possível perder será no Dragão, e mesmo assim acho que o SCP dificilmente perderá algum jogo; a equipa está a defender muito bem.
    - O cenário ideal seria ganhar ontem e sábado, mas o segundo melhor cenário seria empatar ontem e ganhar sábado. Façamos isto.
    - Ganhando sábado faltam 9 jogos, sendo que os próximos 6 serão dos teoricamente mais acessíveis.

    (tento estar optimista depois da tristeza de ontem)
    SL

    ResponderEliminar
  13. Bom, sejamos felizes, quem tiver oportunidade de assistir ao jogo do próximo sábado irá de certo ver um enorme espectáculo desportivo de futebol!! Para quem, como eu, marcará presença no estádio... nem vos digo, nem vos conto, a minha voz só vai recuperar lá para a páscoa...

    Em frente que é caminho, foi um bom jogo com um péssimo resultado, o vitória é uma equipa perigosa que obriga a manter durante todos os segundos dos 90 e tal minutos do jogo a concentração em alta, não há momentos de recuperação, nem facilidades, é intensidade física e mental do principio ao fim.

    Fomos consistentes e perdulários na finalização (problema velho), mas uma exibição destas e como diz JJ, esta equipa não sabe jogar mal, pode falhar um pormenor, pode individualmente aqui e ali um ou outro jogador estar com menos acerto, mas a equipa é de aço, cerra os dentes e faz das falhas e handicaps forças, merecem tudo aquilo que lhes vou dar no sábado e mais um bocado.

    Alegria e desfrutar do jogo, para que nos momentos de finalização não pese o corpo e a alma e a emoção seja positiva. Não falta 1, faltam 10, as qualidades deste grupo são para ganhar 10 não para vencer 1.

    A Glória está para breve, até já rapazes!

    ResponderEliminar
  14. Duas notas, uma mais séria outra mais humorística.

    - Dá um certo jeito à qualidade de uma arbitragem os seus elementos estarem em boa forma física. O cromo que vê faltas em mergulhos quando nos apitou em Setúbal não morreu nos momentos de maior intensidade de jogo porque ninguém lhe tapou a boca...

    - A rábula da camisola do Teo é só para termos uma justa causa para o despedir no final da época caso ele não molhe a sopa já no próximo jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LMGM,

      vê este lance de ontem:
      http://www.vsports.pt/#/video?29716

      nem vou abordar o facto de ser penalty (mais um) e que Jardel deveria ter levado amarelo (não jogava em Alvalade - seria Lindelof + 1). vamos só à forma física do Cosme.
      o lance até é lento, mas quanto tempo demora o Cosme a chegar "perto" da área?

      coitados, são amadores...

      Eliminar
    2. A falta é marcada onde começa, não onde o jogador cai. É falta, amarelo, mas fora da área.

      Eliminar
  15. Entretanto, temos soares dias no Sporting - benfica e xistra no braga - porto

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Cantinho, belo exemplo! Como decidir, bem ou mal, se nem consigo acompanhar...

    ResponderEliminar
  17. Bruno de Carvalho parte em silêncio para Cabo Verde.

    E esta hem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silêncio?

      "Bruno de Carvalho




      É importante sabermos viver os momentos da nossa vida sem oscilações. Temos de ser firmes e convictos.

      Estamos em primeiro lugar e apenas todos juntos o iremos manter até ao final.

      Mantemos o mesmo discurso, o mesmo rumo, a mesma atitude e a mesma vontade desde o primeiro dia desta época.


      O futebol é assim. Um mundo de emoções e de paixões.

      Este é o momento em que a paixão deve guiar a nossa emoção e continuarmos a apoiar, como tem sido visto na magnífica Onda Verde que cresce a cada dia.

      Essa é a nossa diferença, esse é o nosso orgulho.

      Sabemos a nossa responsabilidade e aceitamo-la.

      Não gosto nem de hipócritas nem de sonsos e por isso quero reforçar o meu orgulho no nosso treinador, no nosso plantel, em toda a estrutura de apoio que serve diariamente o Clube e em todos os verdadeiros sportinguistas que são o nosso 12 jogador!

      Vou para Cabo Verde esta semana inaugurar mais uma Academia Sporting.

      Nesta importante viagem, para a estratégia de expansão do nosso Clube, levo também a certeza de que, quer na ida quer na volta, a comandar o campeonato está o Sporting Clube de Portugal!"

      Eliminar
    2. Ai agora já é só facebook? Ainda há pouco tempo era facebook e três ou quatro entrevistas diárias. Então no que respeita ás contas é ver o histórico. Era quantos microfones aparecessem à frente da testa.

      Ainda recorrendo ao curto histórico:

      - hipocrisia é vir agora dobrar os custos. E nunca esteve em causa a necessidade de investir para vencer. Está em causa o maior aldrabão da história do SCP.

      - hipocrisia era ia haver prisões e depois meter a auditoria na gaveta e só beijinhos com o Ricciardi.

      - hipocrisia são os fundos versus os angolanos cá e lá.

      - hipocrisia são três treinadores em três anos. E não me lembro agora como é que se chamava o treinador no grande projecto. Provavelmente algo fundamental mas é melhor perguntar ao Burroso.

      - hipocrisia eram as contratações cirúrgicas. E ficamos por aqui no que respeita às grandes contratações.

      - hipocrisia é depois de tratar o Marco Silva como tratou abrir a pernas ao JJ até esgaçar. Mais de uma dúzia de contratações! E quantos deram ao Marco Silva? Zero. Os reforços estavam na B. E porventura na cozinha. Uma vergonha absoluta! Quase tão dignificante como ceder a um cagão ou ouvir os adeptos de um clube que nasceu para ser tão grande como os maiores da Europa dizerem que não temos capacidade para disputar as competições europeias. C Com um plantel quase com 30 jogadores + equipa B.

      - hipocrisia é o estado actual da equipa B. Para não falar da formação em geral.

      E como a lista já vai longa vale mais esperar pelo fim do filme. Já que parece que vamos ser campeões nacionais. Como se algum título apagasse tanta merda. E como diz o LdA, líder quase ininterrupto e tão pouca confiança. E de quem será a responsabilidade?

      Os clubes precisam de gente disposta a servir. Para se servirem deviam tentar outras áreas. Fundações ou agências de comunicação. Ou outra merda qualquer.

      Eliminar
    3. Mais silêncio do Presidente. Ensurdecedor...

      "Decidi ir ver o que se passa em Portugal...

      Não sei o que me fez rir mais, mas de facto vistas ao longe as coisas até têm uma graça especial.

      Vou apenas dar alguns exemplos:

      1o lugar: António Figueiredo, antigo dirigente do Benfica e antigo Presidente da SAD do Estoril na altura de um dos episódios mais vergonhosos da história do futebol português (que imagine-se envolve um jogo entre estes 2 clubes), que, ao estilo “Fénix renascida", aparece vindo do Além dizendo baboseiras atrás de baboseiras como se de uma virgem devota se tratasse. A necessitar de utilizar personagens deste calibre só posso concluir que este clube começa a perder toda a sua credibilidade e tem de se socorrer agora do refugo...

      2o lugar: alguma “comunicação social”, na sua campanha vermelha, a querer condicionar o dérbi procurando manipular a opinião pública com a patética tese de que o Sporting foi favorecido pela arbitragem no jogo contra o Vitória de Guimarães. O ridículo não tem limites...

      3o lugar: vi um ou dois programas ditos desportivos que, mesmo tendo o Sporting explicado pormenorizadamente a hipocrisia do apelo sem interesse nenhum do presidente do benfica para que nenhum jogador (Slimani) fosse castigado para o dérbi, permitiram que esse facto fosse completamente ignorado pelos moderadores e muitos comentadores. Dizem-se profissionais e depois passam horas a falar sobre a nobreza desse pedido. No final desses programas, para além das lágrimas que me corriam pelo rosto com tamanha bondade do Luis, não sei se o meu sentimento foi de pedir imediatamente a beatificação do homem ou propor a sua candidatura a próximo Nobel da Paz.

      4o lugar: nas redes sociais uma espécie de heterónimo de Mr. Burns, gilinho para os amigos, continua a ser a fonte “não/sim/talvez” oficial da estupidez preconizada por Einstein. Existe um ditado popular que diz que quem não tem cão caça com gato. Nas redes sociais Mr. Burns caça com uma gaivota frouxa...
      As frases/palavras mais famosas do gilinho:
      - mitómano - andou anos para aprender uma palavra para além das duas que sabia: mine e coirato e anda feliz;
      - sai um comunicado - mas alguém explica a um tipo que ganha a vida a escrever no Facebook que a palavra é post... Ajudem o gilinho... é uma questão de pura solidariedade.
      - carrega benfica. Mas quem o carrega.... é daquelas frases inteligentes que ninguém sabe o que quer dizer ou está a fugir-lhe o dedo para a verdade. Será que um dia escreverá quem o carrega...
      - trinca-bolotas/gordo - apresentem ao gilinho o Pedro Guerra... ajudem-no por favor pois este homem tem de ser ajudado na concepção geométrica da forma humana... Vou dar uma dica, toda a pessoa sobre a qual se vislumbra uma forma moldada denomina-se magro ou forte. Toda a pessoa cuja semelhança mais próxima seja um boneco sempre em pé ou um cilindro diz-se gordo. Seja como for eu não gosto de rótulos e por isso prefiro dizer Pedro Guerra.

      5o lugar: Diamantino. Parece um aprendiz de feiticeiro: o Harry “Postas”. Num golpe de transformação Diamantino virou a nova versão de Pedro Guerra. A táctica é a do elefante. Se um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais... só pode ser isto... Não aprecio o estilo. E tenho de ser muito objectivo. Primeiro acho que os elefantes andam sempre de trombas e é uma coisa que me aborrece. Em segundo lugar gosto que quando alguém tenta ofender um colega de painel, como agora Diamantino quer fazer em todos os programas, tenha a coragem de o fazer olhos nos olhos e Diamantino não o faz.

      Eliminar
    4. 6o lugar: Rui Gomes da Silva. Bem.... só de pensar em tudo o que me faz rir neste homem fico logo com o dedo a doer... Tinha de estar a escrever horas... É daqueles casos que só escrever o nome já é cómico o suficiente.

      7o lugar: este fenómeno de honestidade que assola muitos dos jogadores que jogam contra o Benfica é de facto ternurento. Entrevista atrás de entrevista apressam-se a fazer um mea culpa antes que alguém se lembre de fazer um processo ou o árbitro de dizer a verdade.... Cotovelada do Renato? Nunca! Eu é que devia ter sido expulso por ousar agredir o cotovelo dele com a minha cara, disse o jogador da cruz de Cristo. Sendo que agora o jogador do União jura que Jardel não cometeu falta nenhuma. E dizem que o futebol português não é digno. Malditos incendiários que só dizem mal! O futebol português não só é digno como está a ser seguido atentamente para uma versão moderna e melhorada do programa “Perdoa-me!”. Um exemplo!

      8o lugar: hoje uma chamada de capa d´”O Jogo” diz que eu, o presidente papão, desta vez até utilizei o facebook para dar moral ao treinador... Guimarães/Facebook/treinador... A sério? Estão assim tão desesperados? Podendo falhar aqui por 1 ou 2 titulos, aproveitando as inúmeras entrevistas que tenho visto sobre o tema e esta nota na capa digna de um Pulitzer, quero dar os parabéns ao meu grande amigo Karembeu, assessor desportivo do Olympiacos, pelo 16o título de campeão nas últimas 19 temporadas. Ao mesmo tempo quero prestar a minha solidariedade para com dois treinadores que aprecio como homens, Peseiro e Vitória. Não é por serem treinadores de clubes rivais que este meu sentimento se altera. Não se tratam profissionais dedicados e leais desta forma. Como diria o meu querido Octávio "vocês sabem do que estou a falar". Ou se preferirem “Timeo Danaos et dona ferentes” para quem goste de citações em Latim...

      9o lugar: A frase era "A SAD do Sporting anunciou hoje que teve um prejuízo de 18 milhões de euros no segundo semestre de 2015, explicado pela condenação no 'caso Doyen' e pela ausência na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol". Desta frase o jornal “O Jogo” lê e dá o seguinte título à sua notícia - "resultados negativos sem incluir Doyen"... Nem serve para comentar, só para rir.

      10o lugar: é uma mistura de efeitos especiais no mesmo frame que conseguem confundir qualquer um. Pedro Proença na gala do benfica (uma espécie de "quanto mais me bates mais eu gosto de ti") a dizer que os treinadores e os jogadores são as verdadeiras estrelas (talvez incluir quem vota no presidente da Liga, os dirigentes, fosse simpático), pede tranquilidade para a arbitragem (estamos de acordo sendo que está com um discurso à Paulo Bento precisando de alguma originalidade mas, já agora, se pudesse alargar um pouco o espectro seria: todos precisam de tranquilidade e temos de ser todos a contribuir) e dá os parabéns pelos 10 anos de "Vitor Pereira" - essa é a cereja no topo do bolo. Eu não escondo que gosto e apoio o Pedro Proença mas na vida não vale tudo. Já dizia o meu avô, quanto mais agachados andamos, mais o traseiro fica à mostra. Vítor Pereira já fez o suficiente, não precisa de se esforçar mais. Está bom e eu apoio uma festa imediata de homenagem pela sua saída. O futebol e a sua tranquilidade agradeciam.

      E agora é tempo de regressar de corpo e alma a Cabo Verde...

      Felizmente existe mundo para além de Portugal... e que diferença se verifica. Sem a manipulação constante de alguma “comunicação social” é facilmente visível a real dimensão do Sporting Clube de Portugal e do respeito com que é agora encarado mesmo pelos adeptos de outros clubes.

      Que orgulho tenho em ser Sportinguista e que privilégio tenho em servir quem amo.

      Nós não somos grandes, somos enormes!"

      Isto é um Presidente sempre disposto a defender e a dar a cara pelo Clube, de outro modo éramos atropelados pela máquina vermelha.

      Eliminar
    5. Bernardo Carvalho,
      o povo, na sua sabedoria, já diz "quem muito fala pouco acerta". Como estamos em semana de derby vou passar ao lado e não analisar a comunicação num post especifico mas o que aqui é dito é acima de tudo particularmente fragilizante para quem escreve isto.

      Eliminar
    6. Também podia chegar à conclusão que já não é preciso vir ninguém de fora para atropelar o Sporting.

      Eliminar
  18. Não concordo, Leão de Alvalade.

    A comunicação do Sporting é algo que dá muito que falar. Daria uma discussão longuíssima. Mas há dois pontos que não se podem descurar.

    Estratégia e eficácia, sendo que esta última se enquadra na primeira:

    Eu sei que já deves ter ouvido este argumento bastantes vezes, mas é a realidade. O próprio BdC já o disse, as pessoas pensam que ele reage sempre a quente, mas sempre que sai um comunicado ou um post no seu facebook pessoal ou presidencial, é sempre pensado antes. Neste momento vai-se falar disto, e a equipa vai ter toda a tranquilidade do mundo para se focar a 100% no derby. Entretanto disparou para cima dos membros mais visíveis da máquina vermelha. O Sporting é atacado todos os dias, a toda a hora, por diversos meios controlados pelos vermelhos. A nossa voz comparada com a deles não é nada. É mero ruído de fundo, comparado com o barulho ensurdecedor que eles provocam/criam para alimentar a sua propaganda. Nós só conseguimos equilibrar minimamente a balança quando vem o Presidente falar. Preferia que ele se resguardasse mais e que adoptasse por vezes outro estilo (sim, porque ele também tem muitos discursos mais polidos e institucionais, mas que não têm destaque na imprensa, ele adopta diferentes estilos para as diferentes circunstâncias)? Sim, sem dúvida. Mas neste momento não é possível. Seríamos completamente engolidos pela máquina vermelha. É a minha opinião, e presumo que a opinião da Direcção também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois andam com esta lenga-lenga como se o Bruno algum dia soubesse sequer o que é pensamento estratégico. Com um canudo dos saldos. Só não sei se para se convencerem aos próprios, uns aos outros ou terceiros. A única razão da viagem agora a Cabo Verde - com peditório para a estadia - foi fugir das contas. Mais nada. A SAD faliu e foi alienada há muito. E se agora apareceu dinheiro para dobrar custos não chegaram de certeza do bolso do Bruninho.

      Eliminar
  19. Bernardo Carvalho,

    numa coisa estamos de acordo, a comunicação do Sporting dá muito que falar, será que é pelos melhores motivos? Tenho dúvidas.

    Podemos estar de acordo noutro ponto: a necessidade de ripostar à máquina vermelha. Onde eu não concordo é no facto de BdC responder aos Diamantinos, Guerras, Figueiredos, etc. Ele é o presidente do Sporting não tem que responder a amanuenses e moços de recado.

    Isto quanto à estratégia. Agora quanto à eficácia. Repara só nisto:

    "que, ao estilo “Fénix renascida", aparece vindo do Além dizendo baboseiras atrás de baboseiras como se de uma virgem devota se tratasse."
    O que é isto? O que é que isto quer dizer? Qualquer miúdo do secundário com um pouco de leitura consegue desfazer isto e ridicularizar BdC!

    Ainda quanto à eficácia:

    É o próprio que reconhece que as suas intervenções não dão resultado quando afirma:

    "vi um ou dois programas ditos desportivos que, mesmo tendo o Sporting explicado pormenorizadamente a hipocrisia do apelo sem interesse nenhum do presidente do benfica para que nenhum jogador (Slimani) fosse castigado para o dérbi, permitiram que esse facto fosse completamente ignorado pelos moderadores e muitos comentadores."

    Isto é, ele mesmo admite que não serviu de nada o comunicado. E porquê? Desde logo porque ele os banalizou, já ninguém liga. E obviamente pela falta de interesse do outro lado. Na verdade o comunicado sobre o Slimani vinha dizer o quê de relevante que não se soubesse já?

    ResponderEliminar
  20. Foi ignorado pelos comentadores por estratégia deles. Não foi por as declarações estarem banalizadas (estão a meu ver banalizadas, mas é uma necessidade, o que quero dizer é que não é por esse facto que essa questão do Slimani foi ignorada). O que o comunicado sobre o Slimani diz de relevante, que não se soubesse já? Muita coisa, primeiro revela que podemos contar com o Slimani para o derby, isto não é coisa pouca. Depois desmascara o traficante de droga, quando ele se vem armar em puritano e senhor fair play (quando é o oposto, deita a mão a todos os meios legais ou ilegais possíveis para atingir os seus objectivos) ao pedir que o Islam jogasse contra eles quando ele sabia perfeitamente que, devido aos recursos por nós apresentados, que ele já nunca iria a tempo de ser castigado antes do derby. Não me parece mesmo coisa pouca esse comunicado, muito pertinente.

    Isso que classifica de estratégia eu classifico de eficácia... Tem que ser ele a responder aos Diamantinos e Pedros Guerras, caso contrário a mensagem deles é que passa. Seja por inabilidade dos nossos comentadores, seja por a estratégia dos vermelhos ser tão eficaz, que só aparecendo o nosso líder máximo é que conseguimos alertar para a propaganda dos vermelhos, com o mínimo de eficácia. E atenção que eu não digo que a nossa estratégia é vencedora e totalmente eficaz. Obviamente eles estão-nos a ganhar na batalha mediática. Mas eu não consigo pensar noutra estratégia, qualquer outra que me venha à cabeça implicaria sermos engolidos/atropelados por eles. Assim, simplesmente estamos a perder a batalha, mas estamos vivos.

    Outro factor que acho muito importante para esta batalha é a blogosfera, e aí cabe-nos a nós/vocês ajudarem a lutar contra as mentiras dos vermelhos. Partilhem ou não ideias em relação ao futuro do nosso Clube, acho que o trabalho que o artistadodia e o misterdocafé têm feito é muito importante e meritório.

    Aproveito para perguntar porque não aprovou o meu comentário relativo ao "lixo televisivo" na Sporting TV.

    Sábado lá estaremos a empurrar o Sporting para a vitória.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Bernardo Carvalho,

    Não foi rejeitado nenhum comentário teu nesse post e após verificação, também não tenho nada em spam.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)